Blog de celebridades, fofocas, opinião e notícias



16
de maio de 2014

SANTANA ARREGLOU

ENTÃO O FAMOSO COLUNISTA AGORA QUE FOI CONVIDADO A JANTAR COM A PRESIDENTA se sentiu lisonjeado e hoje na sua coluna tá quase começando a elogiar a copa no brasil....

viram como é o poder...

Não é por nada que ele santana, sobreviveu a ditadura militar dentro da zero...

ora se o santana ia ser contra a copa?

contem outra....era uma média que ele tava fazendo pra jogar pra platéia como fez a vida toda....

MORTE DE LUTZ TEM 12 ANOS

Dia 14,quarta, fez 12 anos da morte do ecologista José Lutzenberger.

Homem polêmico, era uma verdadeira ' fúria' quando contrariado. Apesar de anos depois ter abraçado a ecologia, quando jovem fumou muito.

No livro sobre ele, sinfonia inacabada, na pagina 449 tem uma foto dele, aos 26 anos em Lousiana com o cigarro entre os dedos.

suas filhas, ou uma delas, ficaram muito bravas quando depois de sua morte foi divulgado que ele de jovem fumou muito.

Está enterrado no Rincão Gaya, em Pantano Grande, onde passou sua velhice.

dos leitores

Olhe a ' delicadeza' mazzariana(olides)

De: mazza
Enviada: Quinta-feira, 15 de Maio de 2014 16:29
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: o guaxo

Dromedário!

01) - Te mandei as duas capas para que te acalmes. Começa a circular nesta sexta-f..

02) - Teu exemplar segue na segunda-f.. Vou mandar junto queijo, salame e um "garrafon" de vinho tinto, lá da Linha 11.

03) - Viva Serafina a terra que prosperou depois que alguns foram pra Capital.

abraço,
mazzarino

Leitores....

Tem leitor de blog em tudo o que é canto. até na arquidiocese, leem este....
o que me honra!

além da arquidiciose, este blog é lido na fiergs, também...

o que muito me honra....

Memória da Imprensa

O CASO ASPECIR UMBRELLA

Foi no começo dos anos 70....

Alguns jornalistas, bebuns na época -agora abstêmios - frequentavam o bar Pelotense na Riachuelo.

Mas a idéia teria nascido dentro do Gilbert's da Salgado Filho (conheci este bar, havia um segundo andar era bem frequentado por jornalistas que ganhavam melhor que os os ' ralés ' dos repórteres em começo de carreira...)

O Governador era o Walter Peracchi Barcellos(1966-1971.

Os jornalistas que participaram da "molecagem", poderíamos assim chama-la, foram João Carlos Terlera (hoje no grupo Sinos), Rogério Mendelski ( hoje na Guaíba), Carlos Coelho (falecido), e Fernando Albrecht, que no meio jornalistico é conhecido por "cascatinha" (hoje no JC e Band). Na época "cascata" ou "cascatinha", como queiram, trabalhava numa agência de propaganda e fazia leitura dos jornais para ' empresários' 'taxando' os fatos mais importantes.

Há versões de que o Pinheirinho, como era chamado então o atual famoso Anonimus Gourmet, - José Antonio Pinheiro Machado - também teria participado da 'armação', - ele promete há anos um livro sobre o caso. Disseram que o Mendelsky tinha ótimo material guardado sobre isto e que o teria passado ao anonimus...

Reunidos no Pelotense - da Riachuelo - onde um dos convivas , cascatinha só tomava BOURBON - um uísque norteamericano feito de milho- eles bolaram as ORGANIZAÇÕES IVANHOÉ, que teria sede em Muçum (RS) - terra natal do Terlera e com um time de futebol então pra lá de lendário o FORTES E LIVRES . A "sede" em Muçum teria sido bolada pelo Mendelsky.

O tal comendador ASPECIR UMBRELLA comandava tudo de lá.
Eles foram colocando pequenos anúncios nos jornais da capital através da agência de propaganda e o pagamento era rateado entre eles...o grupo Ivanhoé era composto de 34 empresas, entre elas Ivanhoé Investimentos, Ivanhoé Tur, Ivanhoé Pesca, entre outros.

Quotas iguais para cada um...

O comendador, nestes 'apedidos' fazia e acontecia e nos jornais, o comercial deixava isto passar, sem fazer a menor conferência pra saber se era verdade ou não a existência do dito cujo....

Fez tanto o ASPECIR UMBRELLA que um dia ele decidiu que iria comprar o BANCO DA INDUSTRIA E COMERCIO, que depois virou SULBRASILEIRO E HOJE É O SANTANDER.

Alguém desconfiou que tinha gato na tuba, quando isto aconteceu. Os autores da molecagem ficaram emparedados.

O governador Perrachi veio a público através de uma nota oficial nos jornais do dia dizendo que aquilo não era verdade, que o banco não estava à venda coisa nenhuma...
A Federação das Indústrias, a poderosa Fiergs, cuja sede ainda era na Leonardo Truda, no centro da capital, também largou nota contra a venda do Banco...Foram então perceber que os jornalistas estavam simplesmente debochando da facilidade com que se colocava um 'apedido' num jornal.

A compra do banco pelo 'comendador' - imaginário, é claro - se dava porque ele seria grande proprietário de terras no Paraná.

Decorrência de tudo isto, João Carlos Casarotto Terlera - este o nome completo do depois autor da coluna Bastidores da ZH durante anos - teve que comparecer no III Exército e na Segunda Seção para dar explicações.

Era tamanho o rigor no III Exército naqueles tempos de ditadura militar que nem fumar - ele foi durante anos um inveterado fumante - podia enquanto respondia às perguntas do oficial que o interrogava.

O militar descobriu que Terlera assinava uma revista chinesa, de cunho maoísta, o que o deixou em maus lençóis...

O Exército concluiu que não havia o que fazer... Se alguém deveria ser punido seriam os jornais que permitiram um acesso tão fácil a um 'classificado'.

Nenhum dos jornalistas que compareceram ao III Exército para dar explicações foi com advogado que era justamente para não demonstrar que achavam que tinham cometido um grande ilícito.

Os jornalistas resolveram terminar com a molecagem num dia que viram que o personagem tinha crescido demais...

E não faltou quem embarcou na morte do mesmo... Na Assembléia Legislativa do Estado, os deputados Urbano de Morais (Arena) e Lino Zardo (PMDB) fizeram votos de pesar pela 'morte' do comendador!

VILMO INDIGNADO

Um dia os autores da molecagem estavam todos sentados em sua mesa cativa do Pelotense e entrou o colega Vilmo Medeiros, que meio desconfiado deles, queria saber dos mesmos, quem era o autor daquela molecagem.

O episódio como um todo durou cerca de seis meses...

Segundo Terlera, eles tiveram que 'matar ' o comendador porque o Mendelsky redigiu um apedido que saiu nos jornais e que estava conforme Terlera, muito violento.

SELEÇÃO

Os Jornalistas inventaram também que a Seleção Brasileira jogaria em Muçum contra o Fortes e Livres.

Foi distribuído às redações um release com um timbre da FGF. Quem teria conseguido o timbre ninguém nunca divulgou.

Terlera e Mendelsky fizeram juntos pelo Estadão a cobertura do famoso caso da Fazenda Santa Rita - comprada pelo governador Peracchi,, e Mendelsky depois se notabilizou com a matéria, publicada na Folha da Manhã, a Folhinha, do Grupo Hospitalar Conceição, que acabou estatizado pelo Geisel.

( Olides Canton)

Coleguinhas

Um leitor deste blog me ligou querendo saber quem era a coleguinha aquela da história do Hoff...

ora bolas, sem nomes, né...

mas ele garante que viu o diretor-editor um dia na av. Ipiranga, num galáxie, dando-lhe carona, isto no começo dos anos 70.

este coleguinha, que está chergando das oropas, vinha a pé e assistiu a cena do outrora diretor-editor dando-lhe carona.

ora bolas, como diria cid pinheiro cabral, não sei se era ela mesmo...não estava na cena....

VOTOS DE PESAR!!!! quem morreu mesmo?

Na reunião de fim de tarde, da diretoria da Fiergs, esta semana, o ex-presidente Sérgio Schapke estava distraído ou ao telefone...não se sabe bem...

No fim,Claudio Bier que presidia a reunião,pediu pra dar três votos de pesar, dois de familiares de pessoas da entidade e um do arcebispo Altamiro Rossatto.

Quando parou de fazer o que fazia, Schapke começou a perguntar:

- Quem morreu, quem morreu mesmo????

IMPOPULARIDADE

Almoçou no Gambrinus, na quarta, o prefa Magrão...

disfarçados alguns seguranças cuidavam da segurança do prefeito.

Alguns garçãos da casa torceram o nariz pro prefeito e chegaram a fazer um comentário que mostra como está mal no segundo mandato o prefeito(de vocês que votaram nele....)

Quem me passou dica foi um comensal da casa....que ouvi o comentário do garção, sabe o nome dele, mas não quer que diga. nem prociso dizer.

BEM VINDO OU VINDA

Adriana Sabadin, nossa colega da prefa de serafina deve ganhar nene hoje. seu médico é o paulo massolini. ela não sabe qual sexo terá or ebento. vão saber na hora. foi pra manter o suspense.

ela até me disse o s nomes mas esqueci.

toda sorte do mundo a nova mamãe.....

BALALA NÃO....

Uma funcionária da comunicação da Fiergs tem horror a Balala Campos!!!!!

por que será????

* Num fim de ano, naquela festa da fiergs, testemunhei o maior desfile de egos entrando no salão. Alemão Uda, Balala Campos, e não lembro mais quem....

* mas eu gosto da Balala. comigo ela sempre foi tri querida. estes tempos me ajudou a descobrir quando tinha sido feita uma cirurgia do coração no dono do rock's bar.

* lo demás são picuinhas, como diria aquele filosófio da esquina ....

PMDB e PSB selam aliança

Reunidos por cerca de três horas na tarde desta quinta-feira, 15, o PMDB e o PSB consolidaram a coligação para as eleições de 2014. Com o objetivo de fortalecer à aliança no seu eixo principal – o apoio dos socialistas à pré-candidatura de José Ivo Sartori ao Palácio Piratini e, dos peemedebistas a Eduardo Campos na disputa à presidência da República – o PMDB optou por ceder à vaga. O candidato ao Senado será Beto Albuquerque. Segundo o porta-voz do PMDB, Ibsen Pinheiro, essa decisão foi construída com líderes expressivos da legenda que entenderam ser esse o caminho para consolidar a parceria com o PSB e garantir importante potencial de vitória no próximo pleito. Ibsen informou ainda que até a próxima semana deverá ser anunciado o candidato a vice-governador na futura chapa majoritária. A expectativa é solidificar a parceria com PSD, tendo José Paulo Dornelles Cairoli como vice.

A GRAÇA ESPANHOLA

por Eron Duarte Fagundes

Exibido no Instituto Cervantes, em meio a uma pequena Feira Gastronômica que reunia uma burguesia culta e viajada, e num auditório por onde passavam as luzes exteriores e os burburinhos das vozes dos comilões no pátio do local, o filme Tapas (2004), de José Corbacho e Juan Cruz, tem uma certa graça narrativa ao fundir, em suas incursões, um quinteto de histórias que se cruzam. É o cinema do cotidiano duma metrópole espanhola o que vemos na tela.

Há um casal de velhos em que ele está enfermo mortalmente: câncer, palavra em todo o sempre (e apesar dos progressos da medicina nos últimos cinquenta anos) maldita. Há uma madurona que nutre dois casos de amor: um relacionamento estável pela internet e uma paixão ardente com um jovem atendente de supermercado. E este jovem de supermercado divide com outro jovem colega os desejos aventureiros, o desejo de viver, cada um à sua maneira, mas com similitudes. E o dono de um bar, abandonado pela mulher, que passa a ter uma relação profissional estranha com seu empregado oriental, Mao.

Os realizadores logram cruzar com algum engenho estas pequenas barafundas espanholas. É um belo filme: sem arroubos, mas eficiente.

do mironneto.com

Algumas histórias do folclore político gramadense

Em uma cidade marcada por disputas políticas tão intensas, é natural que as histórias do folclore político sejam contadas ao longo dos anos, sem perder a graça e originalidade. Na Festa da Colônia, dois agricultores relembraram pelo menos três delas ao colunista. A primeira, mais antiga, dá conta de um candidato a vereador que usava uma caderneta para anotar o nome de todos aqueles que prometiam voto. Feito o cálculo, ele viu que já estava eleito e, ato contínuo, passou a pedir votos para um colega seu. Resultado: aberta as urnas, o bom samaritano da política havia feito pouco mais do que cinco dezenas de votos. Mas existem, também, os candidatos que se estressam durante a campanha e resolvem tirar férias uma semana antes do pleito. Foi o caso de um, que foi para a praia e voltou um dia depois da eleição. "Quantos votos eu fiz?" "54", respondeu o interlocutor. "Em que urna?", perguntou. A resposta veio como um raio: "Em todas as urnas". Foi, também, o que aconteceu com outro candidato, que saiu como um dos favoritos de seu partido para ocupar uma vaga do Legislativo. Ele saiu com tanta energia na campanha, que uma semana antes faltou fôlego, e foi descansar em uma cidade da Serra. Na volta a surpresa: a eleição certa, virou pouco mais de 150 votos.

de Serafina

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE CAMPO

Em uma tarde ensolarada, o domingo dia 11 de maio foi perfeito para a grande decisão do Campeonato Municipal de Futebol de Campo em Serafina Corrêa entre 7 Campos e Gaúcha/LZ Esquadrias. O Módulo Municipal Laurindo Cadore recebeu um grande público que prestigiou e vibrou até o apito final do árbitro que culminou com a vitória por 2 a 1 da Gaúcha/LZ Esquadrias sobre o 7 Campos. Além do título a Gaúcha/LZ Esquadrias conquistou os troféus de goleador e goleiro menos vazado da competição. Já o 7 Campos ficou com o vice campeonato e os troféus de Equipe mais disciplinada e atleta destaque. Confira abaixo a premiação completa.


CAMPEÃO LIVRE: GAÚCHA/LZ ESQUADRIAS.


VICE CAMPEÃO LIVRE e EQUIPE MAIS DISCIPLINADA: 7 CAMPOS.


3º COLOCADO LIVRE: UNIÃO F. C..


4º COLOCADO LIVRE: VILLA /AGAFARMA.


GOLEADOR LIVRE: FERNANDO PASQUALI FILHO-GAÚCHA/LZ ESQUADRIAS COM 8 GOLS.


GOLEIRO MENOS VAZADO LIVRE: EZEQUIEL MARTELI DA GAÚCHA/LZ ESQUADRIAS SOFREU 6 GOLS.


ATLETA DESTAQUE LIVRE: EZEQUIEL ROMANO DO 7 CAMPOS COM 7 VOTOS.

Promoção e Realização:
- Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa.
- Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Departamento de Esportes e Departamento da Juventude.
Apoio: Conselho Municipal de Esportes. Secretaria Municipal de Educação: Qualidade e segurança no Transporte Escolar de alunos Serafinenses

Qualidade e segurança no Transporte Escolar de alunos Serafinenses

A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, através do Programa Caminho da Escola - Governo Federal, recebeu, no 1º Trimestre de 2014, um Ônibus Escolar Rural ORE 3, com capacidade para 56 passageiros. Após o processo de regularização de documentos, é com muito orgulho que a Secretaria Municipal de Educação dá mais um grande passo na renovação da frota de veículos do Transporte Escolar. Durante esse período, foram realizados os seguintes procedimentos:
- Emplacamento do veículo;
- Instalação de câmeras para visão direta e indireta, dianteira e traseira do condutor, conforme Resolução CONTRAN n.º 439, de 17 de abril de 2013;
- Calibração e selagem do tacógrafo. Após, o veículo foi encaminhado para empresa responsável de Passo Fundo realizar o Ensaio Metrológico que resulta no Certificado fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, conforme Portarias Inmetro n.º 201/04 e 444/08, além da Resolução CONTRAN n.º 092/99;
- Inspeção Veicular em Empresa de Passo Fundo autorizada pelo INMETRO, para a realização de Laudo de Inspeção Técnica - LIT ESCOLAR, conforme art. 136, do Código de Trânsito Brasileiro;
- Após o LIT ESCOLAR, Autorização para Transporte Escolar, realizada no DETRAN-RS, conforme art. 136, do Código de Trânsito Brasileiro.

Após a emissão de todos os documentos necessários, o veículo encontra-se regularizado para a realização do Transporte Escolar, proporcionando segurança aos alunos e tranquilidade aos pais e familiares.

15 de maio de 2014

coleguinhas



encontrei a yeda risco na segunda, um dia antes do ' apagão' da guaíba. na rua da praia. ela saía do serviço...

Yeda agora apresenta o ' gibi das vacas, ' aquele programa do campo aos sábados. ficou no lugar do roberto tavares.

ela pegou aquilo e foi tocando. desafios é com a coleguinha mesmo...

grande repórter esta yeda.

uma vez a vi na salinha JCTerlera tirar o osmar terra, então secretário estadual de saúde, de uma entrevista coletiva em santa maria pra ela gravar pra rádio ABC. vai ser competente assim na minha '1 radia...."..com uma yeda destas até eu faço uma rádio....(OC)

da 53 legislatura da ALRS

ILSO PEDRO MENTA chega pra receber a medalha da 53 legislatura da ALRS


Ilso Pedro Menta, de oculos e Osório Biazus e Luis Alberto Spina, ambos de costas.


Ilso Pedro Menta e deputado Miki Breier(PSB)


Menta e convidados


Erico Michels, sua esposa Vanira e Fernando Lindner


Miriam Pazelli e Joabel Pereira


Deputada Maria Helena Sartori(PMDB), Miki Breier, do PSB e Paulo Odone, PPS, de costas


O já ' octagenário" advogado Darci Norte Rebelo presente no evento da ALRS.


Miriam, da ATM, vestindo um ' escurinho', como diriam os colunistas sociais chega pro evento na ALRS.


Deputado Mike Breier, do PSB, discursa no evento.

coleguinhas

Guaiba voltou hoje quarta...a boataria era grande na cidade...dizem que foi suspensa....sei lá o que houve....

* Laurinho deu rasante no salgado filho e está de volta....muito mais culto. agora a rosinha vai ter que aguentá-lo falando de goya e outros museus....

* o colega costuma ler os jornais europeus diariamente. então tem que se mudar pra lá, de uma vez.

* Olhei a pesquisa sobre presidentes que saiu na 6 feira....a dilma é forte no norte e nordeste. acho que vai dar ela, ainda.

* tão fazendo uma reforma geral na sala de imprensa da assembléia legislativa....

* Terlera sempre anda por lá....o velho repórter tá sempre atento ao que acontece.

* não sei não, mas acho que a ana amélia ganha a eleição aqui....

* depois da copa, vão falar em eleição. vai ser a pauta...

dos leitores

Sem Simon e Rigotto, Lasier faz 70% dos votos válidos ao Senado...

Letier Vivian
São Borja/RS

PMDB VAI DE BETO MESMO....

Não há mais planos no PMDB estadual. vão apoiar Beto Albuquerque, do PSB pro Senado....

* Rigotto teria tirado o time de campo depois que soube que Simon e Fogaça não o queriam como candidato do partido.

* No PT , onde tudo é discutido nas ' bases", diz-se que ' Olivão" poderá ser candidato ao Senado. É pode, mas ninguém confirma nada.

* No interior, é impressionante o assédio a Lasier Martins. E Vierinha, o ' deputado CPI' como alguns membros do PDT o chamam - tudo porque ele capitaneou uma CPI contra o PT - surfa na popularidade do ex-RBS...

pega carona e talvez quer pegar os votos....

* Mariovane Weis ex-prefeito de SB, está dando aulas em Santa Maria da Boca do Monte...

* Pegavam no pé até dos filhos do Weis em SB. ele se mandou antes que fosse tarde.

de são borja

Me contaram uma boa do jucão: josé alvarez pereira....

ex-prefeito, hoje morto, segundo capincho ' arenoso' - que dava de relho nos votos nos caras do Pdt -Jucão ficou conhecido pelos seus repentes e improvisos.

Diz o Bicca, grande contador de causos de são borja, ex-vereador, que num comício, já meio velho, o jucão foi mijar...

quando saiu da patente, estava com o ' membro ' meio fora da bragueta....

alguém viu e o advertiu:

- Veio brocha, tu tá com o pau de fora...

- Eu quero teu voto, não comer teu c....

Este era o Jucão, diz o Bicca....

audiência

fui na terça de noite no velório de dom altamiro rossatto na catedral... quando ia saindo se aproxmiou de mim o assessor da catedral e me disse que le o blog....

- então tá, pensei...que bom...

* fantinel, de farroupilha, também nos lê( plural majestatico...kkkk)

de Madrid

O Laurinho poderia agora que está mais culto, dar umas pinceladas sobre o Hoff, o diagramador que cortava cabelos na redação da zero(olides)

Já de volta

por Lauro Dieckmannn, de São Paulo

Enquanto aguardo a chamada do vôo para Porto Alegre, aproveito para conferir pelo computador, já que o acesso à internet é gratuito nas salas de espera em Guarulhos, o El País, de Madrid. Anteontem, ouvi pelo rádio que a "presidenta de la Diputación de León" fora morta a tiros em plena rua dentro do carro oficial (o motorista também foi ferido). Agora, leio no El País que a assassina a matou por "una inquina acumulada desde que la presidenta de la Diputación de León despidió a su hija en 2011". Os españoles são fogo! E as españolas, idem! Portanto, normal. Assim, o que me chamou a atenção ñ foi o crime em si, mas a maneira como o jornal narrou o fato. Nada deste "new journalismo" mal feito da ZH de hoje em dia por exemplo, que é, isto sim, um jornalismo de texto pasteurizado, monótono e repetitivo. Já o texto do El País, sobre o caso, vem com esta preciosidade: "El círculo del crimen parece cerrarse así con todos los elementos: cadáver, arma, móvil (rencor, "inquina personal") y autor material. Pero quedan por aclarar los papeles de la hija, la agente que se quedó el revólver y algún cabo suelto más". Que beleza: "Y algum cabo suelto más!".

Histórias de la Ùndeze!

O " pão-duro" que ia no PF (prato-feito)

Um dos remanescentes da turma que lutou pela emancipação de Serafina nos anos 60, Nelson Assoni, foi depois também presidente da Câmara dos Vereadores da cidade. Nunca foi prefeito, a não ser interinamente.

- "Nunca quis ser prefeito", me disse um dia o Nelson.

Ele seguiu o caminho de comerciante e empresário. Em Serafina, hoje é conhecido pelos jovens como o " velho Assoni".

Pode ser visto sempre no Maruccu's bar, tomando seu café ou mesmo na frente de sua casa... às vezes lembrando dos velhos tempos...

Separado nunca mais casou....Mora com uma irmã, no centro de Serafina.

Quando a atual vereadora Salete Cadore(PMDB) atacada de uma fúria preservacionista - alguns dizem que era pra fazer campanha política mesmo...- conseguiu tombar a Cantina do velho Fioravente Cervieri. Nelson que era dono do casarão do pai, "Nisio" - Dionísio Assoni, na esquina da Miguel Soccol com a Orestes Assoni, mandou demolir correndo o casarão, antes que o IPHAN o tombasse como fez com a Cantina dos Cervieri.

Me contou ainda um olheiro que tenho em Serafina que um dia o velho Nelson estava numa lotérica e a "Bi"- Rosa Maria Cervieri e a Salete entraram nela pra falar com ele, talvez dissuadindo-o de derrubar o casarão histórico, ele pagou a conta e saiu correndo porta afora, antes de ser alcançado...Esperto o velhote....

Quando era dono da Transportadora Assoni, nos anos 70, Nelson viajava com sete ou oito carretas pelo interior de São Paulo e quando parava em alguns restaurantes, como o Nova Bréscia, também de serafinenses como ele, ele dizia aos motoristas:
- Vamos comer um PF(prato feito) não vamos no comercial...

Era pra economizar.

Nos tempos do Conceição, em Guaporé, quando era estudante " interno" tinha o apelido de JANGUTA. Lá foi colega do falecido Serginho Ross, que depois foi pra Brasília, falecendo lá no ano passado.

Nelson é um gremista fanático, mas prefere ver o jogo pela tevê, diante de sua idade avançada. Esta pelos oitenta anos.

Arenista de quatro costados, dizem que o prefeito Bico Branco, o consulta sempre que envolve algum assunto do partido.

do mironneto.com

Pequena história de uma desapropriação de 30 anos

A propósito de recente nota sobre a lenta agonia da Barragem dos Pinheiros, inaugurada há 10 anos, leitora lembra de um fato que poucos tomaram conhecimento, antes do início das obras. A área foi invadida em 1983 para o "primeiro laudo de desapropriação", prejudicando os proprietários com a desagregação da propriedade. "Entraram sem autorização da família, abriram caminhos abatendo a vegetação", comenta a historiadora Marília Daros. "E valeu o quê? Nada. Ao contrário, desvalorizou os bens e até dificultou a comercialização dos herdeiros", complementa.
Segundo Marília, a desapropriação da área demorou tanto para ser acordada no Judiciário, que até hoje a família recebe parcelas em conta-gotas.

Tecnologias da Saúde e Inovação no Rio Grande do Sul

Amanhã, 15 de maio, às 14h30min, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) realiza a edição do ciclo Debates FEE intitulada Tecnologias da Saúde e Inovação no Rio Grande do Sul. O evento traz a Professora da UFRGS, Dra. Magda Lahorgue Nunes e o Professor da PUCRS, Dr. Diogo Onofre Gomes de Souza, como palestrante. Como debatedora, a Professora da UFRGS, Dra. Maria Alice Lahorgue. O evento ocorre na sede da FEE (Rua Duque de Caxias, 1691 – Auditório), é gratuito e aberto ao público.

de Serafina

Prefeito recebe Soberanas de Nova Bassano

O Prefeito Municipal Ademir Antonio Presotto recebeu, em seu Gabinete, no dia 14 de Maio de 2014, as Soberanas de Nova Bassano e autoridades daquele município, onde comemoram este ano, seus 50 anos de emancipação político- administrativa, juntamente com a Chefe de Gabinete Monique Soccol Pavan. Na oportunidade, Rainha e Princesas divulgaram a EXPO BASSANO que acontece nos dias 22 a 25 de maio de 2014, em Nova Bassano. Sabores, feira comercial e industrial, agroindústria, cultura, shows e muita diversão, participe!

14 de maio de 2014

Histórias de Bares

COI SAI NA PORRADA COM ENTREGADOR DO CORREIO E QUEM APANHA É "BETO CANARINHO"

um olheiro das madrugadas de antanho me contou esta história maravilhosa....

Numa madrugada, de sábado pra domingo, já totalmente bêbados, o jornalista Coi Lopes de Almeida, filho de ex-deputado, sobrinho do Presidente Jango e do Brizola, e o misto de garçom, notívago e turfista Beto Canarinho (Adalberto Castilho) foram terminar a noite dentro do "tia Dulce", ali na Av. Independência....

-" Saímos de lá já alta madrugada,quando amanhecia me contou dias atrás Beto Canarinho", quando fui conferir a história.

Quando os dois saíram de lá, havia o entregador do CORREIO DO POVO que naqueles anos 70, dominava a cidade.

- Um baita de um pacotão de correios pra entregar pra todo aquele edifício que havia ali na "tia dulce" lembrou canarinho.

Coi Lopes de Almeida, que era de natureza brigona - costumava quebrar mesas e cadeiras depois de bêbado nos bares que frequentava - entesou com o entregador que queria levar um correio do povo.

- "Não vais levar, de jeito nenhum" disse o entregador, um moreno forte, que peitou Coi....

Ai sim lembrou beto canarinho a ' cobra começou afumar"

O entregador dizia que aqueles jornais eram todos contados, ele não podia dar um exemplar ao bêbado que saia da tia dulce, já raiando o dia de domingo em Porto alegre.

- A gritaria foi tanta que quando vi um general desceu do prédio de pijama pra ver o que estava acontecendo.

"e sobrou pra mim", disse beto canarinho.

Bêbado como um cão, ele apanhou de um taxista que parou o veiculo e foi se meter na briga do Coi e do entregador que aquela altura já estavam agarrados um ao outro...

- "Cheguei em casa todo quebrado, com um braço enfaixado, com um olho todo quebrado". "Disse pra minha mãe que tinha sido um tombo, ela fez de conta que engoliu, mas eu vi que não"... contou Beto Canarinho, que entre assobios e trilolos aos mais velhos gosta de lembar sempre este fato quando alguém naquele velho bar onde trabalha nomeia e cita o Cói como um dos grandes briguentos que porto alegre conheceu.(OC)

HOFF, o misto de cabelereiro e diagramador

Encontrei,segunda, vindo no 429, o velho diagramador Hoff...(Hoffmeister é seu nome...).é do tempo do laurinho et caterva na redação da velha zero. tinha lá o quintana,o canalli,q ue ninguém podia chamar de canalha(fazer o trocadilho) uma irma do uda, que diz o laurinho foi manequim- não conheci - milton galdino, o churrasquinho, o gaguinho enfim uma porrada de gente.

* O Hoff volta e meia cortava o cabelo dos colegas em plena redação( não tem nada de mais muita gente fumava unzinho abertamente lá dentro... principalmente na sala dos fotógrafos onde mais parecia um queimodromo do que outra coisa,,,e tinha gente ilustre que ia nas coisas.....não era só o Armênio Abascal, o Paulo Franklen, o Olivio Lamas,entre muitos outros....)

* Hoff que era cabelereiro mantinha um salão no Bom Fim....ou trabalhava lá....às vezes colegas iam lá cortar o cabelo com ele....

* No momento está brigado com a colunista Célia Ribeiro, melhor ela brigou com ele.Foram, no passado, grandes amigos. O motivo foi o seguinte: quando Lauro Schirmer morreu,Célia quis saber de Hoff se uma colega de redação (não vou nominá-la ) fora amante do falecido, de quem por sinal Célia naquela altura do campeonato apenas dividia o teto.... Hoff ,na lata, disse que sim e Célia nunca mais lhe deu o cumprimento, nem atende o telefone se ele liga. Se magoou....com a confirmação.

a dita que seria amante do Lauro, o falecido, que tinha a mania esfregar o cotovelo em algumas repórteres( e que dava a ordem ' não sai sem antes falar comigo....)era também professora do Estado.

* Hoff tem a mania de chamar-me de Hemingway....me apresentou ao amigo que o acompanhava, um gurizão, como o autor de POR QUEM OS SINOS DOBRAM....

* Até queria ter escrito um romance destes!!!!!

* Ula...la...lá quanta fofoca, teria mais mas me contenho.....aliás tenho que passar na galeira Chaves onde no terceiro andar trabalha a outrora dona de um salão de beleza na av. Duque de Caxias que agora pede união estável na Justiça com o Lauro pra poder dividir a pensão com a colunista que ficou morando no apartamento da Carazinho(OC)

* foi Hoff quem me passou uma grande dica tempos atrás...e fui conferir.bingo...fonte quente o velho diagramador, que dias atrás foi ver a antiga casa e foi recebido com festa,segundo ele.

deram-lhe duas zeros pra ele levar de recordação....

* Hoff, por sinal, nos tempos que era amigo da Célia Ribeiro, pela interferência da colega e amiga tinha conseguido ficar pintando gravuras no shopping Iguatemi...depois saiu de lá, foi pro shopping rua da Praia e agora voltou pro Igatemi...

* Mas é uma língua solta e tanto....

Nota de falecimento - Arquidiocese Porto Alegre, nº: CLXV

Com profundo pesar e amparado na fé e esperança de Jesus Ressuscitado, comunicamos o falecimento do Arcebispo emérito de Porto Alegre Dom Altamiro Rossato (88 anos), ocorrido na madrugada de hoje, dia 13 de maio. Dom Altamiro estava internado há duas semanas na UTI Hospital São Francisco (Complexo Santa Casa de Misericórdia – Porto Alegre).

O velório será realizado na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, das 9h30min de hoje até às 23h, prosseguindo nesta quarta, a partir das 6h30min, até às 9h30min, quando será realizada a Celebração das Exéquias, seguida do sepultamento. Outras informações serão divulgadas no decorrer do dia no site da Arquidiocese, redes sociais e na Rádio Aliança.

Louvamos a Deus pelo dom da vida de Dom Altamiro Rossato, agora intercedendo por nós junto ao Pai.

Pastoral da Comunicação – PASCOM
www.arquidiocesepoa.org.br

Velório


na catedral o velório do dom altamiro rossatto

fotos da catedral metropolitana no velório do arcebispo dom altamiro rossatto. o enterro é hoje as 9 e 30 da matina...

deve lotar a catedral. hoje na missa das 6 tinha pouca gente. como andam vazias as igrejas católicas....

também a igreja católica se aliou aos poderosos e quando começou abrir os olhos viu que era tarde. o edir macedo e outros tomaram os pobres pro seu lado.

mas isto e´outro papo. hoje o assunto é o velório do dom altamiro rossato.(OC)


o carro da externa da rede vida ao lado da catedral transmitindo o velório do dom altamiro rossatto

em tempo. as 6 e pouca da tarde, os sinos da catedral bateram pausadamente em sinal de luto.

GUAIBA FORA DO AR...

Guaiba hoje fora do ar...tentei contato. nos fones ninguém atendia....

* deve ser manutenção....

* tentei ouvir outras, mas deixei na urgs, mesmo....

Rigotto

tirou o time de campo...não vai encarar o senado....

* deu pra ver na nota que tem mágoa, mas ele ficou meio ' estrelinha....' não era tanto...tá se achando....

* pmdb tem que dar um gelo nele...virou estrela de um brilho só....

* ele sempre foi muito vaidoso, mas depois que virou governador, ali subiu nas nuvens, segundo uma velha militante do pmdb e olha que esta conhece o pmdb....

* no niver do odone, tavam lá sartori e o deputado cpi, como alguns membros do pdt, chamam o vieirinha. tudo porque ele comandou a CPI contra o PT na assembléia legislativa.

Rigotto mantem decisão e libera PMDB para escolha de um novo candidato ao Senado

O presidente do PMDB/RS, deputado estadual Edson Brum, em conversa com o ex-governador Germano Rigotto na manhã desta terça-feira, 13, sobre a candidatura ao Senado, ouviu dele de que manterá a sua posição de não concorrer a vaga ao Senado. Rigotto afirmou que a sua decisão se deve ao pouco tempo que restou para a consolidação de sua candidatura e por entender que dessa forma o partido fica liberado para construir uma alternativa juntamente com os demais partidos que integrarão a coligação pró José Ivo Sartori.

de Madrid

do laurinho, enquanto esperava o avião decolar de madrid..agora teremos que ouvi-lo falar sobre os museus, goya e cia...(olides)

Sobre bispos trapalhões

Ñ lembro desse Rossato. Só lembro do Scherer e do Dadeus. Este Rossaro foi bispo titular mesmo ou era bispo-auxiliar? Se foi bispo titular deve ter sido uma destas nulidades q só fizeram afundar a Igreja Católica no Brazil! Já na Europa é o contrário: embora ñ tivessem padecido com a idiotice da Teologia da Libertação (o máximo de ousadia neste sentido foram os Padres Operários tipo, Affonso Ritter, na França), os europeus deram uma banana para a Igreja Católica qdo a Humanae Vitae do Paulo VI vetou a pílula anticoncepcional. E, mais recentemente, o catolicismo está tendo um novo alento, curiosamente entre os jovens europeus. Parece que o hedonismo, q prevaleceu nas últimas décadas (vide Houellebecq) se esgotou e a gurizada agora está-se voltando novamente para o espiritual. É o que relatam os jornais franceses das últimas semanas.

O veto papal à pílula foi a maior paulada que a Igreja Católica levou em todos os tempos, maior que a Reforma do Lutero. Dezenas de igrejas simplesmente perderam todos os fiéis, foram desconsagradas e os prédios vendidos como pontos comerciais. Em Londres, eu vi uma igreja transformada em loja de colchões. Houve caso de igrejas q viraram boates na Holanda. Aqui na Espanha, onde o conservadorismo é maior e a Igreja sempre teve MUITA força, o impacto ñ foi TÃO grande. Além do q, os españoles, pra fazer filho ñ perdem tempo. Tenho visto crianças, bebês, por todos os lados (coisa rara na Alemanha, França e Inglaterra, por exemplo). Para eles, espanhóis, esse negócio de veto à pílula certamente ñ incomodou muito. Só q, agora, ñ sabem como, arrumar emprego para tanto jovenzinho q chega ao mercado de trabalho todos oa anos. Turismo, azeitona, vinho e presunto ñ dão futuro... (Lauro Dieckmann, de Madrid)


Uma coisa q pouca gente sabe é que, no pós-guerra, promoveram um segundo bota-abaixo em Paris (o primeiro foi durante o Império do Napoleão III, na metade final do Sec. XIX, e que acabou com boa parte do que havia da Paris medieval). Na "Era De Gaule", o que ainda sobrava de pardieiros velhos e compunha os vários bairros operários seriamente deteriorados da capital francesa foi revitalizado, ou mesmo também derrubado e transformado em parques públicos, como La Villete. Os moradores foram transferidos para novas áreas na periferia de Paris. A idéia era seguir os planos - hoje considerados estapafúrdos - do Le Corbusier, que também influenciou Niemeyer, Lúcio Costa e quejandos. Mas, logo os franceses viram que este caminho ñ era bom e corrigiram os rumos. Mal ou bem, no frigir dos ovos, a cidade acabou saindo ganhando. (Texto, do Lauro Dieckmann, de Madrid, fazendo hora para pegar o avião de volta para o Brazil)

Mais uma de Madrid

por Lauro Dieckmann

Fazendo hora no saguão do hotel, enquanto espero o transfer q vai me levar para o aeroporto de Barajas, observo o panorama humano ao meu redor. Este hotel funciona como uma espécie de centro de eventos. Algo parecido com o Plaza São Rafael nos velhos e bons tempos, lembram? Coisa que a Prefeitura e o Governo do Estado há tempos enrolam que vão fazer um como a Porto Alegre de agora merece, mas, até o momento: nada! Mais para o fim da tarde, com os eventos do dia terminando, o pessoal q participou deles vem para os saguões confraternizar. Pelo jeito, os negócios vão de vento em popa, pois todos se mostram alegres e sorridentes. Detalhe: "hay una fornida señora morena delante mí, sentada en un sillón, con un vestido de color amarillo canario, de falda muy corta, lo que, nooosssa, mi permite una panorámica y maravijosa visión de um par de piernas y quase todo mas arriba, que casi vá a la "Origen del Mundo" de nuestro querido Courbet!

Enfim, o clima, hoje, deu uma esfriada lá fora, mas aqui dentro está bem caliente. Bueno... (Por Lauro Dieckmann, jornalista, Via iPad)

Programação do Clube de Cinema comemorativa ao aniversário

No próximo Sábado (dia 17/05/2014) na Sala Eduardo Hirtz realizaremos a Assembléia Geral Ordinária as 09h30min (em primeira convocação – começará se houver metade mais um do total de associados pagantes) e as 10h (em segunda convocação – começará com qualquer número de associados). Depois da sessão, haverá o almoço de confraternização para associados e convidados no Restaurante Tauta (Rua dos Andradas, 804). Após a Assembléia, será exibido o filme “A Ressurreição de Um Bastardo” (De Wederopstanding van een Klootzak-2013). Um velho fazendeiro da Frísia se entrega à vingança. Um criminoso de Amsterdam quase perde a vida ao tentarem assassiná-lo. Um imigrante ilegal com perspectivas incertas. Eventualmente, esses três homens se encontram debaixo de um antigo carvalho, além da última cidade.

No próximo Domingo (dia 18/05/2014) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "Alma Gêmea" (Soulmate-2013). Após uma tentativa falha de suicídio, Audrey, uma jovem viúva, retira-se para uma casa no campo. Logo ela descobre que o espírito do velho dono ainda vive lá. Mesmo assim, decide lá continuar, pensando em encontrar uma relação harmônica com o fantasma.

dos leitores!

De: julio pacheco
Enviada: Terça-feira, 13 de Maio de 2014 10:38
Para: olidescanton@bol.com.br

Agradeço a remessa.
Já tinha a informação. Era um "baita cara".
Aproveito para te informar que o Jorge Fantinel, de Farroupilha, já leu teu post e me ligou.
Um abraço.
Júlio Césa

do Comunique-se

Retorno de Carlos Nascimento à TV provoca alegria de jornalistas e alavanca audiência do SBT

"Antes de começar o 'SBT Brasil' de hoje, eu gostaria, Carlos Nascimento, em nome de toda a emissora, em nome de todo o jornalismo do SBT, desejar a você, transmitir a você a alegria que todos nós estamos sentindo nesta noite e a satisfação de ter você de volta à bancada! Nascimento, seja muito bem-vindo!". Foi dessa forma, emocionada, que a apresentadora Rachel Sheherazade anunciou, ao abrir o noticiário dessa segunda, 12, o retorno do colega - afastado ao decorrer dos últimos oito meses, devido a tratamento de um câncer no intestino. A âncora não foi a única profissional da comunicação a externar a sua alegria em ver o retorno de Nascimento. Outros jornalistas do SBT e de demais emissoras usaram o Twitter para publicar mensagens de apoio ao apresentador, que simplesmente esperava comandar "direitinho" a edição de ontem do programa. "Que alegria ver Carlos Nascimento de volta", afirmou César Filho, do 'SBT Manhã'. "Muito bom ver o Carlos Nascimento de volta. Grande profissional", comemorou Marcelo Torres, repórter do canal que teve a tarefa de substituir Nascimento à frente do 'Jornal do SBT'.

Chefe de Nascimento, o diretor de jornalismo do SBT, Marcelo Parada, afirmou que o apresentador seria "bem-vindo de volta" à redação. Contratado do Sportv, o narrador Jota Júnior afirmou ser "ótimo ver novamente no vídeo o competente Carlos Nascimento". Locutor esportivo da Rede TV, Silvio Luiz também não deixou a volta do colega passar em branco e garantiu que estava "feliz" com a situação. Silvio Luiz ainda divulgou a coluna de Flavio Ricco, no UOL, que garante o jornalista como "número 1" na cobertura da emissora durante as eleições deste ano, sendo escalado para mediar debates.


Carlos Nascimento durante o 'SBT Brasil' dessa segunda
(Imagem: Reprodução/SBT/Renato Souza)

Audiência

O retorno de Nascimento à TV resultou em bom resultado junto aos telespectadores. Segundo dados preliminares do Ibope, o 'SBT Brasil' dessa segunda registou média de 7 pontos, com picos de 8 e 10% de share (porcentagem na participação de televisores ligados). Os números fizeram, segundo o instituto de pesquisa, o SBT ficar na terceira posição da audiência - atrás de Globo (21) e Record (11), mas com mais que o dobro da quarta e até então concorrente direta no horário, a Band (3). Nascimento ficará na bancada do 'SBT Brasil' até 30 de maio, período das férias de Joseval Peixoto.

Aniversário Odone

Cerca de 1,5 mil pessoas participaram na noite de segunda-feira da festa de aniversário do deputado estadual Paulo Odone (PPS). A Casa do Gaúcho ficou lotada para celebrar os 72 anos do deputado, numa celebração que reuniu amigos, familiares e boa parte dos mais ativos protagonistas da política gaúcha. Dos candidatos ao governo do Estado, estiveram presentes José Ivo Sartori (PMDB) e Vieira da Cunha (PDT). Com compromisso em Brasília, Ana Amélia Lemos não pode comparecer, mas foi representada pelo presidente do PP, Celso Bernardi. O presidente da Assembleia Legislativa, Gilmar Sossella (PDT), o deputado federal Beto Albuquerque (PSB), prefeitos, vices, deputados estaduais, vereadores e representantes de 11 partidos prestigiaram Odone.

Presidente estadual do PPS, Paulo Odone tem sido muito assediado por PP e PMDM em busca de uma aliança para as eleições deste ano. Como a Executiva Nacional do PPS já decidiu apoiar a candidatura presidencial de Eduardo Campos (PSB), o PPS tem se alinhado ao PSB no Estado. Contudo, as incertezas em torno da aliança PMDB e PSB tem adiado a definição do rumo no PPS na eleição estadual. Uma decisão deve ser tomada até o final do mês

de Serafina

COMUNICADO ASSESSORIA DE IMPRENSA - SERAFINA CORRÊA/RS

Boa tarde Colegas da Imprensa! Informamos que, a partir de hoje, estarei me afastando do trabalho devido à licença maternidade. Dessa forma, os trabalhos e demandas da Assessoria de Imprensa do município ficarão sob responsabilidade da Colega Aline Thais Chiodelli - aline@serafinacorrea.rs.gov.br e os demais encaminhamentos podem feitos pelo telefone 54 3444 8135. Agradecemos a compreensão.

Atenciosamente,
Adriana Sabadin - Assessora de Imprensa
Jornalista MTE 15791
www.serafinacorrea.rs.gov.br

Sessão de Cinema

Nos dias 24, 28 de abril e 05 de maio, os grupos de Convivência de Idosos de Serafina tiveram a oportunidade de assistir ao filme "Intocáveis", no salão do CRAS. Tudo foi feito como se os idosos estivessem em uma sessões de cinema, com a imagem projetada em um telão e o som sendo transmitido através de uma caixa de som, para que eles pudessem ver e ouvir ao filme sem nenhuma dificuldade. O filme transmitiu aos idosos uma verdadeira lição de vida, ao mesmo tempo em que puderam dar boas risadas e se emocionar. Foi servido chá e saquinhos de pipoca aos participantes para tornar o filme ainda mais agradável e com cara de cinema.

13 de maio de 2014

voo rasante

caco barcellos esteve no domingo visitando a mae, dona antoninha, em porto alegre. voltou pra sampa ainda no domingo porque hoje,segunda, tinha um compromisso.

* esta bem recuperado de uma labirintite que teve no ano passado... pegou uma bactéria na africa, quando lá esteve.

o programa que o caco apresenta, profissão reporter,sai do ar, durante a copa do mundo....

A "ressureição" de Avani Stein

Fui agora de manhã, tomar um café com a Avani Stein, que mora aqui do lado...

Aos 72 anos, ainda conserva os traços da beleza que era quando fez seu primeiro casamento, nos anos 60 ainda....(remember Brigitte Bardott)!

Morava na Ramiro Barcellos com a mãe e um casal de irmãos; sua mãe, de origem judaica, foi uma mulher lutadora, que ficou viúva cedo e que pela descrição da Avani, venceu muitos atropelos da vida...

Como já contei em outro post, morávamos todos na 'república ' da Cuiabá, perto dos ' inferninhos' ou dos ' cemitérios', como queiram. Nesse período, conheci Avani quando estava iniciando seu relacionamento com Caco Barcellos. Misto de coragem e doidice - qual mulher de vida burguesa arriscaria enfrentar preconceito de "mulher separada", em tempos de divórcio ainda ser considerado tabu, para assumir um romance, um novo amor??? Pois Avani fez isso! Tomada pela coragem e determinação que trazia de berço, separou-se do marido, largou o Direito da PUC - onde enfrentava o professor Paulo Brossard de quem hoje é quase uma íntima amiga e foi seguir sua vida com o Caco, com quem teve um filho. Caco, hoje em outras etapas da vida, está casado novamente e seu casamento perdura já 25 anos, com dois filhos de permeio.

Falar da Avani me é um pouco complicado porque sempre tive uma relação um pouco difícil com ela...em São Paulo, quando ficava no seu apezinho, ela se irritava sobremodo...e não poucas vezes saía quase aos tapas com seus contendores...- não vou nominá-los porque senão arrumo sarna pro meu lado...

Aprendi a admirar a Avani, que às vezes penso que exagera na sua rebeldia. Comentou comigo o fato de ter sido constrangida na reunião do condomínio...eu a aconselhei a ficar quieta, a não brigar com esta classe média odienta, cheia de preconceitos, medos imaginários; " deixa de lado" lhe disse, "senão vais arrumar mais briga pro teu lado". Quero crer que ela me ouviu...

Avani parece estar vivendo uma fase mais tranquila de sua vida. No domingo dia das mães encontrou com dois de seus filhos. Sua filha do primeiro casamento, mora na Europa...

Coragem, rebeldía, determinação fazem parte da personalidade desta mulher que
não preciso dizer que é uma grande fotógrafa....(OC)

Memória

TV CAXIAS

Eram 3 sócios, no começo, lembra Júlio Pacheco, que foi diretor lá....onde viveu de dezembro de 1973 a julho de 1976.

- Gostamos tanto que quando fomos embora, minha mulher( Dona Dóris) chorou....

Maurício Sirotsky,Ottoni Minguelli e Nestor Rizzo eram os sócios. Maurício era o que tinha a parte maior...

- O Maurício (Sobrinho,ou Sirotsky) ia à Caxias sempre que podia. Ia regularmente, não apenas no meu aniversário

diz Julio, que hoje está na Rede Vida.

Segundo Júlio Cesar, Igualmente o Carlos Melzer(pai do Duda Melzer, que é diretor presidente atual da RBS) que era o diretor da área de Geradoras ia a Caxias.

A TV Caxias transmitia nos domingos uma missa às 10 horas da manhã.

E depois tinha muito programa de cunho regionalista, que na região pega bem...Segundo Julio, ' o programa regionalista era apresentado por uma criatura maravilhosa, o sargento Homero".

Quando Júlio dirigiu a TV Caxias,houve dois gerentes comerciais. Oprimeiro foi Luís Carlos de Lucena que depois foi trabalhar no Frigorífico Rizzo e foi substituído pelo Aurélio Moraies(já falecido).

Segundo Júlio, a TV Caxias ia até Lajes(SC).

- Fizemos lá o primeiro Jornal do Almoço do país.

Era também feito um jornal regional que era redigido pelo Paulo Cancian e apresentado pelo Jorge Fantinel, que hoje é assessor de Imprensa da Prefeitura de Farroupilha.O jornal regional dava destaque aos assuntos da região tornando aquilo que o Maurício sempre quis, valorizar a informação e a cultura local.

' CONVITE PRA ENTERRO"

Júlio tenta tirar do ar mas a pressão foi maior.

Quando Júlio foi dirigir a TV Caxias, encontrou lá uma coisa que ele achou horrorosa, a principio e queria tirar do ar.Feito de forma meio enjambrada, era apresentado um slide com uma cruz e um locutor ia lendo o ' convite para enterro".
- Realmente, recorda, minha intenção era tirar do ar o ' convite para enterro" mas a pressão foi maior e o mantivemos no ar durante muito tempo, diz ele.

A idéia de Maurício não era que as TVs do interior fossem retransmissoras e sim que apresentassem programas locais.

Segundo ele, as que começaram foram a TV Caxias, a primeira delas,a Tv Tuiuti, de Pelotas, a TV Imembuí, de Santa Maria,a TV Uruguaiana, a TV Passo Fundo, a TV Alto Uruguai, de Erechim.Júlio lembra dos nomes de alguns dos que dirigiram estas teves do interior:ele em Caxias,Francisco Solé, em Uruguaiana,Marcos Profés, em Bagé,Edgar Laurent ,em Pelotas e de Erechim, era um diretor da região mesmo,
Paulo Cancian que começou na TV Caxias, hoje assessora um vereador da cidade.


(eleição de 1976, municipal, em Caxias) da esquerda para a direita:Ovídio Deitos,vereador da Arena, com 3.137 votos,Clóvis Drago, vice-prefeito, Dr. Celeste VIcente Romani, Juiz Eleitoral da Comarca de Caxias,Nestor José Gollo, da TV Caxias,já é falecido,Mansueto de Castro Serafini, que venceu aquele importante eleição, Mário Davi Vanin( falecido) que era o prefeito em exercício na ocasião- Mário Ramos havia se licenciado pra ser secretário de turismo do governo Guazzelli , Regis Prestes, MDB,(2.423 votos) e Germano Rigotto,MDB,2.579 votos na sua primeira eleição.
Nesta eleição , o candidato da ARENA - partido do governo - VICTOR JOSÉ FACCIONI fez 31.762 votos contra 43.802 de Serafini, que ganhou a eleição.

Clovis Drago era vice de Mansueto e Virvi Ramos, vice de Faccioni.

Na foto, ele não aparece, mas é a primeira eleição de JOSÉ IVO SARTORI, que se elegeu vereador junto com Rigotto e outros colegas.Esta foto pode ir pros anais da política gaúcha: um , Rigotto, em sua primeira eleição, tornou-se governador do Estado em 2002, e agora Zé Ivo Sartori, que também concorreu a vereador pela primeira vez em 1976 e se elegeu poderá vir a ser....

Dizem por ai....

' Tudólo' ataca de amor-perfeito!

Pues, como eu ia lhes dizendo, lembrando Sérgio Jockmann,o ' tudólogo' - longe da internet e do celular - um misto de dono de bar,garçom e opiniático sobre tudo que ' basqueteia' num bar de música ao vivo pelo centro, um dia se encantou com uma negra muito linda...jornalista, formada na Famecos, em idos tempos e ......

Uma tarde, ele a viu subindo a Borges,e como fazia tempo que queria dar o bote, foi atrás dela, passo após passo, apenas alguns metros atrás, devagarzinho,estudando cada passo dela, cada curva do seu ' derriere' como diria o Paulo Raimundo Gasparotto e outros detalhes do seu corpo, quem sabe já antegozando a delícia de uma boa trepada....( hoje ela está longe de ser como naqueles tempos, mas isto acontece com todos...)

Quando chegou perto da loja da CEEE , onde há uma parada de ônibus,viu que era hora., olhou e notou que não tinha nenhum macho em volta dela, estava solita, pronta pra ser 'abatida"...então ' tudólogo" acercou-se dela , lhe enviou um sorriso maroto e deu seu recado....silêncio sepulcral do outro lado....

Não houve qualquer química, não rolou nada , como dizem os jovens mais modernos....

Ela nem lhe disse nada, o esnobou literalmente....

Com dissimulação, o ' tudólogo' fez que aquele caron não era com ele e foi curtir amor em terra estranha, ou seja, voltou pro seu bar, onde a boa música costuma imperar....

Foram os tempos e como diz aquele filósofo de esquina ' longos dias tem cem anos", a negra linda foi uma dia que estava de aniversário ' abrir os trabalhos " no bar do ' tudólogo"....ali nas cercanias do Porto Velho, do Galdino e do Helinho....

Mas a negra linda passou no bar do ' tudólogo" e lhe disse que estava de niver, ia emcasa se aprontar e voltaria mais tarde, pela hora da ave-maria, quando os sinos da catedral podem ser ouvidos e muito bem dali.

' Tudólogo" não teve dúvidas: enquanto ela foi em casa se arrumar pra festa que faria com amigos no Porto Velho, ele foi até a floricultura e voltou de lá faceirinho da vida, com um buquê de ' amor - perfeito".Quando a negra linda chegou nos eu bar, e começou a ' esquentar as baterias' - tomar uns chopps pra festa que teria depois - ele foi atrás do balcão e veio com as flores declarando-se:

-AO QUE PODERIA TER SIDO E NÃO FOI....

- Ah, desculpou-se ela, deixa disto, tu é o cara....mas ali já tinham virado amigos. Ela ainda o convidou pra mais tarde ir na sua festa...Não se sabe se ' tudólogo' foi ou não....(OC)

Madrid - derradeiras impressões

por Lauro Dieckmann, de Madrid

Ainda não tinha conseguido, por falta de oportunidade, dar meu showzinho costumeiro aqui em Madrid. Ainda não havia encontrado alguém para aplicar meu trilili-trololó habitual. Andava, para cima e para baixo, discretíssimo. Porém, hoje, no meu penúltimo entardecer madrileño, resolvi jantar num restaurante chique, especializado em frutos do mar, que fica bem em frente ao hotel onde estou hospedado. Pedi uma arroz com tudo que tinha direito em termos de mexilhões, pulpos, ostras etc... Quando terminei - e me contive para não raspar o fundo do prato e, assim, não precisar aumentar um furo no cinto - um señor que estava na mesa próxima, resolveu puxar assunto perguntando se não havia achado muito "salado" o arroz marinado que acabara de provar. Para mim, estava bom, respondi. Mas isso foi apenas o começo de um longo papo (da minha parte) em "portuñol" com o respeitável señor, que se apresentou como dono de uma cadeia de restaurantes em Madrid e amigo dos "cartolas" do futebol español, na companhia de quem vai à Copa no Brazil. Também é amigo do Di Stefano, que (ainda) vive em Madrid e é vizinho dele, e íntimo do (hoje no ostracismo) brazileiro João Havelange.

Depois de matar a curiosidade dele sobre o que tinha vindo fazer em Madrid (ver os museos) tive de explicar que conseguia me entender bem com os españoles pois havia me criado ouvindo as rádios de Buenos Aires e Montevidéu nos meus tempos de menino (meu pai montara uma enorme antena sobre o telhado da casa que fazia o rádio pegar até a Rádio Suíça) e morava no sul do Brazil etc e tal. E ainda avancei algumas considerações sobre a formação étnica dos "gautchos brazileños", formação esta que se sublimou, ao fim e ao cabo, nesta "coisa" mavavilhosa - que todo mundo, como ele, conhece - que é a übermodel Gisele Bündchen. No final, o señor español estava encantado sobre como nos estávamos entendendo tão bem. Para arrematar, fiz ele escutar umas canções latinas no meu iPod - andei com ele por todo o canto aqui em Madrid, ouvindo música nos museus, no ônibus, no metrô... Sugeri então que ele pegasse um neto e fosse comprar um igual na fnac ou no Corte Inglés, pois o "hombre" é daqueles para quem o mundo da informática é um total desconhecido.

Por falar em informática, uma coisa que me chamou a atenção é que o tal de livro eletrônico pegou mesmo por estas bandas. É só o que se vê por todo canto (metrô, ônibus, restaurantes, cafeterias), todo mundo lendo algum tipo de tablet ou similar, até mesmo estes celulares que imitam o iPhone, sem falar no próprio iPhone, como é o meu caso, que também uso um para leitura. E não são só os "los jóvenes" moderninhos que trocam o livro em papel pelo eletrônico, "los viejos por igual" o fazem. Livro em papel, ainda se vê alguém lendo na rua, mas são a minoria, são raros.

No mais, o tempo continua bom e deve permancer assim até o verão, que já está dando as caras com os dias radiosos que andam fazendo. Quanto à tua pergunta sobre se no fim de semana fui a uma tourada à lá Hemingway, não fui: no fim de semana fui à missa (curiosamente, tenho, o hábito de frequentar igrejas quando viajo). E, quanto ao Hemingway, prefiro o Hemingway de Paris ao español. Abraço e até a volta! Em tempo: completei o ciclo dos museus no domingo, quando chegou a vez de rever o Rainha Sofia, que é um museu moderno (Sec. XX). É o museu onde está o Guernica. Só isso já basta para dar a dimensão do Rainha Sofia. Mas é um museu confuso, como o Prado, pois igualmente ocupa um prédio adaptado (era um hospital originariamente) e que não foi feito especialmente para ser museu.

touradas em nadrid

passei o domingo catando imagens na teve pra ver se via o laurinho a la hemingway vendo uma tourada na espanha, em madrid, mas não o localizei...

devia estar enfurnado num museu....

* Li toda a matéria da larissa na zh de domingo. bom depoimento da alcoolatra, ou ex....

* também li o paulo coelho e a coligay, mas não achei a pagina 10.onde enfiaram aquilo, meu deus??

* nao tive saco de ler os indios escrito pelo gago...ah,não pelo gago, não..se fosse o trezi va lá, mas o gago escreve sobre isto há quatrocentos anos se não estou enganado, que coisa mais velha..esta é a NOVA ZH?????isto é do anos 70, wagner e conflitos de indios me lembra os anos 70....

* tem uns caras que viram ' patrimonio' de um jornal. parece o velho correião que tinha umas figuras lá dentro como valter galvani que só sairam com o fechamento dos jornais.

* aliás, um dia alguém tem que fazer as contas de quantos jornais o galvani ' fechou"..uns 5 no mínimo...

* mas o livro dele sobre o correio é muito bom,sempre que preciso o consulto...

* o galvani se não estivesse tão veinho deveria fazer um livro sobre a caldas nas mãos dos ribeiro....

do Comunique-se

Taxista fura repórteres, noticia demissão de técnico e ganha destaque na mídia

Na última quarta-feira, 7, o taxista Rodrigo Iran circulava pelas ruas de Recife e ficou surpreso ao reconhecer o passageiro: o técnico Lisca. Para inicial uma conversa normal, o profissional perguntou sobre a situação do Náutico. “Acabei de ter uma reunião, estou fora do clube”, respondeu o treinador.


Taxista participou do programa ao vivo pelo telefone
(Imagem: Reprodução/Esporte Interativo)Após divulgar o “furo” de reportagem na redes sociais, o taxista ganhou fama instantânea, deu entrevistas, participou de programas de rádio e do ‘Conexão Nordeste’, do Esporte Interativo. Torcedor do Sport, ele garante que perguntou despretensiosamente. “Quando perguntei a ele nem estava lembrado da história, foi para iniciar uma conversa normal sobre futebol”, contou ao canal.

Ao saber da informação, Iran perguntou sobre o motivo da saída e elogiou o trabalho do treinador no time. “Ele disse que não aguentava mais porque estava sendo boicotado dentro do clube, além disso, depois do jogo contra o Santa Cruz ele ficou sabendo que algumas pessoas da diretoria estavam procurando outro técnico", disse.

Justiça livra Fabíola Reipert de indenizar Susana Vieira por divulgar “piti” da atriz

Com decisão do desembargador Agostinho Teixeira, da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a jornalista Fabíola Reipert venceu o processo contra a atriz Suzana Vieira e conseguiu nessa quarta-feira, 7, livrar-se pagar indenização. A blogueira teria noticiado, em seu site no R7, conteúdos da vida pessoal da global, como um “piti” em Búzios.


Fabíola Reipert ganhou ação judicial
(Imagem: Divulgação/R7)O caso começou quando Suzana afirmou ter sua imagem e honra afetadas por publicações de Fabíola, como a que afirma que a atriz teria tentado encaixar seu então namorado, Sandro Pedroso, em novelas da emissora Globo. A autora do processo pediu a proibição de novas notícias ofensivas, direito de resposta, retirados dos conteúdos do site e reparação moral.

Para o desembargador, não existiu dano moral a ser reparado e os pedidos foram considerados improcedentes. “As matérias concernentes aos bastidores dos programas televisivos guardam pertinência com a atividade profissional desenvolvida pela autora e não configuraram abuso do direito de informar”, argumentou, em seu voto. Sobre a honra da atriz, o magistrado afirmou que o conteúdo noticiado “revela ,no máximo, simples maledicência, mexerico, bisbilhotice e picuinha”. Suzana foi ainda condenada ao pagamento das custas e honorários de 10% do valor da causa.

Após oito meses afastado, Carlos Nascimento volta ao SBT para assumir bancada de telejornal

Afastado desde setembro do ano passado para tratamento de câncer no intestino, o jornalista Carlos Nascimento volta ao SBT nesta segunda-feira, 12. Ele vai comandar, interinamente, o jornal 'SBT Brasil', ao lado de Rachel Sheherazade. O comunicado sobre o retorno do apresentador foi feito pela emissora nesta manhã. De acordo com as informações, Nascimento vai apresentar o jornalístico durante as férias de Joseval Peixoto.


Carlos Nascimento assume bancada do 'SBT Brasil' nesta segunda, 12 (Imagem: Reprodução)No ano passado, quando foi afastado para cuidar da saúde, a previsão era que ele retornasse em dois meses ao 'Jornal do SBT', exibição apresentada por ele, algo que não aconteceu. O jornalista Marcelo Torres o substituiu e segue até hoje no programa.

Recentemente, quando aconteceu a entrega do Troféu Imprensa no SBT, o âncora falou sobre a doença e emocionou Silvio Santos. “Estou me recuperando de um câncer. Um tratamento muito difícil. Quando a gente fica doente, começa a valorizar mais as atitudes e as pessoas. Vou contar a vocês o que fez o Silvio Santos. O meu contrato com o SBT venceu durante a minha doença, só que dois meses antes, ele me disse para assinar a renovação, ficar em casa e me tratar”. Silvio agradeceu a presença do profissional na premiação. “Espero que você se reestabeleça prontamente e volta para a sua atividade, porque você é muito querido não só na profissão, como também pelo público”. O comunicador afirmou que a empresa tem a obrigação de fazer com os funcionários sejam bem tratados, estando ou não com saúde. “Quando me disseram que você viria, fiquei contentíssimo. Estava com saudades de você”.

Sartori visita Canoas, Osório e Tramandaí

O pré-candidato do PMDB ao Palácio Piratini José Ivo Sartori se reúne nos próximos dias com peemedebistas das coordenadorias da Grande Canoas e do Litoral Norte. As atividades partidárias ocorrem a partir de quarta-feira, 14, em Canoas.

Agenda

Quarta-feira, 14

Canoas
Roteiro "Pré-campanha" Coordenadoria Grande Canoas"
Horário: 19h
Endereço: Diretório Municipal de Canoas (Rua Frei Orlando, 33, sala 502)
Obs: Participam correligionários de Canoas e Nova Santa Rita. Os de Esteio e Sapucaia terão novo encontro da próxima semana.

Quinta-feira, 15

Osório
Roteiro "Pré-campanha" Coordenadoria Litoral Norte"
Horário: 20h
Endereço: ACASO (Rua Leão Rodrigues Madalena - Bairro Pitanga)

Sexta-feira, 16

Tramandaí
Roteiro "Pré-campanha" Diretório Municipal
Hora: 8h30
Endereço: Hotel Schenkel (Rua Fernandes Bastos, 854)

12 de maio de 2014

Memórias de Pachacamac

O almoço da dona Aurora....

"Se você fosse sincera....oh,oh, Aurora....

veja só que bom que era, oh,oh Aurora...."

sambinha a parte, lembro sempre da Dona Aurora e do seu marido,seu Augustin, de Pachacamac, no Peru, que fica a 50 km de Lima...(ao sul, se não me engano, são lá umas ruínas incaicas....)

Moramos eu e Ângela um tempo lá....

Iamos cuidar coelhos, num sítio que pertencia a um militar limenho, creio que um coronel, não recordo bem.

Ângela estava grávida da Renata, nossa filha mais velha, fato que me leva ter certeza que foi em 75, inicio de 76....por ai...

A hora do almoço, não tendo o que comer, nadica de nada, íamos a casa da dona Aurora, que morava ali perto e ela sempre nos servia um prato de comida ....eles eram italianos, donos de uma cantina de vinho. Tinha lá o Gino, filho deles , que havia casado com uma ' chola', gente do povo peruano. Esta chola fazia tudo para não perder o status que havia conseguido entrando naquela família com um status social superior não em termos de grana, mas sim por ser uma família de origem européia. E numa terra predominantemente indígena, "colonizada" por europeus através do extermínio do Império Inca, a moça não queria perder a ascensão social que obtivera casando com o italiano Gino. Não recordo se o casal tinha filhos, se tinha eram pequenos, mas não tenho esta lembrança...vão -se lá 40 anos. Quando tínhamos que ir a Lima pra Ângela ir no médico, pegávamos carona com o casal. Nos deixavam na casa da dona Rosa, em Barranco. No outro dia voltávamos a Pachacamac de ônibus micro, que existem muitos no Peru.

Mais que a comida, acho que o afeto dela me preenchia...mas também a comida, sim..saímos de lá porque alguém matou todos os coelhos uma noite e o tenente, dono do sitio, ficou furioso. Não sabia a quem culpar. Saímos acho que pra voltar pro Brasil, se é que não estou enganado...às vezes minha memória falha.

Foram estas tantas situações da vida, que me deram forças pra ir levar adiante....(OC)

frances faz prognósticos sombrios


professor deu entrevista na FEE antes do encontro com interessados.

O professor francês que esteve na quinta passada na FEE lançando um livro sobre neoliberalismo fez sombrias previsões sobre a situação do Brasil. Segundo ele, a tendência é que se deteriore. Mas deteriore aqui é com mais força....

O economista Gérard Duménil falou para um público composto basicamente de estudantes e alguns outros interessados na FEE.

auditório foi composto por alunos interessados em ouvir a autoridade européia.

Depois autografou seu livro. Também foi pra PUC, onde faria outra conferência.

Tido como um ' homem da esquerda', o professor mostrou muita desilusão com a situação do capitalismo mundial.

Pra ele François Hollande, presidente do seu país, não se reelege. Sobre Obama, diz que não tem opinião se vai ou não fazer o sucessor. Quanto a Venezuela, teme por um colapso social.

de são borja

Fotos: elício

enchente do rio uruguai, quem nos mandou as fotos foi uma gentileza do capincho que passou o smães com uma b aita maezona na churrascaria missões, onde ele toma umas qui outras....

dizem por ai....

O MISTO DE GARÇOM E TURFISTA

No centro de Porto Alegre existia um bar, hoje funciona apenas à noite com musica ao vivo. O funcionário - um misto de garçom e fundador – com mais de vinte anos, o sujeito acaba virando sócio - durante o dia...como ele é muito neurótico e costuma afugentar clientes, nos finais de tarde o dono de direito manda que ele tome a saidera – para sua tristeza, só pode consumir a loira sem álcool - e manda o garçom para casa fazer companhia a sua senhora...

No passado distante, este garçom percorreu todos os bares da cidade. Conheceu todos os bares e botecos...do Luanda, da Continental ao antigo Nicola....Metido a tudólogo a figura costuma dissertar sobre literatura, filosofia, música e cinema. Consta que esteve envolvido – como simpatizante – e foi “convidado” a conhecer os porões da Redentora, porém, por pouco tempo. ..Como um bom tudólogo faz questão de firmar posição de superioridade em todos os temas, inclusive o futebol, que apesar de não conhecer e nunca ter tido a intimidade com a “sua majestade”, apela sempre para a qualidade do Garrincha, Amarildo e Zagalo do Botafogo – o time dos gaúchos - ...

Nos bares antigos não há quem ele não conheceu....desde personalidades da noite como a “Luiza Felpuda e o Lagrima Furtiva” nas madrugadas , ao notório “Antoninho”, do Largo dos Medeiros...

No Turfe e no Stud que frequentava, era um especialista. Conhecia mais que os treinadores, cavalariços, e criadores e, até cavalos selecionava para os proprietários em leilões do hipódromo. Até os dias de hoje o “Bode” – apelido do garçom - é respeitado, embora, um tanto desacreditado por desconhecer a existência da internet e do celular, acabou desatualizado...Figura impar, por falta de opções, sua especialidade atual é assobiar...

SILENCIO SEPULCRAL DO MEU COMENTARISTA POLITICO

SOBRE A PESQUISA DATAFOLHA DE 6, O MEU COMENTARISTA POLITICO, REKERN, GUARDOU UM SILENCIO SEPULCRAL....(OLIDES)

Muriam Leitão ficcionista

por Rekerin

A coleguinga global é a maior ficcionista do mundo, tudo que ela fala contra o governo nas mídias da família Marinho é desmentido pela realidade dos acontecimentos.

Madrid - Segundas impressões

Por Lauro Dieckmann, jornalista, de Madrid

De manhã cedo e à noite, a temperatura cai um pouco nesta primavera madrilenha. Estou fazendo hora no saguão do hotel, redigindo estas mal traçadas e esperando q fique mais quente lá fora para ñ precisar levar uma suéter. Também peguei a manha de que logo q abrem, os museus têm filas grandes nas bilheterias. Mais para perto do meio-dia, o movimento diminui. Então, por isso também estou me amarrando por aqui. Dos três museus q me programei de rever aqui em Madrid, já liquidei com dois: o Prado e o Tyssen-Bornemisza. O Prado é um dos maiores e melhores museus do mundo, mas é meio confuso. Numa primeira vez, a gente até se atrapalha. Ñ foi o caso agora, q já conheço bem "a casa". No Prado, há três coisas, para mim, impressionantes: "As Meninas", do Velasquez, "A Anunciação" de Fra Angelico, e as "Pinturas Negras" do Goya (que acho q fazem um gênero à lá Olides Canton, que escrevia nas paredes, enqto o Goya desenhou nas paredes da casa dele, direto no reboco). As Pinturas Negras são um negócio fabuloso, bem fora do padrão, indescritíveis, só mesmo vendo.

Estou reservando um dia para cada museu. Afinal, disse para mim mesmo q ñ queria morrer sem ter voltado mais uma vez a Madrid para visitar os seus museus. E, se na sexta foi o dia do El Prado, o sábado foi o dia do Tyssen-Bornemisza. Este é um museu moderno, menor que o Prado, certamente, mas muito bem organizado. Enquanto o Prado é dos "antigos", o Thyssen-Bornemisza é preferencialmente dos "modernos" (leia-se Sec. XX). Também aqui me encantei especialmente em três oportunidades: um perfil de menino do Piero Della Francesca que é a verdadeira perfeição, dois "El Greco" e dois Hooper, que, dos norte-americanos é o único q acho q vale a pena. De um modo geral, Madrid e seus museus é deslumbrante. É uma tábua de salvação para quem ñ tem intimidade com o inglês ou com o francês: pode conhecer num só lugar um pouco de tudo o que há de melhor no mundo em termos de pintura, escultura e arquitetura. Idem teatro, ópera e música, mas este capîtulo ñ é meu interesse no momento. Para completar o círculo da perfeição, o tempo se mantém firme e a previsão é de que continue assim. O hotel é ótimo. Fica meio afastado do centro, mas é assim mesmo,q eu gosto. Neste fim de semana abrigou umaa convenção destes coroas apaixonados pelas motos Hailey-Davidson, eles e as suas coroas na garupa. Todos vestindo calças jeans e jaquetas idem cobertas de distintivos e inscrições. Enfim, Madrid também é uma festa!

Em tempo: ontem, no fim da tarde, qdo vinha voltando para o hotel, passei por uma igreja que se debruça sobre uma praça; uma igreja bonita, num prédio bem moderno e funcional. Entrei para ver por dentro como era a cconstrução e acabei ficando para assistir à Missa...

Laurinho, de madrid...

* lendo agora o texto do lauro,de madri, vi que ele ' incorporou' o que o licinio falou sobre as paredes do quarto...

* olha, lauro, lembro um pouco disto, mas também é mais uma ' vingançazinha' do licinio, porque ele leu o original de um livro meu de memórias - que ainda não publiquei - e pelo que mandou dizer não gostou nada....

* se estou acompanhado do Goya,então estou em boa companhia. tá bom pra mim....

* O Lauro é daquele turma mais ' séria' do jornalismo que nos precedeu. Eu sei um pouco o que foi isto. é que depois veio uma geração de ' magrinhos' meio deslumbrados no jornalismo, tipo licinio,eu, caco barcellos, o 'bola' que fazia e faz mapas astrais,( nome do bola, antonio carlos harres, de são leo)gilberto rocha, juarez fonseca...que lembro agora...estes novos jornalistas, o juarez não tanto, ele era ainda da geração anterior, era vista meio como ' porra louca'...não que fosse, mas era vista.

* Lauro, Quintana,Canalli, eram outra geração do jornalismo..vieram antes. nós eramos chamados meio de ' desbundados' - não era isto que éramos mas ficou o estigma...- por isto o lauro, nos entreveros deixa claro que concorda com a citação do llicinio de que eu escrevia nas paredes do quarto onde ' me arranchei' , num tempo que andava desempregado e de extremas vacas magras....

* ao fim e ao cabo, o bilhete do laurinho foi bom, porque andava meio sem assunto por aqui. não querem que fosse escrever sobre s mães, né,a DATA MAIS COMERCIAL DO CALENDÁRIO DEPOIS DO NATAL....

* de afeto este s mães não tem nada mais, é puro comércio...quem não sabe disto???!!!!!

* com este comentário ainda corro o risco de ser eleito o jornalista de economia do ano???(risadas....)

(OC)

Em tempo:materias dos jornais de hoje ou amanhã ;comercio vende tanto mais no s mães....

o resto é trololo, trilili.....

ALLEN ROUBA A CENA

vimos( PLURAL majestatico que incorporei do goida) o amante a domicilio...bom filme ...

quem gosta de NY um prato cheio...é mais um destes filmes em que allen, que está como ator neste, demonstra todo seu amor pela Big aple....

* no clube do cinema, há qu etomar um cuidado e disse isto ao andré...
antes da sessão é uma verdadeira tricotagem sobre doenças e remédios....

deus nos afaste destes males....

* este tipo de clima é ruim. não gosto. as pessoas se encontram pra falar destes assuntos que gostaria de ve longe.

do Comunique-se

Boechat é condenado por caluniar senador, que quer direito de resposta

Por meio da decisão da juíza Aparecida Angélica Correa, da 1ª Vara Criminal do Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo, o âncora do 'Jornal da Band', Ricardo Boechat, foi condenado a seis meses e 16 dias de prisão por calúnia contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). O assunto foi pauta para o parlamentar nessa quinta-feira, 8, que discursou na tribuna do Senado.

Senador critica Ricardo Boechat e diz que jornalista tem “apetite vampiresco”


Boechat foi condenado por calúnia (Imagem: Comunique-se)Em 2011, Requião tomou o gravador do jornalista da Rádio Bandeirantes, Victor Boyadjian. Na época, o político não gostou de ser questionado sobre "a aposentadoria que recebe como ex-governador do Estado do Paraná". Ele só devolveu o equipamento do profissional após deletar a entrevista. O caso foi comentado por Boechat na Bandnews FM, que acusou o senador de corrupção e nepotismo. Na TV, o apresentador, junto de Joelmir Beting, falou que a situação se tratava de um "ataque a liberdade de imprensa".

Nesta semana, ao ver a decisão, Requião aproveitou a oportunidade para falar sobre o caso no plenário do Senado. “A juíza que prolatou a sentença tomou o cuidado de converter essa cana, essa prisão, merecida pelo Ricardo Boechat, em trabalho social. E eu quero louvar a juíza também por essa medida, por que, se conduzissem o Ricardo Boechat a uma penitenciária brasileira, seguramente ele sairia de lá pior do que entrou, por que lá existirão pessoas com comportamento pior do que o dele", disse. O político também defendeu o direito de resposta na legislação brasileira e afirmou que trocaria os meses de trabalho comunitário a que foi convertida a condenação do jornalista pelo benefício. Em contato com a Band, a emissora afirmou que vai recorrer da decisão. O Comunique-se tentou falar com Boechat, mas não teve sucesso.

Novo livro da Editora Record apresenta textos inéditos de Graciliano Ramos

O romancista e jornalista Graciliano Ramos (1892-1953) terá textos inéditos publicados no livro Cangaços, da Editora Record. A coletânea de artigos do célebre escritor alagoano sobre o banditismo sertanejo, escritos e publicados entre 1931 e 1941 na imprensa de Alagoas ou do Rio de Janeiro, será lançada nesta quinta-feira, 8, na Livraria da Vila, em São Paulo.


O escritor Graciliano Ramos em 1934
(Imagem: Acervo pessoal)Entre os textos, uma entrevista ficcional com Lampião, escrita para a revista Novidade, e "Dois irmãos", em que, com base em Pedra Bonita - romance de José Lins do Rego -, Graciliano compara Esaú e Jacó às alternativas do povo diante da arbitrariedade do poder: revoltar-se ou resignar-se. O material, organizado por Thiago Mio Salla e Ieda Lebensztayn, revela a reação violenta de uma população oprimida pela violência dos poderosos, uma reflexão do autor sobre a sociedade brasileira. "Esses textos sobressaem por seu olhar ferino em relação ao sensacionalismo da imprensa, ao falseamento da realidade pelos discursos do poder, à construção de heróis mistificadores. Abrindo para a compreensão dos impasses inerentes ao cangaço, deixam ver a necessidade e os limites da mediação pelas palavras, pela arte num mundo de violência", afirmam os organizadores.

D'AVILA ENVIA PÁG.TURISMO(CSZONASUL)-II

por D'AVILA* - EDITOR DE TURISMO DO "CS ZONA SUL"

RECEBA, COM MEU FRATERNO ABRAÇO, A MAIS RECENTE EDIÇÃO DE MINHA PÁGINA DE TURISMO NO JORNAL CS ZONA SUL. PARA SEU CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO, Clique aqui para abrir o PDF.

Sartori percorreu 6 mil quilômetros em pouco mais de um mês

Fotos: Luiz Chaves
Guaíba

Em ritmo acelerado pelo interior do Rio Grande do Sul o pré-candidato do PMDB ao Palácio Piratini José Ivo Sartori percorreu 6 mil quilômetros de estradas gaúchas em pouco mais de um mês, reunindo neste período 81% das 33 coordenadorias regionais do partido em 37 municípios. Nas atividades teve a oportunidade de mobilizar correligionários de 377 cidades que compareceram aos encontros regionais, entre os quais 99 prefeitos, 75 vices, 851 vereadores, 50 pré-candidatos a deputado estadual e 33 a federal. De quarta-feira, dia 7, até o sábado, 10, o pré-candidato visitou os municípios de Guaíba, Camaquã, São Lourenço do Sul, Rio Grande e Triunfo. Sempre cauteloso em suas manifestações, Sartori afirma humildemente que está indo ao encontro do partido mais para ouvir do que falar. Entretanto, quando discorre sobre os seus ideais de administrador público que elevou Caxias do Sul ao 1º lugar no ranking estadual de melhores índices fiscais e, ao 8º do País segundo a Firjan – tendo o seu governo aprovado por 80% da população –, ele conquista plateias. Nas mobilizações partidárias Sartori têm reforçado a necessidade de um pacto pelo Rio Grande e a união de forças para tirar o Rio Grande do Sul do retrocesso econômico e fiscal, pedido sugestões para o plano de governo e estimulado as candidaturas proporcionais.


Camaquã


São Lourenço do Sul


Rio Grande


Triunfo

Visita ao Porto de Rio Grande

Um dos destaques deste último roteiro de Sartori foi a visita ao município de Rio Grande. Além do encontro da coordenadoria da Zona Sul que reuniu 150 correligionários, ele visitou a imprensa local e grandes empresas ligadas ao setor de transporte marítimo, como a Tecon, administradora do terminal de containers do Porto. Na empresa foi recebido pelo diretor Júlio César Lourenço que apresentou à estrutura a Sartori. Na conversa com os empresários ressaltou a importância do desenvolvimento das organizações e a necessidade de o Estado garantir mecanismos que garantam o bom funcionamento destas atividades econômicas, como estradas de qualidade, estrutura para as atividades hidroviárias e cooperativismo. O Porto de Rio Grande, com calado de 40 pés - superando em profundidade portos argentinos, uruguaios e catarinenses - é o segundo maior do País, ficando atrás apenas do de Santos. Também é considerado o mais importante porto do Mercosul.

Resumo da mobilização no Estado

Do dia 3 de abril até 10 de maio:
* Percorreu 6 mil quilômetros
* Visitou 37 municípios
* Contemplou 27 Coordenadorias Regionais do PMDB (81% das 33)

Mobilizou peemedebistas de 377 municípios, entre os quais:
* 99 prefeitos
* 75 vices
* 851 vereadores
* 50 pré-candidatos a deputado estadual
* 33 pré-candidatos federal

de Serafina

Asfalto na Rua Professor Zambenedetti

Com recursos do Ministério das Cidades, a Prefeitura de Serafina Corrêa está pavimentando trecho da Rua Professor Zambenedetti. O asfalto começou a ser colocado no dia 09 de Maio de 2014, contemplando o Projeto de pavimentação de quatro trechos das Ruas Barreto Viana; Padre Luiz Pedrazzani; Professor Zambenedetti e Costa e Silva.

Asfalto na Rua Padre Luiz Pedrazzani

Mais mobilidade urbana, conforto e comodidade para a comunidade serafinense com a pavimentação asfáltica de ruas centrais do município. No dia 09 de Maio de 2014, a Prefeitura de Serafina Corrêa, com recursos do Ministério das Cidades, iniciou a pavimentação de trecho da Rua Padre Luiz Pedrazzani. O projeto asfáltico diz respeito às Ruas Barreto Viana; Padre Luiz Pedrazzani; Professor Zambenedetti; e Rua Costa e Silva, com recursos que passam de R$ 530 mil.

NÃO DÊ TEMPO PARA A DENGUE! ALERTA!

A Vigilância em Saúde de Serafina Corrêa informa que foram encontrados dois focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, em nosso município. Precisamos intensificar nossas ações para combater a proliferação do mosquito. A Dengue é uma doença grave e pode matar. Por isso, a sua cooperação é fundamental para que o número vítimas diminua. Junte sua família e amigos e parta para cima da dengue.

FIQUE ATENTO AOS LOCAIS QUE PODEM ACUMULAR ÁGUA:

Mantenha a caixa d'água fechada;
Encha de areia até as bordas dos pratos das plantas, nas casas e cemitérios;
Coloque no lixo todo objeto não utilizado que possa acumular água;
Coloque os lixos em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada;
Mantenha as calhas limpas;
Não deixe água acumulada sobre a laje;
Cuide dos pneus! Não deixe a água ficar acumulada dentro dos pneus.
Mantenha-os armazenados em lugar coberto.
Mantenha sua piscina tratada e coberta.

IMPORTANTE:Lixo e Dengue caminham juntos ? lixo jogado em terrenos baldios, no quintal das casas e nas ruas, sacos e latas de lixos destampados, tampinhas, pneus velhos, brinquedos quebrados, caixas velhas, lixo descartável e reciclável como latas, frascos, garrafas quando armazenados incorretamente, constituem-se em locais propícios para as larvas do mosquito.

ATENÇÃO PARA OS SINTOMAS:

Febre alta
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos;
Dor no corpo e nas juntas;
Manchas vermelhas pelo corpo.

Ao observar dois ou mais sintomas, vá imediatamente a uma Unidade de Saúde.

da Folha Popular de Teutônia

PARA PORTUGUÊS VER

por Eron Duarte Fagundes

A gaiola dourada (La cage dorée; 2013), do português Ruben Alves, é uma produção para português ver. Trata de um tema especificamente luso: portugueses, que foram viver na França em função do trabalho, no caso em questão um casal lusitano que faz o serviço de zeladoria numa região povoada pela alta burguesia de Lisboa, forma família por lá, cria suas raízes parisienses e, depois de três décadas, um fato os empurra para tornar à terra natal. Alves não tem o dom de ultrapassar a barreira do interesse regional; faz uma obra sentimental, pois os fatos relatados têm algo ligado à própria história dos pais do cineasta, a quem a realização é dedicada.

É claro que atores tarimbados como Rita Blanco e Joaquim de Almeida se desincumbem satisfatoriamente de seus papéis. Mas este trafegar entre as culturas luso e francesa adota um ar europeu mediano que dificilmente poderá atingir o cerne do coração de quem vê o filme, por mais vontade que se possa ter com as inquietações nostálgicas do realizador.

9 de maio de 2014

MEMÓRIA DAS REDAÇÕES

PRA SACANEAR O MATICO MENDELSKY E CIA MONTAM ' TELEX' COM MORTE DE JORGE MAUTNER....


matico no dia 7.5 na coletiva do cais mauá....

eSTA CONTADA NO MEU LIVRO, PAUTA, O AVESSO das redações, com detalhes a história de brincadeiras que Rogério Mendelsky, Arthur Tadeu Monteiro com a ajuda de outros colegas da Folhinha da Manhã e da Folha da Tarde armaram pra cima do MATICO, (Omar de Barros Filho)
Ele tinha vindo de férias, do rio, naquele verão de 1975 - era março, fins de março - e vinha empolgado com o louco do Mautner, que sempre deixou a gurizada meio pirada....

Artur lança a idéia pra que o colega da mesa de frente - Paulo Ricordi - hoje assessor de imprensa do PT na ALRS -pense nela. Ricordi aceita e passa a atuar...

É redigido ali um telex dando conta da morte de Mautner...uma arapuca pra que Matico ficasse decepcionado...quando adentrasse a redação da Folhinha, onde não parava de falar no seu novo amigo do rio...

Artur Monteiro em depoimento a este repórter disse que a montagem do telex foi feita também pra acabar com a ' rapina' de notícias que alguns caras da rádio Continental - vizinha da Folhinha - faziam diariamente junto a Folhinha.

A Continental embarcou no factóide levado pelo Wladimir Ungaretti que passou naquela tarde na redação da Folhinha perguntando se não tinha novidades...
- Ah,sim morreu Jorge Mautner....disse um dos gaiatos que haviam participado da ' armação'...

Ato contínuo a Continental, a rádio que os ' magrinhos' - juventude digamos que puxava um fuminho - passaram a propalar pra toda a cidade a morte do Guru....

A Continental deu a noticia e no dia seguinte o JA da TV Gaucha também de a noticia.

De noticia, na chamada ' esquina maldita' da rua sarmento leite, muitos choraram a morte do guru....

que muito experto, não negando suas origens veio em seguida fazer um show no Gigantinho,lotando o local, com o |Cascalho time fazendo a locução...

este episódio tem muitas versões...mas Matico da uma rapida risadinha quando se o menciona....

- ah, estes dias vi um filme do mautner na teve me comentou na quarta, na coletiva.

parece que encheu o saco do assunto|(olides canton)

Coleguinhas

depois de alguns anos rompidos, voltei a conversar com a neuzinha froes...falam sempre muito mal dela, ela que não sabe,pensa que todo mundo a adula....'arrivista' é mínimo que comentam ás suas costas...

* de mim também falam muito mal...sei disto, me importo tanto quanto faço quando vou a patente.....

* o veio aveline que achava que todo mundo 'gostava dele', eu ria porque ouvia falarem mal dele pra c.....

* laurinho chegou podre a madrid, apesar dos remédios da rosinha, sem a qual ele não saberia viver. eu aprendi a viver sozinho...não é mole...

* mas também é bom....

* a coluna dizem por aí promete mais episódios, tipo hilário honório fazia, mas não é mole achar coisas inéditas, que todo mundo já contou,tem tantas....procuramos aqui coisas ínéditas. se alguém tiver que mande, mas senão eu garimpo.

* vi dois filmes num mesmo dia do hitchook no cinema da urgs. é imperdível o mestre do suspense.

* na quarta de noite não tinha o carro da BM que sempre fica em frentea urgs as 9 da noite,todos saíram correndo pra parada do bus...

* escuta da prefa foi assaltado esta madrugada quando ia ao trabalho na salgado filho....

Eugênio \Bortolon andou ganhando uma medalha da prefa....

éditor de economia do correio do povo.

* Telmo Flor assumiu o jornalismo da guaíba també

* andava na 4 passada pela federasul...

* Marcelo campos, da guaiba, foi demitido.

Cais Mauá


muitos jovens reporteres na coletiva do cais mauá....

nesta quarta foi apresentado um estudo sobre o que se pretende que seja o cais mauá....

chamam pomposamente de ' revitalização do cais mauá"

dizem que haverá dois hotéis: um junto ao pórtico central, outro nas docas.(vamos ver, diria eu....)

achei a conversa do cara que falou na coletiva, muito ' por cima ' ainda.

parece que há um burro enterrado no cais mauá....

há quantos anos se ouve falar disto.

diz o cara que falou na coletiva - Luiz Eduardo de Abreu - que buscaram experiências anteriores como Port Well , em Barcelona,' sem descuidar das peculariedades locais".

Bom, conforme o release distribuído pela assessoria dos investidores, a revitalização que iniciou em novembro do ano passado, deve acontecer ao longo de 2015.

Na copa do mundo, prometeram colocar um 'telão' pra que se veja os jogos....

e também aperitivos do tipo ' sabor gaúcho".

então vamos aguardar...

Madrid - primeiras impressões - quinta-feira - 8/05/2014

Por Lauro Dieckmann

Se um país é considerado quebrado, falido, como dizem q é a Espanha, então, meus amigos, pelo q mostra a capital deles, Madrid, não consigo imaginar o que seria um país pujante. A primeira coisa q chama a atenção aqui é a limpeza da cidade. Madrid, pelo menos a mim, me dá a impressão de ser uma mistura de Paris com Roma. Mas uma Paris limpinha. O tempo por aqui e por estes dias está firme. Nos fins de tarde fica algo nublado. Mas a previsão era, pelo menos na última x q olhei o Weather Chanel, de impossibilidade total de chuva. Espero q continue assim.

Ñ vejo lojas fechadas, como em Saragoza em 2011, nem prédios totalmente abandonados, como em Lisboa também em 2011. Aqui, agora, o comércio está a todo vapor! Lojas, muitas, muitas, de todos os tipos, sortidíssimas e movimentadas. Muito turismo e a mulherada (turistas ou locais) já está proveitando o sol da primavera para fazer aparecer os primeiros bronzeados.

Não se vê pelas ruas pobrerio, chinelagem e drogados atirados pelos cantos etc. O q se vê são senhores - e mesmo jovens - elegantemente vestidos, inclusive muito paletó e gravata. E mulheres de todas as idades vestidas com bom-gosto, qdo ñ hiquérrimas. Nada de cafonagens à brazileira. O clima, ñ resta dúvida, ajuda o povo a se vestir com elegância, assim como a produção barata dos chineses, paquistaneses etc também colabora. E o Governo, se, tanto qto o nosso, ñ é grande coisa, dá a impressão de q ñ é tão invasivo, tão sugador, e deixa o povo se virar por sua própria conta. Claro q eles partiram de bases muito melhores q as nossas, afinal, levaram todas as nossas riquezas nos tempos do mercantilismo, ñ é mesmo?

Custa a anoitecer, e as ruas, no fim da tarde, são uma festa: aquele negócio de mezinhas nas calçadas, papo descontraído, tipo Londres no fim de tarde, sabem como é... Ah! o pessoal, de um modo geral é magro, gordos e barrigudos praticamente "no los hay". As mulheres de mais idade, aquelas q ñ resistem a uma tortinha, a um doce, bem, estas são algo mais fornidas. Normal. Porém, o fim e ao cabo, é uma geografia humana agradável de olhar. Tanto qto a geografia urbana, onde há arquitetura para todos os gostos! Estou me deliciando. Meus olhos encantados por tudo e por todas... (Texto de Lauro Dieckmann, de Madrid)

Capincho....

Eu sei que vocês brizolistas tem pavor do jucão,mas deixa que adentre a terra do trabalhismo pra fazer uma pesquisa sobre o homem que está enterrado fora daí....

* senão vou ter que pedir pra me ' acolherar' no ramão que foi homem dele....que trabalhou com o jucão.

* agora vocês brizolistas tendo como suplente o REPRESENTANTE MOR DA ARENA, reginaldo pujol, não tem mais muita moral pra falar dos outros. e olha que ele se elege...

Deu para o Aécio neves

por Rekern

O Congresso está abrindo uma CPI para investigar as roubalheiras no Metro de São Paulo. O único político do PSDB que assinou o pedido de abertura foi o Aécio Neves. Este ato jamais será perdoado pelos tucanos paulistas que partir de agora vão declarar guerra ao playboy de Minas.

FINALISTAS DO SINDUSCON PREMIUM 2013 APRESENTAM CASES EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Serão realizadas nos dias 12 e 13 de maio as audiências públicas em que ocorrerá a apresentação dos cases finalistas do Sinduscon Premium 2013. Nos eventos, na sede do Sinduscon-RS, às 14h30min e às 14h, respectivamente, serão apresentados produtos imobiliários, projetos na área de sustentabilidade, inovações tecnológicas e responsabilidade social e ferramentas de gestão – todos cases implementados com sucesso no setor da construção civil gaúcha. As audiências serão abertas à participação de empresários, profissionais, estudantes e demais interessados. Os trabalhos finalistas foram divulgados pelo Sinduscon-RS no dia 30 de abril e o anúncio oficial dos vencedores nas diversas categorias será realizado em 14 de maio. A solenidade de premiação está programada para 26 de maio.

do Comunique-se

‘Tempos Extremos’: Míriam Leitão publica seu primeiro romance


Míriam Leitão: comentarista de economia, colunista de jornal, escritora
de não ficção e... Romancista (Imagem: Divulgação/Intrínseca)

Comentarista de economia da Rede Globo, CBN e Globonews, colunista do jornal O Globo e autora de livros de não ficção, Míriam Leitão está prestes a iniciar mais uma tarefa em sua carreia, a de escritora de romances. A obra que marca a novidade profissional da jornalista ganhou o nome de Tempos Extremos e relata uma estória ocorrida em uma fazenda de Minas Gerais. Publicado pela Intrínseca, o título chegará às livrarias a partir desta quinta-feira, 8.

Definida como “refúgio no tempo que esconde mistérios que assombram a rotina da protagonista Larissa”, a fictícia fazenda Soledade de Sinhá é o ambiente central do primeiro romance de Míriam. No enredo, os personagens criados pela autora estão relacionados com instituições e momentos históricos, exemplos de Hélio (“que fez carreira no Exército e hoje é general da reserva”) e Alice (“presa política na ditadura quando estava grávida de sua única filha, Larissa”).

Responsável por realizar prognósticos econômicos na TV e no rádio, a jornalista levou o tema com o qual trabalha na imprensa para a literatura. Dois personagens de Tempos Extremos têm relações distintas com as próprias finanças. Tida como “administradora nata”, Sônia é proprietária da fazenda Soledade de Sinhá e economista por formação. Irmão dela, Marcos segue caminho contrário, sendo uma pessoa “totalmente irresponsável”, que vive com “empréstimos da irmã”.

O site da Intrínseca revela que a inspiração para Míriam escrever o romance surgiu em 2011, durante uma tarde de sábado em que a profissional já planejava a produção de seu próximo livro de não ficção, batizado de A História do Futuro e programado para chegar ao mercado editorial no próximo ano. Mas o que fez a jornalista começar a escrever uma estória? De acordo com a editora, o motivo foi acompanhar “uma cena aparentemente banal”: “uma mulher que vislumbra um vulto na escuridão”.

O texto publicado na página da Intrínseca na internet relata que a jornalista foi insistentemente cobrada por seus personagens de ficção para registrar a história, isso enquanto realizava pesquisas para A História do Futuro. Os resultados, na obra de ficção, foram duas narrativas sobre o país. “E o Brasil, como já se viu em diversos momentos, tem dificuldade em lidar diretamente com acontecimentos de um passado doloroso, que costumam ser varridos para debaixo do tapete e que voltam sempre a nos assombrar”, informa a editora.

“Esse primeiro romance não foi premeditado. Eu não sentei e decidi escrever uma ficção. Ela se impôs. Numa tarde de sábado, em 2011, após o lançamento do Saga (a não ficção Saga Brasileira), imaginei uma cena e, como não estava fazendo nada, resolvi pô-la no papel. Então, pensei: vou escrever um conto. Segui escrevendo e os personagens continuavam comigo - e comecei a me enamorar com as ideias de escrever sobre o passado. Não era um conto, era um romance”, relatou Míriam ao conversar com a equipe do site da Intrínseca.

A jornalista, no entanto, admitiu que produzir todo o conteúdo de Tempos Extremos não foi tarefa das mais fáceis. Ela contou com o incentivo de dois profissionais da imprensa. “No início, fiquei muito insegura, mas duas pessoas me incentivaram a ir em frente: meu marido (o cientista político e comentarista da CBN Sérgio Abranches) e Ana Maria Machado que, em uma palestra indicou a leitura de A verdade das mentiras, de Vargas Llosa, um livro de ensaios que analisa a criação literária e me ajudou a enxergar a possibilidade da construção de uma verdade nas mentiras da ficção”.

Reitor do IPA nega venda do patrimônio

por Juliana Mastrascusa e Juliana Demarco

No período de Comunicações Temáticas desta quinta-feira (8/5), a Câmara Municipal recebeu o reitor do Centro Universitário Metodista IPA e diretor do Colégio Metodista Americano, Roberto Pontes da Fonseca. Durante seu discurso, Fonseca garantiu que as propriedades da instituição não estão à venda. “Não se cogita venda, eu nunca tratei de venda do patrimônio”, afirmou o diretor, que falou também sobre a situação econômica do colégio e do centro universitário.

Tratando do tema das dívidas do grupo, o reitor calculou valores “na casa dos R$ 100 milhões”, mas justificou que isso corresponde a despesas acadêmicas. “É muito dinheiro, mas é compatível com a realidade da nossa instituição”, explicou. Segundo Fonseca, em 2013, pela primeira vez, a dívida reduziu e, atualmente, IPA e Americano estão em situação de superávit – quando não há prejuízo, mas também não são gerados recursos para corresponder às despesas do passado, na explicação do reitor.

O representante da Rede Metodista falou ainda sobre o tombamento dos prédios e explicou que qualquer ação no sentido de preservar as construções passaria pela aprovação dos vereadores da Capital. Fonseca também apresentou a história das instituições no Estado e dados sobre alunos, bolsas e projetos de extensão praticados. “Nossos alunos são estimulados a buscar a felicidade. Que possam exercer o seu papel enquanto cidadãos”, contou.

Vereadores

Os vereadores também se manifestaram sobre o tema no período de Comunicações. Pedro Ruas (PSOL) questionou Roberto Pontes da Fonseca sobre os motivos pelos quais o Colégio Americano e o Centro Universitário IPA acumulam uma dívida de R$ 150 milhões. Alberto Kopittke (PT) lembrou que a Câmara está mobilizada em apoiar as instituições para que se mantenham os trabalhos destinados à comunidade porto-alegrense. Contudo cobrou diálogo e transparência com os representantes das instituições.

Valter Nagelstein (PMDB) indagou qual seria a verdadeira situação do Colégio Americano e o Centro Universitário IPA. "As instituições passam por uma situação pré-falimentar?", questionou o vereador. Sofia Cavedon (PT) afirmou estar surpresa com a possibilidade da venda da área onde se situam as instituições. Lembrou que uma gestão democrática se faz com diálogo entre pais, alunos e servidores das instituições de educação.

Fernanda Melchionna (PSOL) afirmou que é preciso defender o patrimônio histórico da cidade de Porto Alegre. "Somente a pressão da comunidade escolar permitiu a suspensão do leilão, garantindo o diálogo sobre o assunto no dia de hoje".

Inscrições abertas para o concurso de poesia Semana Farroupilha 2014

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) recebe até o dia 7 de junho as inscrições para o concurso de poesia para a Semana Farroupilha deste ano. A iniciativa da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas tem como objetivo integrar a comunidade ao movimento tradicionalista do Rio Grande do Sul, através do verso e abrir novos espaços para poetas.A conotação deverá ser gauchesca, nativista, tradicionalista, utilizando a temática “Eu Sou do Sul”, que se identifica com o Rio Grande do Sul, abrangendo os respectivos usos e costumes, desde o Galpão até a Casa Grande.

Podem participar, poetas (compositores) de todo Brasil, desde que respeitada à linha do concurso. As poesias deverão ser inéditas, com no máximo 80 linhas (versos) e acompanhadas pela ficha de inscrição, em 4 (quatro) cópias, contendo somente o nome do poema sem qualquer menção ao pertinente autor.As inscrições poderão ser enviadas para tersonpraxedes@yahoo.com.br ou pelo correio para Avenida Borges de Medeiros, 1501 – Sala 10 Térreo CEP: 90119-900 – Porto Alegre/RS. Mais informações http://www.igtf.rs.gov.br/?p=4693.

PMDB e PSB reafirmam aliança para 2014


Ibsen Pinheiro

Em reunião entre PMDB e PSB na tarde desta quinta-feira, 8, os partidos reafirmaram – de forma absolutamente tranquila –, que o eixo da futura coligação se dará em torno das candidaturas presidencial e ao Governo do Rio Grande do Sul. O PSB confirmou o seu apoio à pré-candidatura de José Ivo Sartori ao Palácio Piratini e, o PMDB, o nome de Eduardo Campos à presidência da República.

Ibsen Pinheiro, porta voz do PMDB, anunciou que os demais cargos da chapa majoritária – Senado e Vice-governador – serão primeiro tratados internamente pelas duas legendas. Segundo Ibsen a expectativa é que haja uma definição até a próxima semana.

de Serafina

Asfalto na Rua Barreto Viana

A Prefeitura de Serafina Corrêa está realizando mais um importante projeto de pavimentação asfáltica nas ruas centrais do município. No dia 08 de Maio iniciaram os trabalhos na Rua Barreto Viana, com início na Rua Otávio Rocha, acesso ao Hospital Nossa Senhora do Rosário, até a Rua Monsenhor João Batista Scalabrini. Em seguida, serão pavimentados trechos da Rua Padre Luiz Pedrazzani; Rua Professor Zambenedetti; e Rua Costa e Silva, que passa em frente ao Centro Municipal de Saúde. Com recursos do Ministério das Cidades, serão investidos mais de R$ 530 mil nos quatro trechos das ruas citadas. Mais mobilidade urbana, conforto e comodidade para toda a comunidade serafinense!

8 de maio de 2014

Memória

A ' república ' da Cuiabá

Antes de irem morar na Princesa Isabel (160/1009) a turma da Folha da Manhã morou um tempo na Av.Cuiabá,358/10, que alguns chamam também de Oscar Pereira, porque o endereço faz esquina com esta avenida. Era como diz a Helo Golpsban, a "rua dos cemitérios"; e digo dos inferninhos, porque do lado havia vários deles...

Lembro bem como isto começou: ( minha versão apenas ...)

Caco Barcellos estava querendo sair de casa (iniciava seu namoro com a Avani Stein ) Licinio Azevedo já não estava com a Viviana (uma uruguaia mãe de sua filha Clarice...)eu estava de aprochego com a Nara mas ela ainda não tinha ido morar lá, o Carlinhos Mossmann, solteiro, (tocava violão) e o Emílio Chagas namorava a Helo, que falei acima.

Juntamos os trecos e fomos repartir um aluguel. Não recordo quanto tempo aquela espécie de república durou...

Houve problemas como não poderia deixar de ser. o local começou a ser frequentado por muita gente, alguns não eram ' amigos', pelo contrário, e os vizinhos, incomodados, começaram a encher o saco....

Foi isto que aconteceu, queiram ou não...

nada demais. É quase sempre assim... pareceria que existe um "preconceito institucionalizado" em relação aos jovens...principalmente quando se reúnem pra morarem juntos, em uma "república" por exemplo, sem seguir o regramento imposto pela sociedade de lar perfeito (pai, mãe e filhos)...jovens sozinhos? nem pensar!

dias atrás peguei o bus Caldre Fião que passou do lado do apê da Cuiabá pra ir na rede vida....

está lá o prédio, de dois andares, nada demais...

ao lado fizeram grandes blocos de apartamentos....

é a rua "dos cemitérios", como a chamava a Helo, que hoje vive nos States...

eu e o Mossmann descíamos a rua pra ir comer um cachorro quente ali embaixo na Azenha....

Considero sempre bom recordar.... "recordar é viver" (???)(OC)

DIZEM POR AÍ....

O Azar do garçom Zé

Quando o restaurante italiano Cantina do Bino - encerrou suas atividades, uma figura folclórica e estimada por todos, o garçom Zé, depois de muitos anos como colaborador do estabelecimento, ficou desempregado.

Zé possuía muitas amizades, entre estas, alguns jornalistas, que condoídos com a situação do amigo, tomaram a iniciativa de ajudarem o garçom a buscar uma nova colocação.

Descobriram estes amigos que abrira na zona sul da cidade, em uma mansão, uma espécie de “garçoniere” sofisticada, para encontros onde os “associados”, todos do dito sexo forte, recebiam convidados especiais para festas temáticas....

Não se tratava propriamente de um restaurante, o “clube” era um local de encontros e relax, alguns vizinhos comentavam que se tratava de uma espécie de sauna, com decoração que lembrava as famosas Termas Romanas, que se tornaram conhecidas pelos filmes de época.

Zé, necessitando do emprego, naturalmente aceitou a proposta, e sem muitas exigências, começou no novo trabalho como garçom. Pela sofisticação do local, Zé não estranhou quando recebeu do administrador do local a roupa com que exerceria a função: uma espécie de saiote, usado pelos serviçais durante o Império Romano.

A estreia como novo servidor da casa foi atender um dos principais “sócios” da casa. Com uma jarra de vinho em uma badeja, Zé se dirigiu a suíte do “Senador”, que repousava imerso dentro de uma banheira que exalava agradáveis odores de sais especiais...

O encantamento do senador com a figura esguia do Zé foi imediato. Após ouvir um suspiro e suave murmúrio da importante personalidade... Oh!!!! Imediatamente Zé sentiu uma certa “mão boba” apalpando seus “documentos”....

Zé se esgueirou todo para fugir daquele assédio inesperado e fora do seu contexto e, dizem, atirou pelos ares, bandeja, taça e jarra de vinho e em desabalada carreira ganhou às ruas da zona sul, vestido de serviçal romano, com saiote, chinelos de cordas e algumas folhas de louros em seus cabelos...

do mironneto.com

Rodoviária de Nova Petrópolis vai fechar as portas

por Gilberto Michaelsen

Notícia do jornal Diário da Serra Gaúcha repercutiu, hoje, nas redes sociais: a Rodoviária de Nova Petrópolis vai funcionar só até o dia 30 de maio. Após 40 anos comandando esse serviço público, o empresário Ernani Spier alega que não há mais viabilidade financeira, pois o terminal recebe apenas uma média de 650 passageiros por dia, depois de ter chegado, antigamente, a mais de mil pessoas diárias. Nos tempos atuais, de grandes engarrafamentos, é um verdadeiro contrassenso pensar num problema como esse.

FATURAMENTO DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS CRESCEU 5,8% EM MARÇO

O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos mecânicos do país foi de R$ 5,699 bilhões em março último, num aumento de 5,8% sobre o mês anterior. Na comparação com março de 2013, porém, o faturamento registrou queda de 16,5%. No primeiro trimestre deste ano, o resultado de R$ 16,319 bilhões, foi 9,5% inferior ao do mesmo período de 2013. Apesar da queda nas exportações em março passado, em relação a fevereiro último, são elas que impedem uma diminuição ainda maior no faturamento do setor.

A informação foi divulgada nesta quarta-feira (7.5.14) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), em entrevista à imprensa realizada na sede da entidade, em São Paulo, com transmissão online para as suas sedes regionais.

Já o consumo aparente, no valor de R$ 8,809 bilhões, cresceu 6,5 em relação a fevereiro de 2014 mas caiu 12,0% quando comparado com o mesmo mês do ano anterior.

No primeiro trimestre de 2014, o valor de R$ 27,275 bilhões mostra uma retração de 5,4% sobre igual período de 2013.

Entretanto, quando eliminada a variação cambial, o consumo aparente cai 14,0%. A queda do consumo – tanto nacional quanto de importados, confirma a redução dos investimentos produtivos no Brasil, segundo avalia a ABIMAQ.

Debates FEE: A Crise do Neoliberalismo - Origens, Desenvolvimento e Perspectivas

O ENCANTO HOLLYWOODIANO DE UM VIENENSE

por Eron Duarte Fagundes

Josef Von Sternberg não foi o único austríaco que trouxe traços vienenses para a capital da indústria do cinema. Erich Von Stroheim e, mais decisivamente, Billy Wilder o fizeram. No entanto, Von Sternberg foi o que mais soube trazer à tela os encantos hollywoodianos genuínos. A Vênus loira (Blonde Venus; 1932), filme posterior ao marco de sua filmografia O anjo azul (1930), usa de todos os trunfos visuais muito americanos para impor-se ao espectador. Seu senso plástico é a Hollywood em seu cume: poucas vezes se pôde ver uma estrela, no caso a magnífica alemã Marlene Dietrich (que também interpreta O anjo azul), desenlaçar-se tão bem nos cenários, entre a família e o cabaré, dizendo diálogos ora remidos, ora maliciosos, e também cantando, uma destas vezes Marlene está em Paris, exercitando seu francês numa canção (Marlene viveu seus últimos anos na cidade-luz, onde morreu em 1992).

Pode-se dizer que A Vênus loira teve uma influência decisiva na sétima arte. Ao jogar com a duplicidade moral do humano, utilizando o cabaré e a família como signos das duas faces duma personagem, Von Sternberg veio a ter no espanhol Luis Buñuel e igualmente no polonês Krysztof Kieslowski (as sinuosidades metafísicas da Verônica deste cineasta remetem à matriz Helen, de Von Sternberg/Dietrich). E a performance de Marlene em A Vênus loira, mostrando uma personagem que no gozo da vida topa suas próprias inquietações de ética sexual (uma espécie de remorso que marca seus passos mesmo no esplendor do prazer), foi refeita depois pela própria Marlene e por Billy Wilder em A mundana (1948).

Sob qualquer ângulo que se tomar, A Vênus loira permanece um filme pioneiro, aonde as sombras do envelhecimento pouco têm que fazer.

Programação do Clube de Cinema

No próximo Sábado (dia 10/05/2014) as 10h15min no Espaço Itaú assistiremos ao filme "Amante A Domicílio" (Fading Gigolo-2013). Murray (Woody Allen) é um senhor de idade que, durante uma conversa sobre sexo, diz que conhece um gigolô. Ao saber o quanto poderia ganhar como cafetão, ele tenta convencer seu amigo, Fioravante (John Turturro), a entrar para o ramo. Só que ele é um pacato jardineiro e não quer se envolver em algo do tipo. Após muita insistência de Murray, Fioravanti topa fazer um programa com a doutora Parker (Sharon Stone), que está bastante insegura por ser a primeira vez que trai o marido. O sucesso do encontro faz com que a fama de Fioravanti corra entre as amigas da doutora, assim como ele mesmo passa a notar melhor as qualidades da nova profissão. Esta será a terceira parceria entre Allen e Turturro. Turturro teve um pequeno papel em Hannah e Suas Irmãs (1986), filme dirigido por Allen, e, em 2000, os dois integraram o elenco de Um Agente como a Gente.

No próximo Domingo (dia 11/05/2014) não haverá sessão!

de Serafina

Serafina Corrêa recebe Caminhão do PAC 2

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, responsável pela operacionalização do PAC2 equipamentos, está distribuindo aos municípios brasileiros retroescavadeiras, motoniveladoras, pá carregadeiras, caminhões cisternas e caminhões basculantes, necessários para a recuperação de estradas vicinais. Esses equipamentos estão sendo doados aos municípios com menos de 50 mil habitantes, selecionados a partir de critérios estabelecidos pelo Comitê Gestor do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) e MDA. Segundo o Ministério, os resultados esperados são melhorias no escoamento da produção, principalmente dos agricultores familiares durante as épocas de chuvas e de secas; melhorias no transporte escolar; evitar a erosão da terra e a degradação do meio ambiente; incremento do turismo rural e o acesso à água, principalmente nos municípios em situação emergencial de seca. Serafina Corrêa recebeu, no início do mês de Maio de 2014, mais um equipamento do PAC2, um Caminhão Caçamba. Esse equipamento irá beneficiar a agricultura do município, com eficiência, mobilidade e agilidade.

7 de maio de 2014

Memória!

a ' REPÚBLICA' DA Av. Princesa Isabel

Não tenho nem orgulho,nem vergonha deste período. Foi assim e pronto....!!!! Não me envergonho de nada....Pra que? isto vai mudar algo?

Mas alguém viu uma das pessoas que frequentava este local dias atrás em Sampa e me recordei desta época....

Éramos poucos, na verdade, nem lembro bem quantos....

Eu tinha ido ao Peru e voltado. Quando regressei, procurei pelo antigo endereço onde morava na av. Cuiabá,358/10.

Não havia mais ninguém morando no endereço antigo. Fora deixado pelo turma que o locava. Tempos depois descobri que alguns remanescentes daquele antigo grupo morava na av. Princesa Isabel,160/1009.

Pra lá foram Caco Barcellos e Licinio Azevedo. Não recordo de mais alguém que foi morar, se não estou enganado e peço desculpas se estiver, foi também o Carlos Mossmann (hoje vive em Novo Hamburgo).Os três eram da Folha da Manhã, um extinto jornal da Caldas Jr.Chamada de ' Folhinha",era o ' xodó' dos estudantes da época. Liam muito. Era um jornal muito bem feito,caprichado, que provocou ciumeira dentro da própria empresa.

Na ' república' da Princesa Isabel, imperava aquilo que meu irmão chama de ' alma socialista"...
é um modo de traduzir que tudo é de todos...

Como eu estava sem emprego - trabalhava na Rádio da URGS como estagiário(quando fui me aposentar revirei a URGS atrás de documentação disto, mas a URGS não localizou, e olha que insisti, fui lá várias vezes)- foi nesta época que fiz de improviso uma boa entrevista com a Elis Regina nos porões do Teatro Leopoldina, que agora há poucos dias terminou de ser demolido - vivia meio ' arranchado' no apartamento dos colegas e amigos qu me acolheram e pelo qual hoje sou muito agradecido...(alguns deles podem achar que não....)

A namorada de um deles, Licinio, talvez com certeza o que mais me segurava entre os que pagavam o aluguel- sei lá posso estar cometendo uma injustiça com os demais - reclamava que eu pegava comida na geladeira....

Foi uma grande decepção pra mim, ver aquilo....

Também foi um cair na real....

O Licinio me pedia pra voltar pro trabalho, pra ganhar a vida....ele devia achar que eu estava ' radicalizando' muito a coisa...

Tempos depois - lá por outubro de 1974 - voltei a Lima, onde pelo destino fiquei até final de 1976. Voltando por SP, ficamos no pequeno apê do Caco e da Avani, onde também estavam Ana Elusa e o Zé Antônio( que hoje ouço na rádio Guaíba...trabalha no Governo do Estado).

Se a vida é um ir e voltar, sei lá....Por isto ela é a vida....

Me quebrei muito nela, mas prefiro estar aqui e dou Graças a Deus todos os dias quando saio pra caminhar, como farei daqui a pouco....

Daqui não levarei nada...a minha biografia, talvez....(olides canton)

em tempo: esta atriz que namorava o Licinio e que reclamava da comida que eu pegava vive em SP...que Deus lhe dê saúde e longos anos de vida. Minha ' alma socialista' que perdura lhe deseja tudo de bom!
Fui!
( perdão se fui piegas...)

em tempo II

Sobre este local e minha estada lá, o amigo Licinio da Silveira escreveu em 9.8.2012:

' Esquecestes de contar a tua volta do Peru,quando ficastes na minha casa e do Caco, te fechastes num quarto e só saístes de lá depois de semanas, deixando todas as paredes e mesmo o teto cheio de escritos incompreensíveis, ao ponto de termos mandado repintar o quarto inteiro"

em tempo III

O velho e saudoso JBAveline gostava de brincar e fazer troça sobre minha estada lá...alguém contou a ele uma versão,a cho que foi o ' cigarrinho" - Luis Matzenbacher -se não foi peço perdão ao colega, e o velho brincava:

- Tengo hambre, tengo hambre, era tudo o que tu dizias lá....

Deixa eles.....

NO BAR DOS POBRES



antes de ir hoje de tarde fazer um ' happy' no café do porto, mário rozano autor deum livro sobre seu pai, recentemente falecido, autografou pra este vivente, o livro que ele mesmo construiu....

Primeiro fizeram o livro sobre o joquei clube e depois segundo fontes ouvidas por este repórter, beto canarinho, o maior assobiador desta paróquia, convenceu rozano da importância que rozano, conhecido no turfe por rosano, teve na história do dito cujo e daí o filho providenciou o livro....

que é também um pouco a história de porto alegre.

rozano, pai, que faleceu dias atrás, tambem foi comentarista de turfe, tendo militado na rádio metropole e no jornão do barão, como chamavam o kronica.

CEARENSES VÃO EMBORA

Cerca de 60 garçãos que trabalhavam no Montana Grill, perto do Beira-Rio estariam voltando pro Nordeste.

O Montana teria sido vendido pro grupo na Brasa.

E este novo dono não quer trabalhar com os garçãos anteriores...

Coleguinhas

Marcelo Campos ,pesquisador, também foi demitido da Guaíba.

* Celito de Grandi teria sofrido um enfarte.

Da memória de um repórter

Encontrei o velho companheiro Sérgio Becker num cyber e lhe disse que tenho a Isto é da volta do tio Briza...ele nem lembrava. Veio é assim, tudo esquecido.

* Ai ele me contou que acha que nesta cobertura - da volta do tio Briza, - ele foi a SB...

* A SB Becker também esteve quando morreu o Jango pelo Estadão. Mais Ucha(Danilo) e o Bebe Chorão, no caso Antonio Vargas.

* Hospedaram-se no Charrua Hotel, cujo primeiro andar estava,segundo Becker, todo tomado pelo DOPS( politica da repressão da época,depois extinto).

* Becker e Vargas foram dar uma volta pelo quarteirão ....pra ' sentir o clima de SB"...

- Não tinha ninguém, lembra hoje Becker...

* Apenas no diretório do MDB havia lá uma bandeira do Brasil a meio pau e um cartaz que dizia JANGO MORREU, algo semelhante.

Becker tem esta foto guardada quer fazer uma exposição das fotos mas não acha PAITROCINADOR....

* Becker e Vargas foram dar a tal volta por SB e depois relataram o que viram pro Ucha, que ficara no quarto. Como naqueles anos se escrevia |à maquina, Ucha largou ali na hora 5 laudas passadas por telex pro Estadão que parece deu na capa....

* ADUBO PAPEL...

Becker também lembra que foi com Ucha e Vargas quando estourou o escandalo do adubo papel, nos anos 70, a passo fundo.

chegaram lá foram ter com Ivaldino Tasca, que trabalhava no Nacional.

- O que vocês querem aqui? quis saber o repórter de O Nacional.

Ucha fez segredo, não posso dizer, respondeu.

Segundo Becker, o Estadão deu furo nacional daquele assunto que levou o ex-deputado Aldo Pinto às lágrimas na Assembléia Legislativa do Estado.

- O Mário Lima(|chefe da sucursal do Estadão) tinha uma fonte na Polícia Federal que lhe passou o assunto, lembra Becker.

Cosi la ze stata(foi assim!)

dos leitores!

De: umbertoadvogados
Para: contato@deolhoseouvidos.com.br
Assunto: Jose Verissimo
Data: 06/05/2014 15h31min49s

Olides !
José Veríssimo não foi um médico de Guaporé e sim um jornalista, escritor, estudioso da literatura brasileira. Foi um dos princioais idelaizadores da Academia Brasileira de Letras. Nasceu em 8/4/1857 e faleceu em 2/12/1916 no Rio de Janeiro. É mais um daqueles nomes que Guaporé gostava de dar aos nomes das ruas de seus distritos. Nomes que se perpetuam até hoje e poucos sabem quem foram estes ilustres desconhecidos. e o que é pior é que Serafina concorda com isto. Tanto é que concorda que temos várias ruas com nomes que para nós não dizem nada.
A rua José Veríssimo, conhecida também por "rua apertada" outrora já foi conhecida como "rua do pau pega". Isto porquê na década de 60 era habitada na sua maioria por operários do frigorífico e as brigas de vizinhos eram constantes.
Um abraço

Curiosidade sobre o tempo de rádio e TV - PDT

Pelo capincho, de são borja

A coligação encabeçada pelo PDT que tem o Dep. Vieira da Cunha como Pré-Candidato ao Governo do Estado, têm até o momento 45 deputados federais, o que garante um tempo de rádio/TV de 1 minuto e 46 segundos.

Uma vez que PV e PSC venham a aderir à coligação Pedetista, soma-se a esse tempo 50 segundos, totalizando 2 minutos e 36 segundos.

Ainda, um terço de cada bloco de 30 minutos de propaganda eleitoral é dividido igualmente (ou seja, 10 minutos = 600 segundos) dividido igualmente entre os partidos/coligações que disputam a eleição.

Letier Vivian
São Borja/RS

dos leitores

por Rekern

O PDT enlouqueceu
Além de lançar como candidato a senador aquele locutor que mais criminalizava a política, o partido do Brizola se alia aqueles que exilaram o fundador, prenderam e torturaram muitos de seus quadros.

E a Meméia, sumiu do noticiário
Será que a Ana Amélia desistiu da candidatura ou está se guardando para depois da Copa. A turma da agricultura, que era PP desde criancinha já está achando que o Tarso é responsável pelos avanços do campo aqui no RS nestes dois últimos anos.

O sucesso da Petrobras
A ataques da oposição a Petrobras, um dos maiores sucessos do PT não vai dar em nada. Os números da companhia dos anos tucanos, confrontados com os dos anos petistas dá 10 x 0 para a Dilma.

Capincho explica!!!!!!!

O que o PDT está fazendo é apresentar à sociedade gaúcha uma candidatura alternativa, fora da polarização PT X PMDB, sendo que a aproximação com o DEM se dá por razões obviamente pragmáticas (conquistar tempo de rádio/TV).

O que o PDT não pode é ficar inerte ou a reboque de outros partidos.
Eu quero votar no 12 pra Governador!

Letier Vivian
São Borja/RS

Dia das Mães, ponto

por Marcio de Almeida Bueno

Se o Dia das Mães - aquela mesa arrumada, todos com fome - serve para comemorar a ligação afetiva entre fêmeas e seus filhotes, é porque se reconhece esta união mesmo após o rompimento do cordão umbilical. No entanto, os animais que são vistos por muitos justamente como seres 'instintivos, ponto', não recebem esse benefício do reconhecimento de uma afinidade maior e muitas vezes longa entre mãe e filho. Pela lupa míope do especismo, a mãe humana é sagrada - inclusive com desdobramentos religiosos - e recheada de virtudes, cabendo aos adoradores manter a escravidão e morte de mães não humanas que, por azar, foram elencadas como 'de serventia'.

Então a compreensão se divide em duas, sendo correto pensar que comparar mãe e filho com porca e porquinho é ofender a humana. Vaca, cadela, galinha, porca, égua, macaca - comumente usados no linguajar chulo para rebaixar a mulher, e se aplicado à mãe de alguém pode redundar em briga ou processo por danos morais, tão em voga atualmente.

Mas o cuidado é o mesmo, o sentimento, a dor pela separação, o terror da morte, a defesa incondicional. E não, não vou arrolar casos de mães que jogam bebês na lata de lixo, que silenciam e não percebem o abuso dos filhos por padrasto etc. - porque o objetivo aqui, senhores chatos veganofóbicos, não é diminuir ninguém. Isto já é feito há milênios pela humanidade tola e tosca, colocando os animais lá embaixo, os Morlocks que Deus-alguma-coisa enviou para servir os que são iguais a si - o que abre dúvidas em relação à empatia para com o sofrimento alheio. Mas esta é outra conversa.

A ideia é equiparar aqueles que, sencientes, percebem no filhote um semelhante que, por enquanto, necessita da proteção, alimentação vital e olho atento, enquanto a idade adulta não chega. Há diferenças, claro, como em tudo que existe, e diferença nunca foi motivo suficiente para se aceitar a submissão e o ‘poder fazer à vontade’. Prova é que foram caindo, um a um, os alicerces do preconceito contra estrangeiros, negros, mulheres, crianças, infiéis, indígenas, homossexuais, portadores de deficiência mental. Todos eles diferentes, na aparência, do "macho adulto branco sempre no comando" - Caetano Veloso - que, vejam só, cunhava nas tábuas da verdade as leis ditadas pela divindade, compulsória para todos, e obviamente dura lex para quem estivesse abaixo do legislador.

Hoje são os animais não humanos, que nada podem fazer contra as leis que regulam, autorizam, normatizam sua exploração, sua criação, abate, testes científicos, ‘lazer’ cultural/tradicional, puxar-lhe leite, puxar-lhe ovos, esfolar, capturar com anzol ou sufocamento, confinar, manter em jaulas ou gaiolas, vivisseccionar, dar tiros, obrigar a cumprir trabalhos forçados - e o que mais a imaginação humana inventar como capricho, enquanto não é proibido.

Então o Dia das Mães, como outras datas, celebra o egoísmo de uma espécie, que ultraja as demais, e ainda sacraliza as que geram filhotes - desde que seja dentro dos limites da espécie. Fora dela, vaca ou cadela ‘é puta, ponto’.

O BÍBLICO DA ERA DIGITAL

por Eron Duarte Fagundes

É claro que um filme bíblico rodado hoje não poderia ter as mesmas estruturas formais e temáticas da velha Hollywood. Noé (Noah; 2014), o novo filme do norte-americano Darren Aronofsky, é a visão de eventos bíblicos à luz da era digital, uma era em que o experimental (o cinema de luz) e o comercial quase se tocam. Estamos longe de visões como aquelas de Nicholas Ray ou Cecil B. DeMille. A câmara é mais agnóstica, ainda que trate com alguma reverência a religiosidade lendária da personagem.

Aronofsky, sabe-se, é um cineasta pretensioso e irregular. Seu melhor filme é Cisne negro (2010). Ele começou sua filmografia com um pretenso intelectualismo, Pi (1998). Andou inventando moda no desorientado Fonte de vida (2006). Namorou a ação física em O lutador (2008). E agora em Noé está no meio do caminho: aproveitando-se das facilidades com que Hollywood edifica um espetáculo, arma o quadro para conquistar um público que até aqui se tem afastado de seu cinema. Faz a pose de Steven Spielberg (“eu sou a indústria!”): mas com outras intenções.

Há problemas no filme. O principal deles é a ausência do convencimento do protagonista, Russel Crowe; suas expressões são falhadas concepções de Noé, que parece tudo menos um patriarca bíblico, e destoam da grandiloquência visual pretendida pela realização. O elenco subsidiário é melhor: Jennifer Connelly, Anthony Hopkins, Emma Watson, especialmente. A construção da arca poderia render melhores cenas ao filme. Mas os planos neste caso são frouxos. Aronofsky prefere concentrar-se nas questiúnculas de enfrentamentos em batalhas. Não deixa de ser bonito, às vezes, mas nada que possa impressionar o observador.

6 de maio de 2014

Atropelamento

na ultima sexta, andava perambulando pela osvaldo - nesta minha nova vida de aposentado - fui tomar um suco de laranja na lancheria do parque(apesar da dieta)E DEPOIS IA PEGAR MEU BUS

peguei a hora que uma senhora foi atropelada numa esquina..ela foi levada por uma guria pro HPS

mais rolo do atropelamento de sexta, na esquina da osvaldo com outra rua ....no meio da tarde, populares fizeram um au^depois foi todo mundo embora.

de Serafina


rua apertada, também conhecida por josé verissimo, um médico de guaporé, se não estou enganado....


geraldo peccin,secretário de turismo de serafina..morou na Italia e depois foi trabalhar com hotelaria. ele que bolou a via Genova, de serafina, que é uma réplica de como os imigrantes italianos teriam chegado ao Brasil...tudo o que é turista vai lá....


Av otávio rocha, na sexta-feira santa, quando desci pra cidade. serafina estava vazia naquele feriado....que ameaçava chuva, mas acabou só chovendo no fim do dia....

Estas são fotos que me restaram da ida na Páscoa a chamada ' la úndeze"

Dos leitores!

De: julio pacheco
Para: deolhoseouvidos1@terra.com.br

Olides uma correção.
Dom Altamiro Rossato não mora sozinho.
Tem a companhia de um padre Redentorista e acompanhamento permanente de
uma enfermeira. Hoje, dia 05/05 ele está, preventivamente, no Hospital São
Francisco em função de sua idade 89 anos.
Boa semana. Júlio César

dos leitores

Dom altamiro foi o fundador das JUC, uma casa onde morei quando cheguei em porto alegre. queria ter entrevistado ele.(olides)

De: julio pacheco
Para: deolhoseouvidos1@terra.com.br
Assunto: Dom Altamiro Rossato

Olides.
Complementando o que enviei pela manhã:
A Arquidiocese de P. Alegre divulgou nota hoje informando que o estado de saúde do Arcebispo Emérito de P. Alegre, Dom Altamiro Rossato é grave.
Ele está na UTI do Hospital São Francisco com 89 anos de idade. Tem problemas pulmonares e se encontra sedado.
Júlio César

JULIO PREPARA CARAVAGGIO

Julio Pacheco que trabalha na rede vida( na foto ele no escritório e na frente do prédio) prepara o próximo evento que é a transmissão da procissão de Caravaggio...

Anos atrás, ele tinha ' inventado ' de levar o padre Marcelo Rossi a serafina e quase levou...mas a grana era alta( a igreja também tem despesas e o padre marcelo anda com uma entourage....)o engraçado foi o seguinte: eu disse a ele liga na prefeitura e fala com o polaco que é o prefeito...aí ele ligou,atendeu um sujeito lá e depois de muito se desentenderam o prefeito disse\;
- mas tu tá falando com o polaco...

resumo da ópera; NÃO DEU SAMBA....



SEXTA PASSADA fui tomar um café com o julio na rede vida. e vi como a rede é bem enxuta....

depois pegamos ambos o T3, ele desceu na protásio e eu mais adiante...

conheci o julio nos anos 70,quando ele era diretor da RBS em Brasilia...

nunca se entendeu sua saída do grupo RBS..mas o fato é que ele saiu ainda no tempo do Maurício....

agora ele tá bem na rede vida, mas tá cuidando também de sua saúde....

é um leitor deste blog e sempre que tem uma dica nos manda....

saúde a ele, a dona doris( que sempre me atende bem e gentilmente) E AOs seus dois filhos.

CLUBE DO CINEMA COMPLETOU HOJE 66 ANOS....



Procurei hoje um livro que tenho sobre a história do clube mas não achei. nesta esculhambação que a faxineira deixa meus livros. ela tira tudo do lugar...mas quando achar vou contar um pouco da história do clube.

na foto, o andré fala no sábado no santander sobre recados em geral. a comemoração do clube será dia 17 num almoço.

no clube tem quizilhas a dar com pau....

uns não gostam de outros, brigam por lugares, como já vi um domingo destes....

uma mulher saiu de lá depois da briga dizendo: é vivem fazendo fofoca de mim neste clube....pelo pouco que vi o clube é um pouco a ari.....

tem disputa de beleza, tem tudo...

mas viva o clube...quando achar meu livro conta mais dele.

Coleguinhas

como diriam os colunistas sociais.olha aí os nossos coleguinhas que posaram pra nossas camaras....patricia comunello e marcelo ribeiro do JC numa das coletivas da federasul, dias atrás

* Atenção nem sempre tenho notícias de coleguinhas...tou meio por fora de redações...

quando tenho, coloco,senão deixa pra lá....

* Com minha aposentadoria, tou fazendo o que me dá prazer. cumprir pautas, já era como se dizia nos anos 70....

* me lembrei muito do meu amigo EDison Puntel, de sampa, falecido nos anos 90....

neste fim de semana, porque revisei um texto que falo dele...era um grande parceirão em tudo..foi-se cedo....

* Era o Edison que me levava pros congressos de transporte....e sempre fiz boas coberturas....

* Nesta minha nova vida de 'aposentado" procuro fazer o que não podia fazer quando dava duro no dia-a-dia...

* A vida é assim, são etapas...não quero mais pressão de nenhum lado....

* se der pra fazer faço, senão fica pra outra....

* Lauro Dieckmann embarca hoje pra Espanha, madrid, vai conhecer museus....

Dois anos atrás, ele marchou, em Paris, com 100 dolares, naquele golpe tradicional....

de um italino que diz que quer vender quinquilharias porque sobrou numa exposição....

Vê se não marcha novamente, cara...

boa viagem!

FILHA DE LEITORES

Pelo visto Claudia Laitano, editora do ZH cultura e Roger Lerina formaram no passado um ' par romântico"...e leitor de Ernest Hemingway...

Sua filha se chama Pilar...seria uma homenagem ao personagem de um livro do famoso escritor?????

como sou meio inculto, não lembro de qual dos romances...mas sei que é um dos que se ambientaram na ESpanha...

vou dar uma de Mendelsky....quando não sabe e isto acontece com todos, pede ajuda aos ouvintes. sempre quebram seu galho.

dos leitores!

Volmer, vou procurar me informar e te passo pelo blog. adoro esta interação com os leitores é minha razão de fazer o site (olides)

De: Wolmer Jardim
Para: contato@deolhoseouvidos.com.br
Assunto: BRAUNER
Data: 05/05/2014 20h55min17s UTC

Olides, que mais sabes sobre a saúde do Brauner?
Onde ele está?
O Brauner é meu amigo de muitos anos, trabalhamos juntos na Rádio Tupanci, em Pelotas.
Abs.

PDT

O pessoal do partido acha que fará 3 deputados federais: Affonso Mota, Cherini e Pompeo.

affonso é atual suplente, cherini é deputado federal e pompeo é secretário da prefa de porto.

* Lasier estaria correndo muito o Estado....

está na ' capi' de votos....

* Vão lançar a candidatura do Vieirinha ao governo estadual em SB por ocasião dos 10 anos da morte do tio Briza....

DE SÃO BORJA

enchente no uruguai

POR CAPINCHO

' aqui hoje,segunda, abriu sol...

choveu toda a noite e todo o dia de domingo...

Uruguai com enchente mais de 10 metros acima do nível e vai continuar crescendo!

PMDB

a assessoria do pmdb não mandou nada deste findi do roteiro do sartori. ele ia a taquara e canela!

Complexo de vira-lata

por Rekern

O complexo de vira-lata transpareceu num comentário da Rosane de Oliveira, na Gaúcha nesta segunda-feira. Falando sobre a implantação de equipamentos no aeroporto, afirmou que “nada dá certo no Brasil”. Rosane, no meu Brasil tudo começou a dar certo depois que o Lula foi eleito.

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira

A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Porto Alegre, aberta em 22 de abril, já imunizou até o momento 216.931 pessoas. Foram vacinados 96.119 idosos (45,13%), 28.875 crianças (38,54%), 1.452 puérperas (62,26%), 23.460 trabalhadores da saúde (31,31%), 315 índios (60,81%). Também 66.710 doentes crônicos, lembrando que esse grupo não tem meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS).

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a vacinação segue até sexta-feira, 9, e não há previsão de prorrogação do período. A meta deste ano, conforme a 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza), é a imunização de pelo menos 80% da população de maior risco. Fazem parte do grupo de risco as crianças de seis meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e mulheres que tenham dado à luz há até 45 dias, portadores de doenças crônicas e trabalhadores em saúde.

A vacinação não é recomendada somente para pessoas que tenham manifestado reação alérgica em aplicação anterior ou que sejam alérgicas a ovo de galinha ou derivados. Mesmo assim, aquelas que apresentam apenas urticária depois de consumir ovos ou alimentos que contenham o produto podem receber a vacina. Neste caso, devem informar a equipe da unidade de saúde sobre essa questão. Quem estiver com febre (mesmo sendo baixa) deve esperar o desaparecimento do sintoma para se vacinar.

Prevenção - A gripe é uma doença respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode gerar complicações graves e até levar a óbito se não for tratada a tempo e adequadamente. O contágio é transmitido por secreções das vias respiratórias. Além de ser transportado pelo ar, quando a pessoa infectada fala, tosse ou espirra, o vírus pode também se instalar nas superfícies dos ambientes. Portanto, para se prevenir, é importante lavar ou higienizar as mãos com álcool gel frequentemente e evitar o contato das mãos com a boca, os olhos e o nariz, principalmente em locais de grande circulação de pessoas. Outra recomendação é usar sempre um lenço ao espirrar ou tossir.

Sintomas - Os sintomas da gripe são semelhantes aos do resfriado. Por isso, o melhor é buscar orientação médica quando aparecem juntos dor de cabeça, congestão nasal, tosse, dores pelo corpo, mal-estar, rouquidão e febre variável. A maioria das pessoas diagnosticadas com gripe e tratadas com medicação antiviral logo que surgem os sintomas se recupera dentro de uma a duas semanas. Mas a forma mais eficaz de combate continua sendo a prevenção por meio da vacina. As campanhas nacionais de imunização, promovidas desde 1999 entre abril e maio, vem cumprindo papel relevante ao longo dos anos para puxar para baixo os impactos da gripe na saúde pública. Os resultados se revelam na queda do número de internações hospitalares, dos gastos com remédios para tratamento de doenças infecciosas de origem gripal e do índice de mortes evitáveis.

Fotos de Luizinho

por luizinho morem

Essa Cadelinha é minha o nome dela é " MATILDA "é Uma FOX TERRIER PELO DE > ARAME ela é muinto ESTILOSA nesta foto ela esta de PUNK ROCK , Mais PUNK do que pra ROCK . Mas ela é um Barato . (As Duas Ultimas É a do Carro que caio no Corrigo da Av. Guarúja , em Frente ao POSTO DE SAÚDE no bairro Guaruja

O ENCANTO HOLLYWOODIANO DE UM VIENENSE

por Eron Duarte Fagundes

Josef Von Sternberg não foi o único austríaco que trouxe traços vienenses para a capital da indústria do cinema. Erich Von Stroheim e, mais decisivamente, Billy Wilder o fizeram. No entanto, Von Sternberg foi o que mais soube trazer à tela os encantos hollywoodianos genuínos. A Vênus loira (Blonde Venus; 1932), filme posterior ao marco de sua filmografia O anjo azul (1930), usa de todos os trunfos visuais muito americanos para impor-se ao espectador. Seu senso plástico é a Hollywood em seu cume: poucas vezes se pôde ver uma estrela, no caso a magnífica alemã Marlene Dietrich (que também interpreta O anjo azul), desenlaçar-se tão bem nos cenários, entre a família e o cabaré, dizendo diálogos ora remidos, ora maliciosos, e também cantando, uma destas vezes Marlene está em Paris, exercitando seu francês numa canção (Marlene viveu seus últimos anos na cidade-luz, onde morreu em 1992).

Pode-se dizer que A Vênus loira teve uma influência decisiva na sétima arte. Ao jogar com a duplicidade moral do humano, utilizando o cabaré e a família como signos das duas faces duma personagem, Von Sternberg veio a ter no espanhol Luis Buñuel e igualmente no polonês Krysztof Kieslowski (as sinuosidades metafísicas da Verônica deste cineasta remetem à matriz Helen, de Von Sternberg/Dietrich). E a performance de Marlene em A Vênus loira, mostrando uma personagem que no gozo da vida topa suas próprias inquietações de ética sexual (uma espécie de remorso que marca seus passos mesmo no esplendor do prazer), foi refeita depois pela própria Marlene e por Billy Wilder em A mundana (1948).

Sob qualquer ângulo que se tomar, A Vênus loira permanece um filme pioneiro, aonde as sombras do envelhecimento pouco têm que fazer.

de Serafina

Investindo em Saúde e Bem-Estar

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria de Coordenação e Planejamento, vem buscando recursos junto aos Governos Estadual e Federal, com o objetivo de realizar importantes projetos que beneficiam toda a comunidade serafinense. Neste ano, o município de Serafina Corrêa foi contemplado com recursos do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, que tem por objetivo permitir o repasse de incentivos financeiros para a construção da Unidades Básicas de Saúde Municipais, a fim de prover infraestrutura adequada às Equipes de Atenção Básica para o desempenho de suas ações. A Unidade Básica de Saúde será construída junto ao Centro Municipal de Saúde, Rua Costa e Silva, centro do município, com investimentos que passam de R$ 770 mil. Mais uma importante obra que vai ao encontro da comunidade serafinense, proporcionando saúde, bem-estar e qualidade de vida para todos!

Habitação e qualidade de vida!

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, está realizando a implantação de mais um Loteamento Popular no município. Localizado na Rua da Esperança, esquina com a Avenida da Felicidade, o Loteamento Verdes Vales II, destinado a edificação de residências, possui área total a ser loteada de 49.762,00m². São 120 lotes, residenciais e uma área de uso institucional e recreação, da Prefeitura Municipal. Localizado próximo ao Loteamento Verdes Vales, onde as casas já estão sendo construídas, o Verdes Vales II está recebendo a infraestrutura necessária, possibilitando, no futuro, que mais famílias serafinenses possam realizar o sonho da casa própria.

Aniversário da Escola Municipal Agrícola

No dia 19 de Abril de 2014, a Escola Municipal Agrícola completou 26 anos de muita dedicação e profissionalismo na área da educação. Para comemorar seu aniversário ocorreu o lançamento da Gincana Cultural, Recreativa e Esportiva. No turno da tarde, os alunos realizaram as tarefas propostas da Gincana e aproveitaram esse período para estreitar laços de amizade, aprender, aprimorar o trabalho em equipe, espírito de liderança, responsabilidade e, óbvio, se divertir muito! A Equipe Diretiva da Escola Municipal Agrícola agradece aos seus professores que na ideologia de uma prática voltada para o dinamismo, buscam diminuir a distância entre a teoria e prática; e aos pais e responsáveis de seus alunos por confiarem na proposta de educação desta Instituição de Ensino.

Lançamento de CD no Projeto Viva a Cultura!

A Prefeitura de Serafina Corrêa e a Secretaria Estadual da Cultura apresentam o Projeto Serafina: Viva a Cultura! Uma programação cultural que tem levado muita arte, musicalidade, humor, resgate cultural, lazer e entretenimento para os serafinenses e visitantes. Na sexta-feira, 09 de Maio de 2014, contemplando o Projeto Serafina: Viva a Cultura! haverá o Lançamento do primeiro CD do Coral Municipal e do Coral da Melhor Idade, no Clube Social e Cultural Gaúcho, às 19h, com entrada franca. O Coral Municipal e o Coral da Melhor Idade são Projetos Culturais da Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa que proporcionam o contato com a música de forma gratuita. Completando 10 anos em 2014, o Coral Municipal bem como o Coral da Melhor Idade, Projeto criado há menos tempo, agregam à arte de cantar, cultura, diversão, lazer e qualidade de vida. Participe do Lançamento do primeiro CD do Coral Municipal e do Coral da Melhor Idade, dia 09 de Maio, sexta-feira, no Clube Social e Cultural Gaúcho, às 19h, com entrada franca. Mais informações: www.serafinacorrea.rs.gov.br/vivaacultura ou 3444 2860.
Financiamento: Pró - Cultura - RS - Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa - Viva com Qualidade!

5 de maio de 2014

O ' crime do Barranco"

Talvez nestes 45 anos do Barranco,nenhum episódio tenha tido tanta divulgação na imprensa quanto o fato de Beto(Alberto Olwheiler Wargas da Silveira),filho do falecido deputado e compadre de Leonel Brizola, Wilson Vargas da Silveira,ter matado, decorrência de uma discussão,Renato Mota da Silva, filho do advogado Oscar Alves da Silva( consultor da Associação Cristã de Moços(ACM).

O crime ocorreu em 29 de abril de 1981. Além de ter matado Ricardo, Beto Wargas feriu o engenheiro Eduardo Torelly.

O fato não aconteceu propriamente dentro da churrascaria, mas na frente. Mas acabou conhecido pela alcunha de ' o crime do Barranco".

Beto e Ricardo começaram uma discussão dentro da churrascaria.Não se sabe o motivo.

Ricardo correu pra sua casa , que ficava perto do Barranco pra buscar um facão. Quando chegou, Elson Furini ainda tentou impedir que ele entrasse. Mas não teve êxito.

A discussão prosseguiu e já na rua Beto deu vários tiros em Ricardo que foi socorrido e levado ao HPS.

Morreu no hospital.
Beto Wargas foi defendido pelo advogado Oswaldo de Lia Pires.Dizia-se na época que teria vendido um empreendimento imobiliário Ouroville em São Francisco de Paula apenas pra pagar o advogado que o defendeu.

O pai do falecido, Oscar Alves da Silva, que fora colega de Wilson Vargas da Silveira na faculdade de Direito da UFRGS não foi mais ao aniversário de formatura da turma.

Assim quando Fernando Degrazia convidava Oscar para ir ao almoço de comemoração da formatura ele invariavelmente dizia:

- O Wilson vai?
- Vai.
- Então não vou.

No ano 2000, Oscar perguntou a Fernando:
- O Wilson vai?
- Não( ele já tinha morrido)
- Então este ano vou, respondeu o pai do falecido rapaz que foi assassinado na frente da casa.

O crime virou até piada. Sempre que o chargista SAMPAULO, convidava a esposa Eneida pra irem ao Barranco,ele dizia em tom de deboche:
- Vamos dar uns tirinhos no Barranco!!!!

( Olides canton)

MEMORIA DA CALDAS JR....

MORTE DE DEGRAZIA

Edgar Degrazia entrou na Caldas Jr. em 1971, no direito trabalhista.

Era casado com Alice Caldas, filha de Breno, dono da empresa.

No dia 25 de maio de 1982 ele ia a Brasilia pela Vasp ...pegaram tempo feio e o avião bateu feio na pista. Matou duas pessoas e feriu outras quinze.

Um dos mortos foi o genro de Breno. a filha, que estava junto, sofreu um longo processo de recuperação.

Nos 57 anos da fundação da Guaiba, um filho de Degrazia mandou recado ao Mendelsky dizendo que seu avó sempre que andava de carro ouvia a própria emissora.

Os Ribeiro, que foram donos do grupo durante 20 anos, não foram lembrados nas homenagens dos 57 anos da Guaiba. Fazer o que?

IMPRENSA

O JUREMIR VERSETTI ME MANDA SEMPRE O ANTENA DE ENCANTADO...

É UM BOM JORNAL, FALA DA REGIÃO

* MENDELKY TEM SEUS OUVINTES. OUVI UM FREQUENTADOR DA SAUNA QUE VOU FALANDO AH, O MENDELSKY DISSE ISTO...OUTROS PERGUNTAM: ONDE ELE ESTÁ??

* É NORMAL QUE QUANDO TROCA DE EMISSORA OUVINTES SE PERCAM DO SEU APRESENTADOR.

* MINHA TESE É DE QUE O CARA OUVE O APRESENTADOR....NAO O VEICULO. AS VEZES INVERTE.

* MELHOREI DA VIROSE, HOJE,SEXTA..COISA CHATINHA, DEIXA A GENTE AMOLADA.

* É ENGRAÇADO.SER OUVIDO É UM PRODUTO QUE ESTÁ EM FALTA...TODO MUNDO ANDA DE FONINHO NO OUVIDO, OU SEJA, NÃO ESTÁ NEM AI PRO MUNDO QUE O RODEIA. SÓ INTERESSA O QUE ELE QUER OUVIR.

* OUTRA OBSERVAÇÃO: NA SAUNA QUE FREQUENTO, O PESSOAL NÃO VAI FAZER SAUNA. VAI FALAR DE SUA VIDA...BERRAM, COMEM, E AS VEZES FAZEM SAUNA....A SAUNA MAIS PARECE UM RESTAURANTE QUE OUTRA COISA. E OUTRA OBSERVAÇÃO. A MAIORIA TEM UMA PANÇA DE 120 KG....FAZENDO SAUNA PENSAM QUE EMAGRECEM...NA VERDADE SAEM DE LÁ MAIS GORDOS PORQUE O QUE BEBEM E COMEM NÃO TÁ NO GIBI.

* É A CIVILIZAÇÃO PADECE DE TEMPO PRA OUVIR O OUTRO....

ACONTECEU CERTA FEITA...

Um cara começou de romance com uma ex-mulher de um figurão da política...agora ele a deixou e ficou na sua profissão de origem, na qual por sinal é muito popular, mas muito mesmo....

Segundo este cara, uma noite a ex-o convidou a ir pro seu apê...fica no oitavo andar de bairro nobre de Porto....

Depois da noite, quando tavam acordando no domingo de manhã pra tomar um mate, bater um papo, não é que toca o interfone:

- dona fulana, está aqui o senhor.....

ele vai subir....

- Cara, põe um calção e desce pra piscina e espera ali embaixo disse a mulher pro namorado daquele noite.

O cara pôs o calção e desceu na piscina. diz ele que quando chegou no térreo ainda viu o ex-marido de sua namorada ali esperando pra subir.

- Ele subiu ficou por lá uma hora e depois foi embora.Acho que foi levar um dinheiro....

Pronto. tá contada a versão do cara. Será verdade????SE NÃO for como dizGGMarques la vida no es no que uno vive sino lo que uno recorda e como lo recorda para contarla...viva Marques...(O.C)

DOMINGUEANDO....

tá começando querer clarear neste domingo chuvoso....

ontem de noite o Laurinho ficou falando do pala que comprou na Calle Florida e que eu fui buscar no sábado de manhã....

Foi na volta de uma viagem que ele fez a Patagonia. eu lembro foi na viagem que o coleguinha aquele o alcansou com medo de que fizéssemos mesmo o livro dos ' BRAGUETAÇOS DO RIO GRANDE' e ele,este colunista, tava com medo de que fosse incluido....

eu ainda não larguei esta idéia...só tou vendo como fazer...aliás tenho já uma bela lista....

Não se preocupe o colunista. ele e outros coleguinhas tão nela...mas pela sua inexpressidade pode ser que ele nem mereça estaqr nela....como disse o elio gaspari do Figueiredo, pediu pra ser esquecido, o será....

* Fiquei sabendo no smeus ouvidos sempre agtentos que o narrador Roberto Brauner não está bem de saúde. não sou seu amigo, mas torço pela sua recupeação. diz o laurinho que são gente de Pelotas....

* Te garanto que num mês da morte do adão oliveira não vão fazer mais nada....como dizia o tancredo neves, depois da missa de setimo dia, deu pra bola...

* aliás eu visitei uma vez o tumulo do falecido presidente em são josé del rey e tava completamente abandonado,atirado...

eu que tinha visto toda aquele mice en cene durante seu enterro fiquei impressionado com seu abandono. o porteiro do cemitério de são joão del rey me disse:
- vai lá que o tumulo tá lá...não tinha nem uma flecha indicando onde era o falecido tancredis neves, como diziam os taxistas do rio...

* falar em taxista do rio, peguei um na ida em janeiro e ele me disse:

brizolista eu, eu sou é lacerdista!!!!

FAXINALZINHO

A Guaiba tem dado bom destaque ao assunto dos indios x colonos que redundou em 2 mortes.

O Correinho também....

Estes conflitos vão e voltam!

mEMÓRIA DA IMPRENSA

SABADO DE PATRICIOS

o lAURINHO foi fazer uma ' 2 e 3 da zH nos anos 70, mandado pelo Armando Burd....

Um judeu que tinha um comércio no centro de Viamão perguntou pro repórter:
- Como vai Jaime ?

engraçado, pelo Maurício ele não perguntou

testamento do GOIDA

hIRON goidanich PREPARA SEU TESTAMENTO...

ELE JÁ DIVIDIU TUDO QUE TEM em 3 pacotes....

uma parte parece que vai doar pra uma instituição uruguaia ligada a cinema...

as outras duas ainda não sabe.

casa de cultura mário quintana não tem a menor chance; UM DIA ELE VIU lá um caminhão abarrotado de livros sendo levado embora. devia ser um acervo...

dou um conselho ao goida.se quer vender procure o judeu da papyrus....

* o testamento do clube de cinema goida já tem...está preparando o andré pra que ocupe seu lugar.

mas andré ainda é jovem...como na grécia antiga,os mestres vão preparando seus sucessores. isto tem na politica também....

nunca é um filho biologico,sempre um outro: exemplo; Jango é o filho politico de Getulio e assim vai.

* quando Goida morrer o clube de cinema vai passar por crises.ele media lá umas briginhas que vou te contar....

* Goida faz que não sabe e fala sempre pronunciando o NOS, como se fosse MAJESTADE....

* Tem um cidadão que é do clube de cinema que se fosse por ele só ele ia lá. briga com deus e todo mundo...

CLUBE DE CINEMA QUER CONFORTO

ASSOCIADOS QUEREM CADEIRAS MACIAS!

O HOMEM DE GELO

Eramos 5 ou 6 neste sabado que passou no santander pra ver o filme o homem de gelo. gostei do filme. até porque se passa numa NY que conheço um pouco...engraçado quando a mulher começa a ter ascenção social, ela pedepra ir morar no HOBOKEN....valeria uma linha; este BAIRRO DECADENTE DE NY, onde foi feito LADRÕES DE BICICLETA com marlon brando, foi recuperado e moram somente YUPPIES, destes que o laurinho acha o máximo, esta gurizada que ganhou e dinheiro e acham que são deuses no mundo....

já descobri uma coisa. os sócios do clube de cinema só vão mesmo quando o filme dá num shopping por a bunda fica vbem assentada na cadeira. não vão onde a cadeira é dura como a sala PF gastal( um horror de salinha, a gente fica mal sentado,são cadeiras ruins...e fora de mão aquele cinema e o santander onde a cadeira é plana)

Assim que além do filme, os caras querem e conforto...

FILME PERTURBADOR

Eramos poucos pra ver o filme da memória de Carlos Henrique Escobar, um ex-preso politico que não quer mexer nas feridas da tortura....

Está com cirrose, vive de uma aposentadoria que teve no Brasil, mora em Portugual com uma companheira de lá.

a filha, maria clara, tenta tirar dele seu passado. consegue a duras penas. o filme é todo ele o conflito entre a filha e o pai...

- você quer fazer um filme sobre você, não sobre mim, diz o pai....
é de certo modo é verdade.

nele aparecem as feridas da tortura da ditadura no Brasil.

Tempo chuvoso

Caminhei agora domingo na pracinha da encol. não havia viva alma....nem cachorros, nem gente....

é o tempo ruim manda todo mundo pra baixo das suas casas....

Penso: e os sem-teto?
claro que ninguém tá ai pra eles. não são consumidores! o que importa um sem-teto, provavelmente não vota!

AUTO - AJUDA...

OLHANDO BEM JÁ TOU DENTRO DAQUILO QUE SE CHAMA AUTO-AJUDA...

É O QUE ESCREVE A MARTHA MEDEIROS, A LYA LUFT...E NÃO É UMA LITERATURA MENOR....como tem gente que pensa....

O que será mesmo a Literatura???

se temos leitores, é por ai que vamos? não é assim que funciona...então vamos dentro do jogo.

Saude...

Um ex-integrante do"sala de redação|" estaria com a saúde debilitada....

´claro que este redator deseja seu pleno restabelecimento!

Dom altamiro rossatto, ex-arcebispo de porto alegre mora sozinho num apartamento....mas está bem..

dos leitores

De: rekern
Enviada: Sexta-feira, 2 de Maio de 2014 20:52
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: A turma do funil

A turma do funil
O Aécio, conhecido festeiro das noites cariocas arranjou outro amigo para suas farras. No dia 1º de maio em Paulinha da Força Sindical, ao lado do playboy de Minas, tomou umas e outras, e mais outras, e acabou agredindo verbalmente a presidenta Dilma. Esta poderia ser a chapa dos dois chapados
Rekern

Festa de 30 anos da Associação Cultural José Martí/RS e comemoração dos 61 anos do assalto ao Quartel Moncada, em Santiago de Cuba. Lançamento do CD “José Martí em Canto”

LANÇAMENTO DO CD “JOSÉ MARTÍ EM CANTO”, com a participação do ex - governador do Río Grande do Sul, Olívio Dutra, e dos músicos Leonardo Ribeiro; Mário Falcão, Pablo Lanzoni, Ana Lonardi, Cláudio Sander, Giovani Berti, Ricardo Arenhaldt, Luiz Mauro Filho e Everson Vargas (Brasil), e dos músicos convidados Maurício Figueiral (Cuba) e Sebástian Jantos (Uruguai).

26 de julho, às 20h.

Clube Caixeiros Viajantes, Rua Dona Laura, 646 - Rio Branco, Porto Alegre

Animação: Grupo Maria Bonita

Cardápio: Paella Campeira (bebidas não incluídas)

Contatos para aquisição dos convites: Ana Elise: (51)99148893 e Ricardo (51)96612191 e (51) 84516686

da Folha Popular de Teutônia

 

2 de maio de 2014

ZH nova? eu fora....

vi a ' nova ' ZH, isto me parece como carroceira de Onibus. dão uma garibada e dizem que é um novo lançamento. nada de mais.

não digo que deviam ser como quando nasceram, mas fazem tanto auê...eu acho é que a zh deve estar sofrendo concorrencia destes jornais dados de graça nas esquina...

* e acho que a nova diagramação da zh se querem saber é um xerox de O SUL..agora tão com complexo de o sul, mas a mim não me dizem mais nada. nem leitor sou.

* a zh tem dois ou tres coluniastas que realmente valem a pena. martha medeiros, a claudia tajes e o guri este filho do academico...(ele deve ter um puta complexo porque o pai e da ABL...mas ele é bom, se não abatumar vai longe....até floripa, talvez)

* No mais, eu não gastaria um centavo pra comprar a ZH. eu compraria o Correinho que pelo menos é enxuto e leio ali o que me interessa.

* O JC é um bom jornal e tem melhorado a cada dia.

* Mas como diz o rekern eu pego é o metro na esquina mesmo. é o que sobra pra pobre....ou ler na internet.

* Pego a Veja aqui no super Nacional, que o pessoal larga lá e ninguém lê....

* além do mais tou começando a desconfiar meio tarde que BOM SOU EU...sabe!!!!

TV COM NÃO VENDE ESPAÇO PARA PASTOR!

uM CONGTATO comercial que vende pra RBS ficou todo feliz da vida e já fazia contas com a bolada que havia de ganhar. Um pastor de uma igreja evangélica da av. Julio de Castilhos o chamou. queria comprar o espaço da meia noite até uma e meia na tv...
ele levou a proposta pra TV. não passou da gerente!!!!

MAZZARINO FAZ ESTARDALHAÇO

chegou hoje o jornal antena e uma página anunciando o NOVO PUBLISHER DO VALE DO TAQUARI. CHAMA-SE ADRIANO MAZZARINO, outrora porta-voz no vale do Lasier martins e pedro ernesto denardim...

agora ele vai investir no GUAXO E NUM OUTRO JORNAL GUASCA....

ETA BARBARIDA...COMEÇA COM O CANTOR ELTON SALDANHA O NOVO JORNAL DO MAZZA. E TEM ENTREVISTAS PRA REVISTA DO JUREMIR VESETTI...DAQUI HÁ UNS DIAS VEREMOS A REDE MAZZARINO DE COMUNICAÇÕES....

AI TÁ UM CARA CUIUDO QUE O RIO GRANDE TEM QUE DESCONRIR. EU JÁ CONHEÇO ELE. FOI A SERAFINA UMA VEZ E OLHE LÁ...TEVE QUE AGUENTAR UMA TARDE INTEIRA O BICO BFRANCO MOSTRANDO OBRAS ISTO DEPOIS DE COMERMOS OITO QUILOS DE FILES E PEIXES NO RIO CARREIRO. TUDO DE PANÇA CHEIA VENDO AS OBRAS DO BICO BFRANCO....QUE CASTIGO.

57 anos da Rádio Guaíba

Sobre a Guaiba. no dia do Niver, dia 30.4 Mendelsky tava falando de muita coisa do tempo do Breno Caldas. Ai se deu conta de elogiar a rede record que está continuando a emissora.

Outra coisa( e o tempo dos Ribeiro? rogério não deu uma linha sobre isto. eles também foram importantes...mas deixa pra la)(olides canton)

os esombros da Ospa



o prédio onde funcionou a Ospa na av. Independencia veio todo abaixo. ali será um prédio comercial de 15 andares. empreendimento da Cyrella.
estas fotos tem uns 15 dias

Escombros do Leopoldina!

Passei hoje, feriado, na frente do prédio onde era o Leopoldina. Não tem mais nada....

veio tudo abaixo. Nesta parada de ônibus, a gente pegava o busun depois dos concertos da OSPA...

é tudo muda numa cidade

CLASSE ME´DIA FORRANDO O BUXO...

Minha vizinha ana maria que me chamou a atenção>agora há pouco muito scarros aqui na av. Lavras, em porto alegre. todos indo comer no feriado de noite numa pizzaria aqui do lado.

aliás, a pizzaria trouxe também os amigos do alheio. vez emq uando houvem-se uns tirinhos na rua. não aconselho a vir morar na av. lavras, foi um bom lugar. agora com a pizzaria ficou tri perigoso.

Senna

Airton Senna morreu num 1 de maio....

Acho que 1994 ou 95....

Fui naquele dia almoçar no Barranco com uma irmã e ouvi de uma senhora, se consolando:

- O que uma mãe de um corredor pode esperar de uma notícia a não ser isto...

Senna havia morrido naquele domingo, na corrida, na curva ' tamborela"...

Dias depois fui no Trensurb e vi lá uma faxineira com uma faixa preta na cabeça, chorando convulsivamente: pensei: choro o povo brasileiro.

Muitos brasileiros deixaram de acompanhar a Fórmula Um com a morte de Senna!

GREMIO

COMO PREVIA O ARENA LOTOU. NÃO FUI AO JOGO. ME SENTIA CANSADO.T AVA COM UMA VIROSE BRABA.

NO CINEMA DA URGS TINHA SUADO DE TARDE.

HOJE,QUINTA, TOU FICANDO MELHOR.

FIQUEI CHATEADO, MAS ENFIM QUEM PERDE A PRIMEIRA,DE DUAS, DIFICILMENTE REVERTE.

É DA VIDA....

LONGOS DIAS TEM 100 ANOS!!!!

 

de maio de 2014

ESTADO TEM 300 MIL SERVIDORES


sec da fazenda do estado

Entre inativos( mais de 50%) e ativos a máquina pública do RS tem 300 mil servidores, informou hoje o secretário estadual da fazenda, ODIR TONOLLIER, em coletiva na federasul.

Estes funcionários consomem 1 bilhão e 300 milhões mensais.

- quem paga isto é a sociedade, disse o secretário.

Ele se queixou que ' a sociedade também paga ações judiciais que consomem um enorme esforço". Ele disse que estas ações judiciais são feitas com certa facilidade e que geralmente o Judiciário condena o Estado a pagá-las, onerando a sociedade.

Foi uma queixa silenciosa de Odir.

Em 2013 só em precátorios e RPV(precatórios de pequeno valor) o Estado gastou 1 bilhão e 395 milhões de reais.

DIVIDA

- Daqui há cinquenta anos, ainda haverá divida, disse o secretário da fazenda do estado, se referindo a dívida do Governo do Estado.
Ele lamenta que a dívida tem consumido o esforço do Governo e com a falta de verbas não se investe em obras, principalmente viárias.

Sobre sua permanencia a frente da Secretaria da Fazenda caso Tarso ganhe a eleição, Odir disse que nãotem posição se quer ficar,ou não.

Odir disse que o RS está dividido claramente em regiões de prosperidade e outras de pobreza. Prosperidade existe na RM(região metropolitana) e na região da Serra Gaúcha.
Já pobreza atinge a metada sul do Sul. Mas lá Rio Grande e arredores, nos últimos tempos, estão saindo fora do panorama, com aumento de receitas devido ao polo naval.
O secretário ainda explicou a situação da Previdência do Estado, do IPE.
- O IPE-Saude se sustenta, disse ele.

45 anos de Barranco!

Na foto, Chico Tasca e Elson Furini, nos 35 anos da casa, em 2004.



acervo Barranco!

Os sócios Chiquinho e Elson Furini,nos 25 anos do Barranco(20 anos atrás)

O MELHOR LADO



O fotografo Marcelo Ribeiro tenta pegar o melhor lado pra fazer a foto do secretário da fazenda,hoje, na federasul.


fotografo marceloRibeiro do JC

Coleguinhas

Pra mim, nenhuma surpresa o Caco Barcellos ter sido usado pelo Collor na sua absolvição do STF. O Caco também faz tudo por uma midiazinha...o garoto é bom marqueteiro....( queria ver a cara dos ' esquerditas' que achavam o Caco ' socialista'... só rindo, mesmo....)

SEMELHANÇA

engraçado,sempre achei as trajetórias do Caco(Barcellos ) e do ex-presidente Lula semelhantes...até pelas origens pobres...

mas depois que ' gostaram' do dinheiro, mudaram.....

* atenção: não é nenhum pecado gostar de dinheiro. a sociedade incentiva isto,eu entendo isto. não sou tão idiota e ingenuo....

* a melhor frase e a mais sábia que já ouvi sobre isto foi do velho comunista JBaveline. o velho dizia:
- O PROBLEMA NÃO É GANHAR O DINHEIRO O PROBLEMA É SER ' GANHO' PELO DINHEIRO.
e quando o vleho dizia ' ganho' queria dizer ser dominado pelo dinheiro, pela avidez do dinheiro....

A HISTÓRIA DO RADIO GAÚCHO

OS PROGRAMAS E COMENTARISTAS SOBRE TURFE

nO CASO, a carteira do falecido Mário Rozano, que comentava turfe nesta rádio.

De: mariorozano
Enviada: Quarta-feira, 30 de Abril de 2014 07:58
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: Re:

Gracias pela publicação...ah! o meu pai Mário Rossano, militou na imprensa esportiva como comentarista de turfe no jornal do Luis "Barão" Osório, e na rádio Metrópole durante os anos 60...Olha a carteira da Metrópole

niver da guaiba

a guaíba completou hoje dia 30.4 57 anos. sempre a ouvi,desde criança....quando ouvia futebol. hoje é um espectro da força que já teve, porque a RBS ficou muita forte.

mas ainda tem força, no interior. na capital, perde pra band...

* Julinho pacheco
Vou hoje pegar uma foto sobre eleição do mansueto serafina em caxias. o Julio Pacheco me prometeu a foto.

* Guaiba
Mendelsky recordou gente antiga da Guaiba...ibsen,mendes ribeiro, pedro pereira, flávio alcaraz e por ai afora.

* ouço a guaiba de manhã, mas quando não está o Mendelsky troco pra Band....

* Irmão
Fui dormir tarde
ontem porque fiquei falando com meu irmão de são paulo, que tinha ido a NY...

Topicos

Hoje, quarta, dia 30.4 o presidente do legislativo estadual, Gilmar Sossella fez programação com funcionários-barnabés- do poder legislativo. Tem até aquele ' chato' do guri de uruguaiana se apresentando,entre outros.

* ' capincho' vai trabalhar na sexta, ou seja, depois do feriado. Habemus trabalhum pro capincho, na prefa de são borja.

* Sobre são borja, não tenho mais noticias da minha amiga Neuza Penalvo....vai ver uma hora destas ela se irrita com o colunista e me manda uns desaforos.

* Laurinho vai pra Madrid visitar museus. fica por lá uma semana. bem que faz. antes deixou na portaria as ' vejas - aquela revista que provoca horrizipela nos petistas( e as vezes acho que com razão) e um poncho argentino que segundo ele lhe dá comichão, por isto não vai usar no inverrno...

* Marçal leite que depois de 21 anos foi degolado da zeagápostou no feice- naõ tenho mas me falaram - que pelo menos com ele não disseram o que disseram pro zé aldo pinheiro: teu ciclo dentro da RBS encerrou....

* Zé aldo hoje está na Band e me parece que bem. Mas zé aldo é advogado e estes caras sabem como se virar....

* Disse pro Julinho Pacheco que conheci um bom ' picão' - vendedor de anúncios - muito competente...ah, disse -me ele, vou precisar.

* Vender anúncio não é mole,dá trabalho pra caramba e tem que ter habilidade e saco, digo eu....

* O maior vendedor que eu conheci foi seo maurício sobrinho...este era craque....quando iam levar cumprimentos pela zeagá, e pediam pra registrar a visita, ele dizia: e o anúncio quando vem????

* tava certo ele, assim que ele cresceu....

* Mas neste mundo de venda de anúncio, não tem muita regra não....ganha o mais ' ligeiro'..

FAS DE CARTEIRINHA....

quanto culto a personalidade com DINHEIRO PUBLICO, NÉ.....

Com dinheiro público, tudo é fácil, né....

fiquei impressionado. a capa do caderno cultural da URGS DESTE MES DE MAIO TEM 18 FOTOS DO GILBERTO GIL...SIM SENHORES TODA A CAPA E CONTRACAPA É DO GIL....

TUDO PORQUE DIA 4 ELE SE APRESENTA NO SALÃO DE ATOS. ALIAS OS INGRESSOS ' ESGOTARAM' EM POUCO MAIS DE UMA HORA. QUE ESTRANHO....PARECE JOGO DE CARTA MARCADA....

DIGA-SE QUE O INGRESSO ERA PRA RETIRAR A SENHA SO, GRATUITO POR ISTO QUE SE ESGOTOU TÃO RAPIDO.

GOETHE EM BAIXA????

uma casa de lanches fechou na av. Goethe. a Fabios, do lado do cachorro do rosário...
seu dono tomou um tufo grande....

mas tem gente interessada em pegar o pedaço.

HISTORIAS DE LA UNDEZE

A CHURRASCADA DOS OPERÁRIOS DO FRIGORIFICO NO DIA DO TRABALHO!

Todo dia 1 de maio me lembro um pouco velho Miguel Soccol, dono do Frigorifico Ideal,de serafina.nÃO QUE eu tivesse qualquer contato com ele,pelo contrário....

Mas é que no colégio onde estudava, tinha o filho de um operário do Frigorifico, o Paulo Fernandes, o 'nervoso"e ele sempre ia nos churrascos com a familia, já que o pai trablhava no frigorifico.

Morava na rua ' apertada" - como chamavam os antigos a José Verissimo. Tinha este apelido porque lá havia uma fábrica de carrocerias e pra entrar os caminhões tinham dificuldade. ficou o apelido.

Mas o ' nervoso' chegava depois do dia 1 de maio sempre contando da churrascada que o velho Miguel Soccol, dono do frigorifico,oferecia aos operários ....

era uma festa e tanto....

o frigorifico não trabalhava naquele dia....

Miguel soccol está enterrado no cemitério municipal de serafina. Ele tinha um dizer engraçado. ...quando lhe perguntavam porque ele já preparava seu túmulo, respondia:
- nada impede que o passarinho prepare sua gaiola....

Os filhos e netos de Miguel Soccol perderam toda a fortuna criada pelo velho..Uns dizem que houve malversação do patrimonio, outros falam no contador(sempre os contadores, que viram sócios) e por ai vai....

Foi-se o Miguel soccol mas o frigorífico continua lá....
Miguel soccol pra mim é o exemplo do ditado que diz. PAI RICO, FILHO NOBRE, NETO POBRE!

netos do dono do frigorifico hoje ganham avida como ' frentistas' em postos de gasolina!

Par veder como la ze stata(pra ver como aconteceu!)

Taquara e Canela sediarão encontros regionais com Sartori neste fim de semana

O pré-candidato do PMDB ao Palácio Piratini José Ivo Sartori se reúne neste final de semana com peemedebistas das coordenadorias do Vale do Paranhana e da Serra. As atividades partidárias ocorrem na sexta-feira, 2, em Taquara e, no sábado, 3, em Canela.

No mês de abril Sartori percorreu mais de 5 mil quilômetros. Nos roteiros visitou 30 municípios, contemplando 21 Coordenadorias Regionais do PMDB, o que representa 63% do território gaúcho.

Nestes eventos regionais mobilizou peemedebistas de 319 municípios, entre os quais 93 prefeitos, 63 vices, 737 vereadores, 41 pré-candidatos a deputado estadual e 27 a federal.

Confira a agenda

Sexta-feira, 2
Taquara
Reunião com a Coordenadoria Vale do Paranhana
Horário: 19h e 30min
Endereço: Associação dos Motoristas (Entroncamento da ERS 115 COM A ers 239), no Centro

Sábado, 3
Canela
Horário: 9h
Endereço: Diretório Municipal (Praça Luiz Wender, 11)

Câmara faz homenagem aos 57 anos da Rádio Guaíba

por Thamiriz Amado

A Câmara Municipal de Porto Alegre prestou, na tarde desta quarta-feira (30/4), homenagem aos 57 anos da Rádio Guaíba. De acordo com o proponente da solenidade, vereador Waldir Canal (PRB), o parlamento municipal não poderia deixar de manifestar seu respeito pela emissora. “A Rádio Guaíba faz parte da vida de todos os gaúchos. Ela prima pela qualidade do jornalismo na prestação de serviços desde suas primeiras transmissões”, destacou. Para o presidente da Câmara, Professor Garcia (PMDB), "devem ser comemorados não só os 57 anos da rádio, mas também tudo que ela fez pelo Rio Grande do Sul". Garcia e Canal entregaram placa alusiva ao aniversário da emissora para o diretor-geral da rádio, Luciano Araújo. Durante a homenagem, também manifestaram-se os seguintes vereadores:

Nereu D’Avila (PDT) elogiou o trabalho realizado pela rádio. “A Guaíba presta um maravilhoso serviço ao Estado”, destacou. De acordo com o vereador, a mídia tem um papel importantíssimo para a sociedade. Mônica Leal (PP) afirmou que a Guaíba traduz realidade e possui profissionais que trabalham com ética. “Eles prestam um serviço de referência para a comunicação e para a população”, ressaltou.

Também saudaram a Rádio Guaíba, em nome de seus partidos, os vereadores Tarciso Flecha Negra (PSD), Mario Fraga (PDT), Bernardino Vendruscolo (PROS), Cassio Trogildo (PTB), Jussara Cony (PCdoB), Engenheiro Comassetto (PT), Lourdes Sprenger (PMDB), Airto Ferronato (PSB), Any Ortiz (PPS), Sofia Cavedon (PT), Reginaldo Pujol (DEM) e Claudio Janta (SDD).

do Comunique-se

Chamar Merval Pereira de “bandido” rende mais uma condenação a PHA

Por decisão do juiz Ulisses Augusto Pascolati Junior, do Juizado Especial Criminal de São Paulo, o blogueiro e apresentador Paulo Henrique Amorim, da Record, foi condenado pelo crime de injúria por ter se referido ao jornalista Merval Pereira, colunista de O Globo, como “bandido” em texto de seu blog, o Conversa Afiada. De acordo com o site ‘Consultor Jurídico’, a pena fixada em 1 mês e 10 dias de detenção foi substituída por restrição de direitos. Ele terá que pagar dez salários mínimos à instituição de destinação social. Com o texto intitulado “CPI da Veja. Dias a Merval: vale-tudo não vale nada”, publicado em 2012 no ‘Conversa Afiada’, Amorim relacionou uma foto de Merval, Aécio Neves e Tasso Jereissati com a ofensa. Para o blogueiro, também contratado da emissora da TV Record, o ataque seria contra o jornalista Policarpo Junior, da revista Veja, e, portanto, não haveria razão para a ação penal. No entendimento do magistrado Pascolati Junior, a liberdade de expressão não é absoluta e é limitado por outros direitos individuais, como a honra e a imagem. Na decisão, o juiz argumentou que, ao ofender Merval, Amorim extrapolou o direito à livre manifestação do pensamento e o exercício do direito de crítica.

Outros processos
Essa não é a primeira derrota judicial de Amorim em ações envolvendo colegas de profissão. No mês passado, o Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de segunda instância que o obrigava a indenizar em R$ 60 mil o diretor de jornalismo e esportes da TV Globo, Ali Kamel, por tê-lo chamado de racista. Em 2012, o jornalista da Record fez um acordo com Heraldo Pereira e publicou retratação por chamar o repórter de “negro de alma branca”.

Brechó mensal em prol de animais abandonados é neste domingo

Após o sucesso do duplo brechó realizado no último final de semana, a ONG de proteção Bichos & Amigos volta a fazer seu tradicional bazar beneficente mensal na rua Aliança, 289, a uma quadra da Assis Brasil, entre o Bourbon Wallig e o Shopping Lindoia, em Porto Alegre. A atividade acontece neste domingo, 4 de maio, das 10h às17h, com roupas, livros, CDs, LPs, bijouteria, equipamentos e acessórios à venda com preços módicos. O objetivo é manter os 150 cães e gatos amparados pela entidade, e quitar dívidas que naturalmente se acumulam nesse ramo de trabalho voluntário. Doação de ração é muito bem-vinda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 51-8461-5077 ou via bichoseamigos@bichoseamigos.org.br. Os animais agradecem.

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 03/05/2014) as 10h15min na Sala Multiuso Santander assistiremos ao filme "O Homem de Gelo" (The Iceman -2012). Conhecido como homem de gelo, Richard Kukliski prestou mais de 40 anos de serviços para a máfia, enquanto, em casa, se passava por um pacato pai de família do subúrbio de New Jersey. Baseado no livro "The Iceman: The True Story of a Cold-Blooded Killer", de Anthony Bruno, e também no documentário The Iceman Tapes: Conversations with a Killer de Jim Thebaut.

No próximo Domingo (dia 04/05/2014) as 10h15min na Sala Eduardo Hirtz assistiremos ao filme "Os Dias Com Ele" (2012). Maria Clara mergulha no passado quase desconhecido de seu pai, Carlos Henrique Escobar. As descobertas e frustrações de acessar a memória de um homem e de um período da história brasileira cheio de lacunas. Ele, um intelectual preso e torturado durante a ditadura militar, não fala sobre isso desde aquele tempo.

Na próxima 2ª feira dia (05/05/2014) as 20h00 na Sociedade Germânia assistiremos ao filme "Minha Vida Com Liberace" (Behind The Candelabra-2013). Esta cinebiografia do famoso pianista Liberace (Michael Douglas) mostra os cinco anos em que o artista namorou Scott Thorson (Matt Damon), em uma relação turbulenta que terminou com um longo processo judicial.

de Serafina

Mais saúde e qualidade de vida

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através das Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social, está realizando importantes atividades junto aos servidores municipais e à comunidade. Dessa forma, foi contratada empresa especializada para organizar e realizar atividades pedagógicas de recreação, integração, motivação e condicionamento físico saudável; realizar trabalhos de alongamentos, postura corporal (Coluna Vertebral), ergonomia, exercícios e afins nas Unidades Básicas de Saúde e Academias ao ar livre, para pacientes decorrentes de sedentarismo e outros, realizar atividades de ginástica para o corpo docente, orientando-os como fazer exercícios diariamente, ginástica compensatória ou de pausa. Esse projeto está sendo executado nas mais diversas atividades na área assistencial, educacional e de saúde, promovendo mais qualidade de vida!



ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

Mai01
Mai02
             



OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99


ESTÃO À VENDA


Cidades vizinhas (A briga entre cidades gaúchas) • R$ 15


Cosi la ze stata (Breves histórias de Serafina Correa/RS) • R$ 20


Getulio Vargas, depoimentos de um filho (Maneco Vargas fala de Getulio) • R$ 20


Estradas do Rio Grande (A história da construção pesada no RS) • R$ 50

Mais a postagem. Procure pelo olidescanton@bol.com.br.


ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog



LINKS QUE RECOMENDAMOS

Correio Do Povo
Claudio Humberto
Diário da Fronteira

DAiário Popular
Enfato
Folha de São Borja
Informativo
RedeCidade
RSUrgente
Jornal A Hora
Jornal do Comércio
Jornal do Mercado
Jornal O Sul
Jornal Panorama Regional
Políbio Braga
Prefeitura de Porto Alegre
Prefeitura Serafina
Correa

Ricardo Noblat
Rosane Oliveira
Sindicato dos Jornalistas
SUL21
Vide Versus

REPORTAGENS ESPECIAIS

Veja em "Memória"