Blog de celebridades, fofocas, opinião e notícias



16 de fevereiro
de 2015


de sb

Nada de novo na terra dos presidentes . o que se diz aqui é que o farelo é o quinta maior salário dos prefeitos do RS.

* amanheceu tarde aqui, já eram mais de 7 hs.

* muito papo de carnaval...o de sb é forte.

 

de Serafina

Água Suja é o Campeão do Circuito Verão SESC Futebol de Areia

Na noite de quinta-feira, dia 12 de Fevereiro, mais de 400 pessoas estiveram no Camping Carreiro para prestigiar as finais do Campeonato Regional de Futebol de Areia, válidas pelo Circuito Verão SESC de Esportes 2015. No duelo pelo 3º lugar, o C.A.Parceria mesmo com plantel reduzido superou a Cooperlate pelo placar de 5 a 2. Em busca do título, Água Suja e Billy Tur terminaram a 1ª etapa sem balançar as redes. Na etapa complementar, aos 3 minutos, o Billy Tur abriu o placar. A equipe do Água Suja, precisando marcar, adiantou o posicionamento e, aos 6 e 10 minutos, empatou e virou o placar, mantendo o resultado positivo até o apito final, conquistando o título de forma invicta na competição.

CAMPEÃO: ÁGUA SUJA DE GUAPORÉ
VICE-CAMPEÃO: BILLY TUR
3º LUGAR: C.A.PARCERIA
4º LUGAR: COOPERLATE

A Equipe do Água Suja de Guaporé, juntamente com as duplas Adriana e Emeline de Veranópolis, e Arthur e Rafael de Marau estarão representando a etapa de Serafina Corrêa nas finais do Circuito Verão SESC/RS de Esportes no Município de Torres, nos dias 28 de Fevereiro e
1º de Março.

13 de fevereiro de 2015

EXCLUSIVO

Onibus vai a 3,25

A ATP JÁ SABE. A EPTC JÁ DECIDIU. não se sabe se o Fortunatti já decidiu também, mas uma fonte me disse esta manhã que a EPTC bateu o martelo. Os onibus terão aumento de 10,5% passando dos atuais 2,95 pra 3,25.

Ainda não se tem a data da entrada em vigor do novo reajuste.

Movimento.

Até setembro de 2014, quando foi feito o mais atual recenseamento, a capital transportava em média 937.257 pessoas por dia, isto incluindo todas as empresas, inclusive a Carris.

De jan/set de 2014 foram transportados de forma ISENTA 3.347.305 passageiros nos coletivos da capital.

em 2013 foram transportados 45.105.422 isentos,27.212.732 com beneficio(isto é, paga somente 50%,incluindo ai estudantes e outros beneficiários) e 202.535.958 passageiros pagantes.

QUEM É.

o sistema é formado por 12 empresas privadas, afora a Carris, que é pública.

são 3 consóricos

CONORTE: Nortran,Navegantes,Sopal.

STS: VTC,Trevo( a maior delas )Restinga e Belém Novo.

UNIBUS: VAP, Gazometro,e Presidente Vargas.

( com dados fornecidos pela Uffizi, Rodrigo Melo Executivo da conta ATP)

 

CITAÇÃO DO AUTOR DO PORTAL NO PROGRAMA DO MENDELSKI.

é meu livro de maior sucesso. uma bob agem que fez sucesso,embora esteja meio encalhado por causa da distribuição

é o meu 50 tons de cinza, que não vendeu lá tanto...fui a um evento na cidade de Lajeado, na Univates fiquei a noite toda autografando na universidade e ninguém c omprou um livro ...só um xaropão ficou do meu lado enchendo o saco na noite toda contando histórias que ele sabia. queria pegar fama na minha já inexistente fama..(OC)

From: EDUARDO LEITE LEAL
Sent: Qui 12/02/15 16:35

Boa tarde, Olides Canton. Logo no início do programa do Mendelski, nesta quinta, a conversa era sobre rivalidade entre cidades gaúchas. Não sei se tivestes a oportunidade de acompanhar, mas o Rogério mencionou o teu nome, como autor de um livro sobre o tema ( não sabia o título ). Cidades Vizinhas é um livro que merece ser citado quando formos abordar a vida interiorana de modo informal e descontraído. Cordialmente, EDUARDO L. LEAL, P. ALEGRE.

 

Calor

pessoa passa mal no caloron do Mercado Público e é atendida pela segurança

 

Coleguinhas

Núbia Silveira está em casa.

* Lorena Paim está curtindo a vida. se aposentou.

* Elder Ogliari levou um pé na bunda do Estadão. Mandaram pra cá uma repórter me parece que por motivos particulares.

* E olha que o Elder era aplicado. mas isto é assim. os interesses é que contam.

* Me impressiona nos jogos a quantidade de rádios ligadas aos clubes -inter e gremio - que estão saindo por ai. todos tem sua rádio.melhor tem mais trabalho pra turma.

* no fundo cada um dança conforme a música que toca e neste momento parece que pura musica de grosso....

Espanha tá fazendo fotos da Mata Atlântica. Fica por lá acampado naquelas pousadas....

* Jussarinha Porto está na assessoria de imprensa do TSP. Botaram ela lá. foi a turma do pMDB. Dilmar Messias é que manda lá agora, mas tem ainda a Eva Sopher por lá.


Sérgio Bueno, o único sobrevivente dos correspondentes fixos no RS. No caso do Valor Economico. Aqui na coletiva de Túlio Zamin, ex-presidente do Banrisul.

 

HAROLDO X ADÃO

Outro round da briga entre Haroldo de Souza e Adão Oliveira(já falecido): quando morreu de infarto Luis Eduardo Magalhães, Haroldo transmitia um jogo do Gremio no Olimpico.

e Fabio Marçal queria qu eele interrompesse a narração pra ele dar mais dados sobre o filho do Toninho Malvadeza, que dizem, podia virar substituto do FHC.

- Não dou espaço pra este carar falar deste reacionário reagiu Haroldo, no seu estilo ' bateu levou'.

Dias depois levou um pau na coluna do Adão, no JC.

 

REPORTERES ALOPRADOS

PULOU O MURO ATRÁS DAS TARIFAS

Nelcira Nascimento era repórter da rádio Gaúcha e às vezes bancava umas ousadias atrás da notícia. Mas nenhuma foi tão grande como a de um sábado de tarde que ela quase foi presa por invasão de domícilio.

Aconteceu assim. O diretor geral do DAER, Eudes Antidis Missio era chato pra c....todo metódico, só dava entrevistas quando lhe dava na telha. Mas como era muito competente, não tava nem aí pros repórteres que suavam a camiseta atrás do ganha pão.

E haveria um aumento de ônibus que tava todo mundo falando...Num sábado à tarde, Nelcira descobriu a residência da casa do Missio, chegou lá, bateu a campainha mas ele não abriu. Nelcira olhou por detrás do edificio, perto da igreja são manoel no aristocratico bairro de Bela Vista, e não teve dúvidas. trepou literalmente pelas paredes, pulando não a cerca, mas o muro pra tentar entrevistar, ou comover a autoridade pra lhe dar os dados que ela precisava.

Missio não teve pena, nem nada. queria encanar a repórter pro invasão de domícilio, mas me parece que alguém proximo ao governador Simon demoveu ele desta atitude mais drástica(olides canton)

em tempo:quando na zh, a nelcira já tinha se jogado de paraquedas em noia, pra descrever qual a sensação. como sua chefe era a nubia silveira, as más línguas diziam que a núbia queria matar a colega e tinha bolado esta pauta.

 

de serafina

meu irmão paulo, que mora interior de SP, agora aprendeu a dar um golpe. diz pras gurias que ele é daquela cidade que saiu noJN...

- aquele cara que tu viu ai- referindo-se ao Valmor Bazzo, o Pelé, eu joguei muita bola com ele.

Isto ele disse pruma profi com quem ele andou tomando um chopp.

 

Mercado Público

NO MERCADO PÚBLICO HJ DE MANHÃ, A HORA DO RECREIO....DOS OPERÁRIOS!

 

AGAPIO VOLTA

depois de seis dias fechado - sabado passado não abriu - o bar de lanches da av. josé de alencar volta a abrir hoje.

* o motivo do fechamento é um segredo de estado.

* minha intuição de repórter não falhou: não foi reforma coisa nenhuma, nem férias coletivas.

 

BOAS NOVAS

A SALA REDENÇÃO DA URGS VOLTA DIA 9 DE MARÇO, COM TUDO.[

TODOS OS BANCOS FORAM TROCADOS ME DISSE ESTA TARDE A CURADORA DA SALA TANIA CARDOSO.

O QUE VAI ROLAR LÁ AGORA É CINEMA DOS ANOS 80 NA REABERTURA.OREMOS ENTÃO...

triste nova...

o santander fecha hoje e só volta dia 24, uma terça.

boas férias pra turma(OC)

 

Lancheria do Parque

A LANCHERA DO PARQUE NÃO VAI ABRIR NESTE DOMINGO,SEGUNDA E TERÇA. DEPOIS VOLTA AO NORMAL

MAS O CENÁRIO LÁ É DE UMA BELEZA.....(oc)

 

Do meu FB

do laurinho!

Enviada: Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

Ñ resisti e reproduzi a foto no meu perfil do Face. Muito linda a moça. Meus amigos do FB certamente vão gostar também.

 

Trânsito

NA CARAZINHO, O SEDEX PARA JUNTO A PARADA DO ONIBUS....

 

de Serafina

Início do Ano Letivo nas Escolas Municipais

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Educação, comunica que o início do Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino será no dia 18 de Fevereiro, quarta-feira, pela parte da tarde e no dia 19 de Fevereiro, quinta-feira, para os alunos que estudam no turno da manhã. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA da Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier também iniciam as aulas no dia 18 de Fevereiro, quarta-feira, na parte da noite. A Secretaria Municipal de Educação informa, ainda, que para mais informações ou dúvidas, a população deve entrar em contato com as Escolas ou mesmo com a Secretaria, através do telefone 54 3444 2860, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h48.

 

Oficina de Música do Coral da Terceira Idade

No dia 11 de Fevereiro de 2015 aconteceu o primeiro encontro da Oficina de Música do Coral da Terceira Idade, no Centro de Referência de Assistência Social de Serafina Corrêa. As aulas estão acontecendo nas quartas-feiras no mês de Fevereiro, em função de os idosos estarem participando da Atividade de Hidroginástica nos meses de Janeiro e Fevereiro. A partir de Março, as aulas da Oficina de Música do Coral da Terceira Idade voltarão a acontecer às segundas-feiras, no CRAS, às 16h. A Oficina é ministrada pelo Professor de Música Moisés Zaffari e são gratuitas. Os idosos que têm interesse em fazer a Oficina podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social – CRAS, pelo telefone 3444 3814. Participe!

 

CONVITE 1º ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO ENTRE BRIGADA MILITAR E COMUNIDADE SERAFINENSE

Serafina Corrêa, 12 de Fevereiro de 2015.

Boa tarde! A pedido da Secretaria Municipal de Assuntos Especiais de Governo, segue em anexo o Convite para o 1º Encontro de Integração entre a Brigada Militar e a Comunidade Serafinense que acontecerá na próxima quinta-feira. Participe! Informações: 3444 8120.
Gràssie.

 

Academias ao Ar Livre trazem muitos benefícios à população

A Prefeitura de Serafina Corrêa tem transformado realidades, com a entrega de diversas obras que proporcionam qualidade de vida à população. As Academias de Saúde, ao ar livre, são exemplo disso. Localizadas no Bairro Gramadinho, no Bairro Santin, Bairro Planalto e Bairro Aparecida, estão à disposição de quem quer exercitar-se, gratuitamente. A Secretaria Municipal de Saúde está proporcionando, também, o acompanhamento dos exercícios com a Professora de Educação Física Dioneia Ceccagno. A profissional orienta sobre a utilização dos aparelhos, quantas repetições deverão ser realizadas durante cada exercício, como realizar alongamentos musculares antes e depois da atividade e como manter uma boa postura. Os benefícios das Academias ao Ar Livre são muito importantes, pois promovem o bem-estar físico e emocional, melhoram a integração social e a comunicação, fortalecem os músculos e as articulações, diminuem o risco de doenças cardíacas e coronarianas, o colesterol e a pressão alta, o risco de diabete, estresse, a depressão e a ansiedade e melhoram a coordenação motora e o condicionamento físico. Participe das aulas, utilize as Academias de Saúde do município. Acompanhe o cronograma das atividades com acompanhamento da Professora.

 

Alfabetização de Adultos

Promover com sucesso a alfabetização dos jovens e adultos a fim de superar o analfabetismo é um desafio que ainda enfrentamos no Brasil. Alfabetizar significa entrar no mundo da escrita e da leitura com compreensão, ampliando a visão de mundo no qual está inserido. A intenção é proporcionar aos alunos um espaço de formação para o desenvolvimento das habilidades e competências profissionais que possam intervir na qualidade de vida. Alfabetizar vai além de quadro e do giz, é uma construção do conhecimento. Ler e escrever são ferramentas para compreensão e realização da comunicação do homem na sociedade e chave para os saberes já conquistados. Diante da procura de tantos adultos por uma oportunidade nesta modalidade de ensino, a Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Educação, está abrindo inscrições para uma Turma de Alfabetização de Adultos. Você, que tem vontade de aprender a ler e escrever, ou que há tempo não frequenta a Escola, agora é a hora, aproveite esta oportunidade, será trabalhada alfabetização inicial, desde a junção das letras e formação das palavras. Um trabalho diversificado, novo e acessível a todos os adultos que não sabem ler. Será no turno da noite, na Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, no Bairro Gramadinho, gratuitamente. Para fazer a matrícula basta ir até a Escola com seus documentos pessoais: RG (Carteira de Identidade), CPF, foto 3x4 e comprovante de residência. Também estão sendo aceitas matrículas para EJA, Educação de Jovens e Adultos, de 6º a 9º Anos do Ensino Fundamental, para quem trabalha durante o dia e tem 15 anos completos ou mais. Não percam essa oportunidade de estudar e aprimorar seus conhecimentos pessoais. Maiores informações junto à Escola ou pelo telefone 3444-2870.

12 de fevereiro de 2015

OS REPORTERES ALOPRADOS

VOLTAIRE ENCOSTA EM DILMA E DEIXA OS RATOS DA PF EM POLVOROSA!

Segundo turno da eleição de 2010.Pra presidente.

Dilma,eleita, vem a POA e fica no seu apê na zona sul da cidade.

Pra ir embora, pegou o carro e saiu em alta velocidade do prédio onde mora.

Direção:salgado filho.

Era um domingo de manhã.

Voltaire Porto tinha conseguido um carro emprestado do sogro.

Se meteu dirigindo o próprio encostado no rabo do carro da presidenta.

Os tiras da PF imaginaram logo tratar-se de um repórter aloprado,mas ele não larga a posição que a muito custo tinha conqusitado.
Quando chegaram no salgado filho, os tiras deram voz de prisão nele.
Aí viram que eram da Record,ainda por cima.

Colocaram ele no xadrez do aeroporto.
Aí foram vistoriar o carro.Documentos vencidos e dentro baganas de maconha.

Quando chegou na Record e na Guaíba a noticia da prisão do Voltaire, todo mundo correu pra livrar ele da cana.

Ataídes Miranda era o chefe do jornalismo. Falou com Ildo Gasparetto(lembram dele?) chefão da PF aqui no Estado,que retornou ameno:

-Tá, nós vamos dar a ele apenas um desacato, mas o problema é com o que tinha dentro do carro.
Ataídes se encucou: meu Deus, o que será que tinha.

Era maconha mesmo.

Voltaire fica preso por algumas horas e depois o soltaram responde um processo por desacato que acabou arquivado. não deu em nada.

Mas então presidente do grupo record no Estado, o Natal Furucho( que foi corrido da organização porque teria passado o bispo pra trás e hoje reside em, Brasília) queria dar um pé na bunda do Voltaire e ainda por cima por justa causa.
A diretora da Guaíba - não me ocorre o nome agora - é que não deixou. Fez uma enrolação,passaram-se alguns dias e ficou o dito pelo não dito.
Hoje Voltaire é uma ' estrela' do programa do Gordo, que bate até o JA em audiência(OC)

 

de São Borja

a turma da ponte de são borja-santo thome

 

MEMORIA DAS PRAIAS

O MENINO ARGENTINO COMEMORA O GOL DE MARADONA BATE NO VIDRO DO HOTEL SAMBURÁ E SE ESVAI EM SANGUE!

os pais voltam com o cadáver.

hOJE DE manhã, no programa do Mendesky, discutimos o assunto de 4 de janeiro de 1981, data do mundialito quando o litoral gaúcho foi marcado por uma tragédia.Morreu um guri de 5 anos ,argentino, cujos pais estavam hospedados no Samburá Hotel, em Imbé, que o Mendelski, no rádio, teimava dizer que era em Capão. Não, foi em Imbé. Estava lá e acompanhei fazendo materias junto com colegas todo o drama.CAKolecza comandou a maior cobertura que se pode fazer querendo provar ao governo do Estado que no litoral norte gaúcho 1 milhão de pessoas estavam desguarnecidas pelo sistema de saúde. E estavam....

O Mundialito foi um torneio organizado pela FIFA em comemoração aos 50 anos da realização da primeira copa do mundo.Assim como o torneio de meio século atrás foi disputado em solo uruguaio e deveria inicialmente contar com os países que até 1978 haviam conquistado a copa do mundo.Alemanha, argentina,brasil,inglaterra italia e uruguai. os ingleses declinaram do convite e em seu lugar foi convidada a holanda vice de 74 e 78.

Milhares de argentinos estavam no Litoral gaúcho e esta familia, que era do interior, estava no Samburá hotel.

O guri saiu gritando porque Maradona fez um gol contra o Brasil, cortou a femural no vidro da porta do hotel e o socorro foi uma tragédia. Mendelsky contou hoje no seu programa que foi a primeira vez que tentaram lhe processar porque ele denunciou na TV Guaiba , hoje Record, que os pais do garoto foi achacados por médicos em Tramandaí no pronto socorro de lá querendo cobrar uma fortuna pelo atendimento. Não havia suficiente sangue, o guri foi trazido a porto alegre, onde morreu.

Mendelsky só não foi processado na ocasião de sua denúncia porque o médico Abrão Vinogrom intercedeu junto a Carlos Sá, então presidente do sindicato médico.

Kolecza comandou durante vários dias uma cobertura muito grande de nós todos provando que no litoral norte qualquer emergencia médica acaba em tragedia.

E deu um pau no Bonow, que então era secretário da saúde - o governo era amaral de Souza - que teve que sair da toca pra ' apanhar' e muito na ocasião.

Foi uma cobertura memorável aquela em que praticamente viramos 24 hs do dia, atrás de noticias. se não estou enganado os colegas que também estavam lá era o mafalda, fotografo, o luis alberto scotto e a marli scomazzon,entre outros.

Mas o polaco comandou toda a cobertura e fazia as reuniões de pauta sentado no chão, desprezando as cadeiras da pequena sucursal, o que deixava o veio belmiro weber apavorado(olides canton

 

MUNDIALITO NO URUGUAI

Perguntei agora no arena ao haroldo de souza porque ele não tinha ido ao mundialito.

- Acho que tava doente, me disse.

Não, foi cortado da equipe da Gaúcha pelo adão oliveira.

os dois se odiaram o resto da vida por causa disto.

O URUGUAI VENCEU O MUNDIALITO. NA PARTIDA FINAL GANHOU DO BRASIL POR 1 A ZERO

 

Coleguinhas

o alemão elton werb que depois de 31 anos levou,em 2014, um pé na bunda da zero hora.

foi um dos mais chegados ao gabinete de augusto nunes quando este comandou a zh....

era chamado depois do expediente pra sala do augusto pra tomar um ' vinhozinho' branco e comemorar, principalmente nas sextas, depois do expediente.



o alemão elton está aqui sentado no agapio lanches, quando este abria.

 

cenas do arena



o t-2 lotadão indo pro jogo do gremio e os garis no aguardo do fim do jogo pra fazer a limpeza em volta do ' lixão' como os colorados chamam o arena do gremio.

 

As "feras" esperando para dar o bote

tb fui no jogo. fiquei numa cabine de uma radio de pelotas que vibrava com o Brasil. pqp(OC)

De: antares55
Enviada: Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2015

Fim do 1º tempo de Gre x Bra

 

ACEG

quero elogiar o rafael do staff da aceg porque eu mosquiei, não recebi o pedido de credenciamento e mesmo assim ele se desdobrou pra poder ir no jogo do gremio e do brasil

* não é mole atender todo mundo, imagino que pra turma da aceg deve ser uma correria.

* no sabado,ultimo, no meio do jogo, o rafa já tava indo embora - ele mora em noia - pq no dia seguinte ele tinha que estar em santa cruz do sul.

* e a silvia não tem mais pintado nos credenciamentos dos jogos.

 

HISTORIAS DE LA UNDEZE

quando zera tempo de la ua...

(quando era época da uva...)

duas épocas pra mim,nos 16 anos que morei na roça, me eram especialmente felizes. principalmente na infância.

Uma era no inverno, quando se ia fazer açúcar de cana...era uma festa....talvez porque vissemos os pais mais felizes, houvesse uma maior integração entre as pessoas que participavam da labuta.

a outra era o tempo de colher uva....

sim porque tinhamos um primo, filho da tia neta(antonio) e do velho pascual zanluchi- que ghe piazeva la cachaça -o luís que sempre vinha participar da colheita da uva. de manhã a noite.

só ia pra casa pra dormir.

era o verão e até hoje às vezes sinto o canto das cigarras e aquela alegria dos camponeses quando vão pra colheita do que plantaram.

de noite dormiamos um sono só, mortos pelo cansaço.

Quando vejo minha neta de 6 anos não parando quieta, me lembro do tempo que a gente tinha energia pra dar e vender.

Pois fico sabendo pela adriana sabadin que a uva em serafina já foi toda colhida, porque choveu muito e os colonos a colheram com medo de que apodrecesse.

No pequeno parreiral que tem atrás da casa onde moravam os pais, a uva já deve ter sido toda roubada. Se roubavam quando os velhos moravam lá, imagina agora que a casa está vazia desde 15 de janeiro.Minha mãe ainda pensou que poderia levar uma amostra da uva pra campinas, onde foi morar, mas naquela data ainda não estava madura(olides canton)

 

São Borja

em 1988 são borja era isto. este é o bairro do Passo....

hj tem bares ali pra se comer um peixinho frito. e é lá que acontece o carnaval na cidade.

 

Abertura oficial do ano letivo 2015 será dia 24

Para marcar o início do ano letivo na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação realizará uma conferência com especialistas da área voltada aos servidores. O evento ocorrerá na terça-feira, 24 de fevereiro, no auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 – 3º andar), em Porto Alegre. Nas escolas, as aulas começam no dia 26.

As inscrições para o evento estão abertas e devem ser feitas no site da secretaria (educação.rs.gov.br). Por causa da capacidade do auditório, o número de vagas é limitado.

Na conferência, serão abordados os temas “Educação responsabilizadora e suas reverberações”, pelo professor Afonso Armando Konzen, e “Escola em Tempo Integral”, pelo professor Paulo Dutra, que é secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco.

Confira a programação da Conferência de Abertura Oficial do Ano Letivo 2015

8h30 – Credenciamento no Hall do Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 80 – 3º andar)
9h – Solenidade de Abertura, com a presença do governador José Ivo Sartori e do secretário da Educação, Vieira da Cunha
9h45 – Conferência de abertura “Educação responsabilizadora e suas reverberações”
Professor Afonso Armando Konzen, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito da Criança e do Adolescente da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul
11h – Espaço para discussão
12h – Intervalo
14h – Palestra “Escola em Tempo Integral”
Professor Paulo Dutra, Secretário Executivo da Secretaria de Estado da Educação de Pernambuco
15h – Espaço para discussão
16h – Painel “Boas Práticas Pedagógicas”
Professor Marcio Gallas Boelter, diretor da E.E. Neusa Mari Pacheco CIEP/Canela – 4ª CRE
Professor Paulo Cezar Camargo Teixeira, diretor da E.E. Leopoldo Maieron CAIC/Bagé – 13ª CRE
17h – Encerramento

Inscrições: http://certificados.educacao.rs.gov.br/Inscricao.aspx?tur_codigo=7564T

 

de Serafina

Legislativo presente no Ato de Reconhecimento ao Sr. Antenor Fincatto

As mais de três décadas de trabalho e dedicação para a comunidade Serafinense do Sr. Antenor Fincatto, atuando na Prefeitura de Serafina Corrêa, foram lembradas e valorizadas. Na quinta-feira (05), o Vice-prefeito Municipal Francisco Bernardo Mezzomo, na condição de Prefeito Municipal em Exercício, realizou a entrega de reconhecimento, em solenidade no Centro Administrativo Municipal. Familiares, amigos do homenageado, autoridades, servidores municipais, imprensa e convidados participaram do ato de reconhecimento, que contou com manifestações do Prefeito em Exercício, do ex-prefeito Egydio Chiarello, da Presidente da Câmara de Vereadores Nega Castro, além do homenageado. O Legislativo Serafinense participou da homenagem através da presença da Presidente Nega Castro, da Vereadora Salete Cadore, do Vereador Jairo Vidmar e da Diretora Administrativa Deise Cristina Meneguzzi.

 

Ex-Presidente da Câmara Nelson Pedro Mezzomo é homenageado em Sessão Especial


Mais um quadro foi adicionado na Galeria dos Presidentes

Através de uma Sessão Especial, a primeira de 2015, o Poder Legislativo de Serafina Corrêa prestou homenagem ao Vereador Nelson Pedro Mezzomo, que desempenhou as funções de Presidente da Mesa Diretora no ano passado. O quadro do Vereador Mezzomo passa a fazer parte da Galeria dos Presidentes, sendo ele o 34º Legislador a receber este reconhecimento. A solenidade foi realizada na segunda-feira (09), antes da Sessão Ordinária da Câmara, com a presença da família do Vereador Mezzomo, do Prefeito Ademir Antonio Presotto, do Vice-Prefeito Francisco Bernardo Mezzomo e de todos os Secretários Municipais. Também participaram servidores, autoridades e lideranças do Município de Serafina Corrêa, além de representantes da imprensa.

 

Início Oficina de Dança no CRAS

Na tarde do dia 10 de Fevereiro de 2015 teve início a Oficina de Dança da Terceira Idade com o Professor de Educação Física Sandro Ghisleni. As aulas acontecem todas as terças-feiras, às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social /CRAS de Serafina Corrêa. A dança, além de exercitar o corpo, a agilidade, coordenação motora e equilíbrio, também exercita a mente, a atenção, a concentração e a memória. Diminui o estresse e a ansiedade, além de melhorar a autoestima, porque a dança ajuda na percepção positiva do corpo. Participe da Oficina de Dança da Terceira Idade, as aulas são gratuitas e acontecem às terças-feiras, 16h, no CRAS, Avenida Arthur Oscar, próximo ao Trevo São Cristóvão, centro. Mais informações: 3444 3814.

 

Legislativo mais próximo da comunidade


Visitar as entidades é objetivo de novo projeto da Mesa Diretora

Com a finalidade de conhecer a realidade dos diferentes setores e entidades que fazem parte do Município de Serafina Corrêa é que um novo projeto da Mesa Diretora está sendo desenvolvido. Na tarde de segunda-feira (09), as primeiras, das muitas visitas de Vereadores que deverão acontecer neste ano, foram realizadas. “Conhecer os locais e as pessoas é muito importante para estarmos ainda mais próximos da comunidade. Neste ano, nosso objetivo é poder ir nas escolas, nas entidades, em empresas para não apenas conhecer, mas também ter a oportunidade de conversar e saber mais sobre cada um”, explica a Presidente da Câmara, Vereadora Nega Castro. As primeiras visitas que ocorreram nesta semana contaram com a presença da Presidente Nega Castro, do Vice-Presidente Adir Soranzo, do 1ª Secretário Nelson Mezzomo, do 2º Secretário da Mesa Diretora Jairo Vidmar, de Nivaldo Tezza que permanecerá como Vereador pelo período de 15 dias e da Diretora Administrativa da Câmara de Vereadores, Deise Cristina Meneguzzi. A comitiva do Legislativo esteve primeiramente no Sindicato dos Municipários de Serafina Corrêa, sendo recebida pela Presidente Janaína Fontoura e pela integrante da Diretoria Executiva Julce Mara Assoni Grechi. O próximo compromisso foi no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serafina Corrêa, onde o grupo conversou com o Presidente do Sindicato Lírio Oldoni e a Vice-Presidente Claudines Locatelli. A última visita do dia foi na Cooperativa dos Produtores de Leite de Serafina – Cooperlate, sendo que a reunião contou com a presença do Presidente da entidade Roberto Tebaldi e de Leandro Soccol, Diretor Administrativo.

 

Legislativo recebeu estudantes do programa Aprendiz Legal


Conhecer as dependências e saber mais sobre as atividades da Câmara foi objetivo da visita

Estudantes Serafinenses estiveram nesta semana visitando o Poder Legislativo Municipal, tendo sido recebidos pela Presidente da Câmara, Vereadora Nega Castro, e pela Diretora Administrativa Deise Cristina Meneguzzi. Na tarde de quarta-feira (04), jovens que participam do Projeto Aprendiz Legal, através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), conheceram as dependências da Câmara e puderam conhecer as atividades legislativas e a rotina de trabalho na Câmara. Acompanhados pela instrutora Isabel Zambiazi, os estudantes demonstraram grande interesse nas explicações, realizando questionamentos sobre leis, sobre transparência na divulgação de dados e sobre os objetivos da nova composição da Mesa Diretora para este ano. É importante ressaltar que o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) é uma instituição filantrópica, sem finalidades lucrativas, que trabalha em prol da juventude estudantil em todo o país com a finalidade de oportunizar estágio ou aprendizado, que auxiliem os estudantes a colocar em prática tudo o que aprenderam na teoria. Em Serafina Corrêa, neste momento, mais de 20 estudantes participam do programa de aprendizagem nos cursos de Ocupações Administrativas e Logística.

 

Quatro Projetos de Lei aprovados na 2ª Sessão Ordinária do ano

Com novidade na composição legislativa, a segunda Sessão Ordinária do ano foi realizada na noite de segunda-feira (09). Nivaldo Tezza (PMDB) foi empossado e atuará durante 15 dias como Vereador, no período que a titular Salete Cadore está em licença.

Acompanhe as matérias da pauta e as deliberações desta reunião plenária:

- APROVADO com o voto favorável de todos os Vereadores o Projeto de Lei nº 01, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder o uso do Ginásio Municipal Camping Carreiro, e dá outras providências”.

- Com VISTA ao Vereador Vando Fábio Dalmás o Projeto de Lei nº 02, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Dispõe sobre a indenização de áreas que sejam desapropriadas para a abertura de ruas para a implantação ou ampliação do sistema viário previsto no Plano Diretor e dá outras providências”.

- APROVADO com o voto favorável de todos os Vereadores o Projeto de Lei nº 04, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Dispõe sobre a arrecadação do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano e da Taxa de Coleta de Lixo para os exercícios de 2015 e 2016”.

- APROVADO com o voto favorável de todos os Vereadores o Projeto de Lei nº 05, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Concede novo prazo para instalação e início de atividades em imóvel concedido em uso para a empresa BONAMIGO & BONAMIGO RETÍFICADE MOTORES LTDA, e dá outras providências”.

- Encaminhado ao Prefeito o Pedido de Providências do Vereador Jairo Vidmar que “Solicita ao Prefeito Municipal a instalação de placas distribuídas pela cidade para informar motoristas sobre a proibição de perturbar o sossego e o bem-estar público com ruídos, algazarras, explosivos pirotécnicos ou sons excessivos nas áreas urbanas, e informar a população sobre os procedimentos a serem adotados na ocorrência desses fatos”.

- Encaminhado ao Prefeito o Pedido de Informações dos Vereadores Jairo Vidmar Manoel Gomes, Salete Cadore e Vando Fábio Dalmás com o seguinte conteúdo “Considerando a necessidade de bem utilizar os recursos e os espaços públicos, solicitamos ao Poder Executivo Municipal a lista de todas as locações de imóveis feitas pela Prefeitura Municipal, com contratos em vigor e o respectivo valor pago a cada uma das locações”.

- APROVADO com 7 votos favoráveis e voto contrário do Vereador Jairo Vidmar o Requerimento do Vereador Paulo Massolini que “Requer Licença do cargo de Vereador para o período de 16 de fevereiro a 16 de março de 2015, para tratar de assuntos particulares”.

Matérias nas Comissões Técnicas Permanentes

- Projeto de Lei nº 03, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Autoriza o Poder Executivo Municipal a locar sala e concedê-la em uso ao Conselho de Clube de Mães de Serafina Corrêa e dá outras providências”. – em estudo na CCJRF.

- Projeto de Lei nº 06, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Inclui projeto nas Leis nº 3129/2013 – Plurianual, na Lei º 3277/2014 – LDO e Lei nº 3300/2014 – LOA, e dá outras providências”. – em estudo na COFT.

Novas matérias encaminhadas pelo Poder Executivo

- Projeto de Lei nº 07, de 2015, enviado pelo Poder Executivo Municipal, que “Autoriza o pagamento de despesas com estadia para participação no Circuito Verão SES de Esportes e dá outras providências”. – remetido para a CCJRF e para a COFT.


11 de fevereiro
de 2015

de SB

a deputada Juliana Brizola, pdt, vai passar o carnaval em São Borja.

 

VERÃO

NOIA LARGOU TORRES HÁ TEMPO!

A dona de restaurantes - Moeda, Al Dente,entre outros - Eleonora Rizzo, que é também jornalista, largou Torres há tempo.

- Tenho um apartamento lá no edifício que construíram onde era nossa casa. Mas nem conheço. Só conheço pela internet, me disse ela esta manhã no restaurante Moeda.

Eleonora se recupera de uma torção num dos pés, e caminha com dificuldades. Está fazendo fisioterapia.

A praia que Eleonora vai agora é uma de Alagoras. Me parece que Mandaratiba, ou Maratiba, algo assim.

- Lá a casa da minha amiga fica a beira do mar. Mas eu pouco entro nele. Mais caminho, fico por lá me distraindo, contou.

Também a Caxias do Sul, terra natal, Eleonora tem ido pouco. Após a morte dos pais, ela largou de mão(OC)

 

Ioga

a turma que faz ioga na pracinha da encol. comandado por uma castelhana

 

ADEUS, Assis

Daqui pra frente, só mesmo pra história da fotografia no jornalismo gaúcho, alguém se lembrará do fotógrafo que morreu há 7 dias atrás.

Hoje foi rezada a missa de 7 dia dele, na Igreja santa Terezinha.

Dizia Tancredo Neves, que depois da missa de 7 dia, seremos pra sempre esquecidos.

A vida segue.

Na missa vi os colegas espanha, bicudo, floriano bortoluzzi, o irmão Edilton, sua esposa e o filho Leonardo, que eu conheço.

Este último convidou os colegas mais chegados prum almoço íntimo nos próximos dias.

Olides Canton

 

espanha x assis

o ESPANHA FOI UM DOS AMIGOS QUE O ASSIS TEVE ATÉ O FIM....

FOTO


sempre se preocupou com ele, mesmo no final da vida, quando,sejamos francos, não era nem bom ver o Assis pelo estado deplorável em que se achava. Deplorável não no sentido de roupas, estas bobagens, mas como escreveu muito bem o Kadão em ZH, o assis estava distante,ausente,calado.

Quando o visitei em novembro passado no Mãe de Deus eu até tentei reanimá-lo...quando entrou uma enfermeira muito gostosa, morena, no quarto, eu brincando disse:
- Cuidado com este veio aí...
Ela entendeu a minha brincadeira e rindo respondeu:
- Eu sei me cuidar...
O Assis reagiu:
Pô gringo filho da puta, tu tá me entregando...

Foi o pouco que me disse naquela tarde/noite.Me disse que tinha Alzheimer, mas estranhei porque a memória dele ainda era boa.(OC)

 

Uma foto do Assis de muitas idas para o uruguai

From: Alfonso Abraham
Sent: Seg 9/02/15 22:34

Uma foto do Assis quando íamos para o Uruguai fotografar a ditadura Uruguaia, para a Agência FOCONTEXTO, que fornecia imagens para toda mídia do centro do país e estrangeira.

A Agência FOCONTEXTO, foi fundada em 1970, pelos fotógrafos sócios fundadores: Assis Hoffmann, Léo Guerreio, Pedro Flores, Laire Guerra, ficou operante até os anos 90. Na segunda fase da Agência em 1980 entraram novos talentos todos alunos do Assis, como : Alfonso Abraham, Olívio Lamas, Jaime Kritovisncki, Leonid Strailev, Julio, e tantos outros que não me vêm na memória.

Alfonso Abraham

 

MA EDUCAÇÃO NA PE CHAGAS

a outrora rua onde o laurinho e a rosinha iam tomar café também prima pela má educação fui hj com minha filha menor tomar um café. ela optou pelo torta de sorvete - eu queria a listo - por causa do ar condcionado.

mas é impressioante como as pessoas são más educadas. crianças falando alto como se estivessem em casa. queriam ver esta gente na França.

e os adultos em geral todos falando alto, como se eu tivesse que ouvir a conversa do outro que nada me interessa.Bah, mA assim é melhor um pé sujo.

 

O q rola mas redes sociais

po laurinho não abri. só vou ver no blog(OC)

De: antares55
Enviada: Terça-feira, 10 de Fevereiro de 2015

No caso, Facebook

 

Resende

De: antares55
Enviada: Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2015

É, o Antônio Carlos Resende era um bom escritor. "Igual a ti só no inferno" foi o único q li dele, mas gostei muito. Era sobre a paixão de um cara, q tinha trânsito no Governo do Estado, por uma pilantra carreirista q se aproveitava disso. Descrevia um ambiente e personagens q estão de um modo geral muito longe do cotidiano e experiência de vida dos nossos intelectuai metidos a sebo.
Li uma entrevista também, acho q para a Press, onde contou q, qdo tinha cobertura da RBS, os livros dele vendiam 30 mil exemplares. Qdo editou sem apoio da RBS, vendeu 3 mil. O q só comprova o grande nível de bovinice de signifivativa parte do nosso povo. Para onde eles (RBS) apontam, o rebanho vai. Ñ comem fora do cocho. Q gente! (laurinho da venâncio?

 

de Serafina

Garota Verão de Serafina Corrêa na Final em Capão da Canoa

Após a vitória na Regional Caxias, a Garota Verão de Serafina Corrêa, Maria Eduarda Piacentini, esteve participando de reunião com o Prefeito Municipal Ademir Antonio Presotto, na segunda-feira, 09 de Fevereiro de 2015. Na oportunidade, a serafinense de 15 anos, acompanhada pela mãe, recebeu os cumprimentos dos servidores municipais, bem como do Chefe do Executivo. Participou da reunião também o Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Nelcídio Roberto Alban. A final do Concurso Garota Verão acontecerá no dia 28 de Fevereiro, na beira da praia de Capão da Canoa. Ao todo, serão 40 meninas, todas elas classificadas nas 13 etapas regionais. Serafina Corrêa será muito bem representada por Maria Eduarda Piacentini, sucesso a ela!


10 de fevereiro
de 2015

HISTORIAS DO ASSIS

Contam que de uma certa feita, quando os dois - ele e o colega Uda,algfuns chamam 'alemão Uda" trabalhavam na VEJA daqui Assis foi contatado para um projeto.

Ele marcou uma reunião com Uda, abriu o jogo do que seria o projeto. Grana alta. Naquele tempo fotografo matava cachorro a grito.

Dias depois, Assis foi levar o projeto ao cliente:
- Olha, ASSIS a gente até ia fazer contigo mas o UDA esteve aqui e já fechamos com ele....

Toing,amigo da onça, como se dizia(OC)

 

Glauco Rodrigues

replicas das gravuras do glauco rodrigues que havia no cine cacique estão na eduardo hirtz. as originais foram queimadas junto do incendio que se abateu no cacique

 

MISTERIO ENVOLVE FECHAMENTO DO AGAPIO



desde sab ultimo que o agapio da j. de alencar está fechado.

como o próprio dono que é muito IMPREVISIVEL o agapio completou ontem seu terceiro dia de fechamento.

o gerente fábio garantiu a este blog que é ' apenas uma reforma'.

eu que sou bom repórter tou desconfiado de alguma coisa. Mas vou descobrir(OC)

 

Jornais

zh chega as 3 da tarde de sabado nas casas . o correião tb

 

radio galera



transmite o jogo pela web. tem cerca de 1 mil acessos por jogo.

o gordo é o kuba, líder do grupo de 3 que são os donos. eles acompanham a dupla e sempre transmitem os jogos.



aqui no ' remendão' no sab no jogo com o anilado de noia(OC)

 

35 anos do PT

"Naquele tempo, o PT não queria coligação com ninguém,nem queria chegar perto do PDT.Eles eram muito moralistas no início; tão moralistas que era proibido fazer campanha individual. Fazia-se campanha para uma lista de candidatos,entregava-se um santinho com a lista, e o eleitor que decidisse em quem votar; era um primitivismo absoluto."

Diogenes de Oliveira em DIOGENES , O GUERRILHEIRO

 

Rodoviária

rodoviária hj de manhã ...poa vai ficar vazia no feriadão de carnaval....

 

CENSURA NA GLOBO

De: rekern
Enviada: Segunda-feira, 9 de Fevereiro de 2015

Diretora da Central Globo de Jornalismo, Silvia Faria, determinou a todos os chefes de núcleo em email enviado no fim de semana: "Tirar trecho que menciona FHC nos VTs sobre Lava a Jato, revisem os vts com atenção! Não vamos deixar ir ao ar nenhum com citação ao Fernando Henrique"; emissora dirigida por João Roberto Marinho deu o recado depois de reportagem ter procurado o ex-presidente para repercutir as declarações de Pedro Barusco, de que recebia propinas na Petrobras desde 1997, antes do governo Lula.

Renato Kern

 

Artigo

PT 35 - No poder e sob fogo cruzado!

Nós que estávamos lá no dia 10 de fevereiro de 1980 não poderíamos imaginar o poder tão rápido e o fogo cruzado com calibre tão pesado. Inegáveis são os feitos do PT nestes 35 anos. O partido veio para fazer a diferença: ser duro na oposição, implacável com a corrupção e executor de mudanças radicais nos quatro cantos do País com seu modo petista de governar.

Erramos? Sim! Somos uma associação de pessoas livres. Temos poder, cargos, influência. E onde houver isto, haverá disputa. Nem todos seguem os mesmos princípios éticos que estavam em nosso DNA. É como nas famílias. No entanto, não se pode aceitar que setores da mídia criminalizem um partido, inventem intrigas para afastar Lula de Dilma. Eles continuam juntos no propósito de transformar o Brasil.

Da mesma forma, não se pode aceitar que o Judiciário julgue e decida pela política e pela filosofia. Não imaginávamos a volta do udenismo, do lacerdismo e do fascismo. Uma força que se potencializa com a irresponsabilidade de segmentos da mídia e do Judiciário. Pior do pior nestes 35 anos é a luta fratricida de companheiro que acusa, julga e condena sem provas, na trilha do senso comum. Fazem o que os adversários não conseguem fazer contra nós. Esquecem que quem acusa tem o ônus da prova.

Nosso quarto triunfo eleitoral propicia o início de um novo ciclo de desafios. Hora de mobilizar todos os nossos quadros para dar conta dessa nova conjuntura. Que neste dia 10 de fevereiro de 2015, centenas de milhares de brasileiros e de brasileiras comecem a escrever um novo capítulo de uma das mais belas páginas da história política do nosso País.

Adeli Sell é fundador do PT e membro do Diretório Estadual.

 

do Jornal Panorama Regional

Veranenses com mais de 90 anos vão receber comenda

O Centro Cultural de Veranópolis e as secretarias da Educação e Turismo coordenam os festejos no Município dos 140 anos da imigração italiana na Serra Gaúcha. Os primeiros habitantes chegaram em Nova Milano, atual distrito de Farroupilha, em 20 de maio de 1875. Prosseguindo a organização dos trabalhos, uma reunião aconteceu na noite de 29 de janeiro, com entidades culturais. A programação já conta com mais de dez eventos ao longo do ano, entre eles a entrega de comenda para todos os veranenses a partir de 90 anos, o que acontecerá em 6 de junho no salão da Gruta.

João Batista Sganagatta, 96 anos: "a vida foi trabalhar e trabalhar"

Um dos principais exemplos de longevidade em Veranópolis é do morador de Monte Bérico João Batista Scanagatta, de 96 anos. Ele disse que desde criança se acostumou a trabalhar no campo, e a vida sempre ativa pode ter contribuído para a idade avançada com boa saúde. Ele contou que toma algumas doses de vinho todos os dias, e não ingere remédios regularmente. Para Sganagatta, "a vida foi trabalhar e trabalhar", e nunca ficou parado. Teve onze filhos e uma boa convivência com a família. Gostava de viajar a Cascavel, no Paraná, onde visitava parentes. Scanagatta integra os estudos da longevidade realizados no Município, que começaram em 1994 com 212 idosos com 80 anos ou mais. Depois, o estudo seguiu com crianças e adolescentes. Conforme a nutricionista Neide Bruscatto, que integra a equipe do geriatra Emilio Moriguchi, a alimentação saudável, atividade física regular e boa convivência familiar podem contribuir para uma vida longa, como de João Batista Sganagatta. Mas para ela, a população hoje em dia está mais sedentária, e falta aquela atividade mais intensa na roça. "Caminham pouco, se acomodam", avalia. Neide diz que é necessário consumir cada vez mais alimentos naturais, pois "a saúde está na natureza". Para o futuro, os estudos da longevidade vão continuar com adolescentes, idosos e crianças, e se pretende realizar pesquisas relacionadas à vitamina B12.

 

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo sedia curso sobre Federico Fellini

Nos dias 25 e 26 de fevereiro, a obra do cineasta Federico Fellini será abordada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), em um curso ministrado pela jornalista Fatimarlei Lunardelli. Promovido pela Cine Um, o curso apresenta a obra do cineasta italiano falecido há 22 anos. A partir do contexto da cinematografia italiana no pós-guerra, serão apresentados os elementos que constituem a estética do diretor, denominada pelo adjetivo "felliniano", que aponta na direção de uma poética formada pelo elemento onírico. Influenciado pela psicologia Junguiana, Fellini incorporou em sua obra as memórias, os sonhos e as fantasias. Permaneceu, no entanto, fortemente vinculado à realidade. Foi roteirista e diretor de uma filmografia de 25 títulos, dos quais vários são consideradas obras primas definitivas, cujos trechos serão apresentados em aula.

Curso Federico Fellini, O Maestro, de Fatimarlei Lunardelli
Data: 25 e 26 de fevereiro de 2015 (quarta e quinta-feira)
Horário: 19h30 às 22h
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico, Porto Alegre - RS)
Investimento: R$ 60,00
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito
Material: Certificado de participação e Apostila (em PDF)
Informações: cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
Inscrições: www.cinemacineum.blogspot.com.br
Realização: Cine UM - Produtora Cultural
Patrocínio: Sapere Aude Livros / Editora Aleph / &B Games
Apoio Cultural: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
Parceria: Espaço Vídeo / Rádio Putzgrila / Papo de Cinema

 

de Serafina

GRANDE PRÊMIO DO LAMBARI

ODISSEIA DO CARREIRO – VERÃO 2015

O domingo, 08 de Fevereiro, foi de muita adrenalina, emoção, expectativa e 231 Lambaris pescados pelos 25 participantes do Grande Prêmio do Lambari realizado no Camping Carreiro dentro da Odisseia do Carreiro Verão 2015. Participaram do evento representantes de Guaporé, Casca e de Serafina Corrêa. Durante 03 (três) horas, às margens do Rio Carreiro, em local especialmente preparado com alimentação durante dias, os pescadores participaram da competição em busca do maior número de lambaris, dentro do tempo permitido que era de 15 minutos. Esteve prestigiando o evento o Vice-Prefeito Francisco Bernardo Mezzomo, servidores municipais, demais autoridades da Operação Golfinho e a comunidade. Competiram na categoria 05 a 12 anos Masculino e Feminino: 06 (seis) pescadores; na categoria 13 a 17 anos Masculino e Feminino: 03 (três) pescadores; na categoria Livre Feminino: 06 (seis) pescadoras; e no Livre Masculino: 10 (dez) pescadores. Ao final da competição foram conhecidos os vencedores. Confira:

05 a 12 anos Masculino e Feminino:
1º Lugar: Gustavo Gonçalves – 19 Lambaris.
2º Lugar: Lucas Tebaldi – 14 Lambaris.

13 a 17 anos Masculino e Feminino:
1º Lugar: Vinícius Zulian – 13 Lambaris.
2º Lugar: Priscila Orso – 04 Lambaris.

Livre Feminino:
1º Lugar: Rosiclei Negri – 21 Lambaris.
2º Lugar: Marudi Tebaldi – 12 Lambaris.

Livre Masculino:
1º Lugar: Paulo Cézar Gonçalves – 25 Lambaris.
2º Lugar: Carlos Tebaldi – 19 Lambaris.

Foram premiados o 1º e 2º lugar em cada categoria com troféus e o Campeão Geral com Troféu na categoria, troféu de Campeão Geral e um Molinete completo, pronto para novas aventuras. O Poder Público Municipal agradece a Operação Golfinho, os participantes e colaboradores na realização de mais este evento da Odisseia do Carreiro – Verão 2015.


9 de fevereiro
de 2015

livro

comecei hj a editar meu livro sobre A NOITE DEPORTO ALEGRE. acho que ficará nisto o titulo.

* Trabalhei muito nisto, mas tb fica um vazio(OC)

 

AGAPIO FECHADO

Neste sabado passei no agapio pruma ceva no fim do jogo do Inter. Tava fechado e não tinha nenhuma fita de luto.

* que eu saiba tinha morrido o Antonio carlos Resende, o gago que narrava jogo de futebol na Gaúcha, me parece.

E foi bom escritor.

Gremista, amigo do Synval Guazzelli, participava da confraria do Barranco nas segundas.
Amigo do Dr. Degrazia já falecido há mais tempo.

 

SEM AGAPIO PROTESTAM MAS DONO NÃO APARECE

Liderei um protesto agora antes do meio -dia, ou pouco depois dele, neste domingo, na frente da residencia do dono do Agapio Lanches. eu e mais 3 bebuns dominiciais que sempre vão no referido local. é que nem um cartaz avisando do fechamento foi posto na portaria do mesmo.

quase liguei pra zh pedindo apresença da reportagem mas achei que a zh não valia a pena ...

pode fechar tudo em porto, menos o agapio onde temos a nossa ceva ' gratis' aos domingos(OC)

 

NOTICIAS DO AGAPIO

Malas noticias, malas.

O dono seu criador e tudo deu o bolo nos clientes neste domingo tri bonito em porto alegre.

Fechado e não tinha obras.

eu e mais oe lton werb fomos até a mariano de mattos 66/301 protestamos na campainha por ali mora seu proprietário, mas eu tava dormindo, ou tinha FUGADO PRAS PRAIAS, COMO SE DIZ LÁ EM SERAFINA

aQUI EM PETROPOLIS TB TUDO FECHADO À EXCEÇÃO DO BARRANCO E DA PARRILLA DEL SUR QUE NÃO SÃO PRO MEU BOLSO.

então comprei um galeto com 7 polentas deu 20 pilas nos guris ali na j. de alencar. gtri bom recomendo deixo o fone dos guris 30242889

podem pedir que a ' prima ' é boa. comi e sobrou muito. mas a polenta de tão boa comi toda(OC)

 

Antenor Fincatto

De: bueno.escritorio
Enviada: Domingo, 8 de Fevereiro de 2015 13:14

tu viu q na homenagem ao teu professor em serafina foi lido um texto do blog? vi agora na materia da assessoria.

 

de Serafina

Antenor Fincatto recebe reconhecimento do Poder Executivo

O Vice-Prefeito, no exercício do Cargo de Prefeito Municipal, Francisco Bernardo Mezzomo, realizou, na quinta-feira, 05 de Fevereiro de 2015, solenidade de Reconhecimento ao serafinense Antenor Fincatto. A cerimônia teve o objetivo de homenagear e destacar os 32 anos de serviço público do Professor Antenor, enaltecendo e reconhecendo, com a gratidão do povo serafinense.

Em seu discurso emocionado, o homenageado destacou: Palavras são difíceis e insuficientes para expressar nossos sentimentos. Será imorredoura a nossa recordação, a nossa gratidão diante deste gesto digno, tão delicado, tão nobre, a reconhecer o trabalho da pessoa que está ao lado. Tudo na vida é desafio! Em 1977, ao assumir a Secretaria de Administração do município, aceitando esse desafio, iniciei. Por isso, quando existe o desafio para uma atividade que parece impossível, mas quando estão em jogo os interesses bons, nobres, da vida, da ética, dos valores humanos, a gente deve enfrentar, enfatizou o Professor Antenor Fincatto que emocionou todos os presentes.

À solenidade, foi lida a manifestação do serafinense Olides Canton que, em seu blog, na manhã de quinta-feira, manifestou-se: A homenagem que farão ao Professor Fincatto, assim sempre o chamamos, por simples que seja, nunca será do tamanho que ele merece. Simples como o Professor, foi ele no entanto que praticamente montou parte da administração pública de Serafina. Foi ele que organizou a Câmara Municipal que funcionava à base de lampião e se reunia quando dava. O Professor Fincatto tem o dom de não ficar se auto elogiando. El ze ciaro come le mosque bianque, falando no talian, agora que Serafina ficou famosa com isto. ( É raro como mosca branca) [...].

Para falar sobre o homenageado, manifestou-se o Ex-Prefeito Egydio Chiarello, que também emocionou a todos, falando sobre o início do seu trabalho, quando convidou o Professor Antenor Fincatto para fazer parte da Administração. Sem dúvida, de todos os discursos que já fiz até hoje, este é sem dúvida, o mais importante. Preenchemos, hoje, uma página da história do município que estava em branco, com esta merecida homenagem ao Professor Antenor, destacou o Ex-Prefeito Egydio Chiarello. A Presidente da Câmara de Vereadores, Eleni de Fátima Castro Pizzatto, falou ao homenageado: Sua vida deixa Serafina Corrêa muito melhor. O Vice-Prefeito, no exercício do Cargo de Prefeito Municipal, Francisco Bernardo Mezzomo, falou da satisfação em realizar a homenagem, destacando a importância da dedicação ao serviço público e salientando a pessoa, o profissional, o pai de família que é o Professor Antenor. A solenidade contou com a participação do Coral Municipal, Projeto Social mantido pela Prefeitura de Serafina Corrêa, com a regência do Maestro Xyko Mestre, que encantou e alegrou os presentes. Participaram da solenidade, ainda, Vereadores, Secretários, Coordenadores, Assessores, demais servidores municipais, imprensa, a esposa Nelci, familiares e a comunidade.

 

OS VINHOS DO GUGLIELMONI

( eram uma porcaria, mas tinham muita fama....)

Um dia eu estava voltando de Viamão de onde fui fazer uma pauta e o Antonio Carlos Mafalda - outro fotógrafo picão e que por isto era discriminado pelos repórteres puristas tipo André Pereira, Carlos Wagner, Betão Andreatta, Juarez Tosi, o (CUCUT) - eram puristas como o PT naqueles anos em que nasceu - me encheu tanto o saco pra ir conhecer um sítio onde um cara fazia, segundo ele, vinhos muito finos.

Cheguei lá e vi logo que o sujeito era um estranho, um ermitão que vivia isolado fazendo seus vinhos( mais tarde se soube de detalhes da vida íntima dele que não vem ao caso). Mas os vinhos tinham mais fama que outra coisa, porque eram vinhos artesanais, mas o gajo tinha feito uma média com alguns jornalistas metidos a entender de vinho, principalmente o falecido José Manosso (justiça seja feita, foi o primeiro cara a falar de vinhos e comida na imprensa gaúcha).

Enfim, paramos e entramos na casa do cara. O Mafalda, como era do seu estilo, foi logo dando carteiraço e com o logo da ZH no fusquinha, claro que o dono mostrou interesse em nos receber.

Era uma tarde muita fria de inverno e um vinho caía bem. Eu louco pra vir embora porque a edição me esperava pra duas páginas da pauta anterior - que não lembro o que era - e o Mafalda ali se enchendo de vinho...Começou a fazer fotos do dono, cujo nome me parece que era Angelo ( posso estar enganado) e somente saímos dali lá pelas dezenove horas, noite escura, já fechada sobre Viamão e Porto Alegre.

Expliquei ao editor o que havia acontecido e acabamos fazendo uma matéria grande sobre estes vinhos, que não sei em que caderno publicaram.

Mas já que o Laurinho disse que o Assis é que tinha descolado a pauta, tenho quase certeza que o ' índio', como também era chamado, deve ter vendido algumas fotos pro dono dos vinhos. Ele não pregava prego sem estopa(OC)

 

As pautas do Assis

Boa dica, as pautas do assis. ele sabia vender uma pauta, mas dava de frente com ' puristas' tipo dedé porto que achava aquilo ' picaretagem'. Na verdade, estes ' puristas' acabam desfrutando do que o ' toqueiro' como acusavam o Assis desbrava porque ele era linha de frente. sempre admirei muito o veio(OC)

De: antares55
Enviada: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

A mim também o Assis convenceu a "vender" uma pauta na época da Visão. Foi coisa bem tranquila: entrevistar o Guglielmone, um "gringon" q tinha parreiral e fazia vinho em Viamão. Os paulistas adoraram a idéia e aprovaram a pauta. Teve até quem me pediu para comprar umas garrafas e mandar para a Paulicéia. É claro q além do frila rendeu também um "toco" na forma de algumas garrafas para cada um de nós, repórter e fotógrafo. (Laurinho irredutivelmente da Venâncio).

 

NOTICIAS DA SALINHA

Salinha é como acabou sendo chamada a sala JCTERLERA da ALRS.

* Inaugurada no tempo do presidente Frederico Antunes, o nome foi aprovado por unanimidade pela mesa diretora da ALRS.

* Foi uma homenagem pro Terllera pra ver se ele se tocava e passava a ficar em casa já que tava aposentado.

* Mas o Terlera continuou indo todos os dias na ALRS,mesmo sábado e domingos.

* Era sua ' casa"

* Pois o cadáver do Terlera ainda esfria no Cemitério João XXIII, e os ' lios' correm soltos na salinha

* É que a funcionária do PP, Maria Angela Lovera - que nas horas vagas é agente de turismo,guia de turismo e muito competente nisto - foi uma das CCs- foram 40 - efetivados pelo Sossella,antes dele terminar sua presidência dia 31 passado.

* e um dos usuários da salinha, o repórter LARA , que costuma brigar com todo mundo, começou a dar pau nela, mesmo sendo ele usuário da salinha e ela a atendente da mesma, tanto no xerox, nas ligações telefonicas etc...

* dizem as más línguas que o LARA chega na salinha com aquele seu estilão de São Borja, meio grosso, e do jeito de milico já que ele foi milico em SB e fica dando ordens pra Maria Angela.

* Ela manda ele catar coquinhos as vezes e por isto ele agora pegou no pé dela, denunciando-a como uma das que estão no trenzinho do Sossella, como já é chamada a efetivação.

* Diga-se que outro coleguinha que entrou no trenzinho do Sossela foi o Vicente Romano, que foi coordenador da imprensa da ALRS.

* Mas os outros usuários da salinha JCTerlera já tão querendo fazer um desagravo a Maria Angela Lovera e declarar o LARA persona non grata, ou seja, sua presenção não é bem vinda.

* Entre os coleguinhas que frequentam a salinha está o FLAVIO PEREIRA, do grupo O SUL.

* LARA ao tempo que este escriba ia na salinha era o UNICO REPORTER que ia atrás da noticia. Os outros usuários só chupam matérias de outros sites pra colocar no deles.

* LARA VAI PRA CIMA DOS DEPUTADOS, empurra a porta se for o caso e quer gravar ele proprio a noticia.

* Embora meio aperreado de saúde, ele continua um repórter guerreiro, nãos e acomodou e da-lhe pau em quem ele acha que tem que dar.

* Por isto alguns colegas que ficam ' chupizando' matérias dos outros, não gostam muito do LARA, porque ele vai pra rua fazer entrevistas, vai ao local do fato e tem faro pra noticia.

* Grande LARA, tenha toda minha solidariedade!!!

Em tempo:

a salinha é aquela mesma que no tempo do VILLA, como presidente da ALRS, queriam fechar. MANDARAM NOTA PRA ZH chamando a salinha de CYBER DE LUXO.

E diga-se de passagem que o VICENTE ROMANO foi um dos colegas que junto ao PP defendeu a salinha....

* Então mesmo tendo trocado de andar, ela continua um espaço muito importante pros jornalistas que não tem onde fazer suas maatérias.

* E é uma justa homenagem ao falecido colega TERLERA que passou sua vida dentro da ALRS.

(olides canton)

ex-usuário da salinha!

(OC)

 

Acidente



6 ultima na esquina da são manoel com outra rua. baita pechada de dois carros. o rapaz da porta resulta bem machacado em seguida chegou o SAMU....

samu resgata o acidentado desta 6 na esquina da são manoel com outra rua....



em poucos minutos a ambulância chegou!

resgate de acidente.6 feira na esquina são manoel com outra rua...

o resgate do acidente. daqui é encaminhado ao HPS. pronta atendimento do pessoal do SAMU

 

Brega

Vi mais um filme de pernanbuco. plástico....indico...legal é sobre uma nova febre musicial brega. acho que a Veja já falou disto.

 

NONO LODOVICO FECHA PRA ALMOÇO

A pizzaria NONO lodovico que tinha abertop também buffet ao meio dia por 20 real(ou vinte contos) fechou. não deu certo. agora só pizzaria de noite.
nem sabado nem domingo abre mais pra almoço.

* a padaria IJUI, do lado de casa, na Ijui, vai fechar os 4 dias de carnaval. ela tem 17 anos de funciomaneot. tem almoço das ll e meia até 15 pras duas.

 

Carnaval volta para o seio do povo

Nãomexe muito neste negócio de jogo do bicho porque diz que tem um comunicador muito mas muito conhecido que leva pra sua emissora a grana destes caras que por baixo do poncho como diz teu conhecido Políbio são os que na verdade financiam todo o espetáculo e acareza da cobertura de equipes e mais equipes que cobrem carnaval nas avenidas daqui e do Rio.Acho que falei demais(OC)

De: antares55
Enviada: Sábado, 7 de Fevereiro de 2015 19:53

É, o Carnaval está mesmo voltando ao seio do povo! (Na foto, o Carnaval da Cidade Baixa às 19:39 de sábado). Curiosidade: é um Carnaval predominantemente de brancos! E, na prática, talvez signifique uma volta às origens, de festa de fato popular, uma contraposição ao Carnaval encampado pelo Poder Púbico, com seus sambódromos, desfiles oficiais, competições (!) e financiado, se ñ no todo, pelo menos em boa parte, pelos banqueiros do bicho e pelos traficantes. Até há alguns anos, o Carnaval, por aqui, perdia frente ao êxodo para a praia. Mas, atualmente, embora metade de PoA fuja para a praia por estes dias, uma boa parte da metade que fica vem para a Cidade Baixa, que foi parte importante da origem do Carnaval da cidade. Ponto para p Carnaval e para port'alegrenses! (Laurinho, carnavalesco da Venâncio)

 

Show

foi o melhor show da temporada de verão do santander. tinha pouca gente graças a deus que eu não guento povareu, chinelagem sou bem elitista...até porque musica desta qualidade poucos tem a sensibilidade de apreciar....



são dois caras de rio grande do norte, não sei o nome...mas deram um puta show. um pouco longo demais por meu gosto.(OC)

 

SEM PULO - TÚNEL DO TEMPO

Olá Olides,
Permita-me remeter as minhas matérias esportivas deste sábado que escrevo na Folha Popular de Teutônia. Veja em especial a foto de dois craques colorados,Larri e Bodinho quando atuaram em 1958 em Lajeado.
Abraços

Rudimar Thomas

 

Colocando as coisas no lugar

Laurinho dá uma explicação. então ta aí.....

gosto das observações dele porque acaba sendo um OMBUSDMANN do blog sem receber....kkkk(OC)

De: antares55
Enviada: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

Aquele recado para mim q tu publicou no saite ficou sem sentido pq tu ñ juntou com a minha explicação sobre pq ñ quero q tu me intrigues com o povo de Serafina. Quem lê, fica boiando... Ficou uma agressão gratuita.

 

Alta Tecnologia.AGORA..JÁ.

sylUm shopping center virtual está operando na Coreia. Todos os produtos são exibidos apenas em telas de LCD. Para comprar os itens basta tocar na imagem da tela. Quando você chegar ao caixa, os itens já estarão ensacados e prontos para serem levados.


Um telefone celular que você pode dobrar e ainda fazer tudo o que um telefone inteligente faz.


Seu anel de computador pessoal pode tocar música, verificar seu e-mail, dar-lhe alertas e até mesmo permitir que você navegue ou converse com outras pessoas.


Este homem está demonstrando a capacidade do olho protético, que tem uma câmara instalada no mesmo.


Não use o fogão de camping apenas para cozinhar. Uma nova linha de fogões de acampamento usam a energia do calor para ligar luzes e carregar seus telefones ou qualquer outra coisa que você possa ligar por cabo USB.

Esta lata de lixo se nove em torno de você e calcula onde ficar para pegar o lixo que lhe for arremessado!


Esta porta transparente fica opaca sempre que for trancada.


Este app incrível traduz sinais de vídeo em tempo real!

O novo "Google Fiber" que está sendo implantado, vai oferecer aos usuários uma conexão com a internet que é cerca de 100 vezes mais rápida do que a que eles estão usando atualmente.

Painéis de carro passarão a ter essa aparência


Uma cortina d'água servindo de tela para a projeção da imagem de um sinal de parada (STOP)


Um exemplo do novo E-Ink em ação. Uma tinta que permanece colada na página e pode ser impressa, mas ainda se move sobre a página de impressora.


Todas as funções desses itens que usamos há 20 anos ... agora são feitas por um único smartphone.


Novos moldes podem ser impressos com uma impressora 3D, são mais leves, mais confortáveis e igualmente fortes.

Mãos biônicas são agora tão avançadas que até podem executar movimentos delicados e complexos.

 

de São Borja

almanaque(invenção do capincho)

De: letier12
Enviada: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

Coloca algo de útil nesse blog

Aí vai uma dica pra segunda-feira

09 FEVEREIRO

1957
O primeiro-ministro britânico, Anthony Eden, renuncia por problemas de saúde.
1959
Presidente dos EUA propõe planejamento para enfrentar os problemas causados pelo rápido aumento populacional.
1961
Morre Carlos Luz, que assumiu a presidência após o suicídio de Vargas.
1968
Sonda espacial americana Surveyor 7 pousa na Lua.
1972
O navio Queen Elizabeth é destruído por um incêndio em Hong Kong.
1976
Vítimas da seca, em Irecê BA, saqueiam Legião da Boa Vontade.
1989
Entra em vigor o dólar-turismo.
1991
África do Sul põe em vigor lei que obriga as escolas públicas a aceitar alunos negros.
1999
Inaugurado em Corumbá MS o gasoduto Bolívia-Brasil.
2004
O menino brasileiro Iruan Ergui Wu, de 8 anos, é resgatado à força pela polícia. Iruan é órfão de mãe desde 1998, fora levado a Formosa no povoado de Kaoshiung pelo pai que morreu pouco depois. A avó materna, residente no Brasil, tinha a guarda do menino.
2004
Turca de 24 anos resiste uma semana sob escombros, após o desabamento de um prédio de onze andares. Foi encontrada com vida e lúcida, apesar de algumas fraturas e hemorragias. O acidente matou 89 pessoas.
2008
Cantora britânica Amy Winehouse leva cinco troféus e se consagra no 50º Grammy.
2008
JOSÉ RAMOS-HORTA, PRESIDENTE DO TIMOR-LESTE, É FERIDO COM TIRO NO ESTÔMAGO POR GRUPO REBELDE.

Letier Vivian
São Borja/RS

 

do Carta 15

Assembleia Legislativa

Dos 55 deputados eleitos e reeleitos, empossados, oito são do PMDB. Em sessão solene no Plenário 20 de Setembro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul instalou a 54ª Legislatura (01/02/2015-31/01/2019) e deu posse aos eleitos em 2014 e também foi eleita a nova Mesa Diretora para o biênio 2015-2017. Indicado pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), conforme acordo pluripartidário, o deputado Edson Brum será o 63º presidente do Parlamento gaúcho desde 1935, data em que o Poder Legislativo do Estado passou a se chamar Assembleia Legislativa.

Nova Direção

Eleito para o quarto mandato, o deputado estadual, Edson Brum, registrou ter vindo de uma família de políticos: o avô materno foi vereador, duas vezes prefeito de Rio Pardo, presidente da Câmara e deputado estadual; o avô paterno foi vereador; o pai, vereador e vice-prefeito; e o irmão, vereador, vice-prefeito e prefeito de Rio Pardo. Lembrou momentos da sua trajetória política, desde a presidência da Juventude do PMDB, passando pelos cargos no Legislativo e no Executivo. E assegurou que irá se empenhar para ser o presidente de todos, tendo como norte o respeito à diversidade partidária.

Mesa Diretora

Pluripartidária, a Mesa Diretora eleita para o biênio 2015-2017 é composta pelos seguintes deputados: presidente, Edson Brum (PMDB); 1º vice-presidente, Ronaldo Santini (PTB); 2º vice-presidente, Gilmar Sossella (PDT); 1º secretário, Silvana Covatti (PP), 2º secretário, Edegar Pretto (PT); 3º secretário, Adilson Troca (PSDB); 4ª secretária, Liziane Bayer (PSB). São suplentes os parlamentares Vilmar Zanchin (PMDB), Juliano Roso (PCdoB), Sergio Peres (PRB) e Any Ortiz.

Câmara dos Deputados

Dos 513 deputados federais que tomaram posse para o mandato de 2015 a 2019, cinco são do PMDB gaúcho. Entre os que tomaram posse, 289 são deputados reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados – que chegam à Câmara Federal pela primeira vez. A grande maioria dos eleitos é homem (462), possui ensino superior completo (410) e tem entre 51 e 60 anos (187). Há predomínio de brancos (80,1%), com 15,8% de pardos e apenas 4,1% de negros. As mulheres representam 10% da Casa – 51 deputadas. O que significa que o índice de renovação da próxima legislatura será de 43,5%, um pouco menor do que o de 2010, de 46,4%.

Convite

A solenidade de posse na presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), Neusa Kempfer, ocorre na segunda-feira, 9, às 14h. O convite estende-se a todos os companheiros peemedebistas.

Evento cancelado

Devido a agenda de alguns diretores, a solenidade de posse do diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Luciano Silveira, foi adiada. Em breve será comunicada nova data.

 

do Nossas Escolhas

Reforma Política e Transporte Público de Porto Alegre pautam os 35 anos do PT no dia 10 de fevereiro

Na próxima terça-feira - 10 de fevereiro - quando o PT comemora seu aniversário de 35 anos, vamos realizar O Dia Nacional de Mobilização e Coleta de Assinaturas para a Reforma Política. O PT propõe mudar as regras das eleições para melhorar o sistema político brasileiro, fortalecer a Democracia e dar mais transparência ao Processo Eleitoral. E às 18h30min do mesmo dia, na Sede do PT Municipal (Av. João Pessoa, 785) será realizada uma grande Plenária sobre o Transporte Público em Porto Alegre. Aumento das passagens, licitações desertas, Conselho sem a participação dos usuários e Carris sucateada na pauta do encontro.

Municipários - Audiência Pública sobre efeito cascata será em 5 de março

Foto Leonardo Contursi/CMPA

O Sindicato dos Municipários (Simpa) continua preocupado com as consequências do chamado efeito cascata nos vencimentos dos servidores municipais, o que pode representar perdas salariais de até 30%. Em reunião com o presidente da Câmara, Mauro Pinheiro, ficou definido que no dia 5 de março, às 19h, será realizada uma Audiência Pública para discutir o projeto de lei complementar 42/14. A vereadora Sofia Cavedon (PT) já havia encaminhado, dia 17 de novembro de 2014, ofício solicitando a realização urgente de uma Audiência Pública para tratar da situação salarial dos municipários da capital. Além da Audiência Pública, foi agendada uma Quinta Temática para o dia 12 de fevereiro.

Cece faz primeira reunião de 2015

Na retomada da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude da Câmara da Capital com novos membros, aponto a importância de abriremos o debate do Plano Municipal de Cultura, ouvindo a sociedade, antes do voto em plenário. A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) realizou na terça-feira (3/2) a primeira reunião ordinária de 2015. Na abertura dos trabalhos Sofia Cavedon (PT) sugeriu que a Comissão retome o debate sobre o Plano Municipal de Cultura nos próximos encontros.

Sofia faz balanço das atividades da CECE no Jornal da Câmara

Foto Leonardo Contursi/CMPA

A vereadora Sofia Cavedon, vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (CECE) em 2014, foi a entrevistada do Jornal da Câmara, da TV Câmara, que realiza uma série de entrevistas com os presidentes das Comissões Permanentes da Câmara Municipal do ano que passou.

Câmara de Porto Alegre retoma trabalhos

Foto Vicente Carcuchinski/CMPA

A Câmara Municipal de Porto Alegre retomou, na terça-feira (3/2), suas atividades ordinárias para o ano parlamentar de 2015. Neste ano, a Casa tem como presidente o vereador Mauro Pinheiro (PT). A volta do recesso de verão foi marcada pelas primeiras reuniões das comissões permanentes da Casa.

Sofia reúne-se com Pepe Vargas

No retorno de sua semana de descanso, a vereadora Sofia esteve em Brasília na segunda-feira (02/2), quando se reuniu com o deputado federal Pepe Vargas, agora Ministro Chefe das Relações Institucionais da presidenta Dilma Rousseff.

Sofia recebe Bombeiros Civis

Entre as últimas agendas antes da parada para descanso e reciclagem na última semana de janeiro, a vereadora Sofia recebeu os bombeiros civis, Ildo Mussnich Britto, Reginaldo Caetano da Silva Cavalheiro e Gerson do Nascimento, que trabalham para o reconhecimento de seu papel, já previsto na Legislação Federal, em especial para atuação preventiva na iniciativa privada.

Sofia irá homenagear a Fundação Ecarta

Sofia Cavedon recebeu na terça-feira (20/01) o diretor de Comunicação Social do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, quando trataram da homenagem a Fundação Ecarta, que este ano completará 10 anos de fomento cultural e de mobilização dos educadores e educadoras para seu crescimento profissional e pessoal.

Pedagogia em Educação Popular

A vereadora Sofia Cavedon, que desde 2000 articula, incentiva e propõe iniciativas junto as universidades para a realização do curso de Pedagogia com Ênfase em Educação Popular, está animada já no inicio de 2015, com a possibilidade da reedição da proposta, desta vez na Faculdade de Educação da Ufrgs (Faced).

As propostas de Sartori - Extinção da Secretaria de Políticas para Mulheres

Foto Alina Souza/Sul21

Conforme a vereadora Sofia Cavedon, 2015 começou com perdas, ?mostrando ao que veio o candidato que não tinha propostas: Sartori extinguiu a Secretaria de Políticas para Mulheres?.

Femaçã 2015 - Sofia apoia o evento

Na quarta-feira (14/01), Sofia Cavedon, vereadora do PT de Porto Alegre, recebeu o presidente da Femaçã 2015, Leocride Bataglion; o vice-prefeito de Veranópolis, Paulo Parise Maragno; e Secretários do município. Na pauta a Festa Nacional da Maçã que acontece de 10 a 12 e de 17 a 21 de abril em Veranópolis.

Agende-se! Plenária sobre o Transporte Público de Porto Alegre

 

E a pergunta que não quer calar: O PT mente “oficialmente” em 2015 ou mentiu “oficialmente” em anos anteriores?

De: paulokons3
Enviada: Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2015

Brusque-SC, 6 de fevereiro de 2015.

Ementa: O PT mente “oficialmente” em 2015 ou mentiu “oficialmente” em anos anteriores?

Ao jornalista Olides Canton

Porto Alegre e Serafina Corrêa (RS)

(via correio eletrônico)

Prezado Olides,

O Partido do Trabalhadores (PT) divulgou nota oficial ontem (5 de fevereiro de 2015) na qual “reitera que recebe apenas doações legais, todas declaradas junto à Justiça Eleitoral, ao contrário do que acusam setores da imprensa”.

Será o caso de perguntarmos de qual transtorno mental estão acometidos e qual a medicação que causa impacto no sistema nervoso central que recebem os autores da Nota Oficial do PT.

Para se defender no escândalo do mensalão, o PT alegou oficialmente que se tratava “apenas de caixa 2”, “uma prática comum na política brasileira” como afirmou em diversas oportunidades Luiz Inácio da Silva, de apelido Lula. De forma continuada o então Secretário Nacional de Finanças e Planejamento do PT, Delúbio Soares, utilizava a expressão “dinheiro não contabilizado”.

E a pergunta que não quer calar: O PT mente “oficialmente” em 2015 ou mentiu “oficialmente” em anos anteriores?

Fraternalmente,

Paulo Vendelino Kons
Brusque/SC

de Serafina

Bairro Santin terá Salão Comunitário

A obra que contempla a construção de um Salão Comunitário no Bairro Santin, iniciada neste ano, está em pleno andamento. O espaço será utilizado como Centro de Convivência e está sendo construído na Rua Henrique Nardi, próximo à Escola Estadual 1º de Maio, no terreno que era do Estado e foi doado para o município. Com área de 154,88m², o Salão Comunitário será um importante espaço para a socialização, o convívio e a qualidade de vida dos moradores. A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa tem buscado, de todas as formas, proporcionar educação, saúde, habitação e qualidade de vida para toda a população serafinense.

 

Revisão dos Talões de Produtor Rural 2015

A Prefeitura de Serafina Corrêa informa que os agricultores devem apresentar o Talão de Produtor com as notas emitidas em 2014. Por isso, caro agricultor, compareça na Prefeitura, Setor de Talões, e apresente o seu Talão. Atenção para as seguintes orientações: Apresentar somente os Talões em uso com as contranotas. Talões sem movimento também devem ser apresentados. Prazo até o dia 31 de Março de 2015, terça-feira. Quem não apresentar o Talão para revisão pode ter sua inscrição bloqueada ou baixada de Oficio, o que irá implicar em perda de benefícios e questões administrativas.

 

Escola Modelo em Serafina Corrêa

Uma grande conquista para a população serafinense está tomando forma: o Projeto Espaço Educativo Urbano. Trata-se de uma Escola Modelo, com 12 salas de aula e capacidade de atendimento de até 780 alunos, em dois turnos, e 390 alunos em período integral. A comunidade comemora mais essa grande conquista. Estão sendo investidos, na construção da Escola, mais de R$ 3,5 milhões recebidos do Ministério da Educação. Localizada no Bairro Bella Vista, em Serafina Corrêa, a Escola chama a atenção pela grandiosidade da obra. Será uma escola modelo, onde as crianças e jovens terão atividades básicas do currículo escolar e complementares que contribuirão na formação integral dos estudantes. A conclusão da obra está prevista para 2015.

 

Prefeito recebe Garota Verão 2015 de Serafina Corrêa

A Garota Verão que representará Serafina Corrêa, Maria Eduarda Piacentini, esteve participando de reunião no Gabinete do Prefeito no dia 04 de Fevereiro de 2015. Estiveram presentes no encontro, o Vice-Prefeito, no exercício do Cargo de Prefeito Municipal, Francisco Bernardo Mezzomo, o Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Nelcídio Roberto Alban, e a Diretora do Departamento de Turismo e Infraestrutura, Ediana Maróstica. Na ocasião, a Garota Verão fez a sua apresentação e recebeu os cumprimentos por parte do Prefeito. A Garota Verão serafinense participará da Eliminatória Regional Caxias do Sul, que acontecerá no domingo, 08 de Fevereiro, no Clube Cruzeiros, em São Francisco de Paula.


6 de fevereiro
de 2015

GRINGO

entgão queriam dar estas bolas nas costas do gringon de cazias..el ze mia nhampo, (não é abobado) como dizem lá em Serafina

 

FAÇA O QUE EU DIGO, MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO!

uM CONHECIDO colunista - que outrora teve poder - anda dizendo por aí que é melhor o ASSIS HOFFMANN morto do que vivo pelo jeito que andava vivendo no asilo.

* Este mesmo cronista nunca foi visitar o Assis no asilo.

* E é chupador de idéias dos outros porque no dia seguinte da morte do Assis o Kadão na ZH escreveu isto. Mas o Kadão pelo menos visitou o Assis algumas vezes.

* Este colunista repete PEDRO SIMON. Nunca foi visitar Jango no exílio e foi o primeiro que foi faturar junto ao seu cadáver em Sborja por ocasião do enterro(OC)

 

HISTORIAS DO TERLERA

O RITUAL DO FIM DO DIA!

Ao sair de sua sala na Imprensa da ALRS, JCTERLERA obedecia religiosamente todas as noites um ritual. Fazia trocentas genoflexões diante de uma santinha que tinha sobre seu armário, se benzia, fazia o sinal da cruz e começa o retiro.

Passava por todos os locais da imprensa pra ver se não tinha mais ninguém. Geralmente era o último a sair.

Na altura de onde fica a segurança, parava alguns minutos pra conversar com os seguranças. Trocava geralmente opiniões sobre aumentos de salários dos funcionários - os guardas confiavam nele pra saber se iria sair aquele aumentozinho aguardado há tanto tempo . Às vezes, Terlera ia até os fundos dar sua última mijada da noite no prédio....

Ultimamente vivia mais no banheiro que sentado em sua cadeira. Acho que deveria ter algo na bexiga que não estava funcionando direito.

Quando já estava na rua, começava a travessia - sempre acompanhado de sua 'aspone' - que o seguia de longe sem dizer uma única palavra - e Terlera, ao passar na frente do Palácio Piratini tecia algum comentário sobre algum pepino que naquele momento atormentava o governador, qualquer que fosse ele.

Se mantinha informado sobre tudo, porque tinha uma coluna bem lida que saía aos domingos no ABC do grupo Sinos. Este jornal o consultava diariamente sobre assuntos do Legislativo e do Executivo.

Quando chegava na frente da Catedral, começava um ritual que se algum forasteiro visse iria imaginar que fosse coisa da Idade Média. Terlera se benzia umas dez vezes, olhava pra Catedral, quase fazia genoflexões. Tudo isso enquanto conversava com seu interlocutor.

Daí até o prédio que sempre viveu na Praça da Matriz, eram apenas uns passos. Quando chegava perto, ele começava a se despedir dos que o acompanhavam. Nunca entrava em bar algum.Tinha sido alcoolatra muitos anos quando mais jovem e sua cura deu-se por meio de uma internação no Hospital Ernesto Dornelles, da qual participou o então deputado Pedro Simon.

Ao se despedir de quem o acompanhava geralmente usava um termo em talian, pelo menos comigo.

- Ciao, alora.. até amanhã.

Terlera era um homem extremamente formal, conservador até em seus hábitos e formalidades. Tinha entre seus amigos intelectuais como Luis Inácio Medeiros que compareceu ao seu velório.

Terlera não era um intelectual. Quando lhe davam algum livro, passava adiante. Não lia.Principalmente livros sobre políticos.

Contribuía, isto sim, pra entidades assistenciais e geralmente tinham 4 a 5 que, no fim do mes, quando ele recebia, iam morder uma graninha.

Outro dia eu conto sua participação no episódio do Aspecir Umbrella, que nunca foi escrito com mais detalhes, a não ser às vezes esporadicamente(OC).

 

TERLERA

tanta badalação sobre ele, e a ALRS não fez um pequeno perfil dele pra imprensa. perguntei hj ninguém sabia de nada e ng tinha....

 

dos leitores

Enio Lindenbaum está no Moinhos.

Walter Silva e Silva vai pra faca dia 23 no Mãe de Deus. Opera duas hérnias.

 

Dos leitores!

From: André Barrionuevo Rönnau
Sent: Qui 5/02/15 15:27

 

Cidade Baixa em obras

Prezado laurinho.sem querer me meter nos assuntos domésticos, R quer mudar de patamar....a pessoa é também o bairro que ela habita. a indústria civil de construção sabe explorar isto muito bem. admiro que tu um repórter de economia não tenhas pego isto.l

No más, o cascatinha sustenta que aí vão surgir muitos espigões pela região porque se deram conta que tem tudo. lotação,onibus et caterva. bom pra pizzaria spina que ficou uma pequena confraria até a pouco(OC)

Enviada: Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

Vê só, o progresso chegando à Cidade Baixa e a R querendo se mudar daqui!
Em tempo: nas minhas caminhadas matinais e vespertinas, o q está me chamando a atenção é a grande quantidade de obras no Menino Deus, tanto para os lados do Metropolis (Saldanha Marinho e adjacências) como para os lados do Agápio. Muita obra, muito prédio residencial em contrução bem adiantada. O q está certo, pois aquela área da cidade tem uma densidade habitacional muito baixa. Noves fora a especulação imobiliária, socialmente é positivo o adensamento urbano, pois aproveita melhor a infraestrutura já existente.

 

RECADO PRO LAURINHO

se fores a serafina é bem capa zque sejas corrido. porque alemão pra eles é TEDESCHI...e havia ali no começo um grupo que foi embora e nunca mais souberam noticias deles. o roberto arroque sabe bem destqa história.

* como i negri, i tedeschi no i ze mia bem viste em serafina(não vou traduzir!!!)

 

de Serafina

Canarinhos participam do VII Curso Musical de Férias

A Administração Pública de Serafina Corrêa tem incentivado e apoiado grandes e importantes Projetos Sociais que estão mudando realidades, proporcionando a nossas crianças, jovens e adultos muita cultura, música, conhecimento, disciplina e tantos outros benefícios. É o caso do Projeto Os Canarinhos, do Coral Municipal, dos Serafins e da Banda Municipal. Neste ano, mesmo no período de férias dos estudantes, de 02 a 05 de Fevereiro, um grupo de dez alunos do projeto cultural Os Canarinhos estiveram na cidade de Garibaldi, participando de um curso de férias, ministrado por vários professores de renome nacional. O curso teve a coordenação do próprio maestro do grupo, Professor Celso Fortes, buscando o aperfeiçoamento de seus alunos em técnica vocal, regência, flauta doce, teclado, violão popular, guitarra e canto solo. Os alunos permaneceram na casa das famílias dos integrantes do Coro de Garibaldi, que se dispuseram a recebê-los sem custo algum. As aulas aconteceram no Centro Social, Cultural e Educacional São José, pelo turno da manhã e tarde.

Os professores que ministraram o curso são:
Maestro Celso Fortes, ministrando as aulas de Canto Solo;
Alberto Gerst, aulas de Técnica Vocal;
Rafael Vargas, aulas de Regência, Teclado e Flauta Doce;
Alessandro V. Manica, aulas de Guitarra e Violão Popular;

Esse curso tem o apoio da Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, conforme a Lei nº 2988/2012, que prevê despesas decorrentes dos integrantes sendo suportadas pelo município.

5 de fevereiro de 2015

ASSIS HOFFMANN NO MEIO DOS POVOS SIMPLES!

 

de serafina

a homenagem que farão ao prof. Fincatto - assim sempre ochamamos -por simples que seja, nunca será do tamanho que ele merece.

simples como o prof. , foi ele no entanto que praticamente montou parte da administração pública de serafina. foi ele que organizou a camara municipal de serafina, que funcionava a base de lampião ...

e se reunia quando dava.

O prof fincatto tem o dom de não ficar se autoelogiando....

el ze ciaro como le mosque bianque,falando no dialeto talian, agora que serafina ficou famosa com isto.
( é raro como mosca branca)

não sei se poderei estar de corpo presente, de qualquer modo na hora me lembrarei e farei um minuto de reverencia ao nosso mestre que um dia nos ensinava matemática no ginásio mas que nos ensinou principalmente a sermos H com h maíusculo

em tempo. é dele o prefacio do meu LIVRO COZI LA ZE STATA( que desagradou a muita gente....)(olides canton)

 

MORTE DE ASSIS

Em todos os obituários que sairam, refere que assis foi órfão. não é caso, ele foi abandonado pelo pai.

* me contou bem esta história.

Um ausente no velório foi Carlos Bastos.

Ele era o chefe da ex-exposa do assis no Piratini, quando os dois estavam no litígio da separação.

E Bastos comeu o pão que o diabo amassou acalmando a ex do fotografo..

* depois ela pegou um emprego no TRENSURB.

* Não sei onde anda atualmente.

NOS ANOS 90, ELE É A DEDÉ PORTO TRABALHAVAM PRA GLOBO RURAL. MAS O VEIO ASSIS NÃO ERA MOLE. ELE INVENTAVA PAUTAS, QUERIA EMPURRAR PRA CIMA DA REVISTA PORQUE ELE QUERIA ERA FATURAR. O VEIO TINHA APRENDIDO O MACETE SE ELE NÃO VENDESSE A PAUTA NÃO RECEBIA. ELE TINHA APRENDIDO A VIVER COMO FRILA.

* DAI QUE VENDERAM UMA PAUTA SOBRE OS PASSAROS QUE VEM DA PATAGONIA E POUSAM NA LAGOA DO PEIXE, EM MOSTARDAS, ANTES DE CONTINUAR O VOO PRA CANADÁ.

* ESTES BICHOS SÃO ANILHADOS, COMO SE DIZ, POR BIOLOGOS E DEPOIS LÁ NO CANADÁ OS BIOLOGOS DE LÁ VÃO VER DE ONDE VIERAM. COISA DE BIOLOGO.

* A DEDE SABIA TUDO DISTO PORQUE O MARIDO, O CACAU PORTO ERA BIOLOGO.

* AI FICARAM OS DOIS NUMA BARRACA ACAMPADOS NA LAGOA DOS PEIXES - SEM MALDADE, ELES SÃO TRI PROFISSIONAIS E SABEM DISTINGUIR AS COISAS - MAS EM OITO DIAS QUE A DEDÉ PRECISOU DE TRABALHO PRA FAZER SUA MATERIA.- ELA É MUITO METICULOSA, QUER SABER TUDO DE TUDO -E O ASSIS SÓ QUERIA FAZER AS FOTOS DELE PRA VENDER -A DEDE TORROU O SACO DO COLEGA.

* QUANDO ESTAVAM REGRESSANDO DE MOSTARDAS, NA ALTURA DA AV. IPIRANGA, O ASSIS DO LADO DA DEDÉ QUE DIRIGIA O CARRO FOI DAR MAIS UM ESPORRO NA COLEGA QUE QUASE LHE SENTOU A MÃO NA CARA.

* ESTE ERA O ASSIS...

* DEDÉ ACHA QUE ELA SAIU DA GLOBO RURAL ' POR CAUSA DO ASSIS"

 

ASSIS HOFFMANN EM AAÇÃO




O herói de dois mundos ou...

Laurinho, nada a ver com teu post, mas hj no jornal gente cascatinha, teu idolo, disse que a tua zona é a nova ambição dos construtores e que já compraram tudo por ai pra fazer grandes espigões. não sei se é verdade ,ou é mais uma CASCATA(oc)

De: antares55
Enviada: Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015

... o q não deixou vcs continuarem sendo austríacos. ashaschascha!
A estátua dele e da Anita na Pr. Garibaldi está sendo cuidadosamente restaurada. A simpática restauradora confirmou q ela é toda - a estátua e a base - em mármore de carrara. De diferentes tonalidades e texturas.
É um trabalho de Sísifo, pois ñ demora, ela logo voltará a se deteriorar, como toda estátua em mármore de carrara se deteriora estando exposta à intempérie, adicionando a isso a ação dos vândalos q ñ param de destruir o
patrimônio desta cidade. Para evitar isso, ela deveria estar abrigada em algum local mais protegido, como fazem no resto do mundo. Até poderiam colocar uma réplica no local, como fizeram com David do Michelangelo, cujo original foi trasferido de diante do Palazzo Vecchio, onde ficou uma réplica, para a
Galleria dell'Accademia, tudo em Florença, claro. Fiz esta foto da estátua do Garibaldi pelas costas pq àquela hora o sol batia por trás e ela resplandecia muito linda, limpinha, na manhã luminosa. (Laurinho da Venâncio)

 

morte do assis

Pô o jornal GENTE onde tem o VEIO CASCATINHA - ELE VOLTOU DE FERIAS HJ - não tocou na morte do veio assis.

* é que o assis não levava esta gente de compadre. ele dava pau em todo mundo.

* mesmo assim seus amigos foram se despedir dele.

* a canalhada que só elogia quem tem poder ficava lon ge do assis

 

de SB

ou o capincho tá bebado as 6 da matina, ou amanheceu delirando(OC)

De: letier12
Enviada: Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015

Essa é a vida que pedi a Deus... mas um dia chego lá... quando me aposentar ganhando uns 10 mil por mês.... assim como tu...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Letier Vivian
São Borja/RS

 

morte de assis

teve gente que achou poucos no enterro do veio assis. achei bastante perto do grau de belicosidade dele.

SHOW BOM

VI AGORA UM SHOW BOM NO SANTANDER. DOIS NORDESTINOS. MUSICA INSTRUMENTAL.

 

JN ...SERAFINA

depois que serafa saiu no JN um blogueiro de encantado, que já estendeu seus tentáculos até serafina, anda incomodado.

* não sabe o que inventar pra colocar o CANTO DA LAGOA NO PRESTIGIADO NOTICIOSO....

 

protesto do laurinho

Nao sei que intriga é esta?(OC)

Enviada: Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

Tá, agora resoveu me intrigar com o povo de Serafina Correa. PQP!

 

de Serafina

O edgar maróstica é um oportunista que tá ficando rico com esta história de cultura talian.

ele nem ta ai pra cultura....neste momento em que serafina brilha, que o marostica sai no JN eu gostaria de por justiça lembrar da BI CERVIERI, DO MEDICO ROBERTO ARROQUE, DO MARIETO MIGLIAVACCA E de tantos outros que lugaram por isto.

mas como dizia ULISSES GUIMARÃESS, QUEM FAZ O BOM BOCADO NÃO É QUEM O COME.

ALIÁS JÁ disse no meu blog que o edgar maróstica, que nem conheço, pegou todas as histórias do guerinet de costa e muito espertamente as está contando.

ele é um ' comerciante' da lingua talian e ficou famoso com isto.

sempre aparecem estes sujeitos....contra quem nada tenho, mas são espertos que ganham dinheiro com o talento alheio. não digo que são desonestos...

enfim, já estou quase me irritando...

é que vejo tantas nulidades ganhandof ama e dinheiro com as coisas que os outros inventaram. mas isto também se deu com a BOSSA NOVA que JGilberto inventou e que deixou musicos norteamericanos MILIONÁRIOS de terem casas em LONG ISLAND ,qie é a região dos milionários em NY. ele JGilberto mora num apart hotel(olides canton, desculpem pelo desabafo)

De: mazzafotos
Enviada: Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015

Olides!

Serafina e o Talian foram manchete de capa de uma edição da Folha de SP de domingo (04.01.2015). Informei o radialista talian Edgar Maróstica, na mesma manhã daquele domingo. Ele estava entrando no ar com um de seus bons programas.

Alertei-o que a "janela" ia dar repercussão.

Ele pouco entendeu a dimensão da "janela" na FSP e o que isto ia gerar. Agora deu JN.

O saudoso Geraldo Peccin em algum lugar do cosmos anda sorrindo a toa.

Abraço,

Mazzarino,

Abaixo o link da FSP.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/01/1570052-moradores-tentam-resgatar-dialetos-esquecidos-no-sul-do-pais.shtml

Moradores tentam resgatar dialetos 'esquecidos' no sul do país

FELIPE BÄCHTOLD
ENVIADO ESPECIAL A SERAFINA CORRÊA (RS)

04/01/2015 // 02h01

Em uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, funcionários da prefeitura são orientados a falar "sorasco" em vez de "churrasco" e "sinele" no lugar de "chinelo". Por enquanto, isso ocorre uma vez ao ano: na semana em que se comemora a emancipação da cidade de 16 mil habitantes. Por enquanto.

Ameaçado de extinção, o talian, uma espécie de variação do italiano, só agora começa a ter gramática, dicionário e aulas. E a cidade de Serafina Corrêa, na serra gaúcha, virou um bastião na luta para preservar esse idioma. Mas não é a única. Outras comunidades pelo Sul do país também se mobilizam para manter vivos dialetos europeus hoje quase restritos a regiões rurais e a idosos.

Em Serafina Corrêa, o talian virou por lei idioma "co-oficial" e é incentivado das mais diferentes maneiras. Programas de rádio, uma revista e atividades culturais no idioma tentam manter vivo o interesse da população pelo dialeto, que foi trazido por imigrantes há mais de um século e se modificou devido à influência do português. Em breve, a prefeitura irá oferecer aulas do idioma nas escolas municipais.

Os adultos que hoje moram na parte central da cidade pouco usam o dialeto. E o antigo costume de transmitir o conhecimento do idioma de geração a geração foi se perdendo nas últimas décadas. "Eu sei falar tudo e a minha filha me cobra porque não ensinei. Hoje não tenho mais com quem falar [o talian]", diz Fátima Tecchio, 49. Em novembro, após receber da cidade um inventário, o Ministério da Cultura reconheceu o talian como Referência Cultural Brasileira, o que deu fôlego a entusiastas.

Um deles é a servidora Solange Soccol, 59, que criou cartilhas sobre o idioma. "Sem a língua, não temos a nossa identidade, nossa tradição", afirma.

Eduardo Anizelli/Folhapress

Aula em escola municipal em Serafina Corrêa, na serra gaúcha, onde o talian passará a ser ensinado nos colégios

OBSTÁCULOS

O trabalho de resgate do idioma enfrenta dificuldades como a falta de um modo padronizado de escrever. Como outras línguas de colonos, o talian é ágrafo, ou seja, se desenvolveu sem escrita. Outro obstáculo é um trauma coletivo da época da Segunda Guerra Mundial (1939-45), quando o governo de Getúlio Vargas proibiu idiomas estrangeiros em território brasileiro. Moradores idosos relatam que a perseguição bloqueou o uso no dia a dia e desestimulou o ensino. "Quem falava em dialeto na escola ganhava castigo", diz Rosalina Vitalli, 77. Ela vive em um distrito a 20 km do centro da cidade, onde o talian ainda
é o idioma mais falado. Nesse último reduto do idioma, o português é chamado de "brasileiro". Para a moradora Cássia Gollo, 24, os mais jovens têm mais vergonha de se expressar na língua dos avós. "Parece que têm um pouco de receio [de falar], que querem ser como os das cidades." Apesar de Serafina Corrêa ser uma capital informal do talian, cidades de todo o Sul já receberam encontros anuais, promovidos por descendentes de italianos, para divulgar a língua.

A professora de ciências sociais Maria Catarina Zanini, da Universidade Federal de Santa Maria (RS), afirma que o talian surgiu no Brasil para facilitar a comunicação entre grupos vindos da Itália. "Quando saíram de lá, os imigrantes não se entendiam: uns falavam o dialeto vêneto, outros o cremonese. Então, criaram uma língua."

SAPATO DE PAU'

Desde 2010, um inventário produzido pelo governo federal busca catalogar os idiomas falados pelo país. Estima-se que existam mais de 250, a maioria indígenas. A 100 km de Serafina Corrêa, na cidade de Westfália, o esforço é pela preservação de uma variação do alemão chamada de plattdeutsch. O dialeto tem o apelido de "sapato de pau" devido aos tamancos que os imigrantes alemães usavam na época da colonização. Voluntários promovem programas de rádio e oficinas para o ensino da língua, que também não tem padronização escrita. O município de Santa Maria do Herval (a 73 km de Porto Alegre) desde 2011 oferece nas escolas aulas de hunsrik, uma língua próxima do alemão falada por descendentes em vários Estados do país.

Hoje, 14 turmas até a 5ª série aprendem o dialeto. "Isso aumentou a autoestima da comunidade e a integração entre gerações. Se a língua não for mantida nas famílias, vai desaparecer", diz a professora Solange Johann, que coordena o projeto.

Eduardo Anizelli/Folhapress

Cássia Gollo, 27, descendente de italianos, com a família

"Eu falo a língua que amo, banhada de tempo, trabalho e honra. A língua que os avós, hoje guardiães do céu, trouxeram como semente de vida. E foi um grande sacrifício manter por mais de cem anos. Mas aqui me dizem que ninguém entende, que estou arranhando os muros e que devo mudar a pronúncia. Que [se diz] 'eu me chamo' e não 'ni me ciamo' porque minha língua não existe. Mas eu devo, por acaso, sacrificar a minha língua para um deus sem piedade? Esses conselhos nem são esperança e são vazios de dignidade."

 

comenta´rios.

quando a jacira merlin que fez a materia do JN me disse que tinha saído num jornal. logo me veio a cabeça a FSP.
é que estas coisas tem lógica. o JN não ia repercutir uma materia do FITNESS, nem do jronal do mazzarino. o JN repercute mateira da FSP, da VEJA,do esta~do. tudo isto está dentro da logica, do seu patamar....(OC)

 

COMENTÁRIO SALA DE REDAÇÃO

LEAL E SEUS PITACOS INTELIGENTES. MANDA SEMPRE IRMÃO, COMO DIZIA O SENADOR SIMON(Oc)

From: EDUARDO LEITE LEAL
Sent: Qua 4/02/15 13:29

Boa tarde, Olides Canton. O comentarista do Sala de Redação que também gosta de turfe é o Adroaldo Guerra Filho ( Guerrinha ). Quanto ao programa, entendo que as recentes alterações da bancada, por diversos e conhecidos motivos, contribuíram para uma nova " dinâmica ". Ainda assim, gosto. Cordialmente, EDUARDO L. LEAL / P. ALEGRE.

 

do laurinho

'é crime, mas que crime CRIATIVO este porque fica bom pra burro. JORNAL DO JUDEU" ACHO ATÉ QUE BONFA VÃO ME COPIAR(oc)

Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

Pára de te referir a "jornal de judeu". É CRIME de injúria qualificada (o q aumenta a pena) pelo preconceito racial. Também ñ pode chamar "jornal "de negro", "de gordo", "de veado", de "velho", "dos padres", "dos bispos" etc...
Cai no Art. 140, par. 3º do Código Penal: "Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: pena de reclusão de um a três anos e multa".
Tu é todo cheio de lelelê ético, fica pegando no pé de todo mundo q m fora do penico, uma espécie a palmatória do jornalismo gaúcho q dá nos dedos de todo mundo, então ñ faz como eles, orra! Mesmo q ñ fosse crime, ñ teria cabimento.

 

Veraneio

SABADO QUANDO VOLTEI DO ARENA VI ESTA CENA NA PRACINHA DA ENCOL. O MELHOR VERANEIO É EM PORTO(oc)

 

de sb

Boa pergunta, capincho(OC)

De: letier12
Enviada: Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015

Por que a Rosane de Oliveira tá só queimando o Sartori?!?!
Ai tem algo...
Cortaram a verba de publicidade da RBS???

Letier Vivian
São Borja/RS

 

By laurinho

Laurinho e suas apropriações sociológicas a respeito do Arena(OC)

Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

Antes q apareça algum cri-cri para dizer q o pessoal do Interior vinha - e muito para o Olímpico - tanto para jogos como para visitar o Estádio, já adianto q agora é um pesoal diferente: vem toda a família ou família + agregados. No Olímpico, nos jogos, era mais o torcedor fanático, que vinha de longe, de ônibus ou vam, tipo bate-e-volta, para os jogos e as famílias apareciam em excursões, no geral nos fins de semana. O q se nota agora é um panorama bem diferente: é gente q vem curtir o 'conhecer a Arena', a 'novidade da Arena', e fica para assistir ao jogo. Tudo em grupo, em família, muito bacana de ver.

 

Da caminhada matinal

 

de Serafina

CONVITE SOLENIDADE DE ECONHECIMENTO

Na condição de Vice-Prefeito, no Exercício do Cargo de Prefeito do Município de Serafina Corrêa, é com muita honra que convidamos para a cerimônia de homenagem e reconhecimento ao Senhor ANTENOR FINCATTO pelos 32 anos de Serviços prestados à comunidade serafinense. A solenidade será realizada no dia 05 de Fevereiro de 2015, quinta-feira, às 16h, no Centro Administrativo Amantino Lucindo Montanari – Serafina Corrêa/RS.

Contamos com vossa presença.

Atenciosamente,

Francisco Bernardo Mezzomo,
Vice-Prefeito, no Exercício do Cargo de
Prefeito do Município de Serafina Corrêa/RS.

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO AO SENHOR ANTENOR FINCATTO
DATA: 05 DE FEVEREIRO - QUINTA-FEIRA
HORÁRIO: 16:00
LOCAL: CENTRO ADMINISTRATIVO AMANTINO LUCINDO MONTANARI - SERAFINA CORRÊA/RS.

Gràssie.

 

“Mesmo com diferenças, estamos trabalhando juntos para o bem da comunidade e do Município de Serafina Corrêa”.


Mesa Diretora da Câmara de Vereadores é formada por representantes de todas as Bancadas

A Mesa Diretora é o órgão diretivo dos trabalhos da Câmara. Tendo sido eleita com o voto de todos os nove Vereadores Serafinenses na última Sessão Ordinária do ano passado, a Mesa Diretora que atuará em 2015 apresenta uma característica bem diferente das anteriores: ela conta com representantes de todos os partidos políticos com representatividade no Legislativo.

“Vejo como um progresso grande e até mesmo como um exemplo a composição desta Mesa Diretora, com todos os partidos representados. Esta é certamente uma lição positiva que deixamos para a comunidade, de que mesmo com nossas diferenças, estarmos trabalhando juntos”, destaca a Presidente da Mesa Diretora, Vereadora Nega Castro, do PP. Além dela, também fazem parte da Mesa os Vereadores Adir Soranzo (DEM) como Vice-Presidente, Nelson Pedro Mezzomo (PP), como 1º Secretário e Jairo Vidmar (PMDB) como 2º Secretário.

Durante a preparação para o início das atividades ordinárias, a Mesa participou da 13ª edição do Encontro de Mesas Diretoras, evento realizado pelo Igam, entre os dias 28 e 30 de janeiro, em Porto Alegre. Na oportunidade, a Vereadora Nega Castro, o Vereador Adir Soranzo e o Vereador Jairo Vidmar receberam informações sobre assuntos voltados ao melhor desenvolvimento das atividades, bem como sua eficácia junto à comunidade, uma vez que os Vereadores não agem apenas por sim, mas pelos que representam.

Na segunda-feira (02), ainda de manhã, os Vereadores participaram da primeira reunião da Mesa Diretora para tratar sobre as matérias em tramitação, bem como outros assuntos de organização administrativa. “Neste ano nosso principal objetivo é fortalecer o relacionamento do Poder Legislativo com a comunidade e para isso acontecer, já estamos organizando visitas para conhecer a realidade e criar laços mais fortes com a sociedade, com entidades, escolas, empresas, enfim, com os diferentes setores do nosso município”, antecipa a Presidente Nega.


4 de fevereiro
de 2015

SERAFINA NO JN

E X C L U S I V O

Como a pauta foi cair no JN



Conversei com a repórter Guacira Merlin que fez a matéria - 2 min 32 s - que saiu no JN sobre o TALIAN EM SERAFINA.

A matéria na verdade ' deu uma volta'..em jargão de jornalista, isto quer dizer que originalmente não era pro JN.

aconteceu assim: quando saiu o certificado do TALIAN pra Serafina - novembro ou dezembro passado -a editora MARIANAPECIN da RBS Tv sugeriu a pauta. A TC Caxias foi a Serafina e fez uma matéria.

Esta matéria foi veiculada pelo jornal HOJE da Globo.Um jornal - Guacira não sabe qual - a ' chupou' ( sentido jornalistico copiou) e publicou.

O JN, no Rio, onde fica a editoria do mesmo, viu a matéria neste jornal - suponho que tenha sido um veiculo tipo FSP, ou Estadão - e mandou a pauta pra RBS TV. Esta a gênese da reportagem.

Perguntei a Guacira que idade ela tinha: muito gozadora me disse:

-Pôe 57.

como toda mulher, mesmo sendo jovem, ela não diz a idade.

Guacira é natural de Canela(RS) e começou na rádio CIDADE , de Porto Alegre.

Sobre Serafina, ela disse que já ' tinha dormido uma noite lá, de passagem'. Não disse se tinha sido a serviço, ou particular.

Guacira, em entrevista por telefone, contou que achou Serafina ' organizada,uma cidadezinha charmosa do interior."
E gostou principalmente do seu povo:

- Todos são muito simpáticos, disse ela.

Guacira recebeu pelo feice e pelo twiter muitos cumprimentos pela matéria.

Esta não é sua primeira matéria pro JN.

- Já fiz outras me disse sem nominá-las.

E perguntei se só ela fazia matérias pro JN( no tempo da TV Gaúcha apenas um repórter entrava no JN, no tempo da Alice Maria, só entrava de POA o Geraldo Canali.)

- Não, me disse Guacira, outros também entram no JN.

Então tá. Guacira, uma canelense que ficou na história da velha SERAFA, ou serafina, ou LINHA UNDEZE DE GUAPORÉ, como era chamada antes da emancipação(OLIDES CANTON)

 

MORRE ASSIS HOFFMANN

Ao som da ' Primavera' De Vivaldi baixou pra cremação agora as 21 hs o corpo do fotografo Assis Valdir Hoffmann, que morreu hoje de manhã, na casa geriatrica Solar de Ipanema.Natural de Santiago do Boqueirão, estava com 74 anos.

Assis tinha problemas do coração.Numa cirurgia esqueceram gase dentro, tiveram que abrir d enovo e ele nunca mais se recompos totalmente.

Muitos colegas foram dar o adeus. entre eles vi lá o Kadão, Ricardo Giusti, Luis Grisólio, do (metro)Floriano Bortoluzzi da Imagem News,Carlinhos Rodrigues,Luis Avila, Florianinho Soares, dedé porto, graça guindani,e outros cujos nomes não me ocorre no momento.

POLEMICO

Assim como sempre foi um fotografo corajoso - foi homenageado em 2011 pela ALRS pelos 50 anos da legalidade - assis era também muito polêmico.

- Assis estava sempre matando alguém, me disse dias atrás o colega Nico Esteves.

É verdade. Uma vez ele descobriu que um colega de jornal andava de affair com sua esposa e o esperou de campana na casa para matá-lo. Naquela noite o sujeito não apareceu.

Assis guardou durante toda a vida uma profunda mágoa pelo abandono paterno. Seu pai se enrabixou por outra mulher e abandou a ele e seu irmão - são só dois - que é cronista social e fugiu.

Anos atrás, quando eu ia muito aSão borja, um dia ele me pediu um favor. queria saber se seu pai, ainda vivia no asilo de lá.

quando cheguei na rádio cultura o belmonte ligou pro asilo são francisco de paula e dei o nome do pai do assis - que não lembro agora .

me informaram que tinha falecido fazia pouco tempo.

BRIGUENTO

sentado ao meu lado, um ex-colaborador da agencia de Assis, Focontexto, me contou que nunca na vida tinha conhecido um ' homem que brigava tanto pra receber o dinheiro do seu trabalho".
Este ex-colaborador chorava enquanto me contava isto.
- este veio tu não podia ficar devendo nada porque ele partia pra cima de ti na porrada.

Mas o talento com o lente lhe valeu fama principalmente nos anos 60,quando ele chefiou a fotografia de zh, da caldas jr.

trabalhou na revista Veja, Placar e fazia frila pra deus e todo mundo.

- Não havia trabalho que este homem não pegasse me disse o colaborador.

Durante muito tempo Assis também trabalhou para agencias d epublicidade.

RONCADOR

de minha parte, uma vez, nos ano s90, o levei numa viagem a santiago do chile pra fazer fotos de um onibus que ia pra lá.

a transportadora que nos recebeu colocou a disposição um helicóptero pra ele sobrevoar a carretera que estava lotada de caminhões porque havia nevado e formado grandes filas..- om passo estava fechado.

assis com medo dos ventos dos andes me pediu pra não encarar esta. dizem que quando jovem era muito mais corajoso.

Ele cobriu muitas corridas de Formula Um no tempo da caldas jr e também foi o fotografo que foi com FLAVIO ALCARAZ GOMES COBRIR A GUERRA DOS SEIS DIAS ENTRE ISRAEL E EGITO.

Desta cobertura nesceu a lenda de que ele e Flávio nunca teriam estado no deserto, no front e sim ficado num hotel 5 estrelas, cheios de mordomia e de lá Flávio transmitia boletins pra rádio Guaía onde se podia ouvir as fundos estrondos de canhões e o flávio aconselhando seu jovem fotografo:

- olha as balas, assis, te abaixa, olha as balas....

Perguntie a Assis se isto era verdade e ele calou-se . me disse apenas que o flávio era um repórter que se preparava muito antes de ir fazer uma cobertura internacional. lia muito sobre o assunto.

DIVORCIO

No ambito pessoal, teve uma separação tumultuada de sua esposa - mãe do leonardo e da andrea - e o litigio foi tão grande que ele nem foi ao casamento da filha andrea. hoje no enterro eal estava muito sentida e chorou nas despedidas.A mãe dos filhos não compareceu ao enterro.

com o filho leonardo mantinha uma boa relação. foi ele que internou o pai alguns anos atrás na geriatria porque ele não tinha mais condições de viver sozinho.

Assis teve uma pousada em Praia do Rosa para onde tinha se mudado alguns anos atrás. depois voltou a residir em porto alegre.

De qualquer modo, morreu hoje um fotografo cujas lentes deixaram muitas marcas na história gaúcha e quiças brasileira.

na homenagem dos 50 anos da legalidade, quando ele e a reporter claudia - que prepara um livro sobre ele - estavam esperando o carro, os fotografos mais novos passavem por ele e lhe faziam reverencia:

- ai mestre!

São de assis a maioria das fotos da praça da matriz lotada durante os comicios da Legalidade. nesta época ele era da UH.
jornal de onde se derivou a ZH, com outro enfoque ideologico. O primeiro era de esquerda, o segundo nasceu apoiando o golpe de 64.

O padre que encomendou seu corpo lembrou que o filho leonardo lhe contou que o pai quando ia ensinar fotografia a um jovem sempre dizia:

- fotografia eu ensino, caráter o cara nasceu ou não com ele.

(olides canton)

 

EXCLUSIVO

MAE DE DEUS NÃO DEIXA CACHORRO VISITAR DONA

esta É DE CABO DE ESQUADRA. A DONA DE UM CACHORRO, destes que foi recolhido na rua, e que agora vive numa vida nababesca, com pet e tudo pra banho, com veterinária - a dona é poderosa - ficou tristinho em casa que a mamãe está dodoizinha no hospital mãe de deus faz um mês.

E está em profunda tristeza,...em casa....não se consola.

tentaram ver se podiam levar ao hospital pra ele visitar a ' mamãe', mas a direção do hospital disse não.

tanto assim não pode....

a queponto chegamos!!!!!!

 

sentindo o cutuco

GRENAL TÁ NO CANGOTE DA AUDIENCIA DA GAUCHA COM 24 HS DE PROGRAMA SO FUTEBOL....

OS FANÁTICOS TÃO TODOS OUVINDO A GRENAL.

E NESTA MADRUGADA ACORDEI DE CALOR DUAS E POUCO. LIGUEI NA GAÚCHA E SABEM O QUE OUÇO...

UM CARA REPRODUZINDO O SALA DE REDAÇÃO, OS TRECHOS MAIS CALIENTES....

AI PENSEI...TÃO SENTIDNO QUE A GRANAL TÁ LEVANDO OS LOUCOS TODOS PRA SUA AUDIENCIA.

SENTINDO O CUTUCO(2)

MAS CAIU MUITO O SALA. SÓ TEM CHAPA BRANCA ALI. CACALO E FERNANDO CARVALHO QUE DIZEM FOI PRA LÁ GANHANDO 15 MIL REAIS POR MES.

SENTINDO O CUTUCO(3)

SANTANA,KENNY,LAURO,RUY, FAZEM MUITO FALTA AO SALA....

AGORA A BANCADA TÁ MEIO A MEIO. DE GREMIO ERNESTO DENARDIM,CACALO E DAVID COIMBRA. DE COLORADOS, O DE VIAMÃO QUE TEM COLUNA NA ZH, WIANEY CARLET, EMBORA ELE NÃO ASSUMA PUBLICAMENTE, FERNANDO CARVALHO E O TURFISTA...QUE COMENTA TAMBÉM NA GAÚCHA, NÃO ME OCORRE O NOME AGORA.

 

noticias do barranco

chiquinho tasca vai passar o carnaval no rio.

mas o barranco abre todo o carnaval.

 

By Laurinho...

Enviada: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

56 mil visualizacoes no face de serafina, acho muito. Mas em qto tempo, um ano, um mês?
Tem umas trampas q o cara paga terceiros para turbinarem a audiência de um perfil no face. Mas teu amigo prefeito ñ iria jogar dinheiro fora numa bobagem assim, acho eu.

 

ENTRE DOIS CANDIDATOS

BICO BRANCO VOLTA NESTE DIA 5 AO BASQUETE NA PREFA.

ELE NÃO SABE SE VAI APOIAR A NEGA CASTRO OU SEU VICE CHICO MEZZOMO PRA PRÓXIMA.

MAS POR BAIXO DO PONCHO JÁ DEVEM TER FEITO UM ACORDO. OU SEJA, AGORA VOU EU, DEPOIS TU.

 

capincho reclama....

capincho te deixei o livro do samuel wainer ai pra leres. tu toma tanto trado naquela pastelaria onde tu gasta 700 contos por mês de trago porque comer tu não come - só fica olhando pra martinha -vê se tu le o livro do samuca que ai vais saber que ele apelidou o CARLOS LACERDA DE CORVO...e o apelido pegou tanto que depois era nominado pejorativamente pelo apelido até nos debates da camara federal(OC).então meu caro amigo, um pouco de leitur anão faz mal a ninguém. ao invés de ir pra pastelaria, vai pro teu ar condicionado que até isto tu tens tudo mordomia da maezinha, e fica lendo o livro do samuel que vais aprender o que é corvo

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015

Tu é CORVO, isso sim!
Kkkkkk

Letier Vivian
São Borja/RS

 

mazzarino

há tempos não lia. vi estes dias e ele faz bem a fofoquinha de politicos. cobriu bem a posse da assembléia dia 31.passado.

 

Preço do café em Paris

utilidade pra quem vai a paris(OC) não é meu caso!!!!!

De: antaresld
Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015

 

Desrespeito do jornalismo da TV Bandeirantes com Maria, a Mãe de Jesus

olha publico mas não me meto , como dizia Getúlio, nestes assuntos de religião. eu fora(OC)

De: paulinhokons3
Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015

Brusque-SC, 3 de fevereiro de 2015.

Ementa: Desrespeito do jornalismo da TV Bandeirantes com Maria, a Mãe de Jesus.

Prezada equipe de jornalismo da TV Bandeirantes - Paz e Bem,

Ao respeitosamente cumprimenta-los(as), apresento minha (e possivelmente de muitos outros concidadãos) indignação ética com o desrespeito contido na longa matéria veiculada no Jornal da Band de ontem (segunda-feira, 2 II 2014) acerca de homenagens prestadas a Iemanjá na Bahia e no Rio de Janeiro.

Antes de finalizar, ainda com a inscrição na tela referindo-se a Iemanjá, são mostradas imagens de uma procissão em Porto Alegre, a dos Navegantes, informando que reuniu mais de 200 mil pessoas e que durante todo o dia foram realizados shows no local. E ponto final.

O jornalismo da TV Bandeirantes misturou a homenagem a "Rainha do Mar", um orixá africano cujo nome deriva da expressão ioruba Yéyé omo ejá ("Mãe cujos filhos são peixes") com a 140ª. Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, na Solenidade da Apresentação do Senhor, na qual quarenta dias depois do Natal, a Igreja revive o mistério da Apresentação de Jesus no Templo, em Jerusalém, por seus pais Maria e José.

Como sabemos, há uma clara distinção entre a veneração prestada pelos cristãos, sobretudo Católicos, à Maria - Mãe de Jesus e o culto a um orixá africano. Mas o jornalismo da TV Bandeirantes enganchou tudo.

Também a afirmação do Jornal da Band de que durante todo o dia foram realizados shows no local é questionável. Pois se às 10h30min, após a procissão, foi celebrada no local missa campal, presidida pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, como poderia estar sendo realizado um show naquele horário. E a própria omissão de citação, na longa matéria, da celebração católica presidida pelo representante do Papa Francisco no Brasil, no feriado do Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, é no mínima estranha.

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes de 2015 teve como tema a “Alegria do Evangelho” e como lema “Navegantes: Há 140 anos um espaço de Fé, cultura e solidariedade” e foi realizada sob a direção geral do Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.

No aguardo de acolhida favorável, apresentamos nossas expressões de estima cristã.

Fraternalmente,

Paulo Vendelino Kons
47 9997 9581 – paulo_kons@yahoo.com.br
Rua Adelina Debatin, nº. 79 – bairro Águas Claras
88353-610 - BRUSQUE (SC)

 

de São Borja

o protesto madrugador do capincho desde SB!

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015

26 graus aqui
Me chamou de bebum
O que deixa pra ti...?!?!
é brabo

Letier Vivian
São Borja/RS

 

Da caminhada vespertina

Enviada: Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

 

Programação do Clube de Cinema

o clube de cinema trabalha no findi e descansa no carna....

No próximo Sábado (dia 07/02/2015) as 10h15min na Sala Eduardo Hirtz assistiremos ao filme "A Família Belier" (La famille Bélier-2014). Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a linguagem de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?

No próximo Domingo (dia 08/02/2015) as 10h15min na Sala Norberto Lubisco assistiremos ao filme "Amor, Plástico e Barulho" (2013). Shelly (Nash Laila) é uma jovem dançarina que tem o grande sonho de se tornar cantora de Brega (estilo musical popular do nordeste brasileiro). Ela entra para o show business em busca de fama e fortuna mas, inserida em um mundo onde tudo é descartável, incluindo o amor e as relações humanas, ela vai encontrar grandes dificuldades para atingir a fama. Seguindo os passos de Jaqueline (Maeve Jinkings), sua companheira de banda e musa inspiradora, ela pretende virar uma grande cantora de música Brega.

 

de Serafina

I Serafina in Fest movimentou o Camping Carreiro

Segundo estimativa da Brigada Militar, Operação Golfinho, mais de cinco mil pessoas prestigiaram a primeira edição do Serafina In Fest, dentro do II Encontro de Som Automotivo, no Camping Carreiro, Serafina Corrêa. Visitantes com seus equipamentos, Dj's e a dupla Cristian e Cleber deixaram a tarde de domingo, 1º de Fevereiro, super animada. A Prefeitura de Serafina Corrêa agradece a todos que prestigiaram o evento e aos que colaboraram para a realização do II Encontro de Som Automotivo e I Serafina in Fest.

 

Comissões Técnicas Permanentes são formadas para atividades no ano de 2015

O retorno das atividades ordinárias na Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa aconteceu na segunda-feira desta semana (02) e um dos primeiros compromissos dos Vereadores foi a formação das Comissões Temporárias Permanentes para atuar neste ano de 2015. Após as indicações de nomes pelos Líderes das Bancadas, ainda durante a Sessão Ordinária, os Vereadores estiveram reunidos após o término da reunião plenária para definir as funções que cada um desempenhará nas quatro Comissões do Legislativo Serafinense.

É importante ressaltar que o trabalho das Comissões é de grande importância para o processo legislativo, afinal, elas são órgãos técnicos constituídos pelos próprios membros da Câmara com a finalidade de proceder estudos, emitir pareceres especializados, realizar investigações e representar o Legislativo. As reuniões das Comissões acontecem nas manhãs de segunda-feira, a partir das 10 horas, sendo que na próxima semana já está previsto trabalho, uma vez que seis projetos de lei estão tramitando, além de outras matérias que serão analisadas pelos Vereadores. As reuniões das Comissões são abertas para a participação da comunidade.

Segue a composição de cada Comissão Técnica Permanente para as atividades em 2015:

Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF)
Presidente: Vereador Paulo José Massolini
Relator: Vereador Nelson Pedro Mezzomo
Revisor: Vereador Jairo Vidmar

Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT)
Presidente: Vereador Gilmar Facco
Relator: Vereador Nelson Pedro Mezzomo
Revisor: Vereadora Salete Cadore

Comissão de Cultura, Educação e Assistência Social (CCEAS)
Presidente: Vereadora Salete Cadore
Relator: Vereador Paulo José Massolini
Revisor: Vereador Nelson Pedro Mezzomo

Comissão de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente (CATMA)
Presidente: Vereador Vando Fábio Dalmás
Relator: Vereador Adir Soranzo
Revisor: Vereador Manoel Gomes

 

Encerramento do Curso de Designer de Artesanato

No dia 28 de Janeiro de 2015 encerrou o Curso de Designer de Artesanato, que foi promovido pela profissional Nicole Tomazi, através da Atuaserra, onde participaram artesãs do município de Serafina Corrêa. A turma que concluiu o Curso fará a demonstração de seus trabalhos para a população no dia 07 de Março de 2015, sábado, no evento “Serafina em Movimento”. Nesse dia, serão expostos e comercializados os produtos elaborados pelas artesãs, destacando os pontos turísticos do município. Participe!

 

Poder Público Municipal incentiva investimentos no interior

O potencial agrícola de Serafina Corrêa está sendo visto com bons olhos pelo Poder Público Municipal, que vem apoiando novos empreendimentos dos agricultores. Neste momento, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio tem acompanhado várias obras em fase de implantação no interior e, para isso, a Prefeitura, através da Secretaria, está incentivando através de terraplenagem e transporte de material para a viabilização dos novos investimentos. Essa parceria faz despertar cada vez mais o interesse em inovação das atividades ligadas à bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, sem esquecer o potencial do município na produção de grãos. Os agricultores que têm interesse, devem buscar informações junto à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Agronegócio que dará todas as informações, bem como a documentação necessária para os incentivos.

 

Serafina Corrêa terá nova Unidade Básica de Saúde Central



Serafina Corrêa é um município promissor, que vem recebendo recursos das esferas estadual e federal que transformam em realidade muitos sonhos da população. Mais uma importante conquista pode ser comemorada, a construção de uma Unidade Básica de Saúde Central. A obra será construída na Rua Costa e Silva, esquina com a Travessa Senhor Edi Ribeiro, com área de 841,20m². Os recursos são provenientes do Governo Federal, Ministério da Saúde, com contrapartida do município, onde serão investidos mais de R$ 860 mil. A Unidade Básica de Saúde Central terá sala de recepção e espera, sanitários, consultórios, sala de inalação coletiva, consultórios odontológicos, salas de observação, de coleta, de atividades coletivas, de vacinas, de curativos, consultórios com sanitário, salas de espera, sala de administração e gerência, entre outros espaços. Será um ambiente completo, uma estrutura nova que proporcionará melhores condições de atendimento para toda a população serafinense. Mais uma importante conquista! A obra tem previsão de início para os próximos dias.

 

Prefeito recebe equipe da RGE

No dia 28 de Janeiro de 2015, o Vice-Prefeito, no exercício do Cargo de Prefeito Municipal, Francisco Bernardo Mezzomo, recebeu, em seu Gabinete, a equipe da RGE onde foram tratados diversos assuntos. Participaram da reunião a Secretária Municipal de Coordenação, Planejamento e Gestão, Olderes Maria Piazza Santin, e o Secretário Municipal de Fazenda, Odeni Castro. Na ocasião, as autoridades abordaram a questão do RECADASTRAMENTO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA que será realizado no município. Tal recadastramento é uma exigência da ANEEL, Órgão Auditor da RGE. Esse trabalho acontece a cada 4 anos e é fiscalizado o tipo de iluminação existente, a potência, as condições e os locais em que há a necessidade de mais iluminação. Também foram relatadas melhorias da Via Camargo Corrêa e ERS 129.


3 de fevereiro
de 2015

Férias

CAVERNA DO RATÃO ENTROU EM FÉRIAS O MESMO A CHURRASCARIA KOMBA QUE VOLTA NA QUINTA DEPOIS DO CARNAVAL.

* O BARRANCO É QUE NUNCA FECHA.

* AGAPIO E METROPOLIS DO FELIPE RAULINO TAMBÉM....

 

SERAFINA NO JN

1. O FIOL DEL ZATOR QUE TANTO FALA EM SERAFINA NEM SE MEXEU....

2. DESCONFIO QUE TUDO O QUE ELE QUERIA OU QUER ERA O NOME DE RUA DO VEIO DELE.

3. MAS ACHO QUE VAI FICAR SEM....

4. TÁ MAIS DIFICIL DAR NOME DE RUA EM SERAFINA AGORA QUE TEVE 2 MIN 32 SEG NO JORNAL NACIONAL E QUE OS APRESENTADORES SE DESPEDIRAM DANDO ' BONA CERA'...

5. AGORA SIM QUE SERAFINA É NOME NACIONAL ACHO QUE VOU DISPUTA UMA ELEIÇÃO DE VEREADOR.

6. SÓ QUE JÁ TENHO UM BEBUM IMPORTADO DE SORJA PRA MEU CHEFE DE GABINETE. O CAPINCHO.

7. A REPORTER QUE FEZ A MATERIA FOI A GUACIRA MERLIN DA RBS TV. VOU TENTAR ENTREVISTA-LA. PRA MIM É BARBADA.

8. ACHEI A MATERIA MUITO BOA. E AQUELA IMAGEM DA GURIA NA CASA DO BAZZO COMENDO UM BISCOITO. O CAMERA FOI MUITO FELIZ.

9. CIAO SERAFINA!

 

aulinha de jornalismo

Serafina ssaiu no JN...

não é serafina, nem o repórter que a fez, nem quem saiu lá que importa. a força está em ser no JN que pode derrubar presidente.

Como se aprendia na 1 semana do jornalismo. MARSHALL MAC LUAN QUE ENSINOU. o meio é a mensagem....O RESTO é balela.....digo sempre isto pra quem quiser ouvir. mas os jornalistas se confundem com o veículo ai quebram a cara direitinho.

 

de Serafina

OLHA AI FOTOS DA MISSA DO ' GALO' - EU ACHO QUE ERA DA GALINHA POR AINDA ERA DIA CLARO DO ULTIMO NATAL QUE PASSEI EM SERAFINA.

SEMPRE TEM UM DIA QUE AS COISAS ACABAM. NESTE ULTIMO NATAL TINHA CERTEZA QUE SERIA MEU ULTIMO NATAL EM SERAFINA.



nÃO ERA SERAFINA, ERAM OS VINCULOS DO AFETO(oc)

 

Arena do Grêmio

pegastes o óbvio ululante, mas ninguém tinha pego isto ainda. o genial está em descobrir o obvio ululante não a bomba atomica(OC)

O texto é BY LAURINHO

Enviada: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015 Para: olidescanton@bol.com.br

Como tu ficas misturado na ala da Arena reservada para a camarilha da Imprensa, certamente n deves ter percebido um fenômeno bem caracteristico da nova casa do Grêmio. O q não se via no Olímpico e se nota agora na Arena uma grande presença de torcedores do Interior. É uma colonada enorme q invade a Arena. Passei a notar isso depois q troquei minha cadeira do anel superior para o nível gramado. A maioria do pessoal q está ali entra com ingresso comprado (a maioria dos sócios q migraram para a Arena continua lá no anel superior). São famílias inteiras. Pai, mão, filhos, sobrinhos, primos... Um dos aspectos q favorecer o fenômeno - além da novidade em si q é a Arena - é a localização, perto das entradas da cidade (o Olímpico ficava no miolo de Porto Alegre e o pessoal do Interior ñ gosta de se enveredar pelo trânsito complicado da cidade). A Arena está uma festa mesmo para a colonada, para a grindaiada e para a alemoada.

 

Da caminhada vespertina

laurinho pegou os caras apagando o escrito

que convenhamos era meio tosco!!!!

Enviada: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015
Para: olidescanton@bol.com.br

 

Serafina no JN

de campinas(SP) - onde falta água.....(kkkk)

De: anamaria.canton
Enviada: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015

Nós vimos. A mãe adorou.

 

O BOM MARIDO....

Não digo fiel, digo bom...

O laurinho é o bom marido. encontrei ele levando a rosinha num destas cafés de burgueses da pracinha da encol.

* Claro que o sonho de toda mulher, depois de uma certa idade - sem dizer velha,claro -é ter ummarido que seja o cara....

* mas que também não encha muito o saco.

* e como diz o filosofo santana, quartos separados que é mais higienico....

 

serafina no JN

vou explicar quem são os personagens.

De: imprensa
Enviada: Segunda-feira, 2 de Fevereiro de 2015

Oi, claro que sim! Ficou liiiiiiiiiiiiiiiindo!!!!!!!!!!!!
Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!!

Foram no Restaurante Giaretta, filmaram os homens jogando cartas.
Depois filmaram o Professor Darcy Loss Luzzatto em Pinto Bandeira.
Depois, filmaram o Valmor Bazzo e o Pai dele, com toda a família
Bazzo. Depois o Dr. Paulo e o Edgar. Muito legal mesmo.

No Face, tem 56 mil visualizações. Imagina! Um sucesso, ainda mais que
os Jornalistas falaram Talian na despedida do Jornal Nacional, Bona
Sera!!!!!!!!!!!!! Um sucesso mesmo!!!

Rest Giaretta: é onde sempre compramos o almoço de domingo. típico restaurante onde ficm jogando cartas. sempre vou lá e gosto de lá. me sinto em casa....

pro. Darcy. foi dono da sagra, editora, e lançou com o patrocinio do Bico Branco e da pmsc um dicionário de 40 mil verbetes sobre o talian.
Valmor e telvo bazzo. da capela são pedro. o telvo (etelvino) é um dos remanescentes da capela são pedro. de quando nos criamos lá. pai do valmor,foi ele que me disse na capela sao pedro: COSI LA ZE STATA, que dei de titulo do meu livro sobre serafina.
o valmor é um solteirão que mora com o velho. são um núcleo dos bazzo. dois irmãos telvo e lindo, mas os dois apesar de vizinhos não se dão. brigam smpre que se encontram...

Paulo: dr. paulo massolini que dirige a Fibra e que lutou pelo reconhecimento do talian como lingua cooficial do municipio. por justiça diga-se que seu irmão, sérgio,quando foi prefeito foi quem começou junto com o geraldo peccin, toda esta história do resgate da língua talian.
Edgar: edgar marostica. é o que tá faturando em grana esta onda toda. pegou as piadas do falecido Guerinet(guerino)de cvosta da capela são pedro também e está industrializando. ganhou um festival de nova brescia e está no lugar do guerino de costa no programa do domingo italiano na rádio odisséia que é também dos massolini(um dia eu conto como o sergio quando prefeito ganhou esta concessão).o recado de cima é da adriana sabadin, que acertou até o dia que o JN ia dar a materia. proximo passo disto tudo. vai surgir alguma faculdade ensinando o talian em la undeze, embora já se ensine me parece no primário em algumas escolas.

mas acho válido este resgate....

 

Papel

ao contrário do laurinho que le tudo no computador, até livros, pra mim as coisas tem valor só quando em papel impresso.

* engraçado, mas é assim.

 

Procissão de Navegantes reuniu mais de 100 mil fiéis

Trajeto de 5,5 quilômetros teve cerca de uma hora e meia de duração e contou com a presença do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil

Fé, cultura, amor e religião atraíram um público de mais de 100 mil pessoas, segundo informações da Brigada Militar, para a tradicional procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, nesta segunda-feira (02/02), em Porto Alegre. A Festa é considerada a maior celebração religiosa do Estado e chegou em sua 140ª edição, este ano, com uma intensa programação que contou, desde o início de janeiro, com missas, novenas, duas procissões e uma exposição fotográfica com imagens impressas em 60 painéis. A caminhada religiosa que conduziu a imagem da Santa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até o Santuário de Navegantes, teve início às 8h30, em um trajeto de 5,5 quilômetros e durou em torno de uma hora e meia.

Um pouco antes, às 7h, foi celebrada uma missa de despedida da imagem, conduzida pelo Arcebispo de Porto Alegre Dom Jaime Spengler. Segundo o religioso, a procissão representa uma manifestação de fé vigorosa. "Os portoalegrenses são um povo que se reúnem aos pés da Santa para saudar sua bênção e que, de forma especial, pedem a paz", descreveu. Outra novidade da edição deste ano foi a presença do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello, representante do Papa no Brasil, que celebrou a missa campal após o cortejo. Dom Giovanni disse que a Festa de Navegantes é uma imensa manifestação religiosa. "O que vi hoje pela manhã foi uma explosão de fé", disse referindo-se à romaria. Ele manifestou a felicidade em encontrar tantas pessoas juntas envolvidas pela crença no poder de Deus. "Essa é uma manifestação de um povo, onde uns vão ao encontro dos outros unidos pela fé e pelo coração de Navegantes", afirmou. O reitor do Santuário, padre Ricardo Mostardeiro, também destacou a emoção vivida pela comunidade que acompanhou a procissão com fé e devoção. "Para nós, a edição deste ano tornou-se mais especial em função da presença do nosso Núncio Apostólico.

A programação terá ainda apresentação das bandas católicas Hava, Deluthi, Fleroma e Amigos pela Fé, além de visitação à imagem da Santa, quando é esperado um público superior a 100 mil romeiros.

Pedidos e agradecimentos

Com o slogan “Navegantes: Há 140 anos um espaço de fé, cultura e solidariedade”, a procissão de Navegantes para muitos é bem mais que um feriado. É o momento onde fiéis de diferentes partes do Estado buscam um consolo ou desejam agradecer à Santa de devoção por uma graça alcançada. Daiane Saraiva Martins, 29 anos, e o marido Cristian Nopert, 27, vieram de Canoas especialmente para acompanhar a caminhada religiosa. Casados há oito anos, aguardaram a chegada do primeiro filho durante sete. O desejo se tornou realidade em 2014, depois de uma promessa à Nossa Senhora dos Navegantes. Vestido de anjo, o bebê de 10 meses acompanhou a chegada da imagem ao Santuário. "E será assim nos próximos anos, até ele completar 7 anos", anunciou Daiane, que diz ter herdado a devoção de sua mãe.

E não faltaram anjos para adorar Navegantes. Priscila Gonçalves, 20 anos, trouxe a filha Júlia, de quatro meses para agradecer a graça alcançada. "Com um mês de vida ela teve meningite. Minha mãe fez a promessa de que se ela melhorasse, traríamos ela vestida de anjo. E aqui estamos", contou.

 

Festa de Navegantes deve alcançar público de mais de 190 mil pessoas

Foto: Rainer Telini

Procissão, no começo da manhã, reuniu milhares de fieis. Programação segue até às 20h

A Festa de Navegantes, considerada a maior celebração religiosa do Estado, chegou em sua 140ª edição, este ano, com uma intensa programação que contou, desde o início de janeiro, com missas, novenas, duas procissões e uma exposição fotográfica com imagens impressas em 60 painéis. A caminhada religiosa que conduziu a imagem da Santa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até o Santuário de Navegantes, no começo da manhã desta segunda-feira, 2, percorreu um trajeto de 5,5 quilômetros e durou em torno de uma hora e meia. Segundo a Brigada Militar, mais de 100 mil pessoas participaram da romaria. A organização da Festa aponta que, com a participação de fiéis ao longo do caminho, este número alcançou a marca de mais de 150 mil e deve ultrapassar 190 mil até às 20 horas, quando acontece a entronização da Santa.

No momento, acontecem bênçãos no interior do Santuário e, na área externa, apresentação das bandas católicas Hava, Deluthi, Fleroma e Amigos pela Fé. Os músicos ficam no palco até às 19h e animam os romeiros que continuam a chegar ao santuário para visitação à imagem da Santa.

 

de Serafina

Maria Eduarda Piacentini é a Garota Verão de Serafina Corrêa

não vai me dizer que em serafina também teve uma gordinha como aquela que saiu na dona zh deste domingo?(OC)

O Garota Verão 2015, promovido pela RBS TV, segue com as suas etapas regionais. As seletivas já ocorreram em Passo Fundo e na Região Sul, com a escolha de oito concorrentes para a disputa final, marcada para 28 de Fevereiro, em Capão da Canoa. Todas as meninas participantes das eliminatórias regionais serão representantes já previamente eleitas nas etapas municipais do concurso, chegando ao total de 270 candidatas. Outras 11 regionais ainda sediarão etapas no Rio Grande do Sul, somando ao todo 40 meninas na final em Capão da Canoa, com transmissão ao vivo pela RBS TV.
Cada eliminatória regional escolherá, pelo menos, duas candidatas para a final do concurso. Além disso, uma das classificadas em cada região será eleita pela votação do público presente no local. Na final do concurso, que terá transmissão ao vivo da RBS TV, 40 meninas estarão disputando a faixa de Garota Verão 2015.
No último sábado, 31 de Janeiro, aconteceu, na cidade de Paraí, a etapa do Garota Verão com participação de 16 municípios, onde cada um escolheu sua representante.
Serafina Corrêa esteve muito bem representada com cinco candidatas, todas elas bem preparadas, que estão de parabéns por aceitar o desafio:
Maria Antonia de C. Apolinario- 14 anos
Maria Eduarda Piacentini- 15 anos
Sabrina Vidor-15 anos
Taiane Faccio- 17 anos
Taís Borssato- 16 anos
A candidata escolhida na ocasião para representar Serafina Corrêa foi Maria Eduarda Piacentini com 15 anos. Com 1,71m, manequim 36, concorrerá, no próximo sábado, 08 de Fevereiro, na Eliminatória Regional Caxias do Sul, no Clube Cruzeiros, em São Francisco de Paula, às 16h. Sucesso para a serafinense!

 

Religiosidade e Fé na Odisseia do Carreiro 2015

A tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos eventos religiosos mais aguardados. É um momento de integração entre os municípios de Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí e Serafina Corrêa, contemplando também a programação da Odisseia do Carreiro.

No domingo, 1º de Fevereiro de 2015, centenas de pessoas acompanharam a emocionante procissão que saiu da Capela Nossa Senhora da Paz em Serafina Corrêa, com a participação do Padre Ivo Pretto, da Banda Municipal e da integrante dos Canarinhos, Mayara Lazari de Oliveira, Projetos mantidos pela Prefeitura Municipal, que encantaram os presentes com canções religiosas. Em seguida, houve recepção de dezenas de caiqueiros, participantes do Caicaço da Fé, no Rio Carreiro.

Após a travessia do Rio com a imagem da Santa, em Nova Bassano, houve recepção e missa campal. Ao meio-dia a Comunidade Navegantes, Povoado Zanetti, serviu almoço festivo no Salão da Comunidade.

Participaram da atividade religiosa o Vice-Prefeito de Serafina Corrêa, no exercício do cargo de Prefeito Municipal, Francisco Bernardo Mezzomo, o Presidente da AMESNE e Prefeito do Município de Nova Araçá, Aícaro Ferrari, o Prefeito de Nova Bassano, Darcilo Luiz Pauletto, o Vereador Manoel Gomes, a Secretária de Turismo de Nova Bassano, o Coordenador Geral da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Nelcídio Roberto Alban, demais autoridades dos municípios vizinhos, Secretários e a Comunidade da Região.

 

 

1ª Sessão Plenária de 2015

NESTE PLENÁRIO PROVAVELMENTE ESTÃO DUAS VEREADORAS QUE VÃO DISPUTAR A ELEIÇÃO A PREFEITO. NEGA CASTRO PELO PP E SALETE CADORE PELO PMDB(oc). PODE HAVER OUTROS, O MANOEL GOMES, TAMBÉM PODE SER UMA SAÍDA PRO PMDB.

É POPULAR.

A primeira Sessão Plenária da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa foi realizada na noite desta segunda-feira (02), no Plenário Darcy Sobreira Soccol. A reunião contou com a estreia da Vereadora Nega Castro na função de Presidente da Câmara Serafinense. A Mesa Diretora no ano de 2015 conta, ainda, com o Vereador Adir Soranzo como Vice-Presidente, o Vereador Nelson Pedro Mezzomo como 1º Secretário e o Vereador Jairo Vidmar como 2º Secretário.

Cumprindo o disposto no Regimento Interno, as Bancadas indicaram seus líderes para este ano, que ficaram assim definidos: Vereador Vando Fábio Dalmás – Líder da Bancada do PMDB e Vereadora Salete Cadore – Vice-Líder da Bancada do PMDB; Vereador Nelson Pedro Mezzomo – Líder da Bancada do PP; Vereador Paulo José Massolini – Líder da Bancado do DEM e Vereador Gilmar Facco – Vice-Líder da Bancada do DEM. As Comissões Técnicas Permanentes também foram formadas, a partir das indicações de nomes pelos Líderes das Bancadas. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) será formada pelos Vereadores Paulo José Massolini, Jairo Vidmar e Nelson Pedro Mezzomo. A Comissão de Orçamentos, Finanças e Tributação (COFT) conta com os Vereadores Gilmar Facco, Salete Cadore e Nelson Pedro Mezzomo. A Comissão de Cultura, Educação e Assistência Social (CCEAS) tem como membros neste ano os Vereadores Paulo Massolini, Salete Cadore e Nelson Pedro Mezzomo. Já a Comissão de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente (CATMA) é formada pelos Vereadores Adir Soranzo, Vando Fábio Dalmás e Manoel Gomes.


2 de fevereiro
de 2015

DECEPÇAO

olha decepcionante a entrevista da manu na zh dona....que mulher oca....

 

POA descansa

na volta do jogo do arena, neste sábado, o T2 foi dando as voltas de sempre. me pareceu a cidade vazia. se mandou todo mundo e parecia que a cidade descansasse um pouco.

* estes feriadões fazem até bem pra limpeza da cidade.

* o excesso de carros deixa tudo mesmo muito poluído em todos os sentidos.

 

ROSANE X SARTORI

a rosane deu um pau no sartori hj sabado, depois d eum mês de governo.

mas ela não se lembra do que o gringo disse justamente um ano atrás no laghetto hotel - quando ela saiu de lá foi pedir na portaria se eles tinham jantar no hotel pra avulsos, ou seja, não hóspedes e quanto era,acho que pediu ainda se tinham café da manhã porque moradora na região a colunista seguramente gostou do estilo do hotel -que o Estado tava precisando de cortes???

* E não acredito que seja porque o maridão não deve mais ser CC a esta altura do campeonato da Sec da Cultura.

* engraçado como os políticos tem medo disto, digo não da Rosane, da RBS. Nenhum todo neste assunto durante os 4 anos da gestão Tarso.

* no fim do governo, ela sentou pau no Tarso....muita gente deve ter achado que ela cuspiu em prato que comeu(OC)

 

brigadianos

li na zh de hj que a economia com horas extras da BM< esta´rbrutal. bá mas tinham perdido o controle???

 

de São Borja

capincho não vai no niver da neta do frente fria por este motivo:

De: letier12
Enviada: Sábado, 31 de Janeiro de 2015 21:33

Não. O frente fria ta no aniversario da neta. Eu não fui. Não tinha ceva...

 

NOTICIAS DO FELIPE

ESTIVE AGORA TOMANDO UMA SERRAMALTE - 10 PILAS - NO RAULINO FELIPE, NA PR. ANTONIO JOÃO, UMA DAS MAIS BONITAS DE PORTO ALEGRE. FICA ALI AO LADO DA ROTULA DO PAPA. NO BAR DO RAULINO SEMPRE TEM FESTA DE SAPATAS.

* UM DIA O LAURINHO FEZ UMA FOTO DE UMA FESTA LÁ, COM AMAIOR INOCENCIA E NA SEGUNDA UMA ADVOGADA ME LIGOU PEDINDO PRA TIRAR PORQUE A CLIENTE DELA ERA ' CASADA'. ORA BOLAS, VOU EU SABER QUE A MULHER TRAIA O MARIDO COM OUTRA MULHER.

* DIZEM QUE PRUM FAMOSO JORNALISTA VINDO CENTRO DO PAIS, NOS ANOS 90, TAMBÉM TERIA ACONTECIDO ISTO POR AQUI.
ENQUANTO ELA SAIA A LA HUMPREY BOGART PELA NIGHT DE PORTO, TERIA TIDO ESTE TIDO DE TRAIÇÃO.

* ALIAS DIZ O JUREMIR MACHADO NO SEU LIVRO SOBRE GETULIO QUE ISTO ACONTECEU COM UM FILHO DO PRESIDENTE, O LUTHERO. EU NÃO ME IMPORTARIA. ME IMPORTARIA COM OUTRO HOMEM, COM OUTRA MULHER SINCERAMENTE NÃO ME IMPORTARIA.

 

TALIAN E SERAFINA NO JORNAL NACIONAL.

Po , eduardo, tu me matou do coração. Achei que eu tinha saído no JN.....fiquei sabendo esta semana que tinham estado lá e gravado. a adri da prefa me disse. e a gravação foi na capela san piero onde nos criamos todos falando o talian.que pena que não ouvi mas vou pedir uma copia e guardar como lembrança. obrigado por me ter avisado que saiu.....

Não é nada, não é nada, mas os Bazzo fazem parte da vida da gente, como nós fazemos parte da vida deles. Eu não tenho tv por isto não vi...mAS VOU pedir uma copia. Viva serafina. e neste momento por justiça é preciso lembrar do nome do GERALDO PECIN, falecido que muito lutou por isto. aliás o Sossella lembrou do nome dele na homenagem feita na ALRS esta semana. o bico branco até falou nas teves mas não falou no JN....

quero te dizer a ti e a outros que desde os anos 80, desde os tempos do prefeito Massolini que esta história do Talian está em voga....mas poucos ainda falam talian em serafina. a não ser nas colonias, como tu deves ter visto na JN....os urbanos já não falam a não ser os velhotes. espero que saia uma faculdade ensinando o talian pra que se preserve a línga dos antepassados. eu falo sempre em talian com minha amiga adriana pelo comptador.l assim lembramos os que já partiram e que nos legaram valores que ficarão por aí(olides canton)

From: EDUARDO LEITE LEAL
Sent: Sáb 31/01/15 21:21

Interessante a matéria veiculada no JN sobre o dialeto Talian, exibida neste sábado. Deu boa visibilidade à cidade de Serafina, que acertou ao incentivar o estudo e a pesquisa do dialeto, componente importante da identidade dos moradores da região.Justo, ainda, é lembrar do teu nome, Olides, que bem divulga Serafina em seus diversos aspectos. Cordialmente, EDUARDO L. LEAL _ P. ALEGRE/ RS.

 

XINECO NA RUA...

encontrei agora há pouco na rua da praia o xineco- gilmar eitweiln - que tava indo trabalhar pra posse da ALRS.

a partir de hj tá desempregado.

vai passar até depois do carnaval em Tramandaói.

* depois vai procurar basquete.

 

ALRS

NÃO TIVE SACO DE IR NA POSSE DA ALRS...

* é sempre a mesma história...

tudo joguinha de cartas marcadas.

* ouvi pela band pelo osiris marins, que fala,fala e descreve até o cheiro do ar.

 

O SITIO DO AMOR ETERNO(ii)

O ' CANO" DO INQUILINO

Conheci o agricultor que cuidava do sitio do amor eterno, lá pelas bandas de Gravataí. anda-se uns 5 km de estrada depuro chão. O que de melhor tem é que tem um alambique no caminho que faz uma maravilhosa cachaça pura. comprei ali dois litors e fui tomando ao longo dos ultimos anos. estive lá no inverno de 2013.

como era o agricultor que fazia tudo ali - a riponga, dona era viúva - e morava lá sozinha, o que é muita coragem a meu juízo, ouloucura mesmo, precisava de alguém com força física pros serviços mais pesados, depois que ela voltou pra porto alegre, ela pagava mensalmente o caseiro, que de certa forma era quem tomava conta daquilo pra que não fosse invadido por algum estranho.

este caseiro que ao que eu sei voltou pra sua terra natal -agora não lembro onde fica - tinha uma mulher com seios tão fartos como nunca tinha visto na vida. eles quase arrastavam no chão,quando ele se curvava...(precisava operar mas não deviam ter dinheiro).

fui eu que acabei, sem querer,alugando purm ex bandidão de uma conhecida falange de novo hamburgo o sitio.

era uma manhã de sábado de inverno e estávamos lá colhendo laranjas, ou limão. quando vi uma kombi paraou na frente do sitio.

o motorista, sozinho, perguntava onde podeira ter um sitio pelas redondezas pra ele alugar que ele tava querendo levar sua gente pra orar...ai começou a contar sua triste história de que mataram um irmão dele e eu vi logo que se tratava de bandidão que agora se tinha convertido.

disse a dona:

- aluga pra ele.

ela pediu pra ele telefonar e dias depois se acertaram....

mas eu lhe adverti:

- ele não vai te pagar um pila de aluguel, o que ela me contestou.

tempos depois falando com ela me disse que nunca pagara bosta nenhuma. e ela o tirou de lá, ou seja, tirou as chaves pra eles entrarem.

agora foi vendido. não tinha futuro como não teve futuro a história de amor que era fadada a ser eterna. não entendo porque as mulheres tem esta noção romantica de que a tesão tem que ser eterna. um dia fatalmente ela acabara e não tem amor sem tesão(OC)

Flagrantes das minhas caminhadas matinais

Essa sabe o poder da ' periquita"(OC) epra quem ela deve dar.

De: antares55
Enviada: Sábado, 31 de Janeiro de 2015 11:58

J. do Patroc x V. Aires

 

Cinema

indico o filme ' eu n faço a menor idéia do que eu tô fazendo com a minha vida"

Já tinha visto, mas vi de novo nesta 6.

é um filme que critica os ' estereotipos' de felicidade da esquerda de ipanema, no rio.

o pier, onde segundo se comenta - eu conheci o pier - era o ' antro da felicidade e da maconha'.

é que estas coisas ficaram como dogmas de felicidade, pra esquerda, assim como o cristo e o pão de açucar são pra turistada que vem do chile e afins.

 

O que rola nas redes sociais

quem sabe coloca um anuncio funebre no jornal dos judeus. eles vão adorar. faturar uns troquinhos(OC)

De: antares55@hotmail.com
Enviada: Sábado, 31 de Janeiro de 2015 10:45
Para: olidescanton@bol.com.br
Assunto: O q rola nas redes sociais...

 

Correio

prezado laurinho. olha na zero de hj sexta que tem noticia sobre prob lemas no correio. tem meio de greve branca. mandei carta a SB faz mais de 15 e não chegou ainda(OC)

Enviada: Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015 12:08
Para: olidescanton@bol.com.br

O Correio ñ tem mistério: correspondência enviada como Sedex chega ao destinatário até às 10 da manhã do dia seguinte. Correspondência comum tem prezo de até uma semana para ser entregue.

 

Correio II

é verdade o aveline descobriu que queimavam os cartões de natal e foi atrás(OC)

mas não sabia de nada mais dos correios a não sque o negrão collares começou lá dentro

Enviada: Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015 12:49
Para: olidescanton@bol.com.br

Cara, o João Aveline se lançou no Jornalismo denunciando as trampas dos Correios. É só olhar no livro dele. A coisa vem de longe. Na Ditadura Militar, os milicos até q chegaram a botar ordem na bagunça e o Correio funcionava como um relógio. Mas, depois, com o Itamar Franco, a coisa voltou a degringolar. Hoje está uma josta. Reclamar da ineficiéncia é pura perda de tempo.
Lembra q te mandei um Sedex e eles devolveram dizendo q teu endereço era desconhecido?

 

de Serafina

restos do natal do ano passado na frente da igreja de serafina. peguei a missa por um acaso.

 

Essa tal felicidade...

laurinho faz elocubrações filosoficas, ou como disse a aline de serafina ' filosofei'(OC)

Enviada: Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015 18:31
Para: olidescanton@bol.com.br

Pelo q tu me deu a entender, felicidade é uma coisa importante para ti. Pelo menos foi o q eu percebi. Tu é uma pessoa que volta e meia menciona a palavra felicidade. Já te ouvi mencionar algumas vezes. Se ñ é assim, ñ precisa me soltar os cachorros. Mas, se é , acho q o q transcrevo a seguir pode te interessar. Se ñ interessar, também ñ precisa ter um ataque, apenas descarta.

"Para entender a fundo o porquê de tal infelicidade, antes precisamos definir o que faz uma pessoa feliz, ou infeliz. É uma formula simples:

É muito simples — quando a realidade da vida de alguém está melhor do que essa pessoa estava esperando, ela está feliz. Quando a realidade acaba sendo pior do que as expectativas, essa pessoa está infeliz."

Da minha parte, felicidade é apenas uma palavra abstrata. Nunca perdi tempo tergiversando sobre ela. Às vezes ela me vem a lembrança quando, por exemplo, acordo de um cochilo ouvindo a Radetshy March do Straus, ou bebo uma cerveja que é mais q uma cerveja, é uma obra de arte, como a theca Lobkowicz (tem no Zaffari). Aí, eu comento com meus botões: "Isso é q é felicidade!"

Qto ao mais, acho esquisito, estranho, alguém se preocupar com isso. Estava há tempos para comentar isso contigo, mas ñ via a forma. O q reproduzi acima me deu o gancho. Talvez, para quem é feliz, isso seja um estado natural e q por isso mesmo nem chama a atenção. Quem sabe? Ou então é pq eu sou uma alma simples e me contento com os pequenos prazeres da existência (incluindo, aí, Zola e V. Hugo no original, é claro).

 

Minhas caminhadas

depois destas fotos o laurinho pode ir comer quantos xis quiser no agapio por conta do cesar(OC)

este agápio era pra ter dado tudo errado. um dia conto como ele acabou dando certo

De: antares55
Enviada: Sexta-feira, 30 de Janeiro de 2015 20:58

... matinais e vespertinas (8km ao todo por dia) rendem algumas fotinhos.

 

do Carta 15

Estratégias para 2015

Durante a semana o governador José Ivo Sartori realizou uma série de reuniões com o secretariado, secretários adjuntos e os técnicos responsáveis pelos projetos já em andamento nas secretarias para detalhamento do plano de trabalho. O objetivo dos encontros foi a discussão do plano de gestão e das diretrizes estratégicas para 2015 e o modelo de monitoramento dos projetos a serem realizados pelas secretarias.

Ações

Até o dia 6 de fevereiro, serão organizadas reuniões individuais com os técnicos de cada secretaria e a Secretaria-Geral de Governo, com a finalidade de avaliar e ajustar as prioridades entre os projetos existentes. Para o secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, todas as ações serão acompanhadas pela Sala de Gestão, com o objetivo de dar maior agilidade e mais qualidade aos projetos e às políticas públicas.

FDRH

O Coordenador Regional do PMDB no Litoral Norte e ex-vereador de Osório, Luciano Silveira, de 36 anos, foi nomeado, nesta sexta-feira, 30, para presidir Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH).

CESA

O economista Carlos Vanderley Kercher foi confirmado, nesta quinta-feira, 29, como o novo presidente da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), órgão governamental responsável pela política oficial de armazenagem do Rio Grande do Sul.

FGTAS

O advogado e deputado estadual Nelson Harter será o presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O convite foi oficializado pelo Governador José Ivo Sartori, na segunda-feira, 26.

Posse Deputados Federais

Dos 513 deputados federais que tomam posse para o mandato de 2-15 a 2019, no domingo, 1º de fevereiro, cinco são do PMDB gaúcho. A solenidade será a partir das 10h. No mesmo dia, às 18 horas, ocorrerá a eleição da nova Mesa Diretora. O evento terá acompanhamento em tempo integral dos quatro veículos de comunicação da Câmara dos Deputados (TV, Rádio, Portal e Jornal). Serão 198 novos deputados – o índice de renovação da próxima legislatura será de 43,5%, um pouco menor do que o de 2010, de 46,4%.

Simon

O senador Pedro Simon fará uma palestra para empresários e administradores em Recife, Pernambuco, no dia 9 de fevereiro. Esse será o primeiro de uma série de encontros, que Simon pretende promover com diferentes setores da sociedade para debater o momento político atual e as perspectivas para o país. O jantar em Pernambuco será promovido pela empresa LIDE, do Grupo Doria de Comunicação e Marketing.

Convite

A solenidade de posse do diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos, Luciano Silveira, ocorre na segunda-feira, 9, às 17h. O convite estende-se a todos os peemedebistas.

Convite

A solenidade de posse na presidente da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), Neusa Kempfer, ocorre na segunda-feira, 9, às 14h. O convite estende-se a todos os companheiros peemedebistas.

 

de Serafina

depois de 2 meses de dolce far niente, mas recebendo,evidente, os edis de serafina voltam ao basquete(OC)

Primeira Sessão Plenária de 2015 acontecerá na próxima segunda-feira

Com o fim do período de recesso parlamentar, a Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa retomará suas atividades ordinárias. Na próxima segunda-feira (02 de fevereiro), a comunidade é convidada a acompanhar a primeira Sessão Plenária deste ano. A partir das 19 horas e 30 minutos, no Plenário Darcy Sobreira Soccol, os Vereadores estarão reunidos com coordenação da Presidente da Mesa Diretora, Vereadora Nega Castro.

Exercite a sua cidadania e acompanhe o importante trabalho que é desenvolvido pelos Vereadores.

Att,

Deise Cristina
Diretora Adm. da Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa

 

COMUNICADO URGENTE

a noticia é a convocação dos brigadianos pelo governador. ai vem medidas impopulares(Olides)

1º ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO ENTRE BRIGADA MILITAR E COMUNIDADE SERAFINENSE
Prezado (a) Senhor (a)

Tendo em vista compromissos militares surgidos e, considerando a impossibilidade da presença dos Comandantes do Batalhão e do Comando Regional da Serra, em função da relevância da convocação recebida pela Brigada Militar, estamos adiando o evento que deveria acontecer no próximo dia 02 de fevereiro de 2015, segunda-feira, no Camping Carreiro.
Oportunamente estaremos lhe informando a nova data para a realização do mesmo.

Cordialmente,

Inelves Maria Pilotto Carnavalli,
Secretária Municipal de Assuntos Especiais de Governo

 

Novo Código Florestal Brasileiro foi tema de encontro entre autoridades e agricultores


Vereadores participaram da programação de Dia de Campo coordenado pela Emater

A quarta-feira (28) foi de programação importante voltada aos produtores rurais e autoridades. Realizado pelo Escritório Municipal da EMATER/ ASCAR de Serafina Corrêa, o Dia de Campo sobre o Novo Código Florestal Brasileiro aconteceu no turno da manhã, com palestra no Plenário da Câmara e de tarde, com visita a uma propriedade rural.

Os Vereadores Vando Dalmás e Manoel Gomes participaram da programação que permitiu ter maior conhecimento sobre esta legislação e também possibilitou a troca de experiência com diferentes representantes do primeiro setor.

 

Rede Elétrica recebe melhorias no Camping Carreiro

O Camping Carreiro é um dos espaços públicos mais visitados por serafinenses e turistas, especialmente no verão. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal investe, constantemente, em melhorias para que todos os usuários sintam-se acolhidos nesse importante espaço de lazer. Neste ano, está sendo realizado importante projeto de melhorias na Rede Elétrica do Camping Carreiro. O trabalho compreende iluminação interna e melhorias, com pessoal especializado e equipamentos próprios, e investimentos que passam de R$160 mil. Mais lazer, conforto, eficiência e qualidade de vida para todos os visitantes do Camping Carreiro, nosso tesouro natural.

 

Patrulha Agrícola Mecanizada

A Prefeitura de Serafina Corrêa vem dando uma atenção especial aos agricultores, com melhorias constantes nas estradas, incentivos com máquinas e terraplenagem, entre outros projetos que encontram-se em andamento. A Patrulha Agrícola também vem sendo aperfeiçoada, com aquisição de novas e modernas máquinas, que facilitam o trabalho da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Neste ano, a Prefeitura irá adquirir um Trator de Esteira. Com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, serão investidos mais de R$ 450 mil. Em breve, o Prefeito Municipal assinará o Convênio para a aquisição de mais essa importante máquina para a Patrulha Agrícola do município.

 

Cobertura de Quadra Escolar no Bairro Gramadinho

Uma série de obras são realidade, hoje, do Bairro Gramadinho, em Serafina Corrêa, mudando completamente a vida dos moradores e demais serafinenses. Foram realizadas diversas melhorias como a construção da Proinfância que atende centenas de crianças, da Escadaria, ao lado da Igreja, a implantação do Complexo de Esporte e Lazer no entorno do Ginásio Municipal Valdomiro Castro, o qual também recebeu reforma completa, a construção da Ponte na Rua das Hortênsias, a implantação da Indústria do Conhecimento, da Academia da Saúde, do asfalto na Avenida Arthur Oscar, do acostamento, rede elétrica e tantas outras obras e melhorias que transformaram a vida dos serafinenses moradores do Bairro e proximidades, que viram os sonhos tornarem-se realidade, proporcionando muita qualidade de vida.

Outra obra está sendo concluída, a Cobertura de Quadra Escolar localizada na Rua Santa Lúcia, Bairro Gramadinho, nos fundos da Creche Proinfância. Com investimentos do PAC 2, recursos de mais de R$ 184 mil, Termo de Compromisso entre o Ministério da Educação, através do FNDE, e o Município, a Cobertura de Quadra de Esportes tem cerca de 622m² de área coberta e beneficia a comunidade serafinense com esporte, lazer e qualidade de vida.



ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

2015
Fev01
Fev02
                   



OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 176 - janeiro 2015
Edição 175 - dezembro 2014
Edição 174 - novembro 2014

Edição 173 - outubro 2014

Edição 172 - agosto 2014

Edição 171 - junho 2014

Edição 170 - maio 2014

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99


ESTÃO À VENDA


Cidades vizinhas (A briga entre cidades gaúchas) • R$ 15


Cosi la ze stata (Breves histórias de Serafina Correa/RS) • R$ 20


Getulio Vargas, depoimentos de um filho (Maneco Vargas fala de Getulio) • R$ 20


Estradas do Rio Grande (A história da construção pesada no RS) • R$ 50

Mais a postagem. Procure pelo olidescanton@bol.com.br.


ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog



REPORTAGENS ESPECIAIS

Veja em "Memória"