"Longos dias têm cem anos..."



14 de agosto
de 2015

exclusivo

MAE DE DEUS TEM PREJUZIO DE 14 MILHÕES


Fou uma barberagem que custou caro. Um tratorista que durante 2014 fazia obras e escavações pras obras do novo espaço do MAE DE DEUS, NO MENINO DEUS, acabou arrancando os cabos que levavam ao sistema de RAIO X DO HOSPITAL.

resultado. prejuizo de 14 milhões.

as obras foram interrompidas e a nova direção do hospital resolveu que por enquanto ficam como estão.

o administrador que estava lá há 30 anos o Seferin, médico, também foi demitido, ma spra efeito externo ele pediu pra sair. Não houve rompimento até porque sua esposa é medica e trabalha no Mae de Deus.

O Mae de Deus foi escolhido com o hospital da copa de 2014. só que a verba que o BNDES IRIA LIBERAR PRAS OBRAS NUNCA VEIO.

e ficou nisto.

mas o hospital não está quebrado.(OC)

 

Separação

bah, mas a gisele tá se separando...que coisa, mas não eram o ' modelo' de casal?????

* eles podem se separar,sem crise alguma. mas a mídia os apresentava com dois apaixonados???? que nada....

* são na verdade, o que sempre digo...um ' produto'..valem milhões.....

um antro de assaltantes, de meliantes.

a praça dom feliciano,depois de escurrece, cuidado, pq ali assaltam como deus da´rá. já vi pivetes assaltando e siando correndo ali e não se ve um brigadiano no pedaço.

de tarde é local pras babás levarem crianças ou passeios em geral. mas eu não me fio mais atravessar aquilo nem de dia.(OC)

 

SABIAS NA PRACINHA DA ENCOL

VITORIOPIFFERO NÃO PINTOU NO PEDAÇO, MESMO COM A VITORIA SOBRE O FLU....LEVEI A MAQUINA E ME RESTOU FAZER FOTOS DOS SABIAS QUE CANTAVAM E COMIAM SMEPRE ALI NO MESMO LOCAL.(oc)

 

VELHÕS CASARÕES DO BONFA....

EM ALGUMAS RUAS PERSISTEM OS CASARÕES ANTIGOS NO BONFA....

 

da Ufrgs

NO ANTONIO LANCHES, A ALUNCA ESPERA A AULA ENQUANTO SE DISTRAI NA TARDE DE AGOSTO(oc)

 

PORTUNHOL NO APLICAÇÃO

A GREVE ACHO QUE AINDA NÃO TERMINOU MAS JÁ TEM CARTAZ PEDINDO REVISÃO DO CALENDÁRIO. E EM CASTELHANO. ESTA É DE CABO DE ESQUADRA. CASTELHANO NA URGS....(oc)

 

JN

AQUI DESTE PEQ/GRANDE ESPAÇO MANDO OS PARACHOQUES PELOS 29 ANOS DO JN...

* O gordo ucha sempre me disse que quando ele tiver que meter a mão na guaiaca pára de editar o jornaleco. por enquanto o ariozinho tá conseguindo meter o pé no estribo.

* acho que não tem festa este ano. a grana juntada foi curta até pra edição do JN de agosto. não foi mole, me disse o ariozinho.(OC)

 

PERU

GUARDO AQUI COM CARINHO A FOTO DE UMA NO DA URSULA QUE EU MANDEI PRO MEU PAI E ELE COMO SEMPRE GUARDOU.

QUANDO VOLTEI DO PERU ELE MA DEU....

 

MEMORIAS PERUANAS

O ' MENSAGEIRO' DE MONTERICO

DE TODAS AS QUE VIVI LÁ, esta seguramente ´´e uma das + dramatícas.ACONTECEU ASSIM.

a Patricia Nunes del Arco(sobrenome de aristocarata, meio falida, mas aristocrata), que ainda espero que esteja viva - a imagino casada com um rico, porque adorava um conforto e não tinha vocação pra sofrimentos - estava se separando do marido, um babacão, não sei como foi casar com o cara, mas enfim, tinha casado,engravidado da Ursula.

Mas pelo bairro Monterico onde morava a sua mãe, a Patricia andava de história com o Júlio, que só queria curtir.imagina num bairro de classe média alta peruana, limenha, em 1975, o que aquela gurizada fazia. nada, de manhã iam pro coléigio, de tarde ficavam morgando pelas calles>

- carajo, mi viejo, eu os ouvia dizer, quando sabia que se escondiam das velhos pra fazer molecagens tipicas de gurizadas.

Só que a Patricia acabou engravidando do Julio. E ela não queria lhe dar a noticia, porque a barra ia pesar. O cara que só tava curtindo não ia querer assumir aquilo. acabaria a festa dele.

Como e quando se encontravam não é assunto que me diga respeito. é deles...

so sei que a barriga da Patricia, como não podia deixar de ser, ia crescendo, e ela usava uma especie de cinta pra não demonstrar e não saia de casa.

_ Oli( ela me chamava de Oli) estoy em cinta. quase dei nada no dia que me disse....

estar em cinta no país castelhando é estar prenha.

Eu vim membora e não sei como aquela situação acabou.

Mas a Patricia escondia a gravidez porque ' senão me quitam la Ursula".Como na separação ela ficara com a guarda da filha de um ano e pouco, se aparecesse grávida de outro, num Peru conservador como aquele,lhe ' quitaram' la nina.

Iamos muito a padaria do Pierre, um borracho, italiano, que tinha entre seus amigos um coronel da PIP...

E na padaria tinha um snack bar, ao estilo norteamericano. Trabalhei vários meses na padaria, até que o emprego acabou não lembro bem porque.Sobre o Piere, uma figura controversa, escrevo outro dia que tiver inspiração.(OC)

 

Dia do Pendura

um aluno de direito conta isto

"eu já fui estudante de direito, na pucrs... o centro academico VENDIA diplomas do dia do pendura, para cada aluno dar pros donos de resturante, quase como um passe livre".

 

de São BOrja

o ' marajazinho vai pro jogo do truco'...

agora entendi a alegre rapaziada vai rezar todos os dias, vão fazer um tal de acampamento da paz...

a beira do rio uruguai, numa estancia. pagam 500 pilas - pra comprar livros meus do brizola não tem grana, mas pro retiro este tem e pagam antecipado.

mas eles são todos bem comportados. saem de manha, com a benção da mamae e do papai e voltam cheirando só a guaraná da fruki.

rezam no acampamento, fazem orações, depois dormem cedo, lá pelas oito todos tão já nas suascamas digo o que levarem pra dormir.

este acampamento surgiu como contraponto da festival da barranca que também é uma turma de gente bem comprotada.

diz-se em são borja, eu não acredito que um politico muito conhecido, de tanto trago certa vez caiu no Uruguai e foi salvo pela turma. quem me contou isto foi o reporter PRATO FINO....

mas acho que não é verdade. é invenção do prato fino que não tem o que faze.

pues então bom acampamento gurizada bem comportada. mas não me peçam livros do brizola a fiado(olides canton)

De: letier12
Enviada: Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015 11:19

Eu vou participar de um torneio de truco com amigos...

Desconheço bebedeira...

Letier Vivian
São Borja/RS

 

Cinema

A CURIOSIDADE HÚNGARA

por Eron Duarte Fagundes

Os artifícios cinematográficos da realização húngara Lisa, a fada-raposa (Liza, a rókatünder; 2015), de Károly Ujj Mészáros, são estranhos à percepção do espectador brasileiro e por isso lhes despertam a curiosidade. Mas esta curiosidade não é muito bem satisfeita, há um travo de falta de alguma coisa para que o observador possa bem desfrutar do espetáculo.

É uma narrativa de atmosfera, como os antigos contos góticos; não chega a ser um filme de horror, como se poderia pensar por sua circulação em festivais internacionais do gênero. Tem algo de contos de fadas, sim, com uma protagonista até certo ponto doce e esperançosa e perseguida por uma maldição.
Lisa deseja o amor, mas os homens que ela ama são marcados por esta maldição: quem Lisa ama, morre. A curiosidade inicial despenca com o andar dos fotogramas. O engenho de direção não se sustenta. Há aspectos forçados do tom narrativo visando a impressionar a emotividade impressionável do observador.

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana



No próximo Sábado (dia 15/08/2015) as 10h15min no Espaço Itaú assistiremos ao filme "Dromedário no Asfalto" (2014). Depois de perder a mãe, Pedro se sente devastado e determinado a conhecer a identidade de seu pai. A única informação que ele tem é que o homem partiu para o Uruguai para viver recluso. Assim, resolve ele mesmo partir em uma jornada de auto-conhecimento, caminhando por cidades do Brasil, até cruzar a fronteira do país vizinho, Uruguai, a fim de encontrar a pessoa que lhe deu os traços marcantes de uma mente reflexiva e emotiva.

No próximo Domingo (dia 16/08/2015) as 10h15min na Sala Eduardo Hirtz assistiremos ao filme "O Imigrante Russo" (Nemez - 2012). Dima é um alemão-russo que decide mudar de vida e ir para Berlin, para fugir de seu passado criminoso. Ele conhece a estudante de arte Nadja, por quem se apaixona. No entanto, as antigas conexões criminosas de Dima o perseguem e podem causar grandes desastres para ele e sua amada.

 

do mironneto.com

Tapete vermelho do festival começa a ficar mais concorrido

Com um orçamento mais enxuto, como requer a atual situação econômica do país, o Festival de Cinema de Gramado chega ao fim no sábado com uma inesperada temperatura amena e a presença de poucas celebridades. Pelo tapete vermelho do Palácio dos Festivais, passaram durante a semana poucas figuras conhecidas. Daniel Filho e Marília Pêra, homenageados, foram exceções. Já estão na cidade os atores Marcos Palmeira e Mariana Ximenes. Outras celebridades devem chegar no final de semana, incluindo ex-integrantes do Big Brother Brasil e outros convidados das inúmeras festas que acontecem aqui até a manhã de domingo.

Marília Pêra recebe troféu cercada por seus três filhos

Ao som de uma prolongada salva de palmas e envolvida no abraço dos três filhos - que apareceram de surpresa, a atriz Marília Pêra recebeu, na noite de terça-feira (11), o troféu Oscarito deste 43º Festival de Cinema de Gramado. O público recebeu a atriz de pé, como a homenagem merecia – não apenas por se tratar de um mito da interpretação no país, mas também porque nas mãos de Marília repousou o 25º troféu Oscarito da história de Gramado, que desde 1991 destaca personalidades do cinema nacional. “É uma honra receber esse prêmio que leva o nome de um gênio da nossa comédia”, agradeceu. Com mais de 20 filmes no currículo, Marília Pêra não apenas atuou ao longo de sua carreira, mas também cantou e dançou “com desenvoltura”, conforme destacou o apresentador Leonardo Machado.

 

do Diário de Santa Maria

Fabiano Pereira diz que ainda não aceitou convite para ser pré-candidato a vice-prefeito pelo PT

Foto: Tiago Machado

Ex-deputado e ex-secretário estadual está conversando com seus apoiadores e empresários para tomar a decisão

por Deni Zolin

deni.zolin@diariosm.com.br

Durante a apresentação de Valdeci Oliveira (PT) como pré-candidato a prefeito, no início de agosto, a sigla indicou que o ex-deputado Fabiano Pereira era o pré-candidato a vice. Porém, ontem, Fabiano garantiu ao "Diário" que Valdeci, na verdade, fez um convite, e que ele (Fabiano) ainda não deu a resposta se aceita ou não concorrer a vice-prefeito.

– Eu não disse que sim nem que não. Desisti de fazer plenária com meus apoiadores. Desde domingo, estou em Santa Maria tendo conversas individuais para saber a opinião deles, pois eles imaginavam que eu seria pré-candidato a prefeito, mas o cenário mudou, então, preciso ver o que eles pensam – disse Fabiano.

Apoiadores de Fabiano Pereira estão revoltados com anúncio de pré-candidatura de Valdeci a prefeito

Fabiano descartou concorrer a vereador para “não sufocar” outros companheiros que disputam vaga na Câmara e disse que não pensa em deixar o PT. O "Diário" não conseguiu contato ontem à noite com o presidente do PT local, Sidinei Cardoso.

 

o que podemos fazer?

De: paulokons4@
Enviada: Quinta-feira, 13 de Agosto de 2015 17:38

OF.GRUPIA – Nº. 083/2015 Brusque-SC, 13 de agosto de2015.

Ementa: Encaminhamento de manifesto ao Supremo Tribunal Federal (STF) acerca da pretendida descriminalização do porte de drogas, documento que emerge da Audiência Pública na Câmara Municipal de Brusque, das 8h às 11h20min do dia 13 de agosto de 2015, com o tema “O Flagelo das Drogas na Família e na Sociedade - o que podemos fazer?”

Ao Excelentíssimo Senhor

Ministro RICARDO LEWANDOWSKI

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)

Endereço eletrônico: gabinete-lewandowski@stf.gov.br

Supremo Tribunal Federal - Praça dos Três Poderes

70175-900 - BRASÍLIA (DF)

Prezado Ministro Presidente– Paz e Bem!

Comasatisfaçãodecumprimenta-lo, honra-nos encaminhar a Vossa Excelência, em arquivo digital anexo, MANIFESTO acerca da pretendida descriminalização do porte de drogas, tema do Recurso Extraordinário (RE) 635659 - Repercussão Geral que integra a pauta de julgamentos previstos para a sessão plenária desta quinta-feira (13 VIII 2015) do Supremo Tribunal Federal.

O MANIFESTO, Excelência, emerge da Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Brusque/SC, das 8h às 11h20min desta data (dia 13 de agosto de 2015), com o tema “O Flagelo das Drogas na Família e na Sociedade - o que podemos fazer?”.

De iniciativa do Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (GRUPIA), a Audiência Pública foi realizada em articulação com o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen/SC), Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e Conselho Municipal Antidrogas de Brusque (Comad), reunindo mais de 150 (cento e cinquenta) participantes no plenário da Câmara Municipal de Brusque.

SãometasdoGRUPIA:

1. Um ambiente familiar fortalecido e protetor;

2. O desenvolvimento integral de nossas crianças e adolescentes, compreendendoo desenvolvimento FÍSICO, MENTAL, MORAL, ESPIRITUAL e SOCIAL em condições de liberdade e de dignidade;

3. O enfrentamento das violências praticadas contra crianças e adolescentes;

4. A redução da violência juvenil;

5. O combate ao uso de drogas lícitas e ilícitas e garantia de tratamento especializado para os que necessitarem;

6. A inclusão educacional efetiva;

7. O convívio social saudável, estimulante, interessante, criativo e produtivo;

8. A ampliação das oportunidades de qualificação e inserção profissional dos adolescentes;

9. A ampliação de redes de proteção e de apoio às crianças, aos adolescentes, aos jovens e suas famílias;

10. O fortalecimento das estruturas de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Contando com acolhida favorável ao MANIFESTO, reiteramos nossas expressões de reconhecimento e elevada estima cristã.

Fraternalmente e sempre à disposição,

Paulo Vendelino Kons - Conselheiro Tutelar

p/Grupo de Proteção daInfânciae Adolescência – GRUPIA

Telefones:4733968942, 4733510113 e 4799979581 -celularpessoal

grupiabrusque@gmail.com ; paulo_kons@yahoo.com.br

BRUSQUE/SC

“A família constitui o primeiro e o mais importante grupo social de toda pessoa. É na família que ouvimos as batidas do próprio coração e o que ele verdadeiramente aspira como forma de realização pessoal e coletiva. Cotidianamente a família depara-se com tantos desafios sociais e econômicos, culturais e religiosos que a sociedade contemporânea enfrenta. A violência tem se instalado em todos os ambientes de forma avassaladora. Assim, precisamos nos mobilizar para assegurar que a família seja, pela graça de Deus, cada vez mais o espaço para formação do ser humano.” (Paulinho Kons)


13 de agosto
de 2015

DIA DO PENDURA

ESTE COSTUME SEMPRE NO DIA 11 DE AGOSTO, DIA DO GARÇÃO, TÁ MEIO DEMODEE...

MAS HOUVE TEMPOS QUE PEGAVA MESMO.

SANTO TASCA FUNDADOR DO BARRANCO ENCHEU TANTO O SACO DISTO QUE ELE FECHAVA A CHURRASCARIA NESTE DIA.

PEGAVA OS GARÇÃOS E OS LEVAVA NUMA CANTINA DE BENTO. LÁ COMIAM E BEBIAM O DIA TODO. ERA DIA DE FESTA PRA ELES, NÃO DE ENCHEÇÃO DE SACO PQ OS ESTUDANTES IAM LÁ CONSUMIAM E DEPOIS NÃO QUERIAM PAGAR. ALGUNS BOS DESTES TERMINAVAM NA DELEGACIA. PQ OS CARAS COMIAM DO BOM E DO MELHOR E NÃO PAGAVAM MESMO.

* CESAR TASCA CONTA EM SUA SMEMÓRIAS, QUE UM DIA SERÃO PUBLICADAS, QUE UMA X FOI LÁ UM CARA QUE ELE CONHECIA.

- NÃO É PENDURA, PERGUNTOU O GARÇÃO CESAR.

- NÃO GARANTIU O CARA.

NA HORA ERA PENDURA.

ELSON FURINI QUERIA DEMITIR O TASCA POR CAUSA DISTO.

* NÃO CONHEÇO NADA QUE TENHA DADO BO POR CAUSA DISTO. A NÃO SER UMA X SEGUNDO MEU IRMÃO PAULO QUE A FILHA DELE ESTUDANTE DE DIREITO FOI PARAR NUMA DELEGACIA POR ISTO:

- MAS É COISA DE MOLECAGEM, COMO DIZ O PAULO.

* GERALMENTE OS RESTAURNATES LEVAM LIVRE ISTO..NA BOA....

 

SARTORON PÃO DURO

boa esta do sartoron ia jantar no massolin dei fiori....

E SE FOSSE A PRESIDENTA GASTAV AMENOS PQ TÁ DE DIETA...(KKKK)

* eusei outra dele. ele vai na sauna da Ramiro. acho que é porto alegre o nome.

e esteve lá tempos atrás...antes entrava como todo mundo, agora sobe no segundo andar e faz sua saunazinha não no meio da malta.

* mas a porto alegre não é baratinha como o massolin dei fiori. é a sauna mais cara de porto alegre....

 

SARTORON

VOU CONVIDAR O SARTORON PRA BANDEJA DO ANTONIO LANCHES.

O LUIS, GARÇÃO, IRIA A LOUCURA, PQ GOSTA DE POLITICA, É PETISTA, MAS É UM PETISTA LUCIDO. ELE QUER QUE O SARTORON PRIVATIZE ATÉ A OSPA...

ESTE PAPO DOS DOIS EU QUERIA VER..(KKK)

 

SARTORON

engraçado sair no cascatinha o negócio do sartoron no massolin dei fiori,devem ter tentado na rosane e não colou.ai foram de segunda opção, o cascatinha...,(kkkk)

 

MUY AMIGO.

O JUREMIR QUE É ACUSADO DE ' TARSISTA' NÃO POR MIM, MAS POR OUTROS, SUGERE AO SARTORI QU E PRIVATIZE A EXPOINTER. DIZ ELE QUE NÃO SE DEVE DAR DINHEIRO PUBLICO A FARSUL. MAS PQ O PT NÃO FEZ ISTO ANTES????

* MUY AMIGO ESTE JUREMIR....,

 

Futebol

PIFFERO CAMINHOU NORMALMENTE NESTA 4 NA PRACINHA DA ENCOL. NÃO LEVOU NEM PEDRADAS....

NO JARDIM EUROPA MORAM VÁRIOS JOGADORES DE FUTEBOL..ENTRE ELES ARANGUIZ....E O CAPITÃO DO GREMIO.

 

PERU

JA DISSE QUE ME PASSOU A ONDA DE NOSTALGIA DO PERU. NA VERDADE A GENTE, COMO DIZ O FILOSOFO PABLITO SANTANA TEM SAUDADE DA JUVENTUDE...NÃO DO PERU...

* HJ NO ANTONIO LANCHES RABISQUEI UM TEXTO DAQUELES ANOS QUE SE CHAMARÁ. A GRÁVIDA QUE ESCONDIA A BARRIGA.

 

Peru

O QUE HOUVE COM O VOO DA RENATA ZANATA EM LIMA. NA VERDADE, ELES FICARAM RETIDOS EM CUSCO(OLIDES) MELHOR AINDA. NO ' UMBIDO DO MUNDO'. A MIM ME PASSOU A NOSTALGIA DO PERU....

De: nadi.beaze
Enviada: Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015 21:56

Dio, Olides, ela ficou de me explicar melhor, a confusão foi muita por lá, e ela foi trabalhar hoje, ainda.
Ela me disse agora o seguinte, Qdo estavam em Cusco, o avião (da Avianaca) que levaria eles para Lima cancelou o vôo, sem maiores explicações, isto que já tinha cancelado no final de semana também, então aquele povo devia mesmo estar furioso, imagino q a maioria tem compromissos. Aí a empresa desta aviação se obrigou a pagar hospedagem para todos, todo dia e noite em Cusco, e depois parte da manhã e até a hora do vôo em Lima, agora acho que ficou mais claro, pois ela também estava com 'piti', qdo me falou kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ancora non son drio star meza fora di birli. Falta muito ainda pra eu caducar.
E na empresa onde minha filha trabalha estão 'mexendo' no pessoal... Tu sabe o que isto significa, nos dias de hoje. né? Lora, poarina... Pode ser que não seja a vez dela ser demitida, mas mtos colegas já foram. Está preparada. É triste a nossa juventude, meu amigo, tanto estudar, ser honestos, ganhar pouco.... E qtas vezes um pé na bunda. Como é que um país (ou todos pq a crise e mundial) vai melhorar sob todos os aspectos? Vive-se hoje, com medo de assalto, perder emprego, perder, perder, perder....
E vai acontecer que de tanto 'perder,perder', muitos e muitos estão perdendo até a vergonha.
Vou ler.
Estou de pé desde às 4 da matina, não costume me deitar durante o dia, fico mal.
Doman vao sapar.
Tenho 200 fotos para olhar, e selecionar.

 

Peru

lava baia é bom(olides)

da nadilce zanatta

De: nadi.beaze
Enviada: Quarta-feira, 12 de Agosto de 2015 19:33

Sim, Olides, ela chegou.
Há muita foto para selecionar. Acho que vamos fazer isto no final de semana.
Fiquei de te responder o valor que ela gastou para passeio. Ela vem pagando desde ano passado, o valor de 4.080,00, mas se tivesse comprado um pacote hoje, creio que ira a quase 10.000,00. Ela me disse que o soles lá oscila, em certos lugares ele vale 1,00, noutro, 0,50 e até quase a 10,00, pode isto? Chegou a pagar treze soles por uma garrafa de água.
Qto ao vôo, ela me contou que lá, a Avianca costuma fazer destas, mas minha filha teve a sorte de pegar um pessoal esquentado, fizeram um escândalo no aeroporto, está sujeita até receber indenização por danos morais, acho que desta vez eles entram na linha. Eles costumam marcar o vôo e depois cancelam, e as pessoas (devem ser só gaúchos, kkkkkkkkkkkkkkkkkkk), se resignam e acabam pegando outro. Mas desta vez cariocas e paulistas quase fizeram um quebra-quebra, infelizmente pra nós. Pois neste passeio havia muito paulista e carioca.
To falando que nosso Estado tá ficando uma M@.
Por exemplo, tu pensa que eu acredito na crise aqui do Estado? Tenta calcular o que este Estado recolhe de impostos. E olha que sou ruim de cálculos.
Acho que aqui também deveria acontecer uma Operação lava a Jato, posto que a nossa se chamaria Operação Lava Baia.
Que tem sujeira tem.
Bem vou fazer uma jantinha.
Não te preocupa que as fotos tu terá.

 

GIRIA PERUANO

1. LA CONCHA DE TU MADRE. ESTA NÃO PRECISO TRADUZ´R....É QUANDO SE QUER MANDAR ALGUÉM A MERDA.

1. HUEVON....QUER DIZER ABOSTADO...VEM DE HUEVOS QUE TODOS SABEM O QUE SÃO,NÉ.

 

Cinema

AS ASPEREZAS NÓRDICAS

por Eron Duarte Fagundes

Lukas Moodysson volta a perturbar o espectador brasileiro com algumas asperezas nórdicas de filmar em Nós somos as melhores (Vi är bäst!; 2013). Que as asperezas são essas? As mesmas que se viram há muitos anos em Amigas de colégio (1998), exibido há quinze anos em Porto Alegre: a irregularidade da movimentação da câmara, o corpo-a-corpo desta câmara com as personagens, um aparente distanciamento formal executado com uma energia estranha e muito regional. Moodysson volta ainda suas lentes para o universo da primeira adolescência, especialmente a feminina; e ainda e sempre confere um tom de irreverência masculina a suas cantoras garotas, de cabelo curto e à maneira “punk”, com aquela cabelo alçado de divisão da cabeça ao meio. Não há um lesbianismo direto, como o havia em Amigas de colégio, mas a masculinização da figura feminina impera, mesmo que isto não implique opções sexuais.

Aliadas às duas garotas centrais, debochadas e palavrosas, associa-se a elas uma terceira menina, que canta em igrejas mas que logo é pervertida para a banda das outras duas, irreverentes e diabólicas. Em momento algum o cineasta dá trégua ao bem-estar do observador. A faixa sonora gritada ajuda a exacerbar a alma de quem assiste ao filme.

 

Cinema

 

Servidores de 23 órgãos públicos debatem sobre cuidados com os idosos

A Rede de proteção ao Idoso: Caminhos de Direito foi tema do 4º Encontro do Ciclo de Palestras, promovido pela Escola de Governo, na tarde de quarta-feira, 12. Com muita interatividade entre os mais de 50 presentes de 23 órgãos públicos, no auditório da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), a professora e especialista em serviço social e políticas públicas e velhice, Michelle Bertóglio Clos, falou sobre os direitos, deveres e expectativas das pessoas na 3ª idade.

Para fazer a abertura do evento, o Diretor de Educação e Formação Carlos Macchi deu as boas vindas aos servidores presentes. "A FDRH tem muita satisfação em recebê-los, esta ação, além da troca de ideias, atualiza cada vez mais os nossos servidores. Vamos sempre prestar o melhor serviço para termos cada vez mais melhorias na gestão do Estado", ressaltou o Diretor.

A professora, Michelle Clos, chamou a atenção para os fatores determinantes no envelhecimento ativo que ainda são desconhecidos pela sociedade. Além disso, foi ressaltada a mudança que vem sendo realizada entre os idosos, profissionais, família e cuidadores. "A tecnologia da informação, possibilitou o avanço na criação de estratégias, metodologias, programas e ações para ir ao encontro das demandas e necessidades das pessoas idosas, em diferentes áreas, um exemplo disto são os movimentos sociais para adquirir direitos", afirmou a Professora.

Perfil da Palestrante

A professora Michelle possui graduação em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil (2005) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, serviço social, políticas públicas e velhice.

Estiveram presentes

FGTAS; FDRH; SUSEPE; PROCERGS; SMARH; Sociedade Beneficente Cantinho do Céu; DAER; Lar Velhinhos; FADERS; DETRAN; ULBRA; CIENTEC; PC; FEPAGRO; SEDUC; CRAS; Cultura Popular; SEPLAN; SJDH; SSP; Fundação Municipal de Saúde de Canoas; FASC; SES

 

Smarh e Banrisul buscam viabilizar a alienação dos imóveis inservíveis do Estado

Foto: Telma Feijó

Atualmente existem cerca de 11.000 matrículas em nome do Estado. Destas, 3.000 estão sendo inventariadas pelo projeto Gestão de Ativos da Smarh

Nesta terça-feira (11), no Banrisul, o secretário-adjunto de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos do Estado, João Batista Portella, reuniu-se como Superintendente de Engenharia do Banrisul, Jorge Luis Presotto, a diretora da Unidade do Patrimônio do banco, Suzana Flores Cogo e o diretor de Crédito da Instituição, Oberdan de Almeida. O encontro deu continuidade às tratativas iniciadas na última semana pelo titular da Smarh, Eduardo Olivera com a presidência do banco visando à ativação e operacionalização de um termo de cooperação que prevê a viabilização de publicidade e financiamento dos imóveis que o Estado coloca em leilão.

No encontro foi discutida a possibilidade do banco auxiliar no processo de avaliação dos imóveis a serem alienados pelo Estado, visto que a secretaria conta somente com um engenheiro avaliador para a elaboração de laudos técnicos. Segundo Portella, “hoje nós temos um conjunto de duzentos imóveis que poderiam ser levados a leilão, mas nós não temos pernas o suficiente para fazer essa avaliação", destacou.

Suzana Flores, afirma que, “em relação à avaliação, do mesmo lado que o Estado tem um engenheiro avaliador, o banco tem dois avaliadores. O Estado precisa da avaliação, não só no momento do leilão mas, antes, para instruir o processo de venda.”

Em contrapartida o secretário-adjunto da Smarh, ressalta queo Governo do Estado está encaminhando um projeto de lei em que as avaliações, dentro do gestão de ativos, tenham um prazo de duração de um ano, justamente para que haja mais tempo para concluir o processo e, assim levar os imóveis a leilão.

Atualmente existem cerca de 11.000 matrículas em nome do Estado. Destas, 3.000 estão sendo inventariadas pelo projeto Gestão de Ativos da Smarh. Nas próximas semanas será aberta a licitação para inventariar as restantes 8.000. O projeto tem financiamento do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento).

Também estavam presentes na reunião, o diretor do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape), Fernando Assis, o representante da PGE na Smarh, Alexsandro Leopoldo, o coordenador da Assessoria Técnica da Smarh, Fabio Pinheiro, e o engenheiro avaliador do Deape, Rodrigo de Alava Soto.

 

Secretaria assina convênio para cedência de máquina ao município de Dom Pedrito

Com o objetivo de agilizar o trabalho de desassoreamento da Sanga das Piugas que corta o município de Dom Pedrito no sentido Leste/Oeste, a Secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação (SOP), firmou nesta quarta-feira, dia 12, o termo de cessão de uso de bem móvel com o município. O município de Dom Pedrito será contemplado com a cedência de uma Escavadeira Hidráulica para a execução dos serviços de drenagem, ação que vai beneficiar mais de 800 pessoas que residem no entorno da Sanga das Piugas.

O convênio firmado também prevê a drenagem de 6 quilômetros da estrada vicinal da localidade do Upacaraí, ação que vai beneficiar os moradores dessa importante via de escoamento da produção agrícola do município. Participaram do ato de assinatura do termo de cessão o Secretário Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, o prefeito municipal de Dom Pedrito, Lídio Dalla Nora Bastos, o Diretor Adjunto do Departamento de Desenvolvimento Urbano, Guido Bamberg e o Diretor de Saneamento, Carlos Alberto Vigne.

“A Secretaria está atenta às necessidades dos municípios gaúchos, buscando atender as demandas e trabalhando de forma conjunta com as prefeituras. O termo de cedência de equipamentos faz parte de uma ação preventiva a novas enchentes, auxiliando os municípios na realização dos trabalhos de drenagem e desassoreamento de rios, arroios e sangas”, destaca o secretário. A previsão é que nos próximos dias a máquina seja encaminhada ao município, o prazo para a realização dos serviços é de 30 dias.

 

de Serafina

Sábado é Dia de Vacinação!

A Secretaria de Saúde de Serafina Corrêa, através da Vigilância em Saúde, convida toda a população para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil e Multivacinação. O Dia Nacional de Mobilização será sábado, dia 15 de Agosto, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia, na UBS Santin, UBS Aparecida, UBS Gramadinho, UBS Planalto e no Centro Municipal de Saúde. Participe! Não esqueça da caderneta de vacinação da criança.

Local de vacinação: Centro Municipal de Saúde (Unidade Central), de 15 a 31 de Agosto.

Sábado, dia 15 de Agosto, haverá vacinação em todas as Unidades de Saúde de Serafina Corrêa.

Público-alvo: Crianças de 0 a menores de 5 anos de idade.

Horário:
Centro Municipal de Saúde (Unidade Central) : das 7h45 às 17h, sem fechar ao meio-dia.

No dia 15 de Agosto - SÁBADO:
Unidades Básicas e Centro Municipal: das 8h às 17h.
Silva Jardim: das 9h às 10h;
Camping Carreiro (Igreja Assembleia de Deus): das 13h às 14h;
Capela São João (Bar do Aleixo): das 14h às 15h.

Poliomielite:

O objetivo da Campanha é manter elevada cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país, garantindo assim, a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite. A utilização da vacina poliomielite oral favorece a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e evita a formação de bolsões de não vacinados.

Multivacinação:

Atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças de zero a menores de 5 anos de idade, aumentando as coberturas vacinais, melhorando a homogeneidade das coberturas vacinais nos municípios e mantendo a erradicação de algumas doenças.

IMPORTANTE: pais e responsáveis devem trazer a caderneta de vacinação da criança para uma avaliação criteriosa da situação vacinal. A caderneta é um documento pessoal e deve acompanhar a criança, sempre!

 

Dia do Estudante na Escola Municipal Agrícola

No dia 11 de Agosto comemora-se o Dia do Estudante. Dessa forma, na tarde de terça-feira, 11 de Agosto de 2015, os alunos da Escola Municipal Agrícola, após uma breve reflexão sobre o significado e a importância da data, participaram de um Bingo em homenagem ao dia deles. A Escola Municipal Agrícola acredita na capacidade que os estudantes possuem para criar e transformar a realidade e sente-se orgulhosa em poder participar desse importante processo de transformação. Estudante... não basta ter sonhos para realizá-los. É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nossos sonhos. Em um de seus discursos Malala Yousafzai declarou: “Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. Educação é a única solução”.
Feliz Dia do Estudante! Parabéns!

 

Grupo de Hiperdia no Bairro Aparecida

As equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) visam à reorganização da atenção básica em todo o país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde - SUS. A equipe ESF do Bairro Aparecida tem realizado importantes encontros, junto ao Grupo Hiperdia, hipertensos e diabéticos, com o objetivo de trocar informações, realizar acompanhamento, entrega de medicamentos, bem-estar e prevenção. No dia 07 de Agosto de 2015, o encontro teve como tema: Os 5 sentidos. Os órgãos responsáveis pelos sentidos são os olhos, a língua, o nariz, o ouvido e a pele. É por meio dos sentidos que realizamos tantas coisas maravilhosas como correr, falar, andar, ouvir música, enxergar as coisas e as pessoas, assistir TV, brincar, ir para o trabalho, nos alimentamos e, é claro, podemos dar aquele abraço tão gostoso! Enfim, podemos fazer tudo com os nossos cinco sentidos. Na oportunidade, os usuários puderam participar de uma dinâmica em que testam seus sentidos. Após, houve a verificação da pressão arterial, entrega de medicamentos e orientações gerais.

12 de agosto de 2015

XIITA CULTO

O XIITA HOJE DE MANHA SAIU-SE COM ESTA ' ESCOLHA DE SOFIA' PRA EXPLICAR A OPÇÃO PELOS PAGAMENTOS.

IH, O XIITA DE CAMPO BOM AGORA METIDO A INTELECTUAL...

NÓS AINDA VAMOS MUITAS TRAPALHADAS DESTA GENTE AI. JÁ TÃO MORDIDOS PELA CHAMADA ' MOSCA AZUL' QUE QUANDO PICA ALGUÉM, ELE COMEÇA A DAR TIROS NO PRÓPRIO PÉ. ANOTEM ISTO QUE TOU DIZENDO HOJE.

MENOS CHICO, MENOS



liguei agora ao meio dia pro barranco pq alguém me disse que tinha ' morrido' um rapaz do barranco. coisa de um papa defunto apelidado de ' porco espinho'. o cara faz churrasco nos fundos da funerária enquanto o presunto é velado na frente.

ai perguntei ao chico se não era ele que4 tinha morrido. o chico saiu com esta:

- O DIA QUE EU MORRER PARA PORTO ALEGRE.

PO, OUTRO PAULO SANTANA AI.....

 

América Latrina

rolos na volta da renata zanata

De: nadi.beaze
Enviada: Terça-feira, 11 de Agosto de 2015 14:41

Te conto que do Aeroporto de Lima, ontem eles voltaram para Cusco.
Em Cusco ficaram num hotel. Agora voaram para Lima, ela me disse que o avião estava tão lotado que ela não tinha certeza de chegar em Lima. Agora em Lima estão num hotel para descansar e almoçar, às 18 vão para o aeroporto, e ficam lá até às 11hs30, qdo embarcam para POA. Mas tem gente do RJ que vai ter que ir para POA pra depois ir a RJ, que confa!!!! Em fim, contato.

 

Dio mio

não conheço tudo nadilce, apenas morei em lima quase 3 anos(olides) mas era outra época.

De: nadi.beaze
Enviada: Terça-feira, 11 de Agosto de 2015 10:42

Olha isto.
Madre de Díos!!! Fa paùra!
E tu conhece tdo lá.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2015/08/policia-acha-sangue-em-casa-de-chefe-de-estudante-da-unb-sumido-no-peru.html

 

V. PIFFERO

obrigado, leal....

fiquei sabendo à noite que o pifferou pedalou até o chile. ele foi longe, pra não encheram o saco dele(olides).

o piffero não tem boa relação com a imprensa. tem horror, por exemplo, ao rech.ao narigudo, como a torcida o chama...

From: EDUARDO LEITE LEAL
Sent: Ter 11/08/15 07:36

Bom dia, Olides. Não vistes o Vitório Piffero pelo fato de que este
encontra-se no Chile, tentando contratar o treinador Sampaoli (ao menos é o que se diz por aí... ).

EDUARDO L. LEAL _P. ALEGRE

 

Fora do ar

laurinho de paris

De: antares55
Enviada: Terça-feira, 11 de Agosto de 2015 21:53

Fora do ar pq a internet está ruim. Muito lenta. Na volta a gente conversa.

 

Inveja

dos leitores

capincho reconhece que pagará 500 paus pra ir no acampamento do truco e do trago(OC)

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 11 de Agosto de 2015 10:25

A inveja é f...

Bem que tu queria estar nesse acampamento...

Mas quem sabe na próxima... encarnação!!!!

Letier Vivian
São Borja/RS

 

Cinema

AS BELAS SUPERFÍCIES DE FURTADO

por Eron Duarte Fagundes

Há quem se queixe de que Jorge Furtado, o cineasta gaúcho que chegou ao coração do Brasil, é muito mais um homem de televisão do que de cinema. Isto não é verdade: suas histórias funcionam tão bem na televisão quanto no cinema. Há quem confunda seu humor direto com piada ligeira: é outra injustiça. Seu cinema, apesar de não se desligar da comunicação popular, tem as artimanhas de seu refinamento, um cérebro culto e atento às coisas insignificantes em instantes belos, para ver e pensar.

Real beleza (2014) é seu novo trabalho. Embora respingue aqui e ali um pouco do olhar debochado do realizador para o mundo, esta sua atual narrativa deriva para tensões dramáticas mais interiorizadas, evocando alguma coisa daquilo que o paulista Walter Hugo Khouri fazia no cinema brasileiro, fundindo os gestos das personagens em cenários concentrados e isolados; mas Furtado não é Khouri e, apesar das várias referências intelectuais (há até, entre os livros da biblioteca do pai da garota-modelo, uma raridade francesa, Poison et volupté, algo de acordo com a própria trama de Furtado, em que a voluptuosidade é o veneno das relações entre as personagens), o filme não se distancia muito da compreensão do público médio de cinema. Mas não se trata duma concessão do cineasta: é um jeito de fazer cinema, ao mesmo tempo elegante e comunicativo.

Filmado em Porto Alegre e em regiões da serra gaúcha (entre elas, Garibaldi, onde este articulista viveu entre os três e os seis anos de idade), Real beleza foi equivocadamente comparado por alguns analistas a A coleção invisível (2012), rodado por um francês radicado na Bahia, Bernard Attal. Alguns fatos de roteiro alimentam esta comparação: no filme de Attal um jovem curioso por gravuras (também vivido por Vladimir Brichta, o mesmo ator-fotógrafo de Furtado) visita um colecionador cego (Walmor Chagas) e se envolve com a filha de seu anfitrião. As relações que se estabelecem com o fotógrafo inquieto, suas relações amorosas com a mãe de sua modelo e suas aproximações com a excentricidade do velho pai e o que há no filme Attal não se sustentam. A narrativa de Furtado tem muito mais corpo.

Apesar de alguma fragilidade em sua intensidade em alguns momentos, Real beleza traz um autêntico perfume de cinema. Malgrado os adversários de Furtado.

 

do mironneto.com

Ataque ao carro-forte: mulher diz que escapou da morte

A violência do ataque ao carro-forte da Prosegur, além do incêndio de três automóveis, nesta segunda-feira (10), deixou assustados os moradores da Linha Imperial. Em entrevista ao jornal Pioneiro, uma mulher disse que escapou por pouco da morte. "Eu voltava a pé pelo acostamento e vi aquele caminhão a toda velocidade. Achei estranho, mas continuei. Em seguida, ouvi uma explosão e pensei: foi um acidente. Olhei para trás e vi o carro-forte. Meu marido saiu de casa e veio até mim e vimos eles (ladrões) com roupas camufladas e metralhadoras", relatou.
Segundo a moradora, três homens desceram do caminhão na hora da colisão com o carro-forte. "Quando explodiram o carro-forte, o dinheiro voava pela rua. Alguns bandidos corriam atrás das notas. Pegaram tudo, saíram carregando os malotes", disse a moradora ao repórter do Pioneiro.

Daniel Filho recebe homenagem e elogia trajetória do festival

A primeira das quatro homenagens que fará este 43º Festival de Cinema de Gramado foi a Daniel Filho, que na noite de sábado (8) recebeu o troféu Cidade de Gramado.
Emocionado, improvisou um agradecimento aos companheiros de trabalho com os quais conviveu ao longo de sua trajetória, e elogiou a longevidade do evento: "É difícil uma iniciativa durar muito nessa área (do cinema) e nisso incluo o Festival de Gramado. Não lembro de nada do gênero que tenha durado tanto tempo. É nos 43 anos desse evento que está a minha emoção. Ter meu nome nessa galeria de colegas fantásticos que já foram homenageados é uma honra", comemorou.
A próxima homenagem acontece na terça-feira (11), com o troféu Oscarito para Marília Pêra.

Socialite Val Marchori desembarca em Gramado na quinta

Quem tem ido à rua Coberta para ver grandes estrelas tem saído decepcionado. O Festival de Cinema deste ano é mais técnico do que glamouroso, repetindo o que aconteceu na edição de 2014. Até mesmo pela falta de recursos para bancar a vinda de famosos.
Enquanto as estrelas não chegam, surgem informações sobre as subcelebridades. Uma delas, a socialite Val Marchori, desembarca em Gramado na quinta-feira, a bordo de um helicóptero, como convém a uma participante do programa Mulheres Ticas, exibido pela rede Bandeirantes.

 

Dia dos Pais morno na Capital gaúcha

A CDL POA e o Sindilojas Porto Alegre comprovaram que as vendas de Dia dos Pais deixaram a desejar. ?Ficamos no negativo, se compararmos às vendas durante o mesmo período de 2014?, observou o presidente da CDL Porto Alegre, Gustavo Schifino. ?O forte das vendas era esperado para a semana que antecedia a data, mas tivemos dias atípicos, de muito calor, e problemas no pagamento do funcionalismo público estadual, o que, certamente, dificultou o bom resultado do varejo?, avaliou Schifino.

Há alguns dias, as entidades haviam liberado uma pesquisa relacionada ao Dia dos Pais, que projetava a movimentação de R$ 56 milhões no comércio da Capital. ?Ficamos com um valor um pouco abaixo do esperado, chegando a R$ 53 milhões, o que representa uma queda de 5%?, argumentou. O ticket médio também diminuiu em relação ao previsto na pesquisa, chegando a R$ 130,59. ?Ou seja, os presentes de Dia dos Pais foram mesmo substituídos pelas lembrancinhas?, ponderou Schifino. ?As instabilidades econômicas, o aumento das tarifas de serviços básicos e até as crises políticas estão influenciando na decisão de compra do consumidor. Vamos trabalhar para recuperar no Dia das Crianças?, afirma Paulo Kruse, presidente do Sindilojas Porto Alegre.

 

Artigo

RASTROS NUM DIA DE CHUVA NO CENTRO DE PORTO ALEGRE

por ADELI SELL, consultor, escritor e acadêmico de Direito

Caminhando contra o vento num dia destes chuvas, saíra do Edifício Condor da Andrade Neves, me alegrei de ver uma limpeza que fizeram no Clube Espanhol, me dei para lembrar do Mata-Borrão, prédio de uma arquitetura sui generis que existia ali na esquina com a Borges de Medeiros, botado abaixo sem explicação, hoje ocupado pelo "Tudo Fácil". Desci pela "Rua 24 Horas" que nunca existiu, apesar de tão defendida pelo saudoso Isaac Ainhorn, um sujeito com quem se podia debater em alto nível na Câmara(como também era o caso do João Antônio Dib). Por sinal, esta já foi "beco": Beco do Coelho, Beco do Brito, Beco João Carvalho, para depois virar Travessa Itapiru. Hoje, é uma rua sem identidade: Travessa Acylino de Carvalho.

Antes de ir ao Mercado, para almoçar, para debater com a amigos sobre um livro que estamos organizando, passei na Saraiva para comprar "Convite à Filosofia", de Marilena Chauí; indicação de minha professora. No trajeto, uma vendedora maluca de não sei que bugiganga na Rua da Praia, fugindo da chuva e não dos fiscais da Smic, me atropelou, sem pedir desculpas. Não é novidade, porque as pessoas nesta cidade, especialmente no Centro andam pilhadas. Outros vendedores de ilicitudes, com chuva e tudo, estavam nas marquises, no seu território privatizado.

Fiquei lembrando do livro do jornalista Nilo Ruschel "Rua da Praia", com suas histórias fenomenais. O que ele escreveria sobre ela agora com seus camelôs, o lixo espalhado, o cantor gospel desafinado, o caipira-sertanejo com aquela cantoria melosa em cima de uma letra brega? O que diria o homem que cunhou "Cidade Sorriso" para a Capital?

Talvez quem pudesse escrever um "Anedotário da Rua da Praia" III seria o Renato Maciel de Sá, porque coisas risíveis ele acharia, afinal de contas é melhor rir de certas coisas do que chorar.
Era o dia dos turbilhões de ideias. Lembrei que nesta rua conheci o Paulo Brossard, o jurista que nos deixou há pouco, bem como outras figuras. Foi ali que participei nos anos 70 de vários atos e manifestações, tantos e tantas foram que virou Esquina Democrática quando ela encontra a Borges de Medeiros. Foi ali que ouvi e vi de perto o velho Ulysses Guimarães. Ali também a Polícia me prendeu, porque fizemos um ato contra o imperialismo ianque, num protesto acho que era contra o Reagan. Afinal, foram tantas as vezes que a memória nem sempre alcança tudo.

Ah, ali os Andradas do velho Império encontram o caudilho castilhista Borges. É. Histórias e histórias se passando, e o ventinho deste inverno intermediado de calores me fez prosseguir. Ao passar pelo Guaspari - prédio desfigurado com aquele envelopamento ridículo - uma obra, para não esquecer, do arquiteto Fernando Corona, inesquecível professor do nosso Instituto de Artes, recebo uma flauta de um vendedor de cigarros do Paraguai. Nem respondo. Piso no Largo Glênio Peres e a primeira lajota está solta e levo um banho. Dou mais um passo e vem dois garotos grudados no celular e quase me levam ao chão. Que dia!

Resolvo entrar pelo portão principal do Mercado, aquele do relógio, que ninguém vê ou olha. Passo ali pelos decks, ideia que sofremos para impor a alguns que são contra tudo e todos, três deles estão "sem uso", tomado de bebuns, moradores de rua, de desocupados. Sujos e com uma fedentina atroz.

Antes de chegar ao restaurante no térreo um tampão de ferro me chama a atenção porque tem um buraco nele, enferrujado e carcomido pelo tempo, esperando uma moça enfiar o salto de se estatelar ou uma criança desavisada quebrar o pé. Me dou conta que nosso Mercado passados mais de dois anos do último sinistro não estão recomposto, está cada vez mais abandonado. Sumiram as fitas antiderrapantes das escadarias, os banheiros andam de mal a pior. Por que me esqueci de ir ao banheiro antes de sair para chegar nele... Ah, mas o bom e ao final disto tudo, é que consegue comer uma rabada com aipim, por um preço decente.

Na saída, encontro um amigo que me convido para no dia seguinte almoçar com ele, pedindo para escolher o Naval ou o Gambrinus. Como ele vai pagar, vou pensar seriamente num bacalhau. Afinal de contas, a vida é para ser vivida.

 

Debates FEE

Nesta quinta-feira, dia 13 de agosto, é o Dia do Economista.

Para comemorar a data, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresenta depoimentos de profissionais dos mais diversos setores, que reconhecem e valorizam o trabalho da FEE na construção de conhecimento socioeconômico para o Estado.

Além disso, a FEE preparou uma programação especial. Confira abaixo e participe!

Debates FEE – Indicadores sociais e finanças públicas gaúchas: perspectivas de desenvolvimento

12/08 - Quarta-feira – 14:00 – Auditório da FEE

Debatedores: Economistas da FEE Liderau Marques (Tema: a consolidação fiscal do Estado do Rio Grande do Sul é necessária?) e Marcos Wink (Tema: Cenário Social do Rio Grande do Sul)

Mediador: Economista Bruno Caldas (pesquisador da FEE)

Debates FEE – Momento atual e perspectivas para a economia brasileira

13/08 - Quinta-feira – 14:00 – Auditório da FEE

Debatedores: Professores da UFRGS Marcelo Portugal (Tema: O delicado momento atual: há luz no fim do túnel?) e Ronald Otto Hillbrecht (Tema: Por que é difícil mudar? A Economia Política das reformas)

Mediador: Economista Bruno Caldas (pesquisador da FEE)

Os eventos serão realizados na sede da FEE (Rua Duque de Caxias, 1691 – Centro/POA). A entrada é franca e não necessita inscrição prévia.

Os eventos serão transmitidos ao vivo em https://plus.google.com/hangouts/_/hoaevent/AP36tYfG1mV1veCJnMo19Y-PIyY9cxOg8zewaNW8G8sfZ6YUL2li-w.

 

Reunião do diretório tem homenagem a ex-presidente e nova filiação

Foto: Vinicius Reis

Edson Brum recebe homenagem na galeria dos ex-presidentes do PMDB-RS

A reunião do diretório do PMDB-RS, na noite da última segunda-feira (10), foi marcada pela homenagem ao ex-presidente do partido, deputado Edson Brum, e pela filiação da professora Iara Wortmann. A atividade, realizada na sede estadual do PMDB, reuniu dezenas de lideranças políticas, dirigentes partidários, além de deputados federais e estaduais.

Ao descerrar a foto do deputado Edson Brum na galeria dos ex-presidentes do PMDB-RS, o presidente do partido, deputado Ibsen Pinheiro, lembrou que a homenagem era “de sucessor para sucessor”. Isso porque Brum foi presidente da sigla entre 2012 e 2015 e o responsável pela homenagem ao então ex-presidente Ibsen (que esteve à frente do PMDB entre 2010 e 2012). Ibsen disse que o momento era de reconhecimento e que “nunca alguém foi tão presidente de todos os peemedebistas quanto foi Edson Brum”.

Em sua fala, Brum agradeceu aos colegas da Executiva, aos funcionários do diretório estadual pela parceria nos anos que esteve à frente do partido e destacou que chegar a presidência do partido é uma realização. “É o sonho de qualquer militante viver este momento. E especialmente para mim, que comecei minha carreira política na juventude do PMDB”, disse.

Edson destacou ainda que se orgulha de enquanto presidente do PMDB-RS ter elegido o governador José Ivo Sartori e agradeceu o apoio dos companheiros que se doaram à campanha que garantiu não só o Governo do Estado, mas também a manutenção da representatividade da bancada peemedebista na Assembleia Legislativa, com 8 parlamentares, e o aumento na Câmara dos Deputados, de 4 para 5 deputados federais. Ao final do seu agradecimento, Brum, que atualmente preside a Assembleia Legislativa, pediu que mais participação e interesse dos jovens pela política.

Entre os presentes estavam o ex-senador Pedro Simon, o deputado federal José Fogaça e os deputados estaduais Alexandre Postal, Vilmar Zanchin e Tiago Simon. O vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o presidente da Fundação Ulysses Guimarães do Rio Grande do Sul, João Alberto Machado e o presidente da Emater, Clair Tomé Kuhn, também acompanharam a atividade.

Filiação
Logo após a homenagem, um novo momento distinto: a filiação da professora, ex-deputada estadual e ex-secretária da Educação, Iara Wortmann. Após 14 anos, Iara retorna ao partido e diz que “volta para a casa com as mesmas convicções e com o comprometimento de participação e o compromisso de ajudar o Governo Sartori”. A ficha foi abonada pelo presidente estadual do partido, deputado Ibsen Pinheiro e pelo secretário-geral, deputado Gabriel Souza.

Grandes debates
Depois dos momentos de confraternização, os integrantes do diretório estadual debateram a situação do Governo do Estado, as convenções municipais do dia 29 de agosto e a preparação para as eleições municipais de 2016. Após as explanações dos presentes, duas propostas foram aprovadas: uma discussão aprofundada sobre a situação econômica e financeira do Estado e outra sobre a política brasileira.

 

de Serafina

Concurso Municipal Amador de Fotografias
Semana Farroupilha 2015

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, convida os alunos da Rede de Ensino Municipal, Estadual e Particular do município, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, para participarem do Concurso Municipal Amador de Fotografias da Semana Farroupilha 2015, que tem por objetivo proporcionar aos alunos amantes da fotografia, a oportunidade de registrar os usos e costumes do povo gaúcho, envolvendo, desta forma, os jovens e não deixando a história se perder, sendo perpetuada de geração para geração e valorizando assim os talentos dos estudantes. As fotos envolverão o tema estadual da Semana Farroupilha 2015: O Campeirismo Gaúcho, a importância Social e Cultural.

O Concurso acontece de 05 a 18 de Agosto de 2015. As fichas de inscrição estão disponíveis nas Secretarias das Escolas. Mais informações na Secretaria Municipal de Cultura – 3444 8115.
Participe!

 

IV Encontro de Coros em Serafina Corrêa

A música tem o poder de identificar as pessoas e pensamentos, revolucionar, motivar, dar apoio, enfim, ela participa da vida de toda a humanidade. A história, fatos, valores e até mesmo fatores contribuem para tornar a música essa divindade que ela é: uma cultura universal. No dia 08 de Agosto de 2015, sábado, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, a Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Cultura e do Coral Municipal, realizou a quarta edição do Encontro de Coros.

O evento contou com a participação dos Coros: Vozes da Forqueta de Arroio do Meio; Coral da Associação Casquense de Cultura Italiana de Casca; Coro de Estrela Coro Fiori Dei Piani de Estrela; Coral Comunicação Unicanto de Guaporé; Coral da Melhor Idade e Coral Municipal de Serafina Corrêa. O Canto Coral é uma prática exercida e difundida nas mais diferentes
etnias e culturas. Dentre seus benefícios, está a musicalização, o desenvolvimento vocal, a integração e inclusão social, além de motivar, e proporcionar lazer e convivência em grupo. O Poder Público Municipal agradece a todos os participantes que fizeram do IV Encontro de Coros um sucesso!

 

Vem aí a Consulta Popular

Consulta Popular do Orçamento Participativo. Vote e ajude a eleger as propostas para Serafina Corrêa nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento econômico. A Votação acontecerá no dia 19 de Agosto, com urnas no Colégio Carneiro de Campos, na Prefeitura e no Calçadão. Também pela internet: www.consultapopular.rs.gov.br. Poderão votar os serafinenses acima de 16 anos, apresentando o título de eleitor ou outro documento com foto. Consulta Popular em Serafina Corrêa no dia 19 de Agosto, quarta-feira. Vote e ajude o nosso município a conseguir importantes recursos!

 

Banda Municipal em Ronda Alta

No dia 08 de Agosto de 2015, sábado, o Projeto Cultural da Prefeitura de Serafina Corrêa, Banda Municipal, participou do II Encontro de Bandas do município de Ronda Alta/RS. O evento foi realizado em frente à Prefeitura Municipal e contou com a participação de bandas dos municípios de Serafina Corrêa, Soledade, Pontão, Ronda Alta, Três Palmeiras, Engenho Velho e Não-Me-Toque.
O Encontro foi organizado pela Escola Estadual Herculino Baldissarella com o apoio da Prefeitura de Ronda Alta. O Poder Público agradece aos professores e integrantes do Projeto Cultural Banda Municipal pela belíssima apresentação, representado o município de Serafina Corrêa.


11 de agosto
de 2015

sartori manda pagar

a decisão do governador de mandar pagar o resto do dinheiro do funcionalismo não é mera encenação. ele que tem sensibildiade políticca deve ter visto que a repercussão na segurança pública com muitas mortes ia lhe custar muito caro politiccamente.

e neste domingo aconteceram dois episódios a meu ver graves: brigadianos se negaram a dar segurança no caju e faltaram alguns no grenal. além do que o presidio de charqueadas teve problemas. uma rebelião num presído com centenas de morteds lhes custaria muito caro(olides canton)

 

sartoron das massas

primeiro o sartoron manda o ' xiita' fazer as maldades. depois ele manda o ' xiita' pagar tudo...este sartori tem outro por dentro. se faz de salame pra passar bem.

 

Dia do Pendura

HJ É DIA DO PENDURA. VOU APLICAR EMALGUM RESTAURANTE. COMEREI DO BOM E DO MELHOR E MANDAREI PENDURAR. MAS ISTO SÓ VALE PRO ADVOGADO, NÉ.

 

ETA LINHA DEMORADA

HJ DEPOIS DE ALMOÇAR COM MINHA FILHA DECIDIMOS PEGAR O RIO BRANCO. EU IA NA RODOVIÁRIA, ELA NA PF....NA IPIRANGA( NÃO TÁ ENVOLVIDA EM LAVA JATO, TÁ PEGANDO SEU PASSAPORTE E ELA ME ELOGIOU MUITO A EFICIENCA, O PROFISSIONALISMO, E O BOM ATENDIMENTO DA PF NO QUESITO PASSAPORTE).

- É QUE ELA VAI MORAR EM PARIS. SIM EM PARIS, NÃO VOU DIZER EXTERIOR, DIGO PARIS, PQ É LÁ QUE VAI.

ESTA MINHA FILHA ERA PRA SER JORNALISTA, MAS SAIU MÉDICA. EU SEMPRE SOUBE QUE ELA ERA PRA SER JORNALISTA. MAS ME CONFORMEI.

PUES QDO DISSE A ELA PRA PEGAR A RIO BRANCO, ELA PRONTAMENTE SE LEMBROU DE UMA EMPREGADA QUE TIVEMOS QUANDO EU MORAVA COM A MÃE DELA, QUE DIZIA.

- ESPERAR O RIO BRANCO É ESPERAR A MORTE.

É VERDADE. ELA PEGOU O T-3 DESCEU NA IPIRANGA, PEGOU OUTRO PRA PF.

EU MORGUEI DA UMA E MEIA ATÉ 2 E 15 NO SOL DO PARCÃO. EU E MAIS UMA PÁ DE GENTE. TINHA UMA VELHOTA LÁ QUE RESMUNGAVA ALTO:
- AH, NÃO DÁ MAIS, NÃO DÁ MAIS. ELA SE QUEIXAVA ERA DA DEMORA DO BUSUN.

ATÉ QUE VEIO O DITO CUJO. DESCI QUASE 3 HS NA RODOVIÁRIA.

DENTRO UMA VEIA BERRAVA :

- TOU AQUI NO ONIBUS, VOU PERDER A CONSULTA. ESTE ONIBUS DEMOROU MUITO...(oc)

almocei com minha filha que se muda pra paris. tá um pouco ansiosa. natural.....

 

La Flor de La Canela

(Chabuca Granda)

Déjame que te cuente, limeña,
déjame que te diga la gloria
del ensueño
que evoca la memoria
del viejo puente del río
y la Alameda

Déjame que te cuente, limeña,
ahora que aún
perfuma el recuerdo,
ahora que aún
se mece en un sueño
el viejo puente el río
y la Alameda

Jazmines en el pelo
y rosas en la cara,
airosa caminaba
la flor de la canela
derramaba lisura
y a su paso dejaba
aroma de mixtura
que en el pecho llevaba

Del puente a la Alameda,
menudo pie la lleva
por la vereda que se estremece
al ritmo de su cadera
recogía la risa
de la brisa del río
y al viento la lanzaba,
del puente a la Alameda

Déjame que te cuente, limeña;
ay, deja que te diga, morena, mi pensamiento
a ver si así despiertas
del sueño,
del sueño que entretiene morena
tu sentimiento

Aspira de la lisura
que da la flor de la canela,
adórnala con jazmines
matizando su hermosura
alfombra de nuevo el puente
y engalana la Alameda,
que el río acompasará
su paso por la vereda

Y recuerda que
jazmines en el pelo
y rosas en la cara,
airosa caminaba
la flor de la canela
derramaba lisuara
y a su paso dejaba
aroma de mixtura
que en el pecho llevaba

Del puente a Alameda,
menudo pie la lleva
por la vereda que se estremece
al ritmo de su cadera
recogía la risa
de la brisa del río
y al viento la lanzaba,
del puente a la Alameda

 

Cuzco

De: nadi.beaze
Enviada: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015 12:02

Ela me enviou isto hoje pela manha e esta foto. Está no Face, mas te repasso.
Se a foto não foi me avisa.

"Apesar das dificuldades que o país enfrenta, sobretudo relacionadas à educação, o povo é extremamente patriota. A principal fonte econômica do Peru não é o turismo, e sim a agricultura. Quando nós, brasileiros, aprendermos a valorizar nossa história e nossas riquezas naturais, acredito que teremos o tão aspirado governo "justo". Diferença social e corrupção são realidades muito mais comuns à países vizinhos do que imaginamos. A diferença (e a mudança) está nos valores e atitudes das pessoas."

 

Peru

De: nadi.beaze
Enviada: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015 16:16

Legenda da última foto do Face.

"Adiós llamitas, adiós Peru. Gracias por todo".



Mas que ela bateu foto com filhote de lhama, bateu, 2 soles para cada chole...

 

Peru

RENATA ZANATA DE VOLTA AOS PAGOS. SEJA BEM VINDA GURIA....A NOVA PERUANITA KKKK(oc)

De: nadi.beaze
Enviada: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015 19:17

Ela já está vindo embora, sim, amanhã às seis da matina estaremos em POA para apanhá-lo no aeroporto.

 

Peru

depois maxu pixu, a renata zanatta vai querer ir ao laos, a india, ao nepal. é assim mesmo,pq depois que tiver cria tudo complica +.

 

A PERUANITA DE CAZIAS FICOU RETIDA EM LIMA...

ora bolas, com todo respeito, relaxa e goza.....

inda mais estando em Lima, vai a Miraflores, o bairro chic de lima, ou a barranco, apreciar e comer ceviche naqueles botecos onde os peruanos bebem cerveja como condenados.' javier pensava em que ano se habia fudido el Peru...." assim, vargas lhosa começa praticamente seu grande romance conversa de catedral que eu tenho em castelhano.

a mãe da renata me disse que a guria táestressada em lima. que nada, mandei dizer a ela que relaxe e goze e que aproveite mais um dia em lima, no querido peru, pega um onibus e vai passear. em lima não tem metro, ao contrário de santiago do chile, que tem um metro modernissimo.

lima no tempo que vivi lá não tinha metro. tinha aqueles micros que iam por toda a cidade, uma especie de lotação mas que são uma zorra total....eu sabia pegar todos eles ie pros bairros.

 

Memórias peruanas

NO DIA QUE VIM EMBORA...

a renata zanatta ficou retida no aeroporto jorge chaves, no peru, em lima.

lembro dele de lima, da imensa bruma que toma conta de lima sempre....mas já faz quase quarenta anos que sai de lá....

lembro o dia que vinhamos embora a varig não queria embarcar pq a minha renata poderia nascer dentro do avião e ai ela teria passagem pro resto da vida pra qq lugar do mundo. mas não nasceu não...

lembro que eu vim pedindo comida pra aeromoça desde lima até sp....

ela deve ter me dado comida umas lo vezes. comida muito boa. eu acostumado com a pobreza, a falta de dinheiro e com aquela mordomia dentro avião da varig que vinha de toquio. lembro das aeromoças japonesas, lindas pra caralho(os comandantes devem comer todas elas...)

pois eu cheguei em sp e fui pra casa do caco barcellos que morava num pequeno ape com a avani, hj minha vizinha aqui do lado onde vou sempre tomar cafe...

o ian era pequeno ainda. o caco dava duro fazendo frilas pra sobreviver, ia nos mercados pegar as sobras pra fazer em casa.(OC)

 

Peru

Conheço o Peru como a palma de minha mão... Se minha ex não tivesse ido me buscar em Lima eu teria deixado meus ossos naquele querido pais andino.Assim que aquelas fotos da Renata zanatta me trouxe a tona muita memória afetiva...(OC)

 

ceva

De: nadi.beaze
Enviada: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015 12:04

Descobrir se tem no Zaffari kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

HERMES AQUINO

bah, que bandeira que o hermes dá na letra daquela musica machu pichu...

olhos vermelhos...po cara, mas explicito impossível.

* sobre ele se dizia que era HOMEM DE UMA NUVEM PASSAGEIRA.

maldade. tem outras boas composições.

 

raulzito dá resposta a NUVEM PASSAGEIRO DO HERMES AQUINO!!!

De: bueno.escritorio
Enviada: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015 20:09

hehe, sem esquecer que levou uma na orelha, dada pelo RAUL SEIXAS. na música 'eu também vou reclamar', em que que comenta a cena musica da época, raluzito canta "falam em nuvem passageira / mandam ver qualquer besteira".

 

de São Borja

pues me anunciaram de sb hj que o ' marajazinho' está lépido e faceiro pra ir no findi pro acampamento de truco, trago e cachaçada...a beira do rio uruguai.

é um contraponto da famosa barranca....

pagam 500 pilas pra tres dias de farra, só cachaçada e palhaçada e trago....

* mas pra comprar um livro do brizola, o ' marajzinho' diz:

- não tenho dinheiro agora.!!!!

espera que a tua vez vai chegar.

 

Dilma

Dilma não caiu no findi, não cai mais...

* e minha intuição me diz que não serão ' monstruosas' as manifestações de domingo que vem

* já passou a onda....

* jornalzões tão + preocupados em fazer o OBITUÁRIO DO ZE DIRCEU. TODOS FIZERAM ISTO NO FINDI. MARIO SERGIO CONTI FEZ NO FOLHÃO, O GLOBO DEU PAGINA 3 INTEIRA E POR AI AFORA.

* REFRESCO PRA CRISE DA PRESIDENTA.

* QUEM AINDA FALA EM joaquim barbosa? poucos....

* lentamente , outras ' estrelas ' sumirão....

 

MENDES

SE EU ENTENDI A CRONICA DO MOISAS MENDES DE HJ ELE TÁ DEFENDENDO A DILMA E DEU UM PAU NO AECIO. CHAMOU OS TUCANOS DE GOLPISTAS.

 

PORTÃO 8

AGUARDEMOS A VOLTA DO PORTÃO 8

TINHA ATÉ UM PANFLETO MUITO BOM COM ESTE NOME....

* PIFFERO NEM PINTOU NA PRACINHA DA ENCOL HJ DE MANHA PRA CAMINHAR.

* TA SE ESCONDENDO COM MEDO DE OVO PODRE

 

Inter

ESSE DIEGO AGUIRRE NÃO PARA DE ENCHER O SACO, DANDO DECLARAÇÕES AGORA. O QUE ELE AJUDA COM ISTO???

* SE FOI DEMITIDO É PQ TINHA MOTIVO. COMO EU FUI DEMITIDO, DEVIAM TER MOTIVOS.

 

A FUNDADORA DOS IOGURTES

DONA EDITH TRAVI, AOS 96 ANOS AINDA VAI DE MANHA NA LOJINHA DA DR. TIMOTEO.

FUNDADORA DO IOGURTE, ELA GOSTA DE BATER UM PAPO COM OS CLIENTES.

EU ACHO UM SARRO PQ ELA CHAMAVA O EX DE ' NEFASTO'....

E BOTAVA ANUNCIO NO CLARIM DE BAIRES PRA ARRUMAR NAMORADO.

- SÓ ARRUMEI COISA QUE NÃO PRESTAVA...ME DISSE RINDO.

 

dos leitores

o fiol del zator nunca + escreve pra cá....

* ué, será que com os 5 a zero agora ele se anima????

 

PIFFERO ' PINOTEOU' DA PRACINHA DA ENCOL...

VITORIO PIFFERO QUE SEMPRE CAMINHA NA PRACINHA NÃO PINTOU NO PEDAÇO. MAS PEGUEI SABIÁS, O MARCELO RECH CAMINHANDO E OUTROS TB FAZENDO O COMEÇO DE SEU DIA(oc)

 

Cinema

O INSTANTE MÁGICO DE MINNELLI

por Eron Duarte Fagundes

O norte-americano Vincente Minnelli teve no sangue, em seus pontos mais altos, os cruzamentos mágicos do cinema, aqueles momentos em que a densidade da poesia da imagem supera qualquer racionalidade que o espectador queira impor ao comportamento da câmara. Um dos filmes em que a específica sensibilidade cinematográfica de Minnelli transborda é Agora seremos felizes (Meet me in St. Loius; 1944), repescado pelo Ciclo de Clássicos Obscuros do Clube de Cinema de Porto Alegre; é claro que o observador deste alvorecer do século XXI, brutalizado pelas formas de ver e pensar que hoje em dia poluem o cérebro, poderá ter alguma dificuldade em captar o sensível de Minnelli, marcado por alguma ingenuidade romântica e por uma insistente simploriedade das relações entre as personagens; mas é inegável que o realizador tem o dom do cinema, aquela peculiar energia para filmar um baile em suas variegadas evoluções, montar cenários refinadíssimos em suas evocações dos estados de espírito das criaturas narrativas e articular um cinema pictórico-poético em que um certo barroquismo contracena com sugestões impressionistas. Um pintor e um poeta do cinema: eis Minnelli. Talvez a cena mais exemplar deste processo fílmico topado na figura de Minnelli seja aquela em que Esther e o vizinho a quem ela ama percorrem a casa desligando as luzes; o escurecimento das cenas pelos gestos das personagens e a própria particular reconstituição de época conferem ao trecho um jogo visual que empurra a relação fílmica para uma espécie de caverna de símbolos onde a magia essencial do cinema se instala como poucas vezes se viu na sétima arte.

O roteiro acompanhado pela lente de Minnelli não deixa de ser simplório. Uma novelinha quase radiofônica, para nos situarmos na época. Um chefe de família, no início do século XX, recebe a oferta de sua empresa para uma atividade mais bem remunerada em Nova Iorque. A mudança de todos para a grande cidade traria transtornos gerais, pois cada um estava acostumado com sua peculiar vida na província em expansão. Especialmente transtornos sentimentais para as garotas. Esther teria de abandonar seu amado vizinho. Não é bem novelesco o entrecho? E, mais ainda, um final hollywoodiano, Minnelli faz o patriarca voltar atrás e as coisas se conciliam. No entanto, o romantismo ilusório de Minnelli (que é forte) de maneira alguma guarda identidade com o conformismo de sempre em Hollywood. É, acima de tudo, uma ação paternal: é Minnelli o mais dickensiano dos realizadores cinematográficos.

Demais, Agora seremos felizes traz o primeiro passo da união da atriz Judy Garland com Minnelli, que logo se casariam. A efusividade do visual narrativo do filme traz um pouco da situação de romance em estado de lua-de-mel, como o que deveria haver entre Judy e Vincente. É algo como aquela expansão alegre de imagens que havia em Uma mulher é uma mulher (1961), ponto inicial do casamento (humano e cinematográfico) entre Jean-Luc Godard e Anna Karina. São dois polos de filmar diferentes, Minnelli e Godard, mas a alacridade da imagem pode unir estas obras distantes em algum momento.

 

APL MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS DO RS REALIZA MISSÃO INTERNACIONAL

O Arranjo Produtivo Local de Máquinas e Equipamentos do RS (APLMAQ) realizou missão de prospecção e benchmarking internacional a empresas e clusters das cidades de Milão, Bergamo e arredores, na região da Lombardia, Itália, entre os dias 4 e 11 de julho. O objetivo das visitas a instituições e empresas foi o de identificar boas práticas na gestão de arranjos produtivos locais, levantar ações de cooperação entre as empresas do APL e benefícios obtidos dessas ações coletivas, assim como dificuldades encontradas nas relações interempresariais do arranjo. O grupo teve a participação do diretor do APLMAQ, José Cristiano Daudt, do coordenador executivo Ciro Copello e dos professores Ricardo Cassel e Carla ten Caten, da UFRGS. O roteiro também incluiu visita à EXPO Milão, onde houve participação em evento organizado pela APEX-Brasil, cuja programação contou com palestra do presidente nacional da ABIMAQ, Carlos Pastoriza.

 

FDRH organiza a Semana do Estagiário

Para comemorar o dia do Estagiário, a Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Divisão de Estágios, organiza a programação da Semana do Estagiário, do dia 17 a 21 de agosto. O evento, destinado a estudantes das Unidades Concedentes, ocorre no auditório da FDRH (Av. Praia de Belas, 1595).

As inscrições gratuitas são limitadas e as palestras contam com certificados. Entre os dias 17 e 19, o encontro é aberto às Unidades Concedentes e nos dias 20 e 21 de agosto, somente para o público interno. Além de palestras e bate-papo entre estagiários e ex-estagiários, acontece o lançamento do Projeto Integrar - que visa oportunizar aos estudantes treinamentos, capacitação e aprendizagem durante o período de estágio através de material institucional.

Ainda na Semana do Estagiário, a FDRH lança a Cartilha do Estagiário, online, onde o estudante pode tirar as suas dúvidas, se informar sobre direitos e deveres, e se manter atualizado com o que acontece no mercado de trabalho.

Os estagiários interessados em participar devem enviar os seus dados para o email eventos@fdrh.rs.gov.br.

 

Cotas para negros podem atingir CCs, estagiários e terceirizados

por Maurício Macedo

A Câmara Municipal de Porto Alegre começou a discutir o projeto de lei complementar 5/15, que amplia a reserva de 20% das vagas para candidatos negros, a partir de 1º de janeiro de 2017, para cargos comissionados, empregos públicos e estágios profissionais em órgãos da Administração Direta e nas entidades da Administração Indireta do Município, bem como para ocupação de postos de trabalho oferecidos por pessoas jurídicas de direito público ou privado que lhes prestem serviços.

A proposta do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) modifica diversos trechos da Lei Complementar nº 746, de 3 de novembro de 2014, alterando a expressão “candidatos negros” para “população negra”; e revoga a Lei Complementar nº 494, de 10 de setembro de 2003.

Como justificativa, Sgarbossa menciona o Estatuto da Igualdade Racial, que estabelece que o Poder Público deve promover ações positivas, no sentido de assegurar a igualdade de oportunidades na esfera da Administração Pública para a população negra. “Buscamos complementar o conteúdo normativo estendendo a reserva de cotas raciais para cargos comissionados, estágios profissionais e pessoal terceirizado”, salienta.

“Vale resgatar que o Brasil relegou à população negra uma realidade de discriminação racial e exclusão social. Ao longo de três séculos de escravidão, cerca de 5 milhões de africanos foram trazidos como mercadoria para o nosso território, fato que explica sermos o segundo país do mundo com o maior contingente populacional afrodescendente. A esses descendentes negros nenhuma condição de igualdade foi garantida no período pós-abolição, sendo poucos os mecanismos de inclusão social adotados pelo Poder Público”, lembra o parlamentar.

 

de Serafina

Valorização dos Idosos

O Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Serafina Corrêa realizou, na tarde do dia 06 de Agosto de 2015, um importante encontro junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso, Bairro Rosário. A Escola engajou-se junto ao Conselho na importante tarefa de transmitir às crianças e adolescentes a importância da pessoa idosa. Foram trabalhados, em sala de aula, pelos professores de Língua Portuguesa, vários textos alusivos à importância do respeito e valorização à pessoa idosa, principalmente com as pessoas mais próximas, que são os avós. Os alunos realizaram redações e estas, posteriormente, foram entregues pela Escola aos Conselheiros do CMI que, em reunião, selecionaram 12 produções textuais e logo após classificaram as três melhores, para que recebessem uma premiação simbólica pelo esforço e dedicação.

A entrega dos troféus aconteceu nas dependências da Escola João Corso, com a presença de todos os alunos do turno da tarde, professores, diretores, alguns pais, avós e bisavós. Os alunos vencedores foram:

1º ÉRICA C. SCALSAVARA - 7º ANO A
2º LILIANA DE OLIVEIRA - 7º ANO A
3º ANTHONY CHIARELLO - 6º ANO A

Foram merecedores de destaque as produções textuais dos seguintes alunos:

LUARA DAMO SOUZA 9º ANO A; LETICIA MORESCHI 6º ANO B; GLEISA DE ALMEIDA 9º ANO B; MARINA DOS SANTOS 9º ANO A; MAYARA GUARNIERI 6º ANO B; VITÓRIA GULARTE 6º ANO B; JULIANA DE COSTA 6º ANO C; EMILIN VAZ 7º ANO B; ANA JÚLIA MASSOLINI PORTELA 7º ANO B.

A Presidente do Conselho Municipal do Idoso, Arlides Scorsatto, falou às crianças e adolescentes sobre o Estatuto do Idoso e como é importante a valorização, respeito e preocupação para com os idosos; destacou também algumas limitações que a velhice impõe aos idosos e de como isso precisa ser aceito e respeitado. Também à convite do Conselho se fez presente a Assistente Social do CRAS Poliane Franciosi que também faz parte do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMDICA), falando aos presentes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e da importância de aprender, desde cedo, sobre valores e respeito. O Conselho Municipal do Idoso de Serafina Corrêa gostaria de agradecer a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso pela
dedicação e empenho em fazer com que as crianças e adolescentes entendam e pratiquem o respeito pela pessoa idosa.

10 de agosto de 2015

LA PERUANITA DE CAZIAS...



Nossa 'enviada especial' a Cusco, Renata Zanatta.

"Machu Pichu (Hermes Aquino)

Faço a mala depressa uma promessa
não vou quebrar sigo pela avenida
aeroporto vou viajar

Atravessando os Andes de mil detalhes
me sinto bem vou para machu pichu
ouvir as flautas de muito além...

Uma desilusão no meu coração se fez de repente
no meio da montanha um hotel enorme cheio de gente

Fotos chicletes coca uma massaroca
pra lá e pra cá

Nem um deus uma prece era o progresso
chegando lá

Ah!meu Machu-pichu
ninguém segura esse meu delirio
Ah! olhos vermelhos cuca cansados de mil colírios

Volto pra casa esquento café no fogão
tomo café brasileiro
e vejo futebol na televisão"

De: nadi.beaze
Enviada: Sábado, 8 de Agosto de 2015 22:40

Foram de trem para o topo (Machu Picchu), 5 horas de viagem, paisagem maravilhosa, não sentiu o tempo passar, muita comida no trem, e grátis!!! KKKKKKKKKkkkkkk
Não teve problema nenhum com a altura.
Olha a maluquice, (é bem filha da mãe dela), me diz que chegou o horário de descer, e ela resolveu ficar, andou, e se perdeu, mas não desanimou, bateu miles de fotos, e se encontrou com um pessoal de SPaulo e desceram para a pousada. Tostou até o dorso das mãos. Sol escaldante.
Voltam de trem para Cusco amanhã de tarde, se ela não perder o dito. Dio Cristo.
Ainda não ficou mto claro o valor da moeda em dólar.
Amanhã esclareço

 

Peru

TEMOS UMA EDIÇÃO BEM ' PERUANA' NESTA 2..GRAÇAS A RENATA E SUA MÃE NADILCE.

* OS LEITORES SÃO SEMPRE NOSSA FINALIDADE.

 

NADILCE EXPLICA COMO A FILHOTA VIAJA....



"Não, meu caro, ela se paga tdo, começou a pagar esta viagem ainda ano passado, meu marido paga para ela a pós graduação atualmente, e claro, os apertos que ela tem ele está sempre em cima. Mas ela é rocha tb. Ela e o namorado dividem tdo, até gasolina.
Mas te falei que ela foi para Punta Cana ano retrasado e sozinha tb. Conheceu a Guatemala e adorou. Foi nadar com os golfinhos. Vou catar uma foto dela com os golfinhos, depois te envio.
Mas ela gosta de cidades rústicas, vara ti."

 

Peru

de cuzco por renata zanatta

De: nadi.beaze
Enviada: Sexta-feira, 7 de Agosto de 2015 22:28

Ela bateu muita foto com a câmara hoje, mas tem uma que ela postou do cel para o Face que dei muita risada, pena que ela saiu junto, o título é: sem propina, sem exposição. kkkkkkkkkkkkkk, olha.
La ga ciapà via u'nascaldada de sol que mai. Mas eu avisei pra levar boné, chapéu... Testa de mui. O problema que por lá é cara até a água.

 

La coca

De: nadi.beaze
Enviada: Sexta-feira, 7 de Agosto de 2015 15:45

Desculpa, Olides, mas ando na corrida.
Bem a Renata, minha filha, agora está fazendo o tour em Cusco, ou Cuzco. Amanhã vão lá em cima.
Só vou falar com ela de noite, pois está girando por lá.
Te envio foto dela, (vê se não te assanha); um copinho de chá de coca, que ela diz que tem gosto de chá de boldo..., o mar de Lima, que tu deve conhecer bem, e duas figuras de Cuzco, por ora. Os locais tu deve saber, pois ela não tem mto tempo de nomear. De noite ela entra em contato de novo.

 

Peru

ja pedi a marcopolo que me patrocine uma viagem ao peru pra ver como anda o páis. deve sair uma hora destas....

 

Memorias Peruanas...

1. QUANDO FUI AO PERU A PRIMEIRA VEZ, ERA ABRIL E UMA PESSOA QUE CONHECIA ME DISSE:-
LEVA ROUPA QUE NA CORDILHERIA JÁ É MUITO FRIO. PEGUEI UNS 10 ABAIXO DE ZERO EM ORURO...QUASE 5 MIL METROS DE ALTURA.ORURO É ONDE TEVE ROLO COM UM TORCEDOR DO CORINTIANAS TEMPOS ATRAS.
NUNCA VOU ESQUECER. CHEGAMOS LÁ DE CAMINHÃO NOITE FECHADA. OS CHOLOS TINHAM ROUBADO,VASCULHADO TODA MINHA MOCHILA PQ SE TU DÁ MOLE ROUBAM MESMO.

2. MINHA EX MULHER VIVIA BRIGANDO COM AS CHOLAS NA NEGOCIAÇÃO NOS MERCADOS. ELES PODENDO TRAPACEIAM A ELEITE BRANCA. É SUA VINGANÇA DE TEREM SIDO EXPOLIADOS PELOS BRANCOS ESPANHOIS. TUPAC AMARU...ERA O GRANDE LIDER DO IMPERIO INCAICO. INCAICO. POR ISTO NO URUGUAI NOS ANOS 70 TIVEMOS OS TUPAMAROS..

3 HOJE A MOEDA PERUANO ESTÁ REFORÇADA. A RENATA ZANATA QUE ESTÁ MANDA MANDA ESTES PREÇOS.

Um almoço fica em tortno de 20 a 40 soles; uma água 1,50 a 6 soles, e depende do lugar, mas no mercado, é sempre mais barato. SÓ EU NÃO TENHO A CONVERSÃO DE SOL PRA DOLAR OU PRA REAL.

 

Peru

Nossa enviada especial ao Peru chegou de volta das ruinas a Cusco....

 

Viagem

Renats Zanatta em Bariloche e em Punta Cana no passado!

a guria é expedicionária(olides)

 

Grenal

se engana quem quer. este resultado do grenal é uma pedalada fiscal kkkkk(olides)

* li alguma coisa sobre o grenal.bah, não tenho o menor respeito pela cronica esportiva. massacram quem perde, enchem a bola de quem ganha. e não importa o lado . fazem sempre a mesma coisa....

não sei do que esta gente se alimenta. de ódio, pelo visto.

éuma imprensa que quando não podiamos criticar o governo, iam pra lá, porque diziam esta imprensa não fede nem cheira.

não conheci um cara da imprensa esportiva que fosse um pensante...que tivesse algo mais no cerebro.
me dizem que o tostão escreve bem. eu não leio.

tinham o professor, mas era muito empoleirado.(oc)

 

ANTONIO LANCHES VOLTOU DE PAGAMENTO DE PROMESSA

de volta de uma viagem onde teria ido pagar promessa, o dono do antonio lanches trabalhou na 6 passada.

recebia professores e alunos seus clientes. e tirou sarro do luis, o empregado.
- vou ali no banco depositar um dinheiro na poupança de vcs disse antonio . luis respondeu:

- so se for na conta da suiça. toing....(OC)

 

da Ufrgs

greve na urgs e leitora no intervalo do almoço.

BIXOS NA URGS....

 

GRAMADO

OUVI UM PAPO DE QUE O BISPO EDIR MACEDO ESTARIA POR TRÁS DE UM GRANDE INVESTIMENTO EM GRAMADO.

* ASSOCIADO A COMERCIANTES LOCAIS FARIAM ALGO TIPO UM LOCAL MEIO FORA DA CIDADE, COM TRENZINHO ALGUMA COISA ASSIM, NÃO PEGUEI BEM OS DETALHES.

* SEI QUE DISSERAM QUE É COISA DE PRIMEIRO MUNDO.

* O TAL DO SNOW AQUELE DA NEVE TÁ FATURANDO QUE DIZEM VOU TE CONTA. TEM SEMPRE FILAS.

* GRAMADO É O SEGUNDO DESTINO TURISTICO DO BRASIL. NÃO SEI QUAL SERIA O PRIMEIRO.rIO???

 

Meio ambiente

seminario de meio ambiente na AKLRS na 6 que passou...indios presentes....ecologistas e afins

Ministra Isabela Teixeira, do meio ambiente,no encongtro dos ecologistas na 6 na assembleia legislativa.

 

de São Borja

ramão manda news de sborja.

De: ramaoaguilar
Enviada: Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015 01:21

TUDO BEM! CHURRASQUINHO COSTUMEIRO DE DOMINGO, EM FAMÍLIA PARA COMEMORAR O DIA DOS PAIS. A TARDE PARCÃO E VITÓRIA DO GRÊMIO. kkkkkkk
Abraço!
Ramão Aguilar

 

Cinema

bom o filme estrada 47 que deu agora de manha no clube de cinema.

já o de sabado, nem digo nada pra não dizer palavrão.

 

Cinema

SUGERI AO ANDRE QUE CONVOCASSE O JORGE FURTADO PRA FALAR SOBRE SEU NOVO FILME.
- ELE NÃO VAI ME DISSE O ANDRE.

VIROU STAR DA GLOBO...

COMO DISSE O JEFFERSON BARROS PRO CACO BARCELLOS QDO O BOTTOU NO jn NA MORTE DO GARRINCHA.

VOU TE POR NO STAR SYSTEM....KKKKKK(oc)

 

FAZ 19 ANOS QUE O Antoninho MORREU!!!!

Considerado por muitos como o mais audacioso presidente que a ARI já teve-embora em um ano e pouco a entidade quase foi pro saco -completa-se hj 8.8 2015 , 19 anos da morte do antoninho gonzalez....

* Ficou na história da imprensa por ter sido avalista de um empréstimo da CEE- caixa economica estadual - pra COOJORNAL que não pagou....

Os motivos??? vários...mas sacanagem com ele e com a outra avalista Clarisse Aquistapasse..

* O fato é que Antoninho perdeu um ape nesta brincadeira, criando um verdadeiro trauma na categoria. ninguém mais quer saber de cooperativas e assemelhados.

* eu pelo menos não seria sócio de qq empreendimento que tivesse coleguinhas no meio(OC)

 

HISTORIAS DO ANTONINHO

Fui levar um processo contra mim pra ele ler porque foi minha testemunha abonatória. De calção reduzido, no calor de março desfilava pela sala enquanto sua mulher recebia visitas.

- vamos tomar uma cervejinha pq sem alcool não se trabalha.

é comentário geral que antoninho sempre tinha uma ' filial'.Teriam passado várias. Mas todas super apaixonadas por ele. devia ser bom amante. alias se autointitulava O ULTIMO MACHÃO DO RIOG RANDE.Qdo se aposentou da Famecos, os amigos fizeram um panfleto onde o chamavam,assim, pelo menos.

Foi juiz classista do TRT.mas na lista do TRT ele aparece como ' desembargador'. possivelmente sua pinta, sua desenvolutura fez com que algum aspone do TRT achasse que ele tinha pinta de desembargador.

depois que lhe tomaram o apartamento da quintino, comprou outro na Mostardeiros.

pra fora ele não se queixava, mas pro publico interno se queixou muito desta ' sacanagem' como dizia a perda do seu ape por causa de um empréstimo que avalisou pra Coojornal.

era um apaixonado pelo jornalismo. por isto avalisou o novo jornal que surgia.

dirigia como um louco. quem pegava uma carona uma x não pegava mais.

era muito amigo de Tibério Vargas e de um outro editor da Folha da Tarde que era também policial. não me vem o nome agora.Este colega tb não está mais entre nós.Erea um magrinho, calmo.Uma x este editor aprontou uma pra cima do 'chefe' como o chamavam. Deixou passar numa matéria algo que não poderia sair e o Antoninho pegou. O subeditor, que era este cara, se desculpou:
- Era apenas pra ver se o chefe lia as materias que baixava.

tinha vários encargos e atendia a todos.Era muito trabalhador. Mas muito chegado a um uísquinho no happy.

Foi diretor da Famecos. Teria sido o ' filho politico' do Alberto André.

Nunca fomos amigos, fomos colegas. Mas era um grande professor e um grande editor.Fazia uns títulos sensacionais na Folha da Tarde. O pessoal da ' Folhinha' não gostava dele.Eram tempos da ditadura, e os jornalistas tomavam partido.

Uma vez, Sérgio Becker fez uma matéria sobre um assalto a D. Vicente. Ele mancheteou forte e Becker foi tirar satisfação:
- Porque isto Antoninho?
- Porque bispo vende jornal....

* Os amigos dele poderiam fazer um compendio de suas estórias e ditar um pequeno livro. mas ng faz isto. uma pena.(OC)

 

Demissão

JN DESTE MES TRAS MATERIA SOBRE DEMISSÃO DE CASCATINHA NA BAND AM...

 

jbmarçal

conta-se que em todas as rádios que trabablhou JBmarçal, foi demitido.

pela sua loucura em dizer o que lhe vinha natelha que geralmente não era o que o patrão queria ouvir(OC)

 

"VOZ DAS VILAS"

FAGOMES CHAMAVA O JBMARÇAL DE VOZ DAS VILAS.

MAS NA VILA DO MARÇAL, A STA ISABEL, EM VIAMÃO, ELE MORA NUM CASARÃO COM PISCINA E TUDO.

NESTE DOMINGO, DIA DOS PAIS, RECEBEU FILHOS E NETOS. PRUM CONVESCOTE.

 

Guaíba

GUAIBA FEZ HJ 6 FEIRA LONGA ENTREVIST ANO MENDELSKY COM O MIN DE CIENCIAS E TECNOLOGIA.

* ENGRAÇADO, NÃO VI NAS DEMAIS...

 

Dilma

vou escrever isto hj 6....

* a presidenta não passa deste findi....

 

Dilma

MAS PQ FORAM BOTAR A PRESIDENTA A FALAR NO PROGRAMA DE QUINTA?

* NÃO SABIAM QUE TERIA PANELAÇO. EU TAVA NUM SHOW DA URGS MAS MINHA VIZINHA DISSE QUE TINHA UMA HOSPEDE DE MINAS NA CASA DELA E QUE A MUIE FICOU IMPRESSIONADA COM O PANELAÇO AQUI EM PETROPOLIS

 

Globo

Ih, a Globo já pulou fora......

 

Paris

NESTE DOMINGO DE NOITE , LAURINHO DA VENANCIO, NÃO AQUELE DA PROTÁSIO, EMBARCOU PRA PARIS. ALIÁS OS DOIS VÃO A PARIS. MAS O PRIMEIRO VAI SOZINHO, A ROSINHA TIRA FERIAS DELE. DESCULPA DELA QUE É MEDO DE AVIÃO, NÃO ÉLA QUER FERIAS DELE E O MANDA PRA PARIS.

* QUERIA UMA MULHER ASSIM QUE QUISESSE FERIAS DE MIM E ME MANDASSE PRA CIDADE LUZ.

* QDO VIAJA LAURINHO MANDA RECADOS: AGORA BRONCAS SÓ NA VOLTA. É QUE ELE É MEU ' CACHIMBO' VOLUNTÁRIO(oc)

 

do mironneto.com

Festival da crise terá bons filmes na mostra competitiva

Começa nesta sexta-feira (7) mais uma edição do festival de Cinema de Gramado. Trata-se de mais um festival realizado em meio a uma crise econômica - fato normal ao longo dos últimos 43 anos, mas que reserva excelentes filmes para serem apreciados, conforme informações recolhidas junto ao curador Marcos Santuário.
A abertura oficial do festival acontece na Rua Coberta às 17 horas, mas a mostra oficial inicia às 19 horas no Palácio dos Festivais.

Gramado recebe área para o Museu do Festival de Cinema

A importância do trabalho da historiadora Marília Daros, falecida em maio deste ano, ainda será melhor reconhecida no futuro. Um de seus últimos legados foi a conquista de uma área para o Museu do Festival de Cinema em uma área de 584 metros quadrados ao lado do Palácio dos Festivais, um dos pontos mais valorizados de Gramado.
No dia 26 de junho deste ano foi assinada a escritura da área, fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 15 de outubro de 2010 pelo Ministério Público, Paróquia São Pedro, Município de Gramado e Andorra Participações, a partir de inquérito civil instaurado a partir de informações históricas fornecidas por Marília Daros.

O silêncio do Executivo em relação a uma grande conquista

Apesar de ter recebido um patrimônio valioso no coração de Gramado, a Prefeitura de Gramado até agora não se manifestou sobre o Museu do Festival de Cinema. Ao contrário de outras situações, onde produz até cinco textos sobre o asfaltamento de uma rua, nada foi divulgado sobre o museu. Como se fosse um fardo a ser carregado. Quem divulgou a informação foi o Ministério Público, que teve no assessor Abel de Moraes o principal articulador do Termo de Ajuste de Conduta.
Resta saber quando a assessoria de comunicação da Prefeitura de Gramado divulgará uma informação de tamanha relevância.

 

Programação especial da FEE na semana em que se comemora o Dia do Economista

Na próxima quinta-feira, dia 13 de agosto, é o Dia do Economista.

Para comemorar a data, a Fundação de Economia e Estatística (FEE) preparou uma programação especial.

Confira abaixo:

Divulgação da Carta de Conjuntura

11/08 - Terça-feira – 10:00 – Sala de Eventos da FEE

Tema de Capa: Impactos regionais da desaceleração no RS, de Jaime Carrion Fialkow (pesquisador da FEE)

Tema da Contracapa: A cadeia do audiovisual no Rio Grande do Sul, de Tarson Núñez (pesquisador da FEE)

Debates FEE – Indicadores sociais e finanças públicas gaúchas: perspectivas de desenvolvimento

12/08 - Quarta-feira – 14:00 – Auditório da FEE

Debatedores: Economistas da FEE Liderau Marques (Tema: a consolidação fiscal do Estado do Rio Grande do Sul é necessária?) e Marcos Wink (Tema: Cenário Social do Rio Grande do Sul)

Mediador: Economista Bruno Caldas (pesquisador da FEE)

Debates FEE – Momento atual e perspectivas para a economia brasileira

13/08 - Quinta-feira – 14:00 – Auditório da FEE

Debatedores: Professores da UFRGS Marcelo Portugal (Tema: O delicado momento atual: há luz no fim do túnel?) e Ronald Otto Hillbrecht (Tema: Por que é difícil mudar? A Economia Política das reformas)

Mediador: Economista Bruno Caldas (pesquisador da FEE)

Os eventos serão realizados na sede da FEE (Rua Duque de Caxias, 1691 – Centro/POA). A entrada é franca e não necessita inscrição prévia. Acompanhe a cobertura no Twitter e acesse mais informações em nosso Facebook.

 

da Folha Popular de Teutônia

 

de Serafina

eis a nave del imigrante que faz tanto sucesso...em serafina.

 

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL 2015
JOGOS DE INTEGRAÇÃO RURAL E VETERANOS

Na noite de quinta-feira, 06 de Agosto de 2015, no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, teve início o Campeonato Municipal de Futsal 2015, Jogos de Integração Rural e Veteranos 35 Anos. A Competição conta com 05(cinco) equipes no Veteranos e 07(sete) equipes nos Jogos de Integração Rural. Um bom público prestigiou a Rodada de Abertura em noite agradável com ar de Primavera para o mês de agosto, conferindo bons jogos e muitos gols, demonstrando o nível das equipes participantes do Campeonato. Ao final da 1ª Rodada foram marcados 29 gols, tendo com média de 7,25 gols por jogo. Confira os resultados e a próxima Rodada:


1ª RODADA – 06 DE AGOSTO – QUINTA-FEIRA

FENIX/PERUZZO 3 X 3 XAVANTE/SERP
MARCHA LENTA 4 X 4 RODION
SILVA JARDIM 3 X 3 SANT'ANA/SÃO ROQUE
SÃO JOSÉ 9 X 0 CARAVÁGGIO/SÃO LUIZ

2ª RODADA – 11 DE AGOSTO – TERÇA-FEIRA

RODION X FENIX/PERUZZO
XAVANTE/SERP X MARCHA LENTA
SÃO CAETANO/FÁTIMA X SÃO JOÃO/SÃO PEDRO
SANTO ANTÔNIO LAJEADO X CARAVÁGGIO/SÃO LUIZ

7 de agosto de 2015

MEMORIAS PERUANAS

EL COMANDANTE



O primeiro choque que tive em abril de 1974 - depois de pedir demissão da Folhinha(FM da CJCJ) e pegar meu trem comum chegando em Uruguaiana,subir a Argentina de caminhão e de trem,quando tinha, foi passar por LA QUIACA, na fronteira de Argentina/Bolívia.
o CHOQUE QUE JÁ ERA GRANDE NA CVORDILHEIRA COM TODOS AQUELES INDIOS ANDANDO DE CAMINHÃO NAS CABINES, COMO FEDOR DE MIJO TIPICO DA BOLIVIA, foi ver atrás da caçamba de cada caminhão um pequeno busto, uma foto do CHE.

Isto pq estávamos em 1974, o regime aqui ainda era duro e fotos do CHE raramente se viam. Eu tinha uma na JUC, -5 onde morei mas não a levei pro ' baião', um apê onde moramos um grupo na cuiabá, na ' subida pros cemitérios' como se dizia.

Pois na Bolivia, che tinha sido assassinado por governo do Torres, se não estou enganado em 8 de outubro( por isto no Brasil tem o MR-8)de 1967 na pequena localidade de la HIGUERA. eSTA HISTÓRIA TODOS SABEM....

pois me chocou na Bolívia eu andandop no meio daqueles indios, fedendo todos eles, um fedor secular de mijo e de merda, porque pouco s elimpa, e atrás no caminhão aquela foto do comandante CHE. aquilo de certo modo lavava minha alma, parecia um sonho, embora isto hj em dia eu ache uma bobagem. mas com 22 anos,barbudo como andava, aventureiro, não era nenhum bobaghem estar num país, onde a foto aqui tão proibida andava em todos os caminhóes bolivianos, em todas as traseiras dos caminhões bolivianos. CHE era popular na Bolívia.

Já quando deixei a Bolívia, na divisa entre Peru, no lago Titicaca, parei de ver tantas fotos do CHE,embora lá tivesse um regime militar de esquerda, comandado naquele ano pelo general Velasco Alvarado, aquele que detrás de si tinha quando ia a Teve fazer pronunciamentos uma claque que o interrompia a toda hora e cantava:

EL APRA E LA CIA SON UNA PORQUERIA.

APRA É O PARTIDO DE DIREITA POPULAR NO PERU, que depois assumiu o poder, no período pós milicos.

Milicos aliás que fizeram uma reforma agrária peruana que deixou a produção baixar horrivelmente. Mas isto eu cdonto outra oportunidade pq hoje queria era falar de como me impressionou na \Bolívia a quantidade dotos de CHE nas traseiros dos caminhões bolivianos onde andam os cholos(descendentes de indios, que bebem pisco....e que bailam no carnaval...)

Olides canton.

 

MEMORIAS PERUANAS

SOBRE O POST O LOUCO QUE ME SALVOU A VIDA PRA QUEM LEU OU VAI LER.

1. A CIDADE DOS MALUCOS PERTO DO RIO É MAUÁ....

2. O TAROLOGO-REPORTER É O BOLA, CUJO NOME AGOR ANÃO ME VEM, MAS EM SEGUIDA VOU LEMBRAR.

ELE É DE SAO LEO E TEM UM MANO MÉDICO HOMEOPATA.

3. O LOUCO QUE ME SALVOU A VIDA FALAVA MUITO NO CANCER QUE SÃO AS GRANDES CIDADES. ELE DIZIA:

- AS CIDADES DO MUNDO INTEIRO SÃO TODAS IGUAIS. NÃO MUDAM NADA. SÃO O CANCER DA HUMANIDADE.

4. O ATOR DE EASY RIDER JUNTO COM PETER FONDA É DENNIS HOPPER JÁ FALECIDO.

( EU TINHA FEITO ESTAS CORREÇÕES NO ULTIMO POST QUE MANDEI SOBRE O ARTIGO MAS O QUE SAIU SAIU INCOMPLETO, VAI VER NÃO CHEGOU AO BLOGUEIRO)

nome completo do BOLA, O ASTROLOGO-REPORTER, QUE FAZ HJ EM DIA MAPA ASTRAL DAS ' ESTRELAS' DA TV GLOBO. - PELO MENOS ELE DIZ QUE FAZ.

ANTONIO CARLOS HARRES.

 

Passeata

PASSEATA AO MEIO DIA DE HJ PEDINDO SEGURANÇA EM VOLTA DA URGS OU POR ALI MESMO. PELO MENOS A BRIGADIANA SO ME DISSE QUE ERA O PROTESTO.NEMELA SABIA BEM DO QUE.....UMA CAMINHADA SILENCIOSA.

 

de São Borja

500 contos custará um regabofe de 3 dias numa estancia de sb a beira do uruguai. vai quem quer é claro.

mas tem um ' marajazinho ' ai da cidade que vai....como pode????

* este encontro chamado de amigos e truco não sei o que é pra contrapor a barranca do rio que se realiza na pascoa.

* se eu fosse o sartoron mandava ' cassar' tudo isto. é despesa de graça,sem sentido.

 

de São Borja

O ' MARAJAZINHO ' DE SB

Pues, como ia lhe dizendo, tem um marazinho em SB.....

Ele irá ao encontro do jogo do truco agora na semana que vem...

Pra comprar livros do Briza - de quem diz ser fã e seguidor - nunca tem grana. só no pendura mesmo.

Mas pra ir pra festerê o ' marajazinho' sempre arruma..ou então pra ir passear na Argentina, ou jogar no cassino de Sto. Thome.

É o marajazinho - no diminutivo porque afinal não ganha tanto - não tem 30 pilas prum livro do brizola, mas 500,00 pro acampamento do truco isto ele tem...(OC)

 

VEJA ( E LEIA) PISOU NA BOLA...

CASO ROMÁRIO, MAS ISTO ACONTECE EM QQ FAMIGLIA...!!!!

 

Show

belo show agora de noite na urgs do maluco beleza WANDER WILDNER( PO QUE NOME, O NOME NÃO AJUDA...)

MAS O POVO ROQUEIRO DE PORTO TAVA LÁ.ENGRAÇADO NÃO SENTI UM CHEIRINHO DE MARIA JOANA...OS PUNKS SUMIRAM DE PORTO ALEGRE?

CADE A MAGRINHAM DO FUMO??

NA URGS NÃO TENHO VISTO(oc)

 

Greve

o colegio de aplicação da urgs deve estar em greve há vários meses, não só um mes como disse um ouvinte da guaiba hj no mendelsky.

passo lá todos os dias e há meses tão de greve,acampados naquela barraca.

 

NOTICIAS PERUANAS....

DA NADILCE ZANATTA, SOBRE SUA FILHOTA QUE ESTÁ EM CUSCO, PERU.

De: nadi.beaze
Enviada: Quinta-feira, 6 de Agosto de 2015 19:25

Ela acabou de chegar em Cusco, já me mandou dizer que se apaixonou de cara e não quer mais vir embora, kkkkkkkkkkkkkkkk vai pernoitar em Macu Picchu, e amanhã vai começar a passear.

 

SOBRE O NOME DA RUA DO B.O.

leite, é aquela que fica entre a secretaria da fazenda e a praça da alfandega.então é a siqueira campos, porque a sete de setembro é aquela que termina na praça da alfandega. seria isto???

sabes quea TVE custava no tempo do rigotto 500 mil dólares mensais ao tesouro, pelo menos este dado chegou ao sindicato dos jornalitas que foi feito por uma consyultoria. aligás várias diretores daquele sindicato eram ou são fujncionários da estatal(olides)

From: EDUARDO LEITE LEAL
Sent: Qui 6/08/15 10:40

Bom dia, Olides.
A rua em que viste a ocorrência policial não seria a
Siqueira Campos, ao invés de Sete de Setembro?
Já quanto à crise que vive o RS, mencionaste a pri-
vatização da TVE e da CORAG; olha, vejo outras
à frente na fila, mas o problema é encontrar com-
pradores.
Bom trabalho!
EDUARDO L. LEAL _ P. ALEGRE

 

de São Borja

CAPINCHO COZINHOU ESTA NOITE DE 5, 6/8 NO FOFOCCA EM SÃO BORJA. BANDO DE VAGAL ELE TÁ LÁ NO MEIO PQ ONDE TEM TRAGO TÁ LÁ O CAPINCHO. EU NÃO POSSO FALAR MUITO DEPOIS QUE O GAJO ME DISSE QUE EU TAVA COM ' BAFO DE CACHAÇA".(OLIDES)

De: letier12
Enviada: Quinta-feira, 6 de Agosto de 2015 22:33

Olha a merenda que eu fiz
Tatu ao molho madeira
Arroz s grega
Batata palha
Pao
Salada verde.

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 08/08/2015) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme Caçando Vagalumes (Cazando Luciérnagas ?-2013). Já faz muito tempo que Roberto (Marlon Moreno) perdeu o interesse na vida em sociedade. Para ele, o trabalho em uma salina isolada no Caribe colombinao representa a oportunidade perfeita de ficar sozinho. Mas dois visitantes inesperados mudam a sua rotina: Valéria (Valentina Abril), a filha adolescente cuja existência ele ignorava, e um cachorro que gosta de caçar vagalumes. Cazando Luciérnagas foi selecionado na mostra competitiva para filmes latinos no festival de Gramado em 2013.

No próximo Domingo (dia 09/08/2015) as 10h15min na Sala Norberto Lubisco assistiremos ao filme A Estrada 47 (The Lost Patrol - 2013). Na Segunda Guerra Mundial, o Brasil era aliado dos Estados Unidos, Inglaterra e França. Na época, foram encaminhados mais de 25 mil soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) para combater os inimigos, representados pelo Eixo: Alemanha, Itália e Japão. Quase todos de origem pobre e, em sua maioria, despreparados para o combate, os pracinhas tiveram que aprender na prática a lutar pela sobrevivência. Depois de sofrerem um ataque de pânico coletivo, no sopé do Monte Castelo, os soldados Guimarães (Daniel de Oliveira), Tenente (Julio Andrade), Piauí (Francisco Gaspar) e Laurindo (Thogum) tentam descer a montanha, mas acabam se perdendo um do outros. Quando conseguem se reencontrar, precisam decidir se retornam para o batalhão e correm o risco de enfrentar a Corte Marcial por abandono de posto, ou voltam para a posição da noite anterior e se arriscam a enfrentar um ataque surpresa do inimigo. É quando conhecem o jornalista Rui (Ivo Canelas), que conta sobre um campo minado ativo e eles acham ser essa a chance de se redimirem da mancada que cometeram, mas muita coisa ainda está por acontecer e a guerra está longe de acabar.

 

Seminário: A realidade e as consequências do Uso dos Agrotóxicos no RS e no Brasil

Deputados Marcon e Edegar Pretto realizarão Seminário sobre Uso deAgrotóxicos no RS

Estabelecer um debate com a sociedade sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde e Meio Ambiente e discutir medidas para o enfrentamento. Esse é objetivo do Seminário “A realidade e as consequências do uso de Agrotóxicos no RS,” que será promovido pelo deputado federal Dionilso Marcon e o deputado estadual Edegar Pretto (PT/RS). O evento será realizado nesta sexta-feira, 7, na Assembleia Legislativa do RS e contará com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

De acordo com o deputado Marcon, o Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros que mais utiliza agrotóxicos, principalmente nas regiões onde se planta soja e trigo. “No Noroeste gaúcho – região de Santa Rosa - onde há grandes extensões de plantações de soja, são usados 13 mil litros por quilômetros. Ou seja, a média por pessoa/ano é de 30 litros, quase seis vezes mais que a média nacional. É muito veneno,” disse o parlamentar.

O presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Leonardo Melgarejo, um dos palestrantes no Seminário, parabenizou a iniciativa dos dois mandatos. “É importante que a sociedade saiba dos riscos do uso de Agrotóxicos. Para isso, é fundamental desconstruir a grande mídia, já que, no Estado, o setor de agronegócio tem o monopólio do que sai na imprensa. Por isso a importância de ações que mostrem o quanto são nocivos à saúde da população,” explicou Melgarejo.

“Além de conscientizar a população, o Seminário é um pontapé inicial para que possamos estabelecer normas protetivas ao uso de Agrotóxicos, com projetos, na Câmara dos Deputados, e aq ui no Estado, por meio do mandato do deputado Edegar Pretto. Esperamos que a sociedade participe, questione e exija mudanças. Estamos defendendo nosso futuro e de nossos filhos,” disse o deputado Marcon.

Confira a programação do evento

07/08/2015 - Teatro Dante Barone – AL/RS

PROTOCOLO

08:30 - MÚSICAS DOS CANTADORES DO POVO ATÉ ABERTURA

09:00 - FORMAÇÃO DA MESA OFICIAL E LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR
GAÚCHA EM DEFESA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

09:15 – PRONUNCIAMENTOS
Presidente Deputado Edson Brum (3 minutos)
Deputado Estadual Edegar Pretto (3minutos)
Deputado Federal Marcon (3 Minutos)

09:30 - PAINÉIS (10 a 20 min. cada)
Leonardo Melgarejo – AGAPAN
Virgínia Dapper – CEVS – Secretaria da Saúde do RS
Thais Cavendish – Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde
Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário

10:30 - DEBATE (05 min. cada)
Clenio Nailto Pillon – Chefe-Geral da Embrapa Clima Temperado – Pelotas/RS
Emerson Giacomelli – Via Campesina
Outras 08 pessoas (Fetraf, Fetag e Sociedade Civil)

11:30 - Fala da Ministra Isabela Teixeira – Ministério do Meio Ambiente (30 min.)

12:10 – ENCERAMENTO

12:15 – ENTREVISTA COLETIVA DA MINISTRA À IMPRENSA

12:45 – DESLOCAMENTO PARA ASSENTAMENTO CAPELA NOVA SANTA RITA

13:30 – ALMOÇO E VISITA AO ASSENTAMENTO

 

Modernização Administrativa busca parceria com Banrisul para viabilizar venda de imóveis inservíveis

Foto: Luciano Salvaterra

Dentre os mais de 11.000 imóveis pertencentes ao Estado, a Smarh busca parceria do Banrisul para viabilizar venda dos inservíveis

por Luciano Salvaterra

Na manhã desta quinta-feira, (06) o secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Olivera, foi recebido pelo presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Mota, para tratar da viabilização de publicidade, avaliação e financiamento para os imóveis a serem alienados pelo Estado.

Dentre os mais de 11.000 imóveis pertencentes ao Estado, que estão inventariados no projeto Gestão de Ativos da Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), que tem financiamento do BIRD, estão aqueles avaliados como inservíveis para o Estado. Para estes, está na pauta das negociações uma linha especial de financiamento para a venda destes imóveis e, também, o fornecimento de engenheiros avaliadores para elaboração de laudos técnicos.

Segundo o presidente da instituição, Luiz Gonzaga Mota, “o caminho será fornecermos os avaliadores e incluir no conjunto das taxas do comprador o valor da avaliação”, conclui ele. Visto que o quadro funcional do Estado é carente destes técnicos.

Um novo encontro ficou definido para a próxima terça-feira, (11), com a Superintendência de Engenharia do Banrisul, com o Departamento de Administração do Patrimônio do Estado e a Assessoria Jurídica da Smarh. Também participam das negociações o diretor de crédito do Banrisul, Oberdan de Almeida e o diretor-geral da Smarh, João Baptista Portella.

 

Câmara homenageia o 1º Comando do Corpo de Bombeiros

Foto: Ederson Nunes/CMPA

Comandante major Jeferson Ecco agradeceu a homenagem

por Milton Gerson e Caio Venâncio

No período de Comunicações Temáticas da sessão ordinária desta quinta-feira (6/8), os bombeiros foram homenageados em razão dos 120 anos do 1º Comando Regional, a unidade mais antiga do Estado. A homenagem foi proposta pelo vereador Waldir Canal (PRB). Comandante do 1º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, o major Jeferson Francisco Ecco contou que sua unidade atende bairros da Zona Sul como Assunção, Tristeza, Ipanema e Cruzeiro, entre outros. O bombeiro lamentou que sua categoria não viva bons dias em função da falta de valorização salarial, falta de equipamentos e más condições de trabalho. Mesmo assim, isso não é pretexto para diminuir a dedicação em serviço. "Apesar das carências, não deixaremos de trabalhar", assegurou.

Ecco também aproveitou a ocasião para elencar as atividades desempenhadas pelos trabalhadores que, muitas vezes, são associados apenas aos combates a incêndios: salvamentos, remoções de pessoas e animais em situação de risco e auxílio em desastres urbanos, entre outros.

Em resposta a questionamentos feitos pelos parlamentares em suas manifestações, o comandante destacou que o processo de desvinculação da Brigada Militar deve ocorrer até o dia 2 de julho de 2016, quando se comemora o Dia do Bombeiro. “Passaremos a atuar, então, com orçamento, tropa e estrutura próprios, iniciando uma nova etapa para a corporação”, disse.

Sobre itens da legislação de combate e fiscalização de incêndio, declarou que a lei prevê o uso de extintores modernos, de menor peso e maior eficiência, como é o ABC, que pode ser utilizado em todas as situações de fogo. “Mas o custo elevado, às vezes, inviabiliza o uso para uma obra, por exemplo”. Ecco disse que praticamente tudo está previsto em lei, como o uso de corrimão dos dois lados das escadas, as saídas de emergências, e outros itens de segurança. “Isso é cobrado quando se analisa um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI), uma das atribuições dos bombeiros, assim como é a atuação, propriamente, quando há um sinistro, acidente e outras situações de risco à sociedade”, completou.

Por fim, disse que é preciso ampliar a qualificação da infraestrutura em equipamentos para maior eficiência e segurança dos bombeiros e agradeceu a oportunidade, colocando a corporação à disposição dos vereadores da Capital, a quem se referiu como parceiros na elaboração de uma legislação atualizada e eficaz. “Sei que, quando necessário, teremos novamente o apoio desta Casa para mudanças que se fizerem necessárias à modernização da lei”, completou. Ele ainda desejou que o Corpo de Bombeiros possa, em um futuro próximo, atender ao máximo de municípios gaúchos, e que a população deve, sempre que necessário, fazer uso do fone 193. “Pode não ser nas condições que desejaríamos, mas sempre estaremos dispostos a fazer o melhor”, finalizou, lembrando que os bombeiros atuam nas 24 horas do dia.

Ao encerrar o período de Comunicações Temático, o vereador Waldir Canal (PRB), que presidiu a homenagem, fez a entrega de um diploma pela passagem dos 54 anos da Unidade Bravo 6, localizada na Zona Sul da Capital. “Esse espaço esteve fechado por um período, mas com o apoio da comunidade reativou suas atividades e hoje os integrantes da corporação seguem desempenhando suas funções com a superação dos desafios inerentes à profissão”, disse Canal.

de Serafina

Secretaria de Meio Ambiente e suas atividades!

O ambiente em que vivemos influencia muito nas atitudes diárias das pessoas. Por isso, cuidar do meio ambiente, além de ser uma responsabilidade de todos, é um fator de extrema importância para o bem-estar das pessoas. A Secretaria de Meio Ambiente de Serafina Corrêa, criada em 2014, é um setor muito importante dentro do serviço público. Dentre as atividades desenvolvidas, estão a conscientização ao uso racional dos elementos naturais como a água e a utilização do solo. A Secretaria também desenvolve campanhas de coleta de diferentes tipos de resíduos como eletrônicos. Há também o controle da coleta de lixo urbano, buscando manter a cidade limpa e organizada.

Outra atividade importante que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolve diz respeito ao licenciamento ambiental dos diversos empreendimentos existentes no município. Juntamente com este, e não menos importante, a fiscalização contra a prática de crimes ambientais, tornando o município órgão competente do Sistema Nacional de Meio Ambiente, buscando a valorização do meio ambiente sustentável e saudável. Participa, ainda, na elaboração do planejamento urbano, projetos de arborização, planos municipais e gerenciamento de resíduos, efetuando vistorias e contratação de profissionais para um melhor assessoramento do município como um todo. A Secretaria avalia, também, o impacto da implantação de projetos públicos, sejam eles municipais, estaduais, federais ou privados, e sua influência direta ou indireta nos recursos naturais existentes. Dentre tantas atividades, a Secretaria de Meio Ambiente também desenvolve ações ligadas à recuperação e destino correto de animais silvestres encontrados em situação de perigo, ou em situação irregular.

A criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente veio ao encontro dos anseios comunidade serafinense, desenvolvendo uma série de atividades que promovem a preservação, manutenção, adequação e viabilização do meio ambiente como um bem precioso.


6 de agosto
de 2015


EU MATO A COBRA E MOSTRO O PAU....

Uma X me elogiaram pq diziam que eu matava a cobra e mostrava o pau.

Tá aqui a verdadeira prova do que irritou o funcionário - ou será diretor - da ACEG que no último domingo não me deu credencial pra ir ver inter e chapecoense....
é que no dia 31.5 no jogo com o sao paulo eu mostrei no blog como funciona o privilegio dos coleguinhas no beira rio..olhem os papelotes na frente reservando as cadeiras pra algumas cadeias de comunicação. até o tacho,c artunista de o grupo sinos, veio me perguntar ,ele que nem associado da ACEG onde eu trabalhava. e do lado do aveline, um outro nome da antiga guaíb a, meio velhusco como eu, tava sentado ali numa cadeira. qual o veículo deste cidadão???ah, e ele ficou brabinho comigo naquela...se não me engano era o jodoé souza, mas pode ser outro...sei que o aveline querendo dar carteiraço, bem tipico dele, que tentou dar carteiraçõ até no ronalducho, me disse:
- olha o cara é o fulano de tal..

- e eu com isto lhe respondi.....

pois eu que sou velhinho, sou sócio da aceg, pago em dia, vi o jogo de pé, enquanto muito jovem aí viu sentadinho.

ai na terça o cara na ACEG vem me dizer que não me deu a credencial - embora eu não tivesse pedido até 6 feira -porque eu tava com ' BAFO DE CACHAÇA...

o bafo foi justamente esta foto e este comentário que postei dia 3 de junho deste ano...

pelo menos o cara da ACEG disse:

- vieram me dizer não sei o que.....

(olides canton)

"ve-se os coleguinhas nas ' cabines' privatizadas de imprensa do BEIRA RIO.

a forma é simples. coloca um papel com o nome do veiculo...ai quem chega e senta o cara o ' dono' da cadeira chega e diz pra ti:

- tu trabalha onde, tu não tá vendo que este lugar tem dono????!!!!!!

geralmente cola. domingo botei um banzé, mas depois larguei pra não ter que dar uma bocha em alguémk....(OC)"

 

ACEG

UMA DAS ALEGAÇÕES É QUE MEU JORNAL NÃO É DIÁRIO....

É MENSAL. É ISTO É MESMO..

MAS SP QUE VOU A JOGO POSTO NO MEU BLOG.

E A MAIORIA DOS QUE VÃO A JOGOS DA ACEG SÓ TEM BLOGS...MUITAS SÃO RADIOS DE INTERNET QUE É COMO A GURIZADA TÁ GANHANDO A VIDA.

* MAS FIZ UM ACORDO COM O RAFAEL. VAMOS VER SE FUNCIONA...EU TENHO IDO POUCO A JOGOS. DE NOITE NÃO SAIO MAIS TOU NA ' MELHOR IDADE'....RISOS

 

Sindicato dos Jornalistas

andei pelo sindicato. não vi ng...o cristiano tinha ido almoçar. só tavam lá as gurias. é verdade que era 2 da tarde.

 

ANDRE

O ANDRE MACHADO TÁ DANDO OUTRO TOQUE A BAND. GOSTEM OU NÃO DELE.

* E O DANIEL SCOLA NÃO FEDE NEM CHEIRA PRA MIM. CARA QUE NÃO É POLEMICO, NÃO EMPLACA. O MACEDÃO TU PODE NÃO GOSTAR DELE. MAS TEM OPINIÃO.

E A ROSANE TB....

* ISTO É UMA ESCOLA. CARA MUITO MURISTA, QUE NÃO SE EXPÕE, NÃO ADIANTA. O FALECIDO DAUDT ERA POLEMICO ALÉM DO LIMITE POR ISTO MARCOU EPOCA.

AH OUTRA COISA. REPORTER QUE NUNCA TOMOU PROCESSO É MUÇUM EMSABOADO....

 

MEMORIAS DA IMPRENSA

A FAVOR DO MACEDÃO DIGA-SE QUE TRABALHAVA MUITO NA FALIDA CALDAS JR. QUANDO MUITOS TINHAM ABANDONADO O BARCO. ISTO EM 1984 POR AÍ...

ESTAVAMOS EM TRAMANDAI BEACH, COMO DIZIA CARLOS NOBRE E O MACEDÃO SOZINHO, NUM QUARTINHOS NOS FUNDOS DO HOTEL BEIRA MAR FAZIA DE TUDO. MANDAVA MATERIAS PRA GUAÍBA PRA VÁRIOS JORNAIS E TB MANDAVA PRO QUE RESTAVA DOS JORNAIS, PORQUE TAVAM QUASE TODOS FECHANDO.
NOS DA RBS ERAMOS MUITOS E TINHA ATÉ TEMPO PRA BATER UMA BOLINHA NO CAMPINHO ONDE IAM O FALCÃO, OE OUTROS JOGADORES, COMO O TARCISO PQ TODOS ERAM AMIGOS DOS FILHOS DO DONO, O MIRO WEBER. QUE AINDA VIVE.

NUNCA FUI OUVINTE DO MACEDÃO...HJ DE MANHÃ DEI UMA LIGADINHA NELE. NÃO MUDA MUITO DESDE AQUELES ANOS. MAS TEM SEU ESPAÇO.

 

Rádio

se eu fosse o cleo kuhn fazia um programa so dele. o programa do cleo....

* deixaria de ser coadjuvante....

 

do Centro

eis o ' bo' que deu na Sete de setembro hj no centro.....

na rua sete de setembro hoje ao meio dia prenderam um suposto assaltante que teria surrupiado o celular da moça....de calça branca....

NA SETE DE SETEMBRO, LOGO DEPOIS DO MEIO-DIA ESTE ROLO AI....

O RAPAZ TERIA TIRADO O CELULAR DA MOÇA DE CALÇA BRANCA...CHAMARAM UM BRIGADIANO QUE TAVA POR LÁ QUE O PRENDEU...

E A TURMA EM VOLTA QUERIA LINCHA-LO. UM CARA DISSE:

- LARGA ELE BRIGADIANO, DEIXE ELE COM A GENTE!!!

A GURIA TAVA IRRITADISSIMA COM ELE.....

LEVOU UNS SOPETÕES DO PM.....

NÃO SEI COMO TERMINOU, MAS ELE MOSTRAVA UNS DOCUMENTOS.

 

Crise

GOVERNADOR SARTORI EM QUEM VOTEINO SEGUNDO TURNO- NO PRIMEIRO VOTEI NA MEMEIA.

- CONTE COMIGO PRA FAZER CAMPANHA DE RUA PELA VENDA DAS ESTATAIS....

PRIMEIRO DE TUDO A TVE E A CORAG. A CORAG SO FAZ LIVRO DE QUEM TEM 'PADRINHO POLITICO"

 

Sartori

será que a viagem do gov. sartori a BSB na terça foi uma espécie de CAMINHO DE CANOSSA????

 

Ônibus

PARADA NA J BONIFÁCIO LÁ PELAS 5 DA TARDE. LOTADONA....PO CADE OS BUSUN?????

 

da Ufrgs

voltaram as aulas na urgs. antonio lanches cheio....e o cineminha funcionando com uma boa amostra de uns guris da fabico.

 

da Azenha

PRACINHA ANTONIO JOÃO....NA AZENHA....

PRAÇA ANTONIO JOÃO, NA AZENHA....

BEM CUIDADA PORÉM HJ TAVA COM FEDOR DE ' MARIA JOANA'. BOM QUAL A PRAÇA QUE NÃO TEM...????

 

Livro

TOU TERMINADO DE LER UM SPA NA INDIA DA LUCIANA TOMASI. AXO QUE É DE CAXIAS.

É UMA HIPPIE DOS ANOS DOIS MIL....

acabei 15 pras nove da matina de ler o livro da tomasi...agora finalmente entendi o titulo.

engraçado que ela se quebrou indo atrás do carriere, o roteirista do Bunuel....

bem fieto pra ela. fã do cara, se quebrou.

mas aprendeu muito e com muito sofrimento. leiam o livro que é legal.adorei...(olides)

a luciana não quis dizer mas eu digo. o nome dolivro dela podia ser VIGARICE INDIANA.NÃO SPA....

 

Terreno

uam rua arborizado perto da sogipa e o terreno da antiga corlac ali abandonado,sem nada. quem comprou aquilo????

 

da Lavras

um exercito de varredores chegou agora oito e meia da noite pra limpar a lavras......qto tempo já tenho de lavras, como passa o tempo....

há tempos que não faço meu mapa astral mas sinto que vem ' revoluciones personales' em minha vida. fico anos morgando, morgando, até que um dia MUDO TUDO.....

 

MEMORIAS PERUANAS...

O LOUCO QUE ME SALVOU A VIDA!!!!

"Nowhere Man (Lennon / McCartney)

He's a real nowhere man
Sitting in his nowhere land
Making all his nowhere plans for nobody

Doesn't have a point of view
Knows not where he's going to
Isn't he a bit like you and me?

Nowhere man, please listen
You don't know what you're missing
Nowhere man, the world is at your command

He's as blind as he can be
Just sees what he wants to see
Nowhere man can you see me at all?

Nowhere man, don't worry
Take your time, don't hurry
Leave it all 'till somebody else
Lends you a hand

Doesn't have a point of view
Knows not where he's going to
Isn't he a bit like you and me?

Nowhere man, please listen
You don't know what you're missing
Nowhere man, the world is at your command

He's a real nowhere man
Sitting in his nowhere land
Making all his nowhere plans for nobody

Homem de lugar nenhum

Ele é realmente o homem de lugar nenhum
Sentado em sua terra de lugar nenhum
Fazendo todos os seus planos de lugar nenhum para ninguém

Não tem um ponto de vista
Não sabe aonde vai
Ele não é um pouco como eu e você?

Homem de lugar nenhum, por favor escute
Você não sabe o que está perdendo
Homem de lugar nenhum, o mundo está a seu comando

Ele é tão cego quanto pode ser
Só vê o que quer ver
Homem de lugar nenhum, você realmente pode me ver?

Homem de lugar nenhum, não se preocupe
Tome seu tempo, não tenha pressa
Deixe tudo até que mais alguém
Lhe dê a mão

Não tem um ponto de vista
Não sabe aonde vai
Ele não é um pouco como eu e você?

Homem de lugar nenhum, por favor escute
Você não sabe o que está perdendo
Homem de lugar nenhum, o mundo está a seu comando

Ele é realmente o homem de lugar nenhum
Sentado em sua terra de lugar nenhum
Fazendo todos os seus planos de lugar nenhum para ninguém"

Na Bolivia,onde o conheci, chamavam de ' mescal'. Os amigos que fiz em LA PAZ assim se referiam...era um arbusto que dava nas fraldas dos morros, um tipo de peyote, algo assim, mas que os bolivianos chamavam de ' mescal'. Ah, lembrei agora, estes amigos me deram pouso num quartinho dos fundos de casa. Um deles era de classe bem rica, porque sua casa eram grande, e nós iamos todos pra comer do bom e do melhor e ninguém da familia dizia nada. Ele tinha orgulho em hospedar malucos beleza que subiam ou desciam a América Latina troteando,sei lá fazendo o que....

- Vamos esta tarde a tomar mescal,diziam aqueles malucos beleza de 1974 quando passei por lá de mochila indo rumo a Lima, no Peru e depois pra Pucalpa, na Floresta Amazonica. vamos tomar mescal.Jogavam o arbusto e ferviam numa panela. Aquilo ficava de um amargo que vou te contar. Eu quase vomitava.tomavam aquela beberagem que descia mal no estomago. quase vomitava. mas depois que aquilo surtia efeito no cérebro a gente via nuvens coloridas, anjos em volta do sol,tudo o que tu imaginava tu via...foi o que Aldous Huxley viu ao tomar mescalina, e olhar os quadros de Leonardo da Vinci, deve ter sido um grande barato do escritor inglês.

Pois eu quero levar o leitor a Cuzco, no Peru, no ' umbido do mundo', na língua quechua, dos indios incas...

Aliás os incas eram exímios engenheiros, em Cuzco fizeram aquedutos e tudo mais, mas não sou arqueologo pra explicar estas coisas.Eu quero contar é da minha experiência.

Pois não sei porque os malucos-beleza de La Paz me botaram na minha mochila ( antes que esqueça, no quartinho que morei por alguns dias até seguir viagem-não me perguntem como os conheci porque naqueles anos a gente via uma pessoa mais ou menos da tribo da gente e já enturmava, não tinha esta noia de hoje em dia....havia na parede vários escritos provando que ali haviam dormido outros malucos beleza...e uma frase não esqueço até hoje . NO DESESPERES NUNCA, CUANDO TODO PARECE TERMINADO SURGEM NOVAS ESPERANÇAS, ISTO SIGNIFICA QUE VIVES...TAMBÉM existiam na parede muitos salmos, dizeres bíblicos porque esta gente como dizia a dona rosa nunes del arco, que nos hospedava a todos em Lima ' tienem todos el cerebro quemado de las drogas...")

uns pequenos pedaços do arbusto este do mescal.

Fui-me a Cuzco e lá uma tarde, dia de semana, tomei aquilo e resolvi ir as ruinas de Mach Pichu, subir as ruínas. Quando aquilo me pegou, eu comecei a sentir pânico, ver enormes crateras, vales profundos e alguém dentro de mim me mandou descer das montanhas.

Mas desci em pânico. Na pequena cidade que é Cusco, lembro aqueles prédios todos velhos, caiados, com malucos do mundo interior - Cuzco só perdia nos anos 70 de malucos por Katmandu, no Nepal, que era o sonho de todo mochileiro chegar. Mas poucos que eu conheci chegaram ao Nepal. Um deles foi o hippie argentino Santiago que namorou meia Lima e uma portoalegrense também que o arrastou pra cá e o levou a Garopaba, num findi de loucuras mil.( Santiago só queria fumar um joy...un joy, na sua mistura de linguajar argentino, ingles e portugues...Tratava mal a sua companheira que era estudante da Fabico. Hoje mora no bairro ABERTA DOS MORROS é funcionária pública municipal encostada em vias de se aposentar mas nas mãos do Santiago correndo ' carretera' nos anos 70 pra cima e pra baixo comeu o pão que o diabo amassou. Mas era até engraçado porque estas ' maGRAS'gostavam de quem as maltratava,elas no fundo eram meio ' mulher de brigadiano', como se diz na gíria, com todo o respeito às esposas dos PMS...)

Bom, deixemos o personagem este de lado e vamos a minha experiencia...

Daí desço AS RUINAS de Machu Pichu em panico e encontro na pracinha, numa tarde esplencida, de sol, um maluco daqueles vendendo seu artesanato. Cheguei nele e lhe disse o que acontecia comigo.

Ele me ouviu e como um messianico começou a me recitar a música dos Beatles, Newareman....ele a sabia de cor esalteado e a cantava....

Aquilo foi me acalmando e quando vi já tava bem melhor. Lembro dele, não lembro do nome, mas sei que morava no VALE DO SOL, numa daquelas experiencias de novas comunidades como se ve no filme EASY RIDER, quando Peter Fonda e aquele outro ator, que até já morreu, andam de moto e chegam num lugar onde vivem hippies plantando e comendo de sua produção...uma experiencia realmente radical de uma nova vida. Estas comunicades proliferaram muito nos anos 70, no Rio tinha uma pequena cidade do interior, não muito longe, que era antro deste tipo de novas comunidades. Uma pena que agor anão lembro o nome da do Rio,
mas era tri conhecida por malucos como o astrologo este que foi meu colega na ZH em 1973 de são leopoldo e que agora faz mapa astral de estrelas da Globo ia muito neste pedaço...

Voltando a Cusco no Peru, me lembrei de tudo isto quando a NaDILCE ZANATA ME DISSE NA NOITE DE TERÇA QUE IA EMBARCAR HJ QUARTO SUA FILHA PRA MACHU PICHO...(OLIDES CANTON...)

 

Peru

PRIMEIROS SINAIS DE LIMA, NO PERU. PRECAUÇÃO CONTRA TEMBLORES...-TERREMOTOS - TENHO MUITA COISA ESCRITA SOBRE ISTO..UM DIA SE DEUS QUISER VIRA A LUME(OLIDES)

A FOTO É DA FILHA DA NADILCE ZANATTA, ACHO QUE O NOME DA GURIA É RENATA....OU SERÁ MARINA,AGORA NÃO SEI BEM...(OLIDES)

De: nadi.beaze
Enviada: Quarta-feira, 5 de Agosto de 2015 19:34

Sim, tá em Lima, e por sinal não gostou da cidade, amanhã vai para Cusco, e vai tomar chá de coca, que ela acha que deve ser melhor que a comida kkkkkkkkkkkkk, e mi rido. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu dilema são os aeroportos, que inferno de espera, que coisa mais ultrapassada, qta frescura para embarcar numa M@ de avião, uma perda de tempo com o tal de check in, depois um tempão para embarcar, outro para desembarcar. Tu não acha que isto é muito ultrapassado? Será que não vai surgir nem um cérebro que crie um meio de trasporte mais descomplicado, mesmo que seja pelo ar, claro, eu diria que é simples.
Bom , daqui a POA, chuva e neblina, e besteme. Mas não fui na direção, estou usando um medicamento pra artrose que intensifica reflexos de claridade, sol, luzes... Outra M@.
Conhece esta plaquinha?
Vou jantar alguma coisa.
Té já.

 

Cinema

MING-LIANG NÃO BRINCA EM SERVIÇO

por Eron Duarte Fagundes

Não é para brincar com o espectador que o cineasta taiwanês Tsai Ming-Liang propõe planos fixos quase intermináveis para exacerbar o olhar. Os primeiros nove minutos de Jornada ao oeste (Xi You; 2013), talvez o mais radical trabalho de Ming-Liang dentro duma filmografia habitualmente radical, mostram um longo plano fixo do rosto, sombrio (mas um sombrio ascético), de um homem, numa imagem de leve inclinação. A câmara não se mexe durante os nove minutos. Os movimentos dentro do quadro são escassos e de difícil percepção. É um pouco como se o indivíduo que vê a imagem fosse, mais do que nunca, convidado a permanecer alheio ao que está em cena. Distanciamento radical entre quem faz a obra e a desfruta. Não sabemos nada do ser que está na tela: seu espaço físico é limitado por um enquadramento enforcado e seu interior, se pode ser a caracterizado como sombrio, é enigmático, não há sinal, não há pista. O vazio em nove minutos —uma abstração tão incômoda quanto aquela permitida somente a certas pinturas e a certas músicas. O neutro finalmente atingido: o átomo cinematográfico afinal explodido. Os olhos vão piscar mais para diante no plano. O pescoço arqueja, embora tardamos um pouco em perceber estes pequenos movimentos da pele. A respiração é também outro dado de que só lá pelas tantas nos damos bem conta. Nascido um pouco do velho Michelangelo Antonioni (estimular os ritmos do olhar), Ming-Liang chega ao outro lado de sua jornada.

Os planos que sucedem a esta provocação inicial não diferem deste começo em sua estrutura, postura, intenções. A penúltima sequência é a do monge oriental de vermelho numa esquina de Marselha, no interior da França, no início quase parado, depois vemos que ele se mexe porém muito lentamente, em seguida é acompanhado em seus gestos e movimentos por um transeunte ocidental, o contraste entre o azáfama das pessoas que passam pela esquina e a calma plástica com que as figuras centrais da imagem se comportam em cena. São outros dez minutos de câmara imóvel nesta sequência. A sequência que fecha o filme, cerca de cinco minutos, apresenta uma imagem de cabeça para baixo, também é um local onde muitas pessoas transitam, agora não há centro, sentimos uma fluidez de fótons que evoca uma ilusória mas forte poesia plástica, algo como um rio em que o mover de ondas é feito de versos. A história que não existe, como num romance de Marguerite Duras. “Il n’y a jamais de centre.” Ou algo parecido com aquele romance imaginado por uma personagem de Joris-Karl Huysmans, o poema em prosa onde algumas frases-chave conteriam o sumo de tudo, sumo que também é a suma. O sumo-suma do cinema de Ming-Liang é a obsessão de algumas imagens centrais. De todo o movimento exagerado do mundo contemporâneo ele acaba extraindo a essência em suas longas meditações fixas. É uma jornada: mas não a um ponto cardeal conhecido.

 

CONCILIADOR DEMAIS PRO MEU GOSTO

laurinho da ven a ncio tá muito conciliador. eu acho que é pra não se incomodar em casa...(rsrsrrsrsr....)

* falar nisto, laurinho, vamos tomar aquele projeto interrompido qdo.tu tavas na antartida...

* tem vários aqui listados.

* surpresa. até flores da cunha tinha dado braqguetaço....

 

FRENTE PARLAMENTAR DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

O vice-presidente da ABIMAQ-RS, Hernane Cauduro, participou nesta quarta-feira (5) do lançamento da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos, realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento reuniu cerca de 100 empresários de todo o País numa mobilização para buscar reverter a crise do setor, que já demitiu 50 mil trabalhadores, sendo 30 mil apenas no primeiro semestre deste ano. Segundo Cauduro, os fabricantes de máquinas e equipamentos estão perdendo competitividade devido a fatores como juros e carga tributária elevados, principalmente para concorrentes como a China. A Frente é composta por 271 parlamentares.

 

de Serafina

Vem aí o Campeonato Municipal de Futsal 2015 Integração Rural e Veteranos

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Esportes, da Secretaria de Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Cooperlate, está promovendo o Campeonato Municipal de Futsal 2015, Jogos de Integração Rural e Veteranos 35 Anos. Em reunião na segunda-feira, dia 03 de Agosto, na Secretaria de Turismo, com a presença dos representantes das equipes que participarão do Campeonato, foi realizado o sorteio da primeira rodada, discussão e aprovação do regulamento e confirmado o início para quinta-feira, 06 de Agosto de 2015, no Ginásio Municipal de Esportes Irceu Antônio Gasparin, em Serafina Corrêa. As rodadas serão realizadas às 19h, nas Terças-feiras e Quintas-feiras e as finais no Sábado.

Participarão do Campeonato Municipal de Futsal 2015, as seguintes equipes:

VETERANOS 35 ANOS
1 – Fenix/Peruzzo 2 – Xavante/Serp 3 – Marcha Lenta
4 – Villa/Credeal/Agafarma 5 – Rodion

JOGOS DE INTEGRAÇÃO RURAL
1 – Silva Jardim 2 – Sant'ana/São Roque 3 – São Caetano/Fátima
4 – São João/São Pedro
5 – São José 6 – Santo Antônio Lajeado 7 – Caravággio/São Luiz


5 de agosto
de 2015

BAFO DE CACHAÇA...

HJ TIVE QUE OUVIR UMA BOA.

NÃO TERIA ENTRADO NO BEIRA RIO DOMINGO PQ TAVA COM ' BAFO DE CACHAÇA"...

SO RINDO. .....TINHA TOMADO CEVA NA SEXTA.ENTÃO É CULPA DO TASCA PORQUE ELE ME LEVOU A TOMAR CEVAS NO PERIMETRAL AQUELA LANCHERIA DO BUFFET...

BAH, A CAUSA É OUTRA. É QUE EU DEI UM ESTRILHO DOS QUE SÃO DONOS DAS CADEIRAS DA IMPRENSA NO BEIRA RIO E FORAM ASSOPRAR PRA ACEG....

UÉ MAS JORNALSITA NÃO TEM FAMA DE TRAGUENTO???

E EU QUASE NEM BEBO. ESTES NOVOS CARAS DA ACEG TINHAM QUE VER O QUEERA O PAULO MACIEL - JA MORTO - QUE FICOU 40 DIAS SEM TOMAR BANHO E AQUELE SIM TOMAVA TODAS. ATÉ QUE O MOTORA PAI BOTOU ELE NO CHUVEIRO EM CHUI QUANDO TAVAM COBRINDO A MARE VERMNELHA...

TA CERTO. HAROLDO DE SOUZA NÃO BEBIA NO PORTA LARGA????

O JOSE CARLOS TORVES QUE FOI PRESIDENTE DA ACEG NÃO BEBIA NO PORTA?

O VIANEY CARLET, O DENARDIM NÃO TOMAVAM NADA NO PORTA? AH, JÁ SEI SO BEBIAM GUARANA E IAM A MISSA TODOS OS DOMINGOS....SÓ RINDO MESMO.

EU ADORO ELES. QUANDO TOU SEM ASSUNTO ME DÃO UM COMO ESTE DE QUE DOMINGO ME APRESENTEI COM BAFO DE CACHAÇA NO BEIRA RIO....(OLIDES)

QUANDO VOLTAVA DO BEIRA RIO DOMINGO NÃO PODENDO ENTRAR NO JOGO,ENCONTREI O PASCOAL IANNI, QUE FOI ASSESSOR DO FOGAÇA AMIGO DE 400 JORNALISTA.S

- OLIDES PQ TÁ INDO EMBORA.

- NÃO ME CREDENCIARAM ALEGUEI.

O PASCUAL COM AQUELE SEI JEITO DISSE.

- MANDE ELES TOMAR NO .....

ELES...

AH E DESCOBRI QUE O CHARGISTA TACHO DO GRUPO SINOS NEM ASSOCIADO DA ACEG É...ELE TAVA NO DOMINGO AQUELE EM QUE FUI VER INTER E SP...QUANDO SENTEI NUMA CADEIRA QUE TAVA ESCRITO GRUPO SINOS, ELE ME PERGUNTOU SE EU ERA DO GRUPO.

SOU DO MEU DISSE PRO TACHO.

HJ FIQUEI SABENDO QUE NEM ASSOCIADO DA ACEG ELE É.

EM FAVOR DA ACEG DIGA-SE QUE NÃO É MA VONTADE DOS GURIS. É QUE NO BEIRA RIO TÁ TUDO DEFINIDO. ONDE CADA VEICULO SENTA.

E FIQUEI SABENDO QUE NÃO HÁ ESPAÇO. SEMPRE TEM CRISE PRA POR TODO MUNDO LÁ.

TEM MUITO PEDIDO E POUCO ESPAÇO. O INTER NÃO SE PREOCUPOU NA REFORMA DO ESTADIO COM A IMPRENSA.

 

DIARIO DA CRISE

SE 84% DOS FUNCIONÁRIOS DA SEGURNAÇA PUBLICA GANHAM MAIS QUE 2.150,00 - LIMITE PAGO DIA 31 - É SINAL QUE GANHAM ACIMA DA MÉDIA DOS DEMAIS. NÃO QUERO DIZER QUERO DIZER QUE OS DADOS VEEM A TONA..

* O QUE FOI MESMO A GUARDA PRETORIANA...E A GUARDA SUICA?????

 

DIARIO DA CRISE

TO IMPRESSIONADO COM A HUMILDADE DO GOV. SARTORI...

VAIJOU AS PRESSAS PRA BSB A CONVOCAÇÃO DO STF...

O QUE MAIS ELE PODER FAZER?

PO ELE NÃO TÁ SE NEGANDO A PAGAR. PAGA QDO TEM DINHEIRO. O QUE QUEREM MAIS???

O RS É SO FUNCIONAMIRO PUBLICO???

QUE VÃO SE CATAR(OLIDES)

 

Datena

BAH,DATENA NA POLITICA. ME MUDO PRA ITALIA. SOU CIDADÃO ITALIANO. ARRRRGGGGGG!!!!!!

 

Coleguinhas

6 e meia da manha nesta terça: mendelsky preocupado se a imprensa do palácio o ouve ou não...vaidade, tudo é vaidade.

* que egos.se acham....(olides)

andre machado pediu desculpas na band por ter usado a expressão ' galo' na entrevista com o xiita feltes.

* é que mulheres reclamaram. acham a expressão ' sexista".

* humildade do colega.

Mendelsky continua batendo na imprensa do Piratini.

Osiris Marins passou recibo. eu não sabia que havia novos alunos na academia da brigada. mas vai te informar, colega!!!

bom material da zh sobre quem foi afetado com corte de sala´rios no gov do estado.

CHORORO...

NA BAND TB SE QUEIXAM DA COMUNICAÇÃO DO PIRATINI...

glei soares esteve no uruguai, com grupo de colegas.

levou junto a filha de 19 anos, que é estagiaria na ALRS.

* glei apresenta o conversa de jornalista na rádia da urgs.

 

FRUET

FUI VISITAR NESTA SEGUNDA A IVONE, VIUVA DO COLEGA FRUET, JÁ NÃO ENTRE NOS.

 

COLEGUINHAS NA MARCOPOLO



entre eles tão ai, a mery, o barto, o seco,pai e filho,o paulo corso( um gozador)o autor, de boné, entre outros.(olides)

 

SB esta manha;...

De: letier12
Enviada: Terça-feira, 4 de Agosto de 2015 10:13

Frio Chuva e vento norte

Letier Vivian
São Borja/RS

 

dos leitores

a foto é bem Caxias no inverno(olides) não tem nada igual a Caxias do que esta foto.

Então, a "Amélia', hoje de manhã coloca a roupa no sol, porque havia sol. quinze minutos depois ela olha para fora e veja (foto do anexo). Isto às 11hs da manhã. Besteme, porque como que a roupa seca assim?
Minha filha viaja para Macu Pichu esta madrugada, me toca adar portarla a POA. Aqui não tem nem avião para POA!!!!!
Abraços

Nadilce Zanata

 

dos leitores

nadilce zanata vai descer a Serra(olides)

levará a filhota ao aerporto onde ela embarca pro peru....

De: nadi.beaze
Enviada: Terça-feira, 4 de Agosto de 2015 20:06

Quero ver pegar a estrada até POA debaixo desta neblina, esta madrugada. Dio mio.
Tu sabe que eu não tenho problema de depressão com mudança de estação, o meu problema e que o frio sempre me causa graves problemas. Esta neblina, esta umidade de hoje já está me dando problema de brônquio, sem eu sair de dentro de casa. Eu gosto até de temporais, ventanias...(bruxa).
Pode deixar que te envio foto. Imagina que ela foi pra aula (esta fazendo uma pós de marketing), acho que nem vai conseguir dormir, pois tem que acordar no meio da noite pra viajar.
Ela enfrenta estas viagens solita, já foi pra Punta Cana se esbaldar naquelas praias, e assim ela faz, de dois em dois anos ela se organiza (vai pagando), termina de pagar uma, começa outra, mas logo ela vai aceitar companhia, pode deixar.

 

Poa Sem Bituca começa com instalação de 39 coletores no Centro

A equipe do projeto Poa Sem Bituca, conveniada com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza nesta quarta-feira, a partir das 10h30, a instalação de 39 bituqueiras demonstrativas no Centro Histórico de Porto Alegre. A instalação, que será acompanhada pelo prefeito José Fortunati e pelo diretor-geral do DMLU, André Carús, terá início em frente ao Paço Municipal.

O Poa Sem Bituca é um projeto inédito no país, pois é o primeiro que tem como parte de sua estratégia a instalação de bituqueiras em toda a cidade, bem como o recolhimento das pontas de cigarro, a partir de parceria com o poder público. Além de ações de sensibilização, a equipe do Poa Sem Bituca dará destino ambientalmente correto e sustentável a este micro lixo tóxico. As bitucas recolhidas serão encaminhadas para empresa de coprocessamento e serão aproveitadas na geração de energia para a produção de cimento.

Conforme o coordenador do projeto, Flávio Costa Leites, empresas, bares, restaurantes e pessoas físicas que tiverem interesse em participar do projeto devem contatar a equipe pelo e-mail poasembituca@gmail.com.

 

Vereadores propõem audiência pública sobre o parque Saint Hilaire

A sugestão de encaminhar ao Parlamento Metropolitano o pedido de realização de uma Audiência Pública para debater a situação do Parque Saint Hilaire, localizado na divisa de Porto Alegre com Viamão, foi o caminho encontrado pelos vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre para abrir o debate sobre uma situação que está preocupando usuários, administradores da área e técnicos da Secretaria do Meio Ambiente da capital. Há mais de 50 anos a área, transformada em um parque natural, é administrada pela prefeitura de Porto Alegre. Entretanto, pelo Decreto 51/2015 da prefeitura de Viamão, publicado em 15 de junho passado, um novo parque teria sido criado em cima do anterior, porém com área menor, sob o gerenciamento daquele município. O tema foi trazido ao âmbito da Cosmam, em reunião presidida pelo vereador Marcelo Sgarbossa (PT), realizada na manhã desta terça-feira (4/8) por sugestão da vereadora Lourdes Sprenger (PMDB).

Presentes ao encontro, o administrador do parque, engenheiro florestal Gerson Luis Mainardi; Mauro Elias, vice-presidente da Associação Viamonense Sócio-ambiental; Alfredo Gui Ferreira, presidente da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan); Gerti Weber Brun, coordenadora científica do Instituto do Meio Ambiente; e Marta Carmem Bastos, servidora municipal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) e integrante da ONG Ingá, manifestaram surpresa com a publicação do decreto pela prefeitura de Viamão, sem que o assunto não tenha sido tratado no âmbito de um Grupo de Trabalho criado entre as prefeituras dos dois municípios.

Conforme Mainardi, havia uma manifestação do prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, de promover um gerenciamento compartilhado do parque, já que a maior parte da sua área física está no território do município da Região Metropolitana. Entretanto, ressalta Mainardi, mesmo depois da criação do GT não houve uma reunião sequer. Ele destacou que a maior preocupação não é no compartilhamento de gestão, mas das responsabilidades que cada parte assumirá, já que são muitos os problemas, especialmente de invasões para uso habitacional e poluição por esgoto da represa existente no interior do Saint Hilaire, formada por nascentes do Arroio Dilúvio.

Segundo Gerti Weber Brun, do Instituto Ambiental da PUC, o Conselho Consultivo criado pela atual gestão do parque, e que se reúne regularmente para tratar de diversos problemas existentes na área, foi atropelado pela decisão. Essa também é a posição de Marta Carmem Bastos, da Ingá. Ela ainda relatou que os recortes de áreas invadidas e de um espaço onde está prevista a construção de um hospital público veterinário pela prefeitura de Porto Alegre, vão contra os interesses de preservação ambiental do Parque.

Também presente ao encontro, a procuradora-geral adjunta de urbanismo e meio ambiente da prefeitura da capital, Andreia Vizotto, declarou que o fato do parque estar dentro da área geográfica de outro município não tem impedimento legal. “É como um morador de Porto Alegre ter um terreno em Viamão”, comparou. Ela avaliou que dependendo da disputa de interesses o caso “inevitavelmente” terminará no poder judiciário.

Destacou, no entanto, que quanto à proposta de construção do hospital veterinário, a PGM analisou favoravelmente, devido às más condições de um serviço semelhante já prestado no local. Sobre as invasões, disse que elas estão consolidadas e, “ou o município vira as costas para o problema, ou busca a regularização fundiária”, o que, segundo ela, implicará na qualificação de serviços como o de rede de esgoto, trazendo benefício para a preservação ambiental do manancial hídrico, hoje sob risco

 

do mironneto.com

Prefeito tirou férias, mas não descansou. Trabalhou duro.

Depois de 24 dias de férias, o prefeito Nestor Tissot (PP) reassumiu o cargo nesta terça-feira (4). Durante todo o período, o prefeito de Gramado praticamente não descansou, pois se dedicou a visitar clientes de sua empresa no Estado. Além disso, permaneceu o tempo inteiro com o celular ligado, e muitos cidadãos que não sabiam das férias do prefeito continuaram a ligar para fazer sugestões, reivindicações e sugestões.

Leitor constata: crise proporciona novas oportunidades

Outro morador de Gramado foi surpreendido na semana passada com uma ligação telefônica inusitada: a secretária de um consultório odontológico perguntou se o cidadão já havia usado aparelho para corrigir a posição dos dentes e ofereceu uma avaliação grátis. É a crise ensinando a muitos a serem próativos.

Hahn e Moraes, famílias fundamentais na criação do CEG

A história do Centro Esportivo Gramadense se funde com a de Maximiliano Hahn, um professor alemão, nascido em Sttutgart (Alemanha), em 1886. A propósito, o meticuloso historiador Carlos Gilberto Drechsler escreveu em artigo na Revista das Hortênsias: "Maximiliano sempre gostou de esportes e promovia momentos felizes com seus alunos. Ensinava a prática do futebol como forma de lazer saudável e disciplinador. Juntamente com seus alunos, organiza e funda, em 22 de dezembro de 1929, durante uma reunião realizada nas dependências do Hotel Candiago (hoje esquina da avenida Borges de Medeiros com avenida das Hortênsias), o Centro Esportivo Gramadense, que após muitas dificuldades recebe seu campo, o Estádio dos Pinheirais, inaugurado em 16 de outubro de 1936, em uma área doada pela família Moraes".
Quando Drechsler fala em família Moraes, refere-se aos herdeiros de Tristão de Oliveira, o fundador de Gramado.

Produção de longa troca Gramado por pré-estreia em SP

A coordenação do 43º Festival de Cinema anunciou a retirada do longa-metragem “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert, da mostra competitiva de longas-metragens brasileiros. O filme - que tem como protagonista a atriz Regina Casé, deixa de participar em função de uma sessão de pré-estreia marcada para o dia 11 em São Paulo.
A produção do filme comunicou sua desistência de participar do 43º Festival de Cinema de Gramado em função da exibição que infringe o parágrafo que define que “os filmes brasileiros selecionados não poderão ser exibidos comercialmente ou realizar sessões de pré-estreia, abertas ao público, no Brasil, antes de 15 de agosto de 2015, sob pena de serem retirados da competição”.
A organização e curadores decidiram manter a exibição do filme na próxima sexta-feira, mesmo fora de competição, entendendo que seria uma frustração para o público que já adquiriu ingressos.

 

Escolas que optarem por turno reduzido deverão readequar calendários, afirma Vieira

Vieirinha pelo visto não tá dando moleza...(olides)

O secretário da Educação, Vieira da Cunha, detalhou nesta terça-feira as medidas que deverão ser tomadas pelas escolas da rede estadual que optarem pelo funcionamento em turno reduzido. As orientações também foram repassadas pelo Departamento Pedagógico às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), responsáveis por garantir o cumprimento do calendário escolar.

A legislação prevê a carga horária mínima de 800 horas para o Ensino Fundamental e Ensino Médio noturno. No Ensino Médio diurno, os alunos possuem a carga horária mínima de 1.000 horas. Em ambos os casos, as aulas precisam estar distribuídas em, no mínimo, 200 dias letivos.

“Temos que saber conciliar o direito constitucional dos nossos trabalhadores de se manifestar, com os deveres que legislação estabelece. Há uma carga horária e um número de dias letivos mínimos, previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e isso necessariamente precisa ser observado. Qualquer redução de hora-aula, que eventualmente uma ou outra escola adote em função destes protestos, vai ser seguida de uma readequação do calendário escolar. A instituição fará os ajustes e enviará para a respectiva Coordenadoria Regional de Educação este novo calendário. Isso tem que ser, inclusive, ratificado pelo Conselho Escolar. O importante é que não haja prejuízo para os alunos e eles tenham o seu direito à educação preservado”, explica Vieira.

O secretário também reafirma a disponibilidade de diálogo entre Governo e Sindicato e rechaça a postura de confronto com os servidores.

“Não nos interessa e, se depender de nós, não haverá confronto. É um legítimo direito de manifestação dos professores, respeitamos isto e saberemos conviver”, afirma.
A Secretaria da Educação monitora diariamente o funcionamento das 2.558 escolas gaúchas durante o período de manifestações e, através das Coordenadorias Regionais, acompanha junto às direções o cumprimento das orientações.

 

Formação sobre visitação escolar à Feira do Livro de Porto Alegre

No dia 6 de agosto, das 14h às 17h, no Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1212), o Núcleo de Formação de Mediadores da Câmara Rio-Grandense do Livro oferecerá formação para os professores que desejam levar seus alunos para encontros com autores na Feira do Livro de Porto Alegre. Neste dia, será apresentada a programação para alunos e mediadores de leitura, cujo agendamento inicia no dia 17 de agosto. As inscrições para a formação devem ser feitas pelo e-mail agenda@camaradolivro.com.br (dados a serem enviados: nome completo, e-mail, nome da escola, cidade).

 

de Serafina

Serafina Corrêa irá receber o Fogo Simbólico da Pátria

Por Karine Stefanon - Diretora de Divisão Pedagógica Prefeitura de Serafina Corrêa/RS

A Corrida de Revezamento do Fogo Simbólico da Pátria é uma prática cultural que marcava o início das comemorações da “Semana da Pátria”, em Porto Alegre, no final da década de 1930, e foi institucionalizada pela Liga da Defesa Nacional, em 1938. Era repetida anualmente com o apoio dos Clubes Esportivos Porto-Alegrenses, pois foram os dirigentes desses clubes que a idealizaram, após presenciarem a “Corrida de Revezamento da Chama Olímpica”, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936.

A partir desses acontecimentos, desde 1938, a Corrida do Fogo Simbólico constituiu-se numa das principais atividades realizadas pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, em parceria com os Clubes Esportivos e entidades, para comemorar a Semana da Pátria. A cada ano, aproveitamos a Corrida do Fogo Simbólico para difundir temas de interesse nacional e da sociedade, porque o fogo também representa o saber e o conhecimento.

Neste sentido, a Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, este ano, homenageia em nível nacional, o “Sesquicentenário de nascimento de Olavo Brás Martins Guimarães Bilac”, um poeta e jornalista brasileiro, que nasceu em 1865 e destacou-se por escrever a letra do hino à Bandeira Brasileira; O tema estadual, é “Meu jeito de ser Brasileiro”, que tem como principal objetivo resgatar valores, que muitas vezes vão ficando esquecidos, ou vão perdendo seu verdadeiro significado. Contudo, temos ainda um fato histórico, o “Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai”. Há 150 anos, durante a guerra, a cidade de Uruguaiana foi retomada pelo povo gaúcho, que a tinha perdido em combate, ferindo a integridade da nossa pátria e diminuindo nosso território.

A homenagem municipal escolhida para esta semana é “Serafina Corrêa 55 anos – Capital Nacional do Talian”. O município completou o 55º aniversário de Emancipação Político Administrativo neste ano, uma história de bravura, trabalho e conquistas. Hoje, Serafina Corrêa é conhecida como Capital Nacional do Talian, com uma língua co-oficial, que misturada com o português, se transformou na identidade cultural do nosso município. Buscamos, com esse tema, resgatar a história dos primeiros moradores desta terra, bem como seus feitos, usos e costumes, que desenvolveram o nosso município ao longo dos anos. Neste ano, novamente o município de Serafina Corrêa tem a honra de receber o Fogo Simbólico da Pátria, sucedendo a 78ª Corrida da Liga de Defesa Nacional, no dia 18 de Agosto, terça-feira, às 15h30min, com recepção no pórtico do município e após deslocamento até a Piazzeta San Marco, com protocolo de passagem do fogo.

 

05 de Agosto: Dia Nacional da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária – VISA ganhou um dia especial de comemorações: 5 de Agosto. A função principal da Vigilância Sanitária no Brasil é a "PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DA POPULAÇÃO ATRAVÉS DA REALIZAÇÃO DE UM CONJUNTO DE AÇÕES (inspeções, orientações à população e ao setor regulado,) CAPAZES DE ELIMINAR, DIMINUIR OU PREVENIR RISCOS À SAÚDE DA POPULAÇÃO". Esse dia foi instituído para que a população, ao ser orientada da importância da VISA, poderá auxiliar a Vigilância Sanitária e, sem dúvida, ser o MELHOR FISCAL . Com isso exigirá produtos e serviços de QUALIDADE.

O Dia Nacional da Vigilância Sanitária coincide com a data do nascimento de Oswaldo Cruz, maior nome da história da Vigilância Sanitária no Brasil. Oswaldo Cruz* nasceu no dia 5 de Agosto de 1872, em São Luís de Paraitinga (SP). Aos 15 anos, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Antes de concluir o curso, já publicara dois artigos sobre microbiologia na revista Brasil Médico. Em 1896, especializou-se em Bacteriologia no Instituto Pasteur, em Paris. Na época, o local reunia grandes nomes da ciência. Ao voltar da Europa, Oswaldo Cruz encontrou o Porto de Santos assolado por violenta epidemia de peste bubônica e logo se engajou no combate à doença. Em 1903, Oswaldo Cruz foi nomeado Diretor Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde, atualmente, ao de Ministro da Saúde. À época, deflagrou memoráveis campanhas de saneamento. Em poucos meses, a incidência de peste bubônica diminuiu com o extermínio dos ratos, cujas pulgas transmitiam a doença.

Ao combater a febre amarela, no mesmo período, Oswaldo Cruz enfrentou vários problemas. Grande parte dos médicos e da população acreditava que a doença se transmitia pelo contato com as roupas, suor, sangue e secreções de doentes. No entanto, Oswaldo Cruz tinha uma teoria diferente: o transmissor da febre amarela era um mosquito. Assim, suspendeu as desinfecções, método tradicional no combate à moléstia, e implantou medidas sanitárias para eliminar focos de insetos. Sua atuação provocou violenta reação popular, a Revolta da Vacina. Oswaldo Cruz acabou vencendo a batalha. Em 1907, a febre amarela estava erradicada do Rio de Janeiro. Assim, o país reconheceu o valor do sanitarista. Oswaldo Cruz ainda reformou o Código Sanitário e reestruturou todos os órgãos de saúde e higiene do Brasil. Sofrendo de crise de insuficiência renal, morreu a 11 de Fevereiro de 1917, com 44 anos.


4 de agosto
de 2015

O PENSAMENTO DO DIAS

De um gaiato hj num boteco do centro da cidade, observando a cidade;

Os BANDIDOS não sairam HOJE. Não havia SEGURANÇA....

 

Greve

madruguei como sempre nesta segunda. por ora, tudo calmo.

* mas domingo e sabado vi poucos brigadianos na cidade.

o que acontece nesta segunda, explica o clima de guerra que havia na coletiva de 6 na fazenda.

a vizinha saiu aqui de madrugada como sempre. foi de taxi, como a angelica, mas disse que o Estado ia reembolsá-la...

Ué, mas não tamos em economia de guerra????ela é funcionária pública e trabalha sempre como se fosse numa empresa particular, ou mais.

A PARADA AQUI NA IJUI AMANHECEU COM GENTE ESPERANDO ONIBUS. NEM SABIAM QUE A CARRIS TAVA PARADA.

COM A GREVE DA POLICIA, A NILOPOLIS TAVA VAZIA HJ DE MANHA PARECIA FERIADO OU SABADO.

CANCELARAM O CINEMA DA URGS HJ POR CAUSA DA GREVE DOS POLICIAIS

servidores da URGS em greve há meses....

 

greve

os jornais erraram todos. os carros da BM não pagam IPVA....

Ng foi checar. agora se explicou na segunda.

* sartori se encontra com dilma.

vem coisa grave por aí....

* mas todos sabiam que a crise era grave. ng acreditou. o sartoron peitou a situação. ou ele se consagra, ou não...

 

Coleguinhas

UM REPORTER DA GUAIBA MADRUGOU NA RUA DA PRAIA. NÃO VIU UM BRIGADIANO. É CORAJOSO OU LOUCO.

NA BAND AM AFFONSO RITTER MUITO BRABO PQ AS VIATURAS NÃO PAGAM IPVA...MAS NÃO É IPVA...É OUTRO IMPOSTO.

* RIGOTTO PRESENTE O QUE QUALIFICA O DEBATE.

MENDELSKI QUER QUE SARTORON DAS MASSAS RENUNCIE. MAS O QUE É ISTO POLACO? TU DOIDOU OU SEMPRE FOSTES???

* E O POLACO TÁ MORDIDO COM A COMUNICAÇÃO DO PALÁCIO. NÃO DÃO MAIS PELOTA PRA ELE. É QUE O IBOPE DIZ QUE A AUDIENCIA É BAIXA.

* TE ACALMA POLOCA. TU NÃO TÁ MAIS NA GAUCHA.

 

É A TAL CRISE. ....

DOM A PARRILLA DEL SUR MEIO VAZIO...É QUE É DIA DE PROMOÇÃO.

 

do Antônio Lanches

A MELHOR CARNE DE PANELA DO PORTO.12 PILAS. SÓ TEM DE 15 EM 15 DIAS SEMPRE ÀS SEGUNDAS NO ANTONIO LANCHES.

 

Cinema

O INTELECTUALISMO AMADOR

por Eron Duarte Fagundes

Nas primeiras imagens de Hamlet (2014), a evocação shakespeariana do realizador brasileiro Cristiano Burlan, se misturam o rigor plástico dos enquadramentos com movimentos de câmara bruscos e desajeitados que cheiram a uma performance amadora, atualizando um pouco o cinema udigrudi do qual São Paulo foi um dos polos. Na verdade tanto os quadros rigorosos (imagens fixas que logo se deslocam para outras imagens fixas da metrópole) têm algo de amadorístico em sua pose meio intelectual quanto os precariamente acelerados deslocamentos da câmara obedecem a porções de rigor e beleza e provocação que já estavam dentro dos quadros movidos depois por estes movimentos mais ou menos nervosos, mais ou menos inseguros.

Burlan surpreendera antes com um documentário que relatava sua tragédia familiar, Mataram meu irmão (2013). Hamlet torna a surpreender e mesmo a descadeirar o bem-estar crítico geral, mesmo que em geral lhe falte a autenticidade da história do irmão assassinado. Parece que o que moveu Burlan para o universo da peça de Shakespeare foi o instinto da tragédia familiar que marca a própria vida do cineasta. O texto de Shakespeare trata duma tragédia familiar: um irmão mata outro na briga por um reino e o filho do assassinado rumina a morte do pai, entre o ímpeto da vingança e um mergulho no desespero. Burlan propõe uma reflexão cinematográfica sobre uma possível encenação de Hamlet nos palcos e nas ruas de São Paulo, uma São Paulo sombria e metafísica como este drama inglês. A peça dentro do filme é um encenar em processo; o próprio filme se converte num em-processo.

O começo do filme vai mostrar a reunião da diretora e dos atores para encaminhar os pontos de vista da encenação. Lembra o que aconteceu em alguns filmes de Eduardo Coutinho, Moscou (2008), sobre uma encenação de Anton Tchekov, e o terminal Últimas conversas (2015), inicialmente Coutinho senta-se na cadeira do entrevistado para falar de seu propósito e de seus despropósitos de entrevistar jovens estudantes cariocas da periferia. Então Hamlet irrompe na São Paulo de hoje: violência e morte, e se Shakespeare ainda é atual, é porque o homem não mudou muito nestes séculos todos.

Uma das associações exibidas em Hamlet, que o espectador brasileiro não pode descurar, é a do cinema de Burlan com o mundo do ensaísta Jean-Claude Bernardet. Em Hamlet Bernardet interpreta o fantasma do pai de Hamlet. No filme alguém questiona Bernardet por que agora resolveu ser ator. Bernardet aduz que largou tudo, a crítica de cinema, a cátedra, a feitura de livros, para ser agora ator. Para renovar-se. Para, renovando-se, não apodrecer. Porque isto é necessário em face da longevidade que a sociedade atual nos impõe: vivemos muito e, se não nos renovarmos, apodrecemos. No blog de Bernardet há uma série de entrevistas do crítico com o cineasta, uma versão em palavras da associação de dois cérebros. Na última postagem no blog, datada de dez de abril último, Bernardet fala com um certo desencanto e até asco desta longevidade que nos impõem. Bernardet culpa a máquina comercial da medicina desta longevidade muitas vezes indejesada por muitos indivíduos. “A imensa máquina da medicina (hospitais, laboratórios, farmácias, médicos, inseguro saúde, máquinas de diagnóstico por imagem etc., e mais cosméticos, alimentação...) produz a nossa longevidade.” E mais: “A preocupação da máquina capitalista não é nos manter em vida com qualidade de vida, mas manter em nós a bio. À máquina não interessa o ser vivo, mas a bio de que ele é portador.” No fim, melancoliza agudamente: “Passo mais radical para eliminar a fonte de riqueza: o suicídio consciente e lúcido como forma de resistência extrema e de reapropriação de nossos corpos.” Não é de hoje que Bernardet aparece como ator em filmes: por exemplo em P.S. Post-scriptum (1980), de Jean Romain Lesage, um francês que viveu e fez filmes no Brasil. Mas o diferencial agora é que na velhice, praticamente cego e um tanto desesperado, o grande crítico se tornou uma personagem shakespeariana. É claro que um pouco tosca para a altura de seu refinamento adquirido ao longo da vida, porém nunca deixa de ser comovedora e envolvente sua presença num filme brasileiro. Por exemplo, quando a jovem que vive Ofélia oscula o fantasma: é como se a juventude beijasse o melhor do ensaio cinematográfico brasileiro. Esta contribuição do Hamlet de Burlan certamente pode redimir a realização de seus senões.

 

Nota pública - Secretaria da Educação

Sabemos das dificuldades e transtornos que o parcelamento de vencimentos causou para os servidores públicos que percebem vencimento líquido acima de R$2.150,00.

Trata-se de uma situação que nenhum governo gostaria de estar vivenciando, mas que infelizmente é o retrato da realidade da dimensão que tomou a crise das finanças públicas estaduais.

Esclarecemos, por fim, que as escolas da nossa rede devem cumprir o calendário escolar homologado junto às Coordenadorias Regionais de Educação, que observam a carga horária e o número mínimo de dias letivos previstos na legislação.

 

Artigo

O SOL E A PENEIRA

por Christopher Goulart, advogado, primeiro suplente de senador (PDT-RS)

O Rio Grande do Sul chega a uma situação estarrecedora, muito preocupante. Todos acompanhamos a crise financeira do Estado, originária de diversos motivos. O foco deste texto, expressando um posicionamento, não são as causas desta crise, mas sim a forma de como o Governo Estadual a combate.

Percebam, nós, trabalhistas, carregamos em nosso DNA o enfrentamento em momentos de crise.
Vargas suicidou-se, deixando a Carta Testamento como legado. Jango, deposto da presidência e morto em condições ainda suspeitas no exílio. Brizola, líder inconteste da Legalidade, sempre perseguido pelas elites.

Atitudes reformistas, que subvertem a injusta ordem social que ora se apresenta, iniciativas que atacam privilégios econômicos, como as reformas de Base de Jango, por exemplo, jamais terão o apoio de poucos e abastados influentes.

Direcionar a solução para o parcelamento dos salários dos servidores públicos é uma vergonha! Estes trabalhadores não são “empregados do governo”. Estes trabalhadores exercem diversas funções primordiais para o interesse do Estado.

A sugestão natural do trabalhismo sempre será, a título ilustrativo, o questionamento do perverso sistema financeiro, dos exorbitantes lucros dos bancos, das vultuosas remessas de lucros para o exterior, da auditoria de uma dívida pública impagável.

Logo, não podemos aceitar que a solução mágica recaia sempre sobre “os mais fracos”, ou sobre quem ganha menos. Porque o Governo do RS não parcela da mesma forma, neste particular momento de crise aguda, os altos salários do poder judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, além dos demais órgãos que exercem funções Estatais representativas?

Em momentos de crise, faz-se necessário a mobilização da opinião pública, entendendo que todos, não somente os que ganham menos, devem unir-se e demonstrar força, sob a condução imprescindível do Governo Estadual. Não se tapa o sol com a peneira!

 

FEPPS/Hemorrede divulga calendário de coleta externa do mês de agosto

Pela primeira vez, a Hemorrede Pública do Estado divulga calendário de coletas externas de doação de sangue unificado, listando as atividades previstas por todos os hemocentros públicos do Rio Grande do Sul. A iniciativa visa ampliar a divulgação das coletas externas, impulsionar a captação de novos doadores e fortalecer o trabalho integrado da Hemorrede. Durante o mês de agosto, as coletas externas de doação de sangue ou cadastro de doadores de medula óssea serão realizadas em 29 municípios do Estado. Conforme a diretora da Hemorrede, Denise Braga Jornada, o objetivo das coletas externas é intensificar o número de doações, buscando garantir o estoque de sangue para a população.

A Hemorrede Pública do Estado é formada por seis hemocentros administrados pelo Governo do Estado, através da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS). O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) de Porto Alegre, Hemocruz de Cruz Alta, Hemopalm de Palmeira das Missões, Hemopasso de Passo Fundo, Hemopel de Pelotas e Hemosm de Santa Maria integram a rede, além de três hemocentros municipalizados: Hemoeste de Alegrete , Hemocs de Caxias do Sul e Hemosar de Santa Rosa.

Calendário Coleta Externa de Doação de Sangue e Cadastro de Doadores de Medula Óssea - Mês de Agosto - Hemorrede Pública do Rio Grande do Sul

01/08 – Tupanciretã. Local: Hospital de Caridade Brasilina Terra. Rua Rio Branco, 2. Horário: das 8h30 às 16h.

03/08- Dois Irmãos. Cadastro Doadores de Medula Óssea. Rua coberta, centro. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

05/08 - Rosário do Sul. Local: Hospital Nossa Senhora Auxiliadora. Rua 7 de Setembro, 2257 – Centro. Horário: das 8h às 11h30.

05/08- Nova Prata. Local: Av Fernando Luzatto, 6 - Centro. Horário: das 9h às 12h e das 13h às 15h30 (encerra o cadastro). Estende-se até o término das doações.

05/08 – Bagé. Local: Hospital Universitário de Bagé. Rua Flores da Cunha, 169. Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

07/08 – Glorinha. Local: Em frente à Secretaria Municipal da Saúde. Av. Dr. Pompílio Gomes Sobrinho, 23875. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

07/08 – Ijuí. Cadastro de Doadores de Medula Óssea. Local: Hospital de Caridade de Ijuí.Av. David José Martins, 152. Horário: 8h30 às 16h30.

7/08 - Guarani das Missões. Local: Rua Comandaí, 889. Horário:das 8h às 11h.

08/08 – Ibirubá. Local: Câmara de Vereadores. Rua Firmino de Paula, 780. Horário: 8h30 às 15h30. (encerra o cadastro). Estende-se até o término das doações.
10/08 – Santa Maria. Trote Agronomia - Local Alameda Santiago do Chile, 35 - Nª Sª De Lourdes. Horário: das 8h às 14h.

12/08 - São Francisco de Assis. Local: Hospital Santo Antônio. Rua 13 de Janeiro, 1424 – Centro. Horário: das 8h às 12h.

13/08- Igrejinha. Local: Rua coberta/centro de Igrejinha. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

13/08 – Santa Maria. Trote Psicologia. - Local Alameda Santiago do Chile,35 - Nª Sª De Lourdes. Horário: das 8h às 14h.

14/08 - Tucunduva. Local: Associação Hospitalar Tucunduva e Novo Machado. Rua São Luiz, 90. Horário: das 8h às 11h.

14/08 – Canguçu. Local Hospital de Caridade de Canguçu. Rua José Albano de Souza, 140 - Vl Céu. Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

15/08 – Santa Maria. Ação com Rotary. Local: Alameda Santiago do Chile,35 - Nª Sª De Lourdes. Horário: das 8h às 12h.

18/08- Sapiranga. Local: Em frente ao Hospital Sapiranguense. Rua Getúlio Vargas, 527. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

19/08 - Porto Alegre. Cadastro Doadores de Medula Óssea. Local: IBCM. Rua Barão do Triunfo, 175, Bairro Menino Deus. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

19/08 – Bagé. Local: Hospital Universitário de Bagé. Rua Flores da Cunha, 169. Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

20 e 21/08 - Porto Alegre. Cadastro Doadores de Medula Óssea. Local: Banrisul/Praça da Alfândega. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

20/08 - Sant’Ana do Livramento. Local: Hospital Santa Casa de Misericórdia. Rua Manduca Rodrigues, 295 – Centro. Horário: das 10h00 às 15h30.

21/08 - Cerro Largo. Local:Rua Sete de Setembro, 743. Horário: das 8h às 11h.

21/08 – Palmitinho. Unidade Básica de Saúde Paulo Zanchetti. Rua Santos Dumont. Horário: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.

22/08 – Panambi.Local: Bruning. Rua 25 de Julho, 2305. Horário: 8h30 às 15h30. (encerra o cadastro). Estende-se até o término das doações.

22/08 – Mata. Local: No Hospital de Caridade de Mata. Rua General Osório, 208, centro. Horário: das 8h às 16h.

22/08 – Chuí. Local: Posto Municipal de Saúde. Rodovia BR 471, 655. Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

24/08 – Capão do Leão. Campus UFPel. Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

25/08 – Taquari. Cadastro Doadores de Medula Óssea. Local: Clube Alvi Negro/Centro. Horário: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h.

25/08 – Pelotas. Local: Embrapa. Rodovia BR 392, km 78. Horário: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

26/08 - São Gabriel. Local: Irmandade da Santa Casa de Caridade. Rua General Marques, 72 – Centro. Horário: das 8h às 12h.

26/08-Antonio Prado. Local: Rua Luis Marcantonio Grezzana, 380 - Bairro Aparecida. Horário: das 9h às 12h e das 13h às 15h30 (encerra o cadastro). Estende-se até o término das doações.
28/08 – Santa Maria. Trota Medicina. Local Alameda Santiago do Chile,35 - Nª Sª De Lourdes. Horário: das 8h às 14h.

28/08 - Três de Maio. Local: Rua Osvaldo Cruz. Horário: das 8h às 11h.

29/08. Palmeira das Missões. Local: Rua Nissib Nassif, 503, Céu Azul. Horário: 8h às 12h.

 

Câmara homenageia os 80 anos do Tribunal de Contas do Estado

Foto: Guilherme Almeida

Cezar Miola (e) recebe diploma entregue por Mauro Pinheiro em homenagem ao TCE

por Juliana Demarco e Clara Porto Alegre

A Câmara Municipal de Porto Alegre, por iniciativa de sua Mesa Diretora, prestou homenagem aos 80 anos do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul na tarde desta segunda-feira (3/8). A homenagem ocorreu durante o período de Comunicações da sessão ordinária e contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Cezar Miola.

Representando a Mesa Diretora, o presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Pinheiro (PT), destacou que a homenagem é muito importante para que as atividades das duas Casas sejam estreitadas. "Precisamos estar juntos nas medidas que são tomadas, em conjunto com o Tribunal de Contas, para que possamos passar por esta crise de forma mais digna", disse. Segundo o vereador, desde 1935 o estado gaúcho passou a ter um Tribunal de Contas transparente e próspero no que diz respeito às suas atribuições. "Onde tem interesse público no Estado, lá está o TCE", afirmou.

O vereador disse que a postura punitiva do Tribunal de Contas está dando lugar a apontamentos de erros, para que os gestores se orientem sobre as suas atividades. "Estamos tentando dar o máximo possível de transparência às nossas atividades aqui na Câmara para que o dinheiro público seja melhor aplicado", concluiu.

O presidente do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, afirmou que este é um dos momentos mais significativos para ele e para a instituição que dirige. "Este é um espaço nobre e sagrado, o qual é reservado para poucos", disse. Miola agradeceu à Câmara Municipal pela homenagem e disse que irá levar este momento a todos os trabalhadores do Tribunal. "É significativo que tivéssemos o Tribunal de Contas presente em todas as unidades do Estado, reafirmando o compromisso de ser o braço técnico fiscalizador dos gestores", ressaltou. Cezar Miola destacou que o Tribunal de Contas é responsável pela materialidade das fiscalizações tributárias e que centra a sua atuação no aperfeiçoamento e melhoria da gestão presente. "Estamos atuando preventivamente com a ideia de que todo o gestor está incumbido de fazer o melhor para a sua cidade e o seu estado", afirmou.

Vereadores

Para o vereador João Bosco Vaz (PDT), "é justa e nobre a homenagem que a Casa presta hoje ao Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul". Segundo o vereador, o Tribunal possui uma grande importância no cenário político, que ele classifica como complicado. "Sempre defendi a ideia de que, quanto mais órgãos de controle existirem, mais transparência teremos. Mais uma vez, parabéns."

A vereadora Sofia Cavedon (PT) citou a importância do Tribunal de Contas para a construção de uma política clara e ética. "Gostaria de parabenizar este órgão público, que classifico como um dos mais importantes para o Rio Grande do Sul." Sofia citou ainda a dedicação no trabalho realizado pelo Tribunal perante o Estado. "Se juntarmos todos os órgãos envolvidos, temos um grande time para enfrentar as desigualdades no Rio Grande do Sul."

Também estiveram presentes na homenagem o 1º e o 2º vices-presidentes do Tribunal de Contas do Estado, Marco Peixoto e Iradir Pietroski, respectivamente.

 

de Serafina

Entrega Oficial do Casarão, Academia da Saúde e Dois Veículos

A Prefeitura de Serafina Corrêa realizou, na sexta-feira, 31 de Julho de 2015, a entrega oficial do Casarão da Família Pulga, da Academia da Saúde Aparecida e mais dois veículos novos para a Unidade Básica de Saúde Santin e Unidade Básica de Saúde Aparecida. A solenidade teve início em frente ao Casarão da Família Pulga, com a presença de autoridades, do Projeto Cultural da Prefeitura Banda Municipal e da comunidade serafinense. Construída no final do século
XIX, a obra possui área edificada de mais de 585 m². Pertenceu por muitas décadas à família serafinense Pulga, sendo uma das construções mais antigas do município. Está localizado em frente à antiga “estrada geral”, funcionava como hospedaria e era caminho por onde os tropeiros, comerciantes e demais viajantes passavam com destino à outras colônias e municípios. Posteriormente, foi instalado o moinho, de propriedade do genro Vilson Peruzzo.

O Casarão da Família Pulga e o Moinho possuem características originais, oriundas da colonização italiana, como as abas lambrequins, tábuas de madeiras largas e o porão com base em taipa (pedras encaixadas com barro formando uma espécie de muro). Além de comportar o Moinho de Milho, com todos os seus equipamentos que produziu farinha por mais de 50 anos, o imóvel já foi bodega, hospedaria e moradia. A Administração Pública Municipal, ao adquirir o Casarão, está dando um importante passo, preservando a nossa história. Com mais de 100 anos, a construção necessita de restauro e dentro do planejamento e dos projetos que a Prefeitura possui, está o sonho de transformá-la em Museu. Sendo Serafina Corrêa a Capital Nacional do Talian, manter vivo esse patrimônio histórico e cultural, é imortalizar a tradição e os costumes da imigração italiana, para que as futuras gerações conheçam e amem nossa história, assim como nós amamos tanto este município! Em seguida, houve a entrega oficial da Academia da Saúde Aparecida, próximo à Unidade Básica de Saúde. A Professora de Educação Física Dionéia Cecagno falou sobre saúde e prática de exercícios físicos e orientou para um alongamento.

Em seguida, o Prefeito Ademir Antonio Presotto falou sobre as importantes obras entregues à comunidade, convidando todos os servidores a prestarem os serviços com amor, atendendo bem a população. Também foram entregues dois carros novos para a Unidade Básica de Saúde Santin e para a Unidade Básica de Saúde Aparecida.


3 de agosto
de 2015

HJ SEGUNDA É O DIA D DA GREVE OU AMEAÇA DOS BRIGADIANOS

SABADO NO ANTONIO LANCHES O LUIZ GARANTIU QUE IRIA TRABALHAR ARMADO COM SEU ' TREISOITÃO"..

É DE VER.

E HJ NO ANTONIO TEM CARNE DE PANELA, DAS MELHORES POR 12 PILAS.

* NA 6 COMI PICADINHO E CEVA NO PERIMETRAL...MAS CUSTA OS OLHOS DA CARA. O TASCA QUE PAGOU ACONTA DEIXOU LÁ 140 CONTOS.
O PERIMETRAL É DO BUFFET QUE É DONO DE MEIA PORTO ALEGRE.

SE EU ENTENDI É UMA GREVE DOS BRIGADIANOS E DA Pc?????

NAO ENTENDO DE CONSTITUIÇÃO MAS ACHO QUE GREVE DE FORÇA PÚBLICA É CASO DE SEGURANÇA NACIONAL. TEM QUE TER INTERVENÇÃO....

OS BRIGADIANOS FORAM A PÉ AO BEIRA RIO. EU OS VI ALI COM OS CAPACETES JUNTADOS NUM CANTO.

COM TODO O RESPEITO AOS PRAÇAS, ELES TÃO APENAS PAGANDO O PATO....

 

ACEG

DESCONTRAIDO, CHEGUEI HJ PRA VER INTER X CHAPECOENSE....

O FUNCIONA´RIO DA ACEG NÃO ME CREDENCIOU PORQUE EU NÃO TINHA SOLICITADO ISTO ATÉ 6 PASSADA.

DEIXA ELES NO FIM DO ANO VIREM ME PEDIR DINHEIRO....(oc)

 

cOLEGUINHAS

LAMENTO INFORMAR COMO DISSE O BRITTO QUANDO ANUNCIOU A MORTE DO TANCREDIS NEVER MAS A ROSANE, COM TODO O RESPEITO, PISOU NA BOLA NO FEICE DA MANUELA...

* SE ELA TIVESSE OUVIDO O CONSELHO DE ALGUÉM, TERIA DEIXADO A RAIVA PRA LÁ....

* VAI SE INCOMODAR...

* O ADOLFO NÃO LEVA LIVRE...

 

ESCLARECIMENTO

DANIEL KONDORFER, GARÇÃO, NÃO TRABALHA MAIS NO AGAPIO LANCHES DA JOSE DE ALENCAR.

* MAS AINDA É UM GRANDE PROFISSIONAL. DOS MELHORES DA PRAÇA....

 

SARTORON DAS MALDADES

O CORREINHO TÁ FAZENDO UM BOM PAPEL. A CAPA DELE NO SABADO TAVA OTIMA...

* NÃO SEI QUEM TÁ FAZENDO MAS TÃO SAINDO DE CIMA DO MURO, COMO A ' OUTRA'.

* A OUTRA É A RBS....

* ALIAS A IURD-RECORD TÁ MORDIDA COM O SARTORON. ELES ACHAM QUE O SEC DA COMUNICAÇÃO DÁ PRIORIDADE À OUTRA.

* BRIGINHA DE ' FULANIZAR', COMO RESPONDEU O SEC FELTES AO REPORTER GABRIEL JACOBSEN QUE PERGUNTOU PORQUE SARTORI TINHA DADO ENTREVISTA A OUTRA EMISSORA E FORA NA COLETIVA.

* DEIXA ELES FICAREM ' MORDIDOS'. NOS OUVINTES GANHAMOS. MAS O TASCA ME DISSE QUE NO SALA DE SEXTA, DERAM UM PAU NO SARTORI, PORQUE SEGUNDO ELES O SARTORON ' SE ESCONDE'....(oc)

 

NUCLEO DURO DO GOVERNO SERIAM ESTES TRES?



pelo menos é o que os colunistas politicos tãod izendo. o "Nucleo duro do Piratini...."

Feltes já era temido pelos petistas. quando ele ocupava a tribuna na gestão passada, o funcionário da salinha JCTERLERA, que era petista, parava e ia pra frente da teve ver o que o ex-prefeito de Campo Bom tinha a dizer:

- IH, LÁ VEM O XIITA, DIZIA O NOSSO CUIDADOR DA SALINHA TERLERA.

HJ Feltes está num cargo muito importante. cuidar do caixa do gov. Sartori.

 

MAIS MALDADES DO SARTORON

Um assessor do dep federal LUIZ CARLOS HEINZE esteve pouco tempo atrás com o gov.

e comentou as medidas que viriam:

- Ih, a coisa vai piorar, disse, realista, SARTORON DAS MASSAS.

FALAR NISTO ONDE ANDA O BRUXO DA CAMPANHA DO SARTORI...????

PQ ELE NÃO CHAMA A MÃE DO SARTORON PRA DAR CONSELHOS PROS FUNCIONA´RIOS NA TEVE????

 

CHORORO SARTORIANO

1. nos ultimos 44 anos, 37 deram prejuizo no governo do estado...

2. caso os projetos na ALRS sejam derrotadas, não será ' uma derrota do Governo"(marcio Biolchi...)

3. chamamos todos os partidos na sec da fazenda, ng tinha feito isto( Feltes, o xiita...)

4. Cristiano Tatch, secretário do planejamento,entrou pelos fundos, quando a coletiva já tava começando

5. Grupo sinos e gabriel jacobsen, da guaíba, se queixaram da não presença de sartori na coletiva de 6. os demais perguntaram coisas objetivas.

6. a coletiva foi bem organizada, depois que começou.

7 o sec da comunicação sentou na mesa dos secretários, os chamados de ora em diante aqui ' nucleo duro do governo'...

8 este PMDB nada tem a ver com o simon, do b ritto, do qual só sobrou nela o cristiano tatch...

9 apenas o gov era da turma do simon, foi seu sec de obras sociais, ou do trabalho, ou ação social, sei lá que nome tem isto.

10. sartori tem os coleguinhas engasgados...tudo porque durante a campanha eles os esnobaram. achavam que o gringon da serra era um tosco que ficaria no primeiro turno.

- não sou conhecido, por isto vou me apresentar, disse um dia na federasul numa coletiva onde eu estava.

11. a opinião pública pelo que ouço nas ruas tá meio diviida. mas ele tem apoio no que táfazendo. ele errou ao se aumentar, isto eu ouço o pessoal reclamando.

12. e se vender trolhos como o palacio de canela, a corag, a tve, e outras terá mais apoio ainda.

13. mas não é louco de mexer no banrisul, aí ele se estrepa. o banrisul é meio como o hino riograndense que comemora uma guerra que os gauchos perderam..

14. o gringon da serra sabe se esconder muito bem.deve ter alguns conselhos do turco da protásio.(OC)

 

O TURCO DA PROTASIO

é conhecido o folclore em torno do estilo de não decidir de pedro simon...

contam que um dia o garção quis saber se o cafezinho ia com açúcar ou sem ao que simon retrucou,furioso:

- po até isto tenho que decidir....

* um dia o nestor fedrizi que tinha entrado com 14 assuntos pra decidir na audiencia, na saída encontrou o filho, presidente da TVE e desabafou:

- meu filho, olha aqui o que é o simon. e mostrou...dos 14 todos ou praticamente todos, simon mandou fedrizi falar com o Koff, que era chefe da casa civil, ou coisa que o valha...

* faraco queria saber se simon iria ou não ao senado, largando o governo e deixando guazzelli no posto.

- olha, faraco, disse o enigmático simon, eu não fico um dia sem mandato.

ficou só agora que não foi reeleito senador.

 

o turco da protasio...

durante a campanha de 98 fiquei louco pra perguntar pro simon o negócio do daudt. mas o xuvisco tinha me dado ordens de não falar com ele, se ele não falasse comigo.

mas perguntei sobre uma greve de delegados num carnaval. ele me disse.

- na 4 feira de cinzas chamei a imprensa e disse que aquele tinha sido o carnaval mais tranquilo dos ultimos anos. eles,os delegados, voltaram ao trabalho no outro dia.(OC)

 

coletiva de FELTES VIRA RONHA ENTRE GAUCHA E GUAIBA...



quando o repórter Jacobinsen da Guaíba pegou o microfone pra perguntar ao sec Feltes na coletiva desta 6 feira sobre atraso de salários, ele tava mais afim de cutucar o Sartori por não ter ido a coletiva.

- Porque o gov não está aqui? quis saber o representante d rádio da IURD.

Feltes deu uma resposta dizendo que o gov já tinha se comunicado com a sociedade( na verdade, uma saída lateral...)

- Ué, rematou o repórter, mas pra outro veículo ele falou hoje de manhã.

Era pra gaúcha, claro...

A Record guaiba, correio tão mordidos com o sartoron pq os bruxos do governador tão mandando ele falar mais pra RBS.

Ué, mas não é a mais ouvida???(olides canton)

 

COLETIVA DO FELTES VIRA PRAÇA DE GUERRA



QDO CHEGUEI POUCO ANTES DAS 11 DESTA 6 NA COLETIVA NO PRÉDIOD A FAZENDA - O VELHO PREDIO A BEIRA DO GUAIBA - ENCONTREI TUDO FECHADO. TRANCADO. ACHEI ESTRANHO. ESPERAVA VER MOVIMENTAÇÃO...QUE NADA. O GUARDA MANDOU CHAMAR UMA SENHORA QUE LOGO VEIO ME DIZENDO:
- O SENHOR É DE QUE VEICULO.
- O MEU RESPONDI.

DEI MINHA CARTEIRA DE JORNALISTA DO SINDICATO.

ELA FOI, FICOU UM BOM TEMPO. POR SORTE TINHA TIRADO A CINCO MINUTOS UM XEROX DO MEU JORNAL DE AGOSTO. DEI PRA ELA.

ELA DEMOROU...DEMOROU...E DEPOIS VOLTOU.
AI QUANDO LHE PEDI DE VOLTA MEU DOCUJMENTO ELA ME DISSE. MAS O SR. NÃO VAI ENTRAR.

AI ENTREI.

ENQUANTO ISTO CHEGOU O SILVIO, MEU AMIGO E COLEGA QUE TAVA COM A CARTEIRA DA ACEG NO PESCOÇO. NÃO SEI O QUE A ACEG TINHA A VER COM A COLETIVA DO FELTES MAS ELE ENTROU COM ELA.
ACEG É PRA JOGO DE FUTEBOL, NÃO PRA COLETIVA DE CORTE E NÃO PAGAMENTO DE SALÁRIO.

NA SUBIDA NO ELEVADOR, EU COMENTEI:

- PO,AGORA NOS SOMOS OS CULPADOS DO ATRASO DO SALÁRIO.

UMA FAXINEIRA QUE TINHA PEGO O ELEVADOR, RIU BAIXINHO. A DANADA ENTENDEU MINHA IRONIA.

AH, EM TEMPO.
ENQUANTO TAVA NA PORTARIA CHEGOU O CRISTIANO TATCH, SEC DO PLANEJAMENTO.TENTEI ENTRAR COM ELE, MAS UMA ASSESSORA DELE DISSE PRO SEGURANÇA QUE EU NÃO ERA DA COMTIIVA DO SECRETARIO. ME CORTARAM.

PO ME LEMBREI DE COBERTURAS DO TEMPO DO MILICOS. PO QUE IRONIA, NUMA COLETIVA DO SARTORI, QUE FOI DO PCB, TODA ESTA TENSÃO,ESTA SEGURANÇA. É O PODER MUDA MESMO AS PESSOAS E AS CIRCUNSTANCIAS..

ISTO ME LEMBROU DO DIA QUE FUI NUMA AUDIENCIA COM UMA EX-COLEGA QUE IA REPRESENTANDO A ZH NA JUSTIÇA DO TRABALHO. ELA CHEGOU LÁ E QDO ME VIU ME ENCAROU COM OLHOS DE ODIO E ME DISSE:
-AGORA ESTAMOS EM LADOS OPOSTOS. NUNCA ESQUECI A FRASE DELA.
POIS É SARTORI,VELHO COMPANHEIRO. AGORA ESTAMOS EM LADOS OPOSTOS. EU CONTINUO REPORTER, O SR. VIROU GOVERNADOR COM SUAS RESPONSABILIDADES. NÃO É O PODER QUE MUDA AS GENTES, SAO AS CIRCUNTANCIAS.(OLIDES CANTON)

AH E O SARTORI NEM FOI NA COLETIVA. COMO ACHARAM ELE MUITO ' CAGÃO' - DESCULPEM A EXPRESSAO - PARECE QUE ELE VEIO A PUBLICO E DEU UMA COLETIVA + TARDE. NÃO FIQUEI SABENDO. MAS O FELTES JÁ TINHA EXPLICADO TODAS AS MALDADES QUE O GOV TINHA APRONTADO. QUE EU NÃO ACHO TANTO MALDADES. É ISTO...NÃO TEM GRANA, NÃOS E PAGA.

 

A COLETIVA DO FELTES EM SI FOI BEM ORGANIZADA



DISTRIBUIRAM TODOS OS DADOS QUE FORAM APRESENTADOS, IMPRESSOS.

* pERGUNTEI AO FELTES SE O RS PODE LANÇAR DE NOVO ' BRIZOLETAS'.

ELE DISSE QUE NÃO. NÃO SE PODE...

* E NÃO HOUVE NENHUMA BAIXARIA DURANTE A COLETIVA.

* QDO TERMINOU AS TEVES FORAM GRAVAR COM O SEC DA FAZENDA.

* DEPOIS DA COLETIVA PENSEI: PQE TANTO STRESS PRA ENTRAR????

- ISTO SÃO OS ' BOZO DA GROBO' QUE INVENTAM PRA SE DAR IMPORTANCIA PENSEI PRA MIM MESMO.(oc)

 

coletiva do feltes



Marcio Biolchi, chefe da casa civil, tb falou na coletiva.

o mesmo chororó.....

* o sec burigo não abriu o bico....

* o sec da comunicação explicou pq o sartoron não pintou no pedaço....

na coletiva das ' maldades' o gov "Sartoron das massas" sumiu.escafedeu-se.....

deixou tudo com o ' XIITA ' GIOVANE FELTES....

e como a imprensa oficial que anda por chama ' O NUCLEO DURO DO GOVERNO'....

como eles, digo a mídia que chama assim, sabem que eles são duros???

isto é uma bobagem que começa a ser dita e depois todos copiam nem saber o que quer dizer...

pra entrar pra coletiva foi pior que muitos tempos da DITADURA, que aliás o SARTORI MUITO COMBATEU. ELE TEM QUE DAR UMA OLHADA SOBRE QUEM ESTÁ EM VOLTA DELE.SE NINGUEM DIZ PRA ELE, EU DIGO.(OLIDES)

 

PARIS CARA

MINHA FILHA ESTÁ SE MUDANDO UM ANO PRA PARIS. TÁ VENDO ALUGUEL DE UM APEZINHO. TÁ EM CERCA DE MIL EUROS.

* MAS QUE BELA CIDADE. IMAGINA ACORDAR UM DOMINGO E IR A MISSA NA NOTRA DAME....OU DE TARDE QUANDO TEM CONCERTO DE ORGÃO.

 

CONCERTO NA MARTIN LUTHER

FOI ESTA MANHA COM A VOLTA DA PROFI ANNE SCHNEIDER NO ORGÃO. DEPOIS SE APRESENTOU UM CORAL....

 

FOGO DE PALHA

DE ONDE MENOS SE ESPERA DAÍ QUE NÃO SAI NADA MESMO...

* quemachou que iria sair algum coelho daquele mato, se enganou.

* O GREMINHO CONTINUA O MESMO......

 

Catamarã

O CATAMARÃ ENCOSTANDO E SAINDO NO GUAIBA DE PORTO ....

 

do Sul21

‘A retirada de 330 árvores nos assusta’, diz presidente da Agapan sobre obras do Cais Mauá


As obras no Cais do Porto irão implicar no corte de 330 árvores, segundo aponta o Estudo de Impacto Ambiental|Foto: Guilherme Santos/Sul21

por Jaqueline Silveira

As obras de revitalização de Cais do Porto reacenderam o debate quanto à preservação ambiental de Porto Alegre. Recentemente foi entregue à prefeitura o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) do empreendimento. Com 2,5 mil páginas, o documento aponta o corte de 330 árvores no trecho entre o Cais e a Usina do Gasômetro. Em compensação está previsto o plantio de 769 mudas, porém não há informações sobre o local onde será feita a reposição. O número de mudas a serem plantadas leva em conta a altura e o tipo de árvore removida. O estudo, realizado pela empresa ABG Engenharia e Meio Ambiente, analisou ainda a vegetação da área que receberá a obra e constatou que 90% dela se encontra na área em que deve ser erguido o empreendimento – 75% dela constituída de espécies exóticas.

Assim que tomou conhecimento de algumas das conclusões do EIA-Rima, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) divulgou nota criticando os projetos de revitalização do Cais Mauá e da Orla do Guaíba que, segundo a entidade, não privilegiam a cidade e também trazem prejuízos ao meio ambiente. Além disso, a nota alerta que Porto Alegre está menos verde. Em 2014, conforme a Agapan, foram cortadas 2.951 árvores e foram plantadas 2.275, porém nem todas as mudas sobreviveram. Com base em dados fornecidos pela própria Secretaria de Meio Ambiente (Smam), a associação informa que, nós últimos 10 anos, foram derrubadas mais de 34 mil árvores na Capital. “Porto Alegre tem cada vez menos árvores nos bairros e mais carros circulando, congestionando e poluindo o ar”, diz um trecho do texto.

Atualmente, de acordo com estimativa da Smam, Porto Alegre tem 1,2 milhão de árvores. Novo presidente da Agapan, o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo argumenta que o corte de árvores preocupa a entidade, uma vez que a derrubada ocorre em locais concentrados e a reposição é feita em locais dispersos. Embora a associação não atribua o mesmo peso às espécies nativas e exóticas, ele sustenta que não “é um bom negócio” substituir uma “árvore adulta” por muda, já que não há garantia de vida da planta reposta. “A retirada de 330 árvores nos assusta. O índice de depredação é grande e a consolidação é baixa”, observa o presidente da Agapan.


Na região da Usina do Gasômetro está a maior quantidade de vegetação removida para as obras. Estimativa é que Capital tem 1,2 milhão de árvores|Foto: Guilherme Santos/Sul21

Nova lei regra a compensação

Secretário do Meio Ambiente da Capital, Mauro Moura afirma que a prefeitura fiscaliza a reposição e que cada “árvore cortada é compensada”. No momento da entrega da obra, segundo ele, a Smam verifica se todas as medidas de compensação previstas foram cumpridas, já que a secretaria precisa emitir “um termo de recebimento” no encerramento do processo da licença. Ele acrescenta que os licenciamentos também são fiscalizados pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Além disso, Moura ressalta que, desde janeiro deste ano, está em vigor uma nova lei que aperfeiçoa as regras sobre a compensação e que a Sman está trabalhando para colocá-las em prática, uma vez que é uma legislação nova. Antes, a lei que regulamentava a compensação era de 1983. “As normas são de forma bem intencionada, mas as práticas nem sempre são bem intencionadas”, avalia o presidente da Agapan, citando o corte das mais de 300 árvores para revitalização do Cais. “É trocar o útil e necessário por uma promessa”, exemplificou Leonardo Melgarejo, sobre a futura reposição de 769 mudas.

O secretário do Meio Ambiente frisa, entretanto, que a quantidade de árvores a ser derrubada para a revitalização do Cais do Porto não é definitiva, pois o assunto ainda será discutido com a comunidade em audiência pública neste segundo semestre. “É uma proposta que não passou pelo crivo da Smam”, acrescenta Moura. O parecer da Secretaria do Meio Ambiente, segundo ele, só poderá ser emitido depois do debate com a população. Já sobre a obra de revitalização da Orla do Guaíba, o secretário afirma que está sendo feita “uma reavaliação” do projeto de arborização.


Secretário do Meio Ambiente diz que a quantidade de árvores a serem removidas para a revitalização ainda será discutida com a população |Foto: Guilherme Santos/Sul21

Quanto ao conflito sobre o corte e reposição de árvores, Moura frisa que é natural a polêmica quando se trata desse assunto. “Às vezes, um morador não quer, por exemplo, uma árvore em frente a sua casa por questão que pode servir para o ladrão se esconder”, exemplifica o secretário, sobre os conflitos envolvendo o tema.

Corte e reposição de árvores para obra do Cais

Total de árvores a serem cortadas – 330

Total de árvores preservadas ou realocadas – 19

Total de árvores compensadas – 760

Usina do Gasômetro

Árvores derrubadas – 227

Árvores preservadas – 3

Compensação – 515

Praça Brigadeiro Sampaio

Árvores derrubadas – 15

Árvore transplantada – 1

Compensação – 46 mudas

Setor das Docas

Árvores Derrubadas – 57

Árvores realocadas – 14

Compensação – 145

Passagem Ramiro Barcelos

Árvores derrubadas – 23

Compensação – 47 mudas

Setor dos Armazéns

Árvores derrubadas – 8

Árvore transplantada – 1

Compensação – 16

Reposição da Avenida Beira-Rio está em andamento

Em 2013, a derrubada de árvores para a duplicação da Avenida Beira-Rio (Edvaldo Pereira), obra da Copa do Mundo, gerou protestos, batalha judicial, marchas e até o movimento “Ocupa Árvores”, que por 43 dias permaneceu acampado nos arredores na tentativa de impedir o corte. Porém, numa ação surpresa para evitar protestos, na madrugada do dia 29 de maio, a prefeitura, com o auxílio do aparato da Brigada Militar, retirou as árvores.


Em 2013, foram removidas mais de 200 árvores para a duplicação da Avenida Beira-Rio, obra da Copa do Mundo. Para evitar mais protestos, prefeitura removeu a vegetação na madrugada |Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Ao total, conforme a assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente, foram removidas 215 árvores correspondendo a uma área de 4,8 mil metros² de vegetação. Em contrapartida, deveriam ser plantadas 1.379 mudas, além da compensação em dinheiro destinado ao fundo que financia ações e equipamentos para área ambiental.

O secretário Mauro Moura afirma que o plantio das mudas está sendo feito e que parte da reposição vegetal ocorreu nos arredores da Avenida Beira-Rio. O restante seria realizado em outros lugares da cidade. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria do Meio Ambiente, a maior parte da compensação em dinheiro já foi cumprida (leia mais abaixo) – o que ocorre quando há inviabilidade de reposição na própria região. Já a compensação vegetal, exceto a entrega de 165 mudas ao viveiro municipal, está em andamento e irá se prolongar até o final do mês de outubro. Já quanto às áreas do plantio das mudas, a obtenção dessas informações revelou que a fiscalização da prefeitura é precária. O secretário pediu que as informações das áreas fossem solicitadas à assessoria de imprensa, que, por sua vez, repassou a outros setores. De terça-feira (21) até a tarde desta sexta (24), a Secretaria do Meio Ambiente não conseguiu disponibilizar os dados solicitados pelo Sul21.

Aliás, o acesso a esse tipo de dado é motivo de reclamação tanto da Agapan quanto do coletivo “Cais Mauá de Todos”. “Nós temos a mesma dificuldade de vocês só que há mais tempo”, afirmao sociólogo João Volino, representante do coletivo, sobre as áreas de reposição da vegetação.


Secretaria do Meio Ambiente não conseguiu informar as áreas onde foram ou estão sendo plantadas as mudas em substituição às árvores derrubadas na avenida|Foto: Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

“Depois desse conflito (derrubada de árvores na Avenida Beira-Rio) parece muito temerário cortar mais de 300 árvores”, avalia o presidente da Agapan, adiantando que haverá protestos dos ambientalistas com o fim de barrar a remoção dessa grande quantidade de árvores. Melgarejo afirma que assim que a entidade analisar detalhadamente o estudo do impacto ambiental pedirá uma agenda com a Smam para tratar do assunto.

Audiência popular

Já o coletivo “Cais Mauá de Todos” promoverá um audiência popular no dia 1º de agosto, às 15h, na Praça Brigadeiro Sampaio, um dos locais atingidos pelas obras de revitalização. Representante do grupo, o sociólogo João Volino diz que a ideia é debater com a população dos arredores para discutir o assunto. “A população entender que os espaços públicos precisam de uma ampla discussão com a sociedade”, argumenta ele, acrescentando que, se for necessário, deve ser realizado referendo ou plebiscito sobre obras em lugares públicos da Capital. Na Praça Brigadeiro Sampaio, há previsão de um estacionamento e a construção de uma alça elevada, mas a audiência quer oportunizar a exposição de diferentes pontos de vista sobre o modelo de revitalização de todo o Cais Mauá. “Esse modelo de projeto nós não concordamos. Nós queremos a revitalização da área, mas não ao preço de shopping e de estacionamento”, ressalta Volino, sobre as obras previstas em um dos cartões postais de Porto Alegre.

Na Praça Brigadeiro Sampaio serão derrubadas mais de 15 árvores para revitalização. Em agosto, será realizada uma audiência popular para tentar barrar a obra no local|Foto: Guilherme Santos/Sul21

Fiscalização do MP

Promotora de Justiça e de Defesa do Meio Ambiente da Capital, Josiane Camejo explica que o Ministério Público não faz uma fiscalização direta em relação às licenças concedidas. Isso corre, segundo ela, quando, no curso de alguma investigação, vem à tona a notícia de que foi concedida licença a um cidadão ou a uma. Foi o que ocorreu no caso da remoção das árvores da Avenida-Beira, motivando o ingresso de uma ação civil pública pelo MP contra a prefeitura da Capital. O MP chegou a obter uma liminar para suspensão do corte, mas depois a Justiça liberou a remoção.

A promotora ressalta que o poder público não tem obrigação de encaminhar relatório sobre o cumprimento da compensação, como o plantio das mudas e os locais, entretanto, quando requisitado, em caso específico, os dados são encaminhados para análise do MP.

Confira mais fotos de locais onde será removida a vegetação, entre o Cais Mauá e a Usina do Gasômetro:

Fotos: Guilherme Santos/Sul21

 

do mironneto.com

Aumento do número de turistas também reflete no hospital

O aumento de 20% no número de turistas em Gramado na atual temporada de inverno reflete, também, no número de atendimentos do Hospital São Miguel. Somente na segunda-feira (27) pela manhã, até às 10 horas, havia 43 atendimentos pelo SUS no setor de emergência. Entre os turistas, os casos mais frequentes são de crianças que já saíram doentes de suas cidades de origem, cardíacos que esqueceram de trazer remédios e - pasmem, até grávidas de oito meses que, em alguns casos, acabam tendo que fazer o parto em Gramado.

Novo diretor do Natal Luz anuncia: "Meu time é de craques"

Em entrevista para a colunista Fernanda Pandolfi, de Zero Hora, o novo diretor artístico do Natal Luz, Edson Erdmann, disse que a decoração da cidade será diferente neste ano. "Meu time é de craques. A luz é de Ricardo Fujii - que faz o Rock in Rio-, as coreografias são da Janice Botelho, e Dudu Trentin está na direção musical", anunciou Erdmann. De acordo com Edson Erdmann, o show de acendimento - que antes acontecia às 21 horas, será realizado às 20h30min.

 

do Jornal Panorama Regional

Preso denuncia tortura em Nova Prata

A Polícia Civil de Nova Prata investiga um suposto caso de tortura que teria acontecido no final de semana. Um jovem, com cerca de 20 anos, foi apresentado pela Brigada Militar na Delegacia de Polícia por tráfico de drogas. Durante o depoimento, ele teria dito que foi torturado por policiais militares, através de empalamento. O delegado André de Mattos Mendes disse que começou as investigações e que aguarda o resultado do Instituto Geral de Perícias. O homem está no Presídio de Nova Prata.

A comandante da segunda companhia da Brigada Militar, capitã Helena Beilfuss Santana, afirmou existir a denúncia e que na segunda-feira, 28, foi aberto um procedimento administrativo para averiguar as circunstâncias.

Dois meses depois, segue o mistério da morte de 'Baker'

O assassinato da psicóloga veranense Izabel Siviero Dal Ponte completa dois meses. Durante esse período, as investigações ainda não apontaram suspeitos. Conforme o delegado de Carlos Barbosa, Leônidas Augusto Reis, que substitui o titular de Veranópolis em férias, continuam sendo ouvidas pessoas ligadas à vítima, como familiares e colegas de trabalho, buscando encontrar uma motivação para o crime. Porém, ainda não existem informações concretas sobre o assassinato.

Na última semana, o delegado esteve em Veranópolis fazendo diligências. Ele declarou que não descarta as possibilidades para o crime, como assalto, latrocínio ou outra circunstância. Filmagens de câmeras também são analisadas, mas não apresentam imagens que possam contribuir na investigação.

 

da Folha Popular de Teutônia

 

do Sul21

“Estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil”, diz Roberto Amaral


Roberto Amaral esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular”. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

por Marco Weissheimer

O Brasil está assistindo ao crescimento de uma onda conservadora e autoritária, de cunho fascista, que pode lançar o País em um grave retrocesso político, econômico e social nos próximos anos. Toda vez que o país se deixou dominar pelo pensamento de direita, acabou sendo tomado pelos valores do autoritarismo, que vem das raízes escravocratas das nossas chamadas elites, preguiçosas, incultas e profundamente perversas. A advertência é do cientista político, escritor e um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Roberto Amaral, que esteve em Porto Alegre na última sexta-feira para lançar e debater seu mais recente livro, “A serpente sem casca. Da crise à Frente Popular” (Altadena Editorial) . O lançamento ocorreu no início da noite de sexta-feira, no auditório do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região, reunindo lideranças políticas e sindicais, jornalistas, estudantes e professores universitários.

O fio condutor do livro de Roberto Amaral tem a forma de um alerta. A escolha do ovo da serpente como metáfora para falar da atualidade brasileira, enfatizou, é pela possibilidade de enxergamos a gestação de um embrião fascista no Brasil. “O fascismo não começa pela sua exasperação, ele começa lento, com ofensas verbais, e depois evolui para agressões físicas e coletivas. Esse conservadorismo é tão mais perigoso na medida em que ele está presente em todos os meios de comunicação e é destilado dia e noite junto à população”.

Para Amaral, a sociedade brasileira está sendo preparada diariamente para a interrupção do governo Dilma. “Já estamos vivendo uma série de golpes. Essa eleição vai se resolver em cinco ou seis turnos”. Neste contexto, ele defende a necessidade de formar uma frente popular, de caráter amplo e democrático, capaz de erguer uma barragem ao avanço do pensamento de direita no País.


Ao final do encontro no Sindicato dos Bancários, Tarso Genro leu um manifesto em defesa da construção de uma frente democrática e popular e colocou-o aberto para receber assinaturas de apoio. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Autor da apresentação do livro, o ex-governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, destacou a existência hoje no Brasil de um conjunto de movimentos frentistas que partem de uma mesma constatação: a forma pela qual se estabeleceram as coalizões políticas no País nos últimos anos está esgotada, o que exige pensar uma nova forma de organização, mais programática e que tenha uma estrutura frentista clara. Na mesma linha, Raul Carrion, da direção estadual do Partido Comunista do Brasil, assinalou que o momento é para avançar na direção da construção de uma frente popular e democrática ampla no Brasil, em torno de objetivos programáticos e não meramente eleitorais.


Céli Pinto: “Não podemos mais ficar dizendo que somos de esquerda porque estamos à esquerda da direita. Precisamos retomar algum conteúdo importante.” (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

A coisa mais importante dessa frente, disse a cientista política Céli Pinto, professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é que ela precisa dar conteúdo à palavra “esquerda”. “Não podemos mais ficar dizendo que somos de esquerda porque estamos à esquerda da direita. Precisamos retomar algum conteúdo importante. Nós perdemos a nossa condição de esquerda e precisamos reconstruir isso”.

Ao final do encontro no Sindicato dos Bancários, Céli Pinto leu um manifesto em defesa da construção de uma frente dessa natureza e colocou-o aberto para receber assinaturas de apoio.

Roberto Amaral conversou com o Sul21 sobre o seu novo livro e sobre o atual momento político do País. A seguir, um resumo dessa conversa e de alguns dos principais pontos apresentados pelo autor durante sua fala no SindBancários:

O ovo da serpente e o embrião fascista

“O ovo da serpente tem uma característica especial: ele não tem casca, mas sim uma película muito fina e transparente que permita que se veja o embrião se desenvolvendo. O que quero dizer com essa metáfora é que nós estamos vendo o desenvolvimento de um embrião fascista no Brasil. Está em nossas mãos a decisão. Podemos deixar esse embrião crescer, sair desse ovo e amanhã picar o nosso calcanhar, ou podemos esmagá-lo agora. O ovo da serpente permite que vejamos à frente. Estou tentando chamar a atenção, não só da esquerda, mas das forças progressistas e democráticas em geral, para a ameaça de um grave retrocesso político e ideológico no País. Esse retrocesso não se mede apenas pela crise dos partidos, em particular pela crise dos partidos de esquerda e, de modo mais particular ainda, pela crise do PT. Tampouco se mede apenas pela crise do governo Dilma. Ele se mede, fundamentalmente, pela ascensão de uma opinião, que já está se tornando orgânica, de retrocesso conservador.”

“Já há um baluarte institucional perigosíssimo desse processo, que é a Câmara dos Deputados. Eduardo Cunha não foi colocado ali pelo acaso, ele representa um núcleo pensante conservador brasileiro. Esse núcleo, na Câmara, está representado pela chamada bancada BBB, ou seja, os grupos do boi, do agronegócio atrasado, da bala e da Bíblia, que reúne os evangélicos primitivos e midiáticos. Isso tudo se juntou”.


Roberto Amaral: “Nós metemos na cabeça que essa gente não formava mais opinião. Nos descuidamos e ficamos assistindo à construção de um monopólio ideológico, destilando conservadorismo de manhã, de tarde e de noite.” (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

Esquerda não levou a sério o tema da comunicação

“Mas é preciso dizer que a grande responsabilidade por isso é da esquerda e dos nossos governos de centro-esquerda. Há mais de 40 anos, eu e outras pessoas – aqui no Rio Grande do Sul havia uma pessoa que lutava muito por isso, o Daniel Herz – viemos alertando sobre o poder dos meios de comunicação de massa no Brasil, sobre o monopólio da informação e a cartelização das empresas. A esquerda nunca acreditou nisso.”

“A primeira eleição do Lula serviu para mascarar esse problema. Nós metemos na cabeça que essa gente não formava mais opinião. Nos descuidamos e ficamos assistindo à construção de um monopólio ideológico, destilando conservadorismo de manhã, de tarde e de noite. Aqui, não estou me referindo apenas à Rede Globo, ao Globo, Estadão e Folha de São Paulo. Pior do que isso talvez sejam as rádios evangélicas, as rádios AM e FM, despejando diariamente xenofobia, racismo, machismo, homofobia e tudo o que é atrasado. Paralelamente a isso, nós não construímos uma imprensa nossa. E nem estou falando de uma imprensa nossa para falar com a sociedade. Não construímos uma imprensa nossa sequer para falar conosco mesmo. Os militantes do movimento sindical e dos partidos se informam das teses de suas lideranças pela grande imprensa. Nem criamos uma imprensa de massa, nem criamos uma imprensa própria.”

“Nos anos 50 e 60, nós tínhamos O Semanário, que circulava no Brasil inteiro defendendo as teses do Petróleo é Nosso e da Petrobras, tínhamos Novos Rumos, do Partido Comunista, a imprensa sindical e circulava também a Última Hora. Havia, então, um esforço para garantir um mínimo de debate. Isso tudo desapareceu e nada foi colocado no seu lugar. Com a chegada de Lula ao governo, os principais quadros do PT foram transferidos da burocracia partidária para a burocracia estatal e o partido acabou se esfacelando. Os principais quadros do movimento sindical também foram transferidos para os gabinetes da Esplanada”.

“A grande dificuldade que temos hoje para promover a defesa do governo Dilma é que perdemos o diálogo com a massa. Eu conversava dias atrás com uma ex-presidente da UNE e ela me dizia: ‘Professor, como é que eu posso entrar em sala e chamar os estudantes para uma passeata quando o governo está reduzindo as verbas para as bolsas de estudo’. Há um paradoxo entre a nossa política e a nossa base social. A Dilma não foi eleita pela base com a qual está governando. Ela atende os interesses dessa base com a qual está governando e não tem o apoio dela. Por outro lado, ela contraria os interesses da base progressista, a qual nós temos dificuldade de mobilizar para defendê-la. Esse paradoxo precisa ser enfrentado.”


Ex-governador Olívio Dutra também participou do lançamento do livro de Roberto Amaral que o apontou como uma referência ética e política para o presente do país. (Foto: Guilherme Santos/Sul21)

“Não devemos nos iludir com os compromissos democráticos da direita”

“Ninguém deve se iludir com os compromissos democráticos e legalistas da direita brasileira. É uma direita que sempre apelou para o golpe e para o desvio democrático. Está aí a história dos anos 50 e 60 repleta de exemplos disso. Ela não tem compromisso com a democracia. Seu único compromisso é com seus interesses de classe. E, lamentavelmente, parece que a burguesia no Brasil tem mais consciência de classe do que muitos setores proletários.”

“Há um segundo paradoxo, que é difícil explicar a não ser que você use aparelhos ideológicos. Nós já sofremos, de fato, dois golpes nos últimos meses. A direita perdeu as eleições, mas ganhou a política. Esta política econômica que está sendo aplicada é a política da direita. O segundo golpe foi a implantação de uma nova forma de parlamentarismo, que vive de subtrair poderes do Executivo. E há ainda um terceiro golpe em curso que consiste em refazer a Constituição sem ter poder originário para tanto, retirando da Carta de 88 conquistas que levamos décadas para aprovar e consolidar”.

Sobre a construção de uma frente ampla, popular e democrática

“Diante deste cenário, precisamos articular a formação de uma frente ampla, de uma frente popular que reúna os setores progressistas e democráticos do País. Eu não estou falando de uma frente de esquerda, pois com isso estaríamos nos encerrando em um casulo, voltando a ser ostra. Precisamos retomar um discurso para a classe média, que perdemos em função dos desvios éticos do PT. Nós não estamos pagando o preço de erros de governo, mas sim dos desvios éticos. Precisamos retomar um discurso que fale para os trabalhadores, para os setores médios, para as forças progressistas, que não são necessariamente de esquerda, falar com a empresa nacional que, neste momento, está sendo destruída neste País. Há uma tentativa de acabar com as principais empresas brasileiras, detentoras de know how, não por uma questão moral, mas para colocar no lugar delas empresas espanholas, chinesas e americanas.”

“Não estou pensando a constituição desta frente com objetivos imediatos e de caráter eleitoral, mas sim na perspectiva da reconstituição das forças progressistas. O ponto de partida para essas forças é construir uma barragem para conter o avanço do pensamento e da ação da direita. Para isso, precisamos voltar às ruas e voltar a debater com a população. Na minha opinião, o modelo no qual devemos nos inspirar não é o da Frente Ampla uruguaia. Esta tem algo que nós temos, partidos. É uma frente de partidos. Nós temos que construir uma frente de movimentos, da sociedade, preparada para receber os partidos e oferecer a eles um novo discurso, uma nova alternativa. Mas não trabalho com a ideia de um modelo pronto e acabado. O que vai decidir isso, como sempre, é o processo histórico”.


“A direita vem avançando e preparando ideologicamente a ideia do impeachment”.
(Foto: Guilherme Santos/Sul21)

A ameaça do impeachment

“Irrita-me o fato de nossas forças estarem acuadas por fantasmas. O nosso governo está acuado, enquanto ele tem o que dizer. Em face disso, como não há espaço vazio, a direita vem avançando e preparando ideologicamente a ideia do impeachment. Precisamos por isso a nu e exigir que a direita assuma publicamente se é golpista ou não. O senhor Fernando Henrique Cardoso tem que ser chamado às favas. O PSB e o PMDB têm que ser questionados a assumir se são golpistas ou não. Creio que a melhor forma de enfrentar a ameaça do impeachment, seja ela pequena ou grande, é dizer que ela existe. Dizer que ela não existe é perigoso. E o objetivo principal nem é mais a Dilma, é o Lula. Querem liquidar o Lula e o PT. Não se iludam. Se isso acontecer, não atingirá só o PT, mas toda a esquerda brasileira. Temos responsabilidades distintas pelo que está acontecendo, mas estamos todos no mesmo barco”.

 

Cinema

LITERATURA E CINEMA DE PAPEL

por Eron Duarte Fagundes

John Green é um americano que faz sua literatura de papel. Quer dizer, uma falsificação. Sucesso de livraria (o que hoje quer dizer: entre os jovens), o cinema inevitavelmente chegaria até ele. Cidades de papel (Paper towns; 2015), de Jake Schreier, é o segundo filme que sai da ficção de Green. A plateia que vai ver os filmes é praticamente a mesma que corre às livrarias. Apesar de incrustadas numa literatura e num cinema de massa (conceito largo, como se percebe atualmente), estas produções expõem citações eruditas.

Superficialmente: citação sem adequação ou reflexão narrativas, mero floreio ilusório. No caso de Cidades de papel são os poemas de Walt Whitman que fornecem uma espécie de charadinhas em corrente sobre o desaparecimento da principal personagem feminina, Margo (o desaparecimento desta criatura em crise nada tem que ver com mulheres insatisfeitas que sumiam no começo de certos filmes do italiano Michelangelo Antonioni...). Em busca dela, Quentin e outros colegas partem rumo duma dita “cidade de papel” onde a desaparecida estaria escondida, curtindo suas encucações longe da badalação social que a enfastiara em certo ponto.

Segundo minha filha, uma adolescente de quinze anos, que leu o livro, o filme inseriu na viagem coisas que acontecem antes da viagem, meteu na viagem a personagem da garota negra (o que não acontecia no livro, ela se recusava a ir) e acavala os acontecimentos do meio para o fim. Não posso avaliar isto ao passar os olhos pelas páginas do romance. O que vejo é uma linguagem e uma narrativa feitas de acordo com uma trivialidade contemporânea destes tempos de telegrafismo internáutico.

Bem, Cidades de papel mostra uma das ingenuidades da cultura de massa de nossos dias. Fazer com que se pense que é possível incluir Whitman no universo atoleimado de uma certa juventude. Não creio que isto possa ocorrer naturalmente.

 

Artigo

Poder, cegueira e arrogância

por Christopher Goulart, advogado, primeiro suplente de Senador (PDT-RS)

Vivemos uma crise política e econômica, dizem alguns, sem precedentes. Guardadas as proporções da realidade contemporânea, diversas tentativas de golpes – e golpes consumados, já ocorreram em nossa história. Considerando o próprio levante político-militar de 15 de novembro de 1889, verifica-se a natural luta pelo poder no transcorrer dos tempos e suas nefastas consequências para a população. Seja na República Velha, na consolidação do Estado brasileiro após a Revolução de 30 até o percurso do longo caminho dos dias atuais, não foram poucas as crises republicanas.

Entre tantos obstáculos superados, comparações nem sempre precisas apontam a data de primeiro de abril de 1964, alegando a similaridade do momento. A polarização radicalizada de ambos os períodos são consequências de causas diferentes, pois as razões da deposição do Presidente João Goulart são exatamente as mesmas exigidas hoje pela sociedade brasileira: Refiro-me às profundas reformas estruturais de Estado. Lá, avançamos pela ação. Aqui, estagnamos pela omissão!

Incompreensível lógica de poder, cego e arrogante, que perpetua o confronto entre “comunistas” e “liberais”, ou “petralhas” e “coxinhas”, enquanto o país se afunda na lama. Convivendo todos dentro dos mesmos limites geográficos, raríssimas lideranças buscam um entendimento entre as partes.

Certo é que a história ensina caminhos, fundamentados em experiências vivenciadas. Logo, sabemos que os momentos de crise são importantes igualmente para percebermos o verdadeiro compromisso dos políticos com a paz da Nação. Entre o desejado projeto popular e o defasado projeto elitista Colonial, também resta evidenciada a pregação inglória dos que aniquilam o conceito de pátria.

No furacão desta crise aguda de valores, interessa ao Brasil os poucos que restam com fortalecido sentimento de união, de busca de diálogo, mesmo quando ninguém dialoga. Interessa a compreensão de que somos sim um país forte. A justiça, aliada ao bom senso, devolverá o nosso orgulho de sermos brasileiros.

 

de Serafina

Nave del Imigrante

Este ano de 2105 a Nave del Imigrante completou 29 anos.Eis aqui fotos do dia que foi instalada em SCorrea. inauguração foi em 20.7.1986, quando o prefeito Sergio Massolini fez a inauguração do monumento feito pelo artista plástico Paulo Batista de Siqueira ( 26.07.1949/ 30.07.1996(nasceu em Soledade/RS Faleceu em Chapecé (SC) Ele chegou a morar dois anos em Serafina numa casa que ficava na ida pro Rio Carreiro que foi derrubada(hoje seria um monumento da História do municipio com a fama que a nave adquiriu mas fazer o que se em Serafina tudo o que ' velho' é derrubado pela fúria da especulação imobiliária....

Mas voltemos a nave....Sérgio Massolini viu uma obra do artista me parece que em Sarandi(RS).
Foi atrás do seu autor. O barco foi trazido de São Sebastião do Caí, se não estou enganado, porque a parte histórica da cidade ainda é meio precária.



O restante do monumento o artista catou pela cidade, nas oficinas mecânicas e ajudado por moradores locais que se mobilizaram para isto(olides canton)



as fotos são da PMSC

 

a inauguração da Nave Del Imigrante em SCorrea 20.7.1986



Diviso na foto maior, Sergio Bechelli, Sérgio Massolini(prefeito)seu
pai, o ex-prefeito Guerino,Germano Bonow,Arnaldo da Costa Prieto,Nelson Assoni..



o radialista, ou é da Odisseia, ou da Rosário ou da Aurora de Guaporé.



as fotos são da PMSC



ao fundo as casas de madeira,típicas que já não existem....

 

FALTA UM ESPELHO EM CASA...

UM DOS PARTCIPANTES DO "ENCONTRO DOS AMIGOS DE SERAFINA" - ACHEI MUITO LEGAL O TITULO DO ENCONTRO DADO AO ACASO PELA KIKA TRUCULLO, PODIAM ATÉ OFICIALIZA-LO, ACHOU QUE O EX-PREFEITO SERGIO MASSOLINI, TÁ MUITO ' VEIO'..

PO, TEM QUE BOTAR UM ESPELHO EM CASA!!!!

 

A NOITE DOS CASACOS VERMELHOS!!

PARECE QUE FOI COMBINADO KKKK(OLIDES)

dA LEITORA CARMEM MARIA TRUCULLO CONCI, A KIKA...QUE FOI AO ENCONTRO DOS AMIGOS DE SERAFINA DIA 25.7 NO CLUBE GAUCHO EM SERAFINA....

Tinham tres de casaco vermelho. Uma é a Silvia Pasqualotto que o cabelo também é vermelho, a outra é a Gilmara Zancanaro e a Sitânia Pasqualotto.A que esta na foto com o Lalo, é a Gilmara, logo a outra é a Sitania

A "bonitona" de casaco vermelho, é esposa do Badim, acho que é Irineu Badim, não tenho certeza, mas ela é muito linda mesmo.

 

A TERE RAMPANELLI COLOCOU MINHA MATERIA NO SEU FEICE...

CONHEÇO BEM ELA....FALAVA MUITO COM A MESMA QUANDO IA A SERAFINA. NA RODOVIÁRIA DISCUTÍAMOS A SITUAÇÃO DA RODOVIÁRIA DE SERAFINA.

ELA FEZ UM BOM TRABALHO PRAS ESCOLAS SOBRE A HISTÓRIA DA RODOVIÁRIA DE SERAFINA. QUE TENHO AQUI PRA PESQUISAS.

 

dos leitores

De: paulokons1
Enviada: Sexta-feira, 31 de Julho de 2015 17:14

Brusque-SC, 31 de julho de 2015.

Caro jornalista Olides - Paz e Bem!

Com a satisfação de cumprimentar-te, leitor que sou de teu blog em Brusque/SC, informo que ao contrário do publicado no texto intitulado "PARA LA VOSTRA RUINA, VO DARTE EL ACOA IN CUSINA....", a celebração do Dia de Sant'Ana é 26 de julho, e não 30 de julho, como informa o blog.

Abaixo, informe sobre o Dia de Dia de São Joaquim e Sant'Ana, pais da Virgem Maria e avós de Jesus; assim a razão do Dia dos Avós ser comemorado anualmente em 26 de julho.

Fraternalmente e à disposição,

Paulinho Kons

Dia de São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora

São Joaquim e Sant'Ana Com alegria celebramos em 26 de julho a memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico, Ana exprime “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
Alguns escritos apócrifos narram a respeito da vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima. Também os Santos Padres e a Tradição testemunham que São Joaquim e Sant’Ana correspondem aos pais de Nossa Senhora. Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Ambos eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus.
O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria e, também segundo uma antiga tradição, São Joaquim e Sant’Ana já eram de idade avançada quando receberam esta graça. A menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José.
A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!



ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

2015
Mar01
Mar02
Abr01
Abr02
Mai01
Mai02
Jul01
Jul02
Ago01
Ago02
       



OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 181 - agosto 2015
Edição 180 - julho 2015
Edição 179 - maio 2015
Edição 178 - março 2015
Edição 177 - feverero 2015
Edição 176 - janeiro 2015
Edição 175 - dezembro 2014
Edição 174 - novembro 2014

Edição 173 - outubro 2014

Edição 172 - agosto 2014

Edição 171 - junho 2014

Edição 170 - maio 2014

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99


ESTÃO À VENDA


Cidades vizinhas (A briga entre cidades gaúchas) • R$ 15


Cosi la ze stata (Breves histórias de Serafina Correa/RS) • R$ 20


Getulio Vargas, depoimentos de um filho (Maneco Vargas fala de Getulio) • R$ 20


Estradas do Rio Grande (A história da construção pesada no RS) • R$ 50

Mais a postagem. Procure pelo olidescanton@bol.com.br.


ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog