"Família é bom só para um quadro na parede"
advogado Umberto Rodrigues



15 de setembro de 2015

UM SISTEMA UNICO

é no lanches do antonio na urgs. temum microfone onde os garçãos lêem o numero do bilhete. qdo ele le, vc levanta a mão e ele vai até vc. antigamente na rua da praia existia um telefone movel num bar. não lembro o nome agora mas o BETO CANARINHO SABE O NOME DO LOCAL. qdo ligavam pro bar, o dono levava o fone móvel até a mesa onde o cidadão estava.

JÁ NO CAVERNO DO RATÃO DO FALECIDO ARISTIDES NÃO HAVIA FONE. ELE NÃO DEIXAVA QUE FAMILIARES FOSSEM ENCHER O SACO DOS CLIENTES QUANDO TAVAM LÁ.(oc)

 

Coleguinhas

Encontrei o LUIS RENI MARQUES agora na parada. Ele tem dois piás bem pequenos. Haja trabalho pra pagar estas contas.

* Reni foi colega da ZH nos anos 70.depois picou a mula e foi fazer seu caminho.

* foi sócio de um atual blogueiro. do qual tem muitas histórias .Reni é formado tb em Direito.

 

DR RIBEIRO

ENCONTREI O DR. CARLOS RIBEIRO, EX-DIRETOR DA GUAIBA, NA AV. 24 DE OUTUBRO NA 5 PASSADA, DIA DA CHUVA.

ELE CAMINAHVA VAGAROSAMENTE PELA AV. PERGUNTEI COMO ANDA A NOVA VIDA:

- ATÉ MUITO LENTA, ME DISSE.

FOI DIRETOR DO SISTEMA CORREIO DO POVO RADIO GUAIBA, COMO CHAMAVAM DURANTE 20 ANOS.

MUITA GENTE QUE HJ FALA MAL DELE, NA ÉPOCA LHE PUXAVA O SACO.(oc)

 

VARIADAS

Mendelsky deu um grande lance na 6 passada, ouvindo o cattaneo, mais conhecido por dr. gay, ou capitão gay. ele levou tudo na boa. é advogado.

* Nestor Heinz disse palavrões contra o juiz do jogo do gremio x sp. vai complicar o clube. foi pra sumula.

* morte da atriz beti lago comoveu a todos. uma pena. só a lamentar. mas cada um tem sua hora.

 

social

o ex-secretário de cultura municipal SERGIUS GONZAGA emagreceu e muito.

De nova companheira - que tem entre 30 e 35 anos - ele deverá morar uns seis meses em BAires.

Ele é diretor da editora Seculo XXI.

E um especialista em MACHADO DE ASSIS.

Escreveu o enfeitiçador de TAQUARA.

 

A CHARGE DOTACHO SOBRE O RIO GRANDE!

 

A LOJA DA DONA EDITH NA DR. TIMOTEO

 

Polícia

INDIO DO MORRO DA CRUZ E DA CACHORRO SENTADO FOI PRESO SEXTA FEIRA POR PORTE DE ARMA. DUAS HORAS DEPOIS TAVA SOLTINHO CAMINHANDO NA VILA CACHORRO SENTADO.

 

Recordando

por Antonio Augusto Bandeira

Esqueci um viajante que foi comigo. Em Porto Alegre entrei na casa que vende revistas e livros e comprei "Lágrimas na chuva "
de Sergio Faraco.

Livro foi comigo e voltou a sua cidade natal...
Livro foi o viajante que não havia mencionado.

Rodávamos Paris desde de manhã,Mas á 17 horas ou um pouco mais, eu e o Francisco tínhamos um compromisso muito sério.
Beber uma taça de vinho no Kamelo na avenida Edgar Quinet.

Gostoso ficar sentado olhando pessoas passarem, La onde os sanitários ficavam também no térreo. Alem dos sobes e desces do metrô, ssanitário em bares e restaurantes, como por exemplo num restaurante grego excelente que almoçamos tínhamos que descer uma senhora escada, apertados os degraus e fazendo voltas...

Depois estávamos sempre caminhando entrando em lojas e saindo, aquilo que o viajante costuma fazer.

No hotel eu lia " Le Figaro" e o problema deles eram os imigrantes, principalmente os sírios.

Existe uma distinção entre "refugiados políticos " e "imigrantes", mas no fundo não gostam de nenhum deles na minha opinião.

Observei que também os preços sobem...não muito mas maiores que os do ano passado.

Mas vale o gastar, pois Paris é Paris.

 

do germanorigotto.com.br

Nesta terça-feira (15), participo, na Rádio Bandeirantes AM e FM, do Jornal Gente
Na quarta-feira (16), pela manhã, faço meu comentário no Pulo do Gato, na Rádio Bandeirantes AM e FM
À noite, na TV Pampa, participo do Pampa Debates
Na sexta-feira (18), faço meu comentário sobre a economia no Primeira Edição, da Rádio BandNews FM
E também participo do Ponto e Contraponto, da Rádio ABC 900

 

do Valor Econômico

FT chama o Brasil de doente em estado terminal

Por Financial Times

LONDRES - Editorial do FT: A terrível queda do Brasil da graça econômica

Se o Brasil fosse um paciente no hospital, os médicos da emergência iriam diagnosticá-lo como em estado terminal. Os rins falharam, o coração vai parar em breve. Essa, de qualquer modo, é a opinião contida de um senador do Partido dos Trabalhadores - que governou o Brasil por 13 anos, supervisionando tanto a sua ascensão no cenário global, quanto, agora, sua terrível queda.

A economia está uma bagunça. A pior recessão do Brasil desde a Grande Depressão vai fazer a economia encolher até 3% este ano, e 2% em 2016. As finanças públicas estão em desordem: este mês, o governo, pela primeira vez desde a redemocratização, projetou que registraria déficit fiscal primário - o saldo orçamentário sem contar o pagamento de juros. O déficit orçamentário real já é um escancarado 9% do produto. Como resultado, os níveis da dívida estão crescendo novamente.

Essa é a razão imediata por trás da decisão surpresa da Standard & Poor's de rebaixar a nota de crédito da dívida brasileira para grau especulativo ("junk"). Se outra agência de rating seguir o movimento, muitos investidores estrangeiros terão de vender ativos brasileiros, tornando as coisas piores; cerca de um quinto da dívida do Brasil está nas mãos de estrangeiros. Dado o ambiente externo difícil - desaceleração da economia da China, o colapso nos preços das commodities e o aumento das taxas de juros nos Estados Unidos - o Brasil está sofrendo o começo de um estresse econômico extremo.

Ironicamente, porém, não foram os crescentes problemas econômicos do Brasil que motivaram a S&P. Pelo contrário, é a crise política completa. Dilma Rousseff, a presidente, não é amada por seu próprio partido, e profundamente malvista em outros lugares: ela é o presidente mais impopular na história brasileira. Isso faz com que seja praticamente impossível para ela responder adequadamente à crise econômica. Tanto é assim que o Congresso está mais focado em salvar a sua própria pele nas investigações sobre o esquema de corrupção que surrupiou US$ 2 bilhões da estatal de petróleo Petrobras. O sistema político do Brasil é bem conhecido por ser estragado. Agora também não está funcionando.

A renovação política em larga escala é uma solução. Infelizmente, há pouca chance que isso aconteça até as eleições marcadas para 2018. A impopularidade não é razão suficiente para remover Dilma Rousseff: se fosse, Fernando Henrique Cardoso, o ex-presidente, que estabeleceu as bases da agora desperdiçada estabilidade econômica do Brasil, não teria terminado seu segundo mandato. O sistema presidencial do Brasil também significa que Dilma não pode dissolver o Congresso e convocar novas eleições.

Conhecida por sua teimosia cabeça-dura, Dilma tem insistido que não vai renunciar. Também não há qualquer evidência de que ela, pessoalmente, tenha lucrado com o esquema de desvio na Petrobras. É verdade que ela poderia ser removida sob outras acusações, tais como as 'pedaladas' fiscais. Mas isso só levaria um político medíocre a substituir outro. Na linha sucessória estaria o vice-presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, ou o presidente do Senado, Renan Calheiros. Os dois últimos enfrentam acusações de corrupção.

É uma situação cada vez mais instável. Todos concordam que não pode durar, mas não há nenhuma saída clara. A situação também é ruim dentro do ministério. Joaquim Levy, o ministro da Fazenda linha-dura, tem liderado as tentativas de cortar o inchado setor público do Brasil. Mas ele tem sido minado por outros que acreditam, erroneamente, que o Brasil pode se livrar dos problemas de novo por meio dos gastos. Tendo supostamente ameaçado renunciar, a ação da S&P pode agora enfraquecer mais a permanência de Levy.

Se ele sair, isso escureceria a visão dos investidores quanto à capacidade do governo para endireitar as contas públicas. Além daí, muito possivelmente, encontra-se o tipo de pântano financeiro que o Brasil já percorreu antes. A viagem foi ruim então, e seria ruim de novo agora.

 

Coleta externa de doação de sangue no Litoral

A Unidade Móvel do Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) estará nesta semana em dois municípios do Litoral. Na quarta-feira, dia 16, estará em Capão da Canoa, das 9 às 16 h em frente ao Hospital Santa Luzia. Na quinta-feira, dia 17, estará em Torres em frente ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, também das 9 às 16 h.

Para doar, é preciso estar em boas condições de saúde, levar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais, pesar 50 Kg ou mais, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

A Hemorrede Pública do Rio Grande do Sul é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS).

 

Após 16 anos, Porto Alegre volta a ter Zona Rural

Foto: Luciano Lanes / PMPA

Área rural fica na Zona Sul da cidade

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta segunda-feira (14/9), o Projeto de Lei Complementar do Executivo nº 007/14 que institui a Zona Rural no Município de Porto Alegre e cria o Sistema de Gestão da Política de Desenvolvimento Rural. O projeto teve votação unânime dos 29 vereadores presentes. A proposta restaura a área agrícola da Capital, extinta quando da aprovação do atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da cidade em 1999.

A mudança se baseia em um estudo técnico, elaborado por um Grupo de Trabalho constituído pelo Executivo, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Urbanismo (Smurb). Finalizadas as atividades, o relatório considerou como Área Rural um espaço territorial que representa cerca de 8,28% do total da área do Município e 17,5% da Macrozona 08, na qual está localizado o zoneamento denominado Área de Produção Primária, com fins de garantir a sustentabilidade, o resgate dos valores históricos, culturais, sociais, econômicos e ambientais dos porto-alegrenses.

Do estudo resultou ainda o entendimento de que a Zona Rural, no modelo espacial do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDUA) – Lei Complementar nº 434, de 1999, alterada pela Lei Complementar nº 646, de 2010 –, compreenderá parte da Macrozona 08, na Área de Ocupação Rarefeita (AOR), onde se concentram áreas de preservação e produção primária. Dessa forma, algumas unidades e subunidades da Macrozona 08 do PDDUA passarão a ser denominadas Subunidades e Unidades de Estruturação Rural, mantendo o mesmo Regime Urbanístico previsto para a Zona de Uso denominada Área de Produção Primária.

De acordo com a justificativa do projeto, com a reintrodução da Zona Rural será possível viabilizar os licenciamentos ambientais pelos órgãos governamentais, linhas de crédito para as diversas atividades de produção primária, uma vez que os interessados ficaram impedidos de se habilitar legalmente por falta da previsão legal da Zona Rural no Plano Diretor atual. No mesmo sentido, com a inserção legal da Zona Rural, a Política Nacional de Crédito Rural será franqueada para o setor, pois desde a extinção da Zona Rural, em 1999, a atividade passou a ser desconsiderada e impedida de viabilizar projetos de solicitação de créditos de investimento e de custeio pelas instituições financeiras.

Pela proposta, com a reintrodução da Zona Rural, será criado um Sistema de Gestão da Política de Desenvolvimento Rural, integrado ao Poder Executivo, com a finalidade de implementar o Plano de Promoção Econômica, visando à dinamização da economia da cidade, à melhoria da qualidade de vida e à qualificação da cidadania.

Porto Alegre é uma das capitais brasileiras detentoras de maiores áreas rurais, caracterizada por sua enorme atividade e grande diversificação da produção primária. Em relação ao caráter social, incrementar o fomento agropecuário propicia a manutenção da mão-de-obra familiar, geração de emprego e renda nas atividades primárias, extrativas, comércio e serviços de apoio, sustenta o Executivo.

Outro ponto destacado é o potencial turístico que a região possui, por sua vocação natural de congregar aspectos culturais, sociais, ambientais e gastronômicos, o que representa uma oportunidade para a ampliação de um dos setores que mais crescem na economia mundial. Para o prefeito José Fortunati, a reintrodução da Zona Rural irá proporcionar uma adequação no planejamento para o crescimento ordenado da cidade, respeitando a vocação de suas atividades e suas características ambientais, a fim de evitar impactos à preservação do meio ambiente, assegurando, desta forma, o direito fundamental à cidade sustentável.

Emendas

Foram apresentadas 15 emendas ao projeto, das quais foram aprovadas as seguintes: 02, 03, 04, 05, 08, 11, 13.

Além da emenda nº 01, que havia sido rejeitada pelo parecer conjunto das comissões permanentes, também foram rejeitadas pelo plenário as seguintes emendas: 06, 07, 09, 14.

As emendas 10 e 12 foram prejudicadas por conta da rejeição da emenda 09.

 

de Serafina

Prefeito recebe o Grupo Os Monarcas

hoje eu disse pro lalo rodrigues. esta é a semana + feliz do bico branco. ele muda a prefa lá pro campamento farrapo no bairro santin(olides)

O Prefeito Ademir Antonio Presotto recebeu, em seu Gabinete, os integrantes do Grupo Os Monarcas, na sexta-feira, 11 de Setembro de 2015. Acompanharam a comitiva, a Secretária Municipal de Assuntos Especiais de Governo, Inelves Maria Pilotto Carnavalli, o Coordenador da Secretaria de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Nelcídio Alban e a Diretora Ediana Maróstica. O Conjunto possui 40 anos de carreira e é um dos mais conhecidos do Estado. Na oportunidade, o Prefeito falou sobre Serafina Corrêa, suas potencialidades e seu povo, além de recepcionar o Grupo Os Monarcas que, em seguida, iria se apresentar na Semana Farroupilha, no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, no primeiro dia da programação de 2015.

 

Orçamento de Serafina Corrêa para o próximo ano é previsto em mais de R$ 56 milhões

Audiência Pública para analisar e debater Projeto de Lei será realizada pelo Legislativo, na próxima segunda-feira, 21 de setembro

A Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO é uma importante norma que tem a finalidade de definir as metas e prioridades de uma administração pública, ou seja, de orientar onde e como devem ser gastos os recursos públicos do Município. A LDO é anual e depois de elaborada pelo Poder Executivo, é encaminhada para a Câmara de Vereadores, onde é analisada e votada pelos Vereadores.

Neste momento, tramita no Legislativo Serafinense o Projeto de Lei nº 68/2015, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2016. Depois de analisado previamente pela Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação (COFT) quanto a sua admissibilidade, o projeto será tema de uma Audiência Pública, na qual a comunidade é convidada a participar.

A Audiência Pública acontece na segunda-feira da próxima semana (21), antes da Sessão Ordinária da Câmara. A partir das 18 horas e 30 minutos, no Plenário da Câmara, os Vereadores e os cidadãos terão a oportunidade de ter mais informações e esclarecer dúvidas sobre a matéria que prevê para o ano de 2016 a receita e despesa no valor de R$ 56 milhões e 700 mil, resultado 11% superior do exercício anterior.

O Projeto de Lei nº 68/2014 está disponível para conhecimento dos cidadãos e demais interessados no site da Câmara. No endereço www.legisltivoserafina.com.br, selecione a aba “Processos em Tramitação” e conheça o conteúdo desta importante matéria, além de acompanhar o seu processo legislativo.

Audiência Pública da COFT sobre o Projeto de Lei nº 68/2015 – LDO
Quando: segunda-feira, 21 de setembro de 2015
Local: Plenário Darcy Sobreira Soccol
Horário: 18 horas e 30 minutos.

14 de setembro de 2015

HISTORIAS DO SEO EBANES

AGORA QUE FICOU FAMOSO DEPOIS DE MAT NA ZH DE SEX, NA ONLINE, QUE TÁ AQUI NESTE BLOG, VOU CONTAR ALGUMAS PEQUENS HISTÓRIAS DO CONSERTADOR DE MÁQUINAS EBANES FLORES.

1. ELE É NATURAL DE SÃO PEDRO DO SUL. É DO PL, PARTIDO LIBERTADOR.

2. É CHEGADO NUMA GUARANÁ FRUKI QUE PASSARINHO NÃO BEBE.......

3. alguns anos atrás FOI FAZER uma pescaria, ou caçada num carnal. FICOU SEMANAS APRONTANDO TUDO.

LEVOU 600 REAIS, MAS TEVE QUE GASTAR 8 MIL COMO LEMBRA SEU AUXILIAR JORGINHO, MEU VIZINHO AQUI DA LAVRAS.

SEO EBANES FOI TOMANDO UMAS QUE OUTRAS NO CAMINHO E EM SÃO PEDRO BATEU NUMA BELINA, QUE ESTAVA COM A PORTA ABERTA. RESULTADO. DEU BO COM PRF ATRAS DELE. ELE TEVE QUE PAGAR TUDO E FOI SOCORRIDO PELOS PARENTES.

NÃO DEU PESCARIA NENHUMA.VOLTOU DE LÁ DEPOIS DE CONSERTAR SEU CARRO, JÁ NA 4 FEIRA DE CINZAS E DE INDENIZAR O CARRO QUE ELE BATEU.

4. quando ele VISITAVA UM URUGUAIO DENTRO DA REDAÇÃO DE UM JORNAL, QUE ELE CONSERTAVA AS MAQUINAS, O URUGUAIO DIZIA.

- ACA SEO EBANES SE SE GRITA PEGA LADRÃO, SAEM TODOS CORRENDO....

5. CONHECIA AGUMAS ESTÓRIAS DE EMPRESÁRIOS DE COMUNICAÇÃO. ELE PARTICIPAVA DE ALGUMAS FESTAS,DIGAMOS, NÃO OFICIAIS.

6. UMA VEZ LEVOU UM EXECUTIVO PRA REDAÇÃO DE UM JORNAL PRA FAZER UM CONTRATO. O EXECUTIVO DA IBM LEVOU UM CONTRATO.

QUANDO CHEGOU NA FRENTE DA MULHER QUE CUIDAVA DISTO, O CARA DA IBM APRESENTOU A ELA O CONTRATO.

- ENFIA NO CU ESTE CONTRATO,DISSE A MULHER.

O CARA DA IBM FICOU COM CARA DE TACHO E EBANES TAMBEM.

7. mas como não se atualizou, poucos ainda o procuram pra conserto de máquinas. só os saudosos mesmo.

8 e como saudades não paga contas, ele tem oposição em casa. gostariam que fechasse aquilo e fosse cuidar dos netos. mas ele não o faz.

 

da Zero Hora

Técnico de máquina de escrever resiste há 44 anos no centro de Porto Alegre

Ebanez Flores conserta, restaura e vende aparato tecnológico dos anos 60

Foto: LARA ELY

Ao menos 24 anos foram dedicados às máquinas da imprensa gaúcha

Por Lara Ely

Para uma geração que aprendeu a buscar e transmitir informação arrastando os dedos em telas de celulares, as marcas Olivetti, Triunfo, Remington e Facit são ilustres desconhecidas. Mas muita gente ainda lembra com saudade desses nomes e, quando descobre a loja de Ebanez Flores, no centro da Capital, vê aflorar o seu saudosismo.

Instalado no final da Rua Espírito Santo, ao lado da Catedral Metropolitana, o senhor de 75 anos natural de São Pedro do Sul poderia dar conselhos sobre como sobreviver em tempos de crise. Há 44 anos consertando máquinas, ele não deixou a peteca cair nem diante da explosão de tablets, smartphones e ultrabooks.

Tudo nasceu de um peitaço. Aos 31 anos, quando era vendedor de perfume, frequentava a empresa Caldas Junior para usar o telefone e falar com o chefe em São Paulo. Foi lá que conheceu a assistência técnica de máquinas. Gostou tanto que pediu as contas no emprego e, com a verba da rescisão, comprou toda a parafernália para o conserto.

Aprendeu observando. De início, seu contrato era para arrumar quatro equipamentos de uma empresa. Em questão de tempo, atendia três jornais, cinquenta empresas do centro e quase 20 agências bancárias, além de empresas do interior.

Até o final dos anos 90, foi ele quem consertou o instrumento de trabalhos dos principais repórteres da imprensa gaúcha. O escritor Moacyr Scliar era seu freguês. No tempo áureo das máquinas, chegava a consertar 150 por mês.

Foto: LARA ELY

Em sua oficina, Flores abre, lava, conserta, lubrifica e troca a fita das máquinas

— Os repórteres gostavam de derrubar máquinas. Por mês, caíam umas três. Não eram muito cuidadosos. Mas eles podiam tudo naquele tempo. Eram a "menina dos olhos" do dono do jornal — diz Flores.

Ele lembra com saudade de quando trocava a fita das máquinas de quem fabricava as principais notícias do Estado ("repórter não sabia trocar fita"). Compara as antigas redações de jornal a bancos — na lembrança de Flores, "lugares agradáveis onde as pessoas iam tomar café, saber as novidades, contar histórias e sempre tinha alguém pronto para um dedo de prosa". Com a chegada da globalização e todo seu aparato tecnológico, as coisas começaram a mudar.

No governo Fernando Henrique, ele não acreditou que a nova moeda, o Real, daria certo. Pensou que o boom da nova economia era passageiro, torceu o nariz para a tecnologia e não quis se atualizar. Pagou um curso de máquinas elétricas para três funcionários, mas não fez questão de aprender. Foi ali que o negócio começou a minguar. Ele jura não se arrepender de ter insistido.

— Até hoje, tem gente que usa máquina de escrever. Alguém precisa consertar né? — exclama, otimista.

Assim como o aparelho de toca-discos, a máquina de escrever é um apetrecho retrô indispensável no acervo de colecionadores e hipsters que seguem a onda de retorno ao passado. Para esse público, a sua loja cai como uma luva, pois vende peças originais reformadas a preços entre R$170 e R$ 200. No mais, é um legítimo hospital de máquinas de escrever, com direito a gavetinhas de peças, coleção de sprays e "mesa cirúrgica" para reformas. Ebanez Flores revitaliza ali itens de colecionadores e até unidades usadas pelo Diário Oficial da União.

Com o restauro de uma ou duas por dia, ao custo de R$ 150, mais as vendas que realiza, ele consegue ir levando o negócio. A mulher já disse para ele parar, mas Flores não consegue. Nem quer. Nesses anos todos, foi um dos últimos que restou na cidade realizando a tarefa. Quando já não for mais útil, vai restar a história para contar. Desse trabalho, ele jamais vai abrir mão.

 

da Rodoviária

senegaleses na rodoviária na manha de sabado ultimo.

 

CENAS DO ARENA

os anduba que ganhamos, o colega da cabine fazendo selfies, o gol do pato, o estadio vazio e cheio. bela tarde de futebol. o resultado não foi bom

mas eu nunca levei fé neste greminho

E O PRESIDENTE QUE LARGOU UM PARTIDO POLITICO PERDEDOR AGORA TÁ CHORANDO AS PITANGAS SOBRE MA ARBITRAGEM. FALTA TIME, PREZADO ROMILDINHO. ...UM CARA QUE É ASSIM CHAMADO NÃO PODE IR A LUGAR NENHUM. ESTE CARA NADA VAI GANHAR NO GREMIO. ESCUTEM O QUE TO DIZENDO HJ

BAH NÃO BASTOU O GREMIO PERDER. ERA O DIA DO AZAR MESMO. NA VOLTA O T2 DA CARRIS PIFOU NA ASSIS BRASIL. MAS VEIO OUTRO EM10 MINUTOS. A TORCIDA ATÉ TIROU SARRO....

 

Flauta

olha ai a flauta do meu irmão sampaulo. na verdade ele era colorado. mudou pra SP e vou tricolar de lá. pior. ele acertou até o escore. tenho que pagar mesmo. merece(Olides)

De: "Paulo canton"
Enviada: 2015/09/13 20:24:17

Kkkkk...Quando vais me pagar as cervejas.....Fraquinho esse tal de Grêmio.

 

GREMIO

TOU CHEGANDO DO ARENA AGORA. NA PARADA AQUI NA NILO PEÇANHA UMA MULHER ME PERGUNTOU PELO RESULTADO 2 X 1 . DISSE. PRO GREMIO? NÃO PRO SP.
- FILHOS DA PUTA, DISSE ELA.

 

CHUVA EM PARIS...

POR ANA PMCANTON

oi, pai.
tudo certo por aqui.
chove muito em Paris neste final de semana, o que é um pouco chato...
ontem assisti um filme muito bacana, que recomendo.
chama-se "Youth". é de um diretor italiano seguidor do Fellini, chamado Paolo Sorrentino, o mesmo do "A grande beleza".
a estréia na Europa foi neste final de semana. imagino que esteja saindo por aí também.
beijo, Ana.

 

Leitores

o leal diz que este blog é eclético. a nubia dizia que era esculhambado kkkk

 

do Centro

BUSUN ESTRAGADO NA URUGUAI NO SAB DE MANHA. PASSAGEIROS A VER NAVIOS...

 

de Caxias

o frio de caxias do sab e uma receita pra febre e gripe da nadilce zanatta(OC)

De: "Nadilce Beatriz Zanatta"
Enviada: 2015/09/12 21:21:45

Agora tá uns 5º, mas hoje de manhã eu não levantei antes da 8hs, mesmo assim em cima do capô do kazinho do vizinho, do outro lado da rua ainda tinha geada. Já estão falando em prejuízos, e amanhã tem outra, pelo jeito. Depois por causa destas geadas fora de época sobe tudo, até a água.
Se tu tem mel em casa e pimenta do reino moída, faz um remédio pra prevenir pontada.
uma colher de sopa de mel, a ponta de uma colher de café de pimenta e coloca uma meia xíc de água fervente e beba. Tenho feito isto. Mas para a febre só antitérmico mesmo.

 

Sol

LAGARTEANDO NA ROD E NO NACIONAL DA CARAZINHO NO SAB PASSADO

 

de São Borja

nesta 6 em sborja,esta temperatura

De: "Letier Vivian"
Enviada: 2015/09/11 07:00:19

2

 

do mrionneto.com

11.127 estão inscritos para o concurso da Prefeitura

O último final de semana de setembro promete ser movimentado em Gramado, por conta dos 11.127 inscritos para o concurso da Prefeitura. Serão selecionados 180 profissionais, que se juntarão aos 1.006 servidores efetivos. Preparado pela Fundação Empresa Universidade de Tecnologia e Ciência (Fundatec), o concurso chegou a ter 16.940 inscritos, mas boa parte das inscrições foi anulada por não preencher os requisitos necessários.

 

do Espaço Vital

Pare de chorar, governador Sartori !

Chargista Bier – Jornalismob.com

Por Sérgio Alves de Oliveira, sociólogo e advogado

A situação caótica herdada pelo governador José Ivo Sartori, em relação à dívida do Estado do RS com a União Federal, tem levado Sua Excelência ao desespero, quase ao choro, até frente às câmeras de televisão. Isso está fazendo muito mal ao pouco de orgulho que ainda resta ao povo gaúcho, em grande parte abandonado pela excessiva e nefasta “aculturação” a que está submetido.

A “madrasta” União, também mal das pernas, principalmente pelos assaltos cometidos por corruptos aos seus cofres, amplamente divulgado, exige a quitação de uma dívida cujo valor astronômico as finanças do Estado não conseguem suportar.

Sem dúvida a única saída que terá o RS para contornar esse grave problema será pela via da Justiça, não da brasileira, que nenhuma confiança inspira, devido ao escancarado comprometimento da instância máxima, o Supremo Tribunal Federal, com o Governo ao qual serve.

Por isso a melhor saída será recorrer às Instâncias Internacionais da Justiça, como as disponíveis na Organização das Nações Unidas - ONU.

A fórmula seria bastante simples. E há precedentes na história. Seu início deu-se em 20 de setembro de 1835, culminando com a declaração de independência da República Rio-Grandense, em 11 de setembro de 1836, que durou até 1845, quando os farrapos se viram coagidos e tiveram que assinar a chamada “Paz de Ponche Verde”.

A vantagem que haveria hoje, em relação a ontem, é que no tempo da Revolução Farroupilha/Guerra dos Farrapos não havia tribunais internacionais para dirimir conflitos dessa ordem. Hoje eles existem. O Rio Grande teria uma justa causa e mesmo sustentação jurídica para proclamar a sua independência, eis que a partir dessa medida ele não mais estaria sujeito à soberanis brasileira, podendo editar leis próprias, inclusive uma constituição, tudo através do seu poder instituinte originário como Povo.

E tudo isso reforçado pelas quatro grandes teorias que presidem o surgimento de novos países, como (1) a DA LIVRE DELIBERAÇÃO DOS POVOS, de J.J.Rousseau ; (2) DAS NACIONALIDADES,de Mancini; (3) Do EQUILÍBRIO INTERNACIONAL; e (4) Das FRONTEIRAS NATURAIS, usada por Napoleão.

A primeira questão a ser respondida é se o Rio Grande efetivamente está devendo, ou não, a enorme quantia exigida pela União Federal. A resposta pode estar no Código Civil, cujo artigo 368 não deixa de ser aplicável também nas relações de direito público, entre União e Estados Federados. O governador já consultou seus advogados?

Dito artigo preceitua : art.368 - “Se duas pessoas forem ao mesmo tempo credor e devedor uma da outra, as duas obrigações extinguem-se, até onde se compensarem.”

Por seu turno, a Constituição Federal prevê a forma FEDERATIVA de Estado para o Brasil. Isso significa que não podem existir estados que sustentam e outros que são sustentados, numa “federação”. Esse tipo de situação fere mortalmente o princípio da federação, que não contém nas suas diretrizes básicas nenhuma forma de escravismo.

Ora, é fato inconteste que o Rio Grande do Sul é um dos poucos estados dessa falsa federação que recolhe aos cofres da União Federal, através de tributos, valores bem maiores do que recebe em retorno. É uma “reciprocidade” pervertida. Trocando em miúdos: o Rio Grande é um dos estados que “sustentam” a pretensa federação brasileira.

Esse “plus”, consistente no resultado da diferença entre o que o Estado manda para a União, e o que recebe em retorno, e a dívida que agora é cobrada do RS, evidentemente poderia ser objeto da compensação (art.368 do Código Civil). Mediante esse remédio jurídico, o RS quitaria o seu débito com a União e passaria certamente a sua posição de devedor a credor, em um montante de magnitude tal que só poderia ser suportado pelo Tesouro Nacional mediante a “venda” de metade do Brasil, ou devolução aos cofres públicos de tudo o que foi roubado nesse regime de corrupção generalizada.

Mas tanto a quitação da dívida do RS, quanto a diferença que remanesceria a seu favor, só poderia ser apurada num tribunal internacional, dentro de um “pacote” de medidas em que o principal seria o reconhecimento do direito à autodeterminação do povo gaúcho. Não seria uma boa oportunidade, governador Sartori?

A outra vantagem que teria o Rio Grande com uma medida dessa ordem é que a providência para cobrar esse alegado crédito que a União tem com o Estado teria que ser tomada pelo “departamento de cobrança” da ONU - e não mais pelo Governo Federal, - cujos envolvimentos diplomáticos poderiam arrastar essa discussão por algumas décadas, aliviando as finanças estaduais, no mínimo temporariamente.

Em suma: um pouco de coragem nenhum mal faria ao Rio Grande.

Mas o problema enfrentado pelo Rio Grande também se passa nos outros dois Estados da Região Sul (SC e PR), com os quais forma um “bloco” de escravos da “federação “ brasileira, que não mais trabalham para si próprios, porém para os “outros”, principal característica, não da federação, porém dos regimes de escravidão.

E como esses três Estados possuem uma proposta em comum para unidos formarem um país próprio, em princípio a UNIÃO SUL-BRASILEIRA-USB, conforme projeto desenvolvido pelo movimento O Sul é o Meu País - não seria o caso de juntar forças e partir para o “ataque”?

 

Uma noite com as brasileirinhas...

Charge de Gerson Kauer

Um anúncio nos classificados de jornal ofereceu vagas para estágio na edição de vídeos, na produtora de vídeos pornôs “As Brasileirinhas”, em São Paulo. Os interessados deveriam enviar e-mail, com currículo resumido, experiências anteriores e falar sobre... “trabalhar na atividade pouco comum”.

Houve uma correria, especialmente de jovens (masculinos) engraçadinhos, o que dificultou a seleção.

É que no item “satisfação financeira”, a maior parte dos interessados referiu que o salário era secundário e que a vontade primeira seria “experimentar uma noite de sexo com alguma das atrizes do elenco da produtora”.

A empresa – que já mantém quadro de trabalhadores majoritariamente feminino – optou por preencher as novas vagas exclusivamente por estagiárias mulheres. O pagamento mensal será de R$ 1 mil, vale-transporte e plano de saúde.

A propósito: uma noite com as ucranianas...

A Câmara de Deputados da Ucrânia arquivou, esta semana, o curioso projeto de lei de autoria da deputada Natalia Korolevska que pretendia que o governo dali desencadeasse campanhas públicas estimulando os casais a não usarem a “posição mais tradicional durante as relações sexuais”.

A deputada alega que a posição ´papai-mamãe´ resulta em baixa taxa de natalidade e que a melhor posição para incrementar a fertilidade é a de ´cachorrinho´.

Com mais óbitos do que que nascimentos, a Ucrânia vive uma fase de demografia em baixa: tinha 48,5 milhões de habitantes em 2001. O último censo, em 2013, contou 44,5 milhões de ucranianos. Um decréscimo populacional de 9,1%.

 

Jô Soares se desentende com jornalistas durante debate sobre política

Reprodução Tv Globo Rio

As jornalistas Lilian Witte Fibe, Lúcia Hippolito e Ana Maria Tahan foram as convidadas do quadro "As Meninas do Jô" de quarta-feira (9), e discordaram de Jô Soares durante o seu programa. As divergências começaram quando o apresentador resolveu dar sua opinião sobre o aumento da carga tributária no Brasil.

"Eu vou atacar de advogado do diabo agora. Eu acho que para a situação em que o Brasil está, do ponto de visto do desenvolvimento, a carga de impostos é pequena se analisarmos o quanto o país ainda precisa desenvolver", disse o apresentador, que pediu com bom humor para que as jornalistas não batessem nele por causa dessa declaração.

Sem concordar com a opinião de Jô, a jornalista Lilian Witte Fibe foi a primeira a rebater o apresentador. "De jeito nenhum, Jô. Tem muita roubalheira neste país. O pessoal 'passa a mão'", disse.

"Concordo com você. Mas em uma ponta tem a roubalheira e a má administração, e do outro lado tem os ricos que pagam menos impostos do que deveriam", respondeu o apresentador.

"O problema não mora aí, Jô. O problema é usar de maneira errada o dinheiro que se arrecada. A nossa carga tributária é parecida com a da Suécia, mas a diferença é que os nossos serviços públicos são péssimos", enfatizou Lilian.

"Perto dos péssimos serviços que nós tempos, nós pagamos uma altíssima carga tributária. O sueco paga alto imposto mas tem de volta o seu dinheiro em serviço", concordou Lúcia Hippolito.

Após ouvir as respostas das jornalistas, Jô tentou explicar sua opinião novamente: "Gente, eu não estou falando que a chamada classe média tem que ter um aumento na carga tributária", disse.

Quieta no debate até então, Ana Maria Tahan discordou da opinião do apresentador. "Essa solução de criar impostos e aumentar impostos é uma solução fácil. O Governo tem que fazer a parte dele. Pelo amor de Deus, eles precisam ter uma gestão mais eficiente, acabar com esse monte de ministérios" - disse. (Com informações do Portal Uol).

 

do Comunique-se

Carro da Record é atingido por tiro durante ação policial

Imagem: Reprodução/G1 RJ

Três funcionários da Record passaram por momentos de medo nessa quinta-feira, 10. O carro de reportagem onde os funcionários estavam foi atingido no vidro dianteiro por tiros durante operação policial no Morro do Juramento, na zona norte do Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido.

O G1 reporta que, de acordo com o delegado da 27ª Delegacia de Polícia da capital fluminense, Felipe Curi, o automóvel da emissora entrou na comunidade sem autorização da Polícia Militar atrás de um blindado da corporação. Após o ocorrido, os comunicadores do canal foram ouvidos, e o carro passou por perícia. A Polícia Civil divulgou em nota que vai instaurar inquérito para apurar o ocorrido.

Na ocasião, a Polícia Militar realizava no local ação contra o tráfico. O repórter Ernani Alves era um dos ocupantes do carro. Ele deixou a redação justamente para acompanhar o trabalho feito pela PM no Morro do Juramento.

Para a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a violência contra profissionais de imprensa no exercício de sua atividade não pode ser tolerada. "A intimidação a jornalistas é uma afronta ao direito fundamental de acesso a informações e prejudicial a toda a sociedade. A Abraji solicita às autoridades de segurança pública agilidade na apuração do atentado".

National Geographic vende suas operações para a Fox

A Fox é a nova dona da marca e dos negócios operacionais da National Geographic. A mudança foi confirmada na quarta-feira, 9, segundo informações da France Presse. O acordo foi concluído após Rupert Murdoch, dono do conglomerado do qual a Fox faz parte, pagar US$ 725 milhões pela participação de 73% na nova entidade, que se chamará Partners National Geographic.

De acordo com o comunicado, os 27% de participação serão de uma organização sem fins lucrativos com sede em Washington. A nova estrutura estenderá uma associação de 18 anos com a empresa para operar os canais National Geographic e incluirá todos os produtos digitais, sobre viagens, livros, mapas e licenças operacionais do grupo.

O diretor-executivo da National Geographic Partners será Declan Moore. Ele explicou que a associação vai operar "com estrutura de governo compartilhado e a igualdade de representação no conselho de administração". O presidente da junta vai se alternar anualmente, com o atual titular da Sociedade Gary Knell atuando em primeiro lugar.

O Globo dispensa cinco colunistas e anuncia retorno de Artur Xexéo

Escrito por Nathália Carvalho

Mario Sergio Conti, José Castello, Joaquim Ferreira dos Santos, Adriana Calcanhotto e Tony Bellotto não escrevem mais para O Globo. Os cinco colunistas do impresso carioca foram dispensados nesta semana. O próprio jornal falou sobre o assunto e anunciou, também, que os colaboradores Carlito Azevedo e Gonçalo Tavares foram dispensados. A boa notícia é que Artur Xexéo, dispensado no passaralho de janeiro, retorna ao veículo.

No texto que aborda as mudanças, O Globo aproveitou para explicar os rumos do 'Segundo Caderno', que vai receber, agora, o conteúdo do 'Prosa', que virou um suplemento distribuído aos sábado. A 'Revista da TV', de domingo, também foi incorporada. Portanto, a reformulação encerrou dois cadernos, que se transformaram em suplementos semanais.

"As mudanças já estavam sendo consideradas há algum tempo. Foram agora aceleradas em razão da crise econômica que alcança o mercado de publicidade no Brasil e causa reflexos nos jornais", explicou o diretor de redação de O Globo, Ascânio Seleme, ao comentar pela primeira vez sobre a situação do jornal. No começo do mês, ao menos 30 jornalistas foram demitidos. Na ocasião, fontes revelaram à reportagem do Portal Comunique-se a reorganização feita nas diretorias e detalhes sobre o enxugamento nas equipes.

Entenda as mudanças
O histórico é o seguinte: em 8 de janeiro deste ano, 160 profissionais de O Globo foram dispensados, sendo 30 colaboradores da redação - entre repórteres e diagramadores. Foi nesse momento que Xexéo, jornalista premiado e integrante da galeria 'Mestres do Jornalismo', do Prêmio Comunique-se, foi demitido. Em sua última coluna, ele divulgou texto de despedida. “Se o assunto não for minha aposentadoria, o leitor sempre pode imaginar que fui demitido. Que demoraram 22 anos, mas, enfim, descobriram que sou uma farsa”, escreveu na época.

Nove meses depois, outra reformulação foi responsável por momentos de tensão no impresso. A Infoglobo colocou fim em 20% dos postos de trabalho mantidos pela empresa de comunicação. Em O Globo, 30 jornalistas foram dispensados. Inserido no corte, o editor executivo Pedro Doria usou a página que mantém no Facebook para explicar que deixava o cargo de chefia, onde atuava no dia a dia do veículo carioca, para seguir apenas como colunista de tecnologia da casa, atividade pela qual é um dos finalistas do Prêmio Comunique-se 2015. A responsável pelo 'Prosa & Verso', a jornalista Manya Millen, também figurou na lista de cortes.

Somando os outros dois impressos da empresa, Extra e Expresso, mais profissionais da redação foram demitidos. Em relação ao Extra, o corte aconteceu na semana posterior em que o diretor de redação, Octavio Guedes, deixou o posto de apresentador do ‘CBN Rio’ para se dedicar integralmente ao jornal. Na ocasião, o executivo afirmou que havia muitos “projetos em curso” à frente do diário vendido nas bancas do Rio de Janeiro por R$ 1,25.

Sobre a situação, a assessoria de comunicação da Infoglobo disse no dia das demissões que a empresa tomou a iniciativa de realizar um processo de reorganização da estrutura com objetivo de se adequar ao atual momento e às perspectivas futuras.

 

Projeto homenageia Cássia Eller com nome de rua

Foto: Divulgação / CMPA

Cássia morreu aos 39 anos

Plenário
Projeto homenageia Cássia Eller com nome de rua
Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei do vereador Mendes Ribeiro (PMDB) que denomina Rua Cássia Eller o logradouro público cadastrado conhecido como Beco Dois – João Macedo de Freitas –, Bairro Ponta Grossa. "O projeto pretende contribuir para o desenvolvimento da cidadania dos moradores do logradouro conhecido como Beco Dois, regularizando a sua situação", explica o vereador.

A cantora Cássia Eller nasceu em dezembro de 1962, no Rio, e morreu em dezembro de 2001, aos 39 anos, vitimada por um infarto. Caracterizada pela voz grave e pelo ecletismo musical, interpretou canções de grandes compositores do rock brasileiro, como Cazuza e Renato Russo, rocks clássicos de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Rita Lee, Beatles, John Lennon e Nirvana, além de artistas da MPB como Caetano Veloso e Chico Buarque.

A carreira da cantora decolou em 1989, quando um tio dela gravou uma fita demo com a canção Por enquanto, de Renato Russo, e levou o material à PolyGram, o que resultou na contratação de Cássia pela gravadora. A artista teve uma trajetória musical importante, embora curta, com dez álbuns próprios gravados no decorrer de 12 anos de carreira.

 

do Carta 15

Associação de Prefeitos e Vices

Desde que assumiu a Associação de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PMDB-RS, Darci Lauermann, prefeito de São Sebastião do Caí, tem promovido encontros da entidade com representantes do Governo do Estado para fortalecer o diálogo e a unidade do discurso. Seguindo esta ideia, os secretários Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, e da Saúde, João Gabbardo, estiveram nesta quinta-feira, 10 de setembro, na sede estadual do partido, falando aos chefes do Executivo sobre as ações e projetos de suas respectivas pastas.

Mulher em Ação

O programa Mulher em Ação, elaborado pelo PMDB Mulher Nacional, foi criado com objetivo de unificar as ações do núcleo e fortalecer a luta pelo empoderamento da mulher e a sua participação nas instâncias de poder. Lançado em âmbito nacional em São Paulo, em julho, com a presença do vice-presidente da República Michel Temer, o programa será implantado no Rio Grande do Sul neste sábado, 12 de setembro, a partir das 9h, pela presidente nacional do PMDB Mulher, Fátima Pelaes. O lançamento ocorrerá no Salão Nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, dentro da programação do II Encontro de Formação Política do PMDB Mulher RS.

#JuventudeNaEstrada

O #JuventudeNaEstrada chega a sua quinta edição comemorando a participação e aprovação de centenas de jovens gaúchos que participaram dos debates. No sábado, 12 de setembro, ocorre o quinto debate, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo – que terá como temática a juventude no movimento estudantil. O encontro reunirá as juventudes das regiões das Missões, Planalto Médio, Grande Santa Rosa e Celeiro.

Punição a dirigentes esportivos corruptos

O projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) que pune dirigentes esportivos corruptos foi aprovado nesta quarta-feira, 09 de setembro, pela comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Tramitando desde 2011, a medida agora precisa ser aprovada pelo plenário antes de seguir para o Senado.A proposta prevê pena de um a quatro anos de reclusão, além de multa, para o dirigente - de clubes, associações ou federações - envolvido em gestão fraudulenta ou enriquecimento ilícito. Segundo o autor, a tipificação é necessária tendo em vista que há uma brecha para esse tipo de crime na Lei Pelé, de 1998.

Gestão Plena Ambiental

Na última terça-feira, 08 de setembro, o deputado estadual Tiago Simon (PMDB) participou, ao lado do governador José Ivo Sartori, da assinatura do termo de delegação de competências da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimentos Sustentável (SEMA) com a Prefeitura de Caxias do Sul. A partir de agora, Caxias tem gestão ambiental plena.

Bancada na Assembleia Legislativa

As propostas de ajuste fiscal apresentadas em quatro etapas pelo governador José Ivo Sartori para combater a crise financeira, que deixou o Estado sem condições de sequer honrar os salários dos servidores públicos, têm respaldo na Assembleia Legislativa, na bancada do PMDB. Preocupados em dar suporte aos projetos encaminhados pelo executivo, os deputados receberam o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, em reunião-almoço nesta terça-feira, 8. Branco explanou sobre alternativas da pasta para auxiliar no processo de reestruturação das contas gaúchas.

Movimento Comunitário

O Movimento Comunitário do PMDB-RS adiou a realização do Encontro Regional da Região Metropolitana do núcleo - que dá continuidade ao projeto Caravana da Cidadania e Participação, elaborado junto a FUG-RS. O evento será no dia 26 de setembro,na sede estadual do PMDB, em Porto Alegre.

 

Frente Brasil Popular é lançada com amplitude e unidade

Foto: equipe Sofia Cavedon

A vereadora Sofia Cavedon (PT), participou em BH da Conferência Nacional Popular em defesa da democracia e por uma nova política econômica. Avançar o poder popular para superar o ajuste, a corrupção e as tentativas de golpe!

Por Nalu Faria

Com mais de 2 mil participantes de 21 estados e do DF ocorreu em Belo Horizonte, no dia 5 de setembro, a “Conferência Nacional Popular em defesa da democracia e por uma nova política econômica”. Foi um vigoroso encontro que decidiu lançar a Frente Brasil Popular, da qual participam dezenas de movimentos populares, de mulheres, negros (as), estudantes, camponeses, centrais sindicais, intelectuais e partidos políticos.

A presença na Conferência expressou boa parte da pluralidade dos movimentos sociais brasileiros e contou com lideranças partidárias e intelectuais, como Tarso Genro, Roberto Amaral, Samuel Pinheiro Guimarães e diversos parlamentares como os senadores Lindbergh Farias, Roberto Requião, e as deputadas Jandira Feghali e Luizianne Lins.

Sua criação representou um avanço importante no processo de articulação e mobilização que envolve esse conjunto de setores frente a ofensiva da direita e a tentativa de golpes e retrocessos no processo político brasileiro. Essas mobilizações têm se pautado pela necessidade de construção de unidade da esquerda diante do acirramento da luta de classes. A situação atual exige uma mudança da correlação de forças para garantir o aprofundamento das mudanças no país rumo em favor da maioria da classe trabalhadora e dos setores oprimidos.

O ato político final expressou um processo de maturidade política dos movimentos ao conseguir construir uma resposta que ao mesmo tempo enfrenta a direita conservadora e se posiciona criticamente frente as limitações atuais do governo federal. De forma muito lúcida, compreende que a solução dos atuais impasses passa pelo fortalecimento do projeto que esse governo representa e que é necessário efetivar o programa com o qual foi eleito.

O manifesto de lançamento da Frente Brasil Popular aborda essas questões em torno a 4 eixos: a defesa dos direitos dos e das trabalhadoras e dos direitos sociais, defesa da democracia e por outra política econômica, soberania nacional e processos de integração latino-americana e reformas estruturais e populares. Tem como ponto de partida a defesa intransigente da democracia e aponta reformas estruturais necessárias para alterar esse quadro de crise institucional, com a defesa da reforma política e outras mudanças, inclusive como forma de atacar as raízes da corrupção. Defende a urgência de alterar a atual política econômica, interromper a recessão e optar por uma política que promova crescimento, distribuição de renda e ampliação de políticas sociais.

Reforçar a mobilização e ampliação da Frente

Um dos objetivos é ampliar a presença tanto dos movimentos como de coletivos, intelectuais e ativistas em geral. Outro é o de organizar e ampliar o calendário de lutas, retomando as ruas como espaço da disputa política popular. Importante também registrar que a Frente tem por definição deliberar por consensos.

A participação no lançamento superou as expectativas dos organizadores. E em vários estados já há articulações que farão parte da frente, permitindo prever que esse é um processo que rapidamente estará enraizado nacionalmente. Com isso espera-se ampliar a capacidade de mobilizações e ações simultâneas para o dia nacional de luta e a primeira reunião nacional, que está prevista para 26 de setembro. Para ela serão convocados dois representantes por organização, inclusive com a orientação que garanta a paridade entre homens e mulheres nessa participação e representação étnico-racial.

O dia 3 outubro foi escolhido como o dia nacional de mobilização com atos em todas as capitais do país, e terá como eixo central a defesa da soberania nacional, que tem como símbolo a Petrobrás, patrimônio do povo brasileiro, que a direita busca privatizar. Nesse dia vamos ocupar novamente as ruas por mais direitos, mais democracia, em defesa da Petrobrás e por uma nova política econômica.

 

Projeto da senadora é citado em relatório de ministro do STF

Marco Aurélio Mello elogiou o PLS 25/2014, que proíbe o contingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário Nacional

Projeto da senadora é citado em relatório de ministro do STF

Projeto apresentado pela senadora Ana Amélia (PP-RS) para proibir o contingenciamento de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) foi citado em relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, nesta quarta-feira (9).

A citação do PLS 25/2014 ocorreu em análise de medida cautelar na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 347 Distrito Federal, envolvendo a superlotação e as condições degradantes do sistema prisional.

A senadora disse ter ficado honrada com o destaque à iniciativa legislativa. O ministro da Suprema Corte destaca a matéria como "um dos raros exemplos de preocupação de um agente político com o ocaso do sistema penitenciário brasileiro" (leia abaixo).

O projeto foi apresentado pois o Funpen frequentemente é alvo de contingenciamento no orçamento federal, o que prejudica os repasses de verbas para que os estados possam construir ou reformar estabelecimentos penais.

Ao apresentar a matéria, no ano passado, Ana Amélia observou que nos 13 anos anteriores, dos R$ 4,5 bilhões autorizados no Orçamento da União para o Funpen, apenas R$ 1,9 bilhão foi desembolsado.

— É inaceitável que os recursos de um fundo tão lucrativo quanto o do Funpen, com mais da metade das receitas — 63,68% — formadas por loterias, sorteios de números e apostas, não sejam disponibilizados para áreas prioritárias como a segurança pública — lamentou a senadora.

O Brasil tem a quarta maior população carcerária do mundo, segundo dados divulgados em junho pelo Ministério da Justiça referentes ao primeiro semestre de 2014. Em números absolutos, o Brasil alcançou a marca de 607.700. De acordo com o relatório, entre 2004 e 2014, a população carcerária brasileira aumentou 80% em números absolutos.

Foto: Arquivo/junho 2015

Ministro Marco Aurélio Mello e senadora Ana Amélia

de Serafina

A GEADA DE SAB DE MANHA FERROU COM TUDO O QUE TINHA BROTADO ANTES. FRIO FORA DE EPOCA É ISTO. NO PARANÁ TINHAM MUITO MEDO POR CAUSA DOS CAFEZAIS. GERALMENTE COBRIAM AS PLANTAÇÕES.


11 de setembro
de 2015

BEIRA RIO

OS GURIS PEGARAM FRIO E OS VEIOS TB NO BEIRA RIO DE QUARTA PASSADA. NÃOT EM CABINES NEM NADA.

MUITO DIFERENTE DO ARENA, ONDE A GENTE ENTRA PRUMA CABINE E FICA NO AR CONDICIONADO. INSTALAÇÕES PRECARIAS PRA IMPRENSA NA CASA DO INTER. A NÃO SER PROS GRANDES ONDE TEM CABINES EXCLUSIVAS TIPO GLOBO, RBS E OUTROS.

MAS AÍ É OUTRO DEPTO.

 

BEIRA RIO I

UMA COISA QUE NÃO ENTENDI. NA SAIDA DO JOGO FUI PRA J DE ALENCAR PEGAR O T-5. MAS ELE NÃO SAIA NUNCA . AI PERGUNTEI. NÃOT EM OUTRO.

- PODE SPEGAR OUTRO NA OUTRA PARADA ADIANTE. ESTE É DO FUTEBOL. SO SAI QUDO TIVER LOTADO.

MAS QUE BURRICE DA CARRIS. PQ NÃO DEIXAM OS ONIBUS CIRCULAREM NORMALMENTE.

NO ARENA DO GREMIO AINDA SE JUSTIFICA QUE FIQUEM ESPERNDO PQ SÃO ONIBUS EXPRESSOS. MAS NA J DE ALENCAR FICAR ESPERANDO PRA ENCHER E SÓ SAIR DEPOIS. FAZEM ISTO COM O T 5 COM O T2. NÃO ENTENDI FIQUEI DEVENDO ESTA.(oc)

 

Livro

TERMINEI DE LER. UM GRANDE LIVRO....RECOMENDO. MUITOS NOMES COMO RENAN CALHEIROS E OUTROS ESTÃO NESTE LIVRINHO/LIVRÃO....MUITO BEM ESCRITO POR 3 JORNALISTAS.

 

ZAMBIAZI

completou dia 9.9 66 anos. ele veio do periodo sabatico que tirou em floripa pra comemorar com as filhas.

* nos próximos dias deverá negociar sua ida pra alguma rádio.

A CAIÇARA - ONDE A MUSICA NÃO PARA - NÃO É CARTA FORA DO BARALHO

 

postal x adão

NA GUAIBA HJ POSTAL E VILLAVERDE DEBATERAM HORAS. TAVA TÃO BOM QUE RETARDEI MINHA SAIDA DE TARDE.

O POSTAL DEU NOS RINS DO ADÃO.

- ONDE ESTÃO OS LIBERAIS QUENÃO PROTESTAM CONTRA AUMENTO DE IMPOSTOS, perguntou adão.

- FUMANDO CHARUTO COM O LULA EM SÃO BERNARDO RESPONDEU NA LATA O GRINGO DE GUAPORÉ.

TOING....

ADÃO ACUSOU O GOLPE.

- PO VAMOS FICAR NO NIVEL DE DISCUSSÃO DA POLITICA.

MAS O DEBATE TAVA MUITO BOM MESMO. QUEM PERDEU PERDEU UM DOS MELHORES DEBATES DE POLITICA QUE VI NOS ULTIMOS ANOS.

POSTAL E ADÃO VILLAVERDE DEBATERAM HJ NO ESFERA PÚBLICA. DUAS ' ....COBRAS CRIADAS DA POLITICAS GAÚCHAS.

* ESCORREGAM QUE SÓ ELES.....

 

SEO LEAL

INFELIZMENTE SEO LEAL PAROU DE COLABORAR COMIGO. ACHO QUE ELE NÃO GOSTOU QUE EU DISSE QUE AQUI EU APENAS NÃO FAÇO O BLOG.

* LEITORES SÃO ASSIM;andam atrás de afeto.

* não é o que tenho pra dar.

* uma vez um assessor foi trabalhara com o PEDRO SIMON qdo governador. um amigo do cara o advertiu:

- olha, tu não queres afeto do simon????

* seo leal pode continuar colaborando se quiser. senão outros me lerão.

* uma vez o AFFONSO RITTER me reclamou que os ouvintes são chatos. nem por isto eu deixei de ouvi-lo. só por um tempo??depois voltei.

(oc)

 

Lancheria do Parque

agradeço a gentileza do mazzarino pela materia do garção ILDO

 

de Caxias

tempo de hoje

por nadilce zanatta ponsoni

Um temporal.
Depois um por do sol com chuva e o canto do sabiá. Pena que fotos ainda não possuem áudio....

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 12/09/2015) as 10h15min no Espaço Multiuso Santander assistiremos ao filme "Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão" (Moi, Pierre Rivière ayant égorgé ma mère, ma soeur et mon frère-1976). Em 1835, o jovem Pierre Rivière mata sua mãe grávida, a irmã e o irmão a golpes de foice. Ele foge e permanece durante semanas em uma floresta, até ser preso. Chegando à cadeia, este garoto descrito por muitos como um retardado mental começa a escrever suas memórias, descrevendo com calma e lirismo as razões que motivaram seu gesto. De acordo com Pierre, sua intenção principal era livrar o pai da triste vida que ele tinha junto à esposa. A partir deste momento, juristas e psiquiatras iniciam um longo debate para decidir como lidar com Pierre Rivière. Esta ficção é inspirada de uma história real passada na Normandia, na França. Os fatos foram descritos e analisados pelo filósofo Michel Foucault no livro de mesmo nome. O diretor René Allio escolheu um elenco quase inteiramente formado por moradores de cidades próximas ao local do crime, que nunca tinham atuado antes. Em 2007, o assistente de direção de Eu, Pierre Rivière..., Nicolas Philibert, decidiu voltar ao local do crime e entrevistar os atores que participaram do filme, cerca de três décadas atrás. Essas conversas deram origem ao documentário Retour en Normandie.

No próximo Domingo (dia 13/09/2015) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "18 comidas" (2010). Uma mulher casada ainda sonha com este músico, que se apresenta nas ruas, e que deixou passar há muito tempo a chance de ser feliz. Dois amigos decidem se embriagar pelo resto do dia. Um homem não sabe que seu irmão está apaixonado por outro homem. Uma mulher não está satisfeita com o que ganha. Duas irmãs brigam porque uma delas queria ser cantora. Dois velhos comem em silêncio. Deixe os personagens em repouso durante um dia inteiro. Coloque uma pitada de drama, e outra de comédia. Cozinhe em fogo baixo estes pedaços de vida tão semelhantes à nossa.

 

Cinema

A IMIGRAÇÃO NA FRANÇA

por Eron Duarte Fagundes

A imigração é talvez o problema central da França. Como se trata de um país que atrai muito os estrangeiros, a nação incha de pessoas. Cresce então o contingente de desempregados e marginalizados, num conceito, é claro, um tanto diferente daquele do Terceiro Mundo de onde vários destes imigrantes vieram.

Samba (Samba; 2014), de Eric Toledano e Olivier Nakache, é mais um olhar cinematográfico francês sobre o tema. O título aponta para um fascínio francês sobre o Brasil: samba é um de nossos ritmos musicais característicos. Surge na faixa sonora algumas canções brasileiras, numa delas a voz de Gilberto Gil sublinha a ternura da imagem. Mas na verdade o título se refere ao protagonista, um imigrante senegalês que se chama Samba. O desajeitado ingênuo da criatura, suas peripécias até chegar ao envolvimento com a assistente social de imigrantes vivida por Charlotte Gainsbourg são acompanhados pelos realizadores com alguma sensibilidade francesa e outro tanto de benevolência; é uma narrativa fácil de ver, até gostosa se diria, mas, como o sucesso anterior dos mesmos diretores e interpretado também por Omar Sy, Os intocáveis (2011), não chega a acrescentar muita coisa ao corolário de clichês de que se vale com elegância.

 

Artigo

Porto Alegre foi privatizada pelo crime

Por Adeli Sell, acadêmico de direito, consultor e vereador de Porto Alegre por 16 anos

O crime compensa. Saiu do campo penal para frequentar a seara da economia. Esta é uma das razões pelo crime e a insegurança terem tomado conta de Porto Alegre, espaço privilegiado para negócios ilícitos.

Ilegalidades, essas, que privatizaram a cidade devido à ausência do Estado. Faltam ações de seus agentes de fiscalização, faltam policiais nas ruas, faltam apreensões da Receita Federal. Auxilia, também, a inércia do Ministério Público, que se esconde atrás da "política” do faz de conta.

A cidadania não morreu, mas ela sofreu duros golpes nos últimos tempos. Perdemos a fé nos valores, estamos acuados, reféns da insegurança latente, vivendo o que mais parece “o fim dos tempos”. Tudo precisa ser feito para impedir a sociedade do vale-tudo. O Estado não pode mais ser compatível com a transigência de valores e princípios. Estamos nos encaminhando para uma sociedade suicida. A criminalidade, os ilícitos e violência como um todo têm na sociedade fragilizada seu ambiente natural.

Porém, aqui sempre teve, tem e terá gente com vergonha na cara. Não podemos aceitar o título de campeões de roubos e furtos de carros. Não podemos tolerar ser campeões de muquifos sem alvará, enquanto o bom comerciante pena para tirar o seu Habite-se, sua licença de funcionamento, seu PPCI. Neste último, a culpa maior é dos deputados, que impulsionados pelo populismo, criam leis que mudam a cada trimestre.

Aqui, por uma natureza cultural difícil de explicar, se condena o certo e se premia o errado. Em todas as áreas. Sem exceção. Precisamos de ações contra as ousadias de ladrões do Centro, que roubam o idoso saindo da Previdência, ou o jovem que circula com seu celular comprado com o salário suado de um familiar. Roubam seu amigo, sua amiga, seu vizinho, sua faxineira. Roubam tudo de tudo e a todos e todas. Sem exceção.

Quem deveria ser o primeiro a combater o ilícito, acha que pirataria "é crime de menor impacto ofensivo". Mas criminaliza o "crime de bagatela" da mulher que furtou a bolachinha recheada em loja de "grife" do Centro. Sim, o caso foi parar em Brasília, segundo me disse um professor de Direito.

Mal sabem alguns doutos que o cigarro paraguaio da Borges pode estar manchado de sangue de um agente que foi morto em Foz ou no caminho a Porto Alegre. Sem falar no trabalho infantil e escravo em todos os produtos piratas que vemos por aí.

Como não se rebelar ao ver, ao longo da Voluntários, celulares furtados, vendidos por receptadores? Quem destes meliantes que estão ali, à luz do dia, zombando do policial, com salário parcelado, tem nota a apresentar. E ousam apontar o dedo aos comerciantes, aos trabalhadores das lojas, caso venham a denunciar roubo e receptação.

Aviso que já montei um planejamento com meus parceiros de luta incessante contra a insegurança, o roubo, a receptação, a pirataria, o contrabando, com forte retomada de ações no Centro, mas que já tem ações também nos Bairros, porque meu interesse é pela nossa Capital como um todo, seja meu bairro, nosso bairro, nossa comunidade.

Nunca me afastei da cena social desta cidade. Não será agora em momentos de crise que iria me furtar de servir Porto Alegre. Não apenas denuncio, cobro, a partir de planos, de acordos, de reuniões, pois aposto sempre no poder da cidadania de nosso povo. Que nossas façanhas sirvam para alguma coisa. Pois as do passado, nem sei se foram façanhas, mas estas eu tenho certeza que são diante de tanta omissão, medo e covardia.

 

Dengue: novos casos motivam aplicação de inseticida nesta sexta

A confirmação de três casos importados de dengue em Porto Alegre desencadeia duas operações de bloqueio de transmissão viral (aplicação de inseticida) em bairros da Capital nesta sexta-feira, 11. Pela manhã, a ação será no bairro Farrapos, a partir das 9h30. À tarde, no Jardim Itú Sabará, a partir das 14h30. Em caso de chuva, as ações serão canceladas. O caso do bairro Farrapos é de uma moradora do Rio de Janeiro que passou o período de viremia (de circulação do vírus da doença na corrente sanguínea do paciente) na Capital. O foco da operação será o quadrilátero compreendido pelas ruas Padre Leopoldo Brentano, Quinhentos e Quatro, Luiz Carlos Pinheiro Cabral e José La Porta, em um raio de 150 metros a partir da residência onde a paciente ficou hospedada.

 

de Santa Catarina

GRUPIA inicia construção do plano de ações de enfrentamento às drogas

Foto: Juliane Ferreira/Diplomata FM

Esforços serão concentrados na prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários e combate ao tráfico

Brusque – Reunindo 26 representantes da Sociedade Civil, das Igrejas, do Poder Público e da imprensa, assembleia do Grupo de Proteção da Infância e Adolesc ência (GRUPIA), das 09h às 11h19min de quinta-feira (10/9), no salão de reuniões da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), deu início a construção do Plano Municipal de Enfrentamento às Drogas, como deliberado na Audiência Pública realizada na Câmara Municipal em 13 de agosto passado. Os esforços serão concentrados na prevenção, tratamento e reinserção social dos usuários e combate ao tráfico

O objetivo central do GRUPIA é dinamizar a rede constituída pelo poder público e organismos da sociedade, com a revitalização do Comad de Brusque, buscando maior integração das ações de prevenção, tratamento e reinserção social; diagnóstico da situação sobre o consumo das drogas e suas consequências; campanha permanente de mobilização, informação e orientação; e formação de recursos humanos e desenvolvimento de metodologias.

Ao iniciar os trabalhos, o conselheiro tutelar Paulo Vendelino Kons enfatizou que buscamos maior “articulação e visão harmônica da questão das drogas, inclusive buscando dados que dimensionem o problema, pois queremos formar redes eficientes e integradas, essenciais tanto à prevenção e repressão quanto ao tratamento e reinserção social”. A Promotora de Justiça Susana Perin Carnaúba enalteceu a busca de um “fluxo unificado de atendimento para usuários e dependentes químicos em todas as políticas públicas e serviços ofertados pela comunidade”. Diretor da ACIBr, Marlon Sávio Sassi, e a advogada Sheila Cristina Carvalho Fonseca, que representa a subseção de Brusque da Orde m dos Advogados do Brasil no GRUPIA, destacaram a importância dos registros dos atendimentos, desde a acolhida, num mesmo sistema.

Representantes da Secretaria Municipal da Saúde, a enfermeira Michele Manzon Coelho Goedert - Diretora dos Serviços Especializados, e o psicólogo Jorge Odélio Schneider - Coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSad) detalharam a atuação da Saúde. Informaram que a “proposta de ação do CAPSad é a reinserção social e para que isso aconteça a equipe multidisciplinar trabalha tendo em vista a criação de estratégias para cada indivíduo.” Explicaram que o “CAPSad atua no nível secundário de atendimento, destinando-se a atender casos graves de dependência química”. Segundo os representes da Saúde, “o perfi l do usuário de CAPSad é aquela pessoa que devido ao vício perdeu sua autonomia, desestruturou as atividades da vida, rompeu vínculos importantes, como familiares, trabalho, relacionamentos e não raro encontra-se envolvido com a prática de delitos”. Além de apresentarem o planejamento das ações, inclusive para o próximo ano, também detalharam os procedimentos da Saúde para os casos em que há necessidade de internação.

Já as representantes da Gerência de Educação do governo estadual, integradora Teresa Clara Riffel, e da Secretaria de Educação do município, educadora Cilene Angelina Fantini Dada, apresentaram parcialmente a atuação das redes de Educação no tocante à prevenção, ao tratamento e a reinserção social.

Ao abordar o trabalho desenvolvido pela Segurança Pública, o tenente coronel Moacir Gomes Ribeiro relatou que “anos atrás os maiores problemas que a Polícia Militar enfrentava eram com a ocorrência de acidentes de trânsito”, mas que com o passar do tempo, o problema ficou maior e mais grave, “com o uso de substâncias entorpecentes”. Comandante do 18º. Batalhão de Polícia Militar, o oficial Gomes lamentou a falta de estrutura na realização de trabalhos ao combate ao tráfico de drogas. A reincidência das apreensões é uma constante”, declarou. Destacou o Programa Transitolândia, ministrado pela Polícia Militar, de senvolvendo o espírito da cidadania e do Programa PROERD, “desenvolvendo uma cultura de prevenção às drogas”, finalizou o comandante Gomes.

Presidente da Fazenda Canaã, pastor Ademir Luiz Fischer apresentou os trabalhos desenvolvidos pela comunidade terapêutica e citou iniciativas locais e regionais exitosas na prevenção às drogas. Também enfatizou a importância da “Casa de Apoio”, para uma adequada transição para os que concluem o período de internação.

Misericórdia

Capelão do Hospital Arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Azambuja, Padre Alvino Introvini Milani, na abertura dos trabalhos do GRUPIA, fez uma reflexão fundamentada no Evangelho proclamado nas missas desta quinta-feira ((Lc 6, 27-38). Destacou que a “regra de ouro da vida do cristão é resumida por Jesus na frase: 'O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles'. Todas as pessoas desejam ser amadas, compreendidas e servidas, por isso, todos devem amar, compreender e servir”. Padre Milani incentivou a todos a “viver a gratuidade, ser diferentes dos que vivem fazendo just iça: devemos ser misericordiosos”, declarou. Em sua reflexão, o sacerdote declarou que o “critério do nosso agir em relação aos outros não pode ser o agir dos outros, mas sim o próprio Deus, que não nos trata segundo nossas faltas, mas ama a todas as pessoas, indistintamente, com amor eterno e as cumula com a abundância dos seus bens”. E “se vivermos segundo esse critério, seremos filhos do Altíssimo e será grande a nossa recompensa nos céus”, finalizou Padre Milani.

A próxima assembleia do GRUPIA será realizada às 9h do dia 8 de outubro, na ACIBr.

Contato: Grupo de Proteção da Infância e Adolescência – GRUPIA
47 9997 9581 - grupiabrusque@gmail.com

 

de Serafina

Abertas as inscrições para o Citadino de Futsal

Estão abertas as inscrições para o Citadino de Futsal 2015 Séries A e B, e FEMININO, as fichas podem ser retiradas na Secretaria Municipal Turismo, Juventude, Esporte e Lazer na Rua Ipiranga, em frente a CORSAN até o dia 30 de Setembro. A reunião com os responsáveis e devolução das fichas devidamente preenchidas e com o valor da inscrição será no dia 06 de Outubro, Terça-feira, às 19h, com os representantes da série B e Feminino e, às 20h, com os representantes da série A, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer. Somente poderão participar do evento na condição de atleta as pessoas residentes e ou domiciliadas no município de Serafina Corrêa. Parágrafo Primeiro: Quanto à determinação de domicílio será aceito somente o Título de Eleitor. Parágrafo Segundo: Nos casos em que o atleta não possuir título de eleitor e residir a mais de 2 (dois) anos no município, será analisado o caso individualmente, com parecer sobre a aptidão ou não para participar da competição.

Início do Campeonato dia 08 de Outubro de 2015.

Valor da inscrição :
R$ 250,00 (Duzentos e Cinquenta Reais) por equipe da série A.
R$ 200,00 (Duzentos Reais) por equipe da série B.
R$ 150,00 (Cento e Cinquenta Reais) por equipe do Feminino.

Promoção: Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa
Realização: Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa em parceria com a
Câmara Municipal de Vereadores e Secretaria Municipal de Turismo,
Juventude, Esporte e Lazer
Apoio: Conselho Municipal de Esportes


10 de setembro
de 2015

A CARAS SOBE NA VIDA...

Em entrevista a revista IMPRENSA DE SP, de julho deste ano, o diretor EDGARDO MARTOLIO INFORMA QUE O GRUPO DA EDITORA CARAS, argentino, comprou 17 publicações,ou revistas da EDITORA ABRIL.aSSIM EM MENOS DE UM ANO, o grupo pulou de uma publicação- a CARAS - pra 18 publicações.

Comprou AVENTURAS NA HISTORIA,bons fluidos,manequim,maxima, minha casa,minha novela,recreio, sou + eu,Vida simples e viva mais. Em junho comprou PLACAR,Contigo! Você SA,vOCE RH,aNA mARIA, tITITI E ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO.
NA FOTO O DIRETOR EDGARDO MARTOLIO

fonte. Revista Imprensa, sp

 

Memória

20 anos sem rillo....na epoca de sua morte, a charge de sampaulo na ZH

 

JB MARÇAL NA RODOVIÁRIA....

foi na 3 que passou ele embarcou pra quarai, sua terra natal. desconfio que foi lançar seu livro lá.....volta no domingo.

 

SANTANA ESTA NA CTI DO MOINHOS

FOTO DE AVANI STEIN

 

PERDA DE PATROCINIO

me assopram que o OTTO BEDE naquele programa dele do sabado sobre agricultura teria perdido o patrocinio de uma entidade do GOV DO ESTADO PQ ALGUÉM DA RECORD TERIA FALADO MAL DESTA ENTIDADE.

não sei se é a emater, ou algo semelhante.

ainda tem este tipo de pressão. falou mal perdeu o PAITROCINIO.....

 

Dilma

O JC DE SEGUNDA QUE TAVA NO ALANCHES FOI TODO RASURADO. RAIVA DA DILMA....CRUIZ CREDO REKERN MANDA A DILMINHA SE BENZER NUM TERREIRO DA BAHIA.

 

HORA DO ALMOÇO NO ANTONIO LANCHES...

CARLA A GARÇONETE MAIS SIMPATICA DO BAR NA SUA HORA DE FOLGA.

 

FECHAMENTO DO BOX 21

o box 21 que fechou há um mesdeixa órfãos vários clentes:

- na segunda tinhamos uma mesa lá de uns 12 caras sempre, me disse o adv LULU CEASA(Luis Fernando Elhers)

e também havia segundo ele ' uma mesa de charuteiros que ficavam lá fora'.

O mais provável é que o box 21, que começou na antiga CEASA da Quintino, fundado por PAULO SERGIO LONTRA, não volte. os aluguéis estão muito caros.

* já o advogado ORALDO RODRIGUES IA LÁ NOS SABADOS COMER BOLINHOS DE BACALHAU.

ELE MORA NA CARLOS VON KOSERTIZ.

 

CESAR PUB

DIZEM QUE UM BOM LOCAL DE IR É NO CESAR PUB PERTO DO VASSOURAS NAS CERCANIAS DO WALTER...

SAB E 6 SÃO OS MELHORES DIAS . TEM COURVERT ARTISTICO PQ TOCAM PIANO...OU ORGÃO.

O CARA É UM GAMBÁ DA NOITE.

O LULU CEASA TEM IDO MUITO LÁ. ENTÃO SE O LULU VAI LÁ É PQ É BOM.

 

da Lancheria do Parque

ILDO VOLTA A LANCHEIRA DO PARQUE

HJ DE MANHA O GARÇÃO ILDO BERTÉ QUE SE APOSENTOU DIA 30.8 VOLTOU A LANCHERA DO PARQUE ONDE FOI VISITAR OS EX COLEGAS.

ILDO SERA MATERIA DO JORNAL FITNESS DE SETEMBRO.

ILDO BERTE EX GARÇÃO DA LANCHERIA DO PARQUE QUE JUNTOU MUITA GENTE NO DIA 30.8 NA SUA DESPEDIDA VOLTOU HJ DE MANHA PRA VISITAR OS COLEGAS.

E FOI RECEBIDO POR CLIENTES.
SO O IVO SE QUEIXOU DO BAIXO MOVIMENTO E SUA MULHER DISSE QUE A LUZ TÁ MUITO CARA.

 

Barzinhos

NO BOM FIM, QUASE OSWALDO, BELOS BARZINHOS E PEQUENOS COM PREÇOS ACESSIVEIS, MAS A FREGUESIA ANDA ESCASSA....TA TODO MUNDO RECLAMANDO DE POUCA GENTE NOS BARZINHOS

 

UMA PERIQUITA VINDA DO NADA.

uma amiga do blogueiro achou na portaria do prédio. comprou a gaiola - não é das loucas - e agora o pobre bicho

 

da Ufrgs

CONTINUA A GREVE DOS FUNCIONARIOS DA URGS.....

 

Em nova campanha, quem disse, berenice? reforça a liberdade na vida e na maquiagem

A marca "quem disse, berenice?", pertencente ao Grupo Boticário, acredita que toda mulher deve ser livre pra fazer suas escolhas e decidir o que é ou não pra ela: como usar ou não batom vermelho ou uma roupa curta. Para incentivar esse questionamento, a marca especialista em maquiagem lança uma campanha online, para encorajar as mulheres a riscarem definitivamente todos os “nãos” que não fazem sentido em suas vidas. Assista o vídeo:

A campanha vai mostrar que é possível se libertar do “não é pra mim” experimentando maquiagem e comportamentos diferentes. “A marca sempre falou de liberdade e ao mesmo tempo teve contato com muitas histórias de mulheres que deixavam de fazer coisas por acreditarem que algo ‘não era pra elas’. A campanha vem para encorajá-las a perceberem que tudo o que quiserem será para elas”, explica Gustavo Fruges, gerente de comunicação e branding de quem disse, berenice?.

No vídeo, o conceito é abordado em situações como “ser chefe não é pra mim”, “comprar camisinha não é pra mim” e “batom vermelho não é pra mim”. Essas regras são projetadas sobre as mulheres que, com uma postura segura, riscam o “não” se libertando das imposições sociais. “A campanha é divertida, leve e reproduz a força da marca na missão de mostrar para elas que não existe certo ou errado no mundo da maquiagem”, comenta Leo Avila, diretor de criação da Agência Santa Clara, responsável pela campanha.

Além de falar nas atitudes, a campanha incentiva a quebra das mais famosas regras de maquiagem, mostrando que batom vermelho, olhos esfumados e lápis coloridos são pra todas as mulheres que quiserem. E de todas as idades.

Foto: Divulgação

 

do mironneto.com

Secretaria da Cultura abre edital para receber 11 projetos

Já está publicado no site da Prefeitura de Gramado o primeiro edital de incentivo à elaboração de projetos culturais. Os interessados em receber aporte financeiro de até R$ 10 mil para criação de projetos têm um prazo de 45 dias para inscrevê-los junto ao setor de protocolos da Prefeitura, direcionado à Secretaria de Cultura. Depois disso, em um prazo de 30 dias, o Conselho Municipal de Cultura, de forma deliberativa, decide quais receberão apoio, através do Fundo Municipal de Cultura.
No total, estarão disponíveis R$ 110 mil, ou seja, serão 11 projetos selecionados.

Hotelaria teve ocupação próxima de 80% no feriadão

O SindTur, entidade que representa a hotelaria da Região das Hortênsias, estima que o feriadão do Dia da Independência tenha produzido uma ocupação de 80% em Gramado. Incluindo Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, a entidade calcula que entre 75% e 80% dos leitos foram ocupados. Segundo o presidente do SindTur, Fernando Boscardin, a taxa é semelhante a que foi registrada no ano passado. Para Boscardin, diante da crise econômica do país e da crise financeira do Estado, esse é um bom índice.

Meteorologia prevê temperatura negativa na sexta-feira

Teoricamente, está começando o período de baixa temporada em Gramado e Canela, que vai até o último dia de outubro, quando inicia a programação de Natal. Para o próximo final de semana, porém, a atração pode ser o frio intenso, com temperatura negativa na sexta-feira (11) e final de semana com sol e frio. De acordo com os meteorologistas, na quarta-feira (9), a instabilidade deverá atingir todo o Estado. A frente fria vai avançar para todas as regiões na quinta-feira (10), e na sexta-feira (11) poderá ocorrer formação de geada, com queda significativa nas temperaturas, especialmente na Serra. A massa de ar polar que estará sobre o Rio Grande do Sul deverá persistir durante o fim de semana.

Cinema

OS LIMITES DE CLASSE

por Eron Duarte Fagundes

Os problemas das fronteiras entre as classes sociais no Brasil são exacerbados paulatinamente em Que horas ela volta?, filme nacional dirigido pela paulista Anna Muylaert. O processo de concentrar num cenário mais ou menos fechado a convivência de criaturas de classes sociais diferentes não é novo no cinema brasileiro. Arnaldo Jabor retratou um apartamento em obras na zona sul carioca, em Tudo bem (1977), para expor os dilemas das relações de classe no país a partir da convivência de trabalhadores da construção e donos da casa em reformas. Vinicius Mainardi fez gente de rua aninhar-se numa mansão burguesa em 16060 (1995), provocando o histriônico paternalismo que rege estas ligações entre indivíduos tão distantes. Jabor confessou que seu filme nasceu de sua própria coabitação com operários que trabalhavam em reformas de seu apartamento pouco antes de rodar o filme. Vinicius não deve ter agido diferente em sua visão das classes baixas. Ao que parece, Anna também empresta suas experiências à sua ficção cinematográfica: como uma bem-estabelecida mulher paulistana convive com sua serviçal nordestina.

Que horas ela volta? apresenta um início tranquilo nas relações entre patrões e a empregada. Uns e outra estão sob o mesmo teto (o teto burguês, claro) há vários anos: oriunda do Nordeste, Val, a doméstica, se confunde facilmente com alguém da família burguesa, ajudou a criar o menino hoje adolescente (numa cena inicial ele é um pequeno que sai da piscina e a quem a babá acolhe), a diferença para com uma pessoa verdadeiramente da família é que Val cumpre ordens e é remunerada. Quando Jéssica, a filha adolescente de Val, vem do Nordeste para prestar vestibular em São Paulo, as exasperações de classe se instalam nas relações de todos. Desabusada como usa ser a juventude do século XXI, Jéssica não compreende os limites e as fronteiras dos espaços sociais, mesmo que eles, sutilmente, se esforcem por estar aí. O comportamento inocentemente provocativo de Jéssica põe em xeque, de maneira absoluta, as aparentemente boas relações de Val com seus patrões, uma estilista de modas que disfarça sua arrogância social em boas maneiras afetivas e um herdeiro de fortuna cuja vadiagem é exercitada pintando quadros quase anódinos e se acerca entre pudico e erotizado da filha da empregada. A tranquilidade dos passos iniciais da história entra em turbulência.

É verdade que Muylaert envereda um pouco em seu final para as simplificações do conflito. A estudiosa jovem nordestina contrapõe sua capacidade de passar no exame ao fracasso do jovem drogado da classe alta. É um pouco como se a exceção (alguém que não teve as mesmas condições de outrem, partindo jardas atrás) pudesse fazer esquecer a regra: as condições desfavoráveis, para a ascensão social, dos mais pobres. Mesmo assim, quase que em sua totalidade, Que horas ela volta? expõe as fraturas sociais brasileiras com rara felicidade.

 

Vereadores farão vistoria para verificar irregularidades no CPC

Foto: Tonico Alvares

O camelódromo, como é conhecido, está sem alvará dos Bombeiros

Os vereadores que integram a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) decidiram, após reunião realizada na tarde desta terça-feira (8/9), que farão uma vistoria no Centro Popular de Compras (CPC), localizado no centro da capital, para verificar as irregularidades de gestão e a falta de infraestrutura, apontadas por comerciantes do local. A data da visita ainda não foi marcada, mas, segundo informou a presidente dos trabalhos, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), deverá ocorrer nos próximos dias.

Ainda, a Cedecondh irá oficializar o Corpo de Bombeiros (CB), a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT) o pedido de informações relativo a prevenção de incêndio no prédio inaugurado em 2009, diante da falta de renovação do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI), vencido em 2013. A ausência do documento dos Bombeiros liberando o local, segundo os comerciantes, impede igualmente a renovação do alvará para o funcionamento dos cerca de 800 boxes para o comércio popular, mais as lojas e o estacionamento existentes no prédio, fato que cria insegurança e torna irregular o funcionamento de qualquer atividade na edificação.

O encontro desta tarde foi solicitado pelo vereador Valdir Canal (PRB) por demanda dos comerciantes do CPC. Eles cobram melhorias na gestão do local pela empresa Verdi Construções Ltda, vencedora da licitação para a construção do “camelódromo” - como é popularmente conhecido - e que tem a concessão de uso do espaço. Outra reclamação é quanto ao elevado valor condominial cobrado dos lojistas, segundo eles, sem a devida prestação de contas.

A falta de alvará de incêndio preocupou a vereadora Mônica Leal (PP). Ela insistiu na gravidade do fato e se prontificou a interceder junto ao Executivo para verificar as possibilidades de dar celeridade ao processo para a sua renovação. Presente à reunião, Ricardo Teixeira, representante da Secretaria da Indústria e Comércio (Smic), disse que a prefeitura entrou com o pedido de renovação dentro dos prazos legais e que o atraso se deve ao grande volume de licenças a serem emitidas pelo Corpo de Bombeiros. “O próprio secretário intercedeu e lhe foi dito que como o CPC já teve uma licença, válida pelos primeiros cinco anos, desde a sua inauguração, a tramitação da renovação entra em uma escala ordinária de prioridades”.

Presente ao encontro, o Major Vitamar Dutra dos Santos, da Seção de Prevenção à Incêndios destacou que a demora acontece também pelas diversas reanalises solicitadas, “essa já é a quarta”. E reconheceu que há um excesso de demanda frente ao pequeno efetivo. “Atualmente contamos com 20 servidores para as análises e vistorias e diariamente recebemos 80 novos processos”, disse o Major ao responder questionamento da presidente da Cedecondh. Ele, no entanto, comprometeu-se a agilizar o procedimento de análise. Só após encerrada essa etapa, poderá ser solicitada a vistoria para a validação do PPCI e a emissão do alvará pelos Bombeiros.

Prestação de contas

A falta de clareza dos gastos extraordinários ao aluguel que são cobrados pelos gestores, como o pagamento de luz, água, segurança, decoração em períodos especiais como o Natal e publicidade, também foi questionada pelos comerciantes. Valter Machado e Armando Souza Montana reclamaram que as decisões são impostas a todos pelo Comitê Gestor e que os representantes dos lojistas não têm qualquer poder de contestação, havendo até perseguições. O fato negado pelos representantes da Verdi e da Smic. Por decisão dos vereadores a Cedecondh vai oficiar a empresa e a secretaria para que apresentem as prestações de contas mensais dos últimos 12 meses. O material, de acordo com a presidente da Cedecondh, será detalhadamente analisado. A denúncia dos comerciantes é a de que gastos como os de segurança e limpeza, entre outros, não condizem com o serviço prestado. Eles ainda reclamam da cobrança pelo uso dos banheiros ao público, uma taxa de R$ 2,50 por pessoa, da venda de espaços de publicidade, de lojas para empresas fora do enquadramento de comércio popular, e pela operação do estacionamento pela Verdi.

Explicações

De acordo com o advogado Mário Jaeger Neto, representante da Verdi Construções Ltda., a empresa presta exatamente o serviço para a qual foi contratada por licitação pela prefeitura. “A Verdi construiu e administra um modelo que não foi feito por ela”, ressaltou.

Ele disse que as prestações de contas são feitas mensalmente e estão expostas em um mural, assim como são entregues ao comitê gestor. Ainda, que existem demandas judiciais já vencidas pela empresa que dão conta da correção na cobrança dos alugueis dos espaços, rateio de despesas condominiais e também sobre a exploração do estacionamento. “No caso do estacionamento foi feito um aditivo unilateral, assinado somente pela prefeitura, e essa discussão está sendo travada no âmbito do poder judiciário”, disse.

Afirmou também que existem lojas que estão fora das 800 unidades destinadas ao comércio popular, que podem e são locadas pela Verdi para outras empresas, e ainda cobrou da Smic que o município tome medidas quanto a presença indevida de comerciantes que não se enquadram para o empreendimento popular. “Esses ocupam boxes que poderiam ser utilizados por outros não beneficiados com uma vaga no CPC”, disse. Participaram ainda da reunião os vereadores Professor Alex Fraga (PSOL) e Alberto Kopittke (PT), o representante do Sindicato dos Comerciários de Porto Alegre (Sindec) e outros comerciantes do CPC.

 

DMLU libera a consulta de dias e horários da nova Coleta Seletiva

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) liberou em seu site na tarde desta quarta-feira, 9, o sistema de consulta do nova Coleta Seletiva, desenvolvido pela Procempa. O novo serviço, que começa a partir do dia 28 de setembro, passará a atender 100% das ruas que comportam a entrada de caminhões. Para atender toda a cidade, a área técnica da Divisão de Limpeza e Coleta do DMLU realizou um realinhamento dos itinerários, alterando os dias e horários do recolhimento de recicláveis. Para consultar os novos dias e horários da Coleta Seletiva, é preciso ter em mão o nome da rua e o número do endereço a ser pesquisado. Para divulgar o novo serviço, equipes da Assessoria Comunitária e da Cootravipa, empresa vencedora da licitação e que passará a realizar a Coleta Seletiva de Porto Alegre, iniciam às 8h desta quinta-feira, 10, a percorrer bairros e ruas da Capital distribuindo panfletos e conversando com a população. O primeiro bairro a receber as equipes será o Bom Fim.

 

Situação das creches conveniadas é debatida por comissão especial

Foto: Josiele Silva

Elaine Timmen disse que 453 entidades estão conveniadas com a prefeitura

A Comissão Especial de Estudo das Verbas para Creches Comunitárias de Porto Alegre (Comcreches), que aborda a situação de entidades conveniadas com a Prefeitura Municipal para atendimento infantil em creches e escolas, realizou na manhã desta quarta-feira (9/9), no Plenário Otávio Rocha, reunião para discutir as dificuldades financeiras em que operam.

O presidente da Comcreches, vereador Airto Ferronato (PSB), disse que o governo deve rever a maneira como planeja a verba para a educação. “A Prefeitura não pode interpretar como despesa os valores repassados às creches, pois dizem respeito à formação da nossas crianças. Os recursos destinados a essa área são, na verdade, um investimento. A atividade prestada por todas as creches conveniadas é essencial para a sociedade porto-alegrense”, destacou.

Fórum

A representante da diretoria do Fórum Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Elaine Timmen, enfatizou que atualmente fazem parte do sistema de conveniamento junto à Prefeitura Municipal de Porto Alegre 453 instituições da sociedade civil. “O governo não consegue dar conta das suas crianças de 0 a 6 anos de idade. Esse trabalho hoje é feito com muito sacrifício pelas entidades conveniadas, que recebem menos de 50% do valor que precisam para operar”, disse.

Conforme Elaine, o governo gasta R$ 8 mil ao ano por criança, e as creches conveniadas operam com R$ 3 mil ao ano. “A Secretaria Municipal de Educação justificou essa diferença de valores afirmando que o trabalho da Prefeitura custa mais caro, pois é mais qualificado que o nosso. Isso não é verdade. A Câmara precisa se debruçar e cobrar do governo suas atribuições.”

Conselho

Glauco Dias, representante do Conselho Municipal de Educação (CME/POA), afirmou que a instituição a qual representa defende intransigentemente a qualidade da educação infantil. “Essa é uma tarefa prioritária do município. O Plano Municipal de Educação estabelece medidas para fiscalização e acompanhamento do atendimento em educação e, neste processo, cabe a discussão da ampliação dos recursos financeiros necessários às creches conveniadas”, disse.

Segundo Dias, a educação é um direito e isso tem que ser garantido. “Há uma discussão nacional sobre o custo do aluno/ano. Penso que a pergunta que deve ser feita é o que é necessário para ter uma educação qualidade e a partir dai trabalhar esses recursos financeiros”, defende.

Uampa

A presidente da União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), Bruna Rodrigues, declarou que as instituições "fazem milagres" para atender as crianças todos os dias. “Pelo atual modelo de conveniamento, as creches comunitárias não têm a mesma arrecadação de uma mantenedora. Como uma creche comunitária vai pagar um professor para atender as crianças com um mínimo de dignidade e qualidade?”, questionou.

Bruna disse não acreditar na manutenção do atendimento se não existir um outro modelo de conveniamento.” É necessário buscarmos uma nova forma, pois quem acaba sofrendo com isso são as nossas crianças, que já vem de uma situação de vulnerabilidade”, concluiu.

Planilha

De acordo com o presidente do Fórum de Entidades, Luiz Alberto Mincarone, os repasses da Prefeitura não atendem ao mínimo necessário. “A Prefeitura recebe o valor do Fundeb, mas não repassa integralmente o valor para as creches conveniadas, pois divide o montante também com aquelas instituições que ainda não estão incluídas no censo daquela fundação”, explicou. Ele calcula que, ao invés dos cerca de R$ 3 mil ao ano por criança, as creches devidamente conveniadas deveriam receber pouco mais de R$ 4 mil ao ano por criança.

“O governo não pode socializar o prejuízo. Se quer repassar verbas para as creches ainda não cadastradas pelo Fundeb, deveria fazê-lo com recursos próprios. Sabemos que a intenção até pode ser boa, no sentido de garantir mais vagas, mas somos contra vagas com precariedade”, disse. Mincarone ainda citou que os salários pagos aos educadores pelas creches conveniadas está abaixo do piso. “Os salários são baixíssimos, cerca de R$ 1,3 mil, quando deveriam ser no mínimo de R$ 1,7 mil. Porto Alegre quer ter educação, mas esses repasses são completamente insuficientes, estamos desvalorizando os educadores”, concluiu.

Vereadores

Relator da Comcreches, o vereador Cassio Trogildo (PTB) afirmou que a comissão terá entre 60 e 90 dias para analisar profundamente os recursos envolvidos nos convênios com as escolas de educação infantil. “Essas instituições cuidam daquilo que temos de mais importante: as nossas crianças.” O vereador Mendes Ribeiro (PMDB) destacou a importância do trabalho da comissão para aproximar a prefeitura e os vereadores da realidade das creches comunitárias.

O vereador Professor Alex Fraga (PSOL) declarou que o debate na comissão é fundamental para planejar a cidade que queremos. “Vamos trabalhar para dar às crianças as melhores condições possíveis. Porto Alegre precisa avançar na área da educação infantil, nossa cidade deixa muito a desejar.” Sofia Cavedon (PT) afirmou que os vereadores estão convencidos da necessidade de uma politica mais potente. “Vocês (creches comunitárias) atendem 20 mil crianças. Hoje a rede conveniada é a principal politica de atendimento à educação infantil da Capital”, disse.

Mario Manfro (PSDB) destacou que os vereadores estão focados em ouvir as principais reivindicações das creches comunitárias e lutar por elas. Por fim, a vereadora Jussara Cony (PCdoB) convidou todas as lideranças para, no dia 18 de setembro, a partir das 9 horas, participar do Fórum de Educação Infantil, que ocorrerá na Câmara de Porto Alegre. “Será um momento de integrarmos as politicas públicas da Região Metropolitana e da Capital”, concluiu.

A Comissão Especial de Estudo das Verbas para Creches Comunitárias de Porto Alegre (Comcreches) se reunirá novamente no próximo dia 23, às 10 horas, na Câmara Municipal, para prosseguir com o debate.

 

Ciclo de Palestra aponta principais questões orçamentárias na Gestão Pública

Cerca de 120 servidores públicos de mais de 35 órgãos, de cinco regiões do Estado, participaram do 6º encontro do Ciclo de Palestras, promovido pela Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), através da Escola de Governo (EG), na tarde de quarta-feira, 9. O evento ministrado pela pesquisadora da Universidade Federal da Fronteira Sul, Neusa Rossini, teve como tema a Gestão orçamentária, Responsabilidade Fiscal e a Transparência da Administração Pública.

O Chefe de gabinete da diretoria da FDRH, Ferúlio Tedesco, citou a importância de engajar essa temática no setor público como prioridade para os gestores e servidores públicos. "Essa matéria é extremamente importante e isto se confirma com o interesse de todos os presentes em ouvir e debater o tema, que é cada vez mais presente no dia a dia do cidadão e do gestor, principalmente na situação atual, no Estado e no País", finalizou Ferúlio.

Ao falar de conceitos, diretrizes, objetivos e metas do plano plurianual, a pesquisadora Neusa, salientou a importância de falar sobre a Gestão orçamentária aos gaúchos. "As políticas públicas são para os cidadãos, então temos que resgatar esse pertencimento e nos inteirarmos para quais são as ordens. Enfim, devemos nos engajar para reivindicarmos ações positivas para a sociedade", destacou ela.

Para Maria Rejane Vieira, servidora pública da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), é extremamente favorável discutir sobre a atual situação em que nosso Governo passa. "A palestra foi muito importante, pois aborda o contexto em que estamos vivendo, que é o problema das finanças do Estado. A ministrante abordou de forma perfeita, todos os investimentos orçamentários para que nós, servidores públicos, possamos nos aprimorar e aplicar novas técnicas", abordou a convidada.

Presença

FEPAGRO; FEPPS; FGTAS; FPE; Gabinete Vice Governador; IGP; IPE; IRGA; METROPLAN; PGE; PROCERGS; SEAPA; SEDAC; SEDUC; SEMA; SEPLAN; Secretaria Estadual da Saúde; SETEL; SGG; SMARH; SOP; SUSEPE; TJM; UERGS; 24ª CRE; DETRAN; DPE; DAER; FASE; BM; CIENTEC; 17º CRE; PGE; FADERS; CEASA.

Regiões

Metropolitana, Litoral Norte, Costa Doce, Vale dos Sinos e Centro do Estado.

 

Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio

 

CIT integra mobilização do Setembro Amarelo reforçando alerta para incidência no RS

Há mais de uma década o Rio Grande do Sul é o estado que apresenta as maiores taxas de suicídio do país. A projeção do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul para o ano de 2015 é atender cerca de 4.000 tentativas de suicídio por autoenvenenamento. Esses números se mantém há alguns anos e já representa 20% de todos os atendimentos anuais do CIT/RS. Já é expressiva a incidência no grupo adolescente (10 a 19 anos) representando 1/5 das tentativas de suicídio registradas.

A divulgação dos dados é uma ação do CIT para reforçar a mobilização nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A data foi instituída pela Associação Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante todo o mês, batizado de Setembro Amarelo, a cor amarela será utilizada para simbolizar as ações de prevenção para que o tema seja objeto de discussão com a sociedade.

De acordo com o diretor do CIT, Alberto Nicolella, existe uma preocupação muito grande com o crescimento dos atendimentos de casos de suicídio pelo plantão 0800 721 300, que atende e presta orientação para todos os casos de intoxicação no Estado. Esta realidade motivou o desenvolvimento de duas ações, deste departamento da FEPPS, incluídas na nova política estadual de saúde mental. O Curso de Prevenção ao Suicídio, no formato EAD, visando à capacitação, destinado ao público de oito mil agentes comunitários de saúde e o georreferenciamento das tentativas de suicídio para nortear ações e programas de prevenção e controle.

A Secretaria Estadual de Saúde e o Centro de Valorização da Vida (CVV) divulgaram um calendário de atividades em Porto Alegre com o objetivo de estimular a população a falar sobre o assunto, se colocar à disposição de quem busca ajuda e, quando for o caso, entender que é possível pedir socorro e mudar o rumo de sua vida.

A Organização Mundial da Saúde informa que 804 mil pessoas se suicidaram no mundo em 2014. No Brasil o número informado pelo Ministério da Saúde (2012) é quase 12.000 casos notificados. Para cada suicídio consumado, há 10 a 20 tentativas.

PROGRAMAÇÃO

Dia 9/9: Divulgação de mensagens no placar eletrônico do Estádio Beira-Rio durante o jogo Inter x Palmeiras e iluminação amarela do mesmo.

Dia 10/9, das 9 às 16 horas: Realização pela Secretaria da Saúde do Estado do RS do ?Seminário de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio? ? reunindo profissionais de municípios no teatro do Fórum Central de Porto Alegre

Dia 10/9 às 16 horas: apresentação da Banda da Brigada Militar, na Esquina Democrática, com divulgação por voluntários de informações sobre valorização da vida e prevenção do suicídio.

 

Palestra “Dívida estadual: um pouco de luz sobre o tema”

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) tem a honra de convidá-lo(a) para a palestra “Dívida estadual: um pouco de luz sobre o tema”. Confira os detalhes abaixo e participe!

Palestra “Dívida estadual: um pouco de luz sobre o tema”
Data: 10/09/2015
Hora: 14 horas
Local: Auditório da FEE (Rua Duque de Caxias, 1691, Centro/POA)
Palestrante: Darcy Francisco Carvalho dos Santos (Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas)

A entrada é gratuita e haverá certificado de participação. Acompanhe a cobertura no Twitter e acesse mais informações em nosso Facebook.

 

de Serafina

BICO BRANCO FICA ALEGRE NO MEIO DA BACUDAMA.....

não há nada que deixe mais alegre o BICO BRANCO do que um grosso cantando na semana farroupilha.

e o prefa se pilcha todo......

no seu gabinete não tem musica sertaneja, so gaudeira(olides)

fotos da pmsc.

 

CORREÇÃO

O LEITOR DR. UMBERTO RODRIGUES TELEFONA CORRIGINDO O GARFO E FACA. SERAFINA TEM SEGUNDO ULTIMO CENSO DO IBGE

15.870 HAB. A MATERIA DO BLOG FALA EM CERCA DE 15 MIL. CORREÇÃO ANOTADA.

* LEITORES ATENTOS SÃO ASSIM...MAS A EDITH E A SURI QUE FORAM LÁ GOSTARAM MUITO DE SERAFINA. EU ACHO QUE A EDITH CUJA MAE É DE LAJEADO AINDA VAI VOLTAR. VI ELA SAIR DO GABINETE DO BICO BRANCO E IR ATÉ A PADAARIA DO VALLAR COMPRAR GULOSEIMAS E DEPOIS DISTRIBUIA A TODOS.

* FALTARAM UNS GROSTOLIS NA RECEPÇÃO. NA PROXIMA EU TENHO CERTEZA QUE VAI TER. SENÃO EU LEVO PRA PADARIA DO VALLLAR E ELE MARCHA COM OS GROSTOLIS DOS COLEGURINHAS. NA VERDADE, OLHANDO DEPOIS EU NOTEI QUE EU TB ME ATRAPALHEI. ESPEREI QUE A PREFA TIVESSE FEITO TUDO. NÃO EU DEVERIA TER TIDO ALGUMAS INICIATIVAS. É SEMPRE ASSIM,OU ANSIN, COMO DIZ O GROSSO LÁ DO ' CAMPAMENTO' FARRROPILHA.

 

Grande Final do Campeonato de Futsal 2015: Integração Rural e Veteranos

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Esportes, da Secretaria de Agricultura, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Cooperlate, realizou o Campeonato Municipal de Futsal 2015, Jogos de Integração Rural e Veteranos 35 Anos. Na noite de sábado, 05 de Setembro de 2015, aconteceram os Jogos da 10ª Rodada, a grande final. Centenas de pessoas acompanharam as disputas, no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin. Confira a Classificação:

CAMPEÃO VETERANOS 35 ANOS: XAVANTE SERP
VICE-CAMPEÃO VETERANOS 35 ANOS: VILLA CREDEAL AGAFARMA
3º LUGAR VETERANOS 35 ANOS: RODION
EQUIPE MAIS DISCIPLINADA VETERANOS 35 ANOS: VILLA CREDEAL AGAFARMA
GOLEADOR: VOLNEI GOMES DE BORBA – VILLA CREDEAL AGAFARMA COM 8 GOLS
GOLEIRO MENOS VAZADO: ERONE ZORTÉA DO XAVANTE SERP SOFREU 10 GOLS
ATLETA DESTAQUE: VOLNEI GOMES DE BORBA – VILLA CREDEAL AGAFARMA COM 8 VOTOS

CAMPEÃO JOGOS DE INTEGRAÇÃO RURAL: SÃO JOÃO SÃO PEDRO.
VICE-CAMPEÃO JOGOS DE INTEGRAÇÃO RURAL: SÃO CAETANO FÁTIMA.
3º LUGAR JOGOS DE INTEGRAÇÃO RURAL: SANT'ANA SÃO ROQUE.
EQUIPE MAIS DISCIPLINADA JOGOS DE INTEGRAÇÃO RURAL: SILVA JARDIM.
GOLEADOR: JÚNIOR FAVARETTO DE SILVA JARDIM COM 18 GOLS.
GOLEIRO MENOS VAZADO: RONALDO GOMES DA SÃO CAETANO FÁTIMA SOFREU 18 GOLS.
ATLETA DESTAQUE: JÚNIOR FAVARETTO DE SILVA JARDIM COM 10 VOTOS.

 

Através de Audiência Pública, Legislativo debate com a comunidade o número de andares para elevador em prédios


Projeto de Lei em tramitação na Câmara poderá alterar dos atuais três para quatro andares a obrigatoriedade do elevador

As audiências públicas são um importante instrumento de diálogo na busca de soluções para as demandas sociais, que na prática, representam um avanço democrático já que valorizam a participação de todos na resolução de uma determina questão. A Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJRF) convidou e a comunidade Serafinense compareceu na Audiência Pública sobre o Projeto de Lei nº 41/2015, que tramita no Legislativo Serafinense, tendo sido encaminhado pelo Prefeito Municipal. O projeto, que deverá ser votado nas próximas semanas, tem a finalidade de alterar redação da lei que dispõe sobre normas técnicas e edificações no Municípi o de Serafina Corrêa, mudando o número de andares para obrigatoriedade de elevador nos prédios.

A Audiência Pública foi realizada no Plenário da Câmara, na noite de terça-feira (08), com coordenação dos trabalhos pelo Presidente da CCJRF, Vereador Paulo José Massolini. Após a abertura, foi momento para explanação dos convidados: a o Prefeito Municipal Ademir Antônio Presotto; o Presidente do Conselho Municipal do Plano Diretor Reginaldo Gomes; o Gerente da Caixa – Unidade de Serafina Corrêa Júlio Wallauer e o representante do setor de construção do Município Erni João Zatti.

O evento contou com a presença de autoridades, lideranças e representantes de entidades, a imprensa local, profissionais da área de construção, de financiamento, compra e venda de imóveis, bem como de cidadãos e demais interessados no assunto. Após a explanação dos convidados, os presentes tiveram espaço para colocações, questionamentos e manifestação sobre a partir de qual andar um prédio de nosso município deve contar com elevador. As opiniões emitidas levaram em conta por um lado, tanto a questão econômica quanto, por outro, a qualidade de vida dos moradores e dos visitantes.

É importante ressaltar que se o Projeto de Lei nº 41/2015 não for aprovado pelos Vereadores, a redação da Lei Municipal nº 3.152, de 03 de dezembro de 2013 permanecerá a mesma no inciso VIII do artigo 3º: “os prédios com mais de três pavimentos deverão possuir elevador”. No caso dos Vereadores aprovarem o projeto, a redação deste inciso será alterada, passando a vigorar da seguinte forma: “os prédios com mais de quatro pavimentos deverão possuir elevador”.


9 de setembro
de 2015

BOX 21 FECHOU

fiquei sabendo pelo lalo rodrigues que o BOX 21 NA CARLOS VON KOSERITZ FECHEOU HÁ UM MES.

* O DONO DO TERRENO VAI FAZER ALI UM PRÉDIO.

* o proprietário do BOX PROCURA OUTRO LOCAL, MAS OS ALUGEIS NA ZONA ESTÃO PELA HORA DA MORTE.10 mil, 12 mil e por ai.

* um orfão do BOX 21 É O ADVOGADO LUIS FERNANDO DE ARAUJO ELHERS, o LULU CEASA....COMO CHAMAM NO BARRANCO.

- Eu ia lá todas as noites me disse por fone.

 

BALADA SEGURA ESTÁ MATANDO A NOITE

O advogado LUIS FERNANDO DE ARAUJO ELHERS ACHA QUE A BALADA SEGURA ESTÁ ' MATANDO A NOITE DE PORTO ALEGRE'.
- Tenho amigos que nem mais saem à noite, contou ele.

* ele já foi pego uma x( lulu ceasa, como os garçãos do BARRANCO O CHAMAM) já foi pego uma x.

agora tenho um aplicativo e sei onde estão .fujo deles, contou.

a balada segura gosta de locais tipo parcão-goetehe- nilo peçanha e por ai...

 

LULU ABSTEMIO

no dia 11 de agosto passado , LULU CEASA - Luis Fernando de Araujo Elhers - foi ser agraciado pelo OAB NO TEATRO BURBON COUNTRY...

dizem que foi a unica noite do ano que ele foi abstemio

- mas foi pra balada depois do evento!!!!

 

VAZIO

UM CASAL FOI SABADO ULTIMO NO ANTIGO SCHULLAS NA AUXILIADORA - PARECE QUE CHAMA AGORA SCHAPSS - e tinha apenas uma mesa com 3 casais.

- Tava tudo vazio...disse o cara do casal que foi lá.

 

SOLTO

o NELSON DO BAR DA ANITA GARIBALDI depois de quatro meses preso, foi solto....

 

LEITORES

AGRADEÇO COMOVIDO AOS LEITORES QUE ME MANDARAM CHASQUES..TODOS ELES.

O REKERN, O SECCO, O BOLIVAR E A FRANCIS. A FRANCIS ENTÃO OCUPADISSIMA COMO É COM O ATENDIMENTO DO PDT- NÃO É IRONIA - AINDA SE DÁ AO TRABALHO DE ME MANDAR CONGRATULIONS PELO NOME DO AMIGO DAQUI CONSTAR NO LIVRO DO LIRA NETO.

* FRANCIS, HÁ MUITO TEMPO QUE SEI QUE ' SANTO DE CASA NÃO FAZ MILAGRES'.
DEPOIS QUE EU SAIR NA grobo,,,VÃO DIZER. QUEM É ESTE CARA????

ALIAS TOU LENDO UM LIVRO DO PAULO COELHO,SIM FRANCIS, DO COELHO, QUE DIZ O VENCEDOR ESTÁ SO.

É JUSTAMENTE SOBRE O MUNDO DA MIDIA. O QUE NÃOE STÁ NA MIDIA ESTÁ MORTO(OLIDES CANTON) E PIOR EU NEM NO FEICE TOU.

 

dos leitores

De: "Luiz Carlos Secco"
Enviada: 2015/09/08 08:12:39

Caro Canton:

Bom-dia e muito boa semana.

Agradeço a sua gentileza de me informar sobre a s notícias da Agrale.

Aproveitei e vi, também, outras informações interessantes, como os livros (inclusive o seu) e, de sobra, os comentários sobre a participação do Rossi no programa do Mendelski.

Abraços

Secco

 

Coleguinhas

RUMORES DIZEM QUE ZAMBIAZI IRIA PRA CAIÇARA.....

* na farroupilha sairam lo caras. inclusive uma irmã do zambiazi que lá trabalhava. acho que é denise o nome.

NA BAND NA 3 DE MANHA ESTÃO CHAMANDO A FORÇA NACIONAL. É A NOVA BANDEIRA....

NEM PERGUNTEM PQ NÃO FIZ FOTOS DA COMENTARISTA NA ARENA NO DOMINGO? PUXEI A MAQUINA E VI QUE TINHA ESQUECIDO O CARTÃO DE MEMORIA.

 

Dilma

Tomara, Rekern(olides) Pq sem ela, com quem vamos contar???? e pela ordem democrática, todos sabemos onde vamos dar.

De: "Renato Kern"
Enviada: 2015/09/08 11:59:04

Olides, te enganas achando que a Dilma não tem mais volta. É tudo conversa mole da imprensa e da oposição. Nenhum dos dois tem interesse neste revertério.

Primeiro: o país cairia na desordem total, piorando ainda mais a crise econômica. Saindo a Dilma no 1º ano, assumiria o Temer, mas provavelmente ele sairia junto. Os presidentes da Câmara e do Senado, que poderiam assumir a seguir, estão sendo denunciados e podem cair a qualquer momento. Sobraria o presidente do Supremo, o Ministro Ricardo Lewandowski, o que não é do gosto da imprensa, da oposição e do empresariado, pois estão todos envolvidos em problemas na justiça.

Segundo: saindo a Presidenta teríamos nova eleição e o Lula seria candidato e faria sua campanha em cima do mote “golpe da direita”.

Terceiro: desde o segundo governo do Lula que a imprensa não é levada em conta no Planalto.

Quarto: Aécio, Serra e Alckmin, estão mais interessados em eliminar seus adversários internos do que derrubar a Dilma e precisam de tempo para alicerçar suas candidaturas. Saindo a Dilma pode aparecer algum salvador da pátria que os ofusque.

Quinto: já está todo mundo de saco cheio deste papo de queda da Dilma. Podemos ver que a maior divulgadora desta ação, a Veja perdeu seus leitores e seus anunciantes, está bem fininha e não deve emplacar 2016.

Renato Kern

 

de uma leitora sobre garçãos e afins....

De: "Nadilce Beatriz Zanatta"
Enviada: 2015/09/07 22:15:30

Acho os garçons figuras de circo kkkkkkkkkkkkkkkk. Deixa eles saberem disto. Eles têm que ter talento para a improvisação. E tenho notado que muitos se dão bem. Tão fingidos... E outros uns baita aviões, e tem os que se fazem de surdos, os que fazem fofocas...

 

Livro

obrigado. eu lendo o paulo coelho kkkkkk

CARA FRANCIS. TU LENDO O LIRA E EU O PAULO COELHO. PRA VER COMO SÃO LES CHOSES(OLIDES)

De: Francis Mari Pando da Maia
Data: 8 de setembro de 2015 16:08

Olides, fiquei muito feliz em encontrar o teu livro na relação da bibliografia do Lira Neto, no primeiro volume do Getúlio Vargas, aliás, uma verdadeira obra-prima.

Estou lendo sem parar, não dá vontade de deixar o livro fechado.

 

de BSB

De: "Nadilce Beatriz Zanatta"
Enviada: 2015/09/08 20:48:40

Sobre João Gualberto Vasconcelos

Deputado Federal eleito pelo PSDB-Ba.

Dilma tira poderes de comandantes militares, ao assinar o decreto 8515, que reduz o poder dos comandantes e transfere para o Ministro da Defesa a competência de assinar atos relativos à pessoal. O que pode estar por trás? Com tantos problemas que a Dilma tem para resolver, qual a intenção de assinar tal decreto, tirando poderes das Forças Armadas? Mais uma dúvida sobre as verdadeiras intenções deste governo, que se preocupa mais em se manter no poder, do que em administrar o país. Será mais uma atitude bolivariana?

Foto: Wilson Pedrosa/AE

 

Cinema

O OLHAR RÍSPIDO

por Eron Duarte Fagundes

Kiko Goifman tem um olhar ríspido sobre as coisas. Sua nova proposta cinematográfica, Periscópio (2012), vai nesta direção: uma imagem cuspida diante, ou aos pés, do espectador. O argumento inicial pertenceu ao crítico de cinema Jean-Claude Bernardet. O escritor seguiu uma linha de embates rudes entre personagens que transitaria entre o teatro do irlandês Samuel Beckett e o cinema do italiano Marco Ferreri: uma inominada comilança em que, numa determinada cena as criaturas vividas por Bernardet e João Miguel entredevoram comidas e a si mesmos. Goifman, no roteiro final, introduziu a figura do periscópio, uma espécie de espião de ficção científica dentro do qual vemos uma cabra; o periscópio estava ausente do argumento inicial de Bernardet, seria como um fetiche da narrativa de Goifman.

Periscópio começa com longos movimentos de câmara em torno dum corpo envelhecido, creio que de Bernardet, mas onde não identificamos muito claramente que partes do corpo do homem é. Parece um pouco o início de Hiroshima, meu amor (1959), do francês Alain Resnais. Mas Goifman não é um ensaísta do cinema, como Resnais. Está ainda um pouco próximo do lado físico do documentário, embora, estimulado pela ideia-pingo de Bernardet, faça sua conflituada ficção.

Durante todo o processo de visão de Periscópio, nota o observador esta tensão entre uma encenação rigorosa e pensada tanto em seus planos (enquadramentos, movimentos de câmara, gestos dos atores) quanto em suas orientações de roteiro (certas ideias básicas) e uma meia-improvisação onde os quadros, os gestos e as falas parecem ir-se construindo à medida em que se encena. Periscópio se edifica e também se dilui nestas formas instáveis mas seguradas por certas nervuras onde se dá verdadeiramente o embate cinematográfico essencial: o texto que vem do escritório e a pulsação que se estimula no set.

Na noite desta terça-feira que abre setembro em Porto Alegre, um dos deleites da pós-projeção de Periscópio, na Sala Eduardo Hirtz da Casa de Cultura Mário Quintana, foi ouvir a sabedoria veterana de Jean-Claude Bernardet, agora travestido de ator na fase atual de sua projeção cinematográfica. Suas perplexidades de pensador do cinema são confrontadas pelo olhar ríspido de Goifman, tanto diante das câmaras quanto ao falar de seu filme para a plateia que ficou depois para escutar o diretor e o ator-argumentista-ensaísta.

Um dos polos desta narrativa multifacetada, às vezes esfarelada, é a tensão que se dá entre duas presenças cênicas, a de Jean-Claude e a de João Miguel. Como ficou claro nas declarações de Bernardet, havia uma disputa no set. Mesmo que Kiko, contraditoriamente, a rejeitasse como rancor posterior. Numa determinada cena, muito inspirada, João Miguel, uma cara brasileira típica de interior, debocha do jeito de falar de Jean-Claude, imitando-o com extrema perfeição. Mais adiante, Jean-Claude, o intelectual de origem europeia que imergiu na cultura brasileira há anos, devolve o troco, imitando o jeitão brasileiro de João Miguel. Um dueto de primeira.

 

dos leitores

De: Bolivar Almeida
Data: 8 de setembro de 2015 08:53

Caro Olides
Impressionante o descaso com a literatura!!! No texto sobre o acampamento farroupilha, há informe sobre mil e uma coisas, menos sobre livros em exposição. E nem sou expositor, colegas livreiros estão lá, como fazem há muitos anos, contribuindo para o sucesso da semana farroupilha.
Abraço
Bolívar Gomes de Almeida


LIVROS NO ' CAMPAMENTO'

BAH, MAS O TEXTO DA PREFEITURA NEM FALA EM LIVROS. O QUE TU QUERIAS BOLIVAR????

* POBRE CULTURA DEPORTO ALEGRE.

* CULTURA DE PORTO ALEGRE, COM TODO O RESPEITO, SO TRABALHA NA SEMANA DO CARNAVAL.

* O QUE FAZ A CULTURA MESMO?????

 

Mais de 120 mil pessoas visitam o Acampamento Farroupilha

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Parque Harmonia recebeu mais de 70 mil visitantes nessa segunda-feira

Abertura oficial contou com a presença de uma delegação do Uruguai

Mesmo antes da abertura oficial, que ocorreu nessa segunda-feira, 7, com a chegada da Chama Crioula, o Acampamento Farroupilha recebeu mais de 120 mil visitantes no feriadão. Segundo estimativa da Brigada Militar, nesse sábado, 5, foram 20 mil visitantes e, no domingo, 6, 30 mil. O maior público registrado foi nessa segunda-feira, 7, com a presença de mais de 70 mil visitantes no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).

Ocorrências - Mesmo com o grande fluxo de público, não foram registradas ocorrências graves, conforme informações da Polícia Civil. Na tarde de segunda-feira, uma das ambulâncias atendeu uma grávida em trabalho de parto em um piquete. Ela recebeu os primeiros atendimentos na ambulância e foi encaminhada ao hospital.

A programação desta terça feira, 8, inclui a Tertúlia Livre, das 19h às 20h, no Palco Central. A Tertúlia Livre possibilita aos artistas iniciantes se apresentarem no espaço nobre do acampamento. A partir das 20h, haverá apresentação de dança do CTG Estância do Montenegro e, a partir das 21h30, show de Gustavo Rodrigues.

 

EPTC realiza ações educativas no Acampamento Farroupilha

Os agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizarão ações educativas no Acampamento Farroupilha, a partir desta quarta-feira, 9, até sábado, 19. As atividades acontecerão no piquete da empresa, conhecido como EPTChê, localizado na rua Cancha Reta, Lote 273. Além da promoção das tradições gaúchas, a equipe irá conscientizar os frequentadores do acampamento sobre os cuidados necessários no dia a dia da circulação na cidade para evitar acidentes de trânsito.

Nas duas semanas de atividades, o piquete receberá visitas de escolas, empresas e instituições como: Sociedade de Assistência Social e Educacional (Sase) - Centro Comunitário da Vila Orfanatrófio (Cencor), Escola Tio Chico da Brigada Militar, Lar de Jesus, Instituto Rio Branco, Projovem - escolas estaduais de ensino fundamental Anita Garibaldi e Francisco A. V. Caldas Jr.

O EPTChê também é aberto ao público em geral. As ações serão encerradas às 9h de sábado, 19, com o Arrastão do Comitê da Balada Segura no Acampamento Farroupilha. Neste dia será realizada a distribuição de material educativo para o trânsito seguro.

Lei municipal não permite serviço remunerado da Uber, diz Cappellari

Foto: Elson Sempé Pedroso

Vanderlei Cappelari: "Transporte remunerado precisa permissão do Município para atuar"

Comissões
Lei municipal não permite serviço remunerado da Uber, diz Cappellari
O serviço de transporte individual remunerado é regulado por lei municipal e necessita de permissão do Município para funcionar em Porto Alegre. A afirmação foi feita pelo diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, durante reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Na oportunidade, vereadores, taxistas e representantes do Executivo municipal debateram o possível impacto e a legalidade dos serviços de transporte individual já oferecidos pelo aplicativo Uber em diversas cidades do país.

De acordo com Cappellari, a legislação municipal que regula o tema na Capital permite apenas o transporte individual remunerado por táxis, que têm permissão do Município para atuar. "O incentivo que as cidades têm dado à economia solidária, com a prática das caronas, não tem nada a ver com o serviço remunerado prestado pela Uber. Não somos contra a economia solidária e o desenvolvimento, mas temos uma lei a ser cumprida. A EPTC coibirá todo serviço de transporte individual remunerado que não for o de táxi”, disse Cappellari. Atualmente, há 10,5 mil táxis em atividade na Capital e cadastrados pela EPTC.

O presidente da EPTC entende, no entanto, que ser contrário a esse tipo de serviço por aplicativo não é o melhor caminho a ser seguido, pois outros serviços semelhantes ao da Uber ainda deverão surgir. “Não temos como aceitar que um cidadão pegue seu automóvel e faça transporte remunerado. Esse tipo de serviço é do Município. Mas a Uber é poderosa e tem apelo público muito forte, pois a ideia que transmitem é a de que esse aplicativo vai trazer serviços melhores à população. Mas o Uber é um aplicativo como tantos outros que ainda surgirão. Tem de haver controle público.”

Capppellari também ressaltou que, para evitar a concorrência com a Uber, é preciso qualificar e modernizar o serviço de transporte individual por táxi em Porto Alegre. “Do contrário, a população buscará outras alternativas. É preciso melhorar a frota e padronizar o serviço de táxi, fazendo com que a população reconheça esse serviço.”

Princípio do fim

O presidente da Associação dos Permissionários Autônomos de Táxi em Porto Alegre (Aspertaxi), Walter Luís Barcellos, afirmou que a chegada da empresa Uber a Porto Alegre representará “o princípio do fim do sistema de táxis da cidade”. Para ele, o aplicativo retirará dos táxis o transporte individual de passageiros. “No mundo, ninguém foi favorável à Uber. Há interesses pessoais que trabalham pela aprovação de uma legislação que permita esse serviço em Porto Alegre”, disse Barcellos. “Não aceitaremos mais perdas. Durante a Copa do Mundo, no ano passado, profissionais de táxi com curso de capacitação ficavam sem passageiros, pois a Uber já estava funcionando. Foi uma experiência infeliz que não vamos aceitar que se repita. Vamos usar armas poderosas contra isso. Temos nossos direitos e vamos exercê-los.”

Ressaltando que a reunião visava a discutir medidas que garantissem proteção aos taxistas, como precaução sobre uma possível chegada dos serviços da Uber a Porto Alegre, o presidente da Cuthab, vereador Engenheiro Comassetto (PT), garantiu que a Câmara continuará o debate sobre o tema. “Qualquer proposta de regulamentação deste serviço precisa passar pelo Legislativo. Vamos lidar com a estrutura poderosa desta empresa (Uber).” A exemplo de Cappellari, os vereadores reconheceram, no entanto, que os serviços prestados pelos táxis precisam melhorar e se modernizar como forma de enfrentar uma iminente concorrência da Uber. “Porto Alegre tem um dos melhores sistemas de táxi do país. A Uber desregulamentará o serviço de transporte de passageiros e vai tirar empregos”, disse o vereador Cláudio Janta (SDD). Também participaram da reunião os vereadores Cassio Trogildo (PTB), Carlos Casartelli (PTB) e Delegado Cleiton (PDT).

 

Não é hora de aventuras

por Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários

Algumas articulações políticas, detectadas pela imprensa, estão postulando a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda. Os posicionamentos são cada vez mais incisivos e ostensivos. A tentativa tem origem especialmente em alguns segmentos do partido da própria presidente da República. Setores mais ortodoxos debitam o desgaste do governo e a própria recessão econômica à política implantada por Levy.

Há, porém, um erro brutal de avaliação política e estratégica nessa seara. A atual crise pela qual passa o Brasil nada tem a ver com o ministro. A origem é mais remota, notadamente quando o governo começou a fazer, sob o ângulo da sustentabilidade econômica, gestão temerária das contas públicas. Ou seja, o início se deu quando o foco meramente eleitoral sobrepôs-se a qualquer outro, inclusive o de responsabilidade fiscal.

Não é demais lembrar que a presidente Dilma foi ao rádio e à televisão, em cadeia nacional, para anunciar a diminuição do preço da energia elétrica. Os especialistas, à unanimidade, diziam que o ato era um equívoco – que se comprovou não muito tempo depois. As maquiagens fiscais, embora não tenham sido inauguradas pelo atual governo, foram flagrantemente intensificadas, ampliando o quadro de deterioração da imagem externa do país. A Argentina já cometera esse erro há não muito tempo. Não poderíamos, também nós, colocar em risco um dos pilares da estabilidade macroeconômica.

Outra questão relevante: ano após ano, os gastos públicos vieram exorbitando cada vez mais. Não extrapolamos apenas em números de ministérios, mas também no tamanho da estrutura estatal, que é desproporcional à quantidade e à qualidade do serviço prestado à população. Fomos inchando a máquina a tal ponto que a despesa foi superando a receita, gerando necessidade de ampliação da carga tributária. Basta ver que a soma de tributos, que montava 25% do PIB em 1991, está hoje na faixa dos 34%. Desde lá, a despesa cresce acima da evolução da economia e da renda nacional.

O que Joaquim Levy tem em suas mãos, portanto, é uma dura herança. Ele foi chamado para cumprir uma missão difícil, onerosa, até mesmo antipática. Mas necessária. Não faria isso sem contrariar interesses, comprar brigas, bloquear ideias supostamente benéficas e, inevitavelmente, gerar alguns contragostos políticos. Ele está aí muito mais para negar do que para assentir. Logo, não se pode debitar ao mesmo a situação em que nos encontramos. Levy é um tecnocrata – e, inclusive por isso, precisa ser blindado e protegido. Caso contrário, não cumprirá sua missão. Ou cansará por si mesmo, ou cansarão dele.

Isso não significa que tudo o que o atual ministro esteja fazendo é adequado. Eu mesmo, nos espaços que ocupo, tenho criticado o excessivo esticamento da corda. Explico: se é verdade que o Brasil precisa de um freio de arrumação, também é verdade que o setor produtivo não pode minguar. Com o consumo já em retração, não será a taxa de juro a melhor ferramenta para conter a inflação. Os preços administrados, ligados ao próprio governo, estão na raiz dessa alta. O mercado precisa manter oxigênio para um mínimo de subsistência e competitividade. Mas a última reunião do Copom (Conselho de Política Monetária do Banco Central) foi um alento, uma vez que estancaram a majoração da taxa Selic.

Outra tarefa que não está sendo devidamente cumprida é o corte de gastos. E isso sequer é função direta ou ao menos exclusiva do ministro Levy, mas de todo o governo. Como procurei demonstrar acima, esse é um dos pilares da crise atual. Diminuir ministérios e cargos de confiança é uma boa iniciativa, mas há um número infinito de supérfluos que ainda podem ser reduzidos. É preciso rever contratos, estruturas, sobreposições, terceirizações, convênios, enfim, todo o emaranhado de torneiras pelas quais sai o dinheiro público. Essa é uma tarefa que o Brasil ainda não cumpriu.

Então, se não está bom com Joaquim Levy, certamente pode ficar pior sem ele. Há muitos pontos a corrigir em sua condução no Ministério da Fazenda, mas uma nova instabilidade, neste momento, seria o pior dos mundos para o país. Se isso ocorresse, certamente as avaliações de risco rebaixariam a nota brasileira – só para ficar nesse exemplo. Mergulharíamos numa onda ainda maior de desconfiança e incerteza. A hora, portanto, é de maturidade e serenidade. Já ficou claro que jogar para a torcida não é o melhor caminho.

 

do Comunique-se

Infográfico: 5 curiosidades sobre o WhatsApp que você não sabia

Comprado pelo Facebook em 2014, o WhatsApp é um dos aplicativos mais quentes do momento. Com inúmeros recursos acrescidos desde a transação bilionária, o serviço se destaca por números impressionantes – não apenas de usuários, mas em relação ao mercado como um todo. Conheça cinco curiosidades sobre o WhatsApp, no infográfico de hoje:

(*) Infográfico publicado, originalmente, pela IInterativa, unidade digital da Infobase, uma das 50 maiores integradoras de Tecnologia da Informação do Brasil, segundo o Anuário Informática Hoje. Por trabalharmos juntos, podemos entregar soluções mais sofisticadas do que as outras agências e mais criativas do que as consultorias de TI.

 

de Serafina

NOMES DE RUA

O ADV ORALDO UMBERTO RODRIGUES RECEBEU DE UM ASSESSOR DO PREFA BICO BRANCO DE SERAFINA UM PEDIDO DE UMA BIOGRAFIA DO PAI DELE. SERÁ NOME DE ' LOGRADOURO PUBLICO' NO BAIRRO CALABRIA EM LA UNDEZE.

 

Livro

fico alegre ao saber disto. mas sei que um cara que morou em SERAFINA e que hj mora em PALMEIRA DAS MISSÕES . ligou pra livraria e Meyer mandou pra ele. disse pro livreiro. gavemo perso el libro e i soldi(olides)
o recado é da adri sabadin,cuela de la santana

De: imprensa
Enviada: 2015/09/08 17:42:38

Boa tarde! Estou mandando. Sobre o teu livro, está bombando. Tem um serafinense que mora em Gramado que pediu o Livro, amanhã eu mando pra
ele, é Jorge Ribeiro, ele morou em Serafina. Também comprei um pra mim, tá!!!!! Aguardo teu autógrafo, chique de la San Piero!!!!!!
heheheheeheh

Vou ver, te falo amanhã.

Adriana Sabadin - Coordenadora de Comunicação Social e Imprensa
www.serafinacorrea.rs.gov.br

 

Caminhada Cívica encerrou a Semana da Pátria em Serafina Corrêa

Por Karine Stefanon - Diretora de Divisão Pedagógica
Prefeitura de Serafina Corrêa/RS

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através das Secretarias de Educação e de Cultura, teve a honra de promover a cerimônia de encerramento das comemorações da Semana da Pátria 2015, no dia 7 de Setembro. Neste ano, a Homenagem Nacional foi o Sesquicentenário de nascimento do escritor Olavo Bilac. O Tema Estadual foi “Meu Jeito de Ser Brasileiro”, sendo o Fato Histórico: o Sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai. Em nosso município, a Homenagem escolhida para a semana foi: Serafina Corrêa 55 anos – Capital Nacional do Talian.

O encerramento aconteceu na segunda-feira, onde aproximadamente 2 mil pessoas participaram da Caminhada Cívica, um grande ato de patriotismo e civismo, que partiu da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, passando pela Avenida Miguel Soccol, até a Praça Papa Pio XII, no centro do município. Participaram da Caminhada Cívica 2015, a Banda Municipal, o Poder Executivo, Poder Legislativo, Escola Especial Gente como a Gente – APAE, Escola Municipal Infantil Santa Lúcia, Escola Municipal Nostri Bambini, Escola Municipal Infantil Jeito de Criança - Proinfância, Escola Municipal Infantil Pedacinho de Céu, Pré-Escolar Castelinho do Saber, Escola Infantil Cheirinho de Mel, Escola Infantil Raio de Luz, Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima, Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Estherina Marubin, Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Costa Marocco, Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil, Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonora Marchioro Bellenzier, Escola Municipal de Ensino Fundamental João Corso, Escola Agrícola Municipal, Escola Estadual de Ensino Fundamental 1º de Maio, Pré-Escolar Criança Feliz, Escola Estadual de Ensino Fundamental Padre Marcos Rampi, Escola Estadual de Ensino Fundamental Geny Pinto Cadore, Colégio Estadual Carneiro de Campos, Escola de Ensino Fundamental Rainha D'Paz, Grupos dos Projetos Sociais, vinculados à Prefeitura Municipal - Secretaria de Assistência Social, Grupos de Mulheres, Associação Amigos do Artesanato Linha Onze, Senac, Escola de Idiomas Wizard, Rádio Liberdade FM, Renovação Carismática Católica, Escola de Idiomas CCAA, Grupo de Escoteiros ROAMA, CTG Galpão da Saudade, CTG Sinuelo da Serra, Amigas Felizes, Leo Clube, Lions Clube, Rotary Clube, Rotaract Club, Corpo de Bombeiros Voluntários, Sindicato dos Trabalhadores
Rurais e Juves.

Após a Caminhada Cívica, houve apresentação em homenagem ao Tema Municipal, da Escola Gente Como a Gente – APAE, da Banda Municipal, Projeto Cultural da Prefeitura Municipal, e logo após show com a dupla Giovani e Ricardo. Ao final do evento, houve a solenidade de encerramento, com arriamento das bandeiras e o Prefeito Municipal entregou o Fogo Simbólico, simbolizando o encerramento da Semana da Pátria e o início dos Festejos Farroupilhas, a um grupo de cavalarianos serafinenses, que o conduziram até a Brigada Militar, onde permanecerá até o início da Semana Farroupilha, quando se transformará em Chama Crioula.

 

Show com Xirú Missioneiro em Serafina Corrêa

A Prefeitura de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, com o apoio do CTG Galpão da Saudade, do CTG Sinuelo da Serra e do Piquete de Laçadores Espora de Prata realizou, no sábado, 05 de Setembro, o Show/Baile de Lançamento da Semana Farroupilha 2015. Centenas de pessoas acompanharam, após o Jantar promovido pelo Piquete de Laçadores Espora de Prata, o grande show com Xirú Missioneiro. Respirando a poesia dos seus grandes ídolos Noel Guarany e Jaime Caetano Braum, humilde e brincalhão, querido com seus fãs e um jeito Missioneiro para interpretar os costumes do Chucro Pampa Gaúcho. Xirú Missioneiro possui 20 anos de história, 15 CDs gravados, 2 DVDs, 5 discos de ouro, mais de 1 milhão de discos vendidos por todo o Brasil. É um dos cantores mais populares das emissoras de rádio e televisão, arrastando milhares de fãs em seus marcantes sucessos, juntamente com o Grupo Pampa Colorado que o acompanha desde o início de sua carreira.

A Semana Farroupilha em Serafina Corrêa acontecerá de 11 a 20 de Setembro, no Acampamento Farroupilha e no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, com grandes shows com entrada franca, dentre eles Os Monarcas e Walter Morais, programação artística e cultural, muita música, alegria e culto às tradições, confira a programação:
www.serafinacorrea.rs.gov.br.

Realização do Jantar: Piquete de Laçadores Espora de Prata.
Realização do Show Baile: Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa/RS.

 

do www.garfoemala.com.br

Serafina Corrêa, a terra da Pizza

Foto: Surian Dupont

por Edith Auler

E tudo terminou em pizza! Pelo menos para nós, do Garfo & Mala. Mas o final foi super feliz. A convite da prefeitura municipal de Serafina Corrêa, fomos conhecer o Festival de Pizzas da Serra Gaúcha – Festipizza. O evento aconteceu em julho, no Ginásio Irceu Antônio Gasparin, bem no centro de Serafina Corrêa.

Antes de chegar nas pizzas, vamos contar um pouquinho sobre a cidade, que é super charmosa. Serafina Corrêa está situada entre vales e montanhas, na Encosta Superior do Nordeste no Rio Grande do Sul. População aproximadamente de 15 mil habitantes. A agropecuária e as indústrias são a base da economia.

É a Gênova do Brasil. No centrinho, eles criaram a Via Gênova, uma avenida formada por um conjunto de réplicas de prédios históricos da Itália. Ali pertinho fica também a ‘Nave Degli Immigranti’, monumento que destaca a bravura e o significado da imigração italiana, de grandiosa concepção artística.


Monumento Nave Degli Immigranti

Na pequena cidade, seus habitantes se orgulham muito do título de capital nacional do ‘talian‘, dialeto italiano falado na região, reconhecido, que veio para cá com os imigrantes.


Mausoléu que abriga os restos mortais de Serafina Corrêa

Mas cadê a pizza? Enfim sentimos aquele cheirinho inconfundível que tomou conta das nossas narinas já na porta do ginásio. No Festipizza também tem música. As bandas iniciam às 20h, mas a festa, que ocorre em três dias seguidos, inicia sempre às 19h. A entrada é permitida até às 22h, e o público pode permanecer no local até às 23h.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site do Festipizza. As crianças de 7 a 12 anos pagam R$26 (antecipado e na hora). Os adultos, todos os dias, pagam antecipadamente R$38 e na hora R$43. As crianças menores de 7 anos não pagam. Os ingressos são datados e por isso não tem troca.

Este ano o evento foi sucesso de comercialização, muita gente da região foi conferir. Ele dá direito as pizzas (são mais de 40 sabores), água, refrigerante e uma taça de vinho/espumante ou uma cerveja. Caso queiras bebidas alcoólicas extras, estas são vendidas separadamente

Foto: Edith Auler

Estandes de pizzas

Foi dada a largada. Nós bem que tentamos provar todos os sabores de pizza. E para cumprir esta missão, eu e a Suri nos dividimos. A mais votada e apreciada foi a de nozes. Sabe aquela delicia que você não esquece nunca mais? É ela, a fatia das fatias! A segunda melhor gostosura da noite é a Radicci Cotti. Leva um molhinho especial, mussarela, muito salame, radicci. Fica sensacional.

Fotos: Surian Dupont

Pizza de radicci cotti


Pizza de nozes

Chega aquele momento fatídico – vamos parar ou vamos sair daqui rolando! Então fomos degustar os espumantes e vinhos oferecidos pela festa, da Dhomo. Optamos pelo brut e cabernet sauvignon, que agradou ao nosso paladar.

Uma experiência muito agradável. Um festival de diversão, entretenimento, gastronomia e cultura. Já está confirmada a edição da festa de 2016 e nós certamente voltaremos!

Pra que vocês possam sentir um pouquinho do gosto da cultura italiana, deixaremos aqui, a receita do recheio da pizza de radicci cotti pra vocês!

Ingredientes

– 1 molho de radiche ou almeirão

– ½ cebola

– 1 colher (sopa) de óleo

– 1 salame ou paio picado

– 1 caldo de galinha

– Sal a gosto

Modo de fazer:

Lave bem as folhas de radicci e coloque-as inteiras em uma panela com água. Ferva por 10 minutos. Escorra com água fria e esprema as folhas, depois as corte bem miúdas. Coloque o salame e a cebola em uma frigideira junto com o óleo. Frite até que fique levemente dourado. Acrescente o caldo de galinha, 1/3 xícara de água e deixe ferver por 3 minutos. Depois ponha o radicci picado na frigideira e mexa bem em fogo baixo. Acrescente sal a gosto. Volte a cozinhar por mais 3 minutos até refogar bem (sempre em fogo baixo). Logo, retire o radicci já cozido, do fogo e coloque-o em uma travessa.

Faça sua pizza, sinta o sabor desta festa. Programe-se pra curtir a próxima!


8 de setembro
de 2015

PIFFERO NA ENCOL

eram quase 11 quando vitorio piffero, pres do inter, caminhou com seu fiel companheiro na pracinha da encol. pude ouvir que falavam de futebol. o presidente tava com cara um pouco sonada.piffero não gosta de fotos nesta hora, diz que é seu lazer.

 

RENATA ZANATTA

Ela tem boa dicção e boa voz pra falar em público.

 

Thammy

e a tammy miranda. mais homi que muito homi por ai(kkkk)

 

Box 21

OBOX 21 NA CARLOS VON KOSERITZ...
ALI NOS FUNDOS VÃO NAMORADOS QUE GOSTAM DE PRIVACIDADE. TEM UM CANTINHO PRA ISTO.

 

da Rodoviária

VESPERA DE FERIADÃO NA RODOVIARIA CENTRAL.

 

Correio do Povo

O ENTREGADOR DO CORREIO DO POVO NO PRÉDIO AGORA CHEFE COM O DIA CLARO.

 

a foto DO SARTORI DANÇANDO

havia escrito um longo depoimento sobre esta foto que saiu sem meu comentário.

o negócio é o seguinte. aquela foto não foi feita por um foca do jornalismo.

LUIZ AVILA É UM PUTA VEIA DO JORNALISMO. VAI VER QUE ELE SACOU O MOMENTO DA FOTO. AQUILO NÃO É FOTO DE AMADOR É DE ALGUÉM QUE ENTENDEU O SENTIDO JORNALISTICO DAQUELA FOTO.

FOI FEITA NA VESPERA DO DIA QUE O SARTORON IA ANUNCIAR 600 PILAS PROS FUNCIONA´RIOS. O VEIO DE CAXIAS QUASE CHOROU NO PIRATINI NA MANHA QUE FEZ ESTE ANUNCIO. MAS NO DIA ANTERIOR ELE DANÇAVA COM A PATROA NA EXPOINTER. MAIS OU MENOS O SEGUINTE. MATA E VAI CHORAR NOENTERRO.

POR ISTO QUE A FOTO TEM UM GRANDE SENTIDO JORNALISTICO.

EU NO LUGAR DO AUTOR DA FOTO INSCREVERIA NUM PREMIO PQ MERECE UM PREMIO. VAMOS VER SE O GOULART QUE COMANDA O PREMIO ARI DE JORNALISMO TEM A SENSIBILDIADE JORNALISTICA PRA DAR UM PREMIO A ESTA FOTO QUE TEVE GRANDE RPERCUSSÃO. E A ZH FOI SENSIVEL EM APROVEITA-LA NA CAPA.

O AVILA TRABALHA NISTO HÁ UNS 35 ANOS MAIS OU MENOS. PARABENS AO COLEGA(OLIDES)

A ' BOLA NAS COSTAS' DO SARTORON....

a foto é do LUIZ AVILA, uma ' puta veia' com todo o respeito no fotojornalismo. Avila foi chefe de fotografia da ZH, trabalhou no Globo em vários locais. então sabe do que tá falando.

não sei o que ele fazia na EXPONTER NAQUELE DOMINGO 30 de agosto, mas ele deu ns rins do SARTORON.sem querer, ou querendo é claro.

a foto ganha capa da ZH na segunda dia 31 e foi o assunto mais comentado no RS naquele dia. É QUE AS 9 HORAS DO DIA 31 SARTORI, COM CARA DE B.....NO PALACIO PIRATINI E QUASE AOS CHOROS, ANUNCIAVA QUE OS BARNABÉS GAUCHOS SO TERIAM 600 PILAS NA CONTA NAQUELE DIA....

MAS ELE DANÇANDO NO DIA ANTERIOR, SORRINDO COM A PATROA, DEIXOU OS BARBABES, BRIGADIANOS, POLICIAIS E AFINS PUTOS DA CARA.

UMA GRANDE FOTO JORNALISTICA, JUSTAMENTE PELO CONTEXTO. ESTA FOTO SE FOSSE FEITA NUMA OUTRA CIRCUNSTANCIA, NEM SAIRIA, NO MAXIMO UM PEQUENO ESPAÇO NA COLUNA POLITICA JUSTAMENTE PELA PRESENÇA DO ALCKMIN QUE TODO MUNDO ENTENDEU QUE TAVA NA EXPOINTER FAZENDO CAMPANHA PRA PRESDIENTE PORQUE DISPUTA COM AECIO NEVES E JOSÉ SERRA A VAGA PELO SEU PARTIDO.

MAS O LUIZ AVILA ENTENDEU QUE O CONTEXTO DO SARTORON DANÇANDO DARIA SENTIDO E CLICOU. COMO CHEGOU A ZH NÃO SEI. NÃO SEI SE ELE OFERECEU A FOTO COMO SE DIZ, PROVAVELMENTE SIM PQ A ZH NÃOF EZ A FOTO, PQ O AVILA NÃOT RABALHA MAIS LÁ HÁ TEMPO.

EU NÃOT ENHO ESTA INFORMAÇÃO MAS IMAGINO QUE O AVILA DEVIA ESTAR TRABALHANDO COMO FRILA PRA ALGUM VEICULO OU ENTÃO PRO PROPRIO ALCKMIN JÁ QUE AVILA FEZ E FAZ FOTOS PRA POLITICOS. OU ENTÃO TAVA LÁ PELA FARSUAL. PELO SARTORON É QUE NÃO TANTO QUE A DISTRIBUIÇÃO DA FOTO NÃO FOI FEITA PELO PIRATINI( PARABENS AO AVILA QUE EMPLACOU UMA FOTO NA ZH QUE ACABOU SENDO O ASSUNTO DO DIA SEGUINTE. EU OUVI MUITA GENTE COMENTANDO OF ATO DO GOVERNADOR ESTAR DANÇANDO NO DIA ANTERIOR AO QUE DIRIA NO DIA SEGUINTE. É MEIO COMO IR CHORAR NO ENGTERRO.....
cOMO DIRIA CLAUDIO CABRAL, ESCREVO E ASSINO EMBAIXO(OLIDES CANTON)

 

choro

CARA DA DILMA NA FOTO DO PRONUNCIAMENTO É DE QUEM CHOROU MUITO. SEI PQ TB JÁ CHOREI MUITO

 

ACHO QUE A DILMINHA NÃO TEM VOLTA

COMENTEI HJ COM UM AMIGO QUE O DISCURSO DE UM BABACA POLITICO COMO AQUELE MUSICO FABIO JR. - QUE NUNCA SE METEU EM POLITICA, NUNCA OUVI ELE FALAR SOBRE POLITICA E ISTO NÃO QUER DIZER QUE UM DIA NÃO POSSA FAZE-LO COMO CIDADÃO MAS UM ALIENADO POLITICO COMO ELE, FAZER UM DISCURSO DAQUELES É PQ

1. ELE SABIA QUE IA AGRADAR(ENTÃO É UM BOM DEMAGOGO)

2. A DILMA TÁ PELA BOLA SETE QDO PERDE APOIO DESTE TIPO DE CIDADÃO....É UM ALIENADO POLITICO, PODEMOS ASSIM CHAMAR.

3. SE FOSSE UM DISCURSO DO CAETANO, TODO MUNDO IA DIZER:

LÁ VEM OC AETANO DE NOVO COM SEUS DISCUROS, OU ENTÃO DO LOBÃO MAS DE UM ALIENADO POLITICO COMO O FABIO JR. É MUITO RUIM PRA DILMA, MAS MUITO MESMO.(oc)

 

Coleguinhas

FUI E VOLTEI AO ARENA NO MESMO T2 QUE O CUCUT, OU JUAREZ TOSI. APOSENTADO TÁ TOCANDO A LOJA DE ORGANICOS COM A ESPOSA MARCIA.FARMACEUTICA, ELE A CONHECEU DURANTE UMA COBERTURA DE PRAIAS NOS ANOS 80 EMCAPÃO DA CANOA. ELA FOI LEVADA PRA LÁ PELA SANTA IRENE ARAUJO LOPES QUE TRABALHAVA NA PREFEITURA DE SANTO ANTONIO.

* - eLA TINHA ME VISTO EMCAPÃO DA CANOA, QUANDO EU FUI FAZER AQUELES CADERNOS DE FIM DE ANO QUE A ZH MANDAVA FAZER. MAS EU NÃO NOTEI NADA, ME DISSE CUCUT...( O APELIDO FOI DADO PELO MELCHIADES STRICHER PQ O JUAREZ ERA DO PT...)

ELE NÃO DEU BOLA PRA MARCIA. MAS DEPOIS NO VERÃO,QUANDO FIZERAM UM CHURRASCO DE DESPEDIDA DO HOTEL BEIRA MAR, FEITO PELO BELMIRO WEBER, O VEIO DONO DO HOTEL ONDE SE FICAVA NA COBERTURA DEPRAIA, A SANTA IRENE FOI PRA LÁ E LEVOU A AMIGA. ELA SENTOU DO LADO DO JUAREZ E COMEÇARAM A NAMORAR NAQUELE NOITE MESMO. TEM UM CASAL DE FILHOS. NENHUM É JORNALISTA.

* O JUAREZ, COM TODO O RESPEITO, O CUCUT É FUNDADOR DOS ECOCHATOS.

RENATO ROSSI NÃO MANDOU NEM SEU COMENTARIO NESTA 2 PRA GUAIBA. ACHO QUE TÁ PUTO QUE O TIRARAM DA PRESENÇA DELE NO PROGRAMA DO MENDELSKI. MAS O ROSSI É ASSIM BIPOLAR. DEPOIS ELE VOLTA TODO MANSINHO.....SEM NENHUMA ILAÇÁO, POR FAVOR...

 

REGINA LIMA

MAIS UM FURINHO DO VEIO AQUI....AQUELE NEGOCIO DE QUE A REGINA LIMA VAI POR NO PAU A RBS...ME CAIU NO COLO A NOTICIA. CAIU NO COLO EU CHUTO.

* E SEI O QUE É UMA NOTICIA....

 

A COMENTARISTA DA WEB

como contei aqui, conheci domingo no arena a unica mulher que comenta futebol. so não perguntei a idade....mas tive ali ali pra perguntar. o nome dela;CLARINE JACOBI. me pareceu que tem ali por perto de 35 a 40 anos...ou então engana bem....

muito comedida nos comentários, ela acha que entende de futebol. jogou no INTER....

QUANDO MORAVA NO INTERIOR DE AGUDO, onde nasceu, ouvia o ARMINDO ANTONIO RANZOLIN E O ROBERTO BRAUNER.SEUS LIDERES....

- FICAVA DE NOITE COM MEU RADINHO ESCUTANDO ELES, ME CONTOU NA CABINE 25 DO ARENA.

CLARINE JACOBI COMENTA COM LUCIDEZ, NÃO ENTENDE MUITO DE COISAS COMPLEXAS COMO FAZIA O PROF. RUI.

VAI DIRETO AO PONTO. ELA ACERTOU NO DOMINGO ATÉ O RESULTADO. QUANDO O GREMIO PERDIA NO PRIMEIRO TEMPO ELA PROFETIZOU NO MICROFONE DA RADIO WEB

- O ROGER-TREINADOR DO GREMIO - VAI MUDAR O ESQUEMA E O GREMIO GANHA DE DOIS A UM. NA MOSCA.

JÁ O SEU PARCEIRO DE JORNADA, O NARRADOR CESAR COSTA FAZ O ESTILO MAIS LOUCÃO QUE OUTRA COISA. QUANDO SAIA UM GOL, ELE SE LEVANTAVA DA CADEIRA E GRITAVA GOOOLLLL.COMO SE QUEM O OUVIA NA NET PUDESSE ESTAR VENDO SEUS GESTO.

COM CARA DE MALUCO BELEZA, ELE RECLAMAVA O TEMPO TODO DOSOL QUE BATIA NOS SEU SOLHOS E NÃO CONSEGUIA VER OS JOGADORE.S POR SINAL ELE ERROU DE NOMES DOS JOGADORES VARIAS VEZES. MAS TB NAQUELES CONDIÇÕES COM O SOL BATENDO NOS OLHOS NÃO É MOLE.

ELE PEDIA PELO AMOR DE DEUS QUE UMA NUVEM TAPASSE AQUELE LINDO SOL DA TARDE DO DOMINGO ULTIMO.

ENFIM, CONHECI UMA DUPLA DO QUE EU CHAMO DE ' GUERRILHEIOS' DA NOTICIA, OU SEJA, JOVENS QUE TÃO TRANSMITINDO ACHO QUE POR PURO HEROISMO PQ ME PARECE QUE AINDA NÃO TEM UM PUTO ANUNCIO. COMO A WEB NÃO CUSTA NADA, ELES MANDAM BALA. E SEUS OUVINTES SÃO DE VIAMÃO, DO MORRO DA CRUZ DE PORTO ALEGRE, OU SEJA, GENTE POBRE QUE NÃO PODE MAIS IR A FUTEBOL HOJE EM DIA.PELA CAREZA DO FUTEBOL QUE VIROU COISA DE ELEITE.

EM TEMPO. QUANDO FUI PEGAR O ELEVAR 13 PRA IR PRA MINHA CABINE, OLHEI QUE TINHA UM AVISO QUE DIZIA QUE NÃO SE PODE ENTRAR NA ARENA PORTQANDO ENTORPECENTES E COMECEI A RIR DA HIPOCRISIA DESTES AVISOS. É QUE NEM AQUELA COISA DO SORRIA, VC ESTÁ SENDO FILMADO....

E QUE A ZH DEU NA SEMANA ATÉ FOTOS DE CARAS CHEIRANDO COCAINA NOS BANHEIROS DO ARENA. TEM VENDA DE COCAINA DENTRO DO ARENA..QUEREM O QUE MAIS????NÃO FUI EU QUE DISSE EU LI NA ZH, VIU????(oc)

 

SABEDORIA

COMENTA´RIOD A COMENTARISTA DA RADIO WEB CARINE,OU CLARINE JACOBI NESTE DOM QUANDO O FLU PERDIA PRO FLA..

- DEPOIS QUE ENTROU O RONALDINHO GAUCHO O FLU NÃO GANHO MAIS NADA. FALOU EDISSE!!!

 

de Paris

POR ANA PM CANTON

Oi, pai.
em geral, tenho vindo ao trabalho de onibus.
aqui se usa onibus ou metro, dependendo de onde se vai.
os dois sao bons.
aqui ha cartas para uso do transporte publico integrado (metro, onibus e trem). a carta pode ser semanal, mensal ou anual.
se chama carte navigo. por exemplo, comprei o passe mensal este mes. sao 70 €.
da direito a usar transport publico ilimitado nas zonas 1,2,3,4,5 (a cidade é dividdida em zonas).
se for comprar um bilhete unico de metro, custa 1,7 €, mas nao val ea pena.
bom dia! beijo, Ana.
é isso.

 

de Caxias

por nadilce zanata

Quase indo ler. Nem me fala de frio. Eu pensei que estavas em Paris...
Garoou até meio dia, neblina e vento frio.
Dizem as meteorologias que sexta, sábado, domingo, segunda e terça, teremos temperaturas negativas. era só o que faltava. Que neve então.

 

Cinema

AS RAZÕES ENDAFONHAS DE ALLEN

por Eron Duarte Fagundes

Woody Allen é um dos grandes nomes do cinema. “Um ícone cinematográfico quase perfeito”, segundo o crítico brasileiro José Carlos Avellar. Mas, ao que parece, não anda lá bem das pernas cinematográficas. Homem irracional (Irrational man; 2015) reedifica as obsessões de Allen por seu tema dostoievskiano predileto, a questão do bom crime, feito por novos conceitos morais espantosamente racionais. Este assunto já rendeu a Allen alguns bons filmes, como Crimes e pecados (1989), Ponto final (2005) ou mesmo O sonho de Cassandra (2007). Um tipo de policial psicológico que talvez tenha uma raiz remota, a obra-prima Crimes d’alma (1950), do italiano Michelangelo Antonioni. Na verdade, a origem desta vertente do cinema de Allen é literária: o romance Crime e castigo (1866), do russo Dostoievski. Com ecos da perversidade da criatura balzaquiana Vautrin em O pai Goriot (1835), livro que foi objeto de dissecação pelo economista francês Thomas Piketty em recente best-seller. Mas, apesar de todas estas origens nobres, no cinema de Allen e fora dele, e até fora do cinema, Homem irracional enfada profundamente até os admiradores do cineasta; utilizando divagações filosóficas e citações variadas para dar textura a suas personagens, o realizador se perde em superficialidades e reiterações problemáticas.

As motivações do encucado professor de filosofia que decide comprar a fúria de outrem, matando um juiz de direito que teria prejudicado alguém, como em Pacto sinistro (1951), do inglês Alfred Hitchcock, são mal alinhavadas, e os relacionamentos do homem com duas mulheres mais aborrecem do que divertem. Recentemente Allen, para surpresa dos que o tinham por “diretor sério”, tipo intelectual europeu, disse que fazia filmes para distrair as pessoas de sua realidade às vezes terrível. Mas em outros tempos Allen fez isto mesmo com muito mais inteligência e aguda sensibilidade cinematográfica, coisas não encontráveis em Homem irracional.


7 de setembro
de 2015

TESTEMUNHO

ANDAVA SEMPRE PEGANDO O TV PRA IR NA FEIRA DO OLIMPICO NO SABADO. MAS ULTIMAMENTE TENHO EVITADO DEPOIS QUE VI ALGUMAS CENAS QUE ACONTECERAM NUM SABADO, COM UNS GAJOS QUE SUBIRAM NA AV. CASCATINHA. ALI ENTENDI TUDO....

 

TIME DE UM SO TORCEDOR

NAQ MNHA DESTE DOM NO BEIRA RIO JOGO BRASIL DE PELOTAS X TOMBENSE. FOI 2 A 2.

O BRASIL QUASE PERDE A PARTIDA.

MAS TINHA 5 MIL TORCEDORES XAVANTES. JÁ O TOMENSE TINHA UM SO QUE FOI ENTREVISTADO PELA RÁDIO WEB ESTA QUE VIREI COMENTARISTA DO JOGO DO GREMIO NO ARENA.

TOMBO É A CIDADE ONDE HAROLDO JOAQUIM DE SOUZA COMEÇOU COMO NARRADOR ESPORTIVA E FICA EM MG.

o hogo foi pela série C.

o brasil tinha perdido o mando de campo e o inter lhe emprestou o estadio.

SO A GUAIBA DAS GRANDES TRANSMITIU BRASIL X TOMBENSE NO BEIRA RIO ESTA MANHA. A GAUCHA MANDOU APENAS UM REPORTE RLÁ QUE ENTRAVA AS VEZES.

 

da Arena

ate comentarista de futebol fui hj no arena. uma rádio web me pediu no intervalo pra comentar. toing.....

 

SANTANA NA CIT

O cronista FRANCISCO PAULO SANTANA ESTÁ NA CTI DO MOINHOS DE VENTO.

* iSARA mARQUES, ATUAL PRESIDENTE DA TVE, MUDOU-SE DE PETROPOLIS PRO MENINO DEUS

 

Coleguinhas

LI TODA A ENTREVISTA DO LAURO NA ZH DOMINICAL AINDA NO SAB DE MEIO DIA. ACHO QUE FICOU FALTANDO MUITA COISA....

DÁ PRA ENTREVISTAR ELE DENOVO PEGANDO OUTRAS COISAS QUE NÃO FUTEBOL.

nos fins de semana, o apresentador MAURICIO FREITAS FAZ BICOS NO AGAPIO.

* bicos no bom sentido, ele trabalha lá no atendimento ao caixa e na tele.

* dia de semana apresenta o futebol com o RECHE na ulbra TV.

 

BOCA NO TROMBONE

OUVI NESTE SÁBADO ESTE TRADICIONAL PROGRAMA DA BAND.AM...

É UM PROGRAMA FINANCIADO PELOS SERVIDORES PUBLICOS PELAS SUAS ENTIDADES...

E PAU NO SARTORON......

ANTIGAMENTE ERA APRESENTADO PELO PAULO SOLANO QUE MORREU.

NA ZH TINHA O COLEGA SOLANO NASCIMENTO E VOLTA E MEIO LIGAVAM PRA LA ATRAS DO PAULO SOLANO. MUITA CONFUSÃO EU VI FAZEREM DISTO. ELE, O NOSSO COLEGA,FICAVA PUTO DA CARA...

 

a ' dancinha da expointer!

o assunto da semana passada numa foto!!!!!

 

BIGODE PODE ESTAR VOLTANDO

RUMORES DÃO CONTA QUE O PT ESTARIA ENTRE OLIVIO E O RAUL PONT PRA PREFEITO NO ANO QUE VEM.

* E SERGIO ZAMBIAZI POR ORA SERIA APENAS UMA ' PLANTAÇÃO' DE UM COLUNISTA POLITICO.

 

ROTEIRO DO FINDI

NA 6 ESTAVA NA ROD QUANDO VI UMACORRERIA DOS CAMELOS QUE FICAM NA FRENTE ALI VENDENDO CIGARROS E OUTROS QUINQUILHARIAS. FUGIRAM EM DIREÇÃO A RODOVIARIA. OS GUARDAS DA MESMA NÃO FIZERAM NADA. NEM SEMEXERAM....

MAS OS FISCAIS DA SMIC QUERIAM ERA METER A MÃO NA MERCADORIA CONTRABANDEADA.....

QUANDO SUBI NO ONIBUS UM RAPIDO PROTASIO A COBRADORA ESTAVA PUTA DA CARA COM OS FISCAIS...

- BAH, TIRANDO A MERCADORIA DOS CAMELOS.

ENTÃO UMA COBRADORA DA VAP É A FAVOR DOS CONTRABANDISTAS E SEUS TENTACULOS. PRA VER COMO É A POPULAÇÃO. E DEPOIS SE QUEIXAM DOS POLITICOS. SÃO IGUAIS OU PIORES QUE OS TAIS.(oc)

 

roteiro do findi

na 6 o gauchão desfilava pela rodoviária. devia imagino estar vindo da fronteira....ou da expointer...ou já era a semana farroupilha.

 

de Paris

PROTESTOS DE COLONOS EM PARIS DIAS ATRAS

POR ANA PMACANTON

sim, vi. o protesto foi intenso e próximo ao hospital onde trabalho.
acredito que seja por questões dos subsídios à agricultura. parece que a grande parte dos agricultures vinham da Bretagne.

 

De uma leitora......

Qdo te disse que a coisa vai piorar.... Vê se pega outro ônibus, ou troca de rota, aqui, faz tempo, faço isto. Qdo eu levava a minha filha à pé ou de carro, sempre trocava o trajeto, a malandragem dos pivetes usuários de drogas é mto grande. Já fui 'fechada' por um chevetão às 22hs numa noite de inverno qdo ia apanhar minha filha num curso, cosegui desviar, (ainda bem que tinha gasolina no tanque e ninguém atravessou o meu caminho), consegui enfiar o carro num módulo da BM. Bem estacionei no pátio, estava tudo iluminado, mas dentro do módulo não havia ninguém. Gelei, mas eles passaram cantando pneus. Bom que não sabiam que não havia ninguém. Esperei uns 20 min, não apareceu ninguém, dei ré e fui apanhar minha filha. Mas tive outro s cagaços no trânsito. Só que à pé nunca fui assaltada, ainda. Amém. Mas A Rê se safou de um assalto com tiroteio em um ônibus às 16 hs num sábado, está ainda correndo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

DAY AFTER

NA GUAIBA NESTA 6, CLARO QUE O MENDELSKY DEU MAIS APOIO A BM....NÃO IA SER DIFERENTE. NO CASO DO GAROTO MORTO.

* PELO MENOS ELE FOI COERENTE. TEM A POSIÇÃO DELE E PRONTO. MAS DEU VOZ A OUTROS TB.

NA BAND, O RITTER QUESTIONOU PQ A BM ATIRA LOGO PRA MORRER. É COM UM BERRO NA TUA CARA, O QUE TU ACHAS QUE IAS FAZER.

* ME CHAMOU A ATENÇÃO DE UMA DICA QUE O TEN MACIEL DEU NA GUAIBA....

- ANTES NÃO HAVIA ESTA ORIENTAÇÃO DA BM CONTRA O BURACO QUENTE....AGORA ESTAMOS FAZENDO ESTA ABORDAGEM,DISSE ELE MAIS OU MENOS...

O QUE O TENENTE QUIS DIZER FOI ANTES - ACHO QUE ELE QUIS DIZER O GOVERNO ANTERIOR - O METODO ERA MAIS DE CONVERSAR. FOI MAIS OU MENOS ISTO QUE ELE QUIS DIZER.

* A FAMILIA DO MORTO defende a honra do jovem é claro(OC)

 

ICMS NO DOS OUTROS É BOM...

Ouvi agora na 6 na band o MAGRÃO DEFENDENDO O AUMENTO DO ICMS...AH NOS DOS OUTROS ´É FACIL NE.....

ESSES CARAS TEM SAIDA PRA TUDO.....

 

Cinema

OS DEMÔNIOS QUE VÊM COM O SEXO

por Eron Duarte Fagundes

A sexualidade e os ímpetos demoníacos que ela faz desabar sobre o indivíduo humano é um tema recorrente no cinema de horror. O inglês Alfred Hitchcock chegava a exibir uma simbologia sutil e o norte-americano Brian De Palma desfilava lá pelas tantas os delírios de seu barroquismo. Corrente do mal (It follows; 2014), de David Robert Mitchell, atualiza estas questões para o universo de jovens amedrontados, perplexos e seduzidos do século XXI.

Uma garota transa no começo do filme e as possessões e visões despertadas nela depois do sexo são consideradas como uma doença transmitida pela relação sexual. Uma AIDS instalada na cabeça da criatura. Apoiada pelos amigos, ela faz seu périplo de demências arrepiante. O realizador concebe sua narrativa em imagens de extremo rigor formal, beleza plástica e uma eficiência de intenções que surpreende o observador destes tempos cinematográficos em que o gênero terror muitas vezes tem aparecido com uma certa palidez.

Não chega a ser propriamente uma obra-prima, embora contenha elementos que poderiam caracterizá-la. Circunscrito a algumas superfícies morais e uma certa fisicalidade habituais nos filmes de horror cuja matriz parece ser aquela gerada em obras dos anos 70 e 80, Corrente do mal é, sem embargo disto, um belo relevo na planície cinematográfica com que sempre deparamos.

 

do mironneto.com

Aluguel do Museu do Festival poderia render R$ 100 mil

O Executivo retirou o projeto de lei que tratava da concessão do Museu do Festival de Cinema, pouco antes da sessão da Câmara de Vereadores de segunda-feira (31). O projeto previa um investimento de R$ 1,8 milhão, e alguns vereadores se mostraram surpresos com a informação de que o aluguel mensal do espaço renderia R$ 100 mil por mês.

Queda de pedras entre Três Pinheiros e Várzea Grande

A RS-115, no trecho entre os bairros Três Pinheiros e Várzea Grande, teve que ser interrompida em meia pista na tarde de quinta-feira (3), devido à queda de blocos de pedra do paredão localizado antes da Famastil. Em alguns momentos, o movimento ficou lento devido à interrupção da pista da direita, na subida para a cidade.

 

do Comunique-se

Jornalistas que passaram pelos cortes de IstoÉ em Brasília pedem demissão

por Nathália Carvalho

Quem acessa a página de expediente da IstoÉ vê os seguintes profissionais na redação de Brasília: Eumano Silva (diretor), Claudio Dantas (editor), Izabelle Torres (repórter) e Josie Jerônimo (repórter), além dos administrativos Dionys Santos e Suely Melo. O mercado já sabe que em junho deste ano Silva foi desligado da publicação. A novidade, agora, é que os outros três profissionais de conteúdo resolveram sair da publicação. Apuração do Portal Comunique-se revela que o sucateamento da sucursal foi o que resultou na situação.

Fontes contaram à reportagem que cortes realizados na IstoÉ neste ano acabaram deixando a redação do Distrito Federal fragilizada e sobrecarregada. Dantas chegou a assumir a diretoria interinamente neste período. Izabelle, por sua vez, passou um tempo fora do escritório em licença-maternidade. Com isso, a reportagem ficou dividida entre os que restaram: o próprio diretor, que também editava a publicação, e Josie. As dificuldades aumentaram com o corte de recursos para o trabalho jornalístico.

O primeiro a deixar o posto foi Dantas, que saiu da revista em agosto. O profissional tinha sete anos de IstoÉ. A passagem dele pela publicação foi marcada pela mudança de direção - foram, ao menos, quatro alterações no período. A partir de agora, ele vai trabalhar em O Antagonista, site comandado por Diogo Mainardi e Mario Sabino, ex-colunista e ex-redator-chefe da Veja, respectivamente.

Na última semana, quem arrumou as coisas para ir embora foi Josie. Segundo as informações, a profissional vai se dedicar aos estudos e investir no doutorado em Ciência Política. Nesta semana, ao voltar da licença-maternidade, Izabelle também resolveu pedir demissão. Ela ficará na IstoÉ até a próxima semana para cumprir parte do aviso prévio e depois investirá em projeto de assessoria de imprensa para um grupo de deputados. De acordo com a apuração, os desligamentos não foram combinados entre os profissionais.

Para recompor a redação, a revista da Editora Três já recrutou o jornalista Fábio Brandt, ex-Estadão e Valor Econômico. Textos assinados por ele já podem ser vistos na versão online do veículo. Outros nomes estão sendo cotados. A expectativa é que mais um repórter seja contratado e a outra vaga, que antes era de Dantas, seja congelada, por ora.

O Portal Comunique-se tentou contato com a direção da IstoÉ, mas ainda não teve retorno.


(Imagem: Reprodução)

 

Palestra “Dívida estadual: um pouco de luz sobre o tema”

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) tem a honra de convidá-lo(a) para a palestra “Dívida estadual: um pouco de luz sobre o tema”. Confira os detalhes abaixo e participe!

Palestra “Dívida estadual: um pouco de luz sobre o tema”
Data: 10/09/2015
Hora: 14 horas
Local: Auditório da FEE (Rua Duque de Caxias, 1691, Centro/POA)
Palestrante: Darcy Francisco Carvalho dos Santos (Bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas)

A entrada é gratuita e haverá certificado de participação. Acompanhe a cobertura no Twitter e acesse mais informações em nosso Facebook.

 

da Folha Popular de Teutônia

 

Acampamento Farroupilha pronto para receber visitantes

Foto: Betina Carcuchinski/PMPA

A partir de sábado, 5, público contará com uma programação diversificada

A partir de sábado, 5, público contará com uma programação diversificada

A abertura oficial do Acampamento Farroupilha será nesta segunda-feira, 7, às 18h, com a chegada da Chama Crioula. Conforme o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura, Giovane Tubino, a expectativa é superar o número de visitantes do ano passado. São esperadas mais de 1 milhão de pessoas. Já a partir deste sábado, 5, o público pode desfrutar de uma programação cultural diversificada.

Concursos, apresentações musicais de nomes consagrados do tradicionalismo e de invernadas artísticas de CTGs também estão na programação. Outro destaque é a realização da Ciranda Escolar, uma oportunidade de aproximar estudantes das escolas públicas e privadas da cultura rio-grandense. Todas as informações estão no Site do Acampamento.

Entre as novidades deste ano está a Rua do Baile onde estão localizados os piquetes que promovem bailes abertos ao público, durante o acampamento. Os bailes vão contar com a segurança 24h da Brigada Militar. Outra novidade é um mirante com seis metros de altura, onde os visitantes poderão apreciar a vista panorâmica de todo o acampamento.

Programação Campeira - A programação campeira vai acontecer nos dias 11, 12 e 13 de setembro, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia). Para todas as modalidades, será pedido o cartão tradicionalista em dia. Para o Laço Patrão e Capataz, o cartão deverá estar em mãos. Todas as provas campeiras ocorrerão mediante regulamento e parâmetros do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

Turismo de Galpão - O projeto Turismo de Galpão, que desde 2013 tem oferecido oficinas de aprendizagem sobre a cultura gaúcha, entra em sua quarta edição. Ao longo do evento estará disponível um cardápio de 100 atividades para conhecer e aprender, de forma criativa, a história, as tradições, os hábitos e a culinária típica do Rio Grande do Sul. As oficinas serão oferecidas diariamente durante o evento, entre 11h e 19h, no ambiente simples e rústico de 40 piquetes tradicionalistas parceiros do projeto que é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

Para viabilizar o Acampamento Farroupilha a prefeitura, através de diversas secretarias e órgão realizou uma série de obras e serviços.

Limpeza – O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizará a coleta dos resíduos domiciliares (rejeito e orgânico) e recicláveis duas vezes ao dia ao longo de todo o acampamento (7 a 20 de setembro). Equipes do DMLU passarão pelos piquetes recolhendo os resíduos separadamente, bem como limpando os 30 latões distribuídos pelo local, para resíduos gerados pelos visitantes. São 15 latões de recicláveis e 15 de domiciliar distribuídos aos pares pelo espaço do evento. Além disso, equipe de 65 garis, 30 no turno do dia e 35 no turno na noite, farão a limpeza e manutenção de forma permanente.

Esgotos Pluviais – O Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) executou a limpeza das redes de drenagem e mais de 60 grades farroupilha, localizadas no Parque Harmonia. A limpeza foi realizada de 15 a 28 de agosto.

Meio Ambiente – A Secretaria Municipal do Meio ambiente (Smam) realizou limpeza geral, poda em cerca de 30 árvores, remoção de seis árvores com risco. No convênio com o MTG, foram instaladas 30 novas churrasqueiras, ainda em 2014, além do cercamento da área de reserva do parque, próxima à pista de rodeios e recuperação do cercamento externo, como contrapartida pelo uso do parque.

Indústria e Comércio – A Secretaria da Produção, Indústria e Comércio (Smic) atua com a equipe de fiscalização para coibir a atuação de ambulantes no entorno do acampamento.

Água e esgotos – A Distrital Centro do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), nessa fase de instalação dos piquetes, disponibiliza pontos de acesso à água.

Fiscalização – A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, realiza fiscalização dos alimentos durante o evento.

Outros Serviços
Estacionamentos - Em 2015, serão cinco áreas de estacionamento durante a semana e seis áreas no final de semana. Os estacionamentos, administrados por uma empresa particular, terão o valor unitário de R$ 20 para carros e motos. O funcionamento será integral durante o evento.

Atendimento médico - O posto de saúde do Acampamento Farroupilha funciona 24 horas com ambulatório, sala de atendimento de emergência e duas ambulâncias de atendimento básico. Casos mais graves são encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro. O posto fica ao lado do Centro de Eventos.

Internet - O público contará com os serviços de tecnologia e informação fornecidos pela Procempa. A companhia disponibilizará sinal wifi na Casa do Gaúcho, no Galpão da Secretaria Municipal da Cultura e em alguns pontos do parque.

Bancos - O Acampamento Farroupilha dispõe de caixas eletrônicos do banco Bradesco, localizado no Centro de Convivência. Na Piquete da Associação dos Servidores do Banrisul existe um Caixa do Banco.

Segurança - A Brigada Militar tem presença ostensiva no acampamento. A Polícia Civil instalou uma delegacia próxima ao Centro de Eventos. Equipes da Polícia Civil ficam de plantão 24 horas no posto. Além da Brigada Militar e Polícia Civil, tem presença permanente no parque uma equipe do Corpo de Bombeiros.

Comércio - A Feira de Artesanato do Acampamento Farroupilha está localizada ao lado do Centro de Eventos, próxima à Fazendinha, onde ocorrem as provas campeiras. A Feira possui mais de 60 estandes que vendem produtos gauchescos, como artesanato, vestimentas, utilidades para o lar, móveis e lazer. Para oferecer melhor conforto para os visitantes e participantes, os corredores possuem piso de madeira.

Alimentação - A festa tradicionalista deste ano mantém as novidades dos anos anteriores. Dentre elas está uma picanharia, uma chopperia e um café campeiro que será vendido na padaria do parque. A praça de alimentação será voltada para a tradição e disponibilizará mais iguarias da culinária campeira. Padaria, açougue, revendas de gelo, lenha e carvão, depósito de bebidas, churrascaria, restaurantes típicos e de frutos do mar. A praça terá estandes que venderão peixe, entrevero (sanduíche com carne de churrasco), pastel de carrera, frutas com chocolate e produtos coloniais, como queijo, salame, pão, cucas e doces típicos gaúchos.

Transporte - Linhas de ônibus para chegar ao Acampamento Farroupilha no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho:

Sentido Centro-bairro
Origem: Centro

C1 – Circular Centro
C4 – Balada Segura
176 - Serraria/Rodoviária
178 - Praia de Belas
180 - Diário
188 - Assunção
244 - Santa Teresa
2441 - Santa Teresa/Mariano de Matos
255 - Caldre Fião
272 - Moradas da Hípica e derivadas
273 - Belém Novo/Hípica e derivadas
282 - Cruzeiro
2821- Pereira Passos
346 - São José
349 - São Caetano
360 - Ipê
376 - Herdeiros/ Esmeralda
394 - Mapa e derivadas
397 - Bonsucesso e derivadas
R32 - Rápida - Bonsucesso

Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da área central (terminais Borges e Salgado Filho) com destino à zona Sul.

Sentido bairro/Centro

Origem: Tristeza

110 - Restinga Nova Tristeza
11- Restinga Velha Tristeza
180 - Diário
188 - Assunção
Origem: Bairro Menino Deus/av Praia de Belas

178 - Praia de Belas
Origem: Protásio Alves

492 - Petrópolis/Sesc
Origem: av Ipiranga

T1 - Transversal 1
T1D - Direta

Obs.: Na av. Borges de Medeiros, em frente ao IPE, há várias linhas provenientes da zona Sul com destino à área Central (terminais Borges e Salgado Filho).

Outras informações no fone 156 e www.poatransporte.com.br.

 

Entidades delineiam parcerias para fomento da ovinocultura gaúcha

Também na Casa da Fepagro, durante a feira Expointer, houve a visita de dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) para uma reunião sobre possíveis parcerias entre a entidade e órgãos de pesquisa e ensino do Estado. Participaram da reunião representantes da Secretaria da Agricultura e Pecuária, Fetag, Emater/RS-Ascar, Embrapa, UFRGS e Unipampa, além de pesquisadores da Fepagro e produtores rurais. O secretário de Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, participou do início da reunião, destacando a importância de intensificar o diálogo entre as entidades produtoras e as instituições de ensino e pesquisa para que a cadeia de ovinos tenha um salto qualitativo. “Considero este tipo de encontro fundamental, pois, quando nos juntamos, aumentamos nossa chance de fazer algo com resultados positivos e mais rápidos. O importante é fortalecer o setor, que tem espaço para crescer, e o governo deve colaborar nesse processo”, frisou.
O presidente da Arco, Paulo Afonso Schwab, apresentou um panorama da ovinocultura do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional no setor. “Nosso grande foco agora é organizar a cadeia produtiva. Sem isso não poderemos atender à demanda crescente por carne ovina, nos estendendo a mercados como o Oriente Médio e a China”, destacou. Ele pontuou, também, a necessidade de avançar o Programa Estadual de Sanidade Ovina, o Proeso, para que o setor possa ampliar sua participação em mercados internacionais.

Pesquisadores da Fepagro citaram as ações da Fundação na área da ovinocultura, como os serviços de diagnóstico do IPVDF – Fepagro Saúde Animal e projetos de pesquisa que eram conduzidos nas unidades de Viamão e Hulha Negra. “São projetos encerrados, mas os pesquisadores desses Centros têm todo o interesse em retomar essas atividades, inclusive com estudos específicos, como controle de parasitas por homeopatia, por exemplo”, contou a pesquisadora Adriana Tarouco, coordenadora do Programa de Pesquisa em Produção Animal da Fundação. Além disso, a Fepagro Serra do Sudeste, em Encruzilhada do Sul, está passando por uma reestruturação para conduzir linhas de pesquisa específicas em pequenos ruminantes, como os ovinos. “O que podemos oferecer de imediato é o nosso conhecimento”, resumiu a pesquisadora Laura Lopes de Almeida, da Fepagro Saúde Animal.Encerrando a reunião, o diretor-presidente da Fepagro, Adoralvo Schio, disse que o próximo passo será a convocação de uma reunião no âmbito da Câmara Setorial de Ovinocultura, para trazer a discussão para dentro dessa instância e dar continuidade ao diálogo entre as entidades interessadas. “A partir dessa reunião, poderemos efetivamente articular as instituições e construir um projeto para o setor”, finalizou.

 

Escolhidos os campeões Dorper e White Dorper da Expointer

Fotos: Jairo Nether/D/JN

Grande Campeã da raça Dorper em Esteio


Grande Campeão

As raças de ovinos Dorper e White Doper já têm os seus campeões da 38ª edição da Expointer, que está sendo realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os julgamentos ocorreram na terça-feira e na quarta-feira. O jurado foi Giancarlo Antoni, de Bragança Paulista (SP). Entre os machos Dorper, o grande campeonato foi para N. Sra. da Conceição 776 (box 751), do expositor Hamilton Alvaro da Silveira, da Fazenda e Cabanha N. Sra. da Conceição, de Rio Pardo (RS). O criador, que introduziu a raça no Rio Grande do Sul, também ficou com o título de Reservado Grande Campeão, com N. Sra. da Conceição 786 (box 757). “Esse título comprova a qualidade do trabalho de seleção que a gente vem fazendo há vários anos”, comemorou Silveira. Monte Olimpo TE 450 (box 760), de Marco Aurélio Silva Sanchotene, da Cabanha Obelisco, de Dom Pedrito (RS), levou o título de Terceiro Melhor Macho.
A grande campeã Dorper ficou com Princesa – JK IA 03 (box 748), do expositor Jairo Knopik, da Cabanha JK, de Araucária (PR). “Nós esperávamos um bom resultado, porque ela já havia sido Grande Campeã em Maringá, Campo Mourão e em Cascavel”, afirmou Knopik. A fêmea participará da exposição nacional da raça, entre os dias 10 e 18 de outubro em Lençóis Paulista (SP), durante a Expovelha. “Trouxe ela para Esteio para fazer um teste, para ver como se saía”, vibrou. Já a Reservada Grande Campeã foi CPM Estrela 57 (box 742), do expositor Pedro Rocha de Abreu Filho, da Chácara Pedro Véio - Cabanha Poncho Molhado, de Mandirituba (PR). A Terceira Melhor Fêmea foi Monte Olimpo 457 (box 747), de Marco Aurélio Silva Sanchotene, da Cabanha Obelisco, de Dom Pedrito.

White Dorper - Já na raça White Dorper, a Grande Campeã foi Dorper Campo Verde IA 5236 (box 822), de Adriana de Castro Silveira Pinto, da Fazenda Campo Verde, de Jarinu (SP). A Reservada Grande Campeã foi Bonfim TE 412 (box 812), do expositor Carlos Raul Consonni, da Fazenda Bonfim, de Cravinhos (SP). O título de Terceira Melhor Fêmea ficou com Five Stars Wdorper IA 564 (box 813), da expositora Marli de Nigris, da Fazenda Monte Alegre, de Vinhedo (SP).
A qualidade das fêmeas surpreendeu Antoni. Ele ressaltou que os animais são de muita pureza racial e carcaça moderna (longa e com muita carne) e com características bem evidentes da raça. “A Grande Campeã é realmente um animal de destaque, com bastante feminilidade, linha de dorso bastante longa e peça de pernil muito boa”, disse. Entre os machos, o Grande Campeão foi Dorper Campo Verde IA 5467 (box 854), de Adriana de Castro Silveira Pinto, da Fazenda Campo Verde, de Jarinu. A cabanha paulista também ganhou o título de Reservado Grande Campeão, com o reprodutor Dorper Campo Verde IA 4874 (box 862). O Terceiro Melhor Macho foi Bonfim TE 413 (box 851), do expositor Carlos Raul Consonni, da Fazenda Bonfim, de Cravinhos. O médico veterinário Manoel Claudio da Cunha, gerente de produção da Campo Verde, comemorou os títulos de Grande Campeão e Reservado Grande Campeão da Expointer. Ele lembrou que a cabanha é pentacampeã do ranking nacional dos criadores de White Dorper. Criada em 20006, a propriedade comercializa matrizes e reprodutores. “Os animais vencedores agora voltam para a cabanha e vão participar da exposição nacional da raça em Lençóis Paulista”, adiantou Cunha.

O jurado salientou que o Grande Campeão da raça White Dorper tem como característica principal a masculinidade, possui membros anteriores e posteriores muito corretos, além de uma garupa mais plana, que tem uma amplitude muito grande também. “É um animal bem compacto, bem desenvolvido, muito jovem, bastante pesado e precoce. E é isso que nós estamos procurando, um animal equilibrado, mediano, que tenha essas qualidades carniceiras produtivas bem evidentes”, completou.

 

Bom desempenho da raça ovina Texel na Expointer 2015

A Cabanha do Cerro, Santiago, RS, sai dessa Expointer com o título máximo entre os 80 machos da raça Texel. A final do julgamento do Texel na Expointer 2015 aconteceu no início da noite da terça feira, 1º de setembro, quando o jurado Vinicio Mazzei, do Uruguai, apontou os melhores em uma pista de julgamento cercada de um entusiasmado público formado por criadores e admiradores da raça Texel. O título de reservado grande campeão ficou com a Cabanha Vier, de Salvador do Sul, RS. O presidente da Brastexel, Nedy de Vargas Marques, acredita que a representação da raça na Expointer 2015 deu muito trabalho ao jurado pela qualificação técnica e alta carga genética. Os criadores estão de parabéns por a cada ano demonstrando evolução dos rebanhos.
O jurado avaliou o grande campeão como um borrego muito largo, bom peso e musculatura além de boa carcaça, posteriores e largo de lombo somado aos bons aprumos. Já o reservado de grande campeão analisou como um animal muito carniceiro, com bons posteriores e profundo.
OS MELHORES

GRANDE CAMPEÃO E CAMPEÃO BORREO MAIOR- EXP JAIR DE LIMA PEREIRA FILHO, CABANHA DO CERRO, SANTIAGO, RS
RESERVADO GRANDE CAMPEÃO E RESERVADO CAMPEÃO BORREGO MAIOR- EXP LEONARDO VIER, CABANHA VIER, SALVADOR DO SUL, RS
TERCEIRO MELHOR E CAMPEÃO OVINO ADULTO- EXP CLAUDINO LORO, SANTA ORFILA, LIVRAMENTO, RS
QUARTO MELHOR MACHO E TERCEIRO MELHOR BORREGO MAIOR- EXP NEDY DE VARGAS MARQUES, CABANHA COCÃO, CAMAQUÃ, RS
Os ovinos da raça Texel lideraram os negócios da Expointer 2014. A liderança foi com base nos leilões realizados com animais efetivamente inscritos na mostra e que passaram pela pista de julgamento. Entre os dois leilões e os negócios diretos (criador a criador) foram vendidos 75 exemplares pela cifra total de R$ 405.470,00 representando uma média geral de R$ 5.554,38.
Na edição 2013, a raça negociou 63 animais pelo total de R$ 239.380,00 e média geral de R$ 3.799,68. O maior preço ficou também com o grande campeão valorizado em R$ 29.000,00.

O incremento nas vendas de 2014 em relação a 2013 foi quase de 100% sendo o preço mais alto praticamente três vezes maior do que o do ano passado. A raça Texel registrou recorde nacional de preço da raça e dos ovinos presentes na Expointer 2014 já nos primeiros minutos do Leilão Top Texel, na noite da quarta feira 3 de setembro. O grande campeão de 2014, Surgida IA 1300, da Cabanha Surgida, Rio Pardo, foi valorizado em R$ 172.800,00.
Ainda sem saber os resultados do segundo leilão texel, que terminou muito tarde na quinta-feira, dia 3, já dá para dizer que o Texel foiu muito bem nesta Expointer 2015.
Os criadores da raça ovina Texel estão entre os mais satisfeitos desta 38ª Expointer, não só porque continuaram sendo os que mais animais inscreveram (311), mas, também, porque os negócios, nos primeiros dias, foram muito bons. Os animais premiados também são de alta categoria, segundo o jurado uruguaio Vinicio Mazzei, mostrando a evolução do rebanho. Criadores de Santana do Livramento, que estão entre os introdutores da raça no País, há mais de 30 anos, comemoraram o terceiro melhor campeão ovino adulto, da cabanha Santa Orfila, de Claudino Loro, vendido por R$ 16 mil; Grande Campeão Macho e Grande Campeã Fêmea Texel Naturalmente Colorido (pretos), de Elton Enick; e o terceiro e quarto Prêmio de Categoria Ovino Jovem e Borrega Menor, de Cláudio Arteche, da Fazenda Cambará. O Grande Campeão, da Cabanha do Cerro, de Santiago, de Jair de Lima Pereira Filho e Vlads Miranda, foi vendido por R$ 32 mil. Com os maiores rebanhos de animais Texel do mundo, oscilando entre 1.500 e 5.200 ovinos por fazenda, concentração que não existe em nenhum outro lugar, Livramento é chamada de A Terra do Texel e, em janeiro, realizará, o 18º Mercotexel, maior evento da raça na América.

 

Embrapa Uva e Vinho lançou tecnologias na Expointer

Dia 3 de setembro, durante a solenidade de Lançamentos da Embrapa na 38ª Expointer, em Esteio (RS),a Embrapa Uva e Vinho lançou duas novas tecnologias: o Sistema Biobed Brasil, para disposição final de efluentes contaminados com agrotóxicos originados na agricultura e a ferramenta GestFrut, para gerenciamento da propriedade rural. Os lançamentos ocorreram em uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina e integram as comemorações dos 40 anos de existência da Unidade, que tem sede em Bento Gonçalves.
O Sistema Biobed Brasil é uma alternativa ambientalmente segura para tratar os resíduos da lavagem de máquinas, onde são executadas as atividades com os agrotóxicos e o manejo do pulverizador. O sistema foi desenvolvido pelo pesquisador Luciano Gebler a partir do modelo Biobed utilizado na Suécia, sendo adaptado para as condições de produção de frutas de clima temperado do sul do Brasil. Gebler comenta que o Biobed reproduz o modelo de degradação que acontece livremente na natureza, porém em uma situação que acelera o processo. "O Biobed depende basicamente da atuação de fungos filamentosos brancos, que são os agentes microbiológicos que quebram e transformam as moléculas de agrotóxicos", esclarece. Entre os pontos positivos da nova tecnologia, Gebler destaca a eficiência e o baixo custo, além de ser ambientalmente segura e adequada para ser utilizada na propriedade. Clique aqui para saber mais sobre a tecnologia.
A outra tecnologia apresentada é o GestFrut, uma ferramenta para avaliações econômico-financeiras da produção de 11 frutas de clima temperado - ameixa, amora preta, caqui, framboesa, kiwi, maçã, mirtilo, morango, pera, pêssego e uva. Este programa de computador, em excel, estará disponível no endereço www.embrapa.br/uva-e-vinho/Gestfrut.

O GestFrut integra conhecimentos de pesquisadores e produtores, com o objetivo de auxiliar na gestão de custos da fruticultura de clima temperado, com foco em análises econômicas e financeiras, contemplando aspectos de curto e longo prazo. "Está na hora da propriedade familiar 'fazer números', como em qualquer negócio, para que possa se viabilizar, ampliar sua renda e tomar decisões com maior segurança", afirma o Chefe-Geral da Embrapa Uva e Vinho, Mauro Zanus. Segundo Joelsio Lazzarotto, pesquisador responsável pelo projeto, o GestFrut irá auxiliar aos produtores a realizar estimativas e análises econômicas e financeiras de diferentes sistemas de produção de frutas, incluindo as fases de produção no campo e de pós-colheita.

 

do Carta 15

Documentação - novos diretórios

ATENÇÃO!

Realizadas as convenções municipais do PMDB-RS, no último sábado, agora as comissões executivas municipais eleitas têm um novo compromisso: a entrega da documentação ao diretório estadual para que se proceda junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) o registro do diretório municipal e demais órgãos. O prazo para entrega dos documentos é até o dia 08 de setembro de 2015.

“Cabeças do Congresso”

O deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) continua como um dos 100 parlamentares mais influentes da atualidade. Ele aparece como um dos principais debatedores na lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), que em 2015 chega à sua 22ª edição. Na lista estão 62 deputados e 38 senadores.

Economia - Governo do Estado

As medidas de controle dos gastos de custeio, implementadas por José Ivo Sartori desde o primeiro dia, foram exaltadas pelo líder do governo, deputado Alexandre Postal (PMDB). Na avaliação do parlamentar, as ações já mostram resultados positivos, e reafirmam o discurso do governador de que o corte de despesas começou dentro do Palácio Piratini. De acordo com dados oficiais, somente no primeiro semestre de 2015 a economia chegou a cerca de R$ 300 milhões.

Associação de Prefeitos e Vices

Na próxima quinta-feira, 10 de setembro, às 17h, a Associação de Prefeitos e Vice-Prefeitos do PMDB-RS se reunirá para trocar informações e conversar com os secretários estaduais Carlos Búrigo (Secretaria-Geral), Márcio Biolchi (Casa Civil) e João Gabbarto (Saúde) sobre temas relacionados às pastas. O encontro será na sede estadual do partido, em Porto Alegre.

Caravana da Cidadania e Participação

O Movimento Comunitário do PMDB-RS realiza no sábado, 12 de setembro, às 14h, na sede estadual do PMDB-RS, em Porto Alegre, o encontro Regional da Região Metropolitana do núcleo - que dá continuidade ao projeto Caravana da Cidadania e Participação, elaborado junto a FUG-RS. O projeto tem por finalidade promover o debate de questões ligadas ao seguimento assim como promover o crescimento do núcleo a nível Estadual formando novas comissões provisórias e empossando novas executivas.

Mulher em Ação - PMDB RS

O PMDB Mulher RS realiza, no dia 12 de setembro, o II Encontro de Formação Política, das 9 às 17 horas, no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alegre. O evento será de práticas de implantação do projeto nacional Mulher em Ação nos municípios. Estão convidadas as novas e atuais presidentas municipais da oficina de multiplicadoras. O evento será uma celebração e um reforço pela a união das mulheres gaúchas peemedebistas por um Novo Rio Grande, que o nosso governador Sartori está implantando. Nossa alma precisa continuar pensando grande!

#JuventudeNaEstrada

O #JuventudeNaEstrada chega a sua quinta edição comemorando a participação e aprovação de centenas de jovens gaúchos que participaram dos debates. No sábado, 12 de setembro, ocorre o quinto debate, na Câmara de Vereadores de Santo Ângelo – que terá como temática a juventude no movimento estudantil. O encontro reunirá as juventudes das regiões das Missões, Planalto Médio, Grande Santa Rosa e Celeiro.

 

Projeto de vender o Estado de Sartori atinge frontalmente servidores e população

Foto: Equipe Sofia Cavedon

Em apoio às mobilizações dos servidores estaduais a vereadora Sofia Cavedon (PT) disse nesta quinta-feira (03/9), na tribuna da Câmara Municipal de Porto Alegre que o projeto do governo estadual "atinge frontalmente os servidores do Estado e a população gaúcha".

Conforme Sofia, o governo Tarso Genro concedeu aumentos acima da inflação e enfrentou problemas estruturais, fazendo mudanças na previdência do RS e reescalonando salários mais altos, bem como iniciou processo de renegociação da dívida com a União. "O Governo Sartori confiscou salários dos servidores. Muitos ficaram sem dinheiro para pagar as contas. É uma falta de respeito com o funcionalismo público. Ninguém estaria fazendo greve se não houvesse parcelamento de salários proposital para convencer de que é preciso vender parte do Estado e aumentar impostos. O governo tem intenção de instalar o estado mínimo no RS" , salienta a parlamentar.

Milhares de servidores protestam, mais uma vez, contra o governo Sartori em frente ao Piratini

Por Patrícia Araujo/Cpers

Nesta quinta-feira, dia 03, milhares de servidores públicos, em sua maioria educadores, realizaram mais um ato público em frente ao Palácio Piratini para denunciar os ataques do governo Sartori e seus aliados contra o funcionalismo público estadual e a população. Durante o ato, que lotou os espaços da Praça da Matriz, os servidores chamavam a atenção da sociedade para o fato do governo penalizar os servidores pela crise do Estado e, como consequência, precarizar os serviços essenciais, educação, saúde e segurança, justamente à população que mais necessita.

O ato foi a culminância das mobilizações realizadas pelos servidores desde o início do dia na Assembleia Legislativa, onde ocorreram as audiências públicas sobre o PL 283/2015 e o Plano Plurianual – PPA e o PLC 206/2015. Representantes dos 42 Núcleos do CPERS participaram ativamente desde o início das atividades, às 9h.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, destacou a importância de dar continuidade as mobilizações para a retirada dos PLs que prejudicam os servidores, da pauta de votações da Assembleia. “Nós não vamos recuar, não vamos nos apequenar, pois é só lutando que vamos ganhar desse governo. O secretário Biochi comprometeu-se em entregar nosso documento para o governador, mas nós temos que continuar a luta visitando os gabinetes para conseguir o máximo de deputados do nosso lado”, afirmou.

A importância de manter a unidade e a força dos servidores foi ressaltada pela vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho. “Apesar do governo parcelar nossos salários, nossa garra e nossa força não foram parceladas. Estamos buscando forças no fundo da nossa alma e mostrando para esse governo que a unidade faz a diferença”, frisou.

“O que ocorreu no Paraná nos envergonha. Cada bomba que explodia era um ano de atraso na educação e no progresso desse país”

Na ocasião, a representante da CNTE, Selene Michelin, destacou o descaso do governo com os servidores e com a educação. “Quando esse governo parcelou nossos salários, ele tirou a comida da boca de nossas famílias, os professores da escola, a segurança da rua. Vamos ver se o governador não tem mais assessores do que os 12 alunos para os quais ele fala que cada professor leciona. A CNTE está junto na luta com os servidores”, afirmou.

A mobilização também contou com a presença da secretária de finanças do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública – PPA, Marley Fernandes, que relatou o episódio de desrespeito e violência sofrido pelos professores do Paraná. “A luta vale a pena, fizemos o nosso governo recuar e retirar dois projetos que atacavam nossos direitos. Foram 30 dias de greve, mas com 90% de apoio da população. E um governo que hoje tem 98% de rejeição da população. A solidariedade que recebemos de vocês, fez com que eu viesse aqui hoje para dizer que estamos juntos nessa luta pela valorização e respeito aos servidores e a população gaúcha”, ressaltou.

“O que ocorreu no Paraná nos envergonha. Cada bomba que explodia era um ano de atraso na educação e no progresso desse país. Mas aqui isso não vai ocorrer com os educadores, nós não vamos deixar”, garantiu o presidente do Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia – Ugeirm, Isaac Ortiz.

Ana Amélia reforça críticas a Evo Morales por declarações que ameaçam a soberania brasileira

Senadora destacou sua indignação durante a sabatina do embaixador brasileiro na CRE

Ana Amélia reforça críticas a Evo Morales por declarações que ameaçam a soberania brasileira
Na sabatina do candidato a embaixador da Bolívia, Raymundo Santos Rocha Magno, nesta quinta-feira (3), na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, a senadora Ana Amélia voltou a criticar as declarações do presidente boliviano, Evo Morales, que ameaçam a soberania brasileira. No dia 21 de agosto, Evo havia declarado que poderia agir em razão das manifestações contra a presidente Dilma Rousseff.

Para Ana Amélia, presidente de qualquer país vizinho pode emitir opinião sobre a crise brasileira e manifestar apoio à presidente , mas não pode fazer ameaça de interferência no país. Segundo a senadora, o Brasil tem poderes independentes e não aceita intromissão externa em suas questões.

 

de Serafina

Serafina Corrêa é contemplada com plantio de mudas nativas doadas pela RGE

Dando continuidade ao seu Programa de Arborização Urbana, que é desenvolvido em parceria com órgãos ambientais e municípios, em 2015, a RGE efetuará o plantio de mais 1.400 mudas de espécies nativas ornamentais e frutíferas em áreas urbanas de 12 municípios de sua concessão. Ao longo das edições do projeto, mais de 30 essências florestais nativas foram reintroduzidas em seus ambientes de ocorrência natural, incluindo espécies imunes ao corte, como a corticeira do banhado.Além de promover os benefícios de médio e longo prazo, típicos de cidades bem arborizadas, com esse Programa a RGE também visa estimular a população de sua área de concessão a somente realizar plantios de árvores em locais adequados e com portes compatíveis com os elementos urbanísticos, como fiações de redes elétricas. Em longo prazo, o retorno se traduz na diminuição da necessidade de realização de podas, atenuando impactos ambientais e contribuindo para o embelezamento das cidades.

Desde 2005, o Programa de Arborização Urbana da RGE já agregou 5.700 árvores em áreas urbanas de 74 municípios, em locais como ruas e avenidas, praças e parques, caminhódromos e até APPs urbanas. Neste ano, a marca chegará a 7.100 árvores introduzidas em 82 municípios. Por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a qual realizou o intermédio com a empresa e o levantamento de locais com necessidade de plantio e quantidades, Serafina Corrêa foi contemplada com o plantio de 120 mudas de espécies nativas. As plantas são de tamanho grande (1,80 metro) das espécies goiaba-serrana, ipê-roxo, ipê-da-serra, guabiroba, cerejeira, guajuvira, pitangueira, uvaia e jerivá e foram plantadas em calçadas, no Ginásio Irceu Gasparin, Salão Comunitário Alto do Paraíso, em praças, escolas, entre outros locais.

 

Duas Unidades Móveis do SENAI em Serafina Corrêa

Uma importante parceria entre a Prefeitura de Serafina Corrêa a o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) tem proporcionado, à comunidade serafinense, grandes iniciativas e cursos de aperfeiçoamento, com o objetivo de promover desenvolvimento e conhecimento para o empreendedorismo no município. No mês de Setembro, Serafina Corrêa está recebendo duas Unidades Móveis do SENAI. As carretas estão instaladas em frente à Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, e contam com o apoio da Prefeitura Municipal, através desta Secretaria, para o perfeito andamento dos trabalhos. As Unidades Móveis levam educação profissional para os municípios, oferecendo cursos de qualidade, acesso à informação, qualificação, aperfeiçoamento e especialização profissional. Nesta oportunidade, o SENAI oferece os seguintes Cursos na Unidades Móveis de Serafina Corrêa, em frente à Secretaria Municipal de
Trabalho e Desenvolvimento Econômico:

PADARIA E CONFEITARIA BÁSICA
De 1º a 29 de Setembro de 2015.
Investimento: R$ 990,00 em 10 vezes.

SOLDAGEM NO PROCESSO TIG
De 1º a 29 de Setembro de 2015.
Investimento: R$ 1.250,00 em 10 vezes.

Mais informações: 54 3444 2166.

4 de setembro de 2015

REGINA LIMA VAI BOTAR NO PAU A RBS

Ao que tudo indica,segundo o que deixou transparecer a ex-apresentadora da TV Com - foi da RBS onde fez o TELEDOMINGO, tb chamado de 'TELEDORMINDO' PELOS gozadores de plantão e onde também apresentou o JA, Regina Lima, 49 anos, 23 de RBS, vai botar no PAU A EX-EMPRESA.

ela saiu de lá no ultimo dia 31 de agosto.

esteve no sindicato dos jornalistas acompanhada de um advogado e pelo que deixou transparecer vai entrar na Justiça contra a RBS.

Seu futuro profissional está no campo da produção independente.

Muitas ' estrelas estão deixando a casa.

Ivani Schütz, é mais uma que tb se foi.

O anonimus foi no começo do ano(OC)

a rosane marchetti está de garota-propaganda de uma campanha do pessoal da causa animal. contra o consumo de FOIE GRAS.


 

GUAIBA VETA ROSSI NO MENDELSKY

RENATO ROSSI QUE TAVA INDO SEMPRE NO MENDELSKY FOI VETADO....

NÃO SE SABE DE ONDE PARTIU A ORIENTAÇÃO.

AGORA ELE SÓ VAI NAS 6 DE MANHA.

* DESCONFIO QUE FOI O PROPRIO MENDELSKY QUEM VETOU. É QUE O ROSSI É UM TRATOR E OS OUVINTES SO QUERIAM SABER DE CARROS.

* DEU CIUMES NO POLACO.

* PRA MIM TB COMO OUVINTE TAVA ACHANDO UMSACO ESTE NEGOCIO DE SABER QUAL CARRO O CARA QUER COMPRAR...

* EU ANDO DE BUSUN

* A MULHER DO ROSSI, A GISELE É QUE GOSTOU. ASSIM O MARIDO NÃO A ABANDONA AS 6 DA MATINA COMO VINHA FAZENDO.

 

coleguinhas x mocoto

esses dias eu tava na bordini, passando na frente do "rei do mocotó" ou algo assim. tavam fechando, um cara na grade tentando conseguir que atendessem... "é pro BARRIONUEVO".

 

MOCOTO

pelo visto o colega JOSE BARRIONUEVO GOSTA DE UM MOCOTO....

* e sua nova vida o engordou um pouco, pelo que alguns que não o viam há tempo acharam

 

Band

OUVI HJ 5 FEIRA, O PRIMEIRA HORA,OU O PULO DO GATO DA BAND COM O ANDRE MACHADO.

* OUVI O PROGRAMETE DO RECHE QUE É LIDO PELO FREITAS, O FILHO DA DIONE.

O RECHE SO ENTRA COM AS PROPAGANDAS. MAS O PROGRAMA É DELE. RECHE É UM BOM VENDEDOR.

 

ARI

A ARI AINDA NÃO DECOLOU COMO TERIA QUE SER...

MAS PELO MENOS AOS SABADOS O PROGRAMA DO GLEI SOARES TÁ SENDO AO VIVO DO BAR DA ARI.

* É QUE VINHA SENDO GRAVADO PQ NÃO TINHA TELEFONE DESDE O BAR DA ARI.EXIGENCIA DA URGS QUE QUER BOM SOM

* O PROGRAMA DO GLEI É UM BOM ESPAÇO PROS JORNALISTAS. NÃO DEVEM PERDE-LO DE FORMA ALGUMA. E FIZERAM DE TUDO PRAQUILO ACABAR. MAS QDO NÃO TEM QUE SER, NÃO É.

* ISTO É COMO O WAGNER DIZIA DA ZERO.

- OLIDES, A MIM AQUI ME ATURAM....

 

ALZHEIMER

NÃO É O TIPO DE NOTICIA QUE AGRADE. MAS UMA EX-PRIMEIRA DAMA DO MUNICIPIO ESTÁ COM O MAL.

 

AGAPIO LUCROU COM INCENDIOS DOS ONIBUS NO MORRO

O AGAPIO NA J. DE ALENCAR LUCROU COM OS INCENDIOS DE HJ NO MORRO STA TEREZA. ' O PESSOAL FICOU COM MEDO DE SAIR E PEDIRAM MUITAS TELES' ME DISSE AGORA A NOITE UM FUNCIONÁRIO.

* JA O DONO DO AGAPIO FOI IMPORTUNADO PELO DONO DO TERRENO. QUERIA RECEBER O ALUGUEL ANTECIPADO ANTES DO DIA 5 E O DONO TEVE QUE IR PRO CENTRO PEGAR GRANA PQ OS BANCOS DO MENINO DEUS TÃO TODOS FECHADOS POR FALTA DE POLICIAMENTO.

 

HISTORIAS DOS TASCA

CONTA UM EX-GARÇÃO DO BARRANCO QUE O ERNESTO ERA C...DE FERRO, COMO SE DIZ.

NUNCA TROVISCAVA FORA DO PEDAÇO,COMO SE DIZ.

 

COI LOPES

CARLOS RONALD GOULART LOPES DE ALMEIDA, NOSSO CONHECIDO COI LOPES DE ALMEIDA, SUBIA NAS TAMANCAS NA ANTIGA CHURRASQUITA DO SANTO TASCA NA RIACHUELO.

SANTO TASCA, O DONO DA CASA, UM DIA CHAMOU UM DELEGADO DE POLICIA.

- não adianta nada, o homem é sobrinho do homem(referia-se a LEONEL BRIZOLA)

* DIZEM QUE DE UMA FEITA COI FOI PRESO NO PORÃO DA OITAVA DELEGACIA. PASSARAM-SE DIAS SEM QUE NG DA FAMILIA O LOCALIZA-SE. CARLOS HEITOR AZEVEDO DISSE: VOU ACHAR ELE.

FOI NA OITAVA DELEGACIA E ENTROU NO PORÃO.

CHAMOU POR CARLOS RONALD GOULART LOPES DE ALMEIDA.

COI ESTAVA LÁ E SE APRESENTOU. TIRARAM ELE DO XADREX. O QUE TINHA APRONTADO NÃO SE SABE

 

nome do coi

segundo o BETO CANARINHO, GARÇÃO DO ODEON, O NOME DO COI É FRANCISCO RONALD GOULART LOPES DE ALMEIDA.

E NÃO ERA SEGUNDO BETO CANARINHO FREQUENTADOR ASSIDUO DA CHURRASQUITA. ERA MAIS DA ITABIRA. COI NÃO SAI DA ITABIRA.

 

de São Borja

MARIO BARBARA SE APRESENTA NOS ANGUERAS NA HOMANGEM A SILVA RILLO DIA 19 DE JUNHO PASSADO EM SB

NOS ANGUERAS, NO DIA 20 DE JUNHO, LEMBRANÇA DOS 20 ANOS DO PASSAMENTO DE SILVA RILLO. HOMENAGEM ONDE CANTOU MARIO BARBARÁ E O NETO DO POETA.(oc)

Ufrgs

AS CRIANÇAS NO CINEMA REDENÇÃO DA URGS ESTA TARDE

 

Cinema

Faroeste - de John Ford a Quentin Tarantino

O Dr. Carlos Menke fará uma palestra sobre "Faroeste" na Sociedade Germânia no dia 21 de Setembro a partir das 20:00. Entrada Franca.

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 05/09/2015) as 10h15min na Sala Eduardo Hirtz assistiremos ao filme "O Último Cine Drive-in" (2014). O jovem Marlombrando (Breno Nina) se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70. Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete; e José (Chico Sant'anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado. Exibido no Festival do Rio 2014.

No próximo Domingo (dia 06/09/2015) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "Sobre Amigos, Amor e Vinho" (Barbecue - 2014). Antoine Chevalier (Lambert Wilson) sofre um ataque cardíaco no dia em que comemora com amigos seu aniversário de 50 anos. Ele se dá conta que passou boa parte dos últimos anos tomando cuidados com a saúde e a aparência e, decepcionado com o acontecido, decide adotar um novo estilo de vida.

 

Ruas ficam bloqueadas para o desfile de Sete de Setembro

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa que as ruas José Bonifácio, neste sábado, 5, e Edvaldo Pereira Paiva, na segunda-feira, 7, ficarão bloqueadas ao trânsito para realização de desfiles em alusão ao dia da Independência do Brasil.

O bloqueio da rua José Bonifácio inicia-se às 6h e encerra-se às 13h. Já a avenida Edvaldo P. Paiva fica restrita aos veículos a partir das 5h. A concentração para o desfile começa às 7h, próximo ao viaduto Abdias Nascimento. O desfile percorrerá a Edvaldo saindo do viaduto e seguindo em direção a av. Aureliano de Figueiredo Pinto. A dispersão ocorre a partir do cruzamento Edvaldo com a av. Ipiranga.

 

do Comunique-se

Por que o Uol publicou imagem de menino morto?

“Provavelmente seremos acusados de sensacionalismo e de busca por audiência fácil -- quando o cenário mais provável é que a imagem espante as pessoas, em vez de atraí-las. Mas o jornalismo existe para informar. E palavras não descreveriam com a força necessária a dimensão da tragédia em curso na Europa e [no] Oriente Médio. Não nos compete suavizar a realidade, mas sim retratá-la com precisão”.


Chamada de matéria sobre morte de criança síria. UOl publicou posicionamento sobre a notícia (Imagem: Reprodução/Uol)

Assim o portal UOL justifica a publicação de duas fotos – uma delas na capa do site – que mostram o corpo de um menino sírio morto na enseada de uma cidade turca. O garoto era um dos imigrantes que tentam, a qualquer custo, chegar à Europa, na tentativa de fugir do território controlado pelo Estado Islâmico.

A situação da criança – de bruços, com o rosto para baixo, próximo à linha da água – exibida na matéria publicada pelo portal de notícias do Grupo Folha causou comoção entre os internautas que lançaram comentários lamentando o ocorrido. No posicionamento da empresa de comunicação, explicando o motivo de a foto ter entrado no ar, diversos leitores demonstraram apoio a ação do veículo.

“A notícia é relevante e merece destaque. Mas a imagem forte deveria estampar a primeira página do Uol, acessada por milhões de pessoas todos os dias? Nossos usuários deveriam, sem qualquer aviso prévio, ser impactados pela foto? Nós entendemos que sim”, afirmam os responsáveis pelo portal.

Segundo a publicação, não foi fácil decidir se a imagem deveria ou não estampar a notícia. Porém, o comando do portal afirma que imagens influenciam o curso da história, como a fotografia de uma menina vietnamita correndo nua após o lançamento de bombas incendiárias, registrada em 1972, que fortaleceu o movimento antiguerra, que terminou três anos depois.

O veículo online continua estampado com a chamada para a matéria sobre a morte da criança até o fim desta tarde, assim como a imagem que, segundo o site, “viralizou com a hashtag #HumanidadeLavadaàCosta (#KiyiyaVuranInsanlik)”.

 

LINTEC APRESENTA SUAS LINHA DE FORÇA E DE MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAIS NA EXPOINTER 2015

Foto: Alesi Ditadi

Destaque da empresa é a torre de iluminação

Caxias do Sul (RS), 3 de setembro de 2015 - A Lintec, empresa do Grupo Agrale, está presente na Expointer 2015, evento que acontece até o dia 6 de setembro de 2015, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. A empresa apresenta na feira os produtos da Linha de Força e Movimentação de Materiais, segmentos em que atua.

Segundo Rogério Valiati, gerente de vendas da Lintec, a empresa tem como característica buscar tecnologias inovadoras para suprir a necessidade do mercado e de seus clientes. “Trabalhamos continuamente para oferecer produtos econômicos e robustos, de baixo custo operacional e de manutenção, aliados a uma facilidade na reposição de peças. Com isso, temos perspectiva de ampliação do volume de vendas para este ano”, revela o executivo.

No segmento de linha de força, um dos destaques da Lintec é a torre de iluminação LTI4000S, que pode ser utilizada na construção civil, bombeiros, exército e prefeituras, em atividades no período noturno, onde há pouca iluminação. Destacam-se também os grupos geradores que vão até 250 kva, motobombas, motores e roçadeiras, que são destinadas especialmente para uso profissional.

De fácil instalação e operação, os produtos da linha de força Lintec podem ser utilizados no mais diversos segmentos, como: agricultura, telecomunicações, hospitais, postos de combustível, agências bancárias, indústrias, residências, fazendas, aviários, clínicas de saúde e supermercados, entre outros.

Linha de movimentação de materiais

A Lintec também apresenta sua linha de produtos para o segmento de movimentação. Os produtos possuem características que proporcionam maior produtividade, redução de custos, melhor gerenciamento de tempo e otimização dos processos.

A Linha de Movimentação de Materiais da Lintec conta com Empilhadeiras GLP e Elétrica com capacidade de 2.500 kg; Empilhadeira Tracionária Elétrica de 1.500 kg e Rebocador Elétrico de 5.000 kg.

 

NOVA GERAÇÃO AGRALE MARRUÁ 4X4 PARA SERVIÇOS SEVEROS FORA-DE-ESTRADA

Foto: Julio Soares

Caminhões 4x4 fora de estrada com a versatilidade dos utilitários

Caxias do Sul (RS), 31 de agosto de 2015 – A linha de veículos Agrale Marruá destinada ao uso civil é composta de veículos 4x4 com DNA militar, com forte e potente trem de força, amplo curso da suspensão e resistência do conjunto. São caminhões 4x4 fora de estrada que contam com a agilidade e a versatilidade de um utilitário para aplicações em serviço severo. Um dos modelos é o AM 200, único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado. O outro é o AM 300, que possui maior capacidade de carga.

A nova geração do 4X4 Agrale Marruá incorpora importantes alterações e avanços estéticos que o tornam mais bonito e atraente, sem perder a sua consagrada identidade visual, de robustez, e a sua versatilidade, além do desempenho off-road diferenciado. Sua vocação para as condições mais exigentes foi acentuada pelo aumento do nível de passagem a vau sem snorkel, elevado de 600 mm para 800 mm, o que ajuda ainda mais a superar a passagem por trechos alagados.

Externamente, os veículos receberam novos capô do motor e portas, que proporcionam maior resistência, melhor acabamento e que facilitam o acesso ao veículo para manutenção. O utilitário também apresenta novos para-lamas com degraus laterais na traseira que beneficiam o acesso à caçamba e que, junto com a nova e mais larga tampa traseira, tornam mais fáceis as operações de carregamento e descarregamento.

Outros destaques são o novo conjunto ótico traseiro, com lanternas de LED com protetor, e o novo acabamento frontal, que ampliam ainda mais a sensação de força e imponência do Agrale Marruá.

A robustez e a vocação para o uso fora-de-estrada estão fundamentadas em projeto que envolveu todo o veículo, como o chassi redesenhado para suportar ainda melhor as cargas e as torções; suspensão traseira alterada com amortecedores mais fortes e reposicionados e cabine mais ampla e suspensão dimensionados para vencer os obstáculos comumente encontrados em aplicações severas.

A suspensão dianteira é formada por eixo rígido Dana, barras horizontais/transversais do tipo Panhard e molas helicoidais. O eixo Dana, com molas semielípticas e amortecedores telescópicos, também está presente na suspensão traseira. As rodas são de aço, com aros de 16 polegadas, e os pneus são radiais, nas medidas de 265/75R16” STR (com opção para 285/75R16” ATR ou MTR) para o Agrale Marruá AM 200 e 215/75R17,5” para o Agrale Marruá AM 300.

Os veículos são equipados com tanque de combustível com capacidade para 100 litros, direção hidráulica, piloto automático, computador de bordo, tacógrafo eletrônico, bancos com apoio de cabeça, estribos, peito de aço, sistema de freios com ABS (sistema antitravamento das rodas) e EBD (distribuição de forças de frenagem) nos eixos dianteiro e traseiro, com melhor transmissão às rodas, que resultam em maior segurança e controle durante a condução, especialmente em situações mais críticas de aplicação.

Para atender aos diferentes hábitos e necessidades de cada cliente, a Agrale proporciona uma lista de equipamentos opcionais, como ar-condicionado, faróis de neblina, quebra-mato, snorkel, engate para reboque, guincho, retrovisor e trava para os vidros elétricos, com sistema anti-esmagamento, sem retorno, o que proporciona maior segurança. Oferece também opção de um kit multimídia, contendo navegador GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento digital, sonoro e com led indicativos de distância dos obstáculos.

Internamente, o Marruá ganhou novo painel e maior espaço para o motorista e passageiro, tornando o interior mais ergonômico, confortável e moderno. Isso permite a instalação dos mais diversos equipamentos como, por exemplo, suporte de armas no veículo preparado para forças policiais.

Os dois novos modelos AM 200 e AM 300 são equipados com motor diesel Cummins ISF 2.8 de 150 cv, com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de gases e transmissão manual de cinco marchas Eaton. Dentre as inovações tecnológicas destacam-se a caixa de transmissão com reduzida, opcional no AM200 e de linha para o AM300 e a pré-disposição para blindagem.

AM 200, o único caminhão 4x4 com cabine dupla

Com a versatilidade de um utilitário, o AM 200 é o único caminhão 4x4 com cabine dupla de série disponível no mercado, além da opção da cabine simples. A cabine dupla do AM 200 foi projetada para uso em operações severas, em locais de difícil acesso, que necessite do deslocamento de equipes de trabalho de até 5 pessoas com diferentes equipamentos, além de ferramentas e materiais de proteção para os operadores, como vestimentas especiais, botas, capacetes, máscaras e variados itens de segurança. Também possibilita, para algumas operações, a instalação de rádios, montagem de escritório e suporte de armas para forças policiais. Com portas de ângulo de abertura de 90º, facilita a entrada e a saída de pessoas e também de materiais e equipamentos.

Entre os atributos do AM 300, disponível em cabine simples, está o fato de ter chassi com componentes muito bem posicionados, o que facilita a instalação de diversos tipos de implementos de acordo com a aplicação. O modelo possui as mesmas características técnicas do AM 200 adicionando-se o rodado traseiro duplo, o que aumenta a capacidade de carga, sem perder a vocação fora de estrada.

Todas as inovações foram projetadas para acentuar a posição dos veículos da linha 4X4 Agrale Marruá como modelos amplamente diferenciados entre os disponíveis no mercado off-road, tanto em operações civis quanto nas severas aplicações militares, segurança pública, bombeiros, eletrificação rural, mineração, reflorestamento e outras atividades.

Visite nosso portal multimídia e tenha acesso a outras imagens: http://multimidia.agrale.com.br/galeria/utilitarios/utilitarios-civil.

 

NOVO TRATOR 7215 É O DESTAQUE DA AGRALE NA EXPOINTER

Foto: Julio Soares

Empresa apresenta também modelo 4233, primeiro trator isodiamétrico produzido no Brasil

Caxias do Sul (RS), 28 de agosto de 2015 – A Agrale, uma das mais tradicionais fabricantes de tratores do mercado brasileiro, irá expor sua linha completa de produtos na 38ª Expointer. Entre os destaques estão o trator Agrale 7215, com 215 cv, modelo de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para atender a agricultura empresarial, e o trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico (rodados do mesmo tamanho) produzido no Brasil. Considerada uma das mais tradicionais feiras do segmento agropecuário, a Expointer acontecerá de 29 de agosto a 6 de setembro de 2015, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS.

Lançado recentemente, o trator Agrale 7215 se destaca pelo baixo consumo de combustível e pelo alto desempenho, sobretudo em culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão, em função de suas características que proporcionam economia operacional e garantem uma ótima relação custo/benefício. Ideal para grandes propriedades, o trator é robusto, de simples operação e focado na agricultura empresarial.

O novo trator conta com uma cabine desenvolvida exclusivamente para o modelo, que propicia maior conforto e segurança, e é equipado com o motor MWM MaxxForce, de seis cilindros, turboalimentado e intercooler, com 215 cv de potência, que garante desempenho superior, menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção. Com transmissão sincronizada de 16 marchas (12 à frente e quatro à ré), o modelo apresenta o melhor escalonamento de marchas da categoria, que permite um grande número de velocidades de trabalho, trazendo maior produtividade para o agricultor. Outro destaque é sistema hidráulico de vazão (210 l/min à 2.300 rpm) e válvula de vazão contínua de série, com 10 vias para acoplamentos, sendo 6 vias para controle remoto e 4 vias para o controle de vazão.

Primeiro trator isodiamétrico

Também é destaque no estande da Agrale na Expointer, o novo trator 4233, primeiro modelo isodiamétrico produzido no Brasil. Com proposta inovadora, o trator possui dimensões reduzidas, tornando-se ideal para trabalhos em culturas baixas e estreitas, que exigem equipamentos de dimensões reduzidas, como na viticultura (uva latada), fruticultura e avicultura, entre outras.

O modelo possui rodados dianteiro e traseiro com as mesmas dimensões, o que faz com que o operador trabalhe mais próximo do solo e amplia a segurança em terrenos irregulares e íngremes. O trator 4233 possui altura mínima até o assento de apenas 760 mm – a menor de seu segmento. Equipado com motor Agrale M790, com 30 cv de potência, transmissão de 12 marchas (oito à frente e quatro à ré), e capacidade de levante hidráulico de 1.050 kg, além controle remoto de série e arco de segurança retrátil.

Linha Completa

Os visitantes da Expointer também poderão conferir no estande da Agrale os demais modelos da marca, como os produtos destinados à agricultura familiar e financiados por intermédio do Programa Mais Alimentos, como os tratores da Linha 4000 – líder no mercado de modelos de baixa potência há mais de 40 anos - 500, e 5000, além dos caminhões leves, como o Agrale 10000, entre outros produtos.

Também em exposição no evento, a Nova Geração do Agrale Marruá, com o modelo AM 200, único caminhão 4X4 com cabine dupla de série disponível no mercado, projetado para uso em operações severas, em locais de difícil acesso.

 

de Serafina

NÃO SABIA QUE TINHA TANTO LEITORES NA CIDADE...

* na prefeitura, o que fazem no começo do dia é ver se tem alguma fofoca aqui contra o BICO BRANCO.

* querem me intrigar.

* mas o que mais é lido é o FIOL DEL ZATOR, que as vezes escreve aqui, quando a preguiça o abandona.

 

Prefeito recebe Miss das Américas Internacional

Na terça-feira, 1º de Setembro de 2015, o Prefeito Ademir Antonio Presotto recebeu, em seu Gabinete, a serafinense Núbia Chaves, Miss das Américas Internacional 2015. Na oportunidade, a Miss falou sobre o Concurso que foi realizado em quatro etapas, sendo a final em Canela, no mês de Julho de 2015, onde a mesma conquistou o Título de Miss das Américas Internacional. Núbia tem 26 anos e esteve em reunião com o Prefeito Municipal, acompanhada pelo Produtor Édison Cortes Lopes. Participaram do encontro o Vereador Jairo Vidmar e o Coordenador da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer, Nelcídio Roberto Alban. Núbia Chaves é filha de Maria Odete Brás e de Nicanor Chaves e atualmente mora em Passo Fundo, atua como modelo e participa de eventos. Nos próximos dias, estará participando de um filme que será lançado em 2016.


3 de setembro
de 2015

Bomba

UMA AMEAÇA DE BOMBA NO VIADUTO TIRADENTES DA SILVA SÓ TRANCOU TODO O TRANSITO INCLUSIVE DA CARAZINHO NESTA MANHA DE 4 FEIRA....

 

SARTORON!!!! ONDE TU FOI TE METER!!!!!!!

Meu Deus, li o comentário do CARLOS ETCHICHURY NO DG DE TERÇA....

BAH, MAS O SARTORON AGORA TÁ LEVANDO TODAS AS CULPAS.

até do alzheimer da mãe do coleguinha Carlos do DG..

em tempo. a mãe do editor chefe do DG é funcionária aposentada da Sec Est da fazenda.

E precisa de cuidados pela doença que tem:Alzheimer.

600 pilas é pouco, os filhos tão se cotizando.

Mas dar um pau destes no Sartori....

Ora, confesso que dentro do T-9 lendo o artigo fiquei meio chocado.

Mas o Sartori avisou que a coisa tava dificil. É que todos achavam que ele tava blefando(Olides Canton)

 

ZAMBIAZI

DIA 10 AGORA O COMUNICADOR ALMOÇO COM SEU BRUXO MARCELO....

* que deverá arrumar um programa de rádio pro seu chefe....

 

Coleguinhas

BERTRAND KOLECZA, EX FOLHA DO PORTO EM SUA LOJA NO M DEUS. E O CONTI CAMINHANDO PELA RUA DA PRAIA NUMA TARDE DESTAS....


LIVRO

Prezado fiol del zator. com toda minha estima. não me envolverei mais na venda de meus livros. isto é com livreiros. abs olides canton

From: m-rocha
To: deolhoseouvidos1@terra.com.br

PREZADO OLIDES !

NÃO PRECISAVA ISINUAR QUE ESTARIA QUERENDO, DE GRAÇA. TEU NOVO LIVRO.
QUEM LÊ TEU BLOG VAI PENSAR QUE SOU PEDINTE LITERÁRIO.

ONTEM MESMO FALEI COM O MEYER, NÃO SEI SE ESCREVO CERTO, DONO DA CULTURAL, E
ACERTEI COM ELE O ENVIO( PRIMA ENVIAREI SOLDI ).

JÁ QUE PROVOCASTE, MANIFESTO-ME SOBRE O FATO DE SERAFINA CORRÊA TER SE
EMANCIPADO, DURANTE O GOVERNO DO DR. BRIZOLLA( QUE NÃO TINHA DINHEIRO
PARA PAGAR AS CONTAS, MAS IMPRIMIU AS BRIZOLETTAS E NÃO PARCELOU NADA.
TU NÃO LEMBRAS PORQUE HÁ ÉPOCA, SÓ TE PREOCUPAVAS COM RELIGIÃO E NÃO
ENTENDIAS DE POLÍTICA, EMBORA NASCIDO EM BERÇO DO PSD, DEPOIS ARENA,
DEPOIS PDS, DEPOIS PPR, DEPOIS PP..............ETC......!

ACHO VÁLIDO QUE O PREFEITO ADEMIR FAÇA UMA JUSTA HOMENAGEM AO DR.
BRIZOLLA, DANDO O NOME DE UMA RUA OU LOGRADOURO, EM HOMENAGEM AO
GOVERNADOR QUE SANCIONOU A LEI QUE EMANCIPOU LA UNDEZE. AGORA, ELE
PRECISARÁ DA CORAGEM QUE TEV O EX-PREFEITO DE CARAZINHO - AILTON
MAGALHÃES DO PP -, QUE MANDOU ERGUER UM BUSTO , EM HOMENAGEM AO DR.
BRIZOLLA. ENTROU PARA HISTÓRIA COM ESTE GESTO, QUE PODERIA SER DOS
COMPANHEIROS TRABALHISTAS DAQUELA CIDADE, QUE NÃO TIVERAM ESTA
INSPIRAÇÃO.

DEIXANDO A MODÉSTIA DE LADO, FOI ESTE SERFINENSE DE CORAÇÃO E SERRANO
DE NASCIMENTO, QUE OUSOU SUGERIR AQUELE PREFEITO TAL HOMENAGEM. QUEM
SABE TU LEVAS AO BICO BRANCO ESTA PROPOSTA( TUA PROPOSTA ), E ELE
COLOCA EM EXECUÇÃO.

HÁ QUE PASSAR POR CIMA DOS PRURIDOS POLÍTICOS, QUE ESTÃO PRESENTES EM
TODAS AS COMUNAS !!!!!!

ENQUANTO ISSO, AGUARDAMOS A CHEGADA DO TEU LIVRO, QUE ALIÁS, DEVERIA
INTEGRAR O ACERVO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SERAFINA (NÃO QUE TU
MEREÇAS !!!!! ), PARA QUE AS CRIANÇAS E JOVENS, SAIBAM MAIS SOBRE A
HISTÓRIA DA CIDADE SIMPATIA.

QUERO, POR DERRADEIRO, NESTA DATA, AMANHÃ VOU ESCREVE DE NOVO, ME
ASSOCIAR AO QUE TEU COLEGA EDUARDO, CREIO, COLOCOU SOBRE TEUS ESCRITOS
NO BLOG !!!! SEI QUE NÃO VAI ADIANTAR NADA, MAS QUE DÁ PARA MELHORAR ,
ISSO DÁ. NEM PARECE QUE ERAS O MELHOR ALUNO DA CLASSE, PRINCIPALMENTE
EM PORTUGUÊS- DISCÍPULO DO "CIOTOLLA"( GAVEA PAURA DEI PRETTI !!!!!),
E DA PROFª ÍRIS.

E NÃO VEM COM FUTEBOL POR ENQUANTO !!!!!

STEVE BEM

Prof. Mauro Santos Rocha
UPF PALMEIRA - DIRETOR

 

PREZADO FIOL DEL ZATOR

1. depois de ler tua carta como sempre faço às x que escreves - poucas pro meu gosto - fiquei até preocupado.

Não tenho a menor intenção de pedir a ng que de nome de logradouro público a ng. a camara municipal ganha bem pra isto.

eu sou escritor e reporter e apenas isto.

att

seu criado para assuntos leves (

mas uma coisa me intriga pq nunca tocastes nos 5 a 0????

 

João Gilberto Noll

De: "J. Lauro Dieckmann Siqueira"
Enviada: 2015/09/02 11:04:06

Me atrapalhei nas datas naquele trololó sobre a semelhança física com o JGN. Nunca q poderia ser 64/65. Nessa época eu estava servindo à Pátria. O acontecido, de fato, ocorreu 30 anos depois, no verão de 1994/95. (Laurinho da Venâncio).

 

URBANO MENINO DEUS TEM CAMPANHA ESPECIAL DE VENDAS

A R.Correa Engenharia está lançando a campanha especial de vendas Baita Descontos para o empreendimento Urbano Menino Deus, que está pronto para morar na Rua Mariano de Matos, nº 520, a 800 metros da José de Alencar. Durante a campanha, válida para a venda das 20 primeiras unidades serão disponibilizados para os adquirentes descontos a partir de R$ 40 mil, além de outros diferenciais, como entrada de 10% financiada em até 90%, aceitação de carro ou imóvel no negócio, etc.

A campanha compreende unidades de 2 dormitórios com e sem suíte e de 3 dormitórios com suíte, todas com churrasqueira e garagem. O condomínio possui infraestrutura completa, com piscina adulto e infantil, fitness Center, playground e salão de festas, com as áreas comuns sendo entregues mobiliadas e equipadas. O Urbano Menino Deus integra a linha Urbano concebida pela R.Correa Engenharia para atender a demanda por empreendimentos que conjuguem localização privilegiada, elevado padrão construtivo, baixo custo condominial e preços competitivos. Fundada em 1979, a empresa já atingiu a marca de mais de meio milhão de m² de obras construídas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

do Jornal Panorama Regional

Encontro da Familia Reche/Reche é neste domingo

A programação do segundo Encontro da Família Rech/Reche deste domingo, 6 de setembro, em Veranópolis, começa às 8h com recepção e café colonial até as 10h. Em seguida será feita a tradicional foto dos participantes na praça da Gruta. Será rezada missa às 10h30min, e às 11h30min havera exibição de um documentário. Ao meio-dia será servido almoço no salão da Gruta. Às 15h começa o baile vespertino e atividades paralelas. Às 16h haverá parada para chá, café da tarde e tenda de produtos típicos da região. O encerramento do encontro será às 19h.

 

Cinema

A FANTASIA ALEMÃ

por Eron Duarte Fagundes

Mesmo em suas fantasias, os alemães são muito pragmáticos. No que diferem das fantasias norte-americanas, com asas excessivas, ou das nossas fantasias latino-americanas, cheias de delírios estranhos. Um bom exemplo do rigor pragmático dos germânicos é o filme Phoenix (Phoenix; 2014), dirigido por Christian Petzold. Embora escorado num fato deprimentemente real (as coisas horríveis dos campos de concentração nazistas), Phoenix se vale do fantástico em cinema. É claro que muitas vezes o fantástico participa da própria vida; mas a maneira como Petzold conta sua história propõe um viés assombradamente irreal para as dores autênticas daquelas criaturas que foram torturadas pelos nazistas.

No começo do filme uma mulher, enfaixado seu rosto desfigurado nos campos nazistas, é conduzida por outra mulher num carro através duma fronteira sombria. Este início cru e perigoso deriva depois para uma narrativa de suspense psicológico, um pouco à maneira daquelas personagens esquivas retratadas pelo inglês Alfred Hitchcock ou talvez pelo espanhol Luis Buñuel; a mulher tem a face reconstituída por uma cirurgia e de cara nem seu próprio marido a reconhece; mas ela acaba encenando a si mesma, pois o esposo está de olho numa grana que só ela viva (ele julga que a mulher morreu e a nova mulher é somente uma assemelhada) poderia trazer.

Entre o real e o fantástico, Phoenix expõe os ossos de um cinema até certo ponto reflexivo mas que, por sua inarredável fantasia, não deixa de fascinar o público habitual das fantasias cinematográficas mais ou menos habituais.

Prefeito acende Fogo Simbólico e abre a Semana da Pátria

Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Ato cívico também marcou a conclusão da Corrida do Fogo Simbólico

Em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, foi aceso na manhã desta terça-feira, 1º, o fogo simbólico. O ato marca a abertura oficial da Semana da Pátria no Estado do Rio Grande do Sul. As festividades irão até o dia 7 se setembro. O prefeito José Fortunati, juntamente com o general Antônio Hamilton Martins Mourão, comandante do Comando Militar do Sul (CMS), acendeu a pira da Pátria com a chama conduzida por atletas militares e da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

O ato cívico também marcou a conclusão da Corrida do Fogo Simbólico, promovida pela Liga de Defesa Nacional, que percorreu os municípios do interior do Estado na última semana. O evento contou com a presenças do presidente da Liga da Defesa Nacional, Júlio Cezar Teixeira.

História - Em 1937, no Rio Grande do Sul, um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Surgiu a ideia do fogo, companheiro do homem desde a pré-história e que, nos tempos modernos, passou a ser cultuado durante as Olimpíadas. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer o território nacional, em peregrinação cívica. A Liga da Defesa Nacional se juntou aos idealizadores e criou a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num pequeno percurso de 26 quilômetros, entre as cidades gaúchas de Viamão e Porto Alegre.

 

Tribunal de Justiça mantém liminar que determina repasses à saúde

Foto: Ivo Gonçalves/PMPA

Valores pactuados são de aproximadamente R$ 12 milhões mensais

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS) negou o recurso do Estado que tentava reverter a liminar obtida pelo município de Porto Alegre que garante, de maneira integral, os repasses à saúde. Em julho, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) obteve decisão favorável no mandado de segurança interposto com o objetivo de garantir os repasses integrais dos recursos destinados à saúde.

Na ocasião, o município informou que a falta de verbas estava causando transtornos à prestação de serviços para a população. No mesmo mês, o desembargador relator, Luiz Felipe Brasil Santos, concedeu liminar, determinando que a partir da data da decisão os repasses financeiros mensais fossem realizados. O não cumprimento ficaria sujeito a sequestro de valores nas contas do Estado.

No julgamento do recurso (processo nº 70065865701), cuja decisão ocorreu na segunda-feira, 31, o relator afirmou que “eventual descumprimento da Constituição Federal e do regramento infraconstitucional pelo Estado do Rio Grande do Sul, no que tange à efetivação dos mencionados repasses, deve, sim, ser considerado como um ato ilegal, apto a ser impugnado por meio de mandado de segurança, ainda que o Estado passe por uma crise financeira”.

Os repasses pactuados giram em torno de R$ 12 milhões mensais, sendo cerca de R$ 2 milhões para a atenção básica e R$ 10 milhões para média e alta complexidade.

 

do cordeiroevinhobyucha.blogspot.com.br

Um jantar especial com carne de cordeiro

Por falar em Livramento-Rivera, no dia 28 de setembro, pretendo estar por lá, participando de um jantar com carne de cordeiro coordenado por Fabiana Aguinsky e elaborado pelo chef Nassar, para fazer mais uma apresentação do meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro. Aproveitando a Expointer, em Porto Alegre, conversei com o Claudino Loro e o Cláudio Arteche e eles toparam entrar com os cordeiros texel para o evento. O vinho, segundo a Fabi, vai ser do meu amigo Javier Carrau.

 

Escolas homenageiam a Independência e os 150 anos de Olavo Bilac

Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Público prestigiou a abertura da mostra, que pode ser visitada até dia 10

Como parte das comemorações dos 193 anos da Proclamação da Independência do país, a Câmara Municipal de Porto Alegre abriu, no final da tarde desta terça-feira (1º/9), a exposição Brasilidades – Meu Jeito de Ser Brasileiro. A mostra, promovida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul e pela Secretaria Municipal de Educação, também homenageia os 150 anos de nascimento do poeta Olavo Bilac e autor do Hino da Bandeira, assim como o sesquicentenário da Retomada de Uruguaiana na Guerra do Paraguai.

Compõem a exposição trabalhos em pintura, fotos e colagens elaborados por alunos das redes públicas municipal e estadual e dos colégios Tiradentes e Militar, que evidenciam a criatividade para colocar em pauta temas cívicos e sociais importantes. “A atividade valoriza e promove as realizações de nossos jovens, discutindo e expressando seus sentimentos em relação ao nosso país”, dizem os organizadores. "Envolver estudantes como protagonistas nas comemorações da Semana da Pátria oportuniza estudos sobre o Brasil de forma diferenciada e permite aos alunos pensar questões importantes à compreensão do que implica ser brasileiro.”

A mostra pode ser visitada até 10 de setembro na Galeria Clébio Sória, térreo da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), das 9 às 18 horas. No feriado de 7 de setembro, não haverá visitação. Apoio da Seção de Memorial do Legislativo da Capital e do gabinete do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS). Informações: (51) 3220-4318.

 

de Serafina

4º Ano visita os Pontos Turísticos de Serafina Corrêa

No dia 21 de Agosto de 2015, os alunos do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima realizaram um passeio para conhecer os principais pontos turísticos e históricos de Serafina Corrêa, uma vez que dentro da disciplina de Ciências Humanas, nesta série estuda-se o município, buscando reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais estabelecidas, no presente ou no passado. Primeiramente a professora contextualizou a história do município, em sala de aula, trabalhando símbolos, imagens e fatos marcantes, para após realizar a visitação com explicações referentes a cada monumento, encerrando a atividade com um piquenique no Cristo. Tornando assim a aprendizagem significativa e prazerosa aos alunos.

 

Semana Farroupilha 2015 em Serafina Corrêa: de 11 a 20 de Setembro!

 

Oficina de Aperfeiçoamento para a Banda Municipal

No dia 30 de Agosto de 2015, domingo, foi realizada uma Oficina de aperfeiçoamento de técnicas para os integrantes do Projeto Cultural Banda Municipal de Serafina Corrêa. A Oficina foi ministrada pelos Professores Douglas Estraich e Yuri Mesquita e também Aline Souza da AMUG – Associação Cultural dos Músicas de Gravataí/RS. A Oficina foi realizada, no turno da manhã e tarde, nas dependências da Escola Municipal João Corso. As atividades desenvolvidas na Oficina foram: técnicas de Pelotão de Bandeiras; técnicas de Mor; Marcha, postura, formação, alinhamento e cobertura; Orientações gerais sobre regulamento de Campeonatos da AGB e FEBARGS (Federação de Bandas do Rio Grande do Sul); Orientações para instrumentos de sopro e percussão. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura, agradece e parabeniza ao Professor Adriano Nunes de Souza e também a todos os integrantes, que com muito empenho e dedicação, participaram dessa Oficina que muito contribuiu para o desenvolvimento e
aperfeiçoamento do Projeto.

 

Semana Farroupilha terá Teatro O Bigode do Totonho

A Prefeitura de Serafina Corrêa está preparando uma programação muito especial para a Semana Farroupilha 2015. Haverá Acampamento Farroupilha, shows com entrada franca, apresentação das invernadas dos CTGs e muito mais. Para os estudantes, haverá visitação ao Galpão de Estância, com abordagem cultural e educativa da história do Rio Grande do Sul, de 14 a 18 de Setembro de 2015, com participação dos alunos do 1º ao 5º ano. No dia 15 de Setembro de 2015, terça-feira, no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, com entrada franca, haverá apresentação da peça teatral O Bigode do Totonho, CIA do Riso. Voltada aos alunos do 6º ao 9º Ano e estudantes do Ensino Médio, trata-se de uma programação

cultural, com sessão às 8h30 e às 14h. O personagem principal é o gaúcho Antônio Teixeira, o Totonho, como é conhecido lá pelas bandas de Bagé. Entre uma prosa e outra, vai contando histórias, declamando poemas e saboreando um mate bem quente. O cheiro do charque aguça o olfato dos amigos, que aparecem trazendo boa música e boa dança em troca dos divertidos causos do anfitrião, e claro, atrás de um bom carreteiro de charque. Totonho tem uma casa cheia de amigos, mas queria mesmo era uma prendita pra esquentar os pés nas noites do frio minuano. Totonho não tem bigode e acha que aí está a dificuldade de arrumar um bom
casamento. Não aguenta mais os bigodudos rindo do seu ralo bigode. Que culpa tem ele se o bigode que Deus lhe deu, tem apenas três fios que ainda se atrapalham para se dividir ao meio. Foi então que o personagem teve uma grande ideia... O que será que o nosso personagem
principal fará para arrumar uma prenda?

O espetáculo, com duração de 90 minutos, conta a história do Gaúcho Antônio, misturada às histórias tradicionalistas do Rio Grande do Sul, direcionado para todas as idades. Participe!
Semana Farroupilha 2015 em Serafina Corrêa, de 11 a 20 de Setembro, no Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin, Acampamento Farroupilha, confira a programação: www.serafinacorrea.rs.gov.br.


2 de setembro
de 2015

ZAMBIAZI

o ex-apresentador do comando maior, da Farroupilha vai passar o feriadão de Sete de Setembro em SC.

* Não está descartada a hip´tese que vá pra outra rádio.

 

RETORNO

É CULTURA DA RBS DAR UM BOM ESPAÇO PRUM ' GRAUDO' QUDO. SE APOSENTA.

* O UNICO QUE CONHEÇO E QUE ABRIU MÃO DISTO FOI O VEIO JBAVELINE QUE AGRADECEU A GENTILEZA COMUNICADA PELO MARCELO RECH QUE ERA O EDITOR CHEFE DO ZH.

* Laurinho quadros virou pop star.

* teve um perfil na revista IMPRENSA acho que em junho ou julho( mas ele não foi até SP com medo de uma gripe que havia no avião, ele respondeu tudo por telefone) e agora vai ter 3 pag na ZH.

 

ARI

DOIS DIETORES DA ARI ESTIVERAM HJ COM O PREFEITO FORTUNATTI..

FORAM COMBINAR UMA FESTA NA PRAÇA ARI DIA 24 DE OUTUBRO PROS FILHOS E NETOS DE JORNALSITAS.

* O PRESIDENTE ESTAVA NA EXPOINTER, ONDE APRESENTOU MATERIA SPELA TV ASSEMBLEIA.

 

BM

BRIGADIANOS É QUE NÃO FALTARAM NO CENTRO, NO MENINO DEUS HJ.

 

BOLA MURCHA

VOU INVENTAR O TROFEU BOLA MURCHA

* NA 2 O RECHE NA BAND NÃO BOTOU NO AR O PIFFERO( SO BOTOU O ROMILDINHO) SOBRE A COPA DO BRASIL.

bOLA MURCHA PRO RECHE.

NA TERÇA, HJ, O MENDELSKY, NAO BOTOU NO AR O FELTES E NEM O BOESSIO. BOLA MURCHA PRA ELE!!!

 

XIITA

AGORA HÁ POUCO MENDESKI CHAMOU O XXITA DE 1 MINISTRO DO GOV GAUCHO.

* ACERTOU EM CHEIO O POLACO, QUE DE BOBO NÃO TEM NADA...

* O XIITA TEM AS REDEAS DA GRANA NA MÃO.

 

OS MALABARISTAS....

Na esquina da carazinho X Nilo, os malabaristas fazem acrobacias na hora do sinal fechado. na segunda da noite, dois de BAires e uma guria da colombia trabalhavam.

Um deles me mostrou o braço queimado pelas chamuscas do labareda que eles fazem acrobacia...por isto ele não tava em ação.

Vem de carro de BA pra ganhar unstrocos por aqui. O máximo que um motora dá pra eles é 5 pilas(OC)

 

LUIS MELODIA

no dia de segunda, das 5 as 11 da matina, esgotaram os ingressos pro show do dia 3, 5 feira, as 20 hs, na reitoria da urgs.

* no mol, como dizia o melchiades stricher, todo mundo quer. imagina o melodia. a guria me disse as 3 da tarde:

- tinha gente na fila as 5 e meia pra pegar ingresso.

 

do Comunique-se

Em reformulação, O Globo demite ao menos 30 jornalistas

por Nathália Carvalho e Anderson Scardoelli

Mais jornalistas perderam seus empregos nesta terça-feira, 1º de setembro. A direção da Infoglobo, responsável pelos diários O Globo, Extra e Expresso, iniciou processo de enxugamento do quadro de funcionários. Os cortes atingem a redação e outros setores da companhia. De acordo com apuração da reportagem do Portal Comunique-se, as demissões vão cortar, ao todo, 20% dos postos de trabalho mantidos pela empresa de comunicação.


Jornal iniciou processo de reformulação de equipe nesta
terça-feira, 1º de setembro (Imagem: Divulgação/O Globo)

Em O Globo, principal impresso do grupo, ao menos 30 jornalistas foram demitidos. Inserido no corte, o editor executivo Pedro Doria usou a página que mantém no Facebook para explicar que deixa o cargo de chefia, onde atuava no dia a dia do veículo carioca, para seguir apenas como colunista de tecnologia da casa, atividade pela qual é um dos finalistas do Prêmio Comunique-se 2015. “A parte mais divertida”, escreveu sobre seu trabalho com a coluna, antes de reforçar que o passaralho representa “um dia muito duro na redação”.

Somando os outros dois impressos da empresa, Extra e Expresso, mais profissionais da redação foram demitidos. Em relação ao Extra, o corte acontece na semana posterior em que o diretor de redação, Octavio Guedes, deixou o posto de apresentador do ‘CBN Rio’ para se dedicar integralmente ao jornal. Na ocasião, o executivo afirmou que havia muito “projetos em curso” à frente do diário vendido nas bancas do Rio de Janeiro por R$ 1,25.

Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, um jornalista de O Globo afirma que até o meio da tarde desta terça, o comando da empresa não explicou a situação nem para os próprios funcionários. Com colegas tendo as demissões confirmadas ao longo do dia, ele relata que o clima na redação é de velório. “Péssimo o clima, gente chorando. A redação está silenciosa”, lamenta.

Sobre a situação, a assessoria de comunicação da Infoglobo confirma que a empresa tomou a iniciativa de realizar um processo de reorganização da estrutura com objetivo de se adequar ao atual momento e às perspectivas futuras. É certo que a mudança vai refletir em diversas áreas da empresa, incluindo realocação de profissionais e redefinição de cargos e títulos. A empresa ressalta que por se tratar de movimentação estratégica, números ou detalhes da operação não serão divulgados no momento.

100 demissões no começo do ano
As demissões desta semana não representam a primeira série de cortes nos jornais da Infoglobo em 2015. Em janeiro, O Globo demitiu mais de 100 funcionários. A redução da redação tinha, como agora, atingindo ao menos 30 jornalistas.

STF derruba indenização que Paulo Henrique Amorim deveria pagar a banqueiro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela manutenção de sua decisão monocrática que derrubou acórdão da Justiça do Rio de Janeiro, que havia estipulado indenização de R$ 250 mil ao blogueiro Paulo Henrique Amorim por texto que citou o banqueiro Daniel Dantas. A decisão foi nesta semana e as informações são do site Consultor Jurídico.


Blogueiro não deve indenizar Dantas por crítica severa, reafirma Celso de Mello (Imagem: Divulgação)
Segundo o juiz, a crítica que meios de comunicação social dirigem às pessoas públicas não deve sofrer as limitações externas que ordinariamente impõem os direitos de personalidade, dado o caráter preferencial dos direitos fundamentais ligados à liberdade de expressão e informação.

Dessa forma, é decido que não caracteriza hipótese de responsabilização civil a publicação de texto, cujo conteúdo divulgar observações em caráter mordaz, irônico, ou então veicular opiniões em tom de crítica severa, principalmente se o alvo das críticas ostentar a condição de pessoa pública, e a informação estiver orientada ao interesse geral da coletividade.

Além de apontar a questão da liberdade de crítica, Mello afirmou que não procede pedido formulado no recurso apresentado por Dantas, já que a decisão agravada foi proferida em linha com a jurisprudência do STF.

“Essa matéria foi efetivamente debatida no julgamento da ADPF 130, em que também se analisou a questão sob a perspectiva do direito de crítica, cuja prática se mostra apta a descaracterizar o ânimo de injuriar ou de difamar, em ordem a reconhecer essa prerrogativa aos profissionais de imprensa”, afirmou o relator, ao levar o agravo para análise da 2ª Turma do STJ.

O ministro afirma que a exposição de fatos e a veiculação de conceitos, utilizados como elementos materializadores da prática concreta do direito de crítica, descaracterizam crimes contra honra, legitimando em plenitude o exercício da expressão da liberdade de imprensa, “que não pode sofrer, em consequência, embaraço, mesmo de índole jurisdicional, como sucede no caso de condenação do profissional de imprensa ao pagamento de indenização civil”.

 

Lançamento do Panorama Internacional FEE

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) tem a honra de convidá-lo(a) para a Programação Especial de Lançamento do Panorama Internacional FEE, a ser realizada dia 02 de setembro de 2015, na sede da Fundação (Rua Duque de Caxias, 1691, Centro – POA). O Panorama Internacional é uma publicação temática trimestral bilíngue (português e inglês), que estará disponível online, sobre as interações do Rio Grande do Sul no cenário global. O tema da primeira edição é os Desafios para as exportações gaúchas no novo contexto global. Na parte da manhã, acontecerá uma coletiva de imprensa e, durante a tarde, uma palestra sobre o tema. Confira a programação e participe!

Coletiva de Imprensa

Data: 02/09/2015
Hora: 10h
Destaques: O preço da soja no último decênio, análise da economista da FEE Clarissa Black e A relevância dos BRICS para o RS, texto do internacionalista da FEE Robson Valdez.
Local: Sala de Eventos da FEE.

Palestra: Os desafios do RS na era dos emergentes
Data: 02/09/15
Hora: 14h
Debatedores:
- Luciano D’Andrea (Gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS)
- Marcos Tadeu Caputi Lélis (Professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UNISINOS)
- Paulo Gilberto Fagundes Vizentini (Professor Titular de Relações Internacionais da UFRGS).
Local: Auditório da FEE

A entrada é gratuita e haverá certificado de participação. Acompanhe a cobertura no Twitter e acesse mais informações em nosso Facebook. O evento será transmitido ao vivo no portal da FEE.

 

do mironneto.com

Sônia diz que receita própria compensa efeitos da crise

Apesar de toda a crise econômica e política por que passa o país, o impacto tem sido pequeno nos cofres de Gramado. "A nossa economia é movida pelo turismo e pode-se afirmar que este é o nosso negócio", afirma a secretária da Fazenda, Sônia Molon (PP). O turismo interno tem sido um dos setores menos atingidos pelo cenário nacional, conforme vem destacando esta coluna. "Conseguimos, mantendo um bom desempenho na economia local, manter as receitas próprias municipais, que estão nos permitindo o equilíbrio nas finanças", pondera Sônia.
Para Sônia Molon, a realidade de Gramado tem sido diferente porque a receita própria, especialmente o ISS (Imposto Sobre Serviços), tem permitido ao município compensar estas perdas e manter em dia os compromissos com fornecedores e com os custos fixos, como a folha de pagamento do funcionalismo.

BM prende homem que deveria estar em prisão domiciliar

A Brigada Militar de Gramado prendeu na madrugada de sábado (29) um homem, de 25 anos, que deveria estar cumprindo prisão domiciliar em Porto Alegre. Os policiais militares desconfiaram de uma caminhonete Saveiro que estava em um posto de combustíveis e, ao consultarem o sistema, verificaram que ele deveria estar cumprindo prisão domiciliar por roubos de veículos e receptação.
Aos policiais, o homem informou que residia em Gramado desde março.

 

Cinema

A FALSA SUTILEZA

por Eron Duarte Fagundes

Anne Fontaine utiliza, em Gemma Bovery, a vida imita a arte (Gemma Bovery; 2014), uma sutileza francesa bastante fabricada e estereotipada: no momento em que se expõe, esta sutileza deixa de ser sutil e se converte em lugares-comuns mais ou menos grossos. A partir de uma história contemporânea, em que uma personagem tem nome assemelhado com a clássica heroína do romancista francês Gustave Flaubert, a realizadora pretende fazer uma revisão crítica dos caminhos de Ema Bovary, a adúltera novecentista da literatura francesa. No fim do livro, depois que Gemma morreu engasgada por um pão, o roteiro encaminha uma nova citação entre a arte e a vida: os falsos russos que chegam como vizinhos remetem à Anna Karenina do escritor russo Leon Tolstoi.

Brincalhão e livre, Gemma Bovery não chega a desagradar inteiramente. Mas se desenvolve como uma colcha suave que se desmancha facilmente para uma textura dramática frágil e inconvincente. Reproduzir os efeitos literários maravilhosos de Flaubert no cinema não é fácil; e Anne fica na verdade na superfície das coisas.

O olho narrador da personagem de Fabrice Luchini é uma curiosidade da narrativa. Mas está longe de render tudo de que se precisa para um bom filme.

 

de Serafina

Plantio de árvores em Serafina Corrêa

A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, com a Coordenação da Secretaria Municipal de Turismo, Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram nos dias 28 e 31 de
Agosto de 2015, o plantio de 120 mudas de árvores, que receberam também uma grade de proteção, doadas pela RGE, destacando-se Ipês Roxos e Amarelos em diversas ruas e parques de nossa cidade, entre elas a Rua Ipiranga, o Salão Comunitário do Alto do Paraíso e o Parque
Infantil do Ginásio Municipal Irceu Antônio Gasparin. Contamos com a colaboração de todos e nos ajudem a cuidar de nossas árvores, que com certeza tornam nossa cidade cada vez mais simpática, bonita e acolhedora.

 

Abertura Oficial da Semana da Pátria 2015

por Karine Stefanon, diretora de Divisão Pedagógica da Prefeitura de Serafina Corrêa/RS

Começou hoje, 1º de Setembro, os atos de homenagem à Independência do Brasil comemorada no próximo dia 07. Em Serafina Corrêa, aconteceu a Abertura Oficial da Semana da Pátria 2015, com a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura, com a presença do Prefeito Ademir Antônio Presotto e da Primeira Dama Maria Carmen Montanari Presotto, do Vice-Prefeito Francisco Bernardo Mezzomo, da Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Elení Castro Pizzatto e demais Vereadores, do Sargento Valdelírio Dall Olmo Schons e demais integrantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Voluntários, Direção, Professores e Estudantes da Escola Municipal Professora Estherina Marubin, da Escola Agrícola Municipal, da Escola Municipal Infantil Nostri Bambini, do Colégio Estadual Carneiro de Campos, da Escola de Ensino Médio Rainha d'Paz, da Escola Especial Gente Como a Gente – APAE, Secretários, Coordenadores, Diretores e Servidores Municipais, Jornal Gazeta Regional, Rádio Odisseia FM, Rádio Rosário AM, Rádio Liberdade FM, da Coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal e da comunidade Serafinense.

O Fogo Simbólico da Pátria foi trazido pelos representantes do Corpo de Bombeiros Voluntários e pelos Alunos da Escola Agrícola de Serafina Corrêa, o qual foi passado ao Prefeito Municipal Ademir Antônio Presotto para o conduzir à Pira da Pátria, fazendo brilhar ainda mais o Patriotismo do povo Serafinense e abrindo assim, oficialmente, as comemorações da Semana da Pátria. O evento ocorreu na Piazetta San Marco. Após o hasteamento das bandeiras, aconteceram apresentações artísticas. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Estherina Marubin, fazendo alusão ao Tema Municipal da Semana da Pátria, “Serafina Corrêa 55 Anos – Capital Nacional do Talian”, apresentou, através de um grupo de alunos do 3º e 4º Anos, a música: “La Bela Polenta”, canção esta cuja representatividade fundamenta costumes e um pouco da cultura do povo italiano.

A Escola Agrícola Municipal, também em homenagem ao tema municipal, trouxe para o palco a música "Quell mazzolin di fiori” que foi apresentada pelos alunos, além de uma dramatização, com texto da Revista Talian Brasil, mostrando um típico casal italiano, dedicados e trabalhadores, porém também sbrontoloni (reclamões). A Prefeitura Municipal de Serafina Corrêa, através da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Cultura convida a todos para que participem da Programação em honra à Pátria, que acontece durante esta semana com hasteamento das Bandeiras às 8h e arriamento às 17h, e ao encerramento que acontecerá no dia 7 de Setembro, a partir das 14h, com Caminhada Cívica saindo da Gruta Nossa Senhora de Lourdes até a Piazetta San Marco e, em seguida, mateada e apresentação da dupla Giovani e Ricardo.


1º de setembro
de 2015

SARTORON

E A BRIGADIANA ESTA DE SANTIAGO QUE DESABAFOU NO FEICE, ACHANDO QUE SÓ A TIA DELA IA LER...SEIS MIL COMPARTILHAMENTOS. VIROU STAR...OU COMO DIZIA O FALECIDO JEFFERSON BARROS, VOU TE POR NO STAR SYSTEM...

* A bRIOSA JÁ BOTOU A BRIGADIANA AGORA FAMOSA NA GELADEIRA. DEU TRES DIAS PRA ELA SUMIR....

 

sartoron

é mais uma x a corda rebentou no lado mais fraco. nos bagrinhos. profis e policiais militares. pq a PC ganha bem.

 

SARTORON

interessante o trabalho da rosane

o xiita ganha do congresso.

o vieirinha do ministério publico

o pedro ganha da ALRS

isto é, parece que a turma sabia o que vinha pela frente.

Sartoron sim teve parcelado. da-lhe gringo....

 

SARTORON DAS MASSAS

Tava emocionado na manha de hj o Sartoron das massas. e tinha um fundo de barulho. parecia o fim do mundo....

* que nada, a vida vai continuar. como sempre.

* alias a CHAMADA GRANDE MIDIA NÃO DEU UMA LINHA DE QUE ESTAMOS NA SEMANA DA LEGALIDADE.

* que terminou exatamente no dia 7 de setembro, quando este que vos fala, estará em SB, pra reverenciar o tumulo do LMB...

* nem tanto, nem tanto, nunca votei no idolo do CAPINCHO(oc)

 

Gaúcha

a rosane ficou das 8 as 11 nesta manha de 2. numa crise destas a importancia dela cresce na organização.

A TRANSMISSÃO DA GAUCHA FOI TODA CORTADA DESDE O PIRATINI....

* não sei o que houve, numa epoca de feicis e afins....

* chamem o BRIZOLA pra fazer outra legalidade.

 

Pagamento

po marcar pagamento pro dia 11 de setembro???

dia das torres gemeas e do golpe chileno...(OC)

 

sartoron

é mais uma x a corda rebentou no lado mais fraco. nos bagrinhos. profis e policiais militares. pq a PC ganha bem.

 

sartoron

12 mulhres na frente dopiratini.

com todo o respeito. meia duzia de gatos pingados.

a vida continua, apesar do parcelamento.

muito boa a cobertura da gaucha e a rosane teve um papel muito importante nesta cobertura.

* pra ti vger que o barrio nem saudades deixou.(OC)

 

ROSANE

TOU OUVINDO A GAUCHA AGORA DE MANHA

A ROSANE EXPLICA BEM ATÉ MAS PARECE QUE ISTO É O ESTADO. NÃO É SO FUNCIONARIO PUBLICO.

 

Sartoron

até ia na tal coletiva do sartori. mas isto tá virando uma chatice. não é nad amais que pagto de funcionário publico. que se russe su el cul, como diziam lá em Serafina em termpos remotos.

SARTORON TÁ ENTRE A CRUZ E A ESPADA.

* SE DANÇA NA EXPOINTER, LEVA PAU.

* SE NÃO DANÇA, LEVA PAU????

 

GREVE

FALEI AGORA COM O MOTORA DO T-9. ELE DISSE QUE NÃO HAVERÁ GREVE DA CARRIS NESTA TERÇA.

a PC eu sabia desde 6 que ia parar....

* Já a BM não sabia de nada. mas no dom no centro não vi um brigadiano.nem na pr da alfandega onde sp tem.

 

P...DA VIDA.

Um funcionário - hj prestador - da ZH tava furioso num dia destes com o próprio jornal...

* diz que a zero tá sendo ' puxado' pelo DG

* no debate de sab o lerina disse que a zero tira hj cerca de 210 mil diários e que o DG é o segundo. isto o lerina disse lá no santander.

* deve tar gravado.

 

O Quatrilho do Sartori

De: rekern
Enviada: Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 10:47

O Quatrilho do Sartori

O Sartori vai aplicar o QUATRILHO no funcionalismo, vai dividir seu salário em quatro vezes.

Renato Kern

 

Rio das Antas

BY NADILCE ZANATTA , DE CAXIAS

Ontem fui fazer trilha, me embrenhei no leito já seco do rio das Antas.

É um rio mto perigoso e traiçoeiro, mas agora ele começa a baixar.

Não é uma trilha turística. Tive que pedir licença para entrar em propriedades particulares, e assim subindo e descendo até pequenos penhascos cheguei ao leito, onde o rio é cruel. Veja algumas fotos. Ele ainda não está totalmente calmo. Há lugares que medem 17mts de profundidade.

Qdo dá enchentes, e todos os anos acontece, ele passa por sobre as árvores que estão nas suas beiras e invade as estradas vicinais. Há nas árvores mto lixo pendurado, feio de se ver.

Há muitos outros lugares para percorrê-lo, é extenso, pedras enormes, parecem montanhas e cavernas.

Ah sim, e minha filha teve que colocar os pés na água, poareta.

Mta caminhada.

Estou cheia de arranhões, bolhas e picadas de mosquitos. Mas sempre vale a pena.

Fica entre Bento, Veranópolis e NRoma. O pessoal não quer divulgação de local, por temerem pescadores, caçadores e ladrões, pois são propriedades de colonos fortes, e eles atiram pra valer. Sem confusão.

Há alguns anos o rio baixou mto lá pelos lados de Veranópolis, e encontraram amarradas três ossadas, então tu imagina, a profundidade do rio, e a agilidade deste povo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Soma isto e tu vai ver.

As capivaras andam em bandos, é bonito de ver os rastros de adultos com filhotes, elas fazem os ninhos nas barrancas bem íngremes, quase na água, difícil de vê-las. E as mutucas são moscas grandes, vampiras, perfuram até a roupa da gente. Nada como uma sprayzada de repelente.

 

AO MAURO ROCHA

E AINDA NA MATERIA DA ZH O KADÃO BOTOU LÁ UM NEGÓCIO QUE TANTO REIVINDICA. UM LOGRODOURO, UM NOME PRO BRIZA...OU NÃO ERA ISTO QUE QUERIAS???(oc)

 

PREZADO FIOL DEL ZATOR(MAURO SANTOS ROCHA)

A VENDA DO MEU LIVRO DA EMANCIPAÇÃO SOMENTE É FEITA PELA LIV CULTURAL DE LA UNDEZE.ATE O BICO BRANCO QUE TENTOU ME FILAR UM, FOI LÁ COMPRAR. PORQUE FIZ TUDO AS MINHAS EXPENSAS E POR ISTO NÃO É UM LIVRO CHAPA BRANCA.

 

mérito

Eu sabia que ele ia se manifestar. só acho que não se manifestou ainda sobre os 5 x 0.

aliás, no debate do sabado alguém menciou isto e o LFV so disse:

- PRECISAVA FALAR DISTO!!!!!

From: m-rocha
Sent: Seg 31/08/15 14:28

PREZADO COLEGA OLIDES !

COLEGA DE GINÁSIO, POIS JAMAIS OUSARIA TANGENCIAR SEU TALENTO
JORNALÍSTICO. POIS NÃO É QUE ABRO A ZH, SEMPRE PELA ÚLTIMA PÁGINA, E
ME DEPARO COM UMA BELA REPORTAGEM DO KADÃO SOBRE LA UNDEZE. SENTI
SAUDADES DO MEU TEMPO DE PIÁ, QUE AOS TREZE ANOS CHEGOU NAQUELA
COMUNA, JUNTO COM O ZATOR. SIM, A FOTOGRAFIA DE ÉPOCA( MESMO QUE SEJA
DANTES MINHA CHEGADA), ME TROUXE BOAS RECORDAÇÕES.

ESTOU TE ESCREVENDO NÃO PARA REGISTRAR O QUE SENTI, MESMO NÃO SENDO UM
SERAFINENESE DA GEMA COMO TU, MAS PARA CUMPRIMENTÁ-LO PELA PRODUÇÃO DE
MAIS UM LIVRO, ADESSO VOLTADO PARA REGISTRAR A HISTÓRIA DA TUA TERRA.
AÍ RESIDE O MÉRITO, DESTARTE TEU TALENTO PARA SER ESCRIBA( UM POUCO
PREGUIÇOSO QUANDO ESCREVE PARA O BLOG !!!!!).

PARABÉNS OLIDES, E GOSTARIA DE RECEBER UM EXEMPLAR( EU PAGO, NÃO TE
PREOCUPES, NÃO ESTOU RECEBENDO PARCELADO, AINDA)E, PARA TANTO,
PASSO-TE MEU NOVO ENDEREÇO : RUA JOSÉ GOMES LISBOA 31( NEGRI PORCO ZIO
) - BAIRRO PORTELA- 98300-000. PALMEIRA DAS MISSÕES. - RS . A
LEGENDÁRIA E ESPARTANA !!!!!!

EM TEMPO : A ZH, QUE NÃO COSTUMA OLHAR PARA OS LADOS, FOI FELIZ, VIA
KADÃO, EM TE DAR UM ESPAÇO E AO MUNICÍPIO TAMBÉM. ESTA O BICO VAI
FICAR TE DEVENDO !!!!!

### ACHO QUE PRÓXIMO MUNICÍPIO QUE VAIS HOMENAGEAR SERÁ SÃO
BORJA.......... MESNOS MAL QUE LÁ RESPIRA-SE O TRABALHISMO
!!!!!PALMEIRA....... NHIENTE !!!!!!!

UM AMPLEXO.

PROF. MAURO SANTOS ROCHA
FIOL DE ZATOR

 

Meu livro

meu livrinho saiu no almanaque.Grazie,kadão e marcelo(Olides)

okadão da ZH colocou hj na sua matéria(texto dele, até o nao que eu nasci ele pesquisou) que serafina era uma vila. bah,e como me lembro desta vila.

me lembro de irmos com minha mãe visitar aos sabados meu avo frederico sgnaolin que morava ' numbuzo' e para isto atravessamos a estrada de ferro em construção.lá em baixo havia um acampamento de ' negri' - assim os colonos se referiam a todos os que não eram da vila, não eram conhecidos, alguns pq eram de cor mesmo -por coincidencia a construtora era a Barcellos, que era do avó da mãe de minhas duas filhas.

me lembro de irmos levar uva a pedido de meu avó giuseppe com quem morávamos na san piero-ainda era santo antonio -ao padre acho que luiz, ou já era o chico. (não lembro da morte do padre luiz, isto não lembro).

lembro de uma foto dele que havia em todas as casas e o lalo rodrigues tb deve se lembrar isto, ele que tem uma boa memória de serafina dos anos 50/60.

e realmente era uma vila. era uma vila quando viemos embora pra porto alegre em 1969. o onibus da empresa leal levantava uma poeira que vou te dizer lá pelo meio e pouco quando saía da rodoviária em direção a guaporé.

quando chegava na hj tobias barreto era um pó só.

e quando chegava nos morros da decima,então, nem falar...de tanto pó que havia.(OC)

 

Secretário da Saúde anuncia mudanças na distribuição de medicamentos na Capital

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, concederá entrevista coletiva nesta terça-feira, 1º, para anunciar alterações na distribuição de medicamentos na rede pública da Capital. Os profissionais da imprensa serão recebidos às 9h30 no auditório da secretaria, na avenida João Pessoa, 325. Também participarão técnicos da Assistência Farmacêutica da secretaria e representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

 

LAURINHO

LAURINHO DEU HJ UMA LONGA ENTREVISTA PRA 3 PAGINAS DA ZH DE DOMINGO.

* E SAIU UM PERFIL DELE NA REVISTA IMPRENSA.

* TA BOMBANDO O ' SARKOZY' LOCAL.

 

Memória da Imprensa

que bela lembrança do laurinho. isto é memória da imprensa e do melhor estilo e qualidade(Olides)

Enviada: Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 09:29
Para: olidescanton@bol.com.br

Esta pegação no pé do "Sartoron das Massas", q a RBS está promovendo e q tu mencionas no teu blog, me faz lembrar q fizeram o mesmo no inîcio do Governo do Pedro Simon. Como também recebeu o Estado quebrado, o Turco se viu obrigado a primeiro botar a casa em ordem. Nada de liberar verbas de propaganda, portanto. Até pq ñ havia o q propagandear. Me contaram q ocorreu um fato curioso; o "seu" Jaime (q havia sucedido o falecido Maurício Sobrinho), dias depois da posse, numa tarde chuvosa, foi tentar faturar alguma coisa com o governador e, na saída do Palácio, levou uma vaia dos professores acampados na Praça da Matriz. E comentou com quem estava próximo: "Que dia! Levei um ñ do Governador, tomo uma vaia dos professores, está chovendo e eu ñ tenho guarda chuva!"
Por esta mesma época, como editor de Economia do JC, comecei a receber os relises da A. I. do Piratini. Relise sempre me deu náuseas, mas aqueles vinham acompanhados de belas fotos do Espanhol (filho) q assumira a Fotografia do Palácio. Báh! cara, aquelas fotos se impunham, ñ tinha como ñ publicar. Assim, enquanto a RBS boicotava o Turco, o Piratini conseguia divulgar alguma coisa no JC. Graças às fotos do Espanhol.
Claro, depois q o Simon conseguiu arrumar as contas, a torneirinha das verbas de publicidade voltou a verter e tudo se acalmou. (Laurinho da Venâncio)

 

XIITA

AGORA FALA NA GAUCHA O XIITA, COMO O GURI DA SALINHA JCTERLERA O CHAMAVA.

* ENGRAÇADO O DEP. GIOVANE FELTES DECIDIU RECEBER PELO CONGRESSO. TÁ GARANTIDO. NÃO TÁ PARCELADO.

 

XIITA

ATENÇÃO BARNABES....O XIITA JÁ DEU SINAIS DE QUE O 13 DE VCS É A VER....SABE LÁ QUANDO VÃO PAGAR (oc)

 

XIITA

O XIITA USOU NA EXPLANAÇÃO O TERMO ' EXPOSAR'. NÃO SERIA EXPOR???ELE QUERIA DIZER EXPUS

O XXITA TAMBÉM SABE CONVERSAR BEM....

SERÁ UM PROXIMO CANDIDATO DO PMDB AO GOVERNO???

 

do Comunique-se

Luis Nassif processa ministro Gilmar Mendes por causa de “ofensas graves”

Na quinta-feira, 27, o jornalista Luis Nassif comunicou, por meio de seu blog, que decidiu processar o ministro Gilmar Mendes. Na publicação, o profissional afirma que o motivo da ação judicial foram “ofensas graves” feitas pelo magistrado durante sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Em publicação, Nassif explica porque resolveu processar o ministro Gilmar Mendes. do STF e do TSE (Imagem: Divulgação)

Nassif já foi processado pelo ministro e recorreu ao que, em Direito, se chama de “reconvenção”, ou “o direito de processar quem me processa”, afirma o comunicador. “Gilmar Mendes me processou, um daqueles processos montados apenas para roubar tempo e recursos do denunciado. Eu poderia ter ficado na resposta bem elaborada do meu competente advogado Percival Maricatto. Mas resolvi ir além”.

Parte da fala de Mendes é reproduzida por Nassif na internet. De acordo com o jornalista, o ministro falou sobre “um caso” de profissional demitido da Folha de S. Paulo que criou um site "financiado com dinheiro público", com o intuito de "publicar textos atacando adversários e inimigos políticos".

“O que mereceria ação de improbidade é o fato de um ministro do STF ser dono de instituto que é patrocinado por empresas com interesses amplos no STF em ações que estão sujeitas a serem julgadas por ele. Dentre elas, a Ambev, Light, Febraban, Bunge, Cetip, empresas e entidades com interesses no STF”, afirma o profissional.

Dessa forma, Nassif informou que a intenção do processo, além de responder às ofensas, é colocar à prova a crença de que não existem mais intocáveis no país, apostando ser possível a um juiz de primeira instância em plena capital federal não se curvar à influência de um ministro do Supremo Tribunal Federal "vingativo e sem limites".

Por fim, o jornalista ressaltou que o juiz nega ter-se referido a ele durante a sessão do TSE. “Como se houvesse outro blog de um jornalista que trabalhou na Folha, tem uma empresa de nome Agência Dinheiro Vivo e denunciou o golpe paraguaio que pretendeu aplicar na democracia brasileira”, ironizou o comunicador.

 

LEITURA NO BLOG

eu sei leal, é que não faço só isto(OC)

From: EDUARDO LEITE LEAL
Sent: Seg 31/08/15 10:40

Bom dia, Olides. Deves tomar cuidado com alguns erros ortográficos que cometes, principalmente quando queres escrever rápido, na velocidade do pensamento. Já me deparei com alguns trechos ilegíveis em teu blog, que seriam facilmente sanados com uma concentração maior no texto.

Sempre Leitor,

EDUARDO L. LEAL

 

PSOL

O PSOL FICA DE OUVIDO NA GAUCHA. E MANDA PRA ROSANE, QQ COISA DO PODER LEGISLATIVO.

 

Gringo despreparado

o Rekern com sua firme opinião(OC)

De: rekern
Enviada: Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 10:34

Gringo despreparado

Não é que não tenha grana o nosso Estado, o Sartori é que é um despreparado para governar. Assim como o Rigotto e a Ieda, o gringo se candidatou achando que não ia levar, só que levou os votos coxinhas e não tinha nenhum plano de governo. Mais uma vez o voto conservador afunda o Rio Grande. Na próxima eleição ganha o PT com o prefeito de canoas e acaba esta miséria. O Tarso investiu, deu aumento ao funcionalismo, nunca atrasou salários, nem o 13º. Mas este é competente e tem um partido preparado para enfrentar os problemas. Acho que não vai aguentar a pressão, vai pedir o boné antes do fim do ano.

Renato Kern

 

João Gilberto Noll

De: antares55
Enviada: Segunda-feira, 31 de Agosto de 2015 09:00

Só agora q li no teu blog aquela referência à possível parecença física minha com o JGN. E me lembrei de uma situação q ocorreu lá pelos idos de 1964/65. Era verão e a família tida estava no hotel da Sapt, em Torres. Recém eu tinha terminado o curso de Direito e continuava estudando, pois 5 anos de curso ñ são suficientes para aprender tudo. Certa manhã, estava no elevador com um livro na mão e entra um casal de velhinhos. A velhinha simpática me olha e lasca: "Parece o meu sobrinho J. G. Noll: carequinha, de óculos e sempre com um livro na mão". Ao q comentei com meus botões: ainda bem q as semelhanças são só essas. (Laurinho da Venâncio)

 

do cristalvox.com.br

EXPOINTER VAI VIRAR CASO DE POLÍCIA



CREA – O Presidente do CREA, Engenheiro Melvis Barrios Junior veio a público denunciar que a empresa contratada pelo Estado do Rio Grande do Sul para elaborar o PPCI da Expointer não estava registrada no Conselho. Na linguagem da fiscalização profissional, a empresa funcionava e funciona de forma clandestina – o controle e regulação das atividades profissionais é uma outorga do Governo Federal aos Conselhos Profissionais -.

Super faturamento – O Engenheiro Melvis confirmou ao Cristalvox que ao consultar pelo menos três engenheiros com seus registros profissionais em dia e aptos para atuar no ramo de prevenção e controle de sinistros – peritos – , todo o trabalho não poderia custar além de R$ 100.000,00(cem mil reais).

Ministério Público – O Crea, por sua direção executiva, já protocolou denúncia junto ao Ministério Público de Contas fazendo um relato técnico sobre o episódio, pedido providências e responsabilização de todos os envolvidos no que considera um “crime contra as finanças públicas”.

Crime contra os interesses do Estado – O Crea, por seu presidente fez uma denúncia gravíssima. O Estado do Rio Grande do Sul não tinha a menor necessidade de pagar nenhum centavo pela elaboração do PPCI. Bastava a autoridade competente determinar que ao menos 03(três) engenheiros da Secretaria de Obras e (dois) oficias do Corpo de Bombeiros, habilitados, com registro profissional regular no Crea, elaborassem o laudo. A economia para os cofres públicos seria de 450 mil reais. Lembra que o Governador “chora” centavos e seus colaboradores jogam fora quase meio milhão de reais.

Policia Civil – O editor procurou e fez contato com Leonel Baldasso, Delegado de Polícia de Esteio para “indagar” sobre a possibilidade da instauração de inquérito para apurar um “possível” crime contra os interesses do Estado no episódio. O policial informou que na manhã dessa sexta, dia 28, entraria em contato com o Ministério Público para tratar do assunto. Que a polícia só poderá agir mediante denúncia ou representação.

O Cristalvox não acreditou no que o Secretário Estadual da Agricultura, Deputado Estadual Ernani Polo(PP) contou a respeito da “estranhíssima” contratação de um “desmanche de automóveis” para elaborar o PPCI da Expointer. Foi em busca de informações técnicas a respeito do assunto. As novíssimas, modernas e inovadoras leis nº 14.376/ 14.690, que estabelecem normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no Estado do Rio Grande do Sul, foram consolidadas pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 16 de março de 2013. O Deputado Ernani Polo votou e aprovou a Norma. Portanto, não pode defender publicamente a violação de lei que jurou fazer cumprir. – Quando jurou a Constituição Estadual, na sua posse, fez um pacto com a legalidade, com a decência e principalmente com a “probidade administrativa”- .

Para conhecer a legislação, acesse http://www.al.rs.gov.br/FileRepository/repLegisComp/Lec%20n%C2%BA%2014.376.pdf

Para refrescar a memória dos “São Thomés”…

Corrupção não é fato novo na Expointer

Deflagrada a menos de dois meses, “A Operação Purgato investiga um grupo de pelo menos dez empresas de prestação de serviços terceirizados, como limpeza predial, ascensoristas, vigilância privada, bilheteria, entre outros. O grupo é chefiado pelo dono de uma empresa que, por meio de relações de parentesco ou através de laranjas, comanda a maioria das demais empresas.

As investigações, coordenadas pelo Promotor de Justiça da Especializada Criminal Flávio Duarte, detectaram que trata-se de uma organização criminosa que faz o loteamento das licitações que participam. Apenas em 2014, eles participaram de pregões eletrônicos que movimentaram R$ 105 milhões em órgãos estaduais e R$ 85 milhões em municípios gaúchos, num total de R$ 190 milhões.

Também foram flagrados ajustes e pagamentos de propina a servidores públicos, entre eles um ex-funcionário do Parque de Exposições Assis Brasil, onde ocorre a Expointer.

 

Cinema

O BOM FIM DE TODOS NÓS

por Eron Duarte Fagundes

O bairro Bom Fim, em Porto Alegre, é uma criação gaúcha de natureza urbana. A Porto Alegre de vários bairros e o Rio Grande do Sul de várias cidades (quase todos os porto-alegrenses dos anos 70 viemos do interior do Estado) se encontraram nos anos 70 e 80 neste bairro que fica quase no centro de Porto Alegre, para criar uma pequena revolução provinciana. À sombra (muito à sombra) dos grandes revoluções internacionais.

Boca Migotto, no documentário Filme sobre um Bom Fim (2015) se esforça por dar relevo a este nosso regionalismo cultural. Passando em revista as evocações de indivíduos como o escritor Juremir Machado da Silva, o homem de cinema Giba Assis Brasil e o trêfego jornalista Eduardo Bueno, o realizador dispersa a visão sociológica e cultural deste bairro da cidade. Utilizando imagens de arquivo e cenas de filmes gaúchos da época (como o fundamental Deu pra ti, anos 70, 1981, de Nelson Nadotti e Giba Assis Brasil), Migotto provoca certamente nossa nostalgia. Mas inevitavelmente a atmosfera um pouco mofada de nossas lembranças ou velharias incomoda a quem se dispuser a uma pequena percepção crítica do que se deu naqueles anos.

 

Artigo

O colapso do SUS

por Osmar Terra, deputado federal

Infelizmente, estamos vivendo a agonia do Sistema Único de Saúde (SUS). A crise é generalizada, não só no Rio Grande do Sul. O maior responsável por essa situação é o governo federal que, ano a ano, diminui sua participação no bolo da saúde. Há 15 anos, a União participava com 65% de todos os recursos para a saúde pública. Estados e municípios, 35%. Hoje, praticamente, inverteu. Como se não bastasse, o governo cortou R$ 12 bilhões dos recursos previstos no Orçamento deste ano, para cumprir o “ajuste fiscal”. É um golpe mortal, que produz um efeito cascata, sobrecarregando, mais ainda, estados e municípios e levando à paralisia progressiva dos serviços. A tesoura dos cortes protagonizados pelo governo é macabra. Ela aumenta a agonia da população que cada vez mais é barrada nas emergências superlotadas e amarga meses e, por vezes, anos de espera para cirurgias simples. Muitos não resistem à demora!

Hoje, nosso governo gasta metade do que a Argentina investe em saúde per capita! Quatro vezes menos que o Reino Unido e cinco vezes menos que o Canadá. O atual e os governos que o antecederam jamais trataram a Saúde como prioridade. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala que apenas a “longo prazo” teremos uma verdadeira transformação no atendimento. Mas com esse tratamento, o SUS não resistirá a curto prazo. É necessário não só manter, mas ampliar — e muito! — as estruturas de atendimento e, no mínimo, dobrar o orçamento. Além disso, é crucial a estruturação de uma carreira nacional para todos os profissionais do SUS que trabalham na atenção básica.

Mais, o envelhecimento dos brasileiros também exige uma rede cada vez maior e mais sofisticada para assistência de doenças crônicas e suas complicações. O aumento vertiginoso de veículos no país inflou as estatísticas de pessoas acidentadas ou sequeladas. A epidemia das drogas e a violência urbana dizimam parcela importante da nossa juventude. Tudo sem uma resposta minimamente adequada do governo. O SUS, o maior e mais generoso programa social que o Brasil já criou, está relegado a um segundo plano, e cada vez mais desacreditado pela população. Ele pode estar vivendo seus últimos momentos! Se o governo mantiver seus propósitos e cortes, o ano de 2015 poderá ser o último da existência do SUS!

 

de Serafina

BICO BRANCO BOM GESTOR

O bico branco é que é bom gestor. Um dia ele me disse:

- eu dou o cofre, mas não entrego a chave. o homi é duro. távamos falando do hospital de serafina que é um poço sem fundo.

* bico pagou em dia e já pagou o 13 - 50% - em junho.

VARDA TI COMO DIZEM EM SERAFINA.



ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

2015
Mar01
Mar02
Abr01
Abr02
Mai01
Mai02
Jul01
Jul02
Ago01
Ago02
Set01
Set02
     



OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 182 - setembro 2015
Edição 181 - agosto 2015
Edição 180 - julho 2015
Edição 179 - maio 2015
Edição 178 - março 2015
Edição 177 - feverero 2015
Edição 176 - janeiro 2015
Edição 175 - dezembro 2014
Edição 174 - novembro 2014

Edição 173 - outubro 2014

Edição 172 - agosto 2014

Edição 171 - junho 2014

Edição 170 - maio 2014

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99


ESTÃO À VENDA


Cidades vizinhas (A briga entre cidades gaúchas) • R$ 15


Cosi la ze stata (Breves histórias de Serafina Correa/RS) • R$ 20


Getulio Vargas, depoimentos de um filho (Maneco Vargas fala de Getulio) • R$ 20


Estradas do Rio Grande (A história da construção pesada no RS) • R$ 50

Mais a postagem. Procure pelo olidescanton@bol.com.br.


ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog