Blog de celebridades, fofocas, opinião e notícias



30
de maio de 2014

Histórias de La Undeze

Como Caim e Abel,os irmãos Bazzo brigam pra se manter unidos


Telvo Bazzo,sentado, com a bengala, leva uma rixa de bodega com o irmão colorindo, ou lindo

Quando vi aquela foto da missa no capitel dos Bazzo longo procurei nas fotos o Colorindo Miguel Bazzo, ou seja, o ' Lindo", logo imaginei que neste momento os irmãos Bazzo estão às turras, como cachorro e gato:

- O Lindo não foi porque eles têm umas rixas de bodega, me disse o Benjamin Gregeanin, sobrinho de ambos que esteve na missa na casa de Telvo e no churrasco que houve logo a noite.

A missa foi rezada no Capitel construído pelo Telvo Bazzo na frente de sua casa, onde abriga uma imagem de Nossa Senhora do Caravaggio. Faz sentido porque os ' Bazzo' são oriundos de Monte Belo do Sul, perto de Farroupilha, onde se localiza o santuário de Caravaggio e onde esta devoção é muito forte.

Na bodega da capela São Pedro, algumas vezes peguei os dois irmãos - Telvo é mais velho do que Lindo - discutindo...Parece que vão se estapear, mas depois se acalmam...um não quer perder a contenda do outro. se fossem bons declamadores fariam grandes trovas, mas não são...



Telvo é um colono forte, que cultiva até pombas que são comercializadas pra serem ' sacrificadas' em rituais de religiões de origem africana em Porto Alegre. Ele tem o comprador que as busca e as revende em Porto Alegre.

Não se tem idéia que desculpa Lindo ' inventou' pra não ir na missa e na festa do Telvo no sábado dia 24 de maio.

Mas os dois que já passaram dos 80, seguramente tem mais pouco tempo pra continuar suas peleias...quando não estiverem mais aqui, muitas tardes os filhos e netos lembrarão na bodega da capela São Pedro, a verve de ambos durante suas grandes discussões(Olides canton)

NAÕ SEI O NOME MAS ESTEPADRE É MEXICANO....ESTA EM SERAFINA...

SERAFINA AGORA ALÉM DE REFUGIADOS QUE FUGIRAM DAS FARC NA COLOMBIA, TEM HAITIANOS, E UM PADRE MEXICANO...

SEMO BEM CHIAPADI...( SOMOS BEM PEGOS...)-OLIDES CANTON

REFORMA POLÍTICA FOI TEMA DA AULA PÚBLICA DE OLÍVIO DUTRA NA UFRGS

por Josete Negreiros

O ex-governador Olívio Dutra defendeu com veemência a necessidade de uma reforma política imediata, para que o Brasil possa caminhar para a democracia plena e verdadeira, para que o povo seja realmente representado no Congresso Nacional, e para terminar com a velha e conhecida política do "toma lá dá cá", ainda vigente em todas as instâncias governamentais brasileira.

Foto: Luiz Eduardo Achutti

Faced/UFRGS

A defesa foi feita na aula pública ministrada para dezenas de estudantes e professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no final da tarde dessa quarta-feira (29/05), na Faculdade de Educação.

E ele disse mais: " a política como está hoje é uma grande MELECA, com muita mistura partidária e ideológica, por interesses, oportunismo e acordos em troca de alguns minutos a mais no rádio e na televisão, ou para obtenção de benefícios".

Deu como exemplo o Senado Federal, onde cada Estado está representado por três senadores, mas que nem sempre essa representatividade corresponde à realidade, ou que haja equidade. Citou José Sarney, do Maranhão, mas que se elege pelo Pará, porém, isso não o impede de ter outros três senadores, aí sim, do Maranhão, que rezam pela sua cartilha."Portanto, não há uma verdadeira representatividade", afirmou Olívio.

Também citou a falta de diversidade na representação, pois não contempla etnias, raças e gênero como seria o ideal. "São poucas mulheres, negros menos ainda, e índios nem sei se tem algum. Talvez algum mulato como eu", disse .

Disse que a lista fechada seria uma opção, todavia, os nomes que integrariam referida lista teriam que ser submetidos para escolha das bases partidárias, nunca somente a critério dos CACIQUES ou DIRIGENTES PARTIDÁRIOS. Também defendeu o financiamento público das campanhas, para que haja igualdade.

Olívio recuperou a história da Constituinte, em 1986, instituída para elaborar a nova Constituição brasileira, promulgada em 1988, da qual ele participou. Contou da dificuldade em elaborar a Carta Magna, exatamente por terem participado grupos com interesses que não eram os da sociedade como um todo. "A Constituição precisa ser revista urgentemente, para que tenhamos uma Reforma Política e Tributária capaz de atender os anseios do povo", finalizou.

Também participaram da Aula Pública representantes de Movimentos Sociais de Porto Alegre, do MST e da Marcha Mundial de Mulheres.

Rescaldo do lançamento do livro 1966...

* Barrionuevo, ou o Barrio, compareceu ao lançamento....

* Foi o ultimo colunista que botava ' veneno' na sua coluna....

* O Burd também botava, mas agora ficou asséptico....

* Tenho outras histórias boas que peguei lá, mas contarei oportunamente...

GuaXo

Prezado capincho...

como tu é ingrato. O mazzarino me ' debitou' na minha conta ter te mandado o guaxo e tu ainda me chama de ' chinelo"...

mas vale a interação. não esquece de preparar a cachaça que em junho passo uma semana ai, se deus quiser e ele há de querer....muito trago e pesquisa. por falar nisto, o amigo ramão sumiu do radar....(olides)

De: letier
Enviada: Quinta-feira, 29 de Maio
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: GuaXo

Acuso o recebimento dos dois últimos exemplares do "O GuaXo", cortesia do Editor Adriano Mazzarino.
Aproveito para cumprimentar o amigo Olides Canton pela conquista do Troféu "Chinelagem".
Sempre fazendo sucesso!!!
Hehehehehe

Letier Vivian
São Borja/RS

Contigo não se pode nem brincar

Espanhol, não tinha nenhum sentido maior, mas eu gosto de uma fofoquinha(olides)

De: foto espanhol
Enviada: Quinta-feira, 29 de Maio
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: Contigo não se pode nem brincar

Não sei qual a intenção de ter colocado no teu blog sobre meu casaco? Tantas pessoas importantes no evento a vai se preocupar com meu casaco, que falei de brincadeira sobre um valor aliatório.

bá meu!
Não vou esquecer desta

Alfonso Abraham

Carta aberta ao Espanhol....

Não foi pra te ' queimar' que eu dei o valor do teu casaco....

Foi porque achei que era uma fofoca boa....

Se tivesse saído na Veja, zero, ou CP, tu não ias reclamar, né...

PSI IMPEDE MAIOR DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO SETOR DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

O Programa de Sustentação do Investimento (PSI) está sendo o grande instrumento que impede um agravamento ainda maior do processo de desindustrialização do setor de bens de capital, ao conceder financiamentos para os adquirentes de máquinas e equipamentos a juros subsidiados. A avaliação foi feita hoje (29) pelo vice-presidente da ABIMAQ/RS, Hernane Cauduro, na reunião-almoço da entidade, quando o BNDES e o BRDE apresentaram as principais linhas de crédito para o setor. Nas empresas com faturamento de até R$ 90 milhões anuais a taxa de juros é de 4,5% ao ano e, acima desse valor, de 6,0% anuais. Segundo o dirigente, se não houvesse o PSI, o número de fabricantes de máquinas e equipamentos a estas alturas seria bem menor no Brasil. Neste sentido, lembrou que o programa vem sendo prorrogado continuamente pelo governo desde a sua criação na crise internacional de 2008. Agora, terá vigência até o final de 2014. “Como não é um programa permanente, isto gera uma certa insegurança porque os investimentos no setor de bens de capital são sempre de médio e longo prazos”. O vice-presidente da ABIMAQ/RS manifestou sua preocupação com o quadro atual de queda de investimentos dentro do panorama de baixo dinamismo da economia brasileira, refletido no PIB inferior a 2,0% projetado para 2014. Uma evidência deste fato, citou, é que até há pouco os fornecimentos de máquinas nacionais vinham caindo mas seu espaço era ocupado pelos concorrentes estrangeiros. Nos últimos levantamentos da ABIMAQ, porém também foi registrada a diminuição das importações desses bens. “A queda nos investimentos na expansão das indústrias já existentes e na implantação de novos projetos sinaliza perspectivas efetivamente preocupantes”, conclui.

Palestra aborda contribuição do negro na nossa culinária

Qual a influência da cultura afro na mesa do gaúcho? Esta será uma das perguntas que o diretor técnico da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), historiador Claudio Knierim, vai tratar na palestra “A invisibilidade do negro na culinária do Rio Grande do Sul”, que profere nesta sexta-feira, 30, às 19h, na Ovinofest, em Lavras do Sul.

A explanação é resultado de um amplo estudo voltado para a origem da gastronomia gaúcha, que, ao mesmo tempo que pretende lançar um olhar do presente sobre o passado, possibilita compreender a construção da culinária e da identidade regional.

Durante a palestra o historiador vai analisar quais foram as contribuições do negro nos principais pratos do RS. Para chegar a essa conclusão, fez uso de algumas áreas do conhecimento, como: a história da alimentação e os estudos das religiões relacionados à culinária sacralizada, dedicada aos orixás e aos demais ritos e festas africanas.

Knierim destacará ainda aspectos da influência da cultura africana na composição da gastronomia gauchesca; além de seus hábitos e costumes que migraram de um território identitário para outro, fazendo com que houvesse a hibridização destas duas tradições.

Na sua palestra será ressaltado que, durante o longo período histórico da construção do Estado e da sua cultura, o negro ofereceu elementos que até hoje estão presentes na culinária, no linguajar e na musicalidade gauchesca, entre outros aspectos.

O historiador salientará que vários pratos consumidos no nosso dia a dia também possuem origem afro. “Como por exemplo, anguoupirão,feitos com farinha e milho, de trigo ou de mandioca acompanhados de carnes de segunda, canjica, sopa com grãos de milho ou milheto com carnes e legumes”, destaca.

SOB A SOMBRA DE POE

por Eron Duarte Fagundes

A sombra literária de Edgar Allan Poe, um contista norte-americano de primeira, paira sobre Alma gêmea (Soulmate; 2013), filme inglês de Axelle Carolyn. É bem verdade que as complexidades psicológicas e estéticas de Poe se tornam um tanto quanto clichês nas formas cinematográficas desta produção britânica. No entanto, há uma certa hipnose na condução da narrativa que apanha o espectador em seu eixo.

A relação que se estabelece entre Audrey, uma jovem viúva que nas imagens iniciais do filme tenta o suicídio cortando seus pulsos ao estar numa banheira, e o fantasma de um homem que se suicidara é estabelecida com um certo engenho e até muita simplicidade. Os calafrios no observador podem vir dos lugares-comuns das obras do gênero. No começo do filme uma anfitriã bisbilhoteira recebe Audrey no novo lugar aonde ela vai ter para escapar de suas depressões.

Os jogos de espelhos de Alma gêmea podem ser até simplórios. Mas funcionam bem em função do espetáculo.

Programação do Clube de Cinema

No próximo sábado (dia 31 de maio) as 10:15 horas na sala P. F. Gastal assistiremos o filme "Educação Sentimental" (2013). Áurea é uma professora solitária que inicia uma estranha relação com um jovem que conheceu por acaso. Bastante sensível, ela fica encantada pela beleza decorrente das mudanças da vida que provocam diversas perdas. Aos poucos uma antiga história vem à tona, modificando o presente. As filmagens duraram apenas 17 dias.

No próximo Domingo (dia 1º de junho) as 10:15 horas na sala Eduardo Hirtz assistiremos o filme "Entre Vales" (2012). O economista Vicente (Ângelo Antônio) é casado com a dentista Marina e pai de Caio. Ele leva uma rotina normal no trabalho e em casa, mas a sua vida vai passar por uma profunda transformação. Após viver duas perdas, ele vai descobrir novas emoções e tentar se redescobrir. Entre Vales é uma coprodução do Brasil, Uruguai e Alemanha. Foi filmado em Paulínia e em cooperativas de reciclagem e aterros sanitários de São Paulo e Rio de Janeiro. Filme selecionado para a Mostra competitiva Première Brasil do Festival do Rio 2012.

Projeto República do Rock apresenta Fantomaticos e Lítera no Teatro Renascença



Data: 3 de junho (terça-feira)
Horário: 19h30min
Local: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)
Ingresso: um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, pode ser feita a partir das 18h30min

Duas bandas porto-alegrenses de forte identidade autoral serão as atrações do projeto República do Rock em junho. Fantomaticos e Lítera apresentam seus novos discos a partir das 19h30min do dia 3, no Teatro Renascença - o Teatro de Câmara Túlio Piva, local das edições anteriores da série, está em reforma.

A Lítera vai lançar nessa noite um novo EP, O Imperador - sequência de A Marquesa (agosto de 2013), ambos com canções inspiradas nas cartas trocadas entre Dom Pedro I e sua amante mais famosa, Domitila, a Marquesa de Santos. Os dois EPs serão reunidos em um único álbum, a ser lançado ainda este ano, com mais canções inéditas. Outra novidade é o clipe do single Domitila, publicado na internet no final de abril.

Os Fantomaticos mostram o show de seu segundo álbum, Dispersão (2013), gravado em Porto Alegre e masterizado nos EUA. A sonoridade do disco combina instrumentos tradicionais a timbres menos comuns no rock, como os do charango e da mandolina (Peru) e do qin qin e do gongo (China). Ao lado de músicas como Derreter na Estrada e Flashback, o quinteto mostra também canções novas, que estarão no terceiro CD da banda.

O República do Rock é realizado pela Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.

de Serafina

Dia da Etnia Italiana na Escola Santa Lúcia

Dia 20 de maio dia da ETNIA ITALIANA a Escola Santa Lúcia comemorou a data com comidas e musicas típicas e também acontece uma exposição de objetos antigos que resgatam a historia de famílias de nossa comunidade escolar, cada objeto conta uma historia de conquista e lembranças da época vivida pelos seus antepassados.

JOGOS TÍPICOS ITALIANOS

Vem aí a Consulta Popular 2015!!!

A Consulta Popular acontecerá na próxima quarta-feira, dia 04 de junho de 2014, em todo Estado do Rio Grande do Sul. Em assembleia no final de maio, os serafinenses escolheram as prioridades do município, agora, todos os eleitores podem participar e garantir que os recursos do Governo Estadual sejam aplicados em Serafina Corrêa e região. A votação da Consulta Popular 2015 acontecerá na quarta-feira, 04 de junho. Convidamos a População Serafinense a exercer sua cidadania e votar. As urnas estarão disponíveis seguintes seguintes locais: Prefeitura Municipal, Centro Municipal de Saúde, Praça da Igreja Matriz, Empresa BRF Brasil Foods, Hospital Nossa Senhora do Rosário, Escola Estadual Geny Pinto Cadore, Bairro Planalto, Escola Estadual Carneiro de Campos. Para quem preferir,nos dias 02, 03 e 04 ,a votação também pode ser feita pela internet, das 8h às 24h, pelo site www.participa.rs.gov.br. Vamos participar da Consulta Popular e garantir os recursos para as prioridades de nossa cidade!


29
de maio de 2014

EXCLUSIVO

ADELI NÃO VAI EM ALMOÇO DE APOIO A OLIVIO HOJE

O ex-presidente municipal do PT, Adeli Sell não vai hoje ao almoço - parece que será um nhoqui da sorte, num CTG da Azenha -..porque ' estará muito ocupado no Parque Assis Brasil' onde agora é o subsecretário da agricultura e lá despacha....

* Adeli tomou posse daquilo lá e está colocando nos eixos....

* quer fazer uma grande exposição em agosto

* E vai descarregar os seus votos no deputado Ivar Pavan, pra federal em outubro....na eleição passada apoiou Paulo Ferreira...

* não faz rodeios. é candidato a ser prefeito da capital na próxima,isto se o pt o deixar....

* ele tem que torcer pra Sofia Cavedon se eleger deputada que ai volta pra camara municipal de porto alegre,onde é o primeiro suplente do pt....

* E COMO agora é também agricultor - tem uma ' chacrinha' lá pelas bandas de Frederico Wesphalen - foi convidado pra escrever num jornal de Frederico, uma coluna a cada 15 dias....

* Adeli passa por aquilo que a ex-governadora Yeda Crusius costumava chamar de tempo sabático...no caso de Adeli dentro do PT....

OLÍVIO SERÁ CANDIDATO AO SENADO

Hoje vai ter um almoço, um nhoque da sorte, num CTG...

Ontem o ' galo missioneiro' ' aceitou' ser candidato ao Senado...

Na verdade há quem ache que o PT ande com medo do furacão ' Meméia'....Olivio seria um ' reforço' na candidatura Tarso...é faz sentido..são as duas grandes ' estrelas' do PT. a outra meio que se apagou, Raul Pont....

Há um veterano repórter politico, JCTerlera, que anda investigando que houve com Pont....

Os aplausos que recebeu na noite de terça, na entrega do titulo de cidadão de Porto Alegre a Raul Pont, confirmavam que Olívio Dutra seria o candidato ao Senado pelo PT.

Para o Lasier, que a candidatura pintava como um "passeio", passa a ser um tortuoso caminho em busca da vitória.

TORCIDA PRO OLIVIO

Numa cidade fronteiriça, uma família historicamente ligada ao pedetismo, ' vibrava' na noite de terça passada quando soube que o ' galo missioneiro' seria o candidato ao senado....

* Não é pra menos:Olivio quando ministro das cidades compareceu ao enterro de um líder desta família....

* Mantém digamos ótimas relações.....

* O ex-governador quando vai pra aquele festival que acontece sempre na semana santa costuma passar prum chimarrão amigo e prum ' churra' que antigamente era precedido de uma boa cachacinha....

* O ex-governador, dizem, abandonou o hábito etílico...anda com mais cuidado de sua saúde....

Nota

Emilia abre mão da candidatura ao Senado em nome da unidade

“Tendo em vista a decisão de Olívio Dutra concorrer ao Senado, reafirmo o que disse diretamente ao ex-governador, em reunião na sede do PT há um mês, que sendo ele candidato a senador abriria mão da minha candidatura, em nome da unidade. Por outro lado, é de conhecimento de todos que nunca fui candidata à vice-governadora”

lançamento do 1966....na terça de noite!


bicudo,autor chega pra sessão que foi no memorial da ALRS....


Outros que foram comprar o livro,entre eles o ' anonimus gourmet"....

* Fui lá porque o Rozano me disse, eu nem sabia do lançamento do livro...

* me interessou porque o Fehlberg que entende do assunto escreveu....

* a coleguinha Patricia, poderia aprender um pouco de etiqueta, se não tem elegância, que é algo que vem do coração...quando chegou onde eu estava, cumprimentou os demais e a mim disse:

- tu não, tu não...

eu sei porque ela ainda está amuada porque escrevi no meu jornal guaxo, na feira do livro, que o bicudo lançaria outro livro sobre a ' xurumela ' do caso rigotto...

eles se ofenderam...quer dizer, a liberdade só vale pro lado deles....quando eles querem escrever, ai tem que ter liberdade, uma crítica contrária ficam todos amuados....

* aliás, se fossem um pouco gratos, se lembrariam que fui eu que levei a pauta do caso rigotto pra editora do bicudo...mas esperar de onde não tem não adianta...deixa pra lá....

* muitas personalidades presentes no lançamento do livro....

* Jair Kristke, do MJDH, comentou quando viu o Brossard:
- mas tá pouquinho...
bom, o cara tá com 89 anos, me parece...mas tava lá....

* José Barrionuevo esteve no lançamento, assim como tantos outros da ' velha guarda do jornalismo gaúcho"

* Simon foi e foi o motivo pelo qual o Kristke foi lá. têm boas relações....

* aliás, Kristke incentivou Simon a concorrer de novo ao senado....numa visita que fez ao senador em Brasília,disse isto a ele, que chamou todo o gabinete pra ouvir.

* O livro 1966 foi dado pra quem foi no lanaçmento. peguei um prum conhecido, mas acho que perdi....


O professor Ruy Cirne Lima que ' quase' virou governador....

Fofocas do lançamento do 1966



* peguei o e-mail do Flávio Tavares porque um amigo dele me pediu.

* José Antonio Severo, que fez o prefácio do livro, me perguntou pela minha irmã Marines.

disse a ele que ela passou por aqui dias atrás e que nem me procurou...

* Kadão estava no lançamento, assim como alguns ' dirigentes ' da ARI, que não perdem um momento de sair em alguma foto.

* Ayres Cerutti e o presidente da ARI, Batista filho, se cumprimentaram...pelo menos isto....

* não vi lá o Políbio Braga....

* nem o Carlos Felhberg que é o que tem de melhor no livro lançado.

* Fehlberg eu respeito....cobriu todo o caso este do livro...aliás o bicudo foi a Floripa várias vezes conferir elementos com o ele.

* Fehlberg pouco vai nos eventos sociais. tem medo de ser lembrado com o porta voz do Médici, o período mais 'cruel' e 'sanguinolento' da ditadura militar.

* comentam que a Veja tem horror do Fehlberg, tudo por causa daqueles tempos que ela era censurada. perguntem ao Mino.



* JCterlera, outro que sabe muito do que está no livro 1966 não foi ao lançamento; também não frequenta eventos sociais...

* mas é muito e muito bem informado, ainda hoje.

* Espanhol, o fotografo que conserva fotos do arquivo do velho 'espanhol' estava lá com um casaco que diz ter pago 560 reais....



pedi onde tinha pra homem....

- queres dar um pro teu me disse o Jair Krischke, que tava do meu lado.

fiquei quieto...

* A produtora Carmen Langaro tem fineza...tratou a todos muito bem...inclusive eu que não constava na lista dos convidados.

* não importa, disse eu pra ela, importa que eu vim....

* tem uns caras que se acham muitos espertos. quebram a cara e depois se fazem de 'vitimas'...conheço vários...e ali naquele lançamento avistei vários....

* Rozano, que foi convidado, não foi ao lançamento do livro de 1966;

* Quando Jair Krischke chegou, a guria que atendia perguntou:
- o senhor quem é?

me lembrei de Odacir Klein, em 1998, na campanha do Britto, aquela que perdeu pro Olívio. Ele chegou no comitê, na Farrapos e a guria que atendia perguntou :
- o senhor se identifique; onde o senhor vai?
ai o Odacir sentiu que tava fora do 'esquema' do 'quinzinho' que mandava naquilo tudo....

* o lançamento do 1966 foi bem prestigiado. faltaram livros..

de uma leitora!

Ouviste a discussão no Gaúcha Atualidade hoje, sobre os CFC's e aulas nos simuladores???.

O caso:

No programa de ontem (terça-feira) a Rosane de Oliveira reclamou que a filha dela fez o curso de direção e aguarda há dois meses para fazer a aula no simulador e não consegue. Hoje (quarta-feira), a pauta de interesse totalmente "privado" foi discutida com o diretor técnico do Detran, Ildo Mário Szinvelskin, e o presidente do Sindicato dos Centros de Formadores de Condutores do RS, Edson Luiz Cunha.

Ambos afirmaram que não há dificuldade nenhuma em marcar hora nos simuladores e que ele, presidente do Sindicato, tem vaga sobrando e um simulador parado no CFC dele. Rindo disse que até gostaria de fazer propaganda gratuita do Centro dele na Rádio, para captar mais alunos. É claro que os apresentadores silenciaram nesse quesito. A dona Rosane de Oliveira se exaltou bastante com os entrevistados (surpreendeu até, porque ela é uma pessoa bastante coerente e equilibrada nas entrevistas), e, por várias vezes, tentou desdize-los quanto às informações que estavam sendo passadas por eles. Tudo, claro, em razão da própria filha e de alguns ouvintes que mandavam bem contra o Detran.

Os entrevistados provaram por "a" + "b" que não havia qualquer problema em marcar aulas nos simuladores, e o que dificultava, na realidade, seriam as escolhas dos alunos por dias ou horários de maior procura, por isso não eram atendidos de imediato nas solicitações. Quem acompanhou as entrevistas entendeu tudo bem direitinho, porém, a dona Rosane ainda ficou insatisfeita. O que é o interesse particular, não???????????

E salve as pautas 500!

avani voltou

tocou a campainha aqui em casa, agora as 8 hs....

tava no banheiro interrompi o que fazia e fui na janela ver quem era....

era a avani...tocou a campainha e saiu correndo pra pegar o busun que passava...

bem da avani, pensei.....

* vamos ver como foi de sampaulo!

domingo ao frio no santander....

esperei uma hora na rua com os outros que iam ver o conjunto musical carioca tocar musicas do caymi...

no fim valeu a pena...tocam bem.

no ' xoping' todos vão ao filme do clube de cinema....

quando passa nos cinemas dos shoppings centers, aí todos vão ou muitos vão no clube do cinema...se não é no conforto, vai meia duzia de gatos pingados...(olides) o pessoal quer é cadeira fofa pra sentar. o filme não era lá o bicho. no caso um filme frances...

Sensibilíssima Adélia Prado, BRAVO!

conselho do general, de pijama, Tibério!

De: tiberio selva
Para: olidescanton@bol.com.br

Olides, bom dia.

Puêz, me parece, salvo melhor juizo de latinista, quer dizer: se assim procedes [sic] com coragem, com honra; não temas [ne timeas], aliás , nunca temas nada nem ninguem.

Washington

morreu domingo passado o jogador Washington, que fez dupla com Assis, no Fluminense...

Jogou ainda no Atlético do Paraná....

Me disse um preparador físico, quando fiz aquele livro do Estrela FC, que o jogador de futebol tem duas vidas: quando é jogador e a outra, que vem depois, geralmente ' esquecido'. muitos guardam mágoas e ressentimentos o que não é uma boa.

No livro sobre os dez mais do Fluminense que comprei no rio, no verão, consta o Assis, nem o que morreu domingo....

Mas jogaram muita bola juntos...

Washington e ELA

por Marcio de Almeida Bueno

O jogador Washington morreu de ELA, a mesma doença degenarativa que atinge o dr Stephen Hawking. Lembro quando passou a notícia na TV, anos atras - eu justamente estava visitando o namorado de uma amiga, que sofria da mesma doença. Algo terrível, que paralisa a pessoa em vida, até impedi-la de mesmo engolir, falar ou respirar. Entquanto estava vivo, essa amiga e o namorado - lúcido, pois a doença só afeta a parte motora - pesquisaram por conta e desocobriram que esse mal atinge basicamente ex-jogadores de esporte na grama. No Brasil, jogadores de futebol, e nos EUA, jogadores de baseball e futebol americano, além de soldados que lutaram no Golfo. Alguma relação exisita, que nem os medicos sabiam explicar oua te mesmo diagnosticar. Havia, descobriram, um tratamento na China, não aprovado no Ocidente. Enfim, estavamos no quarto do rapaz, outrora professora universita´rio, acamado, quando passou a noticia sobre o diagnostico do Washington.

Voltando mais no tempo, no começo dos anos 80 eu morei em Curitiba, na frente do estádio do Atlético Paranaense. Na época eu era aficcionado por futebol, e vivia indo no estádio ou na praça em frente deste, onde o time - pobre - treinava. Eu e os outros meninos ficavamos vendo e pedindo autógrafo. O Washington, antes de ir pro Fluminense, tinha sua dupla lá no CAP - como se dizia, pela sigla na camiseta - com um jogador parecido com ele, o Jefferson. Então quando ficou famosa a dupla com o Assis, a gente meio que ficava com ciúmes por saber que antes havia a dupla Washington e Jefferson - que levou o CAP a terceiro lugar no Camepeonato Brasileiro daqueles anos, 81, 82, por aí.

Coleguinhas

* Eta mundo das vaidades, este....

Espanhol não foi reconhecido no evento do achutti pela josi negreiros e diz ela que ele se amuou....

não é isto, josí, o espanha tem medo da alemoa que anda ao seu lado que o leva na chincha...mas oe spanha é gente boa pra c....podes confiar em mim

ACHUTTI LANÇA LIVRO E INAUGURA EXPOSIÇÃO NO PALÁCIO PIRATINI

por Joséte Negreiros, Jornalista - Mtb 6012

Muito prestigiado o lançamento do livro de fotografias "Guaíba", de Luiz Eduardo Achutti, e a exposição com as imagens que integram a obra. O evento ocorreu nessa terça-feira, no Palácio Piratini.

Muitos fotógrafos, jornalistas, amigos e personalidade da área cultural prestigiaram o lançamento da obra, com direito a autógrafo, a mostra e a projeção das fotografias em telão. Destaco a presença da representante do Ministério da Cultura na Região Sul e ex-secretária da Cultura de Porto Alegre, Margarete Moraes, entre os que lá estavam.

O Livro tem por tema as águas do Guaíba que margeiam Porto Alegre, com fotografias que mostram a riqueza e a beleza encontrada em toda a extensão desse Lago(ou Rio, como queiram), com paisagens belíssimas, foco e ângulos que só são capturados pelo olhar e a lente de um grande artista. São fotos da orla do Guaíba, farol de Itapuã, Ilha do Presídio e do vão da ponte do Guaíba.

A obra possui textos do jornalista André Pereira e prefácio de Voltaire Schilling.

A mostra conta com 35 imagens e pode ser visitada até o dia 15 de junho, de segunda à sexta, das 9h às 18 horas, no hall de entrada do Piratini. Visitação gratuita.

O Livro foi financiado pela Lei Rouanet e contou com apoio de empresas e órgãos públicos.

O AMOR É LINDO, MESMO QUE NÃO SEJA O CONVENCIONAL

FIZ A FOTO AGORA PERTO DO MEIO DIA NA AV. CARAZINHO. AS 'NAMORADINHAS' IAM AO SUPER, DE MÃOS DADAS...QUE LINDO!!!!

Exposição de fotos do Achutti no Palacio Piratini...

Foste ou não na abertura da exposição do Achutti? Dei uma passada lá, tomei uma taça de espumante e me fui.
A Nazaré estava lá, lépida e faceira, conversando com os amigos.(de uma leitora)

* 80 pílas é o livro do achutti que tem oito patrocinadores....

* alguns coleguinhas ganharam o livro, mas parece que a maioria pagou mesmo....

* quem deu uma mão pro achutti foi o deputado Adão Villaverde....

* André Pereira esteve no lançamento do livro do Achutti

netinha do fruet



agora, dia 31 completa-se dois anos da morte do querido amigo carlos alberto fruet...

no seu enterro lembro bem que o joão bosco vaz disse: o ' magrão' nunca se recuperou da demissão da zero...

é, pode ser verdade, ou não...mas a zero também cuida de seus interesses, como dizia o titio briza....

o fato é que nasceu sua neta tem o nome de fiorella....a vida precisa andar...nós não somos ' eternos'...

quando eu era pequeno e ia a missa com meu pai, na quarta feira de cinzas, me lembro que me impressionava o padre colocando as cinzas sobre a cabeça da gente e dizendo:
- lembrai-vos que do pó viestes e ao pós voltarás...

é uma grande verdade!

sejamos humildes diante dos fatos.

amém....(olides)

DA HOLANDA UMA PEQUENA SURPRESA

por Eron Duarte Fagundes

O holandês Guido van Driel faz sua estreia na direção cinematográfica adaptando uma história-em-quadrinhos assinada por ele próprio. Assim, seu aprendizado nos quadrinhos o ensaiaram, de certa maneira, para o cinema. O resultado é A ressurreição de um bastardo (De Wederopstanding van en Klootzak; 2013), extraído dos quadrinhos Om mekaar in Dokkum.
São três as criaturas que dominam a câmara do cineasta. Um deles é Ronnie, em magnífico desempenho de Yorick Van Wagesigen, que é um gangster que passe rente à morte quando sofre atentado. O outro é Janus, que é um homem do povoado de Dokkum, nos Países Baixos, que guia Ronnie pelos obscuros cenários daqueles interiores do país e dá a sacada sobre Ronnie, ao enxergar suas mutações à sombra daquelas que sofre um ator como Bruce Willis ao longo do cinema. E o terceiro elemento é um imigrante angolano, Goua Robert Gravoqui, algo para desestabilizar benfazejamente a sisudez europeia dos demais seres.

Sem chegar a ser um filme completo, de fascínio mesmo, A ressurreição de um bastardo serve bem ao prazer de ver cinema. Para além dos preconceitos que possa ter o público de hoje para com o filme de horror. Demais, o ritmo pensado e lento da narrativa tem tão pouco a ver com as estripulias de ação popularizadas pelo cinema americano no gênero.

NOTA OFICIAL

Depois que o deputado federal Eliseu Padilha disse que quem apoia aqui o Campos é a dissidência, ou seja, a minoria, a coisa ficou preta...vem lambança pela frente(olides canton)

Para dirimir quaisquer dúvidas, a Executiva Estadual do PMDB/RS informa que não há orientação de nenhuma ordem para liberação de seus filiados na Eleição à Presidência da República. Depois de uma pré-convenção histórica que reuniu 3,5 mil dirigentes e militantes peemedebistas de 75% do território gaúcho - que indicou José Ivo Sartori à disputa estadual - a legenda se uniu e fortaleceu o seu objetivo de retomar o Palácio Piratini e resgatar o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Com esse desafio maior a direção do partido junto à coordenação de campanha trabalha para construir uma coligação sólida, ampla e com objetivos comuns, o que permitirá que tenhamos condições de chegar com sucesso ao final dessa jornada. Já estabelecida a aliança com o PSB, que disputará junto conosco à Majoritária no Estado, a direção do PMDB gaúcho será fiel a essa parceria que inclui o apoio à candidatura do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos à presidência.
* Presidente do PMDB/RS, deputado Edson Brum

Noticias da ARI

REUNIÃO DO CONSELHO DELIBERATIVO

Convocamos os senhores conselheiros da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) a participarem da próxima reunião do Conselho Deliberativo da entidade, que se realizará no próximo dia 31 de maio, sábado, das 10h30min às 12h30min, no Salão Nobre Hipólito José da Costa, 8º andar do Edifício Alberto André.

A reunião será realizada excepcionalmente sábado para marcarmos o Dia da Imprensa, que transcorre a 1º de junho. Entre outros assuntos, a agenda inclui:

1) Assinatura de convênios com universidades;
2) Painel "Hipólito José da Costa e o Jornalismo: desafios atuais para a profissão o ensino", com a participação de:
a) Representantes do Sindicato dos Jornalistas e da Federação Nacional dos Jornalistas;
b) Luiz Adolfo Lino de Souza, que abordará o tema “Tendências da prática profissional: o papel e o digital”;
c) Mário Rocha, que abordará o tema “Novas Diretrizes Curriculares do MEC, com a extinção da graduação em Comunicação Social e a implantação da graduação em Jornalismo”; e
3) Formalização da entrega de acervo ao Museu Hipólito José da Costa.
Contamos com a presença de todos.
* José Antonio Vieira da Cunha, Presidente em exercício

de Serafina

Áreas de Preservação Permanente foi tema de Sessão Especial no Legislativo


Encontro entre Vereadores e Departamento de Meio Ambiente reuniu um grande número de pessoas

Áreas de Preservação Permanente (APP) foi o tema de um importante encontro, na noite de segunda-feira (26). No Plenário da Câmara, em uma Sessão Especial, os Vereadores contaram com a presença do Poder Executivo, em especial, do Departamento de Meio Ambiente do Município para tratar deste assunto.

Na plateia, dezenas de pessoas acompanharam as explanações de Marco Antônio Vendhausen, que é Diretor do Departamento de Meio Ambiente de Serafina Corrêa e falou especialmente sobre as delimitações estabelecidas por lei das Áreas de Preservação Permanentes às margens dos cursos d’água quando da construção de edificações, para a proteção dos recursos hídricos. Também participaram desta sessão o Prefeito Ademir Antônio Presotto, o Diretor do Departamento de Agropecuária Jairo Scorsatto, a Fiscal Ambiental Fabiola Bastiani Fregonese e a bióloga Denise Tedesco.

Após as explanações sobre a lei, suas finalidades e delimitações, foi momento para os Vereadores de Serafina Corrêa fazerem questionamentos aos convidados. Devido à complexidade do tema e o grande interesse da comunidade, a Sessão foi encerrada com a intenção de um novo encontro ser agendado, desta vez na forma de Audiência Pública para que os cidadãos presentes também possam ter espaço para fazer suas perguntas e contribuições ao debate.

Fotos Dia do Desafio

Fraude no leite foi tema de Audiência Pública no Legislativo Serafinense


Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado esteve no município debatendo com autoridades e produtores o importante assunto

Serafina Corrêa recebeu deputados e autoridades do primeiro setor para debater um assunto de grande importância e impacto neste momento: as fraudes no leite. Na noite de quinta-feira da semana passada (22), o Plenário da Câmara de Vereadores recebeu a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul para uma Audiência Pública sobre a lei que coíbe as fraudes. Esta foi a primeira vez que o Município recebeu um evento desta Comissão, que é formada por Deputados Estaduais e tem como principais funções a apreciação de aspectos relativos à agricultura, pecuária, pesca, cooperativismo, abastecimento, terras públicas e assuntos fundiários e demais matérias referentes ao setor primário de nossa economia.

A Deputada Maria Helena Sartori, Presidente da Comissão e o Deputado Edson Brum, Vice-Presidente, partilharam informações, bem como os demais participantes da mesa principal representando o Poder Executivo, o Poder Legislativo Serafinense, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e a Secretaria Estadual de Agricultura. Após os pronunciamentos, foi momento de abrir espaço para os participantes da reunião compartilharem informações, fazerem seus questionamentos e contribuições ao debate. Além de serafinenses, se fizeram presente também pessoas de outros municípios da região, como Guaporé, Montauri e Carlos Barbosa. Produtores de leite, representantes de sindicatos e cooperativas, agrônomos, veterinários, professores, presidentes de partidos, Vereadores e Secretários Municipais de Agricultura participaram da Audiência.

Semana Farroupilha já tem seu patrono

A emoção tomou conta do ex-presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Benjamim Feltrin Netto, quando foi convidado pela Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas para ser o patrono da Semana Farroupilha, que acontece de 14 a 20 de setembro em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

"Não pode ser. Me sinto como um guri que vive um grande sonho, o sonho de ver meu Rio Grande em festa e eu participando deste momento. Viver junto com minha gente este "Eu Sou do Sul" me orgulha”. Feliz com a lembrança de seu nome, ressaltou que sua responsabilidade aumenta e, por isso, dividirá com toda a família. “ Se Deus permitir, vamos percorrer o Rio Grande levando o sentimento de amor, fraternidade, família e união", salientou.

O presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Rodi Pedro Borghetti, destacou a importância do papel desempenhado por Benjamim na difusão do tradicionalismo. “Conheço-o desde 1979 e, desde aquela época, vem prestando relevantes serviços ao MTG. Na presidência da entidade fez uma excelente gestão”. Para Borghetti, Benjamim é um verdadeiro idealista, que merece a distinção que está recebendo”, concluiu.

Currículo - Benjamim Feltrin Netto nasceu no dia 21 de dezembro de 1937 em Passo do Inglês, interior de Cruz Alta, hoje pertencente à Pejuçara. Filho de camponeses, aprendeu na infância a montar a cavalo e rebolear o laço, hábitos que mantém até hoje. Segundo tenente da reserva do Exército, é casado com Neli Feltrin, possui três filhos: Rose Mari, Francisco e Ana Claudia e três netos Vanessa, Pedro Henrique e Thiago. Feltrin inicia sua trajetória tradicionalista no CTG 20 de setembro, em Santo Ângelo, em 1961. Em Santa Maria, ajudou a fundar o Centro de Projeção Folclórica (CPF) Piá do Sul. Em Santana do Livramento, dirigiu o Departamento Cultural e artístico do CTG Fronteira Aberta durante duas gestões. Logo após, coordenou durante quatro mandatos a 18ª Região Tradicionalista (RT). Em Pelotas, foi eleito vice-presidente de eventos do MTG, no período de 1992/93. Teve como responsabilidades o antigo Fegart, sendo chamado em 1992 de “leão do festival”. Chegou à presidência do MTG em 1994, onde permaneceu durante dois mandatos. Atualmente é conselheiro benemérito e honorário do MTG e pertence ao conselho de Vaqueanos da entidade.

28 de maio de 2014

OLIVIO PODE SER CANDIDATO AO SENADO

Pelos aplausos que recebeu agora de noite, na entrega do titulo de cidadão de porto alegre a Raul Pont, OLIVIO DUTRA JÁ ESTÁ ESCOLHIDO COMO CANDIDATO AO SENADO PELO PT

VEJA FOFOQUEIA COM ZILU CAMARGO


zilu camargo fala a veja

A Veja às vezes gosta de uma fofoca....e como talvez seja o melhor deles....

quando são segredos de alcova de gente famosa, então ela se esmera...e todo mundo lê, inclusive eu....

NUMA ENTREVISTA DIAS ATRAS, A ZILU CAMARGO, EX DO ZEZÉ, O SERTANEJO DOS DOIS FILHOS DE FRANCISCO, VEJA TIROU TUDO, OU QUASE DA RIQUINHA...- TAMBÉM É SÓ POR ISTO QUE VEJA GOSTA TANTO DISTO...

ELA FALA DE SEU PATRIMONIO COMO SE FOSSE UM DEUS....É TUDO O QUE ESTE PESSOAL QUE VEIO DEBAIXO QUER...MOSTRAR COMO AGORA NÃO SÃO MAIS POBRES...ALGUNS SE TORNAM ATÉ MUITO ARROGANTES...

no fim da entrevista, a madame diz: a turma ainda me vê como a mulher do zezé....mas essa pagina eu consegui vivar...

e conta que esta de caso com um cara do meio sertanejo, mais novo, um pouco do que ela....

Zilu lembra também os tempos de pobreza e diz que foi muito pior do que o filme mostra....

Fofocas assim sempre leio, de cabo a rabo....

A Contigo é a extensão da VEJA

COLEGUINHA ESPERTA

ALMOÇO É POR CONTA....

uMA COLEGUINA INTEGRANTE DA DIREÇÃO GERAL DO SINDICATO DOS JORNALISTAS-RS COSTUMA CHEGAR POR VOLTA DO MEIO DIA AO ' TRABALHO'....

DAI SAI PRO ALMOÇO POR CONTA DO DITO CUJO...CLARO...QUE PAGA AS DESPESAS POR ESTAR ELA EM ' SERVIÇO'....

ZH

alguns coleguinhas da redação da zh poderiam ao menos fazer um curso de boa educação...

liguei hoje pela quarta vez atrás de um colega, que me pediu pra falar com ele num determinado horário.

quando disse isto ao colega que me atendeu, bateu o fone no gancho. se precisar dou o nome. não tem problema porque ele se identificou.

bah, pensei que na redação da zero pelo menos a boa educação estivesse vigindo.

livro de 1966

estou chegando agora do lançamento do livro 1966 a conciliação impossível, patrocinado pelo governo do Estado. é a história da candidatura fracassada de Ruy Cirne Lima ao governo do Estado naquele ano. o livro foi quase todo ditado pelo carlos fehlberg que nem foi ao lançamento.

na quinta conto mais coisas...

conheci a carmem langaro,produtora cultural, e falei muito com o presidente da MJDH, Jair Kristche...ele nem sabia que o gelson farias tinha morrido.

do polibiobraga.blogspot.com

Livro de Elmar Bones conta a história da fracassada candidatura de Ruy Cirne Lima ao Piratini

O jornalista gaúcho retoma um dos episódios mais traumáticos da política contemporânea gaúcha durante o período da ditadura militar, quando homens ligados ao golpe uniram-se à oposição brizolista para impor a candidatura do jurista Ruy Cirne Lima ao Piratini, no âmbito das eleições indiretas que vigoravam na época. A vitória do jurista poderia romper a cadeia política e militar de apoio à ditaduras. Uma coligação na Assembleia Legislativa, com 31 votos, foi atacada pelo poder militar, com a cassação de sete deputados (Álvaro Petracco da Cunha, Darcy von Hoonholtz, Hélio Fontoura, Cândido Norberto, Osmar Lautenschleiger, Seno Ludwig e Wilmar Taborda), sem a chamada dos respectivos suplentes, levando a minoria arenista à maioria, elegendo o coronel Walter Peracchi Barcelos com 23 votos, numa Assembleia de 55 cadeiras.Alguns apoiadores de Ruy, do lado governista, como Nelson Marchezan, foram poupados.

Anos mais tarde, o filho de Ruy, Luiz Fernando, colaborou com o regime militar, ocupando o ministério da Agricultura. O mesmo fez Nelson Marchezan, que foi líder do governo do general Figueiredo.

QUADRO DE INCERTEZAS PARALISA ECONOMIA

O grande problema do Brasil hoje é o quadro de incertezas, o que é o pior dos cenários pois tem efeito paralisante sobre a economia. A avaliação foi feita hoje (27) pelo diretor executivo do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial, Julio Gomes de Almeida, que foi o palestrante da reunião-almoço da Associação do Aço do Rio Grande do Sul (AARS), realizada no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Segundo o palestrante, existe um acúmulo de indefinições em relação a uma série de questões básicas, que vão desde a inflação, a taxa de juros, o câmbio, e as contas internas e externas do país e não se sabe como elas serão equacionadas. Isto gera uma queda nas expectativas dos empresários e também já está afetando negativamente as expectativas dos consumidores, apesar de o nível de emprego ainda estar em patamar satisfatórios.

Apontou como certo que 2015 será um ano de mudanças, seja quem for o vencedor da corrida presidencial, citando como prioridade, a troca do modelo de incentivo ao consumo pelo aumento dos investimentos em infraestrutura, além da revisão das tarifas dos derivados do petróleo e do gás.

Tecnologia Básica de Soldagem

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico e Eletrônico do Rio Grande do Sul – SINMETAL – está realizando até a próxima quarta-feira (28) em Panambi o curso “Tecnologia Básica de Soldagem”. As empresas Tromink Industrial Ltda. e Fockink Indústrias Elétricas Ltda. (ambas de Panambi) preencheram as 30 vagas disponíveis com seus colaboradores. O curso faz parte do programa de ação do SINMETAL que objetiva incentivar a qualificação profissional das empresas do setor metalmecânico e eletroeletrônico de sua base territorial, que compreende 412 municípios gaúchos.

Historias de la Undeze

MINHA 'BRIGA' COM O TELVO BAZZO

Não sei porque o Telvo Bazzo estava tão bravo naquele sábado na capela São Pedro, a uns dois anos atrás....

Seu filho, Pelé,- era bodegueiro - e por acaso eu tive a infeliz atitude de pedir pra 'pendurar' uma cerveja na bodega, coisa que não costumava fazer...pelo menos ali, mas naquele sábado, acho que estava sem grana, algo parecido...

O Telvo , que viu a cena montou num porco comigo....

Me disse um monte de impropérios...fiquei quieto até porque o velho é protegido pelo estatuto do idoso...

De lá pra cá, nunca mais nos falamos....

Mas não guardo nenhum ressentimento pelo acontecido. Qual frequentador de bodegas, bares ou coisa parecida que nunca pediu pra 'pendurar' uma bebida? Ah disso tenho certeza, independente do motivo, 90 % já pendurou!!! (Por estar s/grana, bebeu demais foi embora s/pagar...)

Um pouco atrás, tinha uma bodega na frente da casa dos Bazzo e ele e o irmão estavam saindo de lá, num fim de tarde de sábado, quando tirei minha máquina pra fazer fotos deles dois indo embora, pois são remanescentes dos antigos colonos da Capela.

O Telvo saiu gritando contra mim:

- varda lá el chucheton, varda la el chucheton....(olha aí o bêbado....), eu era o bêbado que não tinha posto uma gota de álcool na boca, naquele dia...na verdade quem aparentava estar tragueado era ele....

Mas ultimamente tem andado pouco....

Ele e o irmão, que são vizinhos, quando começavam a discutir na Capela São Pedro era uma beleza ouvindo-os brigar...

mas acabavam sempre 'amigos'....

brigas de irmãos....nada mais....

(olides canton)

Trofeu vira-lata

Do Rekern!!!!!

Estava na hora deste pessoal ser premiado!

Os devaneios da Mémeia

por Rekern

A senadora do PP ao se lançar pré-candidata ao governo do RS diz que o excesso de cargos em comissão no Piratini provocam a falta de recursos no Estado. Mais adiante ela diz que seu gabinete em Brasília tem "apenas" 21 pessoas. Imaginem, se no senado a loira precisa 21 pessoas para administrar sua vida política, quantos são necessários para administrar um Estado. Este tipo de discurso preenche apenas a falta de propostas de sua candidatura. No ato, estava o o garotão Aécio Neves , que também se limita a bater no PT e apresentar os velhos remédios do governo FH.

Está pelada a coruja

Com 52,6% dos votos válidos segundo o IBOPE, Dilma já está indo para seu segundo mandado na Presidência da República. Aécio Neves esta deixando os tucanos com saudades do José Serra. Em 2018 deve voltar o Lula para mais dois mandatos.

Trocando os pés pela boca

O Ronaldão, garoto propaganda do site de jogatina Pokerstars, disse que esta envergonhado do Brasil pelos atrasos das obras da Copa. Em 2001 tivemos, com a Regina Duarte, a apavoradinha do Brasil, temos agora com o Ronaldo, o envergonhadinho do Brasil.

Ana Mélia e Aécio

ENTÃO A MEMEIA SE ALIOU AO QUE HÁ DE MAIS REPRESENTATIVO DA ELITE BRASILEIRA? COMO NÃO SOU ELITE ACHO QUE VOU DE VOTO CAMARÃO...TIRO A CABEÇA E VOTO NA MEMEIA...NA CABEÇA ACHOU QUE VOU COM A ' PATROA' DOS POBRES(OLIDES)

De: foto espanhol
Para: olidescanton@bol.com.br

"Quando tomar posse, em seis meses vou organizar uma comissão para diminuir os impostos e desburocratizar"
Beleza né, se não for mais uma promessa!

Foto: Alfonso Abraham

DOS LEITORES!

olides..tu te escapaste entao de ser padre? ahahahhahha ri muito quando li.
abraços

aline

ALINE, TODOS OS FILHOS DE COLONOS INTELIGENTES COMO EU - eu tirei sempre primeiro lugar no ginásio e no primário é só pegar os boletins no colegio - eram levados pra seminários. era a forma de sair da colonia também....

Hoje, aline, eu entendo isto com mais vagar, mas na época, quando os fatos se deram, não foi tão fácil...mais ou menos como lançar meu livro cosi la ze stata, pelo qual fui muito difamado ai em serafina. um dia uma pessoa parente passou por mim de carro - não vou dar o nome - e gritou: tu ainda tem a cara de pau de vir pra cá....de uma outra feita, na praça da matriz, num domingo de manhã, uma senhora começou a ter chiliques quando me viu e segredava pro marido, que manteve a compostura...

- me segura, me segura....é ele...

eu me virei e perguntei:

- a senhora tá falando de mim..

ela calou-se....

entendi, como sou inteligente, que ela tava na frente do 'demonio' que tinha escrito sei lá o que no livro que ela não tinha gostado....

não é mole, aline, enfrentar a ignorância, o preconceito e outros problemas...

às vezes ...a gente meio que se abate, mas depois se levanta.vamos em frente(olides canton)

P.S
agradeço teu carinho pelo bilhete que é pra mim um grande incentivo...

SEM CELULAR

MAZZARINO RECLAMOU QUE EUNÃO ATENDO CELULAR....

OLHA,QUANDO TOCA E ESTOU POR PERTO ATENDO...NÃO SOU ESCRAVO DE NADA, MUITO MENOS DE TECNOLOGIA....

LIGA O F....COMO DIZIA O CRISTINAO,EMPREGADO DO ESCRITORIO DA MINHA IRMÃ ALENIR.

Mazzarino me ligou agora há pouco....

mandará noticias do Guaxo, mas antecipo que tem na banca da república. nada mais.

ele me ligou domingo de noite, eu tava no show dos cariocas....

Sensibilíssima Adélia Prado, BRAVO!

Adélia Prado - Roda Viva - 24/03/2014, PARTE EDITADA FALANDO DA POLÍTICA ATUAL NO BRASIL

colaboração

Por laurinho

nova repórter esportiva da rbstv, mulher e afrodescendente. coisa rara ainda. ah! e bem bonitinha......

Míriam Leitão fala de seu novo livro em webinar gratuito

A DUPLA VIDA DE KUBLINSKI

por Eron Duarte Fagundes

Extraído de fatos reais, o filme O homem de gelo (The iceman; 2012), de Ariel Vromen, acompanha a dupla vida de Richard Kublinski, um polonês que vive na América e teve uma turbulenta trajetória como assassino de aluguel entre perigosos mafiosos americanos. Na imagem inicial do filme aparece o protagonista de barba e melancolicamente perverso, no momento em que o interrogam sobre o possível arrependimento pelos atos criminosos praticados; esta imagem retorna no fim com a resposta, em que Kublinski diz que somente lamenta ter machucado sua própria família.

Aí é que está o ponto: a criatura forma uma família, tem duas filhas, ao mesmo tempo em que vai semeando o sangue de seus contratos. No começo do filme vemos o diálogo de seu primeiro encontro com aquela que viria a ser sua mulher: ele na verdade é um homem-gelo, não sabe o que dizer a uma garota, ela se queixa disto. Desde o início, as características arredias da personagem são implantadas. Vromen dirige com energia mas sem grande inventividade seu filme policial-social. Não tem, por exemplo, o engenho de David Cronenberg para estas investidas meio psicóticas. Mas seu O homem de gelo em momento algum aborrece: o que deve ser saudado.

de Serafina

Semana da Etnia Italiana na Escola Municipal Agrícola

De 19 a 23 de Maio de 2014, a Escola Municipal Agrícola promoveu a Semana da Etnia Italiana. Período para reviver e preservar a história da colonização do Rio Grande do Sul, e de modo especial, valorizar e perpetuar a história e as raízes do povo serafinense. Ao longo da semana os alunos participaram de diversas atividades especiais, tais como: exibição de vídeos com canções folclóricas italianas; esquetes teatrais das famosas “fiabes”; brincadeiras e jogos típicos da cultura italiana; um delicioso e tradicional café colonial e, na noite da quinta-feira, dia 22/05 “filó” e jantar típico italiano. Na ocasião a Escola recebeu convidados ilustres que vieram prestigiar e também abrilhantar nosso evento com suas presenças, histórias de vida e talentos. Ao realizarmos a Semana da Etnia Italiana reconhecemos o mundo de valores humanos, sociais, religiosos, culturais, econômicos e políticos que os imigrantes italianos fizeram florescer no cotidiano das primeiras colônias e que atualmente, integrados com as demais etnias que nos constituem, expressam a nossa forma de pensar, sonhar, ser e viver! A Escola Municipal Agrícola agradece a todos que participaram e contribuíram para o sucesso deste projeto e deseja “Salute a tutti”!

27 de maio de 2014

de Serafina

Tem muitas histórias da familia Bazzo no meu livro COSI LA ZE STATA....A VENDA COMIGO E NA LIVRARIA CULTURA DE SERAFINA CORREA(OLIDES CANTON)

nA FOTO DIVISO MUITA GENTE CONHECIDA. INCLUSIVE MEU PADRINHO LUIS ALBINO CANTON, QUE NUNCA ME PAGOU UM PICOLE, EMBORA EU FOSSE SEU FIOSSO(AFILHADO...)-OLIDES CANTON

Religiosidade e Fé – Missa no Capitel da Família Bazzo

No dia 24 de Maio de 2014, no município de Serafina Corrêa, Linha Bento Gonçalves, próximo a Capela São Pedro, residência de Etelvino João Bazzo, 84 anos, foi rezada uma missa no Capitel em honra à Nossa Senhora do Caravággio. A missa foi celebrada às 14h pelo Padre Mauro Organista, e reuniu devotos da santa. Esse local de oração, agradecimentos e pedidos reúne familiares e toda a comunidade uma vez por ano, no último sábado do mês de maio para homenagear Nossa Senhora do Caravággio, título dado à mãe de Jesus, ocasião que a Igreja Católica comemora seu dia em 26 de maio. Este é o terceiro ano que acontece a missa no Capitel. No final da celebração, o padre abençoou o capitel e a imagem de Nossa Senhora do Caravaggio. A construção da pequena Capela foi um desejo da família Bazzo para manter a tradição de cultivar a devoção à Nossa Senhora do Caravággio.

A família Bazzo...



é uma das mais fortes da capela San Piero (São Pedro), dois dos mais velhos, os irmãos Etelvino Bazzo (Telvo) e Colorindo Miguel Bazzo ainda vivem....

Um outro irmão, Mário, que foi meu padrinho de batismo, morreu aos 50 e poucos anos de um câncer. Está enterrado no cemitério municipal da cidade, não na capela.

Tomei muita grapa na casa do Etelvino Bazzo e comprava dele sempre vinho...

Ultimamente ele tem me virado a cara e um dia na capela foi muito grosseiro comigo porque pedi ao seu filho Pelé pendurar uma cerveja, desde então não falo mais com ele...

Não tenho porque aguentar grosseria de ninguém....

O Telvo é o que está sentado na primeira foto, à esquerda do padre rezante da missa.



O orgulho de todo colono naqueles anos que nasci era ter um filho padre, mas desta me escapei....hoje em dia não é mais...naqueles anos que eu era criança havia apenas rádio a bateria - nem era a luz, nem pilha - íamos carregar as baterias numa oficina mecânica na Capela São Pedro, acho que do primo Cavasotto.

Hoje a capela São Pedro é um aglomerado urbano e bem grande...mas os Cavasotto foram todos embora, ou morreram. Ali quem domina hoje é a familia CENSI, inclusive o Rudimar que distribui meu jornal LINHA ONZE(QUANDO SAI, É LARO...)

OS BAZZO AINDA SÃO COLONOS FORTES...PRODUZEM PORCOS, PLANTAM E TEM GADO DE LEITE...
SÃO TODOS IGREJEIROS, OU SEJA, LIGADOS AOS PADRES. TANTO QUE NA CASA DO TELVO CONSTRUIRAM UM CAPITEL...ONDE O PADRE ESTÁ NAS FOTOS REZANDO MISSA. É SÃO TODOS DO PARTIDO DO BICO BRANCO, OU SEJA, COMO DIZ O FIOL DEL ZATOR, O MAURO ROCHA, ARENOSOS....
VOTAM TODOS NO 11 E PRA VEREADOR NO PAULO MASSOLINI, QUE ESTÁ NO DEM...SE NÃO ESTOU ENGANADO.

enfim, a politica paroquial...



mas ao ver estas fotos me lembrei de tantas noites quando escrevi meu livro cosi la ze stata (o Telvo é o autor da frase que peguei pra titulo) que vinha da capela onde ia conferir alguns elementos, alguns dados que tinha...ficava lá tomando cerveja, ou vinho e ouvindo ou conferindo principalmente com o Luis Canton (meu padrinho) com os irmãos colorindo, que todos conhecem por Lindo e Telvo, cujo nome é Etelvino, os dados que eu tinha....

alguns na Capela não gostaram de umas histórias que botei ali...como um que foi lá na casa dos meus pais ' me ameaçar de processo', meu pai, um velho de 85 anos, quase morreu de susto....

o cara foi lá saber que bens eu tinha....
- nada disse meu pai, ele paga aluguel....

Hoje sinto muito orgulho do livro que escrevi e cujo impressão eu paguei...é um dos poucos documentos que estão escritos sobre a história destas famílias. Está quase tudo lá....

Uma tarde que um cara parou um carro, vindo do rio carreiro, e me perguntou:
- tu é o Olides?
-sou, respondi.
- "li teu livro e gostei muito...."

nunca soube quem é o cidadão, mas acho que não era da capela são pedro!

Raul Pont será Cidadão de Porto Alegre

A sessão solene de entrega do título será nesta terça-feira - 27 de maio -, às 19h, no plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da Silva, 255 - Centro Histórico). O plenário da Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a concessão do titulo de Cidadão de Porto Alegre ao ex-prefeito Raul Pont. O projeto é de autoria da vereadora Sofia Cavedon (PT), que justificou a homenagem a um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Brasil: “Tornamos de direito o que já era de fato: cidadão dedicado a Porto Alegre desde a juventude, pela liberdade e justiça e como prefeito e deputado pelo direito de todos à cidade e à cidadania, o uruguaianense Raul Pont agora é porto-alegrense”.



Nascido em Uruguaiana e com mais de 50 anos de atuação na política e formado em História pela UFRGS, atualmente Raul Pont é membro do Diretório Nacional e deputado estadual na Assembleia Legislativa, na qual integra as Comissões de Constituição e Justiça e de Finanças.Em 1996, Pont foi eleito prefeito de Porto Alegre no primeiro turno. Foi secretário-geral e presidente do PT no Rio Grande do Sul e secretário-geral da Executiva Nacional do PT, de 2005 a 2007. Em 2002, elegeu-se para seu segundo mandato de deputado estadual, sendo o mais votado da bancada petista. Reelegeu-se em 2006 e em 2010, para o seu quarto mandato. Em 2013, tornou pública a sua decisão de não mais concorrer à Assembleia.

segundices....

SOLIDÃO QUE FAZ BEM....

Minha vizinha aqui do lado a ana maria viajou de madrugada pro rio.foi a serviço....

me devolveu a chave ontem de noite....

volta no meio da semana.....

* Mas tou me sentindo tão bem nesta manhã de segunda...

estou em paz comigo....

o restante não me toca, passo longe.....

ZH

A QUERIDA TELEFONISTA ' LU' DA ZEAGA PEGOU COQUELUCHE...ESTÁ ENCOSTADA....

WAGNER NO OSTRACISMO????

cHEGOU a este repórter smepre curioso a informação de que o Carlos Wagner, também chamado de o ' gago' - ele gagueia quando nervoso - foi deslocado pra área digital da zero....

* alguns coleguinhas mais veteranos do ' gago' acharam isto quase que um ' apagamento' do brilho do outrora conhecedor profundo do MST....

* Tenho uma boa do 'gago' que só divulgarei quando for a hora....

* aguardem....

HISTORIAS SECRETAS DO GRUTA AZUL....

2 - IA NO GRUTA COM AS CINZAS DA FILHA....

Em 2012, o Gruta Azul já estava no endereço atual(Gaspar Martins).

Entre os clientes estava um conceitudo médico de Porto Alegre. Ele voltava em 2012, apoós um longo tempo de ausência...

Era frequentador do antigo endereço(Farrapos...)

Vinha pra esquecer uma TRAGÉDIA familiar.

Havia perdido a filha num acidente de trânsito.

Vinha pra aliviar o seu trauma....
Ele vinha e trazia consigo, no carro, as cinzas do cadáver, recebidas no crematório.

Queria jogar as cinzas no mar e não tinha coragem. Ia ao Gruta Azul para aliviar as dores da alma.
Deivid Saldanha (gerente da casa) se prontificou a ajudá-lo, disse que ia com ele ao litoral.O médico acabou falecendo(Adrianao Mazzarino, no Guaxo...)

de São Borja

por capincho

capincho se prepara pra lembrar os 10 anos sem leonel brizola. eu não era muito fã do caudilho, não. o brizola era o tradicional político que diz uma coisa e faz outra. mas ,enfim...são todos vinho da mesma pipa...



sei que vou me incomodar como capincho - mas agora vou elogiar meuamigo...conheci na vida apenas dois grandes brizolistas...um é ele, o outro era o falecido martim dietrich...este sim era fã do caudilho de carazinho...sempre que brizola pisava em porto alegre, martim corria lá pra ver o chefe....

dizem que matheus schmidt , o deputado federal, também foi um grande brizolista....tem outros por aí, mas não vou citar.... (olides)

do mironneto.com

15 mil veículos na romaria motorizada de Caravaggio

A 54ª Romaria a Nossa Senhora do Caravaggio, em Canela, termina nesta segunda-feira, feriado no município, com a Romaria a Pé. A caminhada sairá da Catedral de Pedra, às 9 horas, até o Santuário de Caravaggio, no Parque do Saiqui, em um percurso de sete quilômetros. Neste domingo, 15 mil veículos participaram da Romaria Motorizada e de Motociclistas. Os devotos percorreram o trajeto até o santuário, acompanhados pela imagem da santa conduzida por um caminhão.A primeira Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela aconteceu em 1960, logo depois que Ângela Rigotto doou a imagem da santa e o cônego João Marchesi, então pároco da cidade, decidiu que a escultura ficaria no Parque Saiqui, endereço do Santuário de Caravaggio.

CINEMA

TÁ DEMAIS O CICLO DA URGS ESTA SEMANA...HOJE VIMOS BABY DOLL, UM FILME DE ELIA KAZAN...TEM VARIOS DELE ESTA SEMANA. CONFIRAM VALE A PENA SEMPRE 16 HS E 19 HS INGRESSO LIVRE...TEM MUITO VEIO QUE VAI LÁ DE TARDE....

A BORDO DO MEKONG

por Eron Duarte Fagundes

A linguagem cinematográfica do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul segue o curso de um rio em Hotel Mekong (2012), sua nova obra-prima. Construído de longuíssimos e persistentes fixos em que o gestual despojado dos objetos em cena, as falas descritivamente cotidianas de personagens icônicas e os acordes ao violão de Chai Bhatana do começo ao fim do filme na faixa sonora (Chai chega a aparecer com seu violão em algumas intersticiais e longas e fixas sequências) são tudo de que dispõe o espectador para se entregar à hipnose de filmar proposta pelo realizador, Hotel Mekong é um filme curto de difícil digestão embora extremamente simples em seus propósitos finais, que é filmar o cotidiano de uma região oriental, não muito distante daquilo que o japonês Yasujiro Ozu fazia na primeira metade do século XX. Apichatpong é o Ozu apimentado das primeiras décadas do século XXI.

O único filme de Weerasethakul exibido comercialmente no Brasil foi Tio Boonmee, que pode recordar vidas passadas (2010), um dos grandes filmes vistos em Porto Alegre em 2011. Antes disto, num ciclo asiático na mesma Sala P.F. Gastal , se pôde conhecer dois vulcões do celuloide dirigidos pelo tailandês, Mal dos tópicos (2004) e Síndrome e um século (2006). Nos três filmes a erupção visual da floresta formava um certo código linguístico. A floresta se ausenta de Hotel Mekong, embora se pressinta sua presença em torno. As águas fixas (planos fixos) do rio substituem a floresta. Surgem alguns planos com algumas inesperadas estradas próximos de aeroportos na Tailândia.

O Mekong vai do Tibete ao Vietnã, passando por lugarejos da Tailândia e do Laos. É neste últimos lugarejos que Weerasethakul centra a paixão plástica de sua câmara. Há algumas décadas o diretor de cinema gaúcho Antônio Carlos Textor rodou seu Crônica de um rio embevecendo o cinema diante dos cenários de nosso Guaíba, lago ou rio. Mais exaltadamente criativo, o tailandês faz sua crônica do Mekong. Os porto-alegrenses podemos adaptar aquilo a nossas visões do Guaíba. Quem correu mundo vai identificar as margens do Ródano, no sul da França, ou os espaços parisienses à beira do Sena. Ou pode recorrer a uma literatura esquecida, a novela Um rio imita o Reno (1939), onde o rio dos Sinos evoca seu ancestral germânico, o Reno. Na verdade, estas associações me surgem como forma paralela de expor a estética tentacular de Hotel Mekong, que acaba fazendo o processo circular da memória de um rio e de todos os rios.

PMDB promove Seminário para pré-candidatos

O PMDB/RS promove Seminário para Pré-candidatos & Assessores no dia 28 de maio, das 9h às 16h, no Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre (avenida Loureiro da Silva, 255). As vagas são limitadas e as presenças devem ser confirmadas até o dia 26 pelo e-mail gerencia@pmdb-rs.org.br. Com orientações jurídicas, contábeis e de propaganda, o Seminário terá quatro vagas por pré-candidato.

Detalhes

O que? Seminário para Pré-candidatos & Assessores
Quando? Dia 28 de maio, das 9h às 16h
Onde? Auditório Ana Terra da Câmara de Vereadores de Porto Alegre
Público alvo: pré-candidatos e assessores jurídicos, contábeis e de imprensa

Programação

9h – Abertura oficial
9h30 – Registro de documentação
10h15 – Propaganda em mídias sociais e eletrônicas
11h – Propaganda de rua
12h – Intervalo para o almoço
14h – Prestação de contas
16h – Encerramento

Menegaz garante gestão de políticas fortes na Famurs


Seger Menegaz, prefeito de Tapejara, teve o nome oficializado para presidir a entidade

O PMDB gaúcho oficializou na tarde desta segunda-feira, 26, a indicação do prefeito de Tapejara Seger Menegaz para presidir a Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) no próximo ano. O nome foi anunciado na presença do presidente do Diretório Estadual, deputado Edson Brum, do secretário-geral, João Alberto Machado, e do presidente da Associação de Prefeitos e Vices do PMDB, Juliano da Silva. Sidnei Eckert (Arroio do Meio), César Paier (Barra do Guarita), Zílio Roggia (Caiçara) e João Mário Cristofari (Jaguari) – que também postulavam o cargo –, fecharam consenso em torno do nome de Menagaz na última sexta-feira, 23.

Planejamento

Seger Menegaz, que é o atual vice, reafirmou o compromisso de construir uma administração com pauta política forte. Serão temas específicos o enfrentamento da gestão financeira da Famurs, a modernização da comunicação com os municípios, a descentralização dos serviços e a aproximação das relações com o Ministério Público, Secretaria do Meio Ambiente, Fepam, Governo do Estado e Presidência da República.

Eleição

A eleição da Famurs será na próxima quinta-feira, dia 29. Os partidos têm até amanhã, terça-feira, 27, para indicar os nomes para compor direção e conselho.

Perfil

Seger Luiz Menegaz, 50 anos, é prefeito reeleito de Tapejara. Formado em Administração de Empresas, é empresário e atual vice-presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Participou da fundação da Associação dos Universitários Tapejarenses (Autape) sendo o segundo presidente, e também foi presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Tapejara (Acisat). Em 2004 Menegaz teve a primeira experiência política concorrendo a vice-prefeito. Em 2008 se elegeu prefeito e foi reeleito em 2012. Ele é casado com Lourdes Mânica Menegaz, a Kuki, e tem duas filhas: Talita e Ingrid.

Próximos encontros regionais de Sartori

Depois de intenso roteiro no último final de semana, onde mobilizou correligionários de mais de 40 municípios, o pré-candidato do PMDB ao Palácio Piratini José Ivo Sartori continua percorrendo o Rio Grande do Sul. Nos próximos dias ele participa de atividades regionais em São Leopoldo, Alvorada, Carlos Barbosa e Roca Sales.

Agenda

Terça-feira, 27 de maio

São Leopoldo
Roteiro "Pré-campanha" Coordenadoria Vale dos Sinos
Horário: 19h
Endereço: Sede do Partido (Rua São Joaquim, 433), Centro.

Quarta-feira, 28 de maio

Alvorada
Roteiro "Pré-campanha" Coordenadoria Vale do Gravataí
Horário: 19h
Endereço: Avenida Pátria, 66 - Bairro Formoza

Quinta-feira, 29 de maio

Carlos Barbosa
Roteiro "Pré-campanha" Coordenadoria dos Vinhedos
Horário: 18h e 30min
Endereço: Clube Serrano (rua Valter Jobim, 622)

Sábado, 31 de maio

Roca Sales
Roteiro "Pré-campanha" Coordenadoria Vale do Taquari
Horário: 12h
Endereço: CTG Troteiros da Amizade (Rua Emílio Lengler, 750 - Loteamento 7 de setembro)


26
de maio de 2014

SINDICATO AS MOSCAS...

Na sexta de tarde, 3 horas, liguei pro sindicato.... tocou... tocou.... tocou ninguém...atendeu

Liguei depois a secretária me disse que tava sozinha lá e que ' todos ' tinham saído....

Passei lá de noite e tinha vários diretores lá dentro, lá pelas sete da noite....

O sindicato virou um ' depósito"?????

AZEDARM AS RELAÇÕES

Não convidem e nem falem em José Nunes, ex-presidente do sindicato dos jornalistas pro advogado Marco Antônio Chagas..

* Depois que saiu da presidência do sindicato, Nunes ' tocou ' um processo em Chagas...

* Que foi advogado do sindicato dos jornalistas e também integrante da diretoria durante anos....

* Motivo: até onde sei, Chagas andou ' dizendo algumas coisas' segundo uma fonte que tenho, de Nunes...

* E Chagas me parece teria sido condenado....

* Durma-se com um barulho destes....

* Não sou eu que procuro as notícias, elas chegam a mim...

* Eu só as reporto como dizia o ' gago' aquele que ainda está na zero depois de muitos e muitos anos...

Da vida....

Esta um advogado contou no sábado....

Ele tem uma cliente que tem várias imobiliárias....

Depois que se divorciou a mulher só quer ' dar"....

Frequenta um bar, onde escolhe as parcerias....

Mas a gurizada já a manja como a ' coroa' das imobiliárias....

E todos querem se encostar...

Mas o advogado - que tem relação com a dita cuja - já foi informado de que na hora ' h' ela não abre o cofre da chave tão fácil.

Um dos caras que ela foi no motel, que ele conhece, estes tempos, enquanto mostrava umas fotos dela - não no motel -
comentou,sem saber que o advogado a conhece:

- Esta coroa é muito pão dura....

Não queria pagar nem o motel....

Ele tem 34 anos e ela 55....

- Vai ver ele não a ' comeu' bem, comentou o advogado,enquanto filosofava....

NOSTALGIA....

nÃO sei se é o tempo nublado de hoje, domingo, mas ' senti,' quando passei pela Santana neste domingo o cheiro que em 1969 sentia de uma fábrica de torrefação de café que existia perto da JUC-5 onde a gente morava....

45 anos depois, voltou ena lembrança me parecia sentir o cheiro daquele café moído. claro que a fábrica fechou há muitos anos.

ERCY NUMA CLINICA

O presidente do Conselho da ARI, Ercy Thorma, está internado numa clínica na João Guimarães...

* Quem tem ido visitá-lo é o Antrônio Goulart....

MOTORISTAS 'SACANEIAM ' PASSAGEIROS

Aconteceu agora depois das 14 hs comigo. Volta e meia vejo passageiros reclamando que tocam a campainha e o motora não para.
Tava no onibus numero 1077 da Trevo, da linha Icava´-Taquari sentido centro-bairro.. quando o onibus entrou na José de Alencar toquei a campainha. o motora se fez de surdo e só me largou lá adiante, na outra parada depois de uma discussão...e eles acham que sempre tem a razão...

Bom, pedir alguma coisa pra EPTC é perder tempo... fica o registro

ELOGIOS

duas pessoas disseram que o blog tá melhor diagramado: o Júlio Pacheco e a Aline, de Serafina. Vamos lá,então!

Caravaggio

Pedi na 6 pro julio mandar uma foto dos festejos da romaria de Caravagio...Não é que ele mandou??Achei que o Fantinel fosse me convidar pra ir pra Farroupilha, mas não vi nada(olides)

Olides.

Não sou nem o Kadão nem o Espanhol mas aí vai uma foto do Santuário de
Caravaggio às 10 horas de domingo.
Um abraço.
Júlio César

Curtas

Olha o santuário de Caravaggio não é o bicho...o de serafina é maior...(kkk)

* Fui agora no agapio do Cesar;....

O fogão que estragou no verão do ano retrasado ainda não foi consertado.....

* Os funciona´rios comem comida que o Tasca manda buscar....

* Ou fazem um lanche do agápio, mesmo...

HISTORIAS DO GRUTA AZUAL

1 - Mulheres da noite são muito carentes. Uma delas, em 1997, de nome " Raquelzinha" começou um namoro com um garção da casa. Ele era sobrinho do antigo proprietário. No corredor da casa, ela passou com um cliente, para um programa. Uma crise de ciúmes se abateu sobre o garção.
O namorado não gostou de ver sua amada de mãos dadas com um cara jovem, bonito e charmoso. Quando ela passou por ele, com o cliente, o garção agarrou uma das mãos pra segurá-la. E aí se armou uma disputa. A garota no meio e os dois homens , um de cada lado puxando a moça pra si. Virou uma briga..(Adriano Mazzarino, no Guaxo)

Recado do Mazzarino pro capincho, via meu blog....

Letier!

O J. O Guaxo sai hoje daqui.
Junto com o do Canton.
Me atrasei e assim te mando
também a edição anterior.

abraço,
mazzarino

DEU XABU NO SANTANDER

o show dos guris do rio atrasou mais de uma hora agora no fim da tarde de domingo, por causa do som...

que esculhambação.....

mas saiu e foi muito bom...musicas do caymi....

Diário

Manhã pesada....
Que manhã pesada desta 6....

Fui no General Tibério estava com dor no ciático...

Encontrei o Fernando Goulart que tá numa situação....mas sobreviveu

Depois fui visitar a viúva do Fruet que continua muito abalada...
Fui tomar vacina da gripe, tinha fila enorme,...saí fora....
Tem sol saindo agora de tarde.deve melhorar tudo....

MEMÓRIAS DA REDAÇÃO....

Os 'convites da Ospa' do Lauro eram para "mulher fina" que eu era casado mas ela nem ia....

Depois que regressei do Peru, em 1976, voltei a procurar emprego na ZH, porque aí não tinha mais o Licínio e o Caco pra me "amocozar", como contei dias atrás no episódio da Av. Princesa Isabel, onde o Licínio namorava uma jornalista - trabalhava no arquivo da ZH - que reclamava de um prato de comida que eu comia (quanta nobreza tem esta alma...por favor...hoje ela vive em SP e que Deus lhe dê longa vida....).

Mas como em 1974 eu tinha preterido a ZH - era da reportagem policial - pra ir pra Folhinha (Folha da Manhã) convidado pelo próprio Licínio que era o editor de Polícia, Lauro não me perdoou assim tão facilmente em 1976 - lá por outubro, novembro - quando voltei à redação lépido e faceiro a pedir emprego!...
Tive muita sorte na época: o (falecido) Gaguinho era editor de Polícia e me botou lá "meio" escondido....

Tinha que ir embora seis e pouco da tarde e o que o Gaguinho me dizia era:

- Não deixa o Lauro te ver....

Eu não entendia aquilo, mas por quê? pensava...o Gaguinho nunca me disse....

Pior: quando o Gaguinho me deu salário de estagiário ai sim fiquei p. da cara...mas como eu que tinha saído de lá com um salário bom em março de 1974 agora tinha que voltar a ser estagiário....

- Ficccaaaa ai....me dizia 'Gago' quando mais agitado -

Até que aos poucos o Lauro foi se esquecendo do episódio - ele literalmente me tinha "marcado na paleta" e com o tempo foi deixando de lá aquilo que tanto o tinha amuado....

(quando Lauro marcava alguém na paleta não era tão fácil assim que se esquecesse....)

E com o tempo até me chamava a sua Sala para ouvir música clássica, uma paixão dele....

Com o tempo ele foi me chamando, às vezes, e me dava 'presentinhos' - que eram sempre dois convites pra ver os concertos da OSPA, sempre acompanhado de um comentário pra lá de irônico, provocativo e acho até hoje pra puxar assunto:

- Olha, pra ti que tem uma mulher fina....

(Lauro nem sabe que a mulher com quem eu era casado pouco ia na OSPA...quem ia mais na Ospa era eu mesmo....)
- pra ver como as coisas enganam, às vezes...

Enfim com o passar dos anos, depois que fui demitido da Zero, acabei quase me tornando um amigo do Lauro. Ele também tinha perdido o poder, e embora estivesse ainda ligado a RBS, ficava pela pracinha da Encol, caminhando, se distraindo, estava aposentado...(tinha uma sala no 6 andar da sede da RBS mas eu acho que pouco ia lá...ele representava a empresa nos eventos da cultura foi quem organizou o prêmio da RBS na feira do livro...)

Foi numa destas manhãs de domingo, muitos anos atrás que ouvi a Célia Ribeiro fazendo um comentário sobre um amigo meu de hoje que volta e meia escreve pra cá....e que trabalha no comercial de uma rede de tevê que na época eu conhecia menos que me deixou encucado...ela dizia mais ou menos...

- E aquela mulher casada com aquele cara!!!!

Queria dizer que ela tava sofrendo nas mãos do cara?.....(Olides Canton)

de São Borja

POR NEUZA PENALVO, DE SB!

Recordado "direitoso":
Escrevo para mandar noticias.
Faz uma linda e luminosa tarde de outono em São Borja e o frio, acanhado, vai dando as caras!
As noticias como não poderiam deixar de ser, são políticas.

O PDT de São Borja vive dias de reunião permanente. Os motivos são vários, entre os quais as homenagens que serão prestadas ao nosso líder Leonel Brizola pelos 10 anos de seu falecimento, no dia 22 de junho de 2014.
Na programação constam várias atividades. Posso lhe adiantar que no dia 21/06, às 8h. Missa na Igreja Matriz São Francisco de Borja; 9h, Sessão Solene na Câmara de Vereadores, após, as já tradicionais visitações ao Mausoléu de Getúlio Vargas na Praça XV e no Cemitério Jardim da Paz, ao Jazigo da Família Goulart, onde estão sepultados João Goulart, Neusa Goulart Brizola e Leonel Brizola entre outros familiares. Neuza Penalvo

Convenção Estadual

O PDT/RS realizará sua Convenção Estadual para escolha de seus candidatos ao Governo do Estado, Senado e Deputados Federais e Estaduais em São Borja, no dia 21 de junho de 2014. A escolha da data tem a ver com os 10 anos de falecimento de Leonel Brizola, momento que reunirá grande parcela de lideranças pedetistas do Estado, já que na Convenção devem comparecer os Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos, Vice, Vereadores, os integrantes do Diretório Regional pré-candidatos e demais companheiros. A Convenção Estadual será realizada no Centro Nativista Boitatá, no Bairro do Passo, com inicio pela manhã e encerramento as 13h.

PMDB de mais de 40 municípios se mobiliza para ouvir Sartori

Fotos: Luiz Chaves

Visita a Expo Bassano fez parte das atividades

O pré-candidato do PMDB ao Palácio Piratini José Ivo Sartori continua percorrendo o Rio Grande do Sul. Ao final de mais um intenso roteiro neste final de semana terá mobilizado dirigentes e militantes de pelo menos 40 municípios pertencentes às coordenadorias da Grande Soledade, Alto Uruguai e Campos de Cima da Serra.


Soledade

Os encontros regionais ocorreram em Soledade e Erechim e, o último será em Vacaria, na noite deste domingo, 25. Além destas atividades Sartori ainda se reuniu com correligionários do PMDB de Camargo, de Nova Araça, de Lagoa Vermelha e visitou a Expo Bassano, em Nova Bassano.

Incansável, desde o início de abril Sartori tem palmilhado o Rio Grande do Sul e afirmou que sola de sapato não lhe faltará para a caminhada. Nos roteiros além de colher informações para o Plano de Governo atua na prospecção de potenciais nomes para concorrer à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. Aproveita também para fazer integração com os dirigentes no interior e também ouvir as demandas de cada região, iniciando desde já o processo de municipalização da campanha.


Erechim

Um dos destaques deste roteiro foi a grande mobilização em Erechim. Apesar do intenso frio da noite de sexta-feira, 23, mais de 400 peemedebistas de 25 municípios dos 31 da coordenadoria do Alto Uruguai marcaram presença no evento. O coordenador Edegar Marmentini avaliou a visita de Sartori como extremamente positiva. “Sartori teve a oportunidade de visualizar quem estará à frente de sua campanha na região e, em contrapartida, nossa militância pôde ouvi-lo e contribuir com propostas para o desenvolvimento do Estado”, declarou o coordenador.


Camargo

Marmentini será o coordenador da campanha no Alto Uruguai. Disse que aceitou a missão como um grande desafio e imensa responsabilidade. “Já visitamos 28 dos 31 municípios da região e estamos conversando com prefeitos, vices, vereadores, executivas e demais filiados”, informou o coordenador.

Em Soledade Sartori foi recepcionado pelo prefeito Paulo Cataneo e se reuniu na Câmara de Vereadores com o PMDB dos oito municípios da Grande Soledade.

Presenças

O roteiro contou com a presença de líderes como os deputados estadual Alexandre Postal, Gilberto Capoani e Márcio Biolchi e Maria Helena Sartori, e do federal Darcísio Perondi, além de pré-candidatos à proporcional.

PMDB fecha consenso para Famurs e indica Menegaz

Reunidos no início da noite desta sexta-feira, 23, em Pouso Novo, no Vale do Taquari, os cinco prefeitos peemedebistas que postulavam a indicação para o comando da Federação da Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) fecharam consenso e indicaram Seger Menegaz, de Tapejara, para presidir a entidade.

Sidnei Eckert (Arroio do Meio), César Paier (Barra do Guarita), Zílio Roggia (Caiçara) e João Mário Cristofari (Jaguari) decidiram retirar a candidatura com o objetivo de construir uma pauta de consenso focada na bandeira do municipalismo.

Menegaz, que é o atual vice, informou que os cinco postulantes seguirão conversando e apresentarão para os prefeitos do PMDB e de todo o Estado uma pauta propositiva para a Famurs. “Nestes últimos dias tivemos um debate de alto nível e demonstramos que temos capacidade de construir. Isso nos uniu ainda mais e fortaleceu o PMDB”, destacou o prefeito.

PPS anuncia apoio ao PMDB

O PPS anunciou nesta semana o apoio à pré-candidatura de José Ivo Sartori ao Governo do Estado. A decisão foi tomada por unanimidade em reunião da Executiva do partido. Sobre a aliança com o PSB e o PPS Sartori declarou: “Aqui está o recomeço de uma caminhada para todo mundo que tem postura, que tem um ideal, para quem tem sonhos e o desejo de alcançá-los. Temos um norte político e não vai me faltar sola de sapato para percorre-lo”.

SEM PULO - TÚNEL DO TEMPO

De: rudimar thomas
Para: olidescanton@bol.com.br

Olá Olides,
Olha esta matéria do estrelense Rogério Schwertner quando jogava pelo Grêmio de Porto Alegre.
Abraços
Rudimar Thomas

Sons da Cidade com Poty Burch e Ronald Augusto no Renascença

Atrações: Ronald Augusto e Poty Burch
Data: 27 de maio (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)
Ingresso: um quilo de alimento não-perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h

Na segunda edição deste ano, o projeto Sons da Cidade apresenta dois cantores-compositores de diferentes gerações, ambos de intensa atividade no cenário independente porto-alegrense.

Músico, letrista, poeta e ensaísta, Ronald Augusto é integrante da banda os poETs (que tem dois discos lançados e acaba de colocar no mercado um DVD) e assina colaborações com artistas como Marcelo Delacroix, Simone Rasslan e Alvaro RosaCosta. No trabalho solo, explora influências como samba, rock, jongo, jazz, cinema e poesia. O show terá composições recentes e antigas, e Ronald (guitarra e voz) terá a companhia de Leandro Theisen (guitarra solo e voz), Rogério Gil (baixo e voz) e Cristiano Ungrad (bateria).

Poty Burch vem atuando na cena de Porto Alegre há cinco anos. Integra o coletivo ESCUTA - O Som do Compositor e já participou de shows de artistas como Renascentes, Apanhador Só e Ian Ramil. Suas canções mesclam o apego às melodias do rock sessentista a toques de melancolia e humor - um exemplo é o single Fugas de Setembro, cujo clipe foi lançado em 2013. O show Últimos Tempos, em formato semi-acústico, tem também os músicos Dionísio Monteiro (bateria), Guilherme Ceron (baixo) e João Ortácio (guitarra, violões e voz).

O projeto Sons da Cidade, voltado à diversidade da produção musical porto-alegrense, é realizado pela Prefeitura, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.

GETÚLIO, SEMPRE PRESENTE

por Eron Duarte Fagundes

O gaúcho Getúlio Vargas é uma personagem onipresente da História Brasileira a partir do século XX. Cerca de dez anos antes do golpe militar de março de 1964, seu suicídio em agosto de 1954 simbolizava o próprio suicídio do povo brasileiro, que seria definitivamente amordaçado em 1964. Carlos Lacerda, um tribuno carioca de verbo poderosamente vazio, estava à frente dos movimentos antigetulistas em 1954; o suicídio de Vargas impediu a perfeita execução do golpe, em 1954, este golpe viria em 1964, tendo Lacerda entre seus líderes; mas como o golpe é a cobra que come sua própria cabeça, Lacerda foi um dos cassados pelo golpe que ajudou: sua falação ininterrupta era perigosa para os tempos de silêncio que viriam. Getúlio (2014), filme dirigido por João Jardim, segue a feijão-com-arroz dos filmes históricos brasileiros. Tony Ramos na pele de Getúlio (ainda que falte a Tony o gauchismo do líder político), Alexandre Borges como Lacerda e Drica Moraes como Alzira Vargas lideram as perspectivas interpretativas da narrativa. Não chega a empanar a reflexão histórica que esboça; mas sua opção por um espetáculo simplório, bem ao gosto daquele público de cinema educado pela televisão, perturba este método. No entanto, vale a pena acompanhar a câmara de João Jardim como uma aula introdutória aos momentos derradeiros de Getúlio no Palácio do Catete. Quem quiser melhor, deve procurar a literatura, o romance Getúlio (2004), do gaúcho Juremir Machado da Silva.

Comissão de Porongos reúne-se no Palácio Piratini

A Comissão Estadual para organizar e orientar a programação alusiva aos 170 anos da Batalha de Porongos reuniu-se na manhã desta sexta-feira (23) no Palácio Piratini. Durante a reunião os representantes das secretarias e órgãos do Governo e dos Movimentos Sociais apresentaram suas propostas para a realização de ações que serão desenvolvidas entre junho e novembro deste ano e que pretendem dar visibilidade aos Lanceiros Negros (protagonistas da Batalha de Porongos) e afirmar a contribuição do povo africano na construção da identidade do gaúcho.

O escritor e cineasta gaúcho Tabajara Ruas também participou da reunião e aproveitou para disponibilizar para a comissão os seus filmes “Netto perde sua alma” e “Netto e o domador de cavalos”. De acordo com o diretor técnico da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), Claudio Knierim, em breve essas películas deverão serão disponibilizadas em ações e eventos com fins didáticos.

A comissão é responsável pela criação e coordenação da programação alusiva ao evento, assim como a recomendação da elaboração de estudos e pesquisas e incentivo a realização de campanhas relacionadas ao melhor entendimento da relevância dessa batalha, da importância da comunidade negra na Guerra Farroupilha e do combate ao racismo e invisibilidade negra na cultura gaúcha. Além disso, a comissão apoia a criação de comitês ou comissões assemelhadas nas esferas regional e municipal para monitoramento e avaliação das ações locais.

Comissão - Criada pelo decreto estadual 50.843 de 12 novembro 2013 - é coordenada pela FIGTF, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e composta por representantes do Gabinete do Governador; Procuradoria Geral do Estado; Secretarias de Cultura, Educação, Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos e Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene). Poderão integrar a comissão outros órgãos e entidades da Administração Pública Estadual, da sociedade civil e representantes do Movimento Negro Unificado (MNU), União de Negros pela Igualdade (Unegro), Movimento Quilombista e Organização de Mulheres Negras – Maria Mulher.

23 de maio de 2014

O ' boca-torta"

Carlos Bastos e seu subordinado na TV Gaucha, Paulo Santana, tinham brigas homéricas...e grandes discussões...tudo por causa do Grêmio...

Quando Bastos se irritava muito nas discussões com Santana - ganhar dele não era fácil naqueles anos em que sua verbe era esplendorosa - o chamava com raiva de ' boca torta'...

Sabem de onde surgiu o defeito no Santana? e por consequência o apelido entre os intimos que o chamam de ' louco' ou ' boca torta"?

Foi um famoso cirurgião plástico que o operou: isto em 1973...cortou um ' nervinho' e ficou com o defeito. Isto acontece...

nem nas melhores famílias se escapa de grandes escandalos....(vide a familia real, por exemplo...)

O ' boca-torta" (II)

Assim que ficou com defeito na face, Mauricio Sobrinho dono da TV Gaucha queria ver logo o Santana de volta....

Foi falar com o chefe do jornalismo, Carlos Bastos:

Bastos, não gosto de me meter no teu trabalho, mas o Santana precisa voltar logo..

Bastos ficava quieto....até que um dia desabafou pro patrão:
- Olha Maurício, só se eu colocar um lado do rosto do Santana e outro do Celestino Valenzuela( era outro apresentador do JA)

Oi Menino Deus!

Não se sabe se o jornal fundado pelo Geraldo Canalli ainda circula....

* Quando Hélio Gama o comprou de Canalli, as negociações emperraram porque Canalli queria manter seu nome no expediente. E dois egos daquele tamanho queriam ver seu único nome no local do expediente...

Depois fizeram um acordo....

* Em 2005, O Oi Menino Deus completou 20 anos...

* Agora nem sei mais se circula, ou não...

* O OI Menino Deus ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo em 1996 com a matéria ' a POLUIÇÃO E OS PEIXES DO GUAIBA"....

O júri levou um pau do Lauro Schirmer porque o jornal ' era distribuição gratuita" e segundo ele jornal assim não merece prêmio....

* Ora bolas....agora o Metro anda ai circulando de graça....

Poema

Mandado pelo ' capincho" de SB!

O VOTO E O PÃO

(Alceu Collares)

Mandam no teu destino.
Mas ele é teu, meu irmão.
Ergue teus braços finos
E acaba com a exploração
Faz tua revolução!

O voto é tua única arma.
Põe teu voto na mão.
O voto é tua única arma.
Põe teu voto na mão.
O voto é tua única arma
Põe teu voto na mão.

Tua casa está caindo;
Pouca comida tem no fogão;
Tua mulher está mal vestida;
Teu filho de pé no chão.
Faz tua revolução!

O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto é tua única arma;
Põe teu voto na mão;
O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão.

Escravismo, feudalismo, capitalismo,
Socialismo, tudo em vão.
Vai milênio, vem milênio.
E continuas na escravidão
Faz tua revolução!

O voto é tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto é tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto é tua única arma;
Põe teu voto na mão.

Cristianismo, judaísmo, hinduísmo;
Todos querem a tua salvação.
Tu rezas noite e dia,
Ninguém ouve a tua oração.
Faz tua revolução

O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão
O voto é tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão.

Construíste, com teu trabalho.
Toda riqueza desta nação;
Por justiça, tens o direito;
Vai pegar o teu quinhão.
Faz tua revolução!

O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto é tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão.

A liberdade é o pão do espírito;
Do corpo, a liberdade é o pão.
Desperta pra luta amigo;
Faz tua revolução.

O voto e tua única arma;
Põe teu voto na mão.
O voto e tua única arma.
Põe o teu voto na mão.
O voto é tua única arma.
Põe teu voto na mão

Prêmios

Antônio Goulart se especializou em organizar prêmios de jornalismo. quem quiser, estará pegando um profissional competente e com cancha, como se diz....

Neta

Minha neta Helena dançando jazz....

foi pra comemorar o dia da ' mamãe" como ela chama a Renata!

Clique aqui para ver o vídeo.

OS ENIGMAS DE UMA ATRIZ CONDUZEM UM BELO FILME

por Eron Duarte Fagundes

É a beleza muito característica, ali entre o remoto e o oculto em seus significados, da atriz nova-iorquina Scarlett Johansson que dá o charme essencial da produção britânica Sob a pele (Under the skin; 2013), dirigida por Jonathan Glazer. É a figura de sensualidade particular e ao mesmo tempo esquiva da intérprete que vai ditar o rimo extremamente plástico e pausado de narrativa. O filme parece colar-se na pele de Scarlett, como se ambos, filme e atriz, fossem uma coisa só, esteticamente. O filme chega a existir para que Scarlett exiba plenamente seus mistérios como criatura cinematográfica. Scarlett parece ter existido até aqui para que fizesse este filme: é o desempenho que a estava esperando.

Tudo é um tanto vagaroso e distante em Sob a pele, desde o início. O plano inicial é um longo plano fixo de cerca de cinco minutos em que um ponto luminoso no centro da tela parece estar gritando o tempo todo. Numa determinada cena a personagem leva lentamente o garfo, que conduz um pedaço de bolo, do prato à boca peculiaríssima da atriz; a cena é dividida em dois blocos, a aproximação do garfo e depois o garfo introduz o alimento na boca, os blocos são separados pelo único corte na montagem da ação. As lentidões do filme se costuram com as caminhadas intrigantes da personagem e as nudezes com que ela se chega aos machos, um deles deformado fisicamente, especialmente na face e na testa e em torno dos olhos.

Sabe-se que a protagonista é um ser extraterrestre, como fica claro na brutal cena final. O hiper-realismo de Sob a pele é uma atualização de velhas histórias de ficção científica. Mas estas coisas são o que menos podem interessar o espectador numa obra assim, que se sobressai graças à mestria visual de um diretor e ao engenho com que uma atriz se desenrosca diante das câmaras.

Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados.

Porra ainda tem a lei da palmada....que loucura como dizia aquela socialiti que agora esqueci o nome(olides)
--

Brusque-SC, 22 de maio de 2014.

Ementa: Manifestação sobre a tramitação e o mérito do ProjetodeLei(PL)nº.7.672/2010 – de iniciativa do Governo Federal,conhecidopor “LeidaPalmada” e rebatizado equivocadamente pela Câmara Federal de Lei "menino Bernardo", aprovado ontem pelaComissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)da Câmara dos Deputados.

Ao Excelentíssimo Senhor
Deputado HENRIQUE EDUARDO LYRA ALVES
Digníssimo Presidente da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados da 4ª. Sessão Legislativa Ordinária da 54ª. Legislatura
Palácio do Congresso Nacional - Praça dos Três Poderes
Endereços telefônicos: 61 3215 8017 e 61 3215 5539
Endereços eletrônicos: contato@agendapresidence.com; dep.henriqueeduardoalves@camara.leg.br
70160-900 - BRASÍLIA (DF)

Prezado Senhor – Paz e Bem,

Com nossos respeitosos cumprimentos, pedimos vossa atenção para apresentarmos reflexão sobre a tramitação e o mérito do ProjetodeLei(PL)nº.7.672/2010 – de iniciativa do Governo Federal,conhecidopor “LeidaPalmada” e rebatizado pela Câmara Federal de Lei "menino Bernardo", aprovado ontem pelaComissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC)desta Câmara dos Deputados, com participação decisiva de Vossa Excelência.
Inicialmente cabe reconhecer que o projeto aprovado é substancialmente menos ruim do que o proposto pelo Governo Federal. Pois o Art. 2º. do PL nº.7.672/2010 estabelecia que “O art. 130 da Lei nº. 8.069, de 1990, passa a vigorar acrescido do seguinte parágrafo: “Parágrafo único. A medida cautelar prevista no caput poderá ser aplicada ainda no caso de descumprimento reiterado das medidas impostas nos termos do art. 17-B”. E o que dispõe o artigo 130 do Estatuto da Criança e do Adolescente que seria aplicado, segundo proposta do Governo Federal, aos pais que descumprissem o estabelecido pela “Lei da Palmada”: “Art. 130. Verificada a hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual impostos pelos pais ou responsável, a autoridade judiciária poderá determinar, como medida cautelar, o afastamento do agressor da moradia comum”. Assim, Excelência, o pai ou a mãe ou o responsável legal que descumprisse a ‘”Lei da Palmada” iria receber a mesma medida cautelar de quem comete o crime de “maus-tratos, opressão ou abuso sexual” e seria afastado do lar, por tempo indeterminado.
Agora é importante deixar bem claro as declarações não verdadeiras originárias desta Câmara dos Deputados acerca da “Lei da Palmada”: Na matéria “CCJ adia votação de proposta que proíbe castigos corporais em crianças”, de autoria do jornalista Marcello Larcher, da agência Câmara, o deputado relator Alessandro Lucciola Molon (PT/RJ) declara que “chamar de Lei da Palmada é uma injustiça, porque não estamos falando de um tapa, mas de crianças que são queimadas com cigarro, ferro quente, espancadas. É uma proposta educativa, para que as pessoas que não têm acesso à informação possam saber a melhor fora de educar seus filhos”, o que é uma mentira. Acerca da realidade cruel e degradante com a qual o Brasil ainda se depara com “crianças que são queimadas com cigarro, ferro quente, espancadas”, a legislação é bastante clara e atual.

Os marcos legais existentes, como a Constituição da República, o Código Civil, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o próprio Código Penal já garantem mecanismos suficientes e bastantes paracoibirosabusos. E o próprio texto ontem aprovado pela CCJC em nada modifica a punição aos agressores de “crianças que são queimadas com cigarro, ferro quente, espancadas”. O discurso é falso, mentiroso. Inclusive o ProjetodeLei(PL)nº.7.672/2010 – de iniciativa do Governo Federal, não tratava da punição dos violadores das “crianças que são queimadas com cigarro, ferro quente, espancadas”, na medida em que acrescentava parágrafo ao artigo 130 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que disciplina a medida cautelar a ser aplicada pelo juiz de direito competente aos pais ou responsável que cometam “maus-tratos, opressão ou abuso sexual” contra os filhos ou pupilos. Assim, por óbvio, as sanções do PL 7.672/2010 não se referem a “maus-tratos, opressão ou abuso sexual”, pois estes já estão contemplados no mesmo artigo 130 do Estatuto competente desde o dia 13 de julho do ano da graça do Senhor de 1990. Por analogia, seria o mesmo que uma emenda constitucional querer estabelecer ser o Brasil uma “República Federativa”, ou acrescentar os crimes de homicídio, assalto, estupro ou sequestro ao Código Penal.

Assim, questiono, Senhor Presidente, o que Vossa Excelência e colegas Deputados objetivam com o PL 7.672/2010? Pois a direção educacional dos filhos compete exclusivamente aos pais ou àquele legalmente incumbido para este fim, pois se estriba no regular exercício de um direito. Somente se cogita a intromissão estatal quando os genitores usam de meios aviltantes no tratamento com seus educandos. Sabemos que a educação dos filhos tem sido muito debatida quando se trata de empregar correção física. O equilíbrio ou conceito de moderação na hora de disciplinar é controvertido entre pais, psicólogos, juristas, educadores, e é inegável que esse assunto perpassa o campo do direto, envolvendo outras áreas que contribuem para elucidação do tema.
E o PL 7.672/2010 provoca acaloradas discussões, sobretudo, pela interpretação de que uma palmada pelos pais ensejaria punição. Os que defendem sua aprovação dizem da dificuldade em traçar limite quando do emprego da força física tem acarretado abusos, e os filhos que são assim tratados estão mais propensos a desenvolver uma personalidade violenta e agressiva. Entendo que o PL é uma intromissão na privacidade do lar, interferência indevida que retira a autoridade dos pais que têm o direito-dever de repreender, corrigir e exigir obediência aos filhos. Ademais, diversas gerações foram educadas com o castigo corporal sem que desenvolvessem algum problema psicossocial.

Como anteriormente afirmado, existem dispositivos legais, como no Código Penal, no Estatuto da Criança e do Adolescente e na própria Constituição Federal, capazes de coibir e punir o suficiente atitudes que firam os direitos de crianças e adolescentes. Aliás, é assegurada proteção integral à infância e adolescência, e em situações conflituosas observa-se o melhor interesse destes.

Assim, a legislação vigente abarca e pune qualquer forma de abuso, violência ou exploração de crianças e adolescentes (mesmo que empregados com intenção de educar), tornando supérflua a edição de mais uma lei para amparar aquilo que já é tutelado.
A Constituição Federal, em seu art. 227,§ 4º afirma que será punido o “abuso” e não, o castigo moderado. Por isso, é preciso que a liberdade de educar dos genitores ou responsáveis seja respeitada. Entretanto, há de respeitar mais ainda a integridade corpórea e psicológica da criança e do adolescente, sendo inadmissível usar deste direito para extravasar sua fúria em detrimento da correção, de modo que deva haver uma equação entre o direito de disciplinar e o direito a não ser violentado em sua integridade.

Entendo que no afã de salvaguardar os direitos de integridade física e psíquica de crianças e adolescentes, pode a “Lei da Palmada”, traduzir-se em excesso e tornar-se ineficaz, ou pior, tirar dos pais a autoridade no lar, criando filhos que não respeitam limites, tendo que, no futuro, dobrar-se diante do direito de punir do Estado, pois, por não terem sido adequadamente corrigidos quando deveriam, no momento certo e pelas pessoas certas, provavelmente provarão dos limites impostos pela amarga e desamorosa lei penal, uma vez que os pais sempre (ao menos se espera) corrigem com amor, enquanto o Estado somente pune com rigor.
Recordo a frase que diz que se “os pais não ensinam, futuramente a polícia ensinará”. E aqui cabe questionar Vossa Excelência: será que tirando a autoridade dos pais ou responsável de disciplinar seus filhos ou pupilos é, de fato, o resguardo necessário para afastar as mazelas emocionais de que é acometido o ser humano? Enfatizamos: o abuso, sim, deve ser punido! Mas já existe lei para isto. Para prevenir e combater a violência física contra crianças e adolescentes, nosso ordenamento jurídico possui vários dispositivos que contempla, inclusive, a esfera penal.

A Carta Magna da República Federativa do Brasil estabelece: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Constituição Federal, art.227, caput, grifo nosso). Perceba, Senhor Presidente, que a responsabilidade e do dever de resguardar as crianças e adolescentes não é somente da família, mas da sociedade e do Estado também. Assim, naqueles casos em que o castigo para “fins pedagógicos” na verdade são agressões e maus-tratos, o § 4º do mesmo diploma legal assegura que “a lei punirá severamente o abuso, a violência e a exploração sexual da criança e do adolescente.” Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90) também explicita que: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. (ECA, art. 18, grifo nosso). À semelhança da Constituição Federal, incumbe governo, sociedade e família de concorrerem pelo pleno desenvolvimento de dignidade e bem-estar da criança e do adolescente. O que não obsta, por evidente, o exercício paterno, materno, ou por quem lhes faça às vezes, de correção e disciplina dentro dos limites toleráveis de dignidade e integridade.

Na esfera cível, temos que a mãe ou o pai que castigar imoderadamente o filho perderá o poder familiar (Código Civil, art. 1638, I). Condutas que expressam violência contra crianças são definidas por crime. O Código Penal não trata de forma específica, mas contempla o crime de maus-tratos e lesão corporal nos quais podem enquadrar pais ou responsáveis por crianças e adolescentes. Assim, temos por definição legal de maus-tratos: Expor a perigo a vida ou a saúde de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilância, para fim de educação, ensino, tratamento ou custódia, quer privando-a de alimentação ou cuidados indispensáveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correção ou disciplina (CP, art.136, caput.). Neste caso a pena é de detenção ou multa, aumentada de um terço se praticado contra pessoa menor de 14 (catorze) anos. (CP, art.136, §3º). Destaque-se ainda a objetividade do artigo ao estipular o abuso nos meios de disciplina ou correção. A lesão corporal, por sua vez, é a conduta de ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem (CP, art. 129, caput) com pena de detenção de três meses a um ano. No parágrafo nono encontramos: Se a lesão for praticada contra ascendente, descendente, irmão, cônjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido, ou, ainda, prevalecendo-se o agente das relações domésticas, de coabitação ou de hospitalidade (CP, art. 129, §9º). Neste caso, a sanção será de três meses a três anos de detenção, o que significa maior reprovação penal por a lesão ser cometida em desfavor de parentes ou nas relações mais íntimas. Visualizamos, assim, que em última razão também alcança aqueles que têm o dever de proteger, mas preferem ser a principal ameaça.
Portanto, resta claro que há legislação que abarca, repita-se, o suficiente, e reprime a correção física exercida de forma a extrapolar os níveis de razoabilidade, ao ponto de se tornar flagrantemente imoderada.

Recordamos, Excelência, o instituto do exercício regular de direito, previsto no CP, art. 23, o qual pressupõe uma faculdade de agir concedida pelo direito a alguma pessoa, em que a prática de uma ação tipificada como ilícita, deixa de ser, constituindo-se uma das causas de excludente de ilicitude. Exemplificamos com a correção dada pelos pais aos filhos .

Assim, a família representa fundamental papel no desenvolvimento da criança e do adolescente, sendo no seio familiar que o indivíduo cultiva e estende suas potencialidades para além dos seus termos.

Evidentemente ratificamos que a violência não pode fazer parte do processo de educação e desenvolvimento sadio do indivíduo, devendo ser reprimida pela lei. Por outro lado, pretender que o Estado – diga-se de passagem, tão deficitário e longe de assistir a realidade social – tome a direção dos lares e diga o quê e como a educação deve ser feita ou como não dever ser, é insurgir contra a liberdade familiar e colocar em mãos estranhas o destino que cada um pretende dar a seus filhos ou pupilos.

Importa informar também a Vossa Excelência que do total das manifestações das cidadãs e dos cidadãos brasileiros, realizados por e-mail ou telefone, à Central de Comunicação Interativa desta Câmara Federal, 93,9% (noventa e três vírgula nove por cento) manifestaram-se contra a aprovação do Projeto de Lei 7672/10, conhecido por Lei da Palmada.

Repudio, com veemência, a tentativa desta Casa Legislativa de rebatizar o ProjetodeLei(PL)nº.7.672/2010 – de iniciativa do Governo Federal,conhecidopor “LeidaPalmada” para Lei "menino Bernardo", apresenta um misto de oportunismo (querer usar da comoção pública e argumentos mentirosos ou equivocados para aprovar a qualquer preço o projeto de lei) e falta de respeito à verdade: o menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, que foi encontrado morto em um matagal na cidade de Frederico Westphalen (RS), numa segunda-feira, dia 14 de abril de 2014, enterrado em um matagal, não foi vítima de falta de lei, mas da falta de cumprimento – pelas autoridades constituídas – do que a lei estabelece. A Câmara dos Deputados, salvo melhor juízo, poderia sim estar cobrando a correta apuração e responsabilização de todas as autoridades omissas, negligentes, enfim, relapsas em assegurar proteção integral a esta criança bárbara e friamente assassinada.
Finalizo lembrando que a família constitui o primeiro e o mais importante grupo social de toda a pessoa. É na família que ouvimos as batidas do próprio coração e o que ele verdadeiramente aspira como forma de realização pessoal e coletiva. Cotidianamente a família depara-se com tantos desafios sociais e econômicos, culturais e religiosos que a sociedade contemporânea enfrenta. A violência tem se instalado em todos os ambientes de forma avassaladora. Assim, Senhor Presidente, precisamos nos mobilizar para assegurar que a família seja, pela graça de Deus, cada vez mais o espaço para formação do ser humano.

Fraternalmente e à disposição,

Paulo Vendelino Kons
Conselheiro Tutelar, do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (GRUPIA)

de Serafina

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA COMEMORA DIA DA ETNIA ITALIANA

“La seconda Patria ha asciugato tutte le lacrime, ma la prima non sara mai dimenticata!”. No dia 20 de maio de 2014, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima deu início as atividades do projeto pedagógico intitulado “Imigração Italiana no RS em busca dela cucagna” que se estenderá até o mês de julho, nas festividades de nosso município. O projeto tem como objetivo oportunizar o conhecimento da língua e da cultura italiana, por meio de atividades que propiciem o resgate de usos e costumes de nossos antepassados, promovendo a valorização e a perpetuação de nossa história e nossas raízes. Inicialmente, os professores trabalharam com os alunos o Dia da Etnia Italiana no RS – a importância da data, o porquê e a criação da lei. Em seguida, assistiram a vídeos tipicamente italianos de músicas, danças, entre outros aspectos culturais. E na hora do lanche tiveram a oportunidade de, ao som da Tarantela, degustar de uma refeição tipicamente italiana.

Coleta de lixo seco no interior

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente comunica que haverá coleta de resíduos recicláveis na área rural de Serafina Corrêa. Estes resíduos são: papel e papelão, metais, vidros e plásticos. Não devem ser postos para coleta materiais como pilhas, lâmpadas, seringas e agulhas (tanto de uso humano como veterinário), embalagens de óleo diesel ou de agrotóxicos. Caso esses materiais sejam encontrados, os responsáveis serão penalizados.

CALENDÁRIO DA COLETA.

1. Dia 02/06: Capelas Nossa Senhora de Fátima, São Caetano, Caravaggio Lª 9ª e
2. Dia 04/06: Capelas Santo Antônio Lajeado e São José.
3. Dia 06/06: Capelas São Carlos e Saúde.
4. Dia 09/06: Capelas Aparecida, Santa Maria Gorete e São Paulo.
5. Dia 11/06: Capelas São Roque, Caravaggio Lª 13 e Monte Bérico.
6. Dia 13/06: Capelas Sant’Ana, São João, Santo Antônio, São Francisco e São

Aviso importante: Somente serão recolhidos os materiais que estiverem separados, ensacados e colocados na beira das estradas. Faça você também a sua parte!

22 de maio de 2014

Showzinho político


Nicolás Falcoff e Guilhermina Acosta...no palco do TSP hoje ao meio-dia!

Tive agora no Theatro São Pedro onde no projeto do meio dia se apresentava um casal de argentinos. O cara cantava musicas de protesto latino-americanas, para Zapatistas,..Chiapas no México, que são excluídos e por ai....

Quando cantou uma "Chacarera" argentina me lembrei de meus tempos que cruzei os Andes duas vezes de mochila nas costas, de trem e de caminhão. Senti uma enorme satisfação com uma ponta de orgulho de minha vida....ter me "atrevido" a viajar de "mochilero", em uma época de perseguições, prisões e morte a qualquer suspeito na região sul da América não é pouca coisa, e olha que não costumo me arrepender daquilo que faço. Vai ver que eles pensavam de mim como o filho do Zator: que eu era um "direitoso"! e deixa que os demais falem o que quiserem.


Antônio Goulart, o criador do bordão ' Voltaremos ' (hoje apropriado pelo anonimus gourmet...)vendo os musicos argentinos hoje ao meio-dia.

em tempo. os argentinos se apresentam hoje, as 19 horas, na Riachuelo 525....

Assisti a uma apresentação gratuita, não sei se hoje, quinta, vai ser de graça, mas recomendo. Son muy buenos....

Santana no paraíso

por Rekern

Já não tinha te dito que o Tarso e a RBS fecharam um acordo, o governador não deixou os manifestantes atacarem a ZH, em junho do ano passado, e esta parou de atacar o PT. A ida do Santana até a Dilma é mais um capítulo deste acerto, até de gravata vermelha ele estava. O cronista da Zero levou a bengalinha para cutucar algum colega mais crítico a presidenta. O Santana está certo, agora o Lauro Quadros tem mais um ao seu lado para enfrentar os extrema-direita Kenny e Wianey no Sala de Redação. Fizeram as contas lá na Ipiranga, o PT fica mais uns 12 anos no poder e então é melhor ser a favor do que contra.

Exclusivo: Copa em Porto Alegre terá Bienal extra

texto e foto de Marcio de Almeida Bueno

A Copa do Mundo, ao menos na Capital gaúcha, vai contar com um atrativo a mais para os milhares de turistas esperados. A Bienal do Mercosul deverá fazer uma mostra extra para embelezar a cidade e distrair os torcedores entre uma partida e outra. Uma das primeiras instalações artísticas já está disponível para visitação pública, localizada na avenida Carlos Gomes, próximo à Anita Garibaldi. Outras peças já estão espalhadas por ruas e calçadas, e nota-se uma tendência do concretismo na maioria delas. Os organizadores garantem que a exposição segue até depois da competição da Fifa.

Arapucas urbanas

texto e foto de Marcio de Almeida Bueno, jornalista

Na rua Padre Chagas, a mais chique da Capital, também há arapucas urbanas. Na calçada que leva ao começo da rua, esquina com a Praça do DMAE, onde há um estacionamento, esta tampa de metal é um perigo para desavisados. Se alguém passar correndo e pisar com força, ela vira uma armadilha.

Seminário Nacional "Capacidades Estatais e Novas Políticas Públicas no Brasil: Retorno do Desenvolvimento?

Programação do Clube de Cinema

podem anotar: sabado vai ter muita gente no filme. o pessoal quer botar a bunda em cadeiras estofadas..(olides)

No próximo Sábado (dia 24/05/2014) as 10h15min no GNC Moinhos assistiremos ao filme "O Palácio Francês" (Quai d'Orsay-2013). Recém formado na Escola Nacional de Administração, Arthur Vlaminck (Raphaël Personnaz) é chamado para trabalhar no Ministério das Relações Exteriores à serviço do ambicioso ministro Alexandre Taillard (Thierry Lhermitte). Arthur será responsável por elaborar o discurso do ministro, mas logo percebe que em meio a golpes políticos e vaidades pessoais, esta tarefa não será nada fácil.

No próximo Domingo (dia 25/05/2014) Não Haverá Sessão!

Na próxima 2ª feira (dia 26/05/2014) as 20h00 na Sociedade Germânia assistiremos ao filme "A Datilógrafa" (Populaire-2012). Aos 21 anos de idade, Rose Pamphule mora com seu pai e estar prestes a casar com o pacífico filho de um garagista. Ela poderia virar uma dona de casa, mas a jovem tem planos mais ambiciosos. Ela sai de sua cidade e tenta um emprego de datilógrafa no escritório de seguros de Louis. Mesmo se suas habilidades como secretária são fraquíssimas, o homem fica impressionado com a velocidade com a qual Rose consegue digitar. Logo o espírito competidor de Louis se desperta: ele decide aceitar Rose como sua secretária, contanto que ela treine para participar da competição de datilógrafa mais rápida do país.

VIDA, PAIXÃO E MORTE DE ELISE

por Eron Duarte Fagundes

Alabama Monroe (The broken circle breakdown; 2012), dirigido pelo belga Felix van Groeningen, se sustenta basicamente na veracidade das interpretações do casal de protagonistas e na engenhosidade de direção ao misturar atmosferas que vão das tensões eróticas aos melodramas de doença e ao êxtase de encenações musicais e também na habilidade desta mesma direção em ir e vir no tempo sem perder o prumo narrativo. Em vários momentos o filme chega a ser brilhante, passando dos tempos em que o casal se conheceu, o nascimento e a doença fatal da filha, retornando aos tempos iniciais, oscilando entre a agudeza sexual e depois a angústia dum casal que teve uma perda, até o suicídio final da mulher (que chega a ser entremostrado bem antes do final e depois retorna no fim).

Alabama Monroe é o retrato de vida, paixão e morte de Elise, cognominada Alabama, uma tatuadora (seu corpo tatuado é um elemento da linguagem do filme) que se apaixona por um músico de interior e, ao casar-se com ele, passa a cantar na banda. Veerle Baetens como Elise e Johan Heldenbergh como Didier, cognominado Monroe, tem uma afinação visual impressionante. E um curioso exercício de imitar o cinema americano de interior pintando-o com cores europeias.

de Serafina

Com música, gastronomia e cultura o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul é celebrado na Câmara de Vereadores

Sessão Especial lotou o Plenário da Câmara na segunda-feira, dia 19. No momento em que é celebrado o Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul, o Poder Legislativo de Serafina Corrêa não poderia deixar de destacar a importância da data, como forma de lembrar e valorizar a saga da grande imigração italiana ao Estado, iniciada em 20 de maio do ano de 1875. A data foi instituída através da Lei Estadual nº 11.595, de 3 de abril de 2001 e, neste ano, a comemoração aconteceu no Plenário da Câmara, no final da tarde de segunda-feira (19). Com apoio do Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Educação – Divisão de Cultura, o Legislativo realizou uma Sessão Especial alusiva ao Dia da Etnia Italiana no Rio Grande do Sul. Com coordenação do Presidente da Câmara, Vereador Nelson Pedro Mezzomo, as reflexões sobre a importância de comemorar esta data, de recordar, valorizar e vivenciar os costumes e os ensinamentos deixados pelos antepassados, bem como de preservar e transmitir às novas gerações a língua Talian e os costumes dos imigrantes italianos, foram feitas através das palavras do Prefeito Ademir Antônio Presotto, do Vereador Silmar Roberto Santin - Líder do Governo, da Vereadora Nega Castro – Líder da Bancada do PP, do Vereador Jairo Vidmar – Líder da Bancada do PMDB e do Vereador Paulo José Massolini – Líder da Bancada do DEM e proponente desta sessão.

Os discursos foram intercalados por intervenções artísticas de música, poesia, conto, jogo e por vídeos retratando a religiosidade, a língua e os costumes, como o filó. Os presentes que lotaram as dependências da Câmara acompanharam não apenas um momento de preservação da identidade cultural, resgate dasraízes, domododevida, hábitos, expressões, manifestaçõesecostumesdosantepassados que tanto contribuíram com a história e o desenvolvimento de Serafina Corrêa. Também tiveram a oportunidade de celebrar e de participar da comemoração através dos cantos, da gastronomia típica, da língua Talian e do costume de se encontrar e confraternizar a alegria, o trabalho, a fé e principalmente o amor à família.

ETNIA ITALIANA NA ESCOLA NOSTRI BAMBINI

“Dalla Italia noi siamo partiti...”. Vestidos com roupas típicas os alunos da Escola Nostri Bambini celebraram o Dia da Etnia Italiana, 20 de maio, com muita alegria. Degustaram das refeições italianas como: polenta, fortaia, salame e menestra. Aprenderam a fazer uma colombina e durante todo o dia tiveram atividades pedagógicas que relembraram os antepassados, seus costumes e a vida de muito trabalho que os mesmos deixaram como herança à comunidade.

Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso celebrou dia da Etnia Italiana

A Escola Municipal de Ensino fundamental João Corso celebrou o dia da ETNIA ITALIANA, com a presença de grupos locais, que encantaram nossos alunos. Na parte da manhã compareceu à escola o Grupo, “Esperança”, formado pelo Senhor Valdir Bianchet, João Canton e Artêmio Silvestrin, acompanhados com a gaita, cantando belas canções italianas, encantando a todos, inclusive interagindo alunos e cantores. Já na parte da tarde, foi a vez do CORAL MUNICIPAL DA TERCEIRA IDADE abrilhantar a homenagem em comemoração à etnia italiana, também cantando belas canções italianas e explicando as mensagens, em português, para que todos os alunos entendessem o que cantavam , na língua italiana.

O encontro foi maravilhoso. A presença dos dois grupos oportunizou aos alunos momentos culturais encantadores. Os depoimentos contados pelas pessoas que integram o Coral da terceira idade, foi de grande importância para conhecerem a história de nossos antepassados. O encontro foi culminado com um gostoso lanhe, à moda italiana, confraternizando com muita alegria, participação, diálogo e sorrisos de felicidade. A escola vem de público agradecera colaboração dos grupos, que nela prontamente se apresentaram.


21
de maio de 2014

ESTRADAS DO RIO GRANDE

Hoje a Helga, da empreiteira Brasilia Guiaba me ligou solicitando um livro meu, "estradas do rio grande"....

Este livro tem no sebos da ladeira e me custou 5 anos de trabalho...nele descobri, depois de muito procurar , uma raridade literária...Érico Verissimo escrevia convites de inauguração de rodovias.

Mandei um dos originais (tinha dois exemplares) p/o filho, Luis Fernando....

Coloquei na contracapa do livro o convite do Érico: diz assim: "BR-290: cinta de concreto sobre o verde peito do Rio Grande".

Quem me deu a dica da existência deste convite foi o Valdir Walter....que foi Secretário dos Transportes do governo Pedro Simon...

Estes dias faleceu o engenheiro Sílvio Schuller, ele me deu várias fotos da construção da freeway. a capa tem uma foto da mulher dele observando a construção da rodovia. ...

Não sei bem o motivo mas coloquei na página oito do livro a letra do Chico Buarque "Pedaço de mim"....talvez na época - comecei o livro em 1999 e o publiquei em 2003, graças ao Valter Gomes Pinto, que Deus o tenha na santa glória.... a letra me dissesse muita coisa....

Tenho orgulho de ter feito este livro...pra variar (já estou acostumado) na época ouvi muito:

-não faz isto, não seja louco!!!!

os loucos são o sal da terra!

Estradas do Rio Grande

PORTELINHA NAO QUIS DAR ENTREVISTA!

O unico empreiteiro que não me deu entrevista pro livro estradas do rio grande foi o josé nunes portella....

mas tinha dois exemplares. um no escritório(onde lia) e outro em casa, quando podia ler.

e me franqueou o arquivo da sultepa pra pesquisar, o que foi uma grande mão na roda....

tenho aqui seu livro as vezes dou uma olhada pra me lembrar do velho....

Caravaggio

A devoção de Caravaggio foi trazida pro Brasil pelos colonos italianos que se instalaram em Farroupilha.

Desde então a Romaria ao Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio que foi instituída padroeira do município em 1956 pelo prefeito Giacomo Valentim Luchese(pai do cardiologista Fernando Luchese).

O evento reune na data de 26 de maio e no final de semana cerca de 150 mil peregrinos.

O local principalmente nos fins de semana recebe milhares de visitantes.

Caravaggio

Recado ao Fantinel

Alô Jorge Fantinel, que é meu leitor em Farroupilha. gostaria de ir fazer cobertura de Caravaggio mas me falta logistica. se a prefeitura me patrocinar com refeição e hotel, me avisa. tem meu contato no blog. abs o editor olides canton

dos leitores

O Julinho virou nosso correspondente junto a Igreja Catolica. qualquer dia ele vai vender ' santas indulgências"..estes padres não pregam prego sem estopa, como diz o Piccoli, um dos maiores donos de terrenos de Serafina ' eles gostam mais de dinheiro do que eu"(olides)

De: julio pacheco
Para: deolhoseouvidos1@terra.com.br
Assunto:
Data: 20/05/2014 22h00min58s UTC

Olides.
Não tive como te avisar mas precisei dar uma chegada em Farroupilha tendo em vista a Romaria de Caravaggio. Foi "bate e volta". Mas o assunto não é este. Precisamos corrigir :
O Jorge Fantinel (que realmente é teu leitor) é Chefe de Gabinete da Prefeitura de Farroupilha e não Assessor de Comunicação Social, posição ocupada pelo Tiago Ilha. Desculpa a minha falha mas acho que terás alguns leitores a mais com a correção.
Um abraço.
Júlio César

1º Encontro Tematico de Direitos Animais da REDE Sustentabilidade - Rio Grande do Sul

Dia 28/05, às 19h, na Assembleia Legislativa do RS (Sala Maurício Cardoso, 4º andar) - Porto Alegre/RS. Conferencista: Bruno Pinheiro, Presidente da FALA - Frente de Ações pela Libertação Animal (www.fb.com/FALABrasilia). A REDE SUSTENTABILIDADE abre espaço em sua agenda política para o movimento de Direitos Animais levar suas reivindicações e debater esse tema. Compareçam e divulguem!!!

UM DOS DERRADEIROS INTELECTUAIS DO CINEMA

por Eron Duarte Fagundes

O brasileiro Júlio Bressane é um dos derradeiros intelectuais do cinema. Ao menos daqueles intelectuais à moda antiga, em que o saber sempre representava um jogo prazeroso. Educação sentimental (2013) é bem menos fascinante que seu A erva do rato (2008), um dos grandes filmes da década passada, mas mantém o rigor, entre bressoniano e resnaisiano, com que Bressane habitualmente tratou as relações entre o texto que ele escreve mesmo como literatura cinematográfica e a forma desdramática e amiúde gordardiana com que ele põe os atores a recitarem diante das câmaras.

No primeiro movimento do filme as frases saem das bocas das personagens, a mulher madurona e o jovem, como das páginas de um romance antigo. A aspereza radical de Bressane nestas utilizações, filmando suas criaturas hieraticamente de perfil como num ensaio recitativo mesmo, pode incomodar um pouco a tranquilidade do observador; mais ainda quando nos cerca de quinze minutos finais desta curta narrativa Bressane descamba, saindo da história contada pelo filme para as histórias passadas no set de filmagem, o filme se vendo no espelho como um Godard irregular e perdido. Educação sentimental se perde bastante em suas linhas formais, mas em momento algum vai deixar de interessar o admirador do cineasta.

de Serafina

CONVITE SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE AUDIÊNCIA PÚBLICA

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CONVIDA PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA REFERENTE AO 1º QUADRIMESTRE DE 2014 DO M.G.S (MONITORAMENTO DE GESTÃO EM SAÚDE) . SERÁ REALIZADO NO PLENÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE SERAFINA CORRÊA, SEXTA-FEIRA 23/05/2014 AS 10h. SUA PRESENÇA SERÁ MUITO IMPORTANTE. PARTICIPE!

Áreas de Preservação Ambiental é tema de encontro dos Vereadores com o Departamento de Meio Ambiente

Você sabe o que é uma Área de Preservação Permanente, que também é conhecida pela sigla APP? E mais importante do que isso, você sabe quais são as delimitações definidas por lei que devem ser respeitadas, ou seja, qual a distância de rios e arroios correta para construir? Com o objetivo de responder e debater sobre estas e outras importantes questões é que os Vereadores votaram e aprovaram a realização de uma Sessão Especial. Com a participação do Departamento de Meio Ambiente do Município, na próxima segunda-feira (26), às 18 horas e 30 minutos, no Plenário da Câmara, o encontro tem o objetivo de tratar sobre as delimitações estabelecidas das Áreas de Preservação Permanentes às margens dos cursos d’água quando da construção de edificações, para a proteção dos recursos hídricos. “A distância de construções nas beiras de rio causa dúvidas na população e como Vereadores, somos constantemente questionados sobre o que pode ou não. Para que as regras estabelecidas pela lei sejam divulgadas e esclarecidas é que esta Sessão Especial da Câmara será realizada e é importante que os Serafinenses participem e acompanhem”, enfatiza o Vereador Jairo Vidmar, que foi o proponente deste encontro.

Fica o convite para os cidadãos e demais interessados no tema participarem desta Sessão Especial e repassarem o convite para que outras pessoas também possam acompanhar os pertinentes esclarecimentos que serão fornecidos pelo Departamento de Meio Ambiente.

Sessão Especial sobre APPS, delimitações para edificações
Data: 26 de maio de 2014, segunda-feira
Horário: 18 horas e 30 minutos
Local: Plenário Darcy Sobreira Soccol

Etnias na sessão da Câmara de Vereadores

Mais dois ônibus para o Transporte Escolar

A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, recebeu, na quarta-feira, dia 14 de maio de 2014, mais dois Ônibus completos Volare G4. Com investimento total de R$ 429.000,00 (quatrocentos e vinte e nove mil reais), os veículos possuem capacidade para 31 passageiros e mais 2 auxiliares cada, e foram adquiridos com o objetivo de renovação da frota do Transporte Escolar. Além desses veículos, em 2010, foram adquiridos através do Programa Caminho da Escola, três ônibus com capacidade para 48 passageiros; em 2012, dois ônibus com capacidade para 27 passageiros e mais 2 auxiliares; e em 2014, a Prefeitura Municipal recebeu um ônibus, também através do Programa Caminho da Escola, com capacidade para 56 passageiros. A Administração Municipal não mede esforços para buscar maior qualificação no serviço prestado aos estudantes, proporcionando segurança e tranquilidade as famílias serafineneses.

20 de maio de 2014

OS BILHETINHOS DO FREI BETTO


Fleury, o temido delegado de SP veio ' buscar' aqui no Sul Frei Betto.



Ao ser preso, em Porto Alegre, frei Beto jogou recados pela janela através de bilhetinhos que foram publicados na capa da zero hora.



Se não estou enganado, o repórter que os juntou foi o Carlos Karnas...

publicado por zh em 11.11.1969 na capa



' Irmão Antônio Cechin autor do catecismo aprovado pelos bispos está sendo inquirido tendo a residência devassada".

' pe. marcelo e pe. Manoel continuam detidos no DOPS.Fomos detidos por 4 agentes. Fizeram devassa no quarto do Pe. Marcelo. Comunique Cardeal Scherer.Grato

' pe. manoel valiente e pe. marcelo da paróquia da Piedade estão detidos desde as 13 horas.Avise Cardeal. Cumprimos nosso dever sacerdotal".

Bebemoração de coleguinhas

carlos que está na foto foi quem recolheu os ' bilhetinhos' do frei beto publicadas em 11.11.1969 por zero hora.

From: "Carlos Fernando Karnas"
To: "Olides Canton"
Subject: Fwd: Bebemoração de coleguinhas

Olides, outra.

Eu (Carlos Karnas) e Cascatinha, o Fernando Albrecht (lado a lado) no tempo em que ele ainda tinha cabelo e eu barba loura que agora é branca. A foto é de uma patota no restaurante português, lá perto do Copacabana. Uma turma de coleguinhas reunida para bebemorar e de vez em quando dar umas garfadas na comida. Nem sei mais que encontro foi esse, mas a foto é bonitinha, tem uns 40 anos ou mais. Parece que foi um encontro de jornalistas promovido por alguma entidade empresarial. Eu e Cascatinha, antes de ingressarmos no jornalismo, trabalhamos juntos no antigo Banco da Provícia, na matriz, ali no centro, na Uruguai. O Cascatinha trabalhava como assessor da diretoria, no primeiro andar, e eu no setor de cobrança, no terceito andar. Depois do Banco da Província enveredamos no jornalismo e seguimos nossas carreiras até os dias de hoje. O tempo passa.

Outra hora te conto do episódio da prisão do Frei Beto (com fotos dos bilhetes que peguei no DOPS - sim, fui eu quem descobriu a prisão do frei naqueles tempos bicudos); mais as peripécias na reportagem policial na madrugada, quando aquelas caminhonetes Rural Willys da ZH tinham tacógrafo e não podiam andar a mais de 60Km por hora; tem a história do Florianão e minha, de um encontro com um cara ligado aos Tupamaros, na estação rodoviária que ficava na Av. Conceição; mais uma campana de um navio na lancha da Receita Federal, na Lagoa dos Patos; e tem a história real de quando o Wilde Pacheco (delegado e piloto de helicóptero) nos metralhou (eu trabalhava na ZH) numa perseguição a ladrões de banco lá pros lados do Lami.

Te interessa isso?

Memória da Imprensa

zh 50 anos

Cardeal Vicente Scherer em novembro de 1969 foi conferir situação dos freis presos no DOPS gaúcho.

em novembro de 1969, Médici sobre a rampa do Palácio do Planalto pra inaugurar o governo mais ' duro' da ditadura....



e o noticiário era oq ue aparecia na capa da zero de então que este ano completou 50 anos.

Em novembro de 1969, o ' terrorismo' dominava o noticiário da zero hora....


prisões, morte de Marighella,assaltos a bancos, era a realidade do país naquele ano. Repórter bom era o que tinha ' fontes no DOPS. na zero se destacava carlos karnas, josé mitchell, milton galdino,gaguinho,entre outros.

em novembro de 1969,este era o noticiário que dominava na capa do jornal.

Memória

Na selva, comendo na hora do almoço!



Olha ai os 3 ' mosqueteiros' na BR-364 na rondonia, em 1983.
fazia um calor de doer...só se dormia com ar condicionado....

Serginho ros, aqui de mau humor,o de bigode é um cara da Radiobrás que apelidamos de ' mal. rondon' porque ele tinha que passar boletins da selva pra brasília...pra voz do brasil.

eram os estertores do regime militar....

e o serginho, as vezes, mencionava o ' engenheiro' que já era então governador do rio, depois do exílio...

o capincho sabe de quem tou falando porque é o maior fã do brizola que conheço, mais do que alguns pedetistas que só querem o prestigio do veio pra se eleger....

esta foto sobreviveu aqui a muitos percalços, mas a guardei sempre com carinho!
Tenho outra minha também que conseguiu sobreviver, mas esta é de um bar de porto alegre....

evidente que a foto do serginho,minha e do mal rondon tem autor. foi o Paulo borba de andrade....se não me engano é falecido...(olides canton)

o saco desta viagem era que o serginho nos acordava as 5 da manhã, com musicias do teixeirinha só pra sacanear....

mesmo...porque o ministro dos transportes, que vistoriava a rodovia em construção, saía pontualmente as 7 pra estrada. não era mole...

e havia o falecido colega " motorista de kombi' do correio do povo, que abria a janela pra entrar muito pó porque ele dizia que pó era b om....

Na hora da seresta...



Vovo,garção, Valter Todt e Sérgio SEppi, na hora da seresta no Gambrinus....



Vovo puxa uma musica de dor de cotovelo no que é seguido pelo Todt, já o Seppi só sabe cantar músicas do tempo que era coroinha em Encantado....

Vovo,Todt e Seppi


Seresta no Gambrinus....valter todt e vovo....

Vovo e Todt, os cantadores de musicas de dor de cotovelo!

Greve

FUI AO CINEMA na urgs pela tarde dei com os burros na água....

o campus todo literalmente fechado por grevistas.



a ' loirinha' da foto falava mal da ' imprensa burguesa', que segundo ela, não noticia o que eles fizeram...pois eu noticio, dona loira....

se não estou enganado é uma greve de servidores. eles fecharam o campus da urgs na paulo gama. todo o quarteirão.

PSB X PMDB

Na minha opinião, o Beto ' acrescenta' a chapa....

Não que vá se eleger...

agora dizem aí que foi simon que ' vetou' Rigotto pra vaga ao senado...

fofoquinha sem sentido....

e se for?

o simon viu mais futuro na coligação do que numa chapa puro sangue....

não votarei no beto, a quem o terlera-veterano repórter - chama de ' chiarelli das esquerdas" - ou seja, bom de marketing -mas ele trará mais possibilidades ao sartori. foi isto que o simon deve ter visto....

é o que penso(OC)

Em tempo: dias atrás, faz uns 20 dias, era véspera de feriado e vi o Postal, o Rospide Netto e o Beto na frente do SPedro conversando rapidamente....isto era antes de que viesse a público a história da coligação....

ia tirar a máquina pra fotografar, mas o beto saiu correndo prum outro lado.....

Causos de bares

O ' TUDÓLOGO' só disputa quando tem documentos!

Pois o ' tudólogo" nesta segunda outonal estava numa tarde inspiradissima. Me contou 3....as 3 que ele ganhou claro....

a primeira aconteceu hoje, que ele ganhou de barbada do Paulo Pinheiro.

saiu na zero de hoje,segunda, o livro do marcelo campos, sobre o jonhson...e lá diz que o marcelo também fez outros livros, entre eles um do Alcides Gonçalves...Paulo Pinheiro entesou com o ' tudólogo'....não está escrito que ele fez um livro sobre o cara....Mas pra que reagiu o ' beto canarinho', digo tudólogo...foi lá e veio com a coluna do kadão na mão....

agora a segunda....

um camarada no prado,antigo, foi teimar com ele que 'paulinho' que jogara no rio e larry tinham jogado junto no inter...

bah, o cara se quebrou...tudólogo sabia tudo de cor e salteado...

- o cara ainda fez uma cara de deboche pra mim, como que se eu não soubesse nada...

ganhei dele a aposta, contou exultante ' tudólogo' que provou através de um recorte de uma revista que os dois nunca foram colegas de inter...

- quando larry estava chegando no aeroporto, vindo do rio, paulinho estava indo embora pra lá...

E ' tudólogo' deu até o ano:1954.....

mostrou os ' documentos ' que tinha e ganhou a aposta....

uma terceira que me contou foi outra aposta de futebol que ganhou.

Estava ' tudólogo' tomando sua ceva, no ' anexo' da churrascaria do Mário, ou simplesmente Mário, quando ele comentou que Braulio jogara no Botafogo...do rio.

pra que o cara começou a debochar dele....

Tudólogo fez um desafio...

- vamos casar tanto na mão do bodegueiro....e te dou 10 por 1, mais ou menos assim...

' tudólgo' confiava tanto em si, que sabia que ganharia.

dias depois ele voltou assobiando como é do seu feitio com a Placar debaixo do braço, onde estava Braulio, ' o garoto de ouro' com a camisa do botafogo.

pronto ganhou mais esta.....
o camarada que discutiu com ele, que o peitou, enfiou a viola no saco....

(Olides canton)

SAMPA, LÁ VAI A AVANI

Avani embarcou no busun pra sampa esta manhã...vai encarar 18 horas de onibus.Levou junto pãozinho de queijo,e umas comidinhas...

a vida realmente dá muitas voltas...
lembro da avani em 1974, entrando no apê da Cuiabá, casada então com um cara rico...pra nós era aquela burguesa...era na verdade a sombra de uma aparência, na verdade o mito da caverna que tanto estudei com o professor Ulmann no |Julinho. Todos nós somos apenas aparencias. Eu ria por dentro quando me diziam no passado certas coisas...nada demais...

e o busun da avani foi de graça, porque é de veios...foi dar aulas, em sampa....

Ela volta depois de uma turné paulista que vai dar....e me disse orgulhosa no café que fui tomar pra me despedir dela que o filho Ian queria busca-la na rodoviária...como ela é radical - escorpião - não quis. ela vai de metro mesmo até a casa do filho...

a avani pode ter todos os defeitos do mundo, mas fizeram a bota e jogaram fora a forma, ou seja, ela é unica....

com suas virtudes e seus defeitos.

até a volta, judia velha de guerra!

dos leitores

Olha ai mazzarino, manda o guaxo pro capincho

ele tá loko pra ver o que tu escreveu sobre o gruta e aquela equipe que tu visitas sempre num permutol quando vens a porto!!!!(olides)

Será que o tal "Mazzarino" manda a revista???
Ele me respondeu o e-mail pedindo meu endereço

Letier Vivian
São Borja/RS

Arena do Grêmio

Po, Rekern, tu agora mudou pro Arena...aguardo um comentário teu sobre teu ex-colega de bancada do JA junto com a tua presidenta(o editor)

De: rekern
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: Arena do Grêmio

A choradeira da Arena

Não aguento mais a choradeira da Arena. Acho que foi um bom negócio para o clube, fica com a Arena e cai fora da administração do estádio que é muito alta além de envolver muita gente. Isto libera a direção para cuidar apenas do time. As rendas da TV e marketing, na faixa dos 150 milhões anuais no mínimo, são suficientes para fazer nosso Grêmio um time campeão e quitar todas as dívidas anteriores em poucos anos. Agora, não dá para pagar salários de 400 mil reais. O tricolor tem os salários do Kleber, do Zé Roberto e de mais alguns que estão emprestados que pesam muito na folha de pagamento.
Rekern

Deboche argentino com a Globo

Por Rekern!

O vídeo que mostra um locutor hermano tocando flauta na Globo pelos seus ataques ao governo do PT ,publicado ontem neste blog, é uma triste realidade de nossa imprensa. Todas as mazelas de nosso país são creditadas ao PT, esquecendo os 502 anos de desgraceiras implantadas por nossas elites mal preparadas, racistas e antipopulares. Os episódios das manifestações de junho do ano passado chegaram a pirar os apresentadores e jornalistas daquela rede. Dá pena a tentativa de manipulação dos fatos. Depois não sabem porque os índices de audiência caem dia a dia. O Jornal Nacional que já foi campeão de audiência aos poucos vai sendo o horário em que as pessoas aproveitam para jantar, ir ao banheiro e colocar em dia suas redes sociais. Quando o Lula dá uma entrevista a blogueiros, estes são chamados de apoiadores do PT. A Petrobras iria ser vendida pelos tucanos e graças ao Lula e a Dilma virou uma das maiores empresas do mundo é atacada dia e noite, com o intuito de enfraquecer o governo. Mas, como o povo não é bobo, vai votar mais uma vez na Dilma.

Arapucas urbanas

texto e foto de Marcio de Almeida Bueno, jornalista

Quem anda a pé por Porto Alegre sabe que há muitas arapucas espalhadas pela cidade. Esta é famosa, fica na Quintino Bocaíuva, exatamente entre a faixa de segurança e o acesso para o Parcão. Quem atravessar 'apurandinho', como diz minha mãe, pela faixa do pedestre, já que a sinaleira é mais adiante, vai colocar o pé em uma ltampa de bueiro de concreto solta. Como uma gangorra, se pisar de um lado levanta o outro, e vice-versa, e o pé vai para dentro do buraco. Por ali circulam diariamente parte das crianças que estudam no Colégio Uruguai, que fica naquela parte do Parcão, caminhadores/corredores e cachorros com seus tutores.

do Comunique-se

Repórter revela como deu o “furo” do arroz com feijão do McDonald's

por Jacqueline Patrocinio

Fora do cardápio tradicional, refeições com arroz e feijão podem ser encontradas no McDonald’s. A notícia gerou grande repercussão na imprensa brasileira, que não tinha conhecimento do menu executivo da rede de fast food. O mais curioso é que os pratos são servidos por aqui desde 2012. A repórter que deu o “furo”, Denyse Godoy, da Agência Bloomberg, falou ao Comunique-se sobre a descoberta inusitada.


Refeições com arroz e feijão não são listadas no cardápio do restaurante nem no site (Imagem: Reprodução)“Foi quase por acaso”, brinca a jornalista, que acompanhou há seis anos o início do impasse judicial que resultou na inclusão das refeições. “Naquela época, os funcionários rejeitaram os hambúrgueres e fizeram uma denúncia ao Ministério Público do Trabalho”, relata. Um termo de ajuste de conduta foi firmado em 2012, exigindo que a operadora da McDonald’s, a Arcos Dorados Holdings Inc., fornecesse, sem custo, refeições tradicionais aos trabalhadores, para poder solicitar a redução do imposto de renda.

Em contato com a companhia no Brasil, a repórter desenvolvia outras pautas quando acabou perguntando sobre o fim do imbróglio. “Quando descobri, fiquei surpresa. Fui ao restaurante, escolhi e experimentei. É gostoso”, comentou. Ela pagou em São Paulo R$ 23 pela refeição com frango, uma salada, suco e uma maça de sobremesa. “Foram muitos testes para assegurar que os pratos estariam de acordo com os padrões nutricionais exigidos até que a comida pudesse ser servida aos funcionários. Então, eles resolveram oferecer ao cliente”, relata Denyse. Para a profissional, a descoberta como essa fazem parte do trabalho cotidiano dos jornalistas. “Estava lá e ninguém sabia, não tinha sido comentado. Nosso trabalho é de estar atento aos assuntos rotineiros para apresentá-los como informação relevante, na cobertura de qualquer setor”.

de Serafina

PREVENÇÃO DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

Para alertar os motoristas e pedestres sobre os riscos de acidentes de trânsito em nossa cidade, a Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, através das Secretaria de Obras e Trânsito, juntamente com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo providenciou na instalação de vinte e quatro placas fixas em algumas ruas e avenidas de maior movimento de veículos da cidade, contendo mensagens educativas de reforço e medidas preventivas que todo motorista deve ter ao dirigir. As placas contém as seguintes frases:

- No trânsito sua atitude faz a diferença.
- Direção e Celular – Proibido.
- Correndo no trânsito? Você acha certo?
- Não corra, preserve a vida!
- Um trânsito melhor começa com você!
- Dê chance a vida. Respeite a faixa de segurança!
- O trânsito só muda quando a gente muda!
- Pare de errar na trânsito!
- O trânsito pede calma. A vida também.
- Trânsito seguro. Todos merecem viver!
- Cidadão consciente, trânsito em acidente!
- Sua pressa vale um vida?

Quem se envolve em acidente grave de trânsito, leva na memória toda essa experiência, o medo, o susto, o enfrentamento da Morte. É muito comum que essa vivência extrema cause inclusive uma mudança de comportamento, e isso tudo é muito difícil e dolorido. Diante disso, todos temos de aprender a dirigir com mais prudência, isto é, como um ser consciente e pensante. Ser educado no trânsito é fazer um bem pra você e para os outros. Essa campanha visa atingir a todos, promovendo a conscientização e a posterior transformação de atitudes no trânsito, sensibilizando os motoristas para a importância de dirigir com responsabilidade.


19
de maio de 2014

ASSUNTO COMPLICADO

Está na mesa do Conselho de Ética do Conselho Regional Educação Física julgar um caso muito ' cabeludo'.

* Um preparador físico de jovens que são recrutados pra serem descobertos como jogadores dentro dos grandes clubes de futebol foi despedido por justa causa, acusado de ' pedófilo"

* Ele já perdeu na justiça trabalhista e na comum.

* Agora o assunto está com o CREF.

* Pelo menos um dos membros do conselho de ética do CREF está com a intenção de absolvê-lo porque o homem parece inocente, ou melhor, este conselheiro está convencido de sua inocência.

* Segundo chegou a este repórter, este funcionário teria denunciado membros do clube que dispensavam os guris porque não prestavam, depois os vendiam por fora pra grandes clubes da Europa....

* E ele acabou alijado do clube de futebol por justa causa....

* Ah, o clube....vamos manter sigilo!

* é gaúcho!

arena

Depois de uma manhã ' depressiva' ainda com cerração por cima, a tarde abriu o sol neste domingo. Fui no Arena ver o Grêmio. nem lembro direito quando foi a ultima vez que tinha ido lá....

* Aquela história do preparador fisico acusado de ' pedofilia por um grande clube' bom só digo que o clube jogou neste fim de semana....

* e é gaúcho....

CLUBE DO CINEMA MINGUA DE ASSOCIADOS

Foi neste sabado passado, o almoço de confraternização do clube de cinema. não fiquei...

não frequento o clube pra almoços. vou pra ver cinema...não me interessa convescotes. tenho horror a vida social...

prefiro o meu canto, lendo meus livros. poucas pessoas são interessantes, as demais repetem o que ouvem entre estes babacas da comunicação...

a maioria deles ,comunicadores, são babacas que fizeram sucesso. me abstenho aqui de dar nomes...mas 99% não me dizem nada, não me representam pra dizer o que os jovens de junho diziam na rua dos politicos.

mas o clube do cinema definha...tem apenas 36 associados em dia ...sou um deles....

pago minhas contas, o que muito me honra....

e o clube de cinema teme também a nova tecnologia dos filmes o que fecharia muitos cinemas por aí...por que a troca de equipamentos é muito onerosa.

enfim,é o que temos por aí....
não é um horizonte sombrio, é o que temos. prefiro ver a realidade a iludir-me.

em tempo: nos anos passados, os associados em dia eram muito maiores. e o público vai mais quando o filme é nos shopping por causa do conforto do cinema...
nem é pela qualidade do filme é por onde o vivente senta a bunda mesmo....
nos tornamos uma civilização do conforto....

fugindo do público

Éramos apenas 6 vendo um filme do clube do cinema esta manhã. estes filmes do fantaspoa assustam as pessoas. sempre terror. não vai ninguém.

mas insistem em programar.
dá nisto. depois não sabem porque ficam a sós....ganhei a manhã porque ouvi uma boa história do Grimaldi. sempre se ganha algo,né.

' amiga da CC"

Uma coleguinha que teve coluna em jornal durante muitos anos agora pegou uma CC no Governo do Estado.

Pela sua competência e também porque não se sabe bem o porquê sempre foi vista como tendo simpatias pelo partido que está no poder no estado.

Só que agora a dita cuja manifestou a conhecidos o temor de ' perder' a teta....

já pensa o que fazer caso o PT não fique no Governo do Estado...

Ou como dizia o veterano JCterlera a todo cara que chegava na ALRS:
- aqui não tem amigos, aqui temamigos da CC!

No Governo do Estado parece que é o mesmo!!!

Algumas de sauna

ontem,sábado, um dos saunistas da sauna que frequento, foi alertado pela mulher de que haviam levado seu carro da frente do local pouco depois que chegara....

* é que o local estava entupido de carros por causa de um evento....

* A velharada, como eu, come, bebe e as panças são indecorosas, pra dizer o mínimo....

* A velharia que vai lá fala muito da sauna executiva que funcionou na protásio. eu não a conheci...

* Nesta sauna da Protásio, ia o Firmino Bimbi, que era presidente do sindicato dos jornalistas...O velho Aveline ia lá pegar a assinatura dos papéis que precisava enquanto Bimbi se ' saunava', vamos dizer assim...

* Hoje aquela sauna virou um estacionamento.

* Mas os ex-frequentadores dizem que foi a melhor sauna de porto alegre. era a lenha...

* esta que vou também é boa....

De Serafina!

Solidão de velhos....

Minha mãe me ligou cedo hoje,domingo. podia-se ouvir os galos cantando em serafina...era um garnizé cantador que eles tem nos fundos...numa casinha de madeira.
e me contou que ontem,sabado, eles foram à missa - semo ndati zo la( fomos lá pra baixo )na igreja matriz, levados por familiares....estava contente por isto....

é brabo ter criado nove filhos ( uma morreu cedo,de leucemia) e não ter um filho ou um neto por perto nestas horas...

enfim, o destino quis assim...ou será omissão mesmo de familiares????

Tenho duas observações da Guaíba nesta manhã (nublada e outonal) de 6 feira:

1) O Mendelsky saiu com esta: o Luis Americano foi meu repórter na Folha da Manhã. Bah, colega, menas....foi repórter do jornal, não teu....eu sei que é meio comum o cara dizer isto, mas pega mal nos ouvidos.....ficaria mais elegante dizer fomos colegas .Elegância não se compra na loja de grife, ela vem do coração....se tem ou não...e o Mendelsky quando cuida tem....

2) outra da Guaíba: que falta faz o Edgar Schmidt e todo seu ' mau humor' matinal....era conciso, rápido e ia no fígado.

Enfim, temos que ' guentar' o que tem aí.....

de ZH

TVE demite dois funcionários por vídeo polêmico de banda feminista

TV/Reprodução

Grupo se apresentou na televisão no final de abril

Os dois responsáveis por colocarem a apresentação da banda Putinhas Aborteiras na internet foram demitidos da TV Educativa de Porto Alegre, mais conhecida como TVE.

Ambos eram funcionários de confiança (CCs) e trabalhavam na área de marketing e redes sociais.

Segundo o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório, as demissões ocorreram por "uma questão de coerência" - a banda foi entrevistada em um horário em que o conteúdo das músicas não poderia ser veiculado. A apresentação foi ao ar alguns dias depois durante a madrugada:

- Eu acho que esse tipo de conteúdo não poderia ter subido pela inadequação da linguagem e exposição a crianças. Inclusive tiramos o vídeos do ar.

Osório disse também que a conduta dos funcionários já estava sob avaliação por erros anteriores e a publicação da apresentação da banda no Youtube foi o ápice do problema.

Os nomes, que serão divulgados no Diário Oficial, não foram identificados pela TVE.

Entenda o caso:

O vídeo atingiu um grande número de visualizações e repercutiu a música da banda, conhecida pelo discurso feminista, de defesa do direito ao aborto e críticas ao machismo, à Igreja Católica.

Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, a bancada do Partido Progressista (PP) protocolou requerimento de moção de repúdio à emissora por ter apresentado o grupo autointitulado "anarcafeminista" e divulgado uma música com palavrões.

No requerimento assinado pelos vereadores Mônica Leal e Guilherme Socias Villela, a TV educativa é criticada por exibir a manifestação que se utiliza de "linguajar chulo e de baixo nível" e que "fere a moral e os bons costumes do povo brasileiro."

Em nota publicada na página oficial no Facebook, a banda critica "os preconceitos e opressões sofridos diariamente pelas mulheres, e as reações violentas de pessoas conservadoras só confirmam o incômodo que isso causa. Ainda é um tabu falar sobre aborto, embora a letra que cantamos no Radar - "o corpo é da mulher e a decisão também" - seja uma reivindicação do movimento feminista há décadas".

Procuradas por Zero Hora, integrantes do grupo afirmaram que estão sofrendo ameaças após a exibição do programa e preferem não falar à imprensa.

dos leitores

( sim, italo, notei que foi no mesmo dia da zero , da ' nova ' zero que de nova não tem nada...apenas remaquiaram ela...

a zero e os outros jornais de hoje não tem mais sal, pimenta e ' veneno'...são todos iguais,por isto que os blogs que tem alguma liberdade, tem tanta leitura, entre os quais modestamente este site se inclue...e olhe que o faço com escassissimas condições...) Olides

De: italo
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: Olá

Olá!

Gosto muito do teu site, Olides, leio diariamente. Acho muito interessantes as tuas observações sobre a imprensa e as pitorescas histórias dos bastidores.

Já olhaste o Correio do Povo desde que mudou o visual (em 01/05, mesmo dia da "nova" ZH)? Achei que ficou bem melhor, também notei que estão apostando em séries de reportagens... o visual também está mais limpo, as notícias não estão espremidas como antes. Acredito que a Zero Hora tenha perdido vários assinantes para o Correinho neste mês.

Abraços,
Italo,

dos leitores

deu tudo bem com o adriana sabadin. nasceu o rebento...viva a gringa!!!!

De: aline
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: ola

Olá Olides...

SIM...A ADRI FEZ O PARTO HOJE DE MANHÃ E CORREU TUDO BEM. ESTÁ BEM COM O FILHO. É UM MENINO. VITOR LUIGI ALBAN. JA TEM FOTOS NO FACE DO MICHEL.GRANDE ABRAÇO!

ATT. ALINE

dos leitores

Quero uma revista "O Guaxo"

Letier Vivian
São Borja/RS

dos leitores

Argentinos debocham da Globo

Rekern vou publicar mas eu prefiro que tu escrevas, não que mandes o que está no ar. isto me lembra pésquisa de google....

prefiro 3 linhas de tua opinião do que isto daí(olides)

em tempo: esperava que fosses comenter teu ex-colega de JA junto a tua presidenta...(olides)

do Comunique-se

Jantar de Dilma com jornalistas esportivos rende “sugestões de pautas” à presidente

por Nathália Carvalho

Na noite dessa quinta-feira, 15, a presidente Dilma Rousseff recebeu dez jornalistas esportivos no Palácio da Alvorada. A lista de convidados contou com Milton Leite, narrador do SporTV, que conversou com o Comunique-se sobre o encontro. De acordo com ele, a petista foi atenciosa e chegou a anotar as sugestões dos profissionais. Marcado para as 19h, o encontro durou mais de quatro horas, segundo Milton. Dilma foi solícita e mostrou aos jornalistas as dependências do palácio, além de comentar que pretende fazer da Copa do Mundo uma oportunidade para melhorar a relação e a estrutura esportiva do país.


Jantar aconteceu na noite de quinta-feira, 15
(Imagem: Roberto Stuckert Filho)"Podemos perguntar tudo que queríamos. Falamos sobre manifestações, eleições e vários outros assuntos. A presidente respondeu as questões e, por outro lado, também esteve bastante interessada em ouvir as coisas que nós tínhamos para falar. Ela foi mais ouvinte", relatou o profissional do SporTV.

A conversa e as ideias ali discutidas foram anotadas pela presidente, que pareceu interessada em agendar outras reuniões para tratar dos assuntos apontados por eles. "Ela se mostrou disposta a colocar à mão na 'massa'". Milton, que tem mais de 30 anos de carreira, afirma que nunca se imaginou conversando com a presidente. "No Brasil, misturamos as coisas. A Presidência da República é uma instituição, independentemente de quem está no cargo. Nesse ponto, senti orgulho por estar entre os jornalistas convidados e de perceber que ela é boa ouvinte. Foi proveitoso".

Além do narrador, compareceram ao jantar Téo José (Band), Paulo Vinícius Coelho (ESPN e Folha), Renato Maurício Prado (Fox Sports), Tino Marcos (Globo), Juca Kfouri (UOL, Folha e ESPN), Mauro Beting (Fox Sports, Lance e Rádio Bandeirantes), Renata Fan (Band), Paulo Sant'ana (Zero Hora) e Paulo Calçade (ESPN). Os ministros Paulo Bernardo (Comunicações), Aldo Rebelo (Esportes) e Thomas Traumann (Comunicação Social) também jantaram com a presidente.


Milton contou como foi o jantar com a presidente Dilma Rousseff (Imagem: Fábio Dias)

do Jornal Panorama Regional, de Veranópolis

Texto de jornalista veranense é tema de TCC em São Paulo

O jornalista Marcio de Almeida Bueno, do Jornal Panorama Regional, teve a honra de ser motivo de estudo acadêmico em uma universidade paulista. Seu artigo intitulado 'Jesus, apaga a luz ou começa a farra do peixe em Porto Alegre', divulgado originalmente em 2011 pela agência de notícias ANDA, de São Paulo, foi tema de uma monografia. A estudante Cristina Maria da Silva, formanda em Letras pela FAAT - Faculdades Atibaia, na cidade de Atibaia, SP, usou o texto escrito por Bueno para seu trabalho de conclusão de curso. Com título 'Estratégias de Leitura de Textos Jornalísticos', o trabalho rendeu a colação de grau à universitária no último semestre.

da Folha Popular de Teutônia




ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

Mai01
Mai02
             



OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99


ESTÃO À VENDA


Cidades vizinhas (A briga entre cidades gaúchas) • R$ 15


Cosi la ze stata (Breves histórias de Serafina Correa/RS) • R$ 20


Getulio Vargas, depoimentos de um filho (Maneco Vargas fala de Getulio) • R$ 20


Estradas do Rio Grande (A história da construção pesada no RS) • R$ 50

Mais a postagem. Procure pelo olidescanton@bol.com.br.


ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog



LINKS QUE RECOMENDAMOS

Correio Do Povo
Claudio Humberto
Diário da Fronteira

DAiário Popular
Enfato
Folha de São Borja
Informativo
RedeCidade
RSUrgente
Jornal A Hora
Jornal do Comércio
Jornal do Mercado
Jornal O Sul
Jornal Panorama Regional
Políbio Braga
Prefeitura de Porto Alegre
Prefeitura Serafina
Correa

Ricardo Noblat
Rosane Oliveira
Sindicato dos Jornalistas
SUL21
Vide Versus

REPORTAGENS ESPECIAIS

Veja em "Memória"