Um blog pros inteligentes!



30 de junho
de 2015

O AMOR É LINDO.....

Cena desta manha de segunda, lá pelas 8 e meia...que prova que ainda há lugar pro amor neste mundo conturbado, de lavajato e tudo.....

* saio do super Nacional da Carazinho, com pressa...

* noto uma camionete de transporte escolar no pátio, mais aos fundos, mas nem ligo....nem me chama atenção

* quando chego na Nilo, uma senhora, que havia notado movimento dentro da camionete, me diz,indignada:

- Que pouca vergonha,tavam no banco de trás, acho que fazendo aquilo.....

* ai,quando o motorista se deu conta que haviam sido notados,os dois passam pro banco da frente e sai....em direção a nilo peçanha....

* então estamos combinados, o amor é lindo,dentro de uma camionete de transporte escolar....numa segunda de manha lá pelas oito e meia.....(OC)

 

nico

impressionate como espalharam aquele artigo do juarez dando pau no nico...

* que esquerdalha patrulha esta..

* o nico nunca foi de direita. pelo contrário era do MDB quando era o unico partido de oposição...

* é bem verdade que as más linguas diziam que cada fagundes tava num partido: arena, mdb, depois pdt pra eles ficarem bem com todos..

 

ONIBUS

ME INFORMAM QUE A CATARINENSE COMPROU A PLUMA....

A CATARINENSE É DA GOL. QUE JÁ É DONA DA CAXIENSE.

* A LINHA DA PLUMA QUE É PRA ba FOI COMRPADA POR OUTRA EMPRESA.

 

coleguinhas

peguei o T - 9 e na altura da auxiliadora subiu uma mulher acompanhada que eu desconfiei logo que fosse a eutália xavier colega e amiga da zh....

* fiquei na minha até que falamos.

* mora perto da bento, foi pruma casa porque tem 16 animais....

* morava na lucas....

* espero que me escreva pra ir até sua baia num sab de tarde tomarmos um vinho.

* acho que no momento está ' avec' como dizia o veio aveline.avec= com companheiro(a)

 

meu beijo

qdo eu ia descer do t-9 agora há cinco minutos, a eutália pediu:

- meu beijo...

levou.....
sou tosco mas não resisto a um afeto(OC)

 

TOTI DAVA TIROS EM CC....

Esta história dos amassos no pátio do nacional de que a transeunte me contou me lembrou o toti - Milton Saraiva- fotografo pra lá de moleque....
quando ele veraneava em Capão da Canoa, ia de madrugada pra beira da praia, levava um revolver.

Via nos comoros aquela porçao de carros estacionados.

dava 4 ,5 tiros pro ar...

- eu só via bunda branca se mexendo dentro dos autos, contava ele rindo depois....

 

Rodoviária

o EL PAIS DE MONTEVIDEO JOGADO NA RODOVIÁRIA NESTA MANHA DE SEGUNDA EM POA......

 

São Borja

5 VOU A SB PRA ASSISTIR A 5 X QUE INAUGURAM O MUSEU DO GETULIO....

* ELE TAVA TODO CHEIO DE CUPINS E COM CHUVA DENTRO.

* CAPINCHO QUE MORA NA FRENTE TELEFONOU PRO JUREMIR MACHADO.

* QUE FEZ UMA CRONICA NO CP....

* HAVIA 2 MILHÕES DA LIC QUE TAVAM PARADOS NO GOV TARSO PQ VINHA DO GOVERNO YEDA...PICUINHAS

* A COLUNA DO JUREMIR FEZ QUE O GOV TARSO SE MEXESSE..

* AGORA A PREFEITURA DE SB NEM TINHA MANDADO CONVITE PRO JUREMIR.

* EU LEMBREI O CAPINCHO QUE O FIZESSEM....

* DISSERAM QUE TINHAM MANDADO PRA REDAÇÃO DO CP...

* JUREMIR, DO QUAL NÃO SOU ADVOGADO DE DEFESA, ESTÁ EM PARIS.

* NEM DEVE IR PRA LÁ....(oc)

 

DUE FRADEL

sim, telvo morreu de manhã, tava doente há tempos. O lindo, seu irmão, tb estava internado. tinha perdido um filho, o santo, poucos meses atrás.

eles foram enterrados no mesmo velório.....

que coisa mais estranha. sempre brigaram muito os dois(olides)

From: m-rocha
Sent: Seg 29/06/15 16:57

OLIDES ! O QUE HOUVE COM OS BAZZO DA SAN PIERO, QUE FALECERAM UM DOPPO NANTRO, EM DUE JIORNI ?

Prof. Mauro Santos Rocha
UPF PALMEIRA - DIRETOR

 

CONVITE PALESTRA

fui distinguido com este convite

Caro Jornalista Olides,

Ao cumprimentá-lo, conforme contato realizado pelo jornalista deste CORECON, Jairo Raymundo, queremos convidá-lo a participar, como expositor, do Economia em Pauta, evento promovido por este Conselho, realizado todas as segundas terças-feiras de cada mês.

O Evento que abordará o PIL – Programa de Investimento em Logística (título está sendo definido e informado ainda esta semana), será realizado no dia 14/07/15 (terça-feira), às 18:30, na Sala Figueira do Hotel Plaza São Rafael, Rua Alberto Bins, 514, Centro, Porto Alegre/RS.

Para este mesmo Evento, também como expositor, contaremos com o economista Clovis Souza que desenvolveu vários trabalhos ao DAER e DNITT.

Cada expositor tem o tempo de quinze minutos para sua manifestação, e após é passado ao debate com o público presente, composto essencialmente por economistas, jornalistas e estudantes das duas áreas do conhecimento: economia e jornalismo, e aberto à participação de outros profissionais interessados na temática.

Após a palestra será servido um coquetel.

Caso necessário, haverá equipamento disponível (notebook e PowerPoint).

Certos de poder contar com tua honrosa presença, agradecemos a gentileza de confirmação até amanhã (30/06/15), em face da divulgação.

Cordialmente,

Econ. Fernando Ferrari Filho,
Presidente CORECON/RS.

 

Cinema

O ESCRITOR É UM CHATO

por Eron Duarte Fagundes

O retrato que o realizador americano Alex Ross Perry faz de um escritor em Cala a boca, Philip (Listen up Philip; 2014) é um autossarcasmo. Concebida a narrativa cinematográfica como uma paródia da narrativa literária, em Cala a boca, Philip a personagem do escritor central, ao que se diz inspirada na personalidade do romancista Philip Roth, é também uma espécie de afluente do próprio cineasta, que roda seu filme um pouco como se estivesse escrevendo, utilizando muitos textos sobre imagens e valendo-se de introspecções demasiado cerebrais. Ross Perry acaba satirizando seu próprio processo de manifestação artística, oscilando entre uma proposição hedonista e uma certa melancolia depressiva.

Estas coisas afetam o próprio andar de Cala a boca, Philip como filme. Instável, a realização ora apresenta uma visão sofisticada e brilhante das relações da vida intelectual com a vida como um todo, ora afunda numa reiteração levemente tediosa de certos liames destas relações. Ross Perry fala da crise de identidade dum artista e de como esta crise afeta os rumos de suas relações com as outras criaturas de sua vida, as mulheres, um tio meio pai, os editores, o público, um mestre mais velho. Circular e irônico, Cala a boca, Philip expõe uma face da vida americana que o cinema majoritário da América habitualmente oculta.

 

Sexo em público

De: bueno.escritorio
Enviada: Segunda-feira, 29 de Junho de 2015 14:53

todo mundo já flagrou alguem fazendo fucfuc em estacionamento. uma vez eu tava de canora com um amigo no bourbon, ele teve uma caganeira e foi pro wc, eu fiquei dentro do carro, no estacionamento. com luzes apagadas, o carro tinha pelicula, o casal do carro da frente nao viu q eu tava dentro. elees sairam do carro deles, ficaram no capo se amassando e tentando uma 'brecha' pra levantar a saia e dar uma rapidinha, eles tentavam engrenar, aí vinha um carro e eles disfarçavam. eu vendo tudo, pela pelicula do para-brisa. diz q na rua ao lado do clinicas, onde tem o hemocentro, já é famoso ponto pros casais que praticam sexo em publico. "mais emoção", sei lá. passa onibus, os carros buzinam, e o casal curtindo o gostinho do perigo.

 

Lançada a primeira edição do Salão do Livro em Porto Alegre

Evento ocorre nos dias 2 e 3 de julho, das 9 às 21h, no térreo da Usina do Gasômetro. O principal objetivo é facilitar o acesso das escolas aos livros que devem adquirir para a leitura prévia aos encontros com os autores.
Após a solenidade de abertura do evento, no dia 2, às 10h, haverá uma palestra com o escritor Celso Sisto.

A Câmara Rio-Grandense do Livro e a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre realizam, nos dias 2 e 3 de julho, das 9 às 21h, no térreo da Usina do Gasômetro, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a primeira edição do Salão do Livro, do projeto Adote um Escritor. O principal objetivo é facilitar o acesso das escolas aos livros que devem adquirir para a leitura prévia aos encontros com os autores.
Editores, distribuidores e livreiros associados à CRL oferecerão ao público uma vasta gama de títulos dos 128 escritores, ilustradores e quadrinistas selecionados para participar do Programa de Leitura Adote um Escritor entre 2011 e 2015, todos com desconto de 20% sobre o preço de capa.
No dia 2, serão atendidas exclusivamente escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e, no dia 3, estará liberado o acesso para escolas das demais redes, bibliotecas, mediadores da leitura e outros interessados em adquirir livros de literatura infantil e juvenil de qualidade a custos reduzidos.
Após a solenidade de abertura do evento, no dia 2, às 10h, em que será lançada a segunda edição do Porto Leitura Alegre – PLA, da Smed, haverá uma palestra com o escritor Celso Sisto.

Adote um Escritor

Desenvolvido desde 2002, através de parceria da Câmara Rio-Grandense do Livro com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, o Programa de Leitura Adote um Escritor promoverá, em 2015, 132 encontros em escolas com a participação de 70 autores. As 98 escolas da rede municipal estão engajadas no programa, que disponibiliza um autor extra para as que contam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os recursos para a aquisição de obras para a leitura prévia são alocados pela Smed às escolas, que recebem os autores residentes no RS entre agosto e outubro e os de outros estados, na primeira quinzena de novembro, durante a Feira do Livro de Porto Alegre.
A verba destinada pela Smed às escolas, no âmbito do convênio de parceria firmado com a CRL, prevê, ainda, recursos para a atualização do acervo de suas bibliotecas, locação de transporte para a visitação escolar à Feira do Livro e custeio do transporte do autor adotado até a escola.
Tratando-se de um programa de leitura abrangente, que mobiliza, em muitos casos, alunos de diferentes faixas etárias e níveis de ensino, além de educadores, funcionários e outros membros da comunidade escolar, as escolas tratam de adquirir o máximo possível de títulos do autor. Por esta razão, além de critérios qualitativos, considera-se, na seleção dos autores, a amplitude de sua obra.

 

CRL e Smed promovem Salão do Livro do Adote um Escritor

A Câmara Rio-Grandense do Livro realizará, nos dias 2 e 3 de julho de 2015, das 9 às 21h, no térreo da Usina do Gasômetro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a primeira edição do Salão do Livro do Adote um Escritor,

Participarão do evento, como expositores, empresas associadas à Câmara Rio-Grandense do Livro que ofertarão exclusivamente obras dos 128 autores selecionados para participar do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Smed, entre 2011 e 2015, todas com o desconto de 20% sobre o preço de capa.

No dia 2, será atendida apenas a rede municipal de ensino de Porto Alegre, integrada por 98 escolas.

Para o dia 3, estão convidadas as 120 escolas que participarão, este ano, do Programa Lendo para Valer, desenvolvido pela CRL em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares, da Secretaria de Estado da Educação, representantes de municípios que já contam ou pretendem implementar programas de leitura nos moldes do Adote um Escritor e do Lendo pra Valer, de escolas, de bibliotecas e quaisquer outros interessados em adquirir obras de literatura infantil e juvenil de qualidade a preços reduzidos.

Os livros que não se encontrem disponíveis ou dos quais não haja um número suficiente para atender todos os pedidos poderão ser encomendados e entregues posteriormente, com frete a expensas do expositor.

A abertura oficial do evento ocorrerá no dia 2, às 10h, com a presença de representantes da Smed e da CRL, além de convidados. Na ocasião, será lançada a segunda edição do evento Porto Leitura Alegre (PLA), da Smed, que ocorrerá na programação da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, e o escritor Celso Sisto proferirá a palestra Tu te tornas eternamente responsável pelo leitor que cativas.

Mais informações: sonia@camaradolivro.com.br - (51) 3286.4517 ou 9116.9040

Definida a programação da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro

No que se refere a seu espaço físico, a grande novidade da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre -- cuja 61ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro--, é que seu teatro, agora denominado Carlos Urbim, volta a funcionar no Cais do Porto, com um amplo palco de fundo retrátil, instalado à beira do Guaíba,eplateia, cuja capacidade será para 600 pessoas, sob o pórtico central.

Na Av. Sepúlveda, entre a Av. Mauá e a Rua Siqueira Campos, estarão as barracas dos livreiros, a Biblioteca Moacyr Scliar, a Sala dos Professores, a Sala dos Autores, o Cantinho da Merenda, uma praça de alimentação e os estandes institucionais da Petrobrás, que patrocina a Infantil e Juvenil, e da Secretaria de Estado da Educação, que a apoia.

O tema central da ambientação e da programação da Área Infantil e Juvenil será Alice no País das Maravilhas, em homenagem aos 150 anos de publicação da primeira edição do livro de Lewis Carroll.

O ciclo O Autor no Palco terá encontros, nas manhãs e tardes dos dias úteis, para alunos do Ensino Fundamental, no Teatro Carlos Urbim (Cais do Porto), e, para alunos do Ensino Médio, na Tenda de Pasárgada (Praça da Alfândega, diante do Memorial do RS).

Autor no Palco/Ensino Fundamental: Luis Pimentel, André Neves, Mario Pirata, Adriano Messis, Tino Freitas, Kalunga, Marô Barbieri, Cléo Busatto, Anielizabeth, Christina Dias, Mônika Papescu, Anna Cláudia Ramos, Marília Pirillo, Celso Sisto, Ninfa Parreiras, Ivan Zigg, Paulo Venturelli, Cláudio Levitan, Alexandre Brito, Sônia Rosa, Rogério Andrade Barbosa, Dilan Camargo, Léia Cassol, Júlio Emílio Braz, Selma Maria, Marta Lagarta, Ernani Ssó, Pedro Bandeira, Alexandre de Castro Gomes, HelôBachichette e Cris Alhadeff, Sônia Barros, Luciano Pontes, Hermes Bernardi Jr., Fábio Sombra, Luciana Savaget, Georgina Martins

Autor no Palco/Ensino Médio/Anos finais do Ensino Fundamental: Tânia Martinelli, Shirley de Souza, Katia Canton, Ronald Augusto, Manuel Filho, Christian David, Santiago, Sandra Pina, Índigo, João AnzanelloCarrascoza, João Pedro Roriz, Simone Saueressig, 1MarcoHaurélio, Ana Raquel, Jane Tutikian, Valesca Assis, Ricardo Silvestrin, Heloísa Prieto, Juremir Machado da Silva, Altair Martins, Ilan Brenmann, Luis Dill, Airton Ortiz, Cássio Pantaleoni, Rafael Guimaraens e Caio Riter.

O agendamento escolar terá início no dia 17 de agosto. Informações: sonia@camaradolivro.com.br

Feira terá bônus-livros

Professores de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos que tenham desenvolvido, pelo prazo mínimo de três meses, em 2014 e/ou 2015, projetos de leitura, em escolas públicas, podem se inscrever de 1º a 31 de julho, a fim de obter bônus-livros do Projeto Quintanares para suas turmas.

A iniciativa visa facilitar o acesso dos alunos à leitura de obras de elevada qualidade literária e incentivar seus professores a planejarem da forma mais efetiva possível a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores de literatura.

Serão selecionados no mínimo 112 projetos que se destaquem por seu caráter inovador e consistência, cuja relação será divulgada no site da Câmara do Livro e em sua página do Facebook no dia 14 de agosto.

Cada turma será contemplada com bônus no valor de R$30,00 para até 40 pessoas, considerando-se os alunos, o professor responsável pelo projeto e até dois professores que o acompanhem na visitação escolar à Feira.

Os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio só poderão adquirir livros dos autores selecionados para participar, entre 2011 e 2015, do Programa de Leitura Adote um Escritor, desenvolvido pela Smed Porto Alegre em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, cuja lista será afixada nas barracas dos expositores previamente credenciados.

Os professores e os alunos da Educação para Jovens e Adultos poderão adquirir livros a seu critério nas barracas dos expositores credenciados da Área Geral, da Área Internacional ou da Área Infantil e Juvenil.

Atenção!

Contará pontos, na avaliação dos projetos, o fato de o professor ter participado de alguma das seguintes formações para mediadores da leitura oferecidas pela Câmara Rio-Grandense do Livros e seus parceiros na etapa prévia da Feira:

- Tessituras: Formação de Mediadores de Projeto de Leitura - curso de extensão da UFRGS realizado em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro, de março a julho.

- Formações para professores que participam dos programas de Leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer, desenvolvidos pela Câmara Rio-Grandense do Livro em parceria com a Smed Porto Alegre e a Seduc, respectivamente.

- Formação de professores que pretendem agendar alunos em encontros com escritores na programação da Área Infantil e Juvenil da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre (6 de agosto).

Câmara Rio-Grandense do Livro

Projeto Bônus- Livro

 

Inscrição de professores

Para realizar sua inscrição no Projeto Bônus-Livro, preencha este formulário e envie-o entre 1º e 31 de julho para o e-mail leitura@camaradolivro.com.br:

Nome completo:

Telefones:

E-mail particular:

Escola (nome completo):

Cidade:

E-mail da escola:

Telefones da Escola:

Disciplina/nível de ensino com o qual trabalha:

Nome do projeto de leitura:

Sinopse:

Justificativa:

Público-alvo:

Objetivos:

Metodologia:

Cronograma:

Avaliação:

Anexar fotos, textos produzidos e qualquer outra informação que lhe pareça importante para a avaliação do projeto.

Você já participou de alguma formação para mediadores da leitura oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro? ( ) sim ( ) não

Em caso afirmativo, de qual?

..........................., ... de.......................de 2015.

_______________________________________________

A Arte de Contar Histórias chega à oitava edição

O seminário A Arte de Contar histórias, cuja idealização, coordenação e curadoria são do escritor e contador de histórias Celso Sisto, terá sua oitava edição na programação da 61º Feira do Livro de Porto Alegre, que ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro.

Confira a programação:

Dia 6 de novembro, sexta-feira

19h30 às 21h - Tenda de Pasárgada - Praça da Alfândega, em frente ao Memorial do RS

De como a memória alimenta a oralidade e a escrita, palestra de abertura

Stella Maris Rezende (RJ)

Narração de abertura: Carmem Lúcia dos Reis Lima

Dia 7 de novembro, sábado - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223)

9h às 12h

Oficina de Raquel Nader (RJ)

Oficina de Francisco Gregório (RJ) - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

14 às 15h30min

4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

Tenda de Pasárgada

17h às 19h- Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212)

Memória de vozes e de livros, mesa-redonda com Raquel Nader e Francisco Gregório

Mediadora: Ana Carolina Martins da Silva (RS)

Narração de abertura: Milene Barazzetti

19h30 às 20h30 - Tenda de Pasárgada

Sessão de histórias com Raquel Nader e Francisco Gregório

Dia 8 de novembro, domingo - Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

9h às 12h

Oficina com GilcaGirardello (SC)

Oficina de Andréa Souza (SP)

14 às 15h30min - Tenda de Pasárgada

4ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias

17 às 19h - Auditório da Livraria Paulinas

Memória de tempos e lugares, mesa-redonda com GilkaGirardelo e Andre Souza

Mediadora: Lívia Petry (RS)

Narração de abertura: Maria Helena Ramalho (RS)

19h30 às 20h30 - Tenda Pasárgada

Sessão de histórias com GilkaGirardello e Andréa Souza

Coordenação geral, curadoria e apresentação de Celso Sisto -escritor, ilustrador, contador de histórias csisto@hotmail.com

 

de Serafina

Irmãos BAZZO(Telvo e Lindo) morrem no mesmo dia....

Etelvino Bazzo(Telvo) e seu irmão Colorindo Miguel Bazzo(Lindo) morreram na 6 feira passada,ambos no hospital de Serafina.

Telvo era o mais velho...Lindo o mais novo...nascido no dia de são miguel, 29 de setembro( mesmo dia da minha filha Ana)

Os dois eram vizinhos e viviam às turras...

Nos bodegas,quando um começa a ronha, o outro ia atrás, Vi muitas vezes isto na capela san piero.Pra desgraça do fiol del zator, ambos eram ' arenosos', votavam no Paulo massolini....

Já vi marido e mulher morrerem no mesmo dia. Os donos de uma rodoviária, me parece que de Candelária,aconteceu isto. mas dois irmãos é a primeira vez que ouço falar. Só mesmo na San Piero....

* Agora dos mais antigos da San Piero, só resta a Gema Trentin, que deve ter uns 90....

* O inverno sempre leva os velhotes....fazer o que, era a hora deles....

Morreram na véspera do padreiro da sua capela, mas uma (in)feliz coincidência.....

* a festa na capela san piero que aconteceria no domingo ultimo foi suspensa. não haveria como porque os dois irmãos foram enterrados no sábado, no mesmo tumulo.

* Uma pessoa que esteve no velório disse que tinha muita gente, que o padre " mexicano' se emocionou e que os dois ' se pareciam muito nos caixões".

* Que descansem em paz e os meus pêsames aos filhos que deixaram...

* os dois não eram tão novinhos. O Telvo devia ter entre 84 a 85 anos e o Lindo lá seus 83 anos.....

 

IV Encontro de Carros Antigos em Serafina Corrêa

A Prefeitura de Serafina Corrêa, com apoio da Confraria Serafinense do Carro Antigo promoverá, no domingo, 05 de Julho de 2015, a quarta edição do Encontro de Carros Antigos. O evento acontecerá na Praça Papa Pio XII, Piazzeta San Marco e Avenida Miguel Soccol, centro do município, a partir das 8h. A inscrição dos expositores custa R$ 30,00 e dá direito à exposição e kit do evento. Serafina Corrêa: 55 Anos de história. Participe do IV Encontro de Carros Antigos que acontecerá no domingo, 05 de Julho de 2015, na Praça Papa Pio XII, Piazzeta San Marco e Avenida Miguel Soccol, centro do município, a partir das 8h.

 

JOGOS TÍPICOS ITALIANOS 2015

Sexta-feira, dia 26 de Junho, dando continuidade aos Jogos Típicos Italianos, na Comunidade Fátima, foi realizado o Torneio de BRÍSCOLA em comemoração aos 55 anos de Emancipação Políticoadministrativa de Serafina Corrêa. O torneio contou com a participação de 22 duplas.

Classificação final:
1º Lugar: Francisco Bernardo Mezzomo e José Carlos Betinardi
2º Lugar: Ivanir Mangoni e Raimundo Maraschin
3º Lugar: Cristiano Gollo e Ricardo Toffoli

? 03 DE JULHO SEXTA-FEIRA - TORNEIO DE CANASTRA:
JANTAR NO RESTAURANTE GIARETTA, ÀS 19:45.
CARDÁPIO: JANTAR COLONIAL
Valor do Ingresso: R$ 25,00

* INSCRIÇÕES GRATUITAS

Mais informações na Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, ou pelo fone: 3444 2166.

29 de junho de 2015

Flagrante

UM CARRO DA SEC DA CULTURA DE CANOAS ESTAVA NESTE SABADO ESTACIONADFO NA JAIME TELLES LÁ PELAS 7 DA NOITE, AO LADO DO BARRANCO.TEM CULTURA, OU FEIRA DO LIVRO DE CANOAS NO BARRANCO???

NA JAIME TELLES NESTE SAB CARRO DA PREF DE CANOAS...ERAM 19 HS, O QUE FARIA ALI???FEIRA DO LIVRO NO BARRANCO?????

 

Santander

ia ir no jogo do inter mas o fut do brasil tá tão ruim, que fui num show no santander agora no fim da tarde do dom de quase verão em rs....

 

Encol

pr da encol cheia nesta manhã de domingo....

Pr da encol agora dom de manha. muito movimento,cachorros soltos - apesar de ter o cachorrodromo e camionetes vendendo comida estacionadas na rua....

Pr da encol neste dom de manhã. muita gente , mutos cachorros soltos no parque e muitas furgonetes vendendo protudos. um verdadeiro comércio livre

pr. da encol na manha deste dom,,,muitas tendas e lanchonetes moveis pra vender produtos

pracinha da encol virou feira de vendas de comidas,bebidas e afins com lotação no dom de manha

 

CENAS DA ULTIMA SEXTA FEIRA

' JOVEM HEBREU ' VENDE LIVROS AO AR LIVRE.....

PODE SER CONFUNDIDO COM UM ' PATRICIO'.....

 

CENAS DA RODOVIÁRIA

SAB BOM MOVIMENTO PRA SERRA, TOMANDO MATE ENQUANTO O BUS NÃO VEM...E LOCAL ONDE OS MOTORAS TOMAM UM CAFEZINHO NA CHEGADA DA VIAGEM....
( UM GUARDA ME DISSE QUE NÃO PODE TIRAR FOTOS NA RODOVIÁRIA)

 

Obras

OBRAS NO CORREDOR OSWALDO CHEGAM A ESQUINA MALDITA(SARMENTO COM OSWALDO)

 

Coleguinhas

estive neste sab no programa do renato rossi, na guaíba, sobre carros. falei sobre cinto de segurança em onibus.pq quando viajo vejo que os onibus estão exigindo....

nas fotos RR e otto bede, o produtor.

RR chegando na guaíba. ele tem + hs de voo que comandante da Gol.....

Sab viajou a SP onde foi passar o findi no GUARUJÁ

rr e redação da guaiba....

na volta de sp, a avani pegou um ' gauchão'. não sei onde, lá por vacaria,ou lages,ou caxias....

 

de São Borja

o clube da fofoca nesta 5 de noite....

eu polemico....logo em sb, onde o que mais fazem é falar mal dos outros. naquele la barca,então só tem borrachos e faladores de lingua de trapo,linguarudos. tava lá neste dom de noite esperando o bus e vi o que é aquilo.

não é por nada que o chita,dono,teve que parar com o mala do ano. me disse que um cortou a orelha do outro, num destes eventos de são borja, destes malas do ano.

cruiz credo e o chita ainda me disse:
cuidado que ele tá aí no pátio bebendo....

De: letier12
Enviada: Quinta-feira, 25 de Junho de 2015 22:15

De agora.
Tenho vontade de te trazer aqui. Mas tu eh muito polêmico.
Ai me marcam na paleta.

 

Cinema

INCIDENTES ESPÚRIOS

por Eron Duarte Fagundes

O artifício do horror é um dado que pode entorpecer os sentidos daquele espectador cuja afinidade com o gênero de terror escrachado e exagerado não for lá esses mundos. O incidente (El incidente; 2014), filme mexicano realizado por Isaac Ezban, não logra funcionar nas desarticulações que propõe: os incidentes são grotescos e o pós-apocalipse vai dar num processo demasiado amadorístico.

A precariedade da realização nunca engrena. O surrealismo das cenas que se repetem à exaustão é extraído de Luis Buñuel e Martin Scorsese. O corredor interminável e a estrada do qual nunca conseguem sair remetem a clássicos como O ano exterminador (1962), de Buñuel, e Depois de horas (1985), de Scorsese. Mas falta atmosfera ao estilo de filmar do diretor mexicano.

 

Livro Histórias Pitorescas de Geraldo Rodrigues

Recebi autorização do ramão aguilar pra doar um livro. eu vendo livro, não doo(olides)

De: ramaoaguilar
Enviada: Domingo, 28 de Junho de 2015 18:15

Amigo Olides:
Saudações Literárias!
Pelo presente, fica o amigo devidamente autorizado de fazer a doação de um exemplar do livro Histórias Pitorescas de Geraldo Rodrigues a Editora Martins Livreiro, sendo que o ressarcirei quando da tua vinda a São Borja para inauguração do Museu "Presidente Vargas". Se preferir posso enviar pelos Correios.
Igualmente, amigo Olides, vamos que a Editora se interesse publicar uma edição revisada, acrescentando mais algumas histórias do Geraldo...Hahaha!
Fico no aguardo de tuas contestações.
Abraço,
Ramão Aguilar.

 

Centésima Cipave de 2015 é instalada em Cachoeirinha

Foto: Evandro Oliveira - SEDUC RS

O secretário-adjunto da Educação, Luís Alcoba, implantou na tarde desta sexta-feira (26), na Escola Técnica Mascarenhas de Moraes, em Cachoeirinha, a centésima Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave) de 2015. Com isso, uma das metas previstas no Acordo de Resultados 2015 firmado pelo governador José Ivo Sartori e pelo secretário da Educação, Vieira da Cunha, já foi cumprida.

“Planejamos implantar e reimplantar este ano cem Cipaves e alcançamos a meta. Há outras 40 comissões prestes a serem implantadas. Um ponto que destacamos é que 50% delas ficam em escolas dos 19 municípios listados pela Secretaria da Segurança Pública como os que possuem os maiores índices de violência do Estado”, explica Alcoba. Ele representou Vieira, que está em Rondônia reunido com o Conselho Nacional de Secretários de Educação e representantes do Ministério da Educação.

Alcoba também salientou em seu discurso que neste dia 26 de junho é comemorado o Dia Estadual de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar, previsto na Lei 14.030/2012, de autoria da então deputada estadual e hoje secretária extraordinária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori.

Com mais de 2 mil alunos, a escola que acaba de receber o projeto fica no bairro Quitandinha, região central de Cachoeirinha.

“Por atender todos os níveis de ensino, principalmente o técnico, a instituição recebe estudantes de todas as regiões da cidade, então existem muitos conflitos entre os alunos. Por vezes eles discutem dentro da escola, e acabam brigando do lado de fora. O trabalho da Cipave é discutir essa intolerância entre os grupos, além de questões de bullying”, destaca a gerente do projeto, Luciane Manfro.

Este ano, a meta é investir R$ 350 mil na implantação e reimplantação das Cipaves. Os recursos são do orçamento do Estado. As comissões envolvem alunos, pais, professores, direção dos estabelecimentos e funcionários. O objetivo é diagnosticar as fragilidades no ambiente escolar para o planejamento de ações que resolvam os problemas de forma viável e eficaz.

Até o fim de 2014, cerca de 400 comissões estavam em atuação no Estado.

 

Departamento de Habitação e FAMURS debatem soluções para inadimplência dos Municípios


 
O Departamento de Habitação da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, representada pelo Diretor Eduardo Fiorin e pela Coordenadora de Fiscalização, Arquiteta Lisiane Borges, participaram no último dia 25 na sede da FAMURS, da Assembleia dos Prefeitos e Secretários Municipais.

Em pauta, o alto índice de inadimplência dos Municípios, nos convênios de repasse de recursos para habitação popular firmados no período de 2008 a 2011, com o Estado. 

O Prefeito Seger Menegaz e também Presidente da FAMURS enfatizou no encontro, os esforços das Prefeituras em atender as exigências dos antigos convênios, porém muitas delas fogem da competência dos Municípios, resultando em transtornos na vida financeira das Prefeituras, impossibilitando novos acessos a recursos em todas as áreas da administração pública.

O Diretor Fiorin em sua explanação salientou que o Governo do Estado reconheceu as dificuldades contratuais e, compreensível ao pleito promoveu em parceria com a Controladoria e Auditoria Geral do Estado - CAGE, novas interpretações legais dos fatos, resultando numa proposta de Decreto Estadual, recentemente apresentado à Subchefia Jurídica da Casa Civil.

Nesta proposta, enfatiza o Diretor, as Administrações Municipais estarão dispensadas de promoverem as averbações das construções quando tratar-se de terrenos de beneficiários ou de terceiro, bem como quando houver problemas de responsabilidade das construtoras.

Assim, por entendermos que foge das competências legais dos Municípios, o Estado reconhecerá a impossibilidade de tais atos e promoverá a aprovação das contas e a suspensão do CADIN, revela a Coordenadora de Fiscalização Lisiane Borges.

O evento na FAMURS contou com a presença de mais de 100 representantes municipais.

 

da Folha Popular de Teutônia

 

de Serafina

fico sabendo agora, 6 feira, que ze morto TELVO BAZZo....

* Foi ele que me inspirou pra dar o titulo ' COZI LA ZE STATA'...no meu livro de 2010.

* Estávamos na bodega da san piero, uma tarde de muito calor, no verão, quando ele se levantou e dirigindo-se ao banheiro(ndea pissar) se virou pra mim e disse:

-cosi la ze stata....

* cheguei no hotel ca dei monte e comentei com a luci magon:

- tenho o título do meu livro...

Assim,simples,assim!!!

Isto me faz lembrar que o inverno é impiedoso com os velhos....

26 de junho de 2015

EXCLUSIVO

NOVO LIVRO DE MARTHA MEDEIROS



APUREI AGORA DE MANHA QUE NA BIENAL DE SP A LPM LANÇARÁ NOVO LIVRO DE MARTHA MEDEIROS, A ESCRITORA CAMPEÃ DE VENDAS DA EDITORA GAÚCHA.

* O NOVO LIVRO NÃO TEM AINDA NOME

* tB NÃO SEI SE SERÁ DE CRONICIAS OU UM ROMANCE.

* MARTHA VENDE COMO PASTEL EM CANCHA RETA....

 

ENTREGAÇÃO

PO, O MARÇAL, DE BSB,ENTREGANDO AS AMANTES DO POLACO.....

 

NICO

NUNCA LI UM LIVRO DO NICO. MAS SEUS ARTIGOS NA ZH ERAM PRECIOSOS. ESCREVIA MUITO BEM....

* A MIM ELE ME CONHECIA PELO ' IRMÃO DA GRINGA'....

* QDO O GALPÃO CRIOLLO FOI CONTRATADO PELA PREFA DE SERAFINA PRA LÁ SE APRESENTAR, NICO VISITOU A CASA DOS MEUS PAIS.

DEPOIS MEU PAI SE ORGULHAVA CONTANDO DA CHEGADA DAQUELA BAITA GAÚCHO A SUA CASA. AGORA OS DOIS ESTÃO NA ESTANCIA DO INFINITO....

 

HISTORIAS DO NICO

1. Uma x perguntei ao SÃO BORJA - Paulo Sérgio Medeiros - que ia no galpão do nativismo, na gaucha, apresentado pelo nico, porque uma determinada pessoa ia muito lá.....

A resposta que o SAO BORJA ME DEU É IMPUBLICÁVEL.....

* Nos anos 80, Nico e Juarez Fonseca mantiveram um aspero debate sobre cazuza pela zh....réplica,treplica, tudo porque nico chamou cazuza de bicha imunda já que o cantor tinha cuspido na bandeira do brasil,enquanto cantava aquela sua musica brasil, mostra a tua cara.

juarez se ofendeu...

até que a direção do jornal mandou os dois calarem a boca e pararem com a lavação de roupa suja em casa..

* Nico não era mole. quando se amuava com alguma coisa, sai de perto. era de 4 de nov, escorpião puro.

e ele tem um filho, o mais velho, o reporter dos demonios, algo assim....

o filho do nico é todo metido a ler mapa astral, estas coisas psicodélicas....se já tomou algum, não sei.....

 

Sobre a intolerância e o preconceito

?No tempo em que escreve em “Zero Hora”, muito pouco de cultura e folclore foi assunto de Antonio Augusto Fagundes. Seus textos são mais adequados ao jornal do Movimento Tradicionalista.

por JUAREZ FONSECA

A intolerência é o primeiro atributo do fascista. Ser impermeável à opinião do outro, só respeitar quem reza pelo mesmo catecismo e agredir os que têm idéias ou comportamentos diferentes define pessoas com a as quais não se pode conviver sem medo. Como antropólogo, advogado, jornalista e professor, Antônio Augusto Fagundes teria a obrigação de ser tolerante e democrático. No entanto, ele volta e meia derrapa em sua índole autoritária e comete barbaridades como o texto publicado nestas páginas sábado passado, onde entre conceitos particulares de pátria e patriotismo insere ataque gratuitos a Elis Regina e a Cazuza.

Sem citar os nomes deles, protesta contra supostos memoriais que estariam sendo planejados para Cazuza, a quem chama de “pederasta aidético e drogado”, e a Elis, “uma cantora que esnobou completamente o nosso Estado e morreu de uma overdose de droga”. Pergunta quem pagará os custos desses memoriais, se o cartel de Cali ou o de Medellín. Mortos, nenhum dos dois poderá reagir. Sempre excludente, AAF apega-se ao detalhe da droga e esquece o resto. No caso de Cazuza, escancara seu preconceito contra os homosexuais, questão que, nos países mais democrática e socialmente avançados do mundo, já foi ultrapassada.

E Elis Regina teria “esnobado” o Rio Grande do Sul, ou teria sido esnobada pelos gaúchos? No primeiro caso, não é verdade. Ela manteve sempre uma relação afetiva muito grande com o lugar onde nasceu e eu posso garantir isso porque fui amigo dela. No segundo caso, muitos gaúchos de fato nunca perdoaram Elis por ter ido embora e feito sucesso.

AAF é uma das provas disso. Mais do que ter sido gaúcha interessa é ela ter sido uma grande cantora, a maior que o país já produziu. Memso assim, nessa condição, e como sempre foi identificada com “a gauchinha”, promoveu o nome do Rio Grande do Sul mais do que ninguém na música brasileira.

Mas este texto não pretende fazer a defesa de Elis e Cazuza, por desnecessário. A obra deles os defende. O que este texto está pretendendo é chamar a atenção para a intolerância. AAF não tem o direito de usar espaços públicos para dela fazer proselitismo. É um precedente perigoso. Surpreende-me que AAF não tenha se dado conta que a coluna é abrigada pelas páginas de Cultura do jornal. Nesse tempo em que escreve, muito pouco de cultura foi assunto seu. Tem usado o espaço mais para divulgar uma certa ideologia política do tradicionalismo e fazer sua crônica social.

Em ambos os casos, o veículo adequado seria o jornal Tradição, órgão oficial do Movimento Tradicionalista Gaúcho. No caso de Zero Hora, AAF deveria usar seus títulos de antropólogo e folclorista, de cientista, como defende. E o cientista, como se sabe, não pode ter visões unilaterais, não deve ter preconceitos, jamais ser intolerante. Ganhariam os leitores se AAF usasse sua formação para esclarecer e revelar aspectos da formação histórica dos gaúchos e se mantivesse distante da exposição de idéias pessoais excludentes e preconceituosas.

Tradicionalismo. AAF se considera um notável. Estou certo de que o universo dos tracionalistas não assina as opiniões publicadas no sábado passado. Acho que os fundadores do movimento, Barbosa Lessa e Paixão Côrtes, ficaram envergonhados. O objetivo do tradicionalismo original era unir e ampliar, nunca segregar. Era ir para a frente vindo de trás, como diria Atahualpa Yupanqui, e não o contrário. Quanto à preocupação de AAF sobre quem pagaria os custos dos supostos memoriais: talvez, mas não certamente, seriam as mesmas pessoas que há anos pagam o seu salário no cabide de empregos do Estado, mesmo não concordando com uma única de suas opiniões.

 

NICO

EU GOSTAVA DO NICO. APESAR DOS SEUS ' EXAGEROS'.

SO UM EXAGERADO FAZ A LETRA DO CANTO ALEGRETENSE.....

SE NÃO ESTOU ENGANADO, NICO ERA FUNCIONÁRIO DA ALRS....

* CONCORREU UMA X A DEP FEDERAL PELO PMDB MAS NÃO SE ELEGEU.

 

Outra boazinha do nico

quando terminava o galpão do nativismo, ele sempre aplicava esta:

- bom agora vamos estalar os ovos do SBorja.....

- não, não berrava o inconfundivel cuera de são borja( aliás sb deve uma homenagem a são borja. aquela camara nunca fez nada..eu acho que é inveja do conterraneo famoso. falo do são borja, não do nico, que é do alegrete)

* numa das madrugadas que eu o ouvia no galpão do nativismo, perguntei via fone, pq a california tem este nome(garanto que 9,9999999% não sabe porque...)

nico deu uma longa explicação, uma erudita explicação, que agora infelizmente não lemb ro)

era muito culto o galo....

 

NO LO CREO....

O NICO FAGUNDES JÁ PODE SER BEATIFICADO...
FEZ UM DEFUNTO RESSUSCITAR. TRATA-SE DO PREFEITO QUE ANDAVA ' MORTO'

APARECEU PRA VELAR OUTRO DEFUNDO.....

 

Alfredo

ALMOCEI NO VELHO ALFREDO DA CC,ESQ RAMIRO. TEM 60 ANOS. NOS ANOS 70,QUANDO FAZIAMOS O DLUCT NA PUC, SAIMOS DE MADRUGADA E DE TAXI DO CACO BARCELLOS, EM SEIS APINHADOS DENTRO DAQUELE FUSQUINHA, CHEGAVAMOS AO ALFREDO. SO TINHA PUTA E TAXISTA LÁ NAQUELA HORA. TAVA COMEÇANDO O DIA E TERMINANDO A NOITE....

O ALMOÇO LÁ É BOM, FARTO E PODE REPETIR, APENAS 14 PILAS COM DIREITO A SOBREMESA E CAFEZINHO. VOLTAREI COM CERTEZA. COMI EXCELENTE CARNE DE PANELA....

alfredo o velho rest das putas, dos taxistas, dos politicos, dos notivagos em geral....


xerife da feira no rest


o dono, porfírio, com brizola


o alfredo antigo


na tv,ao meio, as noticias da morte de nico fagundes

velho alfredo na esq da cc com rb hj ao meio dia....

fotos antigas penduradas na parede do alfredo


açougue ao lado pertencente ao irmão josé.


Vieira da Cunha, Brizola,Pedro Ruas, Danilo Groff,Sereno Chaise,Adroaldo Loureiro( ' ganso louco')


V da Cunha, Brizola,Pedro Ruas, Danilo Groff, Sereno Chaise, Adroaldo Loureiro( ' ganso louco')


Pompeo,Brizola e dois frequentadores.

FOTOS ANTIGAS PENDURADAS NUM MURAL


COMO ERA O RESTAURANTE NO COMEÇO....


FILAS PRA COMPRAR CARNE NO AÇOUGUE DO ALFREDO QUE FICA NA RAMIRO, AO LADO


FAMILIA DO DONO


FILA PRA COMPRAR CARNE NO AÇOUGUE EM ÉPOCA DE ESCASSEZ DE CARNE NO RIO GRANDE.

 

de São Borja

CLEBER DIONI ESTÁ RINDO A TOA...O PDT COMPROU 500 LIVROS DO SEU ' O MENINO QUE SE TORNOU BRIZOLA' DISTRIBUIDO DE GRAÇAS PRA CUPINCHADA DIA 31 EM SANTA MARIA DA BOCA DO MONTE DURANTE AQUELE CONGRESSO

* AQUELE ENCONTRO NO HOTEL CHIC DA CIDADE FOI CONSEGUIDO PELO SEN LASIER MARTINS....

* LEMBRO DE QUANDO CLEBER LANÇOU SEU LIVRO. FICARAM EXEMPLARES NA SEDE DO PDT-SB. NINGUÉM COMPRAVA. O PAULO, QUE CUIDAVA DO LOCAL, ME DIZIA:

- ELE LARGOU AI, EU NÃO TOCO. VÃO ACABAR LEVANDO TUDO DE GRAÇA E LEVARAM MESMO.

* O LIVRO FOI REEDITADO E O CLEBER TÁ VENDENDO.MERITOS PRA ELE.(oc)

 

de São Borja

o maior clube do mundo. o FOFOCA DE SB JÁ TEM 50 ANOS. TODAS AS 5 FEIRAS.



NO FIM DO MES PODEM LEVAR A FAMILIA.

 

MARGS apresenta -Tango no Café

la vida sempre fue e siempre será una porcaria(carlitus gardel)

Oi amigos do tango:

Todas as sextas "Tanguendo no Café do MARGS" com dança e música ao vivo desde 16:30h. Venha passar conosco uma tarde diferente. Uma boa tarde tanguera em Porto Alegre.
Reservas:8904-0887

Veja mais informações no Facebook:

- Café do MARGS
- 8 Adelante - Oficina Comunitária de Tango em Porto Alegre

Daniel Osvaldo Carlos
Prof. argentino de tango
(51) 9911-1822 tango.poa@gmail.com
Grupo 8 Adelante: http://8adelante.webnode.com//
Aulas particulares- Shows - Eventos

 

Nota de falecimento - Arquidiocese Porto Alegre



Com profundo pesar e amparados na certeza da ressurreição, comunicamos o falecimento do Pe. Luiz Benedito Lorenzatto, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 25 de junho, no Hospital Dom João Becker, em Gravataí. O presbítero estava internado havia duas semanas.

O velório será realizado na Capela do Seminário Menor São José, em Gravataí, com início previsto para as 16h. Às 18h, será celebrada a Santa Missa.

Na sexta-feira, às 9h, será realizada a Celebração de Exéquias, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Spengler, seguido de sepultamento no Cemitério dos Padres, ao lado da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, bairro Glória, em Porto Alegre.

Pe. Luiz Benedito Lorenzatto tinha 84 anos, destes, 55 anos como padre. Nasceu no dia 10 de abril de 1931 e foi ordenado presbítero em 12 de julho de 1959. Por conta de sua saúde debilitada, residia no Lar Sacerdotal.

 

Cinema

O CINEMA ESCRITO DE DURÁN

por Eron Duarte Fagundes

O chileno Jorge Durán é um diretor de cinema brasileiro. Fez poucos filmes. Alguns roteiros fundamentais, como aquele de Nuca fomos tão felizes (1984), do brasileiro Murilo Salles. Agora ele chega a seu quarto filme, Romance policial (2012), utilizando o mesmo jeito discreto e distanciado de encenar, passando pelo mundo cada vez mais barulhento do cinema como alguém que não quer ser percebido senão na medida certa.

Romance policial está muito longe da força narrativa de Proibido proibir (2006). Como em seu primeiro filme, A cor do seu destino (1986), o universo de Durán circula entre o Brasil e o Chile. O protagonista de Romance policial é um burocrata e escritor brasileiro que viaja ao deserto de Atacama no Chile e lá se envolve com uma jovem chilena, metendo-se numa teia de mistério e crime que o texto do escritor-personagem sublinha sobre as imagens sensíveis criadas por Durán. O cinema escrito de Durán não se perde em fumaças vazias, como ocorre com Permanência (2014), rodado em outros confins, o sertão nordestino do Brasil.

Feito de sutilezas que crescem com o andar da carruagem narrativa, Romance policial é um espetáculo a que se assiste sem pestanejar.

 

de Serafina

Formatura da Universidade Aberta de Serafina Corrêa

O sonho da conclusão da graduação está se tornando realidade em Serafina Corrêa. O Polo da Universidade Aberta existente no município desde 2009 é, sem dúvida, um avanço grandioso no cenário educacional para toda a região. Em parceria com Universidades Federais de renome, são oferecidas vagas gratuitas para Graduações, Cursos Técnicos e Pós-Graduações. No sábado, 20 de Junho de 2015, aconteceu a Solenidade de Formatura dos Cursos de Educação do Campo; Letras Espanhol; Matemática; e Pedagogia; da Universidade Federal de Pelotas, modalidade a distância. Estiveram presentes à cerimônia a Representante do Magnífico Reitor da Universidade Federal de Pelotas, a Coordenadora da Coordenação de Programas de Educação a Distância e Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFPEL, Professora Sílvia Prietsch Wendt Pinto; a representante da Diretora da Faculdade de Educação e Coordenadora do Curso de Educação do Campo na Modalidade a Distância, Professora Rose Adriana Andrade de Miranda; a representante do Diretor do Centro de Letras e Comunicação e da Coordenação do Curso de Letras Espanhol na modalidade a distância e Professora Homenageada da turma de Letras Espanhol, Professora Mitizi de Miranda Gomes; a representante do Diretor do Instituto de Física e Matemática e Coordenadora do Curso de Matemática na Modalidade a Distância, Professora Thaís Philipsen Grützmann; a representante da Diretora da Faculdade de Educação e da Coordenação do Curso de Pedagogia na modalidade a distância Professora Marislei da Silveira Ribeiro; o Vice-Prefeito Francisco Bernardo Mezzomo; a Secretária de Assuntos Especiais de Governo, Inelves Maria Pilotto Carnavalli; o Coordenador do Polo de Serafina Corrêa, Funcionário Homenageado pela Turma de Matemática, Professor Lindomar Paloschi; e a Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Serafina Corrêa, Eleni Castro Pizzato.

Após o Juramento de cada Curso, houve a Colação de Grau aos 61 formandos dos Cursos de Graduação. A solenidade foi muito especial, um momento de emoção, homenagens e de valorizar o esforço e empenho dos estudantes, fechando com chave de ouro a conquista e a realização de muitos sonhos. Ainda no sábado, 20 de Junho, houve também a Formatura de Gabinete dos formandos que optaram por essa Solenidade. A Administração Pública Municipal sente-se honrada em contribuir, de forma tão decisiva, na formação acadêmica desses alunos e deseja muito
sucesso a todos.

 

Serafina Corrêa está entre os melhores em Gestão Fiscal

O Índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, FIRJAN, de Gestão Fiscal foi divulgado na quinta-feira, 18 de Junho de 2015, e reúne dados dos municípios de todo o país, revelando a realidade brasileira. Segundo a Federação, 796 cidades descumprem a Lei de Responsabilidade Fiscal. O estudo avalia indicadores como destino de recursos, sendo que apenas 808 municípios possuem boa gestão e 18 têm gestão de excelência. Segundo o Índice FIRJAN anunciado, Serafina Corrêa ocupa a 64ª posição entre os municípios do Estado do Rio Grande do Sul, e em relação aos 5.243 municípios pesquisados do país, o 341º lugar. A avaliação baseada em dados oficiais de 2013, a terceira edição do IFGF avaliou a situação fiscal dos municípios brasileiros, onde vive 96,5% da população. O estudo considerou cinco indicadores: Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida.

O Prefeito Municipal destaca que, para Serafina Corrêa, a 64ª colocação entre os municípios gaúchos representa o resultado de uma Gestão Fiscal séria, comprometida com os recursos públicos, o que proporciona qualidade de vida para toda a população. Em tempos de
crise, a Gestão dos recursos requer muita atenção e prioridades. O Índice FIRJAN revela as conquistas e transformações sociais dos municípios de todo o país. Dessa forma, os dados mostram a realidade brasileira e Serafina Corrêa, no âmbito nacional, está em 341º lugar, uma classificação que muito nos honra, pois destaca-se entre os 5.243 municípios pesquisados, mais uma conquista de todos! Confira a pesquisa no site:
http://www.firjan.org.br/ifgf/consulta-ao-indice/consulta-ao-indice-grafico.htm?UF=RS&IdCidade=432040&Indicador=1&Ano=2013

 

Pedidos na área da Saúde são entregues a Lideranças Políticas

Autoridades serafinenses estiveram na Capital Gaúcha, na segunda-feira, 22 de Junho de 2015, em busca de recursos na área da saúde. Participaram da importante viagem de trabalho o Secretário Municipal de Saúde, José Carlos Betinardi, o Secretário de Meio Ambiente, Jairo Scorsatto e a Assessora Jurídica e Vice-Presidente do Hospital Nossa Senhora do Rosário, Claudete Pissaia. Na oportunidade, as autoridades foram recebidas pelo Deputado Federal Giovani Cherini e pelo Senador Lasier Martins, acompanhados pela Assessora do Deputado Estadual Gilmar Sossella. A receptividade foi muito boa, sendo que importantes solicitações foram entregues e, se atendidas, beneficiarão a saúde pública do município, além de muito auxiliar o Hospital Nossa Senhora do Rosário.

 

Campanha do Agasalho 2015

Os donativos entregues pela comunidade serafinense para a Campanha do Agasalho 2015 – Desapegue e Aqueça, beneficiaram as mais de 80 famílias inscritas, que retiraram os agasalhos nos dias 17, 18 e 19 de Junho. Para que as pessoas que não se inscreveram em tempo hábil possam ser beneficiadas, os organizadores comunicam que todas as quintas-feiras do mês de Julho, das 14h às 17h, os donativos excedentes serão entregues no mesmo local. Não esqueça de trazer sacolas para o transporte dos donativos. Aproveite essa oportunidade!

25 de junho de 2015

MORTE DE NICO

apenas uma historinha....

qdo minha irmã produzia o Galpão Criollo, um dia liga pro IGTF, onde Nico era presidente:

atender a secretária toda solícita.

- dr. nico não está, está na TV

- Minha filha, quem fala aqui é sua produtora, estamos procurando ele pra gravar, vagou uma ' ilha'.

Nico estava com os amigos jogando truco....

 

SABRINA SATO ENLOUQUECE A MASSA NA PR. PAROBÉ....

- queria ver ela nuazinha.....

- queria ela lá em casa....

eram os marmanjos que ' corujavam' a apresentadora da Record, hoje ao meio dia na pr. parobé, no centro....

SS na pr. parobé, hj ao meio dia gravando!!!!!!!!!!!!!

Hj , SS na pr. parobé, no centro.

 

Pagode

showzinho na esq democratica hj ao meio dia....

 

Britto

olha o britto ai, em noticia da gmercantil, de 1998....

isto é julho,quando começou a campanha da reeleição e ele tomou pau do galo missioneiro. a turma do b ritto andava de salto alto tamanho 30 cm....

 

Imóveis

a zona aqui está coalhada de apes pra alugar.....

 

Ditadura

vi um filme- repare bem - ontem em que 40 anos depois a mulher descreve os olhos do amante que a embarrigou. amor eterno é isto (OC)

 

Ufrgs

E O RELOGIO ESTRAGOU....
NO LANCHES ANTONIO, DA URGS, O RELOGIO ESTRAGOU HÁ MAIS DE UM MES....O DONO NÃO MANDA ARRUMAR NUNCA....!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

 

do Comunique-se

Ih, a ' japinha' fora da RBS?????

Ué, que estranho!!!!!

Era tão ' poderosa'!!!!!!

Começou lá como repórter, ou colunista se não me engano(OC)

Diretora de comunicação corporativa deixa Grupo RBS para empreender

Depois de 12 anos no Grupo RBS, a diretora de comunicação corporativa, Anik Suzuki, deixou a empresa para ser empreendedora. Na verdade, ela não estará tão longe do grupo, que será, com a novidade, seu primeiro cliente. Para falar sobre o momento, o presidente da RBS escreveu comunicado aos colaboradores informando sobre as mudanças.

(Imagem: Divulgação)

"Somos imensamente gratos pela contribuição da Anik, pela postura profissional e ética com que sempre conduziu seu trabalho e, principalmente, pela amizade e convívio ao longo de todo esse período", disse o executivo. De acordo com Sirotsky Melzer, a empresa de Anik vai prestar serviços ao grupo em áreas que envolvem às lideranças da RBS.

Durante sua passagem pela empresa de comunicação, Anik atuou na redação de Zero Hora e chegou a assumir a responsabilidade pelo Investimento Social Privado do Grupo RBS e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho – onde continuará a participar como Conselheira. Em 2013, passou a integrar a diretoria executiva.

Com a saída da profissional do quadro de diretores, a partir de 1° de julho, Vivian Mattuella assume como gerente executiva de comunicação corporativa. A jornalista Caroline Torma, que já atua na área como assessora de relações corporativas, passa ao cargo de gerente, também com responsabilidade pela comunicação interna e assessoria de imprensa do grupo.

"À Anik, desejo muito sucesso e realizações em seu novo projeto; e à Vivian e à Carol quero registrar os parabéns pelo crescimento e também desejar enorme sucesso em suas novas responsabilidades", finalizou Sirotsky Melzer.

 

EVENTO COMEMORA DIA DO CONSULTOR ORGANIZACIONAL

O Núcleo Sul do IBCO – Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização realizará nesta sexta-feira (26) a comemoração do Dia do Consultor Organizacional durante encontro das 9h45min às 16h no Hotel Ritter, Largo Vespasiano Júlio Veppo, nº 55, em frente à Estação Rodoviária, em Porto Alegre.

O coordenador do Núcleo Sul do IBCO e do Comitê de Consultoria do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Rui Pires, destaca que o evento tem por objetivo congregar os profissionais gaúchos que atuam na área da consultoria organizacional, consolidar princípios éticos na atividade e estimular a constante evolução da qualidade dos seus serviços tendo em vista as exigências de um mercado cada vez mais competitivo.

O encontro terá palestra de abertura do presidente nacional do IBCO, prof. Osmar Pastore e do secretário executivo do PGQP, Luiz Ildebrando Pierry, que falará sobre o tema “As ações, exigências e tendências da Qualidade e Inovação no RS e no Brasil”.

Informações – telefone (51) 99698142.

 

Sogra

From: m-rocha
Sent: Qua 24/06/15 17:20

CARO OLIDES !

FICO FELIZ QUE O COLEGA E AMIGO TENHA PRESTIGIADO AS SOLENIDADES DE
HOEMANEGEM AO GOVERNADOR LEONEL BRIZOLLA, DIA 21 , EM SÃO BORJA, POR
OCASIÃO DOS 11 ANOS DE SUA MORTE.

QUEM DIRIA !!!!!O ARENOSO OLIDES( COM PASSAGEM PELO VELHO MDB-COMO DIZ
SIMON-), ESTARIA UM DIA A CONVIVER COM A ESQUERDA GAÚCHA. NADA COMO
VIVER EM PORTO ALEGRE ( E CONVIVER COM O PROF. PINHEIRO MACHADO, QUE
DEVE TER PERCEBIDO TUA CEGUEIRA POLÍTICA !!!!!!E COM A JUC , CLARO),
PARA AREJAR AS IDÉIAS, FORMATADAS( O TERMO É CONTEMPORÂNEO)IN LA
UNDEZE DE OUTRORA !!!!!!!!!

POIS RESOLVI TE ESCREVER PARA QUE SAIBAS QUE O TREINADOR DO TEU TIME (
QUE NÃO PODERÁ VOTAR!!!POIS NÃO TEM TÍTULO!!!), É CASADO COM A FILHA
DE UMA SERAFINENSEDA GEMA.

SIM O SR. ROGER É GENRO DA SRª. SILVANA PASQUALOTO ( NÃO FOI NOSSA
COLEGA E SIM A PRIMA DELA- FÂNIA ).

FIZ CONTATO COM A SILVANA VIA FACEBOOK E , AO SER ACEITO COMO SEU
AMIGO, PUDE VER ESTA INFORMAÇÃO.

ALIÁS, PARLANDO EM AMICCI, FUI GENTILMENTE ACEITO NO GRUPO DOS "AMIGOS
DE SERAFINA CORRÊA", POR ESPECIAL DEFERÊNCIA DO NOSSO AMIGO COMUM; DR.
JOSSÉ ARNALDO MONTANARI. ADESSO TENHO OPORTUNIDADE DE REVIVER O
PASSADO DE LA UNDEZE E REENCONTRAR ANTIGOS AMIGOS.

O GRUPO DEVERÁ REUNIR-SE, AMIS UMA VEZ, DIA 25 DE JULHO, EM SERAFINA,
POR OCASIÃO DA FESTA DE EMANCIPAÇÃO. FAREI FORÇA PARA ESTAR
LÁ!!!!!!!!!!!!!!!

TEUS RELATOS SOBRE O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO DE SERAFINA, CAUSARAM-ME
ESPÉCIE, NOTADAMENTE, NAS QUESTÕES RELATIVAS À VILA OESTE. ONTEM,
FALANDO COM O JACÓ DE CÉSARO( PRIMO DA NOSSA COLEGA TÃNIA), EM
SARANDI, PASSEI O ENDERÇO DO TEU BLOG, PARA QUE ELE TAMBÉM "SABOREIE"
TÃO IMPORTANTES INFORMAÇÕES.

COMO ESTÁS AMPLIANDO, EXPONENCIALMENTE, OS VISITADORES DE TEU BLOG, E
DIANTE DA DIVERSIDADE DE ORIGEM DOS MESMOS, VÊ SE DÁ MANOS ESPAÇO PARA
SÃO BORJA, OU MAIS PARA OUTRAS LOCALIDADES, DO CONTRÁRIO , SERIA
LEVADO A PENSAR QUE ESTÁS SENDO "FINANCIADO" PELO COMPANHEIRO CAPINCHO
OU PELO PREFEITO FARELO!!!!!!!!

DURANTE O CARIJO ESTEVE EM PALMEIRA, O TEU AMIGO PREFEITO, DO PDT
CLARO, CARLOS CARDINAL. TINHAS QUE VER A ALEGRIA DELE QUANDO FALEI QUE
ERA TEU CONTEPORÂNEO DE GINÁSIO !!!!! PELO VISTO ÉS PERSONA GRATA
NAQUELA ISOLADA TERRA. ESCRITOR REFERÊNCIA NA FEIRA DO LIVRO. PRETÍGIO
É PARA QUEM TEM !!!!!!!!!!!!!

CARDINAL É EXCELENTE ORADOR E TEM CONTRIBUÍDO COM O FESTIVAL ( ALIÁS,
MAIOR FESTIVAL NATIVISTA DO ESTADO!!!!QUE TU NÃO VISITAS POR PURO
PRECONCEITO CONTRA OS GAÚCHOS!!!!E CONTRA A LEGENDÁRIA E ESPARTANA
PALMEIRA 11!!)COMO JURADO, EM FUNÇÃO DE SEU CONHECIMENTO NA ÁREA DE
MÚSICA.

QUANDO SAIR O CD TE MANDAREI UM EXEMPLAR. TENHO UM LIVRO DO PROF.
MOZART PARA TI, MAS COMO FALA DE PALMEIRA, MUITO PROVAVELMENTE, NÃO
TENS INTERESSE EM RECEBÊ-LO. SÓ DÁ SÃO BORJA !!!!!! PORQUE ?

UM ABRAÇO.

PROF. MAURO SANTOS ROCHA
UPF PALMEIRA - DIRETOR - FIOL DE ZATOR

 

RESPOSTA AO FIOL DEL ZATOR

1. Estive sim na aprefeitura de garruchos, onde o sr. prefeito sequer me ofereceu um cafezinho. estava atarefado pra pagamento de contas. eu no lugar dele se fosse um prefeito de uma cidade e um jornalista fosse lá, pararia pra pelo menos lhe oferecer um cafezinho.

2. o prefeito cardinal me comprou o livro do getulio. espero que tenha gostado se leu.

3. qto a serafina, espera ai que tem uma surpresa.

acho que dia 25 ppresente, também deverei ir a la undeze, porque o bico branco fará gosto que serafinenses voltem a seu municipio, não apenas em enterros, como é o caso de um que eu conheço.

4. em sb claro que tengo amigos e amigas....

5 e fundarei lá um jornal cujo titulo se chama O LINGUARUDO. vai ser o + sucesso. espera que verás.

6. esta pasquaqlotto não é uma que tu teve um xodò????

7 LA UNDEZE como sempre, continua com suas futricas politicas. no MDB se condera que a elieção do ano que vem é barbada. é por isto que todos querem

8 quanto a este teu amigo, estou no momento vendo um ciclo de filmes sobre a ditadrua na urgs. alguns chatos, outros bons, mas vejo todos.

9 te mando um struchon, extensivo ao maurinho, a tua filha e a xica, que la ne ga tanta paciencia, em te aturar, dopo tanti ani....

10 starme bem!!!( olides, também conhecido na san piero por ALCINDAÇO....)

 

Cuias

capincho informa que as cuidas guaranis não foram baratas. uma pra ele, outra pra sua mãe. e o pai???não ganha nada...?

pobres pais, parece eu que nunca ganho nada. a gente cria os filhos e depois só recebe ingratidão,esquecimento(olides)

De: letier12
Enviada: Quarta-feira, 24 de Junho de 2015 20:39

Mas as cuias não foram baratas

 

da Argentina

by capinchode encarnacion,argentina. paraguai é + barato que nos hermanos castelhanos.

De: letier12
Enviada: Quarta-feira, 24 de Junho de 2015 20:39

Mais barato que Argentina

 

Cuias

by capincho, diretamente de encarciocion, paraguai onde nõ se pode sacar fotos(olides)

De: letier12
Enviada: Quarta-feira, 24 de Junho de 2015 20:32

Olha as cuias que comprei.
Uma dou pra mãe a outra fico

 

do Paraguai

by capincho, ele esteve hj em encarnacion, no paraguai, mas lá os ' cueras' não deixam tirar fotos. no dejan sacar todos, coisa de indio mesmo(olides)

De: letier12
Enviada: Quarta-feira, 24 de Junho de 2015 20:29

Ruim de tirar fotos. Não deixam. Agora vou ver Uruguai e Chile...
Comprei uma cuia legal pra dar pra mãe.
Ganhei 1400 pesos agora no Cassino.

 

Chinaredon

by capincho, de posadas, rep argentina(n sei que conta é esta, em todo caso, ai vai...)

 

Cinema

O ESPANTO DO VELHO DIANTE DO NOVO

por Eron Duarte Fagundes

Envelhecer é também um processo em que se está num mundo que já não entendemos. Ou que já não nos entende. O último olhar do cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, em Últimas conversas (2015), dá bem a medida deste confronto entre um olhar antigo desorientado com sua percepção e os olhares novos desorientados com o presente no futuro.

Coutinho foi assassinado, a facadas, por seu filho esquizofrênico, em fevereiro de 2014. Quando batem as primeiras imagens de Últimas conversas, em que vemos uma entrevista que fazem com o próprio Coutinho, o realizador aparece um tanto quanto deprimido diante da perspectiva de fracasso de seu filme sobre os jovens do ensino médio público do Rio, ele está sentado na cadeira dos entrevistados e resmunga para seus colaboradores uma desilusão que é a alma da melancolia da velhice, o espectador inevitavelmente —diante da cena de Coutinho falando— pensa que a fase final do espírito de Coutinho na terra foi mesmo amargurada. Teria esta desilusão depressiva do cineasta ajudado na ação patricida de seu filho paranoico? O que ocorre de fato é que o resultado deste amargor incontornável, o filme Últimas conversas, apaixona e nos persegue por todos os lados.
Coutinho faleceu deixando atrás de si os rastros das filmagens de Últimas conversas. Um material solto em que jovens pobres do ensino médio carioca eram questionados pelo grande perguntador do cinema brasileiro. A montadora Jordana Berg e o produtor João Moreira Salles deram a feição final da montagem que finalmente chegou ao público. Mesmo sem a participação de Coutinho no corte definitivo, o filme é a essência do diretor. Quando o observador dá com os universos manipulados por Coutinho, há uma transformação.

Vemos a progressão em cinema de coisas aparentemente sem significação nenhuma, é como se uma mão invisível transformasse o pequeno em grande. No momento em que nos preparamos para perguntar aonde vai dar a banalidade, Coutinho acabou de armar o mais agudo e perplexo golpe emocional. O processo de encenação de Coutinho traz a mais viva lição sobre a vida, o cinema e a arte como um todo: tudo é importante, todos os seres são importantes. Precisamos ter um pouco esta disposição de Coutinho para ouvir a poesia escrita por um jovem pobre, esta capacidade para entender a inadequação de um adolescente tido por arrogante ou esta simples comunhão com as lágrimas duma menina cuja necessidade de afeto nasce da frieza da mãe e das provocações sexuais do padrasto.

Os entrevistados são quase todos adolescentes. No começo Coutinho se perturba com a possibilidade de fracasso de tal empreitada. Preferiria entrevistar as crianças: as coisas seriam mais naturais. A última entrevistada é uma menina de seis anos. Foge às características dos demais por ser uma criança. E também por pertencer à classe média alta: filha de um casal de médicos, tem duas babás. E faz a frase que diverte Coutinho (ou o impressiona?). Perguntada sobre Deus, diz que “Deus é o homem que morreu”. Coutinho morreu: brutalmente. Não é Deus. É somente um grande diretor do cinema brasileiro que nos ajuda a compreender que os grandes nascem pequenos e tudo o que é pequeno tem grandeza.

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 27/06/2015)as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "Jauja" (Jauja - 2014). Um homem e sua filha embarcam numa viagem que tem como destino um deserto localizado no fim do mundo. Esta é uma empreitada na qual muitos já se aventuraram, mas poucos conseguiram concluir com sucesso. Exibido no Festival de Rotterdam 2015.

No próximo Domingo (dia 28/06/2015) não haverá sessão !

Na ?próxima segunda-feira de junho (dia 29) as 20:00 na Sociedade Germânia, assistiremos ao filme "Crianças Prodígio" (Wunderkinder - 2011) . Filme de 2011 ainda inédito no Brasil ! Poltava, Ucrânia, começo dos anos 40. Abrascha e Larissa são duas crianças judias e Hanna é uma menina alemã. Os três são prodígios da música e sonham com um futuro. Mas suas esperanças caem por terra quando a Alemanha e a Rússia entram em guerra.

Prêmios:
- Melhor Drama - FCJ Los Angeles 2012
- Audiência de Melhor Filme - FCJ São Diego 2012
- "Avner Shalev Yad Vashem Chairman" - FC Jerusalém 2011
- Melhor Filme ("Prêmio CGS") - FC Giffoni 2011
- Melhor Filme ("Prêmio ECFA") - FC Giffoni 2011

 

Representantes de mais de 25 órgãos públicos participam do 2ª Ciclo de Palestras

Políticas de Gênero e seus desafios para a construção de Práticas Emancipatórias foi o tema do 2º Ciclo de Palestras promovido pela Escola de Governo. O encontro que reuniu mais de 60 representantes, de 25 órgãos públicos e privados, ocorreu na quarta-feira, 24, no auditório da Fundação e Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), teve o tema ministrado pela Profª. Dra Patrícia Krieger Grossi. Também participou do evento o Diretor da FDRH/RS, Luciano Silveira, e gestores de diversos segmentos públicos.

Para Luciano Silveira, um dos principais eixos para atingir os objetivos para o desenvolvimento do Estado é o treinamento e a atualização dos Servidores e Agentes Sociais. ?A cada dia, reafirmamos mais o nosso compromisso com o desenvolvimento do Estado, obrigado pela presença e comprometimento de todos para esta construção?, afirmou.

Ao iniciar a palestra, Patrícia Grossi, abordou o histórico do feminismo para apresentar as Práticas Emancipatórias. ?Através do movimento feminista e outros movimentos sociais de mulheres, na década de 80, que foram implantadas as primeiras Políticas Públicas com recorte de gênero?, destacou Patrícia. A doutora exemplificou, também, que a igualdade de direitos, oportunidades e acesso aos recursos entre homens e mulheres ajuda na consolidação da democracia. Patrícia afirmou, ainda, que é preciso a capacitação profissional para lidar com cada grupo social, sejam mulheres, idosos ou transexuais que passam por situação de violência.

Presente no evento, a mestranda da PUC-RS, Ana Rita Costa Coutinho, a importância do Ciclo de Palestras está na forte disseminação da cultura igualitária que se reproduz em locais comuns da sociedade. ?Garanto que muitas pessoas não sabiam da existência de tantas Políticas Públicas, então essa troca de informação da FDRH para outros Órgãos é de extrema importância?, afirmou Ana.

Órgãos Presentes

SSP; SDR; FGTAS; SEMA; Metroplan; Prefeitura de Eldorado do Sul; Arquivo Público do Estado; Casa da Juventude de Canoas; Departamento de Política para Mulheres; SMARH; Detran; Susepe; Fepagro; TRE; Emater; Ceasa; Faders; Escola Estadual de Ensino Médio Mariz e Barros; SEDUC; ESP/CEVS; Cientec; Prefeitura de Viamão; PUC-RS; Secretaria de Planejamento.

 

Prefeitura aceita termos de acordo da FEPPS e assina convênio que mantém aberto Hemocentro de Cruz Alta

Foi assinado hoje à tarde, dia 24, em Cruz Alta, novo convênio entre a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) e a Prefeitura de Cruz Alta para manter em funcionamento o hemocentro sediado no município e que atende 13 municípios da região. O acordo possibilitará a reabertura do serviço, que havia sido fechado ontem por decisão unilateral da Prefeitura de Cruz Alta. O acordo é válido por seis meses, após esse período a gestão será repassada totalmente ao Estado.

De acordo com a presidente da FEPPS, Neusa Kempfer, o desfecho foi positivo, pois os termos do acordo proposto pela fundação e pelo Estado foram aceitos, conforme negociação iniciada em maio. “Estive pessoalmente em Cruz Alta e fiz a proposta ao Prefeito, garantindo o ressarcimento dos custos, por isso fui surpreendida com a decisão tomada na segunda-feira. Foi uma decisão intempestiva”, avaliou. Neusa esclareceu que o acordo é válido por seis meses. “Nesse período a FEPPS vai procurar uma nova fórmula de gestão para não prejudicar a saúde da população da região. Não está descartada inclusive a hipótese de que o hemocentro seja transferido para outro município que manifeste interesse”, declarou.

O Hemocentro de Cruz Alta foi implantado em 2002. Na época foi disputado por municípios da região. Além de representantes da Prefeitura e FEPPS participaram do encontro integrantes do Ministério Público e da Procuradoria Geral do Estado.

 

PRÊMIO ASDEP DE JORNALISMO BUSCA RECONHECER, FORMALMENTE, O TRABALHO DA IMPRESA DO ESTADO

As inscrições para o "V Prêmio ASDEP de Jornalismo" já estão abertas e vão até o dia 01/11. Podem participar jornalistas, radialistas e fotógrafos que possuam o registro profissional da categoria e trabalhem no Rio Grande do Sul. Só podem ser inscritas reportagens veiculadas no ano de 2015.

A Associação dos Delegados de Polícia (ASDEP) lança o "V Prêmio ASDEP de Jornalismo", que abrange as categorias de melhor reportagem de veículo impresso, melhor fotografia, melhor reportagem de TV e melhor reportagem de rádio. As inscrições vão até o dia 01/11 e só podem ser inscritas matérias veiculadas em 2015, até a data limite da inscrição. De acordo com o presidente da ASDEP, Delegado Wilson Müller Rodrigues, o prêmio é uma forma da Associação reconhecer, formalmente, o trabalho dos jornalistas e estimular a publicação de reportagens sobre a segurança pública e a atuação dos delegados de polícia do Rio Grande do Sul.

Cada jornalista pode inscrever apenas uma matéria, que esteja inclusa no tema de segurança pública e do trabalho do Delegado de Polícia, seja em investigação criminal, elucidação de crimes, cumprimentos de mandatos de busca e apreensão, operações policiais, entre outros. Os vencedores receberão troféus e premiação em dinheiro dentro da programação de Aniversário de 55 anos da ASDEP. A cerimônia de entrega ocorrerá dia 01/12, na sede da Associação, na Rua Visconde de Inhaúma, 56, no Bairro Azenha, em Porto Alegre.

Na cerimônia, serão presentados, com Troféu Destaque, colunistas e apresentadores de rádio e TV que se destacaram em suas menções sobre o papel do Delegado de Polícia e a atividade da polícia civil. Os nomes serão revelados somente na noite de premiação. A definição será da Diretoria Executiva da ASDEP.

Como participar:

Para participar é necessário preencher o formulário disponível no site da ASDEP (www.asdep.com.br) e enviar por Correio duas cópias da reportagem para o endereço: Rua Visconde de Inhaúma, 56, Azenha, Porto Alegre, CEP: 90160-060. A inscrição é gratuita.

Premiações:

Melhor reportagem em jornal e/ou Revista – 1º lugar – R$ 3.000,00 + Troféu + certificado
Melhor reportagem em jornal e/ou Revista – 2º lugar – R$ 1.500,00 + Troféu e certificado
Melhor reportagem de jornal e/ou Revista – 3º lugar – R$ 500,00 + certificado de menção honrosa

Melhor reportagem em rádio – 1º lugar – R$ 3.000,00 + Troféu + certificado
Melhor reportagem em rádio – 2º lugar – R$ 1.500,00 + Troféu e certificado
Melhor reportagem de rádio – 3º lugar – R$ 500,00 + certificado de menção honrosa

Melhor reportagem em TV – 1º lugar – R$ 3.000,00 + Troféu + certificado
Melhor reportagem em TV – 2º lugar – R$ 1.500,00 + Troféu e certificado
Melhor reportagem de TV – 3º lugar – R$ 500,00 + certificado de menção honrosa

Melhor fotografia – 1º lugar – R$ 3.000,00 + Troféu + certificado
Melhor fotografia – 2º lugar – R$ 1.500,00 + Troféu e certificado
Melhor fotografia – 3º lugar – R$ 500,00 + certificado de menção honrosa

O V PRÊMIO ASDEP DE JORNALISMO é uma iniciativa da Associação dos Delegados de Polícia do RS – ASDEP/RS, e tem apoio das entidades: AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e TV), ARFOC/RS (Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematógrafos do RS), ARI (Associação Riograndense de Imprensa) e do Sindjor RS (Sindicato dos Jornalistas do RS).

24 de junho de 2015

Trânsito

A PRAGA DOS CARROS ENCIMA DA CALÇADA NA IJUI NA FRENTE DA PADARIA MERCOPAN...A EPTC PODERIA DAR UMA INCERTA E MULTAR O ESTABELECIMENTO AI OS GUARDAS VÃO ADVERTIR OS FREGUESES, NÉ...

 

Ditadura

cineminha da urgs está dando ciclo de filmes sobre ditadura militar do brasil. são filmes que já passaram mas eles juntaram tudo.

vi hj o repare bem, com a denise crispim....

* no ciclo da ditadura da urgs.

* olha é mais uma das tantas histórias das vitimas da ditadura. pesada como muitas outras.

ganhou um kikito em gramado em 2012, me parece...

Hj a filha vive na holanda, a mãe em roma.

* e ganharam sim grana da anistia. com este dinheiro compraram um ape em roma. então foi boa grana.

* a indultada em grana foi a filha, pela morte do pai.

 

Ufrgs

O RANGO DO ANTONIO LANCHES NÃO PERDE PRA AQUELE DE POSADAS DO CAPINCHO E AQUI EU PAGO 12 PILAS...

 

Greve

URGS OS FUNCIONÁRIOS EM GREVE. TODOS OS DIAS ELES TÃO LÁ NA FRENTE DO APLICAÇÃO FAZENDO ASSEMBLÉIA.

FAZ TEMPO QUE TÃO EM GREVE...ALGUEM NOTOU? SEGURAMENTE QUE SIM!

 

de São Borja

Cada qual lembrou alguma particularidade com brizola nos discursos do ultimo domingo.

1. Vieirinha contou como recebeu a noticia da morte do ' chefe'. Ele estava na China, arrumou as malas, pegou o avião e chegou no salgado filho ao mesmo tempo que o esquife de briza descia no aeroporto.

2. Lupi lembrou que BRIZOLA PEITOU ROBERTO MARINHO.

- aquela área onde está o PROJAC - onde a globo faz novelas - era área de preservação. e o marcelo alencar(prefeito do pdt) negociou com a globo. por isto que o brizola brigou com o alencar, contou carlos lupi....

3. juliana brizola contou que sua avó, neusa, quando ela era pequena e brizola estava ausente nos nivers, ela o justificava junto aos netos dizendo:

- ele está lutando pelo brasil por outras crianças....

4. Vieirinha lembrou ainda que brizola tinha a mania de visitar cemitérios e os tumulos dos seus amigos..

- por isto nós estamos aqui agora visitando o dele, disse o sec de educação que dom passado representou sartori no evento.

5. ibere teixeira, escritor local, está preparando um livro sobre brizola .se chamará o comandante da legalidade.

6 Em 1989, quando brizola foi em campanha fazer um comício em são borja,ou itaqui, ele levou percy penalvo e ibere pra passo fundo, prum comicio de lá. no jato, ibere perguntou a brizola sobre os dólares cubanos( aqueles em que fidel castro teria dado pra revolução no brasil). segundo ibere, brizola não teria gostado da pergunta:

- ele ficou quieto e vi que fez cara de quem não gostou da pergunta.

 

de São Borja

fsb sendo lida pela população na manha do ultimo sabado. o jornal dos andress vende o dobro do que o informativo do falcão....

* é um bom jornal. tem sua força na coluna do deco( mexericos da cidade, mas mais badalação sobre os ' colunáveis')as paginas policiais e noticias em geral. eu acho que dão muito destaque a parte de esportes que sai nos jornais da capital. fosse u diminuia isto....mas eles que moram na aldeia conhecem os caboclos(olides)

e daria uma coluna policial pro prato fino, sei que ele não sabe escrever, é so botar ele a ditar e alguém escreve pra ele.
na folhinha da manhã o queresma o melhor reporter policial, melhor que o hj famoso caco barcellos, não sabia escrever, mas sabia tudo de noticia...patrimonio de reporter e noticia...(olides)

 

de São Borja

o escritor IBERE TEIXEIRA EM SEU ESCRITORIO E APONTANDO UMA FOTO JUNTO DE BRIZOLA.

ELE ESTÁ ESCREVENDO O ' COMANDANTE DA LEGALIDADE'. JÁ LANÇOU AGORA UMLIVRO SOBRE A INVASÃO PARAGUAIA....A SB.

 

Museu

no sab ultimo, equipe filmava novo predio do museu getulio vargas em sb

" nós somos de santa maria', disse um dos funcionários..

sera reinaugurado dia 3/7

 

Língua de trapo

by capincho, de posadas, prov de missiones...arg( donde quien juega es messi, no neymar....)olides

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 23 de Junho de 2015 12:08

Correspondente Capincho direto da Capital de Missiones - Argentina para o "Língua de Trapo"

Tempo fechado com direto a pancadas de chuva, mas propício para a prática do adultério.

Cerveja gelada.

Comida de ótima qualidade.

Recepção amistosa.

Preços convidativos.

Conheça Posadas.

 

Posadas

capincho no café da manha em posadas....torrando a grana do farelo.....

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 23 de Junho de 2015 10:05

Cafe

 

Posadas

by capincho..... as fotros do capincho são do rio paraná.....

Os preços são os mesmos nossos no Brasil.
Mas a Costanera eh linda. Hj vou numa churrascaria la.
Amanha vou pra Encarnacion - Paraguay

 

Posadas

by capincho, de posadas, nosso corresponsal internacional....(olides) este pratão ai de proteina, custa apenas 18 reais...

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 23 de Junho de 2015 12:03

Choveu e não fui na churrascaria. Mas cheguei em um restaurante do centro. Olha de barato o prato do dia deles... 55 pesos igual a menos de 15 reais. Ceva de litro 40 pesos

 

Posadas

BY CAPINCHO. MAS OLHA O LUXO CASTELHANO....POSADAS, MISSIONES, ARGENTINA. E AÍ QUE ME DISSERAM O PAPA VAI VIR....

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 23 de Junho de 2015 20:35

To na churrascaria da costanera.
Olha a finesse do troço

 

Posadas

BY CAPINCHO, AHORA A LA NOCHE, DESDE POSADAS, CAPITAL DE MISSIONES, ARGENTINA...SOMOS GRATOS AO NOSSO CORRESPONSAL INTERNACIONAL(OLIDES)

 

Trânsito

por Marcio de Almeida Bueno

no zaffari da anita, sempre tem uma 'mulher de doutor' com caminhonete-tanque usando a vaga EXCLUSIVA PARA DEFICIENTES.

 

Cinema

PESADO E MONÓTONO

por Eron Duarte Fagundes

As soluções narrativas de Crimes ocultos (Child 44; 2015), filme ambientado na Rússia rodado por Daniel Espinosa, são extremamente convencionais. Estas soluções vão ter a uma obra sem inspiração nem transpiração, um jeito pesado de composição de imagens e uma monotonia para contar a história que se vai tornando pouco a pouco mais cansativa do que elucidativa. O gênero a que se filia Crimes ocultos é o policial político, em que a história do cinema aponta o grego Constantin Costa-Gavras como o mestre-ícone. Mas como estamos aqui longe do frescor do cineasta de Z (1968).

Um casal complicado está no centro da trama de Crimes ocultos, onde o alvo é a burocracia estatal russa que se esforçava por ocultar certas coisas da vida privada (crimes específicos, por exemplo) com medo que as investigações pudessem solapar fatos importantes do estado soviético (vamos que gente do alto comando estivesse envolvida nestas más coisas privadas). Depois de longamente passear pelos corredores pesados da política, com sequências de violência e sangue até, Crimes ocultos desanda no final para um certo melodrama familiar incluindo a projeção de duas crianças convenientemente miseráveis. Como diriam alguns antigos que conheci: estes meninos têm caras de réus.

 

Restaurante Popular pode reabrir em julho na Santo Antônio

Foto: Leonardo Contursi

por Claudete Barcellos

O secretário municipal de Direitos Humanos, Luciano Marcantônio, anunciou, no final da manhã desta terça-feira (23/6), na Câmara Municipal de Porto Alegre, que o Restaurante Popular, fechado há dois anos, poderá voltar a funcionar em julho. A informação foi divulgada durante o seminário Situação da População de Rua em Porto Alegre, promovido pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), no Auditório Ana Terra.

De acordo com Marcantônio, mais detalhes sobre o Restaurante Popular serão fornecidos por integrantes do Executivo à tarde no seminário, que continua a partir das 14 horas no mesmo local. Adiantou, no entanto, que o prédio do Restaurante já está locado e fica na Rua Santo Antônio, 56. “Na semana que vem, será iniciada uma pequena reforma, mas a previsão é de que, ainda em julho, passe a servir refeições para 600 pessoas em situação de rua”, afirmou.

O fechamento do Restaurante Popular foi uma das reclamações da comunidade participante do seminário, que ainda criticou a falta de moradia, a repressão policial, a precariedade dos albergues e abrigos, a ameaça de fechamento da Escola Municipal Porto Alegre (EPA) e a demora do poder público para atender demandas. A mesa do evento pela manhã contou também com representantes da Fasc, do Demhab, da Smam, do Centro de Referência contra a Violência (da SMDH), da Defensoria Pública e da Brigada Militar, além dos vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Sofia Cavedon (PT) e Alberto Kopittke (PT).

Poucas vagas

Fernanda, que preside a Cedecondh, informou que, pelo último censo da Fasc, há cerca de 1.300 pessoas morando na rua em Porto Alegre. Segundo ela, porém, a comissão identificou pelo menos 3 mil pessoas nessa situação. “Mas existem apenas 530 vagas nos albergues”, lamentou. “E faltam condições nesses locais: dos três que visitamos, apenas um abrigo foi reformado.” A vereadora lembrou que a população de rua é prioridade nas políticas de habitação, mas, na prática, o atendimento desta demanda não acontece como deveria. “Vocês são prioridade no papel, mas na prática, não. Este é o motivo de nosso debate hoje”, resumiu.

Richard Gomes, militante do Movimento Nacional de Moradores de Rua, disse que é preciso rebater a ideia de que a população de rua é violenta, não respeita regras e não tem limites. Ele criticou a tentativa de “higienização das ruas” e defendeu a cobrança sistemática de atenção às demandas dessas pessoas por parte do poder público. Lembrou que 2016 será ano de eleições e conclamou os moradores de rua a não aceitarem mais “o que aconteceu em 2013, com as promessas do Minha Casa, Minha Vida”. Também disse que há precarização da Fasc, com “seu desmonte pela falta de recursos”. Afirmou, porém, que a população de rua não deveria ser uma demanda apenas da Fasc, “mas de toda a sociedade”.

Diversos moradores de rua se manifestaram: pediram mais respeito dos agentes de segurança, providências contra os abusos policiais e rapidez do Demhab no atendimento de pedidos de aluguel social e de moradias. Antônio Milton disse que está inscrito no Demhab desde 2005, mas até agora não conseguiu uma casa. Claudiomiro disse que, na Avenida Borges de Medeiros, mais de 150 pessoas vivem embaixo do viaduto e esperam por casa e atenção. Andres relatou que foi ameaçado por brigadianos na Avenida Farrapos e sugeriu que os prédios inacabados sejam transformados em moradias populares. Já José Luiz propôs que seja realizada campanha de doações de roupas e alimentos para moradores de rua no Parque da Harmonia e não só na Redenção.

Escola Porto Alegre

Outra questão abordada foi a ameaça de fechamento da EPA, que atende alunos em situação de rua. A defensora pública Alessandra Quines Cruz, do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria, contou que, em meados de 2014, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) anunciou que fecharia a escola em junho de 2015 e que os alunos passariam para a Escola Paulo Freire. “Então se formou um grupo para tentar dialogar, mas foi preciso ajuizar ação para impedir o fechamento”, informou. Segundo Alessandra, foi obtida liminar, mas o Município recorreu ao Tribunal de Justiça, que ainda não julgou o recurso. “Temos que nos articular para ir ao TJ”, recomendou. “A pressão social é fundamental.” Conforme Alessandra, se a Smed fechar a EPA, estará descumprindo uma decisão judicial.

Assistência, moradia, policiamento

A chefe de gabinete da Fasc, Marta Helena Rocha Maciel, garantiu que a fundação sempre teve uma “postura acolhedora e respeitosa” com a população de rua. “Esse é o nosso papel”, disse. De acordo com Marta, a fundação está à disposição sempre. Ela elogiou o movimento dos moradores de rua, colocou-se à disposição e disse que o presidente da Fasc dará mais informações sobre recursos e investimentos na parte da tarde do seminário.

Pelo Demhab, a superintendente Social e de Cooperativismo, Maria Horácia Ribeiro, afirmou que há aluguel social para qualquer morador de rua que o solicitar. “Avançamos em decreto no ano passado, e agora saiu uma normativa específica para os moradores de rua”, informou. Horácia disse que, de dezembro de 2014 até agora, 216 pedidos de aluguel social foram encaminhados pela Fasc ao Demhab, mas que somente 66 se habilitaram. “Os demais não procuraram o Demhab”, lamentou. “Há um descompasso.”

Capitão Maciel, do Comando de Policiamento da Capital, disse que se solidariza com os moradores de rua. “Estamos sempre na rua e vemos a situação”, afirmou. Sobre os casos de violência por parte de agentes, ele garantiu que a corporação “costuma cortar na própria carne” e punir os “maus policiais”. Também informou que foi criada a Patrulha Vulnerabilidade, composta quase toda por policiais mulheres, para fazer abordagens. “Infelizmente, não podemos tirar ninguém da rua. Por isso trabalhamos integrados com a Fasc”, declarou.

Pela Smam, Léo Antônio Bulling disse que gostaria que houvesse uma política "mais agressiva” para atender aos moradores de rua. “A situação tem se agravado, e não temos muito o que fazer”, disse, informando que a secretaria administra 628 praças e oito parques. “É uma das questões mais graves da cidade.” A seu ver, a situação de rua deve ser tratada em conjunto pela Fasc, pelo Demhab e pela Saúde também. Ele ainda garantiu que o prefeito tem passado mais recursos para a Fasc.

Frente Parlamentar

A vereadora Sofia Cavedon convidou os presentes ao seminário a comparecerem amanhã (quarta-feira), às 10 horas, no Paço Municipal, quando o prefeito deverá anunciar o projeto Pop Rua. “Isso é uma conquista de vocês”, frisou. Sofia também convidou os participantes a assistirem à reunião da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Situação de Rua que será realizada no dia 15 de julho, na qual será apresentado o trabalho da EPA. “Vamos convidar representantes da Justiça”, adiantou.

Já o vereador Alberto Kopittke relatou situação de violência ocorrida contra moradores de rua no Bairro Moinhos de Vento para defender um trabalho junto com as polícias no sentido de que respeitem todos os cidadãos, tratando todos da mesma forma, sem discriminação. “Essa é a nossa luta”, disse.

O seminário prossegue às 14 horas, no Auditório Ana Terra, com a mesa Serviços de Acolhimento à População de Rua. Participam o Simpa, a Secretaria Municipal de Saúde, a Escola Municipal Porto Alegre e a Defensoria Pública da União.

 

de Serafina

Torneio de Trissete aconteceu na sexta-feira

Sexta-feira, dia 19 de Junho de 2015, dando continuidade aos Jogos Típicos Italianos, no Pavilhão de Esportes do Clube Social e Cultural Gaúcho, foi realizado o Torneio de TRISSETE em comemoração aos 55 anos de Emancipação Político Administrativa de Serafina Corrêa. O torneio
contou com a participação de 08 duplas. Confira a classifação:

Classificação final:
1º Lugar: Francisco Mezzomo e Carlinhos Dalmás
2º Lugar: Adilso Locatelli e Jandir Bósio
3º Lugar: José Betinardi e Marcos Salini

Participe dos próximos Jogos Típicos:

? 26 DE JUNHO SEXTA-FEIRA - TORNEIO DE BRÍSCOLA
JANTAR NA COMUNIDADE FÁTIMA ÀS 19:45.
CARDÁPIO: 2 TIPOS DE MASSAS, FRANGO,
SALSICHÃO E SALADAS.
Valor do Ingresso: R$ 20,00

? 03 DE JULHO SEXTA-FEIRA - TORNEIO DE CANASTRA:
JANTAR NO RESTAURANTE GIARETTA, ÀS 19:45.
CARDÁPIO: JANTAR COLONIAL
Valor do Ingresso: R$ 25,00

* INSCRIÇÕES GRATUITAS

Mais informações na Secretaria Municipal de Turismo, Juventude,
Esporte e Lazer, ou pelo fone: 3444 2166.

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOLÃO 2015

Em contato com os atletas inscritos para participarem do Campeonato Municipal de Bolão 2015, foi decidido pela formação de duplas Mistas e Sábado, dia 20 de Junho, no Pavilhão de Esportes do Clube Social e Cultural Gaúcho, foi realizado o sorteio para a formação das duplas. Com a participação de 17 atletas no Feminino e 18 no Masculino, foram formadas 17 duplas:

01 – MARIA ODILA FAÉ E VANDO F. DALMÁS 10 – ISABEL GUSATTI E MÁRCIO SALINI
02 – GENI SABADIN E ALDINO SALINI 11 – NEIVA DONATTI E VILSON PERUZZO
03 – NEIVA DALMOLIN E OLIENES CAVALERI 12 – EVANILDE CHIODI E NELSON LÁZARI
04 – LUCI VICARI E JACIR BRUGNERA 13 – MARIA DECESARO E RENATO CENSI
05 – EDITE TONINI E JOÃO RIEGER 14 – NEIVA ZANINI E ALCEU BRUGNERA
06 – LOURDES SALINI E VALDECIR DALMÁS 15 – DOLORES SUDER E ADEMIR GUISOLFI
07 – VILMA VALAR E NILTON ZALTA 16 – MARIA DELAZARI E ÂNGELO SANTIN
08 – LUCI CANTON E HÉLIO DEITOS 17 – ANGELINA FOLETTO E LUIS SUDER
09 – INES CENSI E SÉRGIO GUIGI

Participa somente no Individual: IDACIR SCRITORI.

As rodadas serão realizadas nos dias 27 de Junho e 04 de Julho, a partir das 14h30min, no Pavilhão de Esportes do Clube Social e Cultural Gaúcho. A entrega da premiação com jantar de confraternização será no dia 11 de Julho, a partir das 19h.

Promoção: Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa
Realização: Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo
Departamento de Esportes
Departamento da Juventude
Apoio:
- Conselho Municipal de Esportes
- Clube Social e Cultural Gaúcho

 

46ª Ciranda Cultural de Prendas e 28º Entrevero Cultural de Peões Fase Regional Serafina Corrêa

Nos dias 20 e 21 de Junho de 2015, o município de Serafina Corrêa recebeu crianças e jovens para a escolha dos novos representantes da 11ª Região Tradicionalista, na 46 edição da Ciranda Cultural de Prendas e 28º Entrevero Cultural de Peões. No sábado, 20, no Ginásio Municipal Carreiro, Parque de Rodeios, aconteceu o cerimonial de Abertura Oficial do evento, com a presença do Vice-Prefeito, Francisco Bernardo Mezzomo, da Secretária de
Assuntos Especiais de Governo, Inelves Maria Piloto Carnavalli, do Vereador Gilmar Facco, representando o Poder Legislativo, Secretários e demais servidores municipais. Das autoridades tradicionalistas, estavam presentes o Conselheiro do MTG, Adiles de Freitas, o Coordenador da 11ª Região Tradicionalista, Luis Carlos Rigon, a Diretora Cultural da 11ª RT, Adriana Borille, a Patroa do CTG Sinuelo da Serra, Vanda Trento, Prendas e Peões Regionais e Estaduais, demais
autoridades, entidades e a comunidade.

Durante os dois dias, 51 concorrentes, entre Prendas e Peões, participaram de diversas provas. As Prendas realizaram a Mostra Folclórica e suas provas artísticas e orais. Já os Peões, no primeiro
dia, realizaram as provas campeiras de galpão e, no domingo, as provas orais e artísticas.
Estavam presentes 16 CTGs da região, sendo que algumas cidades possuem dois Centros de Tradições cada. No sábado, 27 de Junho de 2015, acontecerá a prova escrita, no Colégio Estadual Carneiro de Campos. E para finalizar, haverá o Fandango com a Divulgação dos Resultados, no Ginásio Municipal Santin - Bairro Santin, com início às 22h.

23 de junho de 2015

coleguinhas

esta vou me autogozar,...fazer o que

CHEGO NA 6 ULTIMA A SB, UM FRIO DE 2,3 GRAUS, UM GEADÃO, OS CARROS COM GEADA ENCIMA. FIZ FOTOS...

VOU PRO EXECUTIVO HOTEL, LARGO AS COISAS E AS 7 DA MATINA VOU PRA RÁDIO CULTURA. SEI QUE NESTA HORA O EDSON ARCE APRESENTA UM PROGRAMA AO VIVO....TEM GRANDE AUDIENCIA, TÁ TODO MUNDO ACORDANDO E OUVINDO. É ASSIM COMO O MACEDÃO, DÁ DE RELHO NA CONCORRENCIA, PQ ENTRA O PRATO FINO COM NOTICIAS DA NOITE DA POLICIA E TUDO MAIS E DA REGIÃO TB.

QUANDO ADENTRO A PORTA SEM BATER, COM AQUELE FRIO NÃO TINHA NG NA PORTARIA, O EDSON ARCE QUASE TEM UM FILHO...NA MESA DANDO ENTREVISTA ESTAVA OUTRA MALA, PELO MENOS ASSIM CONSIDERADO...QUE SEMPRE QUE VAI A SB PROCURA A CULTURA...
ARCE SÓ FALTOU ME DIZER:

-PO DUAS MALAS NÃO DÁ....

MAS ME DEU UMA GOZADA NO AR...QUE EU ENTENDI....(oLIDES CANTON)

 

coleguinhas

HISTORIAS DO LARA(SILVIO)

Silvio Lara foi com Flávio Pereira, há cerca de dois meses atrás, prum encontro de prefeitos, da Famurs, numa praia do LN.

Lá estavam os ministros PEPE VARGAS E ELISEU PADILHA....

qUANDO CHEGARAM NO GABINETE DO PREFEITO LUCIANO, DA PRAIA ESTA, LARA APRESENTOU UM PROJETO DIZENDO QUE ELE FAZIA DVDs...pras prefeituras.
O prefa quis conversar.

Lara olhou pro telefone fixo na mesa do prefeito e se atracou nele..

- FILHO, TOU AQUI NA PRAIA, MAS SO PAI VOLTA....

Luciano só olhava pro FLAVIO PEREIRA, COMO QUEM DIZ. ESTE SUJEITO É LOUCO....

* Outra do LARA

QUANDO PEPE VARGAS TERMINOU DE FALAR, DEPOIS DE UM BOM TEMPO, ele foi dar uma coletiva. Havia ali uns 4 ou 5 reporteres.

LARA COM AQUELE SEU BAITA ' CEBOLÃO' UM GRAVADOR DE TROCENTOS ANOS ATRÁS, FOI PRA CIMA DO MINISTRO:

- COMIGO NÃO, COMIGO É SÓ EXCLUSIVA..

PUTA VEIA, NO BOM SENTIDO, PEPE LOGO ENTENDEU QUE O SUJEITO ERA MEIO ALOPRADO.

E CONCEDEU A ENTREVISTA SÓ PRO LARA.

NA VOLTA A PORTO ALEGRE, LARA DISSE PRO FLÁVIO PEREIRA.
- USA TU PQ NÃO TENHO ONDE DIVULGAR.

EU NÃO, DISSE FLÁVIO, EU JÁ TENHO A MATERIA E FUI LÁ PELO PADILHA

* Padilha encheu o saco do discurso do PEPE

Pepe Vargas se alongava no discurso, se alongava....ai Eliseu Padilha, olhou pra assessora e ela entenndeu. O chefe queria o JORNAL QUE FLAVIO PEREIRA TAVA LENDO NO AUDITORIO.

Foi lá e confiscou o jornal. PADILHA PASSOU O RESTO DO DISCURSO DO PEPE LENDO O JORNAL QUE O FLÁVIO TINHA LEVADO. NAO SEI SE AINDA ERA O O SUL QDO ERA IMPRESSO.

 

VÃO DEGOLAR

em entrevista agora 2 f pela manhã, o dep de santiago que ' entregou a ALRS deu a entender que já sabe que será cassado. mesmo que agora peça desculpas.

tanto que tá dizendo que vai comprar um caminhão boiadeiro e trabalhar na região de santiago.

 

MANHA DE SEGUNDA

NESTA MANHA DE SEGUNDA EM QUE O SOL NÃO PINTOU, OC ATAMARÃ ENCOSTA NO CAIS VINDO DE GUAIBA....

* AGUARDO MINHA NETA VIR DO RJ PRA LEVA-LA PASSEAR NELE!

 

DITADURA MILITAR

TÁ ACONTECENDO UM CICLO DE FILMES SOBRE A DITADURA NO CINEMA DA URGS. ATÉ O FIM DO MES. APROVEITEM....

FILMES RAROS.

 

MUSEU DO BRIZOLA

ACHO QUE NÃO VI POR AÍ ESTA NOVIDADE.

O PREFA FARELO DE SB ANUNCIOU A BEIRA DO TUMULO NO DOMINGO QUE JÁ COMRPOU O TERRENO PRA FAZER UM MUSEU PRO BRIZOLA.

E DISSE:

AGORA VCS SE VIREM PRA ARRUMAR O DINHEIRO PRA FAZER.
EU JÁ COMPREI O TERRENO.

O TERRENO FICA AO LADO DO MUSEU DO GETULIO, QUE SERÁ REINAUGURADO DIA 3 PROXIMO. NA AV. PRESIDENTE VARGAS.

ASSIM SÃO BORJA OU O PDT NÃO VAI SO NO CEMITÉRIO, VAI TB NOS MUSEUS....

 

de São Borja

no almoço no tropilha criolla, dois politicos beberam vinhos.

o pres da cmsão borja, valério cassafuz e o sec vieirinha. cassafuz tomou vinho argentino.

* a maioria foi de ceva mesmo, ou coca cola.....como o capincho.

* prato fino almoço na mesa com a gente....

* tava bem quieto....

 

de São Borja

O CELSO LOPES MANDOU TIRAR UM AR CONDICIONADO QUE HAVIA NUMA SALA DE ESTAR DO SEU HOTEL.

* NG ENTENDEU ATÉ AGORA O MOTIVO.....

* ALGUÉM ME DISSE QUE FOI PQ ELE CHEGOU NUMA MADRUGADA MUITO QUENTEE NO HOTEL E O VIGIA DORMIA NO SOFÁ BEM FRESQUINHO AO INVÉS DE CUIDAR DA PORTARIA...

SERÁ????

 

de São Borja

DOMINGO A ' FRONTEIRA VERMELHA' AMANHECE COM BANDEIRAS DO PDT. LEMBRANÇA DOS 11 ANOS DA MORTE DE BRIZOLA.

NO CASO, NA CASA DO FLORENCIO, OU FLORENCINHO, OU TB CHAMADO DE ' CHITA'...NO LA BARCA....

 

de São Borja

SB ESTÁ SEM REPRESENTANTE NA ALRS...

* o ultimo foi cassiá carpes

* que,dizemas más línguas, se limitava a distribuir CAMISETAS DO GREMIO E DO INTER.

* O DEP. EDUARDO LOUREIRO foi no domingo encontrar-se com CELSO RIGO, no hospital ivan goulart.

Rigo comprou um aparelho de oncologia pro hospital.custo 6 milhões de reais.

Mas tem que ter licença estadual e fed pra usar.

LOUREIRO FARÁ MEDIAÇÃO COM SEC DA SAUDE E COM MIN....

* rigo esperou meia hora no dom o deputado chegar que estava em compromissos do brizola.

* este dep corre mais que maratonista....(OC)

 

de São Borja

RIGO PROFISSIONALIZOU A ADMINISTRAÇÃO DO IVAN GOULART.

TODOS OS DIAS OS 4 DIRETORES DÃO EXPEDIENTE A TARDE NO HOSPITAL.

SÓ NÃO VAI QUEM TÁ VIAJANDO.

* SEN lasier martins deu bola fora não ir a sb pelos 11 anos sem brizola.

é novato no pdt....

e quer ser gov pelo partido.

* acho que vão dar rasteira nele.

 

de São Borja

a catedral e a cruz missioneira na sua frente.

o santo devolvido depois de muito tempo em Assunção.

 

de São Borja

homenagens a brizola na cmsb dom ultimo


dep sossella


vieirinha e cherini


lupi, de barba


dep loureiro e ver celso lopes no evento


neusa penalvo, de costas( deverá concorrer a vereadora ano que vem)


ex-ver aneron correa da rocha

e cenas do dom na cmsb

 

de São Borja

11 anos sem brizola

o ' prato fino', reporter da cultura descobriu que uma reporter da globo andava por aqui...comunicou logo ao deco, que faz a col social....

* miro bacin e adriana duval profis da unipampa, foram ao almoço no tropilha criolla....

* osdois mantém uma coluna na fsb.....sobre tipos da cidade.

* o brizolista ISRAEL LOPES não foi as homenagens desta feita....

* Glenda diniz apareceu falante como sempre....

* próximo grande evento do trabalhismo, como diria collares,será dia 3.7 quando reinaugura o museu getulio vargas.

* revoada de autoridades, com a presença do sen cristovão buarque.

* ele exigiu que seja montada uma palestra sua com profis municipais.

voltou a barba no pdt. lupi e cristhopher goulart a usam....

* são borja tá pichada de fora lupi....

* quem a mandou fazer hj dirige o pdt de são borja

* e anda aqui com o lupi....

* são os interesses, como diria o finado brizola, que foi o homenageado.

* a politica é assim mesmo....

 

de São Borja

o autor no tumulo de gregório fortunatto e dona celeste penalvo coloca rosas no mesmo...no ultimo dom

 

de São Borja

os profis do jornalismo da unipampa, adriana duval e miro baccin, no almoço dom no ctg tropilha criolla....

eles lecionam e vivem em sb.

foram casados pelo colega cronista RAMÃO AGUILAR....

 

de São Borja

DEP POMPEO DECLAMA SEUS POEMAS ANTES DO ALMOÇO NO CTG TROPILHA CRIOLLA NO DOM PASSADO.

 

Posadas

de férias, capincho se mandou pra Posadas. é pertinho de SB. é o onibus é tri barato 25,00 pilas, mais barato que ir a Garruchos qdo havia bus pra garruchos, agora cortaram....

capincho pelo visto tá sendo privado de tudo o que é bom na vida. por sorte, o fdm ainda me ganha a quadra da mega sena.....mais um pouco e ele pegava 50 mil....

De: letier12
Enviada: Segunda-feira, 22 de Junho de 2015 20:02

Passando mal em Posadas

 

Trabalho científico sobre HPV desenvolvido na FEPPS/CDCT recebe menção honrosa internacional

este blog tem assunto sério tb(olides)

O artigo entitulado "Comparison of urine and self-collected vaginal samples for detecting human papillomavirus DNA in pregnant women",desenvolvido pelo grupo de pesquisa do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS) recebeu destaque internacional. Publicado na revista International Journal of Gynecology and Obstetrics (IJGO), o trabalho foi contemplado com menção honrosa pelo Conselho Editorial da revista, superando outros 74 artigos de grande relevância. A publicação trata sobre o uso de amostras de urina como alternativa para o diagnóstico e identificação de Papilomavirus Humano (HPV) em mulheres grávidas.

De acordo com a diretora do CDCT, Lucia Rossetti, o estudo traz a primeira descrição do uso de amostra de urina em mulheres grávidas para o diagnóstico de HPV. “Não é por acaso que foi um dos artigos mais acessados no ano de 2014 nesta revista. Os resultados representam um avanço, pois o uso de amostras não invasivas pode aumentar a adesão de mulheres grávidas a programas de rastreamento, auxiliando na prevenção e, reduzindo a transmissão do HPV e prevenção do câncer de colo de útero”, explicou.

Com o propósito de incentivar cientistas a enviarem seus melhores artigos de investigação clínica, a IJGO é a publicação oficial da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), que é a principal organização internacional para a especialidade de obstetrícia e ginecologia. “A FIGO é dedicada a melhorar a saúde das mulheres em todo o mundo, por isso, recebemos com satisfação e orgulho o reconhecimento de ter um trabalho desenvolvido na FEPPS/CDCT premiado em uma revista científica internacional de grande importância. Foi uma surpresa, pois não sabíamos da existência desta premiação. O trabalho sério em pesquisa continuará, agora incentivado por mais esta conquista”, finalizou.

 

do mirnonneto.com

Para investidores, Gramado continua sendo um porto seguro

Mesmo com o quadro adverso da economia (e da política) brasileira, Gramado continua sendo um porto seguro quando o assunto é investimento. O colunista tem conversado com investidores gramadenses e de outros Estados, e pode assegurar que os valores que estão para ser aportados no município são bastante expressivos, especialmente em três setores: hotelaria, parques temáticos e centros comerciais.
Desde o início do ano, o que caiu foi a venda de imóveis para o consumidor final, que está mais cauteloso na hora de aplicar suas economias. Tanto é verdade que a receita com o ITBI (Imposto de Transmissão Sobre Bens Imóveis) caiu 30% nos primeiros quatro meses do ano. Mas os negócios de grandes áreas estão mais ativos do que nunca.

 

Valor dos aluguéis comerciais deverá sofrer readequação

A tal da crise não é tão feia por aqui em função de dois fatores básicos: 1 - Com a alta do dólar, o brasileiro voltou a valorizar as viagens pelo país, e Gramado está no topo do desejo de cada um; 2 - O alto nível de investimentos em hotéis, empreendimentos residenciais e parque temáticos.
Contudo, o comércio é o que mais sente a retração e a tendência é que ocorra uma readequação dos valores de aluguéis que chegou na estratosfera. Uma grife de malhas trocou um prédio de esquina por uma loja em centro comercial, quatro meses após seu desembarque na cidade. Outra grife de moda vai entregar um prédio de esquina, em função do alto custo do aluguel. É um sinal. Assim como as dezenas de lojas vazias nas ruas Garibaldi e São Pedro.

 

O dia em que dois ferreiros criaram uma "fábrica de moedas"

Quem deseja conhecer um pouco mais da história de Gramado, de forma leve e divertida, não pode deixar de ler "Gramado em crônicas histórias", do professor Romeo Riegel. Entre os episódios relatados, está a história de uma "fábrica de moedas" no início dos anos 50. "O mais romântico e sensível dos atos que mereceram cadeia foi praticado por dois irmãos ferreiros que resolveram fabricar dinheiro. Autênticos, sinceros e confiantes em sua arte, produziram moedas de exemplar qualidade técnica e, se não tivessem sido delatados por vizinhos infiéis, até hoje estariam prosperando no ramo. De retorno à cidade, após cumprirem pena em Taquara, viraram respeitosas celebridades às quais eu, como guri, me submeti com inesquecível veneração", descreve Riegel.

 

5ª Feira Vegana de Porto Alegre

 

de Serafina

Banda Municipal participa de Encontro de Bandas em Sarandi

No dia 19 de Junho de 2015, a Banda Municipal de Serafina Corrêa participou do III Encontro de Bandas Marciais no município de Sarandi. O evento foi realizado em frente à Praça Farroupilha e contou com a presença de diversas bandas da região. O III Encontro de Bandas, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Departamento de Cultura, fez parte da programação do 76° Aniversário Político Administrativo de Sarandi. O Poder Público Municipal parabeniza a todos que fazem parte do Projeto Cultural Banda Municipal pela ótima apresentação no evento, representando belissimamente o município de Serafina Corrêa.

 

Festa Junina na Escola Municipal João Corso

A Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso, juntamente com o Círculo de Pais e Mestres e o Conselho Escolar, realizou uma Festa Junina, nas dependências da Escola, no dia 18 de Junho de 2015, nos dois turnos, alegrando assim todos os alunos. Houve, muita animação e integração, pipoca, amendoim, pivica, pinhão, cachorro-quente, pastel, chocolate quente e a tão esperada pesca, onde os alunos se divertiram e se alegraram, interagindo entre todos. A Festa Junina obteve pleno êxito. Direção, professores e pais de alunos se empenharam na coleta de doações de brindes para o sucesso da pesca. A Escola Municipal João Corso agradece a ajuda recebida dos professores, do Círculo de Pais e Mestres e do Conselho Escolar, dos pais dos alunos; enfim agradecer a todos que se dedicaram, em prol do sucesso da nossa Festa Junina.

22 de junho de 2015

de São Borja

EM DIA CASMURRENTO, SB HOMENAGEIA BRIZOLA....



dEPOIS DE UM FRIO DE RENGUEAR CUSTO NA 6 FEIRA, QUANDO OS TERMOMETROS NA PRAÇA xv DE NOVEMBRO CHEGARAM A 3 GRAUS AS 7 DA MANHÁ, SB AMANHECEU QUENTE E NUBLADO NESTE DOM EM SB...

FUI A MISSA DAXS 9 NA CATEDRAL SÃO FRANCISCO DE BORJA E MESMO COM O TEMPO NUBLADO HAVIA UM BOMPUBLICO.

FUI O PRIMEIRO A CHEGAR A CAMARA MUNICIPAL PRA VER AS HOMENAGENS. APENAS ATRAVESSEI UMA QUADRA DO HOTEL EXECUTIVO DO VEREADOR CELSO LOPES, O CAMUNDONGO, QUE DISCURSOU NO EVENTO DO BRIZOLA.

LOGO DEPOIS COMEÇARAM A CHEGAR, DEPUTADOS, VEREADORES, PRESIDENTES DO PDT DE VÁRIAS LOCALIDADES...ENFIM, OS QUE SEMPRE COMPARECEM NESTAS HORAS.

DISCRETO, O DEPUTADO EDUARDO LOUREIRO, DE STO ANGELO, FOI O PRIMEIRO DO PDT ESTADUAL A CHEGAR NO VENTO DA CMSB;

eLE FICOU APENAS EM SB ATÉ COMEÇAR O ALMOÇO NO ALMOÇO NO CTG TROPILHA CRIOULLA. DEPOIS SEGUIU ROTEIRO PELA REGIÃO A BORDO DE SUA POSSANTE CAMIONETE.

A DEPUTADA JULIANA BRIZOLA TROUXE NO AVIÃO JUNTO DELA O MARIDO, O ' RAMBO' E OS DOIS FILHINHOS. A FILHINHA BEM PEQUENENINHA AINDA MAMA. NÃO SE VIU A DEPUTADA AMAMENTAR A FILHA, MAS O ' RAMBO' DEU MAMADEIRA A ELA NO CEMITERIO JARDIM DA PAZ, ENQUANTO OS DEMAIS COLOCAVAM FLORES NO TUMULO DE BRIZOLA E DISCURSAVAM....

lupi, o presidnte do pdt, NO FINAL DO EVENTO NO CEMITÉRIO, QUE NÃO DUROU MUITO,pediu a todos cantarem o HINO DA INDEPENDENCIA, O PREFERIDO DE BRIZOLA.

ALGUNS DOS QUE DISCURSARAM LEMBRARAM DO VELHO CAUDILHO, COMO SE ELE ESTIVESSE PRESENTE....

DONA CELESTE PENALVO, PDT HISTORICO, JOGOU AINDA FLORES NO TUMULO DE GREGORIO FORTUNATTO. ELA DISSE QUE BRIZOLA SEMPRE FAZIA ISTO QUANDO IA AO CEMITÉRIO VISITAR O TUMULO DE DONA NEUZA, SUA ESPOSA, QUE LÁ ESTÁ SEPULTADA.pOR SINAL, NO MESMO TUMULO, ESTÁ TB O ESQUIFE DO PRESIDENTE JANGO QUE NO NAO PASSADO FOI EXUMADO PELA COMISSÃO DA VERDADE.

BRIZOLA E JANGO SEMPRE MANTIVERAM EM VIDA UMA RELAÇÃO TUMULTUADA. NO EXILIO QUASE NÃO SE FALARAM....

NO FIM DA VIDA D EJANGO, HOUVE A RECONCILIAÇÃO.

NO CTG TROPILIA CRIOLLA, OS DISCURSOS PROSSEGUIRAM. FOI A VEZ DO DEP. FEDERAL AFFONSO MOTTA, DO ALEGRETE, CONTAR EPISÓDIO DA CAMPANHA DE 1962, COM EGYDIO MICHAELSEN, OCORRIDO ESTE EPISÓDIO NO ALEGRETE.

POR FIM O SEC DA EDUCAÇÃO, VIEIRINHA DA CUNHA, UM DOS QUE MAIS FALARAM NOS EVENTOS DEU POR ENCERRADO O EVENTO PQ TINHAM QUE VOAR A PORTO ALEGTRE JÁ QUE O TEMPO RUIM NÃO PERMITIA AO AVIÃO DECOLAR MUITYO TARDE. MAS ANTES FORAM VER A ESCOLA DONA NEUSA BRIZOLA CONSTRUIDA EM SB.

OLIDES CANTON, DE SÃO BORJA.

 

11 anos sembrizola...

homenagens a brizola

brizola sendolembrado nos 11 anos de sua morte

 

de são borja....

vereador celso lopes em frente a seu hotel....



e pessoas enfrentando o frio da ultima 6


bicca, edson arce,' prato fino' na cultura am....

na sec da educação na manhã cedo de 6



frio em são borja na 6

 

Cinema

PERTO DE BUENOS AIRES A PERMANÊNCIA DO SONHO INTENSO EM TOMORROW

por Eron Duarte Fagundes

Um passeio por quatro filmes no primeiro fim de semana de junho, o mês dos namorados, abre as fendas de algumas frustrações contemporâneas. Frustrações que se bifurcam: ou o labirinto de nossas melancolias de espectadores cediços. Bem perto de Buenos Aires (Historia del miedo; 2014), de Benjamin Naîshtat, é um paradigma de boa parte do cinema argentino que aporta por aqui. Tem suas intenções sociais ou políticas, é feito com as armas aparentemente certeiras de uma narrativa objetiva, mas muita coisa fica pelo caminho e o resultado é inesperadamente frouxo e desconjuntado para os elementos em cena. Acrescem-se ainda algumas características obscuras e alegóricas da encenação, e o fracasso estético logo se desenha.

Permanência (2015) é o filme nordestino da hora. Dirigido por Leonardo Lacca, o trabalho foi muito elogiado naqueles festivais brasileiros em que os espectadores formam uma espécie de gueto em que a disposição para amar certos filmes se evidencia facilmente. Irandhir Santos e Rita Carelli dividem magistralmente a cena, ele um fotógrafo pernambucano que vai a São Paulo expor suas fotografias, ela uma ex-namorada agora casada com outro. Os toques de liberdade emocional e sexual são esboçados pelo realizador de maneira difusa e pouco convincente. Sente-se também o problema do som, em que o que as personagens dizem é quase inaudível. Arrastado e formalmente sensível, Permanência não permanece mesmo por muito tempo em nossa memória estética.

Um sonho intenso (2014) é um documentário brasileiro. A história política e social brasileira repassada em algumas imagens. Tem seu valor histórico, antropológico ou de simples informação para quem não viu aquilo antes. É resgatada a entonação dos velhos discursos políticos. As vozes de Getúlio Vargas, João Goulart, Juscelino Kubitchek ecoam um tipo de fala (som da voz) que se perde no anacronismo dos tempos. Mas é sempre bom rever: a envelhecida oratória brasileira. No entanto, o documentário de Júlio Mariani não vai além disto: um registro direto. Cinematograficamente, de pouco relevo.

Tomorrowland — um lugar onde nada é impossível (Tomorrowland; 2015), de Brad Bird, é a aventurina da hora em Hollywood. Dizem que teria fracassado nas bilheterias: teria feito menos dinheiro do que teria custado. Autêntico filme de garotas, embora George Clooney carregue o estrelismo mais visível, suas ações excessivamente fantasiosas e sem quaisquer pés no chão para amparar o cérebro do observador, reduzem talvez seu alcance com o público. Casey Newton e Raffey Cassidy estão simpáticas dentro dos quadros, mas não passam disto. Um tipo de distração cinematográfica duvidosa, é verdade, mas, ao que parece, necessária para os rumos comerciais do cinema, mesmo que o balanço de receita e despesa possa eventualmente dar negativo.

 

Pedetistas homenageiam Brizola no dia que marca os 11 anos do seu falecimento

Foto: Roberto Witter

Neste domingo, dia em que a morte do ex-governador Leonel Brizola completou 11 anos, lideranças do PDT promoveram uma série de homenagens em São Borja, cidade onde ele está sepultado. A Câmara de Vereadores realizou sessão solene. Logo após, rosas foram depositadas sobre o túmulo dele, no Cemitério Jardim da Paz.

“Esse dia 21 é dia de deixar uma rosa no túmulo de Leonel Brizola, assim como ele fazia com Getúlio, para mostrar que nós sabemos de onde viemos”, disse a deputada estadual Juliana Brizola, neta do líder trabalhista.

O tom principal dos discursos foi o compromisso que a atual geração mantém com as bandeiras históricas do partido, como a defesa de uma educação pública de qualidade.

“Foi-se o Brizola, mas ficou seu legado e sua referência. Todos nós somos herdeiros de Brizola”, discursou o presidente estadual da sigla, Pompeo de Mattos.

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, lembrou que hoje, passados mais de 30 anos desde o início da construção dos CIEPs no Rio de Janeiro, o Plano Nacional de Educação coloca o Ensino em Tempo Integral como uma prioridade.

“Essa é a diferença de Brizola para a maioria dos políticos. Ele enxergava adiante do seu tempo. Aquilo que ele fez há mais de 30 anos, hoje é reconhecido como uma política pública de educação nacionalmente, nos Estados e nos municípios”, lembrou Vieira, acrescentando que o tema consta também no Plano Estadual de Educação, que tramita na Assembleia Legislativa e deve ser aprovado esta semana.

O ato no cemitério Jardim da Paz acabou da mesma forma com a qual Brizola costumava encerrar atos partidários: entoando o Hino da Independência. Quem puxou o coro foi o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que viajou ao Estado especialmente para as homenagens.

“Brizola era um patriota. Se tem uma palavra que pode resumi-lo é esta. Ele amava profundamente a pátria brasileira, e não media sacrifícios para demonstrar esse amor”, disse Lupi.

 

Convenção Comunitário

Não esqueça! Amanhã, a partir das 9h, o Movimento Comunitário do PMDB-RS realiza o seu Encontro Estadual na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, nº 1323). O período da manhã será destinado a explanações e a tarde será realizada a 3ª Convenção do núcleo, com a eleição dos integrantes do Diretório Estadual. O ato político está marcado para ao meio-dia.

 

Fórum das Vereadoras

Amanhã, 20 de junho, partir das 8h30, o Fórum Permanente de Vereadoras do PMDB-RS realiza o seu 2º Seminário. Com o tema “Integração e Aperfeiçoamento Político”, o encontro trará para o debate assuntos como os programas de políticas para as mulheres e o cenário político e as próximas eleições. A atividade, que tem o apoio do PMDB Mulher, do Diretório Estadual e da Fundação Ulysses Guimarães (FUG), será realizada na sede estadual do PMDB. O presidente estadual do partido, deputado Ibsen Pinheiro, será um dos painelistas do encontro.

 

Prefeito de Crissiumal

Após os eleitos no último pleito municipal (2012) serem cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano, Crissiumal realizou a Eleição Suplementar no último domingo (14) e Roberto Bergmann, do PMDB, foi eleito o novo prefeito da cidade. Bergmann e seu vice-prefeito Elisio Antonio Eckert (PSB) conseguiram a vitória com 4.738 votos. A coligação "Um novo jeito de governar: com união e paz", é composta por PMDB, PSB, PP, PTB, PSDB e PSD.

 

Bancada gaúcha

Em tempos de austeridade, transparência e medidas fortes do governador José Ivo Sartori para recolocar o Estado em um caminho onde se arrecade mais do que que se gasta, o que mais ouve-se por parte dos partidos de oposição é a crítica pela crítica ao modelo de gestão responsável, proposto desde 1º de janeiro deste ano. Na Assembleia Legislativa, a bancada do PMDB, com um discurso afinado de coerência, segue sua defesa às alternativas propostas por Sartori.

 

Curso de Formação

A JPMDB-RS e a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) realizam no próximo domingo, 21 de junho, das 9h às 18h, o Curso de Formação de Mediadores. O momento será dedicado a capacitação dos coordenadores regionais, executiva estadual da Juventude e de pessoas interessadas em atuar como mediadoras no processo ensino/aprendizagem dos cursos oferecidos pela Fundação. A atividade será realizada na sede da FUG/RS (Avenida Borges de Medeiros, 410. Edifício Sulacap, 12º andar. Centro).

 

Associação de Prefeitos

A Assembleia Geral para eleição da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Associação de Prefeitos e Vice-Prefeitos terá a participação dos secretários estaduais de Governo. O evento, que acontece no dia 29 de junho, entre às 14h e 17h, será destinado à votação e explanação dos secretários sobre a gestão e situação política e econômica do Estado. A atividade será na sede estadual do partido, em Porto Alegre. Estão convocados todos os prefeitos e vice-prefeitos filiados e no exercício de seus mandatos. A programação completa e os documentos referentes à eleição estão disponíveis no nosso site.

 

Túnel do Tempo

 

de Serafina

geada em serafina na 6

fotos de serafina correa,gentiliza da sabadin

 

2º Intercâmbio Musical em Serafina Corrêa

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Cultura, estará realizando o 2º Intercâmbio Musical, entre o Coro de Câmara da Universidade Federal de Santa Maria e o Coral Municipal de Serafina Corrêa. O encontro acontecerá no dia 05 de Julho de 2015, domingo, às 20h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário. O Intercâmbio Musical tem o objetivo de valorizar os talentos locais, prestigiar a apresentação do Coro visitante, além de incentivar a divulgação da arte através da música, a cultura, o lazer e entretenimento para a comunidade serafinense. Prestigie, participe do 2º Intercâmbio Musical que acontecerá no dia 05 de Julho, domingo, às 20h, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, centro de Serafina Corrêa. O evento é gratuito. Mais informações: 3444 8115.

19 de junho de 2015

EXCLUSIVO DE SÃO BORJA

o deputado estadual ADROALDO LOUREIRO, PDT, QUER NEUZA PENALVO CANDIDATA A VEREADOR NO ANO QUE VEM.

* nEUZA É DIRIGENTE DO PDT LOCAL.

 

A ESTETICA DO FRIO

no gambrinus, valter todt, da todt comunicações usa um charmoso boné pra proteger a careca. e come uma bergamota já bem doce, que chegou do vale do caí....tudo isto no gambrinus à hora do almoço.(OC)

 

Freira

a freira caminhava hj com frio e tudo pela carazinho...ia pra missa,saindo do convento....

 

Lagarteando

lagarteando na pr da alfandega na 4 feira e na arq. da urgs

solzinho de 4 passada na pr da alfandega

o calorzinho de 4 f passada na pr. da alfandega levou muita gente a lagartear....

 

sb

sigo esta noite de 5 pra sb....

sabado vou ter encontro com o dr. ibere pra discutirmos livros sobre jucão

há a chance de que venhamos a juntar forças.

* no domingo acompanho as homenagens a brizola pelos 11 anos de falecimento.

* claro que terá muito trago com capincho et caterva.....

 

11 anos sem Brizola!



No exílio, a famosa foto do KADÃO CHAVES !

Kadão me contou a história desta foto: ele, LUIS CLAUDIO CUNHA E A DEDÉ PORTO foram a URUGUAI, |MOntevideo, pelos 10 anos da ditadura militar, isto foi em 1974.

BRIZOLA QUE TINHA UMA FAZENDOLA NOS ARREDORES DE MONTEVIDEO PASSOU O DIA RESISTINDO, DIZENDO A LUIS CLAUDIO CUNHA, DA SUCURSAL DA VEJA DE PORTO ALEGRE, QUE ELE NÃO DARIA ENTREVISTA.

ENQUANTO LUIS CLAUDIO E KADÃO FORAM ATRÁS DE BRIZOLA, DEDÉ PORTO FOI PROCURAR JANGO NUMA PRAIA DO URUGUAI.NEM JANGO QUERIA FALAR, DEPOIS FALOU.

MAS A FOTO DO KADÃO ACABOU SAINDO NO FIM DO DIA, QUANDO FINALMENTE BRIZOLA, CONCORDOU COM QUE FOSSE FOTOGRAFADO NA SUA FAZENDOLA.

- DE LÁ VOLTAMOS PRA MONTEVIDEO( ELES FORAM DE TÁXI) NA KOMBI DO BRIZOLA. ELE MESMO DIRIGIA, ME CONTOU KADÃO . A FOTO VIROU UM ICONE DE BRIZOLA NO EXILIO. FAZIA 10 ANOS QUE ELE AMARGAVA ESTE EXILIO. QUE DUROU AO FIM E AO CABO 15 ANOS - (1964-1979)

 

11 anos da morte de BRIZOLA



brizola e seus ' cupinchas' de São Borja!

 

11 anos sem Brizola



NA LEGALIDADE, BRIZOLA COM SUA ' LURDINHA'. A MATRACA VIROU MALDITA, OU MELHOR, A FOTO DELE COM A MATRACA VIROU MALDITA. QUERIAM QUE FOSSE RETIRADA DA SEDE DO PDT , NA FELIX DA CUNHA, EM PORTO ALEGRE PORQUE SEGUNDO ALGUNS ' NÃO PEGAVA BEM'. OU SEJA, QUEREM APAGAR A HISTÓRIA DO VELHO CAUDILHO.

ao lado de BRIZOLA, cel. NEME!

 

11 ANOS SEM bRIZOLA



quem viu o velho caudilho discursar, viu, quem não viu não verá mais...

nunca vi brizola discursar, apenas o vi uma vez na vida, no velório do colega CARLOS CONTURSI, num domingo de tarde muito quente no hall de entrada da ALRS onde se velou o fotografo que acompanhou o caudilho a vida toda.

dizem as más línguas que sempre que dona Neusa Goulart, esposa de tio briza, via CONTURSI CHEGENDO DIZIA

_ leonel, leonel, aí vem teu tutor!!!!

pode ser apenas intriga da oposição!

 

11 anos sem brizola



este é um registyro do sepultamento de neusa goulart brizola.no cemitério jardim da paz, em são borja.

ELA MORREU NO DIA 7 de abril de 1993, E ERA esposa do ex-governador do rio grande do sul e do rio de janeiro, leonel de moura brizola.Ele aparece ajudando no carregamento do caixão. Uma grande multidão acompanhou seu enterro, a exemplo do que aconteceria anos depois com Brizola, enterrado no próprio cemitério. Neusa Brizola, irmã de Jango Goulart, fazia um trabalho social muito importante e por isto era muito admirada.

Sua morte se deu na semana santa daquele ano.

 

11 anos sem Brizola!



BRIZOLA VISITAVA MUITO O CEMITÉRIO JARDIM DA PAZ EM SB PRINCIPALMENTE NOS FINADOS E NA DATA DO ANIVERSÁRIO DE MORTE DE SUA FALECIDA ESPOSA. UMA ALUNA DA UNIPAMPA ESTÁ FAZENDO UMA PESQUISA SOBRE A PRESENÇA DO CAUDILHO NESTAS DATAS EM SB.

na foto pode-se ver O RADIALISTA PRATO FINO, EDuardo Belmonte, da rádio Cultura am de são borja, que sempre ia até o cemitério com brizola.

Neuza Penalvo, com as flores na mão , o vereador ISAQUINHO AINHORN, de porto alegre, ao lado de brizola, de oculos,atrás de neuza penalvo está um radialista de Santo Thomé.

 

11 anos sem Brizola!

Brizola,reporter PRATO FINO(eduardo belmonte) com camiseta da rádio cultura am, , Claudio freitas de Paula e valter sogrillo. em sb.

 

11 anos sem brizola!



BRIZOLA E DANILO GROFF!

 

11 anos sem Brizola!



CAPINCHO, ou também chamado de LETIER VIVIAN, com seu ' chefe, em 02.11.2003 no aeroporto joão manoel em são borja. este aeroporto já se chamava leonel brizola, mas quando os milicos assumiram,em 64, mandaram mudar pro nome atual.

 

11 ANOS SEM BRIZOLA



EM JUNHO DE 1966 A REVISTA REALIDADE, DA EDIT. ABRIL,FEZ UMA MATÉRIA SOBRE AS CONDIÇÕES DE VIDA DE BRIZOLA E JANGO NO EXILIO.

VIVIAM AS TURRAS. ...O TITULO DA MATEIRA; CUNHADOS EM CHOQUE!!!

O REPORTER FOI LUIS FERNANDO MERCADANTE.O FOTOGRAFO FOI LUIGI MAMPRIM!

 

11 anos sem brizola



A ISTO É DÁ NA CAPA A VOLTA DE BRIZOLA, COM A NETA NO COLO. BRIZOLA VOLTOU ' HIPPIE ' DO EXILIO, COM CABELOS COMPRIDOS....

NA VOLTA DO EXILIO, EM 1979, DE CABELOS DE ' HIPPIE'.

 

11 anos sem BRIZOLA!



A VEJA PEGA NO PÉ DE BRIZOLA. SEU FILHO ZÉ VICENTE, ENTREGA MUITA COISA....

EDIÇÃO DE 25/2/2004

Brizola morreria pouco depois.....

 

11 ANOS SEM brizola!

EM 7.11.2001, A VEJA FAZ UMA DEVASSA NA CONTABILIDADE DO CAUDILHO....

 

11 anos sem brizola



Enio Bacci, luisinho,brizola, ney ortiz borges, carlos lupi,vieirinha, na ultima visita de brizola a EXPOINTER....

 

11 anos sem brizola....



Luisinho, brizola e SERENO CHAISE, ANTES DO ROMPIMENTO ENTRE OS DOIS AMIGOS....

 

11 anos sem brizola



em junho de 1966, brizola sem barba, no exílio no Uruguai!

 

11 anos sem brizola!



brizola em são borja!

 

11 anos sem brizola...



da dir para esq dona yollanda goulart,scyla goulart do valle, celeste penalvo, neusa goulart brizola, maria goulart dornelles, e elfrides goulart macedo em taquarembó, no uruguai.

 

11 anos sem brizola....



BRIZOLA E SEU ESPOSA RETORNAM DO EXILIO, APÓS 15 ANOS

 

11 ANOS SEM bRIZOLA!

brizola sai do palácio piratini, depois das homenagens que os gaúchos lhe prestaram!

 

11 anos sem brizola

O GLOBO DÁ A MORTE DO SEU PRINCIPAL ' INIMIGO'....

 

11 anos sem brizola



CENTENAS DE PESSOAS FIZERAM FILA NA FRENTE DO PIRATINI PRA VER PELA ULTIMA VEZ O LÍDER GAÚCHO...



O CORTEJO LEVA O CORPO DE BRIZOLA PRO CEMITÉRIO JARDIM DA PAZ, EM SB....

A NOITE FOI CHUVOSA E FRIA....

 

11 ANOS SEM BRIZOLA



o corpo de brizola chega em são borja para as exéquias e depois o sepultamento!

 

11 anos da morte de brizola!

no dia 23.6.2004 o corpo de brizola passa na rodoviária de porto alegre....

estava lá e ouvi um cara no cel. dizendo:

- MAE MAE, O BRIZOLA TÁ PASSANDO AQUI!

foto de josé ernesto...da ALRS

 

11 anos da morte do brizola

* Kolecza ,reporter da zh, conseguiu voltar no avião do líder quando ele vinha de SB pra porto alegre, em 1979,depois que brizola voltou do exílio.

e notou que brizola espichava o olho pela janela do aviãozinho no qual vinham....

- o que procura lá embaixo,gov ernador,perguntou o repórter

- tou vendo se sobrou alguma das minhas brizoletas( as escolinhas rurais que ele mandou fazer....)

* Contam que numa das tradicionais vezes que brizola se hospedou na casa do percy penalvo, em SB,apareceu lá o DECO ALMEIDA, colunista social da folha de são borja.

e DECO perguntou:

- ONDE O SR. QUER SER ENTERRADO MESMO?

- olha, deco, disse desconfiado o velho caudilho, eu ainda não pensei nisto.

Pouco tempo depois morreria e foi enterrado em SB

 

11 aos da morte de brizola

esta o laurinho viu num programa de teve local - não sei se foi tve ou canal 2 - onde por sinal sempre o brizola ia qdo vinha a porto alegre.

José Mitchel do JB perguntou ao brizola:

- mas o sr. tem um passe livre na VARIG que ganhou do RUBEM BERTA....

Brizola disse 200 desaforos pro Mitchell que ouviu quieto....

* tem uma história ai sobre a ida do brizola ao camara dois.

o clovis duarte contratava umas estagiárias, que não tinham a menor idéia do brizola.

uma noite brizola chegou lá com seu tradicional estilo e a estagiária saiu perguntando

- o sr. veio fazer o que aqui?

- dar entrevista...

- qual sua profissão?

- sou engenheiro

- sobre o que o senhor vai falar mesmo??

aí dizem que brizola deu meia volta e foi embora.....

 

11 anos sem brizola



BRIZOLA CHEGA AO CEU. ENCONTRA JANGO E GETULIO....

dizem que lá eles não brigaram mais....

 

11 ANOS SEM BRIZOLA...



descendentes de brizola na politica....

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 20/06/2015) as 10h15min no Espaço Itaú assistiremos ao filme "Terremoto: A Falha de San Andreas" (San Andreas - 2015). Um terremoto atinge a Califórnia e faz com que Ray (Dwayne Johnson), um bombeiro especializado em resgates com helicópteros, tenha que percorrer o estado ao lado da ex-esposa (Carla Gugino) para resgatar a sua filha Blake (Alexandra Daddario), que tenha sobreviver em São Francisco com a ajuda de dois jovens irmãos.

No próximo Domingo (dia 21/06/2015) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "Cala a Boca, Philip" (Listen Up Philip - 2014). O escritor Philip (Jason Schwartzman) está em crise: ao mesmo tempo em que o relacionamento com a fotógrafa Ashley (Elisabeth Moss) não vai nada bem, ele não consegue lidar com a demora na publicação de seu segundo romance. A situação se transforma quando Ike Zimmerman (Jonathan Pryce), ídolo de Philip, oferece a sua própria casa para o escritor passar um tempo e refletir. Exibido no Festival de Locarno 2014.

 

de São Borja

De: letier12
Enviada: Quinta-feira, 18 de Junho de 2015 10:30

Em primeira mão o novo visual do Museu Getúlio Vargas.
Foto tirada hoje, quando vinha trabalhar.

Letier Vivian
São Borja/RS

 

PORTO ALEGRE RECEBE PELA PRIMEIRA VEZ A EXPOSIÇÃO "DEPORTADOS", DO ARTISTA URUGUAIO ROBERTO SABAN



A mostra pode ser conferida de 19/06 a 15/07 no Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 – Porto Alegre. A entrada é gratuita.

A Exposição "Deportados" do artista uruguaio, Roberto Saban, que retrata a busca intensa sobre os destinos dos avós paternos, perseguidos e deportados durante a Segunda Guerra Mundial, chega a Porto Alegre pela primeira vez entre os dias 19/06 a 15/07. Saban, através das obras, traz centenas de materiais tratados como cartas, fragmentos, jornais, fotografias, seres anônimos, que retratam lembranças e revelações familiares. São respostas oficiais sobre os destinos dos parentes, reconstrução de testemunhos e de perfistrabalhados pelo artista com a utilização da técnica da colagem. A exposição mostra elementos surpreendentes, e também, quase humorísticos, como brinquedos e pequenos objetos.

É a reconstrução de um mapa que se estende da Turquia - procedência da família de Saban - à Europa e da Europa para outros países da América. A mostra tem o apoio do Consulado Geral do Uruguai, em parceria da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, da B´nai B´rith/RS, do Colégio Israelita, do Inst. de Cultura Judaico "Marc Chagall" e do Museu de Direitos Humanos do Mercosul e do Memorial do Rio Grande do Sul.

As obras podem ser conferidas de 19/06 a 15/07 no Memorial do Rio Grande do Sul, Rua 7 de Setembro, 1020 – Porto Alegre, das 10h às 18h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 17h aos sábados. A entrada é gratuita.

Sobre Roberto Saban

Roberto Saban nasceu em Montevidéu (Uruguai), onde pinta de forma alternativa. Iniciou sua formação plástica em Buenos Aires, na Fundação Esteban Lisa. Estuda a arte em óleo nas Academias do Professor Eduardo Mac Entyre, ex-pintor argentino. Faz oficinas de técnicas mista sobre o papel com Alicia Díaz Rinaldi, artista argentina contemporânea. Saban também atua nas marcenarias de arte SUMIE (mistura de desenho com elementos de caligrafia, típico oriental) com professores japoneses. Conquistou a técnica de grabado na oficina AXA, ao lado de Lucrecia Orloff e Gabriela Aberastury, e no Museu Nacional de Grabado em Buenos Aires. Possui especializações em óleo e em clínicas de arte com a pintora e professora de arte, Gabriela Aberastury e, ministra seminários de aquarela na Academia Guillermo Roux.

Já expôs em Tóquio, Beijing, Seul, Londres, Paris, Torino, Roma, Toronto, Buenos Aires, Montevidéu, Punta del Este, Minas, Maldonado e Las Piedras.

 

Estado conquista R$ 15 milhões para a qualificação profissional de pessoas com deficiência

Foto: Marcelo Verlindo

Centro em tecnologia Assistiva será construído na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo

Uma reunião na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, selou nesta quinta-feira (18) a liberação de R$ 7,5 milhões para a implantação de um Centro em Tecnologia Assistiva na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. A medida beneficiará pessoas com deficiência e com altas habilidades.

O investimento total será de R$ 15 milhões. Além dos R$ 7,5 milhões oriundos do FNDE, o restante da verba advém de empréstimos tomados em nome do Estado junto ao Banco Mundial.

“Implantar um projeto desse porte, justamente em uma escola que é referência no Estado e no país, possibilitará a oferta de mais 1.200 vagas para estudantes da região. Agora poderemos dar oportunidade para que pessoas com deficiência se insiram no mercado de trabalho”, explicou o secretário da Educação, Vieira da Cunha, ao deixar o encontro com o presidente do FNDE, Antonio Idilvan de Lima Alencar.

Para o diretor executivo da Fundação Liberato, Leo Weber, que também participou da reunião, os novos cursos serão fundamentais para suprir a atual demanda no mercado de trabalho.

"Queremos proporcionar cursos de qualificação técnica, de nível básico e de nível médio, acessíveis a pessoas com deficiências, atendendo a legislação atual e a demanda do mercado", destaca.

O Centro contempla a construção de um novo prédio com 12 salas de aula, seis laboratórios básicos, um laboratório de Tecnologia Assistiva, um laboratório de audiodescrição, além de auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta e dois grandes laboratórios especiais para a área profissional.

 

Seduc busca aporte de R$ 100 milhões junto ao MEC para o Ensino em Tempo Integral

Um aporte de R$ 100 milhões foi solicitado pelo Governo do Estado ao Ministério da Educação (MEC) para a implantação do Programa de Escolas de Tempo Integral. O assunto foi tratado nesta quinta-feira (18) pelo Secretário da Educação, Vieira da Cunha, durante reunião com o Secretário de Educação Básica do MEC, Manoel Palácios, e o Secretario-Executivo do Ministério, Luiz Cláudio Costa.

Acompanhado pelo diretor administrativo da Seduc, Marcelo Verlindo, Vieira apresentou o projeto que pretende estender a modalidade de ensino para cem escolas, a partir do ano letivo de 2016.

“Nosso pedido é fundamentado na Meta 6.1 do Plano Nacional de Educação, que busca promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral, de forma que o tempo de permanência dos alunos na escola passe a ser igual ou superior a sete horas diárias”, explica Vieira.

Costa comprometeu-se em repassar o assunto para a análise dos técnicos do MEC. Uma reunião com a equipe da Secretaria da Educação deverá ocorrer nos próximos dias, para discutir a parceria.

 

do Correio do Povo

Deputado desmente declaração sobre “normalidade” em devolução de salários na Assembleia

Miguel Bianchini, do PPL, falou a emissora de rádio no Interior que prática é 'corriqueira e sistemática' no Parlamento

por Ananda Müller/Rádio Guaíba

Depois de uma entrevista que gerou polêmica no Interior gaúcho, na semana passada, o deputado estadual Miguel Bianchini, do PPL, afirmou na manhã desta quarta-feira, em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, que falou de forma geral sobre o universo da política quando afirmou ser “normal” que partes dos salários dos CCs da Assembleia Legislativa sejam devolvidas aos parlamentares.

Ele reforçou que não se referia a ninguém em específico quando concedeu entrevista ao jornalista João Lemes, à época pela rádio Itu, de Santiago. Na conversa, o deputado ressaltou: “o que eu falei é público, e o que escreveram não é de minha responsabilidade. Quem quiser me pré-julgar ou tomar posição, que ouça a entrevista. Eu falei em termos gerais da política tradicional da política brasileira hoje.”

Já o áudio da entrevista mostra o contrário. Nele, o parlamentar reforça ser normal a prática da devolução salarial. A Rádio Guaíba teve acesso à conversa do deputado com os jornalistas João Lemes e Sandra Siqueira, do jornal Expresso, de Santiago, em 11 de junho.

“É corriqueiro e sistemático usar essa estrutura para a próxima eleição. Imagina eu com 27 assessores trabalhando pra me reeleger em 2018, eu não saio mais de lá. Imagina eu com essa possibilidade de cobrar parte dos salários dos assessores pra formar um fundo de campanha pra investir em 2018, isso é uma prática normal, se vier algum político dizer que não existe é mentira. Existe, eu fui aconselhado quando fui à Assembleia de adotar estas práticas e de montar um gabinete político”, afirmou o deputado.

Lemes, que entrevistou o parlamentar, confirmou que perdeu o espaço terceirizado na emissora de rádio após a vinculação de matérias que traziam informações sobre o desvio de salários dentro da Assembleia. A rádio é de propriedade de Marco Peixoto, ex-deputado estadual pelo PP e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Peixoto é investigado no STJ pela suposta contratação de funcionários fantasmas enquanto teve mandato na Assembleia.

 

de Serafina

VENTOU A NOITE TODA DA 4 PRA 5 EM SERAFINA.

A ADRI MANDOU ESTAS FOTOS DA VELHA SERAFA DE GUERRA DE AGORA DA QUINTA DE MANHÃ. TUDO NUB LADO.

CHEGOU O ' GENERAL INVERNO'.....

 

VII Conferência Municipal de Assistência Social

A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, convida para a VII Conferência Municipal de Assistência Social, que se realizará no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS – A Casa das Famílias, no dia 24 de Julho de 2015, com início às 13h. O tema dessa importante Conferência é: “Diretrizes para o SUAS nos próximos 10 anos. Plano Decenal 2016/2026”.

Programação:

13h – Credenciamento.
13h15min - Apresentação de Projetos Sociais
13h30min - Abertura Oficial. Leitura do Regimento Interno.
14h - Apresentação dos temas da Conferência e explanação dos serviços e programas desenvolvidos pela Política de Assistência Social de Serafina Corrêa.
15h - Trabalho de grupos.
16h – Lanche.
16h15min - Relatório Final.
Eleição dos delegados.
17h30min – Encerramento.

Participe! Sua presença é muito importante!

18 de junho de 2015

Ônibus

CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO AGORA A NOITE. NG SABE O QUE HOUVE??/SÓ CHUVA?

DESCONFIO DE OPERAÇÃO TARTARUGA DOS RODOVIÁRIOS.

foi um caos no transporte coletivo no fim da tarde 4 feira. chuva e acho que operação tartaruga dos rodoviários....

passageiros sofreram nas paradas....

CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO NO FIM DE 4 FEIRA....O QUE HOUVE????

CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO NO FIM DA TARDE DE HJ.

CAOS NO TRANSPORTE COLETIVO NESTA 4 TUMULTOU O CENTRO DE PORTO ALEGRE

CAOS NO TRANSPORTE NO FIM DA TARDE DE 4 FEIRA

NÃO SEI O QUE HOUVE. NO CENTRO NÃO HAVIA ONIBUS....ERAM 6 HS DA TARDE E AS PARADAS TAVAM TOMADAS.

AO LONGO DO CORREDOR DA OSVALDO AS MESMAS COISAS. PARADAS ATOPETADAS DE GENTE...

ALGO AÍ OU ALGUÉM TEM QUE DIZER O QUE HOUVE????


Diogo Nogueira

estou chegando agora de madrugada da 6 do show do diogo nogueiro na fiergs. otimo show..3 hs de duração. amanha conto mais

O SHOW DE AGORA DE NOITE NA FIERGS SOBRE A HISTÓRIA DO SAMBA. MUITO BOM. APESAR DO FRIO, DA CHUVA, DO JOGO DO BRASIL, HAVIA O TEATRO QUASE LOTADO.

 

FRIO FAZIA NA CORDILHEIRA


alvaro mangino, olides canton e josé inciarte. em bento.

O RELATO DOS DOIS SOBREVIVENTES DOS ANDES EM 8.7.2006 EM BENTO me impressionou pelo frio que eles contavam que passaram na cordilheira durante a madrugada.

de dia ainda tinha um solzinho. credo quanto sofreram os coitados.

o acidente aereo foi em outubro de 1972 tem livros e filmes sobre isto.

ficou pra história pq comeram carne humana.

 

Coleghinhas

ALGUNS COLEGUINHAS QUE TRABALHAM NA ALRS NÃO GOSTAM DO ENIO BACCI, DEP DO PDT.

* QUANDO ELE ENTROU NA TV ALRS HOJE, PRA FALAR DO ROLO AQUELE DO PROJETO DE LEVAR DE GRAÇA PRESOS,OU EX-PRESOS, OUVIU-SE UM GEMIDO DE DESPREZO DO DITO DEPUTADO.

* ENSINAVA MARCELO VILLAS BOAS QUE NA ALRS TEM 55 PATRÕES.

 

TADEU PICINHA


arthur monteiro, na folhinha da manhã,mais conhecido por ' Tadeu Picinha"!!!!

foi visto estes dias no porto , o vulga conhecido entre seus colegas por TADEU PICINHA.....

* se der o nome dele, ng sabe quem é....

* o nome de guerra é muito conhecido entre seus pares

* suas histórias e suas peripécias nos anos 70, algumas junto com o ' magrão', como era tb conhecido ROGERIO MENDELSKY, dariam um belo livrinho

* uma delas é que juram que quando TADEU PICINHA cobria a SUNAB um dia passou a mão na b....do general que a dirigia, irmão do vice-presidente da república, no tempo em que o regime foi o mais duro da ditadura militar.

* uma noite o tadeu picinha chegou no bar alaska, da osvaldo, passou a mão na barba do caco barcellos e ai disse um de seus tradicionais palavõres, ou tiradas.

* é famosa sua história com uma colega ' que ele chamva de ' A CASADINHA'.

* em Blumenau, onde morou, teve família, ele conhecia todos os putedos da citi.

* quando jovem, por sua magreza, os colegas o chamavam de ' fininho'.

* hj mora há muitos anos em BSB, onde mantém um blog.

* é muito bom repórter em assuntos economicos.

* no meu livro PAUTA, tem uma história dele em GRAMADO.(oc)

 

de Serafina

Fotos

as fotos do frio de serafina da 3 feira são de JONATAS PADILHA. desculpe, colega, assinei como sendo da adri sabadin.

na correria acontece....

 

DELA UNDEZE

A ADRI ME DISSE QUE AMANHECE ' FREDETO ' E QUE VIEN PIOVA...- vai chover.

sempre depois de geadas chove, é batata....

não sei que fenomeno é este, mas sempre depois das geadas, chove.

 

Formatura da Universidade Aberta de Serafina Corrêa

A Coordenação do Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil de Serafina Corrêa tem a honra de convidar para as formaturas dos acadêmicos dos seguintes Cursos:
- Licenciatura em Educação do Campo;
- Licenciatura em Matemática;
- Licenciatura em Pedagogia;
- Licenciatura em Letras Espanhol.
Haverá Formatura de Gabinete no Polo da UAB, Bairro Gramadinho, no dia 20 de Junho de 2015, sábado, às 15h. O Ato Solene de Colação de Grau será realizado no sábado, 20 de Junho de 2015, sábado, às 19h, no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, centro, Serafina Corrêa. Participe!

 

VII Conferência Municipal de Saúde de Serafina Corrêa

Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro. A Secretaria Municipal de Saúde de Serafina Corrêa convida todos os Serafinenses a participarem da VII Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no dia 11 de Julho de 2015, sábado, na Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, localizada na Rua Minuano, 135, Bairro Gramadinho. O horário de credenciamento será das 7h30 às 8h. Participe da VII Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no sábado, 11 de Julho de 2015, às 8h, na Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, Bairro Gramadinho.

17 de junho de 2015

O PERSONAGEM DO FRIO

getulio, o entregador do CORREIO NO CENTRO

DE MADRUGADA....

GETULIO É SEU NOME....É FUNCIONÁRIO publico . sua repartição fica bem perto do Correio do povo, onde GETULIO DE MADRUGADA FAZ 198 ENTREGAS NUMA AVENIDA QUE VAI DO CENTRO ATÉ O GAZOMETRO. É na siqueira campos.

ele me disse esta tarde que a madrugada de segunda foi muito mais fria do que a de terça...embora não pareça....

GETULIO TRABALHA NO SERVIÇO PUBLICO DAS 12 AS 18. QUANDO SAI VAI PRA CASA PORQUE TEM QUE ESTAR NA CAMA AS 9 HS . É QUE AS 4 DA MADRUGADA ELE ESTÁ NO CORUJÃO DA CARRIS INDO PRO CORREIO DO POVO ONDE PEGA OS EXEMPLARES E OS ENTREGA.

- eu nem mais sinto sono, durmo em qualquer lugar me disse.

GETULIO ENTROU PRA ESSE NEGOCIO DE ENTREGAR CORREIO DO POVO PQ SUA MULHER IA MUITO NA IGREJA SÃO SEBASTIÃO - ELA MORA NO JARDIM BOTANICO - JÁ QUE ELA GOSTAVA DE UM PADRE QUE TINHA LÁ. AGORA O PADRE FOI MANDADO PRA OUTRA PAROQUIA.

ELE UM DIA VIU UM CARTAZ QUE PRECISAVAM DE GENTE PRA ENTREGAR JORNAL. NEM SABIA QUE ERA PRO CORREIO.

ELE TERIA NA VERDADE QUE FAZER AS FERIAS DE UM COLEGA.

JÁ SE VÃO SEIS ANOS. DOIS ANOS ELE ENTREGOU CORREIO NA PRAIA

- ISTO SIM QUE FOI BOM, LEMBRA.

AGORA OS PASTORES DO CORREIO ESTÃO TERCEIRIZANDO A ENTREGA DO CORREIO DO POVO NA PRAIAS...

- NA ZH É JÁ TUDO TERCEIRIZADO, COMENTA ELE. E LÁ QUANDO FALTA UM ALGUÉM TEM QUE SUBSTITUIR ELE. NÓS NÃO FIZEMOS ASSIM. QUANDO FALTA UM ELES TEM UMA LISTA NO PLANTÃO E CHAMAM PRA IR PRO TRABALHO.

GETULIO TEM CARTEIRA ASSINADA, TUDO DIREITO.

E ME DISSE QUE OS PASTORES TAMBÉM PAGAM TUDO EM DIA...
FÉRIAS, SALARIOS, 13 SALÁRIO, FGTS....

GETULIO ME CONTOU QUE MUITOS DOS ASSINANTES JÁ TÃO DE PÉ QUANDO ELE ENTREGA O CORREIO.

- CHI, DISSE, MUITA GENTE JÁ TÁ DE PÉ, ESPERANDO O JORNAL PRA LER....

E ME DISSE AINDA QUE NUNCA LHE OFERECEM NADA, NEM UM CAFEZINHO, NEM UMA MAÇÃ....

ELE TEM 18 CHAVES DE PRÉDIOS PRA ENTRAR E ENTREGAR O JORNAL.

- A MAIORIA SÃO DE VELHOS E MUITAS MULHERES JOVENS, COMENTOU.

COMENTEI COM GETULIO QUE NO MEU PRÉDIO ME ROUBAVAM O CORREIO NA CAIXA COLETORA. E EU PAREI DE ASSINAR PQ NÃO TAVA AÍ PRA PAGAR CORREIO PROS OUTROS.

ELE APENAS FICOU QUIETO.

GETULIO É CONTENTE COM SEU TRABALHO. EM NENHUM MOMENTO SE QUEIXOU, SÓ LOUVOU SEU TRABALHO...ME DISSE QUE VAI DE CORUJÃO DA CARRIS PRO SERVIÇO E QUE O CORREIO NÃO PEGA EM CASA OS ENTREGADORES, NÃO....

ELE COMEÇA A ENTREGA AS 4 HS - PEGA O JORNAL NUMA CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO - E AS 7 E MEIA TEM A CONCLUSÃO DO TRABALHO. AI TEM FOLGA ATÉ O MEIO DIA.

TEM COISA QUE ELE NÃO GOSTA DE FAZER. QUE É QUANDO LHE PEDEM PRA BOTAR ENCARTE DENTRO DO JORNAL

- NÃO FAÇO ISTO NÃO.....

ELE DIZ QUE GOSTA DE TUDO DIREITINHO....(OLIDES CANTON)

 

OSPA COM FRIO DE RENGUEAR CUSCO....

foi agora há pouco na urgs.....no antonio lanches muita fila gente tomando chocolate e café pra guentar o friozão que se abateu sobre o RS

 

noticias do barranco

JR DE FERIAS. CHIQUINHO TEM QUE IR AO MEIO DIA E DE NOITE....MAS DEPOIS ELE VIAJA PRA MIAMI, ONDE SO VAI GRINGO RICO COMNO ELE.

BARRANCO INVENTOU UM FUMODROMO....

reparem os cinzeiros....fica bem longe do ' mato'.....

 

Odeon

BETO CANARINHO ATENDE O FONE NO ODEON NUMA TARDE QUE JÁ PRENUNCIA A CHEGADA DO INVERNO...FIM DE OUTONO MAS COM MUITO FRIO EM PORTO ALEGRE.

 

do Menino Deus

PR ISRAEL NESTA MANHÃ FRIA. TOTALMENTE ABANDONADA. NG PRA BRINCAR, NADA ...FICA NO MENINO DEUS...

 

cru

eu não sabia que tinha um jeito cru....

* não sei dar voltinhas mesmo....

* talvez seja hora de aprender....(olides)

 

cOLEGUINHAS

1. ARNO MACIEL APARECEU NESTA 2 F NA SALINHA JCTERLERA DA ALRS.

2. AYRES CERRUTTI É AVO....

3. O BLOG IMPRENSA LIVRE RS TEM 4 MIL ACESSOS DIÁRIOS. NÃO É POUCA COISA. MERECE ELOGIOS O RICARDO QUE O GARIMPA DIARIAMENTE.

4. ARNO MACIEL VAI ME DAR UM DOC DO BRIZOLA QUE VOU LEVAR PRO MUSEU DE SÃO BORJA

 

PETROPOLIS

MOREI 13 ANOS NOS ANOS 90 E PARTE DE 2 MIL NESTE PRÉDIO. AO LADO DO BARRANCO!!!OUVIA DA MINHA JANELA O PEDERNARDIM NARRANDO AS FESTAS NO ' MATO' DO BARRANCO NOS NIVER DA CASA.

 

casamento

a rosinha lopes quer me arrumar casamento????

* bem que eu sempre desconfiei de sua vocação pra arrumar casamento pra solteirões., convictos, como eu....(risos)

 

dos leitores

a rosinha lopes tinha me abandonado, mas voltou a ler.(olides)

caxias,canela,gramado,sim tenho todo o interesse do mundo. as vezes coloco de gramado do blog do miron neto.

se a rosa lopes ainda fosse do DAER arruma tudo qu e é estrada do BICO BRANCO EM LA UNDEZE

De: rosadl48
Enviada: Terça-feira, 16 de Junho de 2015 10:25

Muito boas as matérias de Serafina, tua terra. Que prefeitura dinâmica, eles não param. O prefeito Ademir é um exemplo. Quem sabe consegues algum material de Caxias e de Gramado?
Também gostei das informações sobre Fonseca Júnior, não conhecia esse lado humano do grande empresário. O familiar dele não achou respeitoso o teu estilo a machado, de escrever. Mas, nós, teus leitores já estamos acostumados com a crueza dos textos que não poupam nem tua humilde pessoa. Rosa

 

Neusa Penalvo

oi, rosa, o que a neuzinha tem de melhor é a sua essencia. qudo é amiga não falha. aprendeu isto no exílio com seus pais, onde eles cantavam.

NÃO PERMITAS DEUS QUE EU MORRA

SEM QUE EU VOLTE PRA LÁ

AS AVES QUE AQUI GORJEIAM

NÃO GORJEIAM COMO LÁ...(GONÇALVES DIAS)

De: rosadl48
Enviada: Terça-feira, 16 de Junho de 2015 10:11

Muito bonita a foto de Neusa Penalvo, de São Borja. Autêntica, sem maquiagem, expressão serena. Mas as mulheres ligadas ao Governador Leonel Brizola, herdam a mística do caudilho entre nós gaúchos e costumam ser muito amadas. Ela poderia vir mais a Porto Alegre e assumir a corte trabalhista que, com certeza, faz jus. Rosa

 

do coletiva.net

Prêmio Setcergs de Jornalismo define vencedores

Luciano Nagel conquistou a principal distinção, pelo trabalho ‘Na Boleia do caminhão aos confins do Brasil’

Foto: Luciano Nagel

Repórter Luciano Nagel percorreu País de carona com caminhoneiros

A comissão julgadora do Prêmio Setcergs de Jornalismo, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do Estado (Setcergs), definiu nesta manhã os vencedores da 28ª edição. O principal reconhecimento da distinção, o Grande Prêmio Setcergs de Jornalismo, será entregue a Luciano Nagel, pela série ‘Na Boleia do caminhão aos confins do Brasil’, para a Rádio Bandeirantes.

Na categoria Fotografia, o primeiro lugar ficou com André Ávila, com a imagem ‘Impasse nas rodovias’ para o Correio do Povo. Guilherme Daroit conquistou o quesito Jornal/Revista, com o trabalho ‘Cada vez, a tecnologia exige maior qualificação dos motoristas de caminhão’, para o Jornal do Comércio. Em Rádio, o destaque foi para Jocimar Farina, Eduardo Matos, Giane Guerra, com ‘Logística no Brasil: Uma operação de Guerra’, para a Rádio Gaúcha. A categoria Televisão agraciou Vanessa Cristina Backes, da RBS TV Santa Maria, com ‘Safra: Desafios e Conquistas – Logísticas’.

Sob a presidência do diretor do Setcergs, Renê Eduardo Mesquita Melo, a comissão foi composta por Antônio Goulart, representando a Associação Riograndense de Imprensa (ARI); Marcelo Campos, da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado (Arfoc); Ludwig Larre, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado (SindJors); e Silvonei Benfica, do Sindicato dos Radialistas.

A solenidade de premiação acontecerá às 19h30, do próximo dia 25, durante a 17ª Transposul – Feira e Congresso de Transporte e Logística, no Centro de Eventos da Fiergs. Os primeiros colocados nas categorias Fotografia, Jornal/Revista, Rádio e Televisão serão agraciados com um troféu e cheque de R$ 3 mil. O vencedor do Grande Prêmio receberá um troféu e R$ 7 mil.

sobre a mãe da sofia cavedon

De: bueno.escritorio
Enviada: Terça-feira, 16 de Junho de 2015 01:10

tia do corredor é uma 'professora coringa' que fica pelos corredores do colegio durnte as aulas, entra para dar recados, acompanha algum aluno que precisa sair, substituiu a prof se esta precisar se ausentar, espanta os bagunceiros que estao matando aula, essas coisas. estudei no rosario no final dos anos 80, e havia varios 'tios do corrredor'.

 

do desobedienciavegana.blogspot.com

Este é o bairro que menos doa roupas para a Campanha do Agasalho

por Ellen Augusta Valer de Freitas

Hoje perto das 11horas da manhã, parou o caminhão da Campanha do Agasalho pelas ruas deste bairro. Foi a primeira vez. Os voluntários saíam pelas ruas gritando procurando doadores de roupas. A poucos dias fiz duas doações, cinco ou seis sacolas de roupas e utensílhos domésticos para uma pessoa que perdeu tudo. E roupas para brechós pelos animais. De modo que eu tinha apenas um tricô, daqueles de trama mais furadinha, meia estação. Ontem fui dormir quase as 6horas da manhã, e hoje pensei, bem posso deixar essa blusa ali na campanha do super, já que é apenas uma.

Mas, ao ouvir os gritos, não pude deixar de descer. Pois imaginei o cenário que iria encontrar lá embaixo, e não poderia deixar de colocar minha mão ali.

Quando abri a janela, tinha um cara simpático que viu minha cara de sono e perguntou: tem alguma coisa para a campanha do agasalho? E eu disse, sim. E, quando desci, brinquei, é furadinha, e ele disse, tá valendo. (Depois acordei mais e voltei com uma sacola de mantas).

Mas antes de voltar, eu falei: Aqui é todo mundo de nariz empinado! No que ele me revelou: Eu sei, este é o bairro que menos doa roupa nas campanhas.

Sabia que iria encontrar o cenário que eu vi, ao descer lá. As casas todas com as janelas fechadas (já falei desta patologia nesta postagem aqui: http://desobedienciavegana.blogspot.com.br/2014/10/para-que-janelas-tao-grandes-se-estao.html ) ninguém na rua, e um outro voluntário chegando com duas mudinhas de roupa de algodão. Por isso eu desci!

Tenho sempre a sensação que, se não for eu, não é ninguém.

Neste lugar, onde todo mundo tem carrão, onde somos vistos como favelados só por que não temos carros, nem TV e por que não nos vestimos como idiotas.
Neste lugar, que ninguém se cumprimenta.
Eu obrigo todos os meus vizinhos a me cumprimentar, faz parte da minha pedagogia. Ai do tolo que passar por mim no meu prédio e fazer-se de desconhecido, porque aí serei mais enfática na minha simpatia... ;)

Aqui nesta rua e em todo este lugar, desde as nove da manhã, já tem fumacê de churrasco, já tem gente muito bem acordada. Mas para descer e doar um casaquinho ninguém abre a porra da janela.
As pessoas daqui são doentes. Elas deliberadamente fingem que não conhecem ninguém.

O mesmo não acontece, por exemplo, no bairro onde fui passear, no mesmo dia.

Há lugares onde os mendigos podem dormir e os animais são bem vindos. Aqui, nos prédios, as crianças não podem jogar bola, mas há bitucas de cigarro no chão e fumaça de churrasco, das construtoras, por toda a parte. Há sempre as malditas regras de condomínio, tudo proibindo a convivência. O adulto de hoje se considera superior a todos os demais.
Não sabe que é apenas mais um estúpido, é usado, é um objeto, e aos meus olhos, é apenas um número, um zero. Um otário que compete para ver se consegue explorar mais do que é explorado.


Há bairros que as pessoas se permitem ir para a calçada e é permitido um pouco de arte urbana.
E eu, que tenho meus ataques de misantropia, que não estou nem aí para essa gente que nem sequer abre a janela para ajudar alguém... Eu que coloco toda minha raiva para construir e destruir, para escrever, ajudo por raiva, por revolta, por ver que os demais são omissos e são piores que os maus.


Sou absolutamente fã deste tipo de atitude.
Eu, tenho que suportar o silêncio e a indiferença dessa gente que nos atos é engessada mas, depois, vai fazer discurso cínico de bondade, de preocupação com o país, com o dinheiro público, com as pessoas.


Adoro participar de pequenas atitudes da coletividade
Eu, que tenho meus delírios de solidão, minhas vontades de ficar só, e com toda a razão, motivos de sobra para me afastar de pessoas que não têm maturidade alguma, senso de bondade, empatia ou gratidão pela própria vida, mas suga o mundo e os demais, sou a que mais adora participar da coletividade, de campanhas como esta, de atitudes, de pequenas doses de anonimato que irão fazer sorrir ou pensar alguém que eu não conheço!

Eu sou assim e me identifico com quem é assim. Não gosto de quem é abobado, positivo demais, de quem é frio demais, de quem faz que não te conhece, nem de quem não tem coragem de ser seu amigo, se há amizade e empatia para isso. Prefiro me afastar, prefiro ser só e anônima, a viver cercada de gente "normal" que prefere encher o cú de carne, TV e celular, a descer e ajudar àquelas pessoas com roupas usadas.

Chaves - fragmento - O velho do saco

 

2ª EDIÇÃO DO HAPPY HOLI PROMETE COLORIR A ARENA DO GRÊMIO EM DEZEMBRO

JA QUE O TIME ESTÁ UMA M.....COMO EU VI NO DOM PASSADO, PELO MENOS A ARENA VIROU UM EMPREENDIMENTO(OLIDES)

Ingressos já podem ser adquiridos pelo Lote Web promocional através do site Minha Entrada. O evento acontecerá no dia 13 de dezembro, às 14h, na Arena do Grêmio.

Depois do grande sucesso da primeira edição do Happy Holi, o maior festival de música e cor do mundo, a Arena do Grêmio será palco novamente da segunda edição da festa. O festival ocorrerá no dia 13 de dezembro, a partir das 14h, no Estacionamento E2 (externo) da Arena, e promete aos participantes uma dose extra de adrenalina, música, cor e muita diversão. Os ingressos já podem ser adquiridos através do Lote Web Promocional pelo site Minha Entrada. Os ingressos para camarote custam R$ 100,00, e os de pista custam R$ 50,00.

A festa tem como finalidade celebrar a união de pessoas de diferentes idades, estilos e gostos musicais. Para isso, a cor é fundamental e os produtores da festa indicam que as pessoas venham de camisetas brancas, para que a roupa fique mais colorida. De 45 em 45 minutos ocorre o ponto alto da festa com as colorblasts, verdadeiras explosões de cores, quando todos lançam ao alto o pó colorido ZIM.
Todos os participantes precisam levar carteira de identidade para entrar no Happy Holi.

SERVIÇO:

Happy Holi – O festival das cores
ONDE: Estacionamento E2 (externo) da Arena do Grêmio
QUANDO: 13/12 (domingo), das 14h às 22h
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Livre

Camarote:
Acesso liberado a maiores de 18 anos;
Jovens de 16 e 17 anos, com autorização dos pais ou responsável legal;
Menores de 16 anos não acessam o local;

Pista:
Acesso livre; acesso
Menores de 16 anos: deverão apresentar o termo de responsabilidade assinado pelos pais;

Venda de bebida alcoólica: na pista e no camarote serão criadas áreas exclusivas para acesso de maiores de 18 anos para venda e consumo de bebida alcoólica.

Venda online: Site Minha Entrada https://minhaentrada.com.br/evento/happy-holi-poa-3067
* Ingressos comprados pela internet devem ser retirados na bilheteria do evento. Esta bilheteria funcionará no E2 no dia do evento. Não haverá retirada de ingressos nas bilheterias da Arena.

Outros postos de venda: Também haverá em alguns estabelecimentos físicos. Em breve eles serão informados.

Estacionamento: O E2 (externo) será aberto para o evento. Horário de abertura e valor a confirmar.

Telefone para informações de ingresso: (48) 3052-4442
Informações Gerais:
www.mallupy.com.br
http://www.happyholifestival.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/happyholiportoalegre
Realização: Mallupy Entretenimento – D&E – We Love

de Serafina

fotos do frio de serafina



FOTOS DO FRIO DE SERAFINA. AMANHECEU 2 GRAUS. AGRADEÇO CUELA DE LA SANTANA, ADRIANA SABADIN

MAIS FOTOS DE FRIO DE SERAFINA...SERAFA VELHA HJ DE MANHA SENTIU O PESO DO VEIO MINUANO DE GUERRA.

ELE ASSOPRA ONTEM AQUI EM PORTO TB. ABRI TODAS AS JANELAS PQ O VENTO MINUANO QUE CHEGA DA CORDILHEIRA DOS ANDES SECO SECA TUDO....A ROUPA, TIRA O PÓ.

APRENDI ISTO OUVINDO O COSTUREIRO RUI SPOHR QUDO.FALAVA NO PROGRAMA GUERRILHEIROS DA NOTICIA DO FLAVIO.

QUE FRIO, ESTE SIM É UM FRIOZITO QUE RESPEITO. BOTEI O PONCHO QUE O LAURINHO ME DEU DE MANHA E NÃO ME ENCARANGUEI COM NADA.(OLIDES)

 

VELHA SERAFA FRIA.....

AO VER AS FOTOS DA ADRI SABADIN, AGORA, ME DEU A CERTEZA QUE QUERO DESCANSAR NA ETERNIDADE NA MINHA VELHA SERAFA DE GUERRA....

ALI NAQUELA COXILHA ONDE DESCANSAM MEUS ANTEPASSADOS, VEREI O FRIO, AS GEADAS, AS NUVENS FRIAS E AS TARDES VENTOSAS QUE PASSARÃO COMO SEMPRE PASSARAM....

ALI VAMOS TODOS DESCANSAR UM DIA...OLHANDO PRA CIDADE, OUVINDO SINO BATER A QUALQUER HORA DO DIA E DA NOITE....

SIM, PORQUE A ETERNIDADE, NOS ESPERA....

E OLHA QUE JÁ NÃO FALTA TANTO.....

(OLIDES CANTON, num ataque saudosista ao ver as fotos do frio em serafina, hj, lamentando em lá não poder estando, estando apenas em sentimento, como dizia carlos castanheda....)

 

DE LA UNDEZE.

QUANDO SE NDEA FAR SUCERO ( QUANDOIAMOS FAZER AÇUCAR)

Eramos pequenos ainda e nestes dias frios como hoje que amanheceu a 5 graus aqui em porto alegre, em serafina geralmente iamos fazer açucar de cana. era esta época. junho/julho/agosto...

os preparativos começavam no dia anterior com a peladura da cana...ela tinha que estar pronta pra ser moida pelo torcho, que era um inscrumento levado por junta de boias. diz aqui que o nome correto é tòrcio....a gente dizia torcho, mesmo.

é um engenho de moer cana, rústico....

os bois tinham que andar em volta, numa circunferencia.

o nosso, que era comunitário - diria o pt hoje - era dividido com vizinhos....

a gente marcava o dia que ia usar.

havia um tacho de ferver e a medida que a cana era moida ela ia dando um caldo, guarapa, e colocando neste tacho. ai ia fervendo...durante toda a manha.depois de terminar a tarefa, todos vinhamos pra casa e de tarde ou se ia a aula,eu principalmente, ou se ia pra roça mesmo, com este frio danado....

lá pelas cinco da tarde parava de trabalhar porque o frio era de matar mesmo. no outro dia de manhã se acordava com baita geadão...quanto frio naquelas canhadas de la san piero....

pior eram os dias de vento e de chuva. o frio seco ainda va lá, mas os dias de frio,vento é que nãoe ram moles. tinha que se enfrentar tudo e ia a pé dois km pra escola. e eu sempre ia muito contente, porque era minha forma de aprender, coisa que sempre gostei de fazer.

até hoje que tenho63 anos.

não estou aqui perdendo tempo, estou aqui lembrando como eram rústicos aqueles tempos em que o conforto era raro....

a lenha nof ogão é que aquecia...crianças, ficavamos doentes sim, e hoje em dia não entendo como todos sobrevivemos a não ser uma irmã que morreu de leucemia, aos 5 anos, mais nova que minha neta.

mas esta descriçãod a época que faziamos açucar de cana no torcho comum sempre me vem a lembrança quando dá estes dias frios e com sol como hj de manhã....

de tarde apenas um ficava com a mãe pra mexer no tacho. os outros pra casa trabalhar. mas era quase uma ' festa' este dia que iamos far sucero...por isto que nesta manha em que visto este poncho que o laurinho me deu me lembrei deste frio.

me lembro tb nestes dias do frio da CORDILHEIRA DOS ANDES quando a percorri quando já tinha 20 e tantos anos mas isto eu conto outro dia....o frio da cordilheira sim que era de rachar, não este friozinho aqui de cafezinho...

o frio0 da cordilheilheria encima daqueles caminhões cheios de cholos fedorentoes, sem banhos, as mulehres cheirando a mijo e merda sim que era de enfrentr. vamos lá que esta é nostra americaa LATRINA(OLIDES CANTON, cuel de la san piero.....adesso morando em porto alegre desde 1969...)

 

45ª Ciranda Cultural de Prendas e 28º Entrevero de Peões

Nos dias 20, 21 e 27 de Junho, Serafina Corrêa receberá tradicionalistas de toda a região, para a escolha da nova Gestão de Prendas e Peões da 11ª Região Tradicionalista. O evento é uma realização do CTG Sinuelo da Serra, com o apoio da Prefeitura Municipal, e acontecerá, no primeiro final de semana, nas dependências do Parque de Rodeios Municipal, e no dia 27 de Junho, no Ginásio Municipal Santin - Bairro Santin. O concurso iniciará no sábado, 20 de Junho, com as Provas Campeiras para os Peões e a Mostra Folclórica para as Prendas. Às 14h, acontecerá a Solenidade de Abertura, no Ginásio do Camping Carreiro e, logo após, haverá início das Provas Artísticas e Orais das Prendas, nas categorias: Mirim, Juvenil e Adulta. Já no Domingo, 21 de Junho, iniciamos com as Provas Orais e Artísticas dos Peões, nas categorias: Piá, Guri e Peão. O concurso conta ainda com uma prova escrita que acontecerá no dia 27 de Junho, no Colégio Estadual Carneiro de Campos. E para finalizar, haverá o Fandango com a Divulgação dos Resultados, no Ginásio Municipal Santin - Bairro Santin, com início às 22h. Ao todo, participarão do Concurso 52 candidatos, entre as categorias Mirim, Juvenil e Adulto, sendo Prendas e Peões. E, ao final, serão escolhidos 18 integrantes para que, durante um ano, representem todos os jovens tradicionalistas da região.

16 de junho de 2015

HISTORIAS DE GARÇÃOS

DANIEL O MENTIROSO????

Daniel , o queijinho, foi garção durante muitos anos. Trabalhou praticamente em todos os bares que tinha por aí....

Frequentava bocas brabas como o BAr do joão, NA OSVALDO, o LOLA - HOJE UM BUFFET FAMILIAR o spinelli- e o ROMEO na fernando machado. olugar de bebum mesmo.

a polícia costumava dar batidas seguidas nos locais. o Lola então uma x a policia queria baixar a porta, mas como nunca fechava , ela não baixou. coisas do bonfa de outrora. hj o bonfa é tudo bem comportado....

Ai o daniel tava contando suas façanhas na noite, e disse que ' comi....a fulana...) referia-se a uma cantora que andava na época dos anos 80 por estes bares...era notivago e tinhosa....frequentava o bar porto de elis, do lado do barranco....

ela cantava mesmo em churrascarias.

mas o daniel, que foi chapista no AGAPIO, hoje tá encostado devido a sua diabetes, teve uma decepção quando contava esta façanha da cantora.

- quem é a fulana, perguntaram em volta dele...ng sabia quem era...

(olides canton)

 

Acidente

SE ACHARAM OS CORNOS AGORA HÁ POUCO AQUI NA ESQUINA DA LAVRAS COM IJUI...um dia vou mandar a conta pra EPTC das vezes que fotografei batidas nesta esquina.não sei qdo vão pôr uma sinaleira....

 

Ufrgs

LAGARTEANDO NA URGS, NA FAC DE ARQ....HJ COM ESTE SOLZITO PERTO DO MESDI!!!!

 

SEGUNDA NA RODOVIÁRIA....

MUITA GENTE AGASALHADA POR CAUSA DO FRIO.....TIPOS QUE VIAJAM E QUE TOCAM PRA ALEGRAR QUEM ESPERA....

encontrei o casal de gaudérios na rodoviária. ela não queria tirar fotos, mas cedeu,finalmente.

* não é ainda 20 de set mas já tem gaudério que chega do interior pilchado.....

 

Frio

CHEGOU O GENERAL ' INVERNO' NO VIADUTO DA BORGES....

 

do Comunique-se

ENTÃO A RBS QUER GENTE ' APAIXONADA POR JORNALISMO'....

QUE MARKETING, HEIN....

ISTO QUER DIZER EXATAMENTE O QUE???

TRABALHAR 24 HS POR DIA PRA ORGANIZAÇÃO....??????

ALIAS HJ EM DIA MUITO LEITOR JÁ TRABALHA DE GRAÇA PRA VEICULO....(OLIDES)

Zero Hora tem vagas para “apaixonados por jornalismo”

Maior jornal em circulação no Rio Grande do Sul, o diário Zero Hora tem quatro vagas de trabalho em aberto. As oportunidades são para trabalhar na redação do veículo de comunicação mantido pelo Grupo RBS. Ao anunciar as chances disponíveis, sendo que todas são diretamente ligadas ao conteúdo, a direção do impresso destaca estar em busca de quem é “apaixonado por jornalismo”.

Nas vagas voltadas ao mundo das notícias, Zero Hora reforça o investimento no cenário online. Com isso, a marca informa que procura profissionais para os cargos de repórter digital, editor assistente digital e editor de imagem. Fechando as oportunidades do momento, o veículo irá contratar mais um analista de planejamento de eventos. Nenhum dos salários oferecidos foi divulgado até o momento.

Para o novo integrante do núcleo de reportagem digital, a equipe responsável pelo processo seletivo indica que o contratado deverá ser apaixonado pela capital gaúcha. Além disso, o profissional a ser escolhido deve ter “capacidade de atuar de forma independente” e possuir “disposição e conhecimento para lidar com vídeo”. No trabalho, ficará responsável por pautas factuais e terá de “consolidar rede de fontes locais e comunicar-se com esta rede por WhatsApp e demais meios”.

Forte conhecimento em jornalismo digital, formação superior em jornalismo, pós-graduação na área, vivência em coordenação de equipes, experiência consistente em jornalismo diário e conhecimento em WordPress e edição de vídeos. Esses são requisitos para quem deseja se tornar o mais novo editor assistente digital do diário. Como uma das tarefas, o selecionado ficará responsável por “realizar a escolha do melhor recurso para o conteúdo (vídeo, infográfico, texto)”.

Para a seleção de editor de imagem, o veiculo de comunicação exige que o profissional entenda as funcionalidades de ferramentas usadas na área, como After Efects, Adobe Premiere e Final Cut. E o que o contratado terá de fazer? Editar vídeos para web, organizar pautas, criar e acompanhar andamento de roteiros, pesquisar referências, decupar imagens, desenvolver templates e garantir processo de edição (abrir projeto, exportar corretamente, conhecer formatos).

Fechando o ciclo de vagas disponíveis para atuar em sua redação, a equipe do tabloide gaúcho quer encontrar alguém que seja apaixonado por eventos e jornalismo. Assim, quem for contratado para o cargo de analista de planejamento de eventos estará diretamente vinculado à comunicação. Apesar da denominação para a função, o escolhido terá relação com o conteúdo. Ele vai ter de, por exemplo, “criar o calendário de eventos da redação do jornal Zero Hora”.

 

do blog do Miron Neto

Jornal ignora TAC que altera trecho original do Anel Viário

Em 2014, a Prefeitura de Gramado assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público em que se compromete a não realizar a segunda etapa do chamado Anel Viário, entre o bairro Três Pinheiros e a Linha 28, levando em consideração que se trata de um trecho de Mata Atlântica. O acordo prevê a ligação, através da Linha Quilombo, até a Várzea Grande, utilizando estradas já existentes. Na época, o Jornal de Gramado não publicou uma linha sobre o acordo. Na edição de sexta-feira, ao relatar a busca de recursos em Brasília por uma comitiva liderada pelo prefeito Nestor Tissot (PP), o JG novamente ignorou o TAC, dizendo que "o segundo quadrante do Anel Viário está compreendido entre a RS-235, junto à fábrica Prawer, e a rótula localizada na RS-115, no bairro Três Pinheiros, no acesso ao Serra Park". Por que razão o JG ignora o TAC da Prefeitura com o Ministério Público?

 

Canela: secretária recebeu prêmio de empresa denunciada

Os veículos da RBS denunciaram na semana passada um esquema de compra de supostos prêmios para gestores (especialmente prefeitos) com dinheiro público. Os pacotes pagos com recurso dos contribuintes incluem, além do troféu, a hospedagem em hotéis de luxo Brasil afora. Os gestores podem também levar quantas pessoas quiserem, desde que paguem, denuncia o jornal Zero Hora. Segundo ZH, a organizadora dos eventos é a empresa Brasil Premium Group, com sede em Balneário Camboriu (SC). É a mesma empresa que concedeu o Prêmio Sustentabilidade Social 2015 à secretária de Assistência Social de Canela, Solange Aguiar, no dia 17 de maio, em Foz do Iguaçú (PR). De acordo com o empenho 215/4271, foram pagos R$ 2.190,00 à empresa promotora, referente à inscrição da secretária de Assistência Social, Solange Drews Aguiar Mengue, e da servidora Andressa Oliveira da Silva.

 

do Jornal do Comércio

Empreender: um predicado da liberdade

por Tiago Simon, deputado estadual / PMDB

O ato de empreender é um predicado da liberdade. Esta originalidade humana que desperta em cada indivíduo o desejo de iniciar coisas novas. Na economia, na educação, na política, os empreendimentos podem promover um ciclo de desenvolvimento do capital social e econômico de uma comunidade. O Rio Grande do Sul dá provas disso. Em solo gaúcho, 99,1% da economia é composta por micro e pequenas empresas (MPEs), que geram 66,2% dos empregos formais, 45,8% da massa salarial e 32,6% de valor agregado na economia do Estado. São milhares de gaúchos iniciando negócios, distribuídos nos serviços, no comércio, na indústria, na agropecuária e na construção civil.

Contudo, o Rio Grande do Sul é um estado paradoxal. Porque o ambiente em que nascem as MPEs dificulta desde a abertura até a consolidação dos empreendimentos. Marco legal insuficiente; déficits em gerenciamento, inovação e políticas públicas; acesso restritivo aos mercados são algumas das dificuldades. O fato relevante é que a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, que coordeno no Legislativo estadual, e o Sebrae/RS, elaboraram em conjunto o projeto de lei, já protocolado, que cria o Estatuto Estadual da Micro e Pequena Empresa no nosso Estado, regulamentando, sistematizando e agregando inovações à Lei Complementar nº 123/2006, de âmbito nacional. Com o estatuto, o setor contará com um marco regulatório que propiciará um tratamento diferenciado nas compras dos órgãos públicos e o acesso ao mercado externo; estimulará a inovação e a tecnologia; promoverá o acesso à Justiça, à fiscalização orientadora, à educação empreendedora, priorizando também o acesso ao crédito e à capitalização, em condições diferenciadas.

Estas medidas estarão sustentadas na cooperação entre os atores públicos e privados, por meio de um Fórum Permanente, e num sistema ? a Redesim ? que proporcionará uma identificação cadastral nacional única, o estímulo à formalização e redução de custos, promovendo uma desburocratização sem precedentes.

 

Sociedade de Engenharia recebe diploma pelos 85 anos

Foto: Guilherme Almeida

Sergs foi homenageada durante a sessão

por Caio Venâncio

Envolvida diretamente na criação do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer-RS) e da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), além de importantes discussões, como a do Plano Diretor de Porto Alegre, a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) recebeu, na tarde desta segunda-feira (15/6), homenagens no período de Comunicações, da Câmara Municipal, em razão dos 85 anos de sua fundação. A iniciativa partiu da Mesa Diretora, por sugestão do vereador Cassio Trogildo (PTB), e contou com a presença de membros da diretoria da entidade.

Em comemoração à efeméride, Trogildo recordou um pouco da história da organização, fundada em 1930 com a presença de 47 engenheiros. O vereador também reconheceu a importância da Sergs em discussões de temas públicos, frequentemente desenvolvendo estudos para diferentes governos. "Desejo vida longa e muitos anos de trabalho para a Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul", felicitou, tendo logo após concedido um diploma pela data.

Presidente da Sergs, Nelson Moussalle ocupou a tribuna detalhando as funções da entidade de classe, que, apesar de em seu nome mencionar apenas engenheiros, também tem arquitetos e geólogos entre seus associados. Moussalle expressou o desejo de que as diferentes organizações que hoje representam os engenheiros se unifiquem, a fim de fortalecer a defesa dos interesses da categoria. "Que nossos ideais sejam maiores quanto maiores forem os desafios, porque metade de nós é de sonhos, e a outra metade é de lutas", afirmou.

 

Sofia Cavedon

De: bueno.escritorio
Enviada: Domingo, 14 de Junho de 2015 22:35

sofia cavedon é dos politicos de veranopolis. a mae dela foi minha prof de catequese, e era a 'tia do corredor' durante o primario. uma vez conversei com a vereadora sobre isso - a mae dela está viva ainda. eu brinquei "só nao diz pra ela que eu virei ateu", ela respondeu rindo que ela tambem é ateia, aí a mae dela diz "foi o PT que virou tua cabeça minhaf ilha", kkkkk.

 

de Serafina

Avenida Arthur Oscar

PREZADO LALO. LÁ EM SERAFINA ELES ENTENDEM QUE TEM QUE FICAR COMO ESTÁ(OLIDES) DASSILI STAR...LORA

De: umbertoadvogados
Enviada: Segunda-feira, 15 de Junho de 2015 09:44

Mudar o nome da avenida para Prefeito Massolini seria uma questão de justiça e justiça não se pede, não se implora e não se mendiga. Justiça,de se exige !

Um abrqaço

O. Umberto Rodrigues

 

DE LA UNDEZE



TODAS AS FOTOS ANTIGAS QUE MEU FALECIDO PAI TINHA GUARDADO, HERDADO DO MEU AVO MANDEI PRO ARQUIVO MUNICIPAL DA PREFA. PELO MENOS LÁ A ADRI VAI CUIDAR. SE EU MORRER, VÃO JOGAR TUDO FORA.

FOI ISTO QUE PENSEI. E ACHO QUE ESTAS FOTOS SÃO UTEIS LÁ.

ESTA AQUI QUE TB MANDEI MOSTRA UM FALECIDO TIO MEU, SANTO TECHIO, QUE MEU PAI DIZIA TECHO, + CELESTE DE COSTA, QUE NÃO LEMBRO SE C ONHECI, PAI DO NOSSO VIZINHO BEPI DE COSTA, PAI POR SUA VEZ DO CADUCO, DO EGGI, JOGANDO BOCHA - ERA COSTUME SIM NAS CAPELAS PRA PASSAR O TEMPO - NA CAPELA SAN PIERO NO ANO DE 1960.
AS CANCHAS ERAM MUITO RUSTICAS, MAS OS COLONOS EM DIA DE VESTE BOTAVAM ATÉ GRAVATA PRA IR NO JOGO.

HAVIA TORNEIOS ENTRE AS CAPELAS, HOJE OS FATOS SÃO OUTROS, MAS É ISTO MESMO QUE ACONTECE...

AINDA SE JOGAM BOCHAS? ACHO QUE MUITO POUCO PELAS CAPELAS. NESTE FINDI DEVE TER TIDO FESTA DE SANTO ANTONIO, NA CAPELA DE SANTO ANTONIO. ESTOU ME PROGRAMANDO PRA IR PRA FESTA DA CAPELA SAN PIERO, MAS EU VOU MESMO NÃO FICO DE FRESCURA COMO O MAURO ROCHA QUE SÓ PROMETE...(oc)

 

55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE SERAFINA

AS FUTRICAS DO PADRE NA EMANCIPAÇÃO DE SERAFINA.

A CARTA DO PADRE FOI VIOLADA!

1 EPISÓDIO

( explicação: este padre estava numa paróquia de Encantado no ano de 1958, mas trabalhara muitos anos em Vila OESTE e foi se meter na emancipação. primeiro ele mandou uma carta que foi aberta e lida nas rádios. era contra a emancipação. depois a comissão de emancipação fez ele fazer outra carta se contradizendo....coisas da política e de dirigentes religiosos que costumam se meter no dia-a-dia das comunidades....)

Está no processo de Emancipação de Serafina.( não fui eu que inventei isto, apenas pesquisei pra história do municipio.Olides Canton)

Eis o teor da carta do padre VITORIO EMANUEL SCOPEL

ENDEREÇADA A MAXIMINO TONINI(morador de vila Oeste, com quem o padre Scoppel tinha amizade)

eSTIVE EM guaporé e soube que ali em OESTE ( assim era chamada então UNIÃO DA SERRA) há cisão por causa emancipação de SERAFINA. Eu não compreendo talvez muito mas acho que economicamente SERAFINA está na contramão pois todo o comércio se escoa por GUAPORÉ e será sempre assim...

Soube que a maioria é a favor de deixar como está principalmente o sr. ARMANDO CECCON. O Armando é homem de alcanse e tudo tem feito por OESTE.
Enquanto que MARTINELLI ( explicação pro leitor. Martinelli era o contador do Frigorifico Ideal de Serafina que encabeçava por baixo dos panos o movimento de emancipação mas que não podia aparecer...) e Cia foram CONTRA OESTE haja visto no caso da luz que só sabe Deus o que fez contra nós naquele tempo....

Eu acredito que para harmonizar e para o bem de OESTE o sr. deve ESTAR COM A MAIORIA e com o sr. ARMANDO CECCON.
No mais desejo que vá tudo bem.

Virei visitá-lo em breve, porém se houver cisão não comparecerei. De seu velho e sincero amigo.

PE. VITORIO SCOPEL

Por interessar a GUAPORÉ, esta carta foi ' violada' e tornada PÚBLICA. coisas de uma guerra de municipio-mãe contra alguém que quer se emancipar. sair fora da contribuição mensal pros cofres municipais.

Ai deu xabu,claro.

PRESSIONADO, o padre se desmentiu em outra carta que é a seguinte:

IGREJA MATRIZ DE SÃO CAETANO. RICARDA. Municipio de ENCANTADO.

O panfleto tomou como nome A VERDADE....

' EU PADRE VITÓRIO SCOPEL,autorizo a COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO ( se serafina) a divulgar por boletins e pelo rádio o seguinte:

1. soube por intermédio de amigos existir movimento de emancipação de Serafina Correa abrangendo VILA OESTE PAROQUIA onde trabalhei por muito tempo.

2. Estes amigos pediram-se pra escrever para o sr. MAXIMINO TONINI apontado como cabeça do movimento em vila oeste

3. Escrevi uma carta PARTICULAR

4. Esta carta foi entregue FECHADA ao sr.LEONIDAS CARPI( dono de hotel em Guaporé) que mais ou menos meia hora depois entregou no CAFÉ RODOVIÁRIA ao sr. CILO IZOTON PROPRIETÁRIO E CHAUFER DA LINHA OESTE na minha presença e de outros dizendo textualmente' ORDEM CUMPRIDA'.E esta carta foi entregue ao destinatário imediatamente na chegada do ônibus em VILA OESTE.

5. eSTA CARTA PARTICULAR FOI VIOLADA E DIVULGADA em boletins sem autorização da minha parte.

6. CONTRA ESTA VIOLAÇÃO PROTESTO E ME RESERVO o direito de mandar abrir competente inquérito.

7. Declaro o ser. AFFONSO MARTINELLI pessoa amiga e que muito em diversas ocasiões defendeu campanhas por mim idealizadas.

Por testemunhas abonatárias assim

PEDRO SOCCOL ( pres. da comissão de emancipação)

e OLAVO GRANDI....

assina ainda o PE. VITORIO SCOPPEL

Assim o padre que se meteu na emancipação, também se retirou. mas os PANFLETOS DA ÉPOCA FICARAM REGISTRADOS E ESTÃO NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO GUARDADOS COMO RELIQUIAS PROS (BONS )PESQUISADORES COMO EU(OLIDES)

 

La Tersa Note Taliana

CUELA NONA LA LA ZE DRIO FAR DRESSA.(OLIDES)

A noite fria de sábado, 13 de Junho de 2015, foi de muita alegria, cultura e diversão para as cerca de 600 pessoas que participaram da Tersa Note Taliana. Em sua terceira edição, o Jantar, organizado pela Comunidade Fátima e apoio da Prefeitura Municipal foi um sucesso, com muita gastronomia italiana, cultura, costumes, alegria e música. Com a presença de autoridades e da comunidade em geral, a Note Taliana teve animação do Grupo Speranza, Banda Luar e ainda a apresentação da Dança Italiana, Projeto Cultural da Prefeitura Municipal. Segundo os organizadores, o evento foi um sucesso e, para 2016, a Comunidade Fátima organizará a quarta edição da Note Taliana.

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOLÃO 2015

Estão abertas as inscrições para o Campeonato Municipal de Bolão 2015, em duplas Masculino e Feminino e Individual Masculino e Feminino. As inscrições poderão ser feitas no Pavilhão de Esportes no Clube Social e Cultural Gaúcho com Herculano Dalmagro às Quartas e Sextas-feiras a partir das 19h até o dia 20 de junho. O Sorteio para a formação das Duplas será no dia 20 de Junho, às 16h no Pavilhão de Esportes do Clube Social e Cultural Gaúcho. Os jogos serão realizados nos dias 27 de junho e 04 de julho a partir das 14h30min. A entrega da premiação será no dia 11 de Julho a partir das 19h. Serão premiados o 1º e 2º lugar com troféu: Duplas Masculino e Feminino e Individual Masculino e Feminino e medalhas aos demais atletas participantes.

Promoção e Realização:
- Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa.
- Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo.
Departamento de Esportes e
Departamento da Juventude.
Departamento de Turismo e Infra Estrutura
Apoio:
- Conselho Municipal de Esportes
- Clube Social e Cultural Gaúcho



ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

2015
Mar01
Mar02
Abr01
Abr02
Mai01
Mai02
Jun01
Jun02
           



OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 179 - maio 2015
Edição 178 - março 2015
Edição 177 - feverero 2015
Edição 176 - janeiro 2015
Edição 175 - dezembro 2014
Edição 174 - novembro 2014

Edição 173 - outubro 2014

Edição 172 - agosto 2014

Edição 171 - junho 2014

Edição 170 - maio 2014

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99


ESTÃO À VENDA


Cidades vizinhas (A briga entre cidades gaúchas) • R$ 15


Cosi la ze stata (Breves histórias de Serafina Correa/RS) • R$ 20


Getulio Vargas, depoimentos de um filho (Maneco Vargas fala de Getulio) • R$ 20


Estradas do Rio Grande (A história da construção pesada no RS) • R$ 50

Mais a postagem. Procure pelo olidescanton@bol.com.br.


ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog