' PORQUERA, por PORQUERA vote no TONICO PEREIRA'

Campanha do candidato a vereador,TONICO PEREIRA, de Cruz Alta em 1982(colaboração do poeta RAMÃO AGUILLAR, de São Borja)Não se sabe o resultado da criativa frase.




15 de julho de 2016

EXCLUSIVO

EUDÓXIA DE BARROS PEGOU NO SONO DO BANHEIRO NO SANTANDER !!!!!!!!

Sabado passado, dia 9.7, a pianista paulista , de 85 anos, pegou no sono no banheiro da biblioteca do SANTANDER, onde as 17 horas iria tocar.

Depois de um tempo que ela não saía do banheiro, foram chamar o BOMBEIRO que no banco tem a chave de todos os banheiros. A encontraram dormindo encima do vaso. Ela tinha pego no sono..

Durante o show que deu, ela se queixou de duas coisas (eu vi o show, muito bom por sinal) que o piano do Santander estava com um problema numa das teclas e que ' hoje é meu dia de azar. FIQUEI TRANCADA NO BANHEIRO"

*

Na verdade,ela não ficou ' trancada', ela dormiu no vaso, o que é completamente normal numa pessoa da idade dela.(OC)

 

EXCLUSIVO

' RASCUNHOS' DE CID DEVEM VIR A LUME

Cid Pinheiro Cabral, um dos melhores TEXTOS DE PORTO ALEGRE e um grande exgrimador de idéias - foi da FT DA CJCJ e da ZH,até morrer,costumava rascunhar o que iria dizer nos seus comentários. A não ser é claro no SALA DE REDAÇÃO onde o debate é todo improvisado...

Sua filha , que salvou os ' rascunhos' dos comentários do CID, os entregou a um editor. Devem vir a lume, brevemente.

*

tenho uma historinha dele: nos anos 70/80, ele batia sua coluna na parte da Geral da ZH. E costumava sentar na frente da Imara Stalbaum..não sei se era uma coincidência, ou se o velho tinha sei lá alguma ' queda' pela coleguinha. Às vezes deixava seus pesados óculos ao lado da máquina....Meia hora depois, ele voltava pra pegá-los....(OC)

 

ELEIÇÕES NO SINDICATO JORN

A CHAPA UM, PARTE DELA, FAZIA ' BOCA DE URNA' HJ NA RUA DA PRAIA. OPOSIÇÃO DEPOIS DE 30 ANOS DÁ NISTO.

E ATÉ ABRACINHOS O PRESIDENTE SIMAS DAVA PRA QUEM VAI VOTAR....O QUE FAZ A DEMOCRACIA.....

 

HISTORIAS DE REDAÇÕES

MAFALDA CORREU NA FRENTE...

Em 1982, estourou a GUERRA DAS MALVINAS....NA PATAGONIA....Antonio Carlos Mafalda vivia na ESPANHA COM A MULHER, IMARA STALBAUM....

os dois se anteciparam aos acontecimentos, até porque como naqueles anos não havia internet eles tinham mais informações do que a ZH aqui.

MAFALDA VIAJOU PRA ARGENTINA, OU PRAS MALVINAS,e IMARA FOI PRA LONDRES, EPICENTRO DE NOTICIAS.

MAFALDA LIGOU PRA ZH DEPOIS QUE ESTAVA NA ARGENTINA E ASSIM O JORNAL MANDOU APENAS DANILO UCHA COBRIR A GUERRA. UCHA FICOU QUASE 2 MESES EM BUENOS AIRES. A COBERTURA ERA FEITA A PARTIR DA CAPITAL PORTENHA.TANTO QUE A ZH PAGOU UMA VIAGEM A ESPOSA DO UCHA, JAIR, PRA IR VER O MARIDO COBRINDO A GUERRA.(oc)

 

OS SEM ESCRITÓRIO

CADA X MAIS VE-SE POR AI GENTE TRABALHANDO EM BARES , RESTAURANTES E CAFÉS. VIROU MODA....O PRIMEIRO QUE SEI QUE TRABALHAVA EM BARES ERA O ESCRITOR JOSÉ CARLOS OLIVEIRA QUE ESCREVIA NO ANTONIO'S SEUS LIVROS.

AQUI UMA TURMA NEGOCIA NO CAFÉ DO NACIONAL DA CARAZINHO HOJE DE MANHÃ.

 

VOLTA PRO VILAREDO....

QUEM NASCEU POBRE, MORRERÁ POBRE.....

TRISTE DESTINO. NARA BARBOSA VOLTARÁ A ABERTA DOS MORROS...

e se algum idiota achar que estou sendo POLITICAMENTE INCORRETO QUE VÁ MORAR NA ABERTA DOS MORROS PRA VER COMO É BOA A TOSSE...

SEGUNDO A NARA, AS MUIÉ LÁ SAEM DE PIJAMA PRA RUA PRA IR NO MERCADO DE MANHÁ CEDO COMPRAR OS MANTIMENTOS

PRO CAFÉ DA MANHA. CRUIZ CREDO, TENHO HORROR A POBRERIO....(oc) ADORO A BURGUESIA E SEUS LUXOS.

 

Dia Mundial do Rock

MOSQUIEI QUANDO PUBLIQUEI ESTAS FOTOS. DIA 13.7 É O DIA MUNDIAL DO ROCK. POR ISTO OS GURIS TAVAM LÁ DANDO DURO. FAZENDOJUS A DATA.

 

Correio do Povo

CORRIENHO ON LINE....

O ATENTO LEITOR ANDRE BARRIONUEVO MANDA AVISAR!!! QUEM AVISA AMIGO É...(oc)

De: André Barrionuevo Rönnau
Data: 14/07/2016 09h18min07s UTC

Existe o boato de que o Correio do Povo terá somente sua versão "on line", deixando de existir a versão impressa. Atualmente o jornal reduziu muitos de seus colaboradores, restando somente um revisor, por exemplo. Os jornalistas ainda não foram informados de nada, mas ninguém duvida ou desmente.

 

Cinema

Programação do Clube de Cinema

No próximo Sábado (dia 16/07/2016) as 10h15min no Espaço Itaú assistiremos ao filme "Florence: Quem é essa mulher?" (Florence Foster Jenkins - 2016). Florence Foster Jenkins (Meryl Streep) é uma rica herdeira que persegue obsessivamente uma carreira de cantora de ópera. Aos seus ouvidos, sua voz é linda, mas para todos os outros é absurdamente horrível. O ator St. Clair Bayfield (Hugh Grant), seu companheiro, tenta protegê-la de todas as formas da dura verdade, mas um concerto público coloca toda a farsa em risco. A cena que se passa no famoso Carnegie Hall foi filmada, na verdade, no Hammersmith Apollo, com cerca de 300 figurantes. Meryl Streep, em entrevista, fez uma curiosa declaração sobre finalmente fazer um par romântico com o galãHugh Grant: “Eu sempre achei que eu fosse velha demais para ele. Mas aí ele envelheceu”. Na vida real, a cantora Florence Jenkins lançou apenas um álbum profissional de estúdio. Jenkins era conhecida por distribuir convites exclusivos para pessoas na rua – tudo para evitar a presença de críticos profissionais em seus shows. O figurino de Streep era propositalmente maior que o devido, a fim de dar à personagem um ar mais sóbrio.

No próximo Domingo (dia 17/07/2016) as 10h15min na Sala PF Gastal assistiremos ao filme "Ralé" (2015). De origem aristocrática e ex-viciado em heroína, Barão (Ney Matogrosso) decide fundar uma seita ligada aos rituais com ayahuasca, o chá alucinógeno do Santo Daime. Uma investigação sobre a alma brasileira, com reflexões sobre questões existenciais, individualidade sexual e direito de liberdade. Selecionado para o panorama nacional de longa & média do Rio Festival de G&S 2016.

 

Conto

A Aposta

Essa historia bem que poderia se chamar Miguelzinho e seu fuscão preto, mas eu optei por se chamar a aposta, porque o fusca ele vendeu, teve outros carros, mas a aposta jamais será esquecida.

Miguelzinho, que na verdade não se chama Miguel, esse apelido ele herdou do pai que tinha esse nome e os dois se pareciam muito, pelo menos no gênio ruim, a mesma cara emburrada, a mesma irritação por pouca coisa e a mesma mania de dobrar o dedo anelar e ficar mordendo quando se enervava.

Tudo começou na época que o Almir Rogério fazia sucesso com o fuscão preto e o Miguelzinho comprou um e saiu por ai todo poderoso, se achando e pegando todas as moçoilas namoradeiras. Junto com seu amigo Tim que também tinha um carro, não me lembro qual, saiam pela noite adentro azarando, dois verdadeiros "curva de rio".

Eles moravam no Jardim das Flâmulas, mas não saiam do bairro Santa Josi. Lá eles conheceram a Natalina, mais conhecida por Lina.

Lina era mulher vivida, com dois filhos e nenhum marido, e mais velha que o moço do fusca, mas ainda muito bonita e cheia de amor pra dar, e como dava!

Cada noite um bacana de carrão mais bacana ainda, passava por lá e levava Lina pro abate.

Miguelzinho se encantou com a beleza e a safadeza da moça e falou pro Tim, - Você quer apostar que eu vou ganhar essa morena? Eu, com essa porcaria de fusca, vou faturar essa gata e deixar esses grã-finos babacas na mão chupando o dedo.

E Tim, magrelão tranqueira que gostava de um mal feito topou na hora.

E lá foi o Casanova “made in Brazil” investir na nova presa, com sua conversinha malandra, cheia de borogodó, jogou um xaveco na sujeita e ela entrou no seu fuscão, criticou o cheiro de carro velho, mas no fundo gostou.

No outro dia entrou de novo, outra noite outra entrada e os Tiozãos das carangas chiques ficaram mesmo na mão.

Ai aconteceu o que o Miguelzinho não esperava, Lina engravidou da Paulina, ai então todo mundo falava, essa filha não e sua, porque a Lina já vinha soltando a franga faz tempo, mesmo buxuda ela não dava mole, dava tudo e não parou até hoje, depois veio outro rebento e ela continuou rebentando a boca do balão.

Hoje em dia Lina já não é tão bonita, aliás, ta feia pra burro, mas se bobear ainda da umas “puladinhas de cerca”, ainda queima o fogo da sem-vergonhice.

Miguelzinho já se conformou e ainda estão juntos apesar de tudo.

Outro dia eu me encontrei com o Tim e ele me perguntou por onde andava o Miguelzinho, porque ele precisava pagar uma aposta que o lobo mau do fuscão preto tinha ganho.

valdirfachini53@gmail.com

 

do Comunique-se

Repórter de TV é assaltada durante gravação de matéria sobre... insegurança

EESA MATERIA É BOA. É A TIPICA SITUAÇÃO DE QUE SE O DONO MORDE O CACHORRO É NOTICIA, NÃO AO CONTRÁRIO (oc)

A repórter Larissa Fernandes, da TV Paraíba, afiliada da TV Globo em Campina Grande (PB), foi assaltada durante uma reportagem que abordava justamente a insegurança na região próxima à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O crime aconteceu a apenas 50 metros de uma viatura da Polícia Militar, que não viu a situação.

As informações do G1 mostram que Larissa estava junto com o cinegrafista Aídes Brasil e com o assistente Henrique Epifanio em uma parada de ônibus em frente ao campus da instituição. A repórter usava o celular quando o bandido chegou.

"Eu vinha usando meu celular a trabalho para entrar em contato com a redação e o rapaz simplesmente tomou o aparelho da minha mão. Ainda tentei chamar a polícia, mas ele fugiu. Eu nunca tinha imaginado passar por isso, quanto mais trabalhando", disse a jornalista, conforme relata a página local do G1. O assaltante pegou o aparelho e saiu correndo do local.

Os policiais foram avisados e, em seguida, começaram as buscas pelo criminoso, que não foi localizado. Até o fechamento da reportagem, o ladrão seguia foragido. A jornalista da TV Paraíba registrou boletim de ocorrência na Central de Polícia, no bairro do Catolé.


Jornalista foi assaltada perto de viatura da polícia (Imagem: Reprodução/TV Paraíba)

 

do blogdovilla.com.br

Marco Antonio Villa é demitido da Veja

Na última quinta-feira fui comunicado que não mais participaria – como de hábito – do programa Sem Edição. A Tveja iria passar por uma reestruturação, de acordo com Sílvio Navarro.

É de conhecimento público que a revista Veja passa por sérios problemas financeiros e que está reestruturando o seu quadro de jornalistas e colaboradores.

Registro que não tive nenhum contato com o novo diretor de redação, que sequer conheço. Quando cheguei a Tveja foi através de Eurípedes Alcântara, então diretor de redação.

É importante deixar claro que a minha colaboração começou em 2010 e sempre foi muito bem avaliada. Recordo que participei das coberturas eleitorais de 2010, 2012 e 2014, dos debates sobre a conjuntura política e do julgamento do mensalão – só neste caso foram 60 programas!

Vale também ressaltar a excelente audiência dos programas – aferidos pela direção – e que sempre tive ampla liberdade de expressão.

Espero que Tveja e a revista Veja permaneçam no caminho da defesa da democracia, da liberdade e do enfrentamento do que o ministro Celso de Mello chamou de projeto criminoso de poder.

 

de Uruguaiana

SANCHOTENE (neo-REDE) INELEGÍVEL

Câmara aprova o parecer desfavorável do TCE sobre contas de 2012

O parecer desfavorável do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul sobre a prestação de contas do prefeito no exercício de 2012 foi aprovado pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

Na sessão ordinária desta quinta-feira, dia 14, houve a votação do processo que julgou as contas de responsabilidade do gestor José Francisco Sanchotene Felice, sendo favoráveis ao exposto pelo TCE oito vereadores, desfavoráveis dois vereadores e registrada uma ausência.

No parecer prévio nº 18.248 consta o não atendimento à Lei de Responsabilidade Fiscal. Segundo a avaliação técnica da Corte de Contas, nos dois últimos quadrimestres de 2012 foram contraídas despesas em valor superior ao efetivamente disponível para seu cumprimento, resultando em mais de dois milhões e quatrocentos mil reais de gastos excedentes na administração pública; fato que fere a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Está relatado nos autos do processo pelo Ministério Público de Contas, “...ao reduzir a insuficiência a zero no primeiro mandato e aumentá-la significativamente ao subsequente, sem motivo devidamente comprovado e autorizado pela LRF, criou efeito sanfona das contas públicas, o que demonstra falta de planejamento da gestão fiscal, durante o período em que esteve à frente de Executivo Municipal. Relegou, assim, um dos pilares essenciais previstos na Lei Complementar Federal nº 101/2000”.

Durante a reunião, foi rejeitado o requerimento de autoria da vereadora Jussara Osório que solicitava vistas ao parecer do TCE; foi lido o processo de autoria do vereador Egídio de Carvalho que requeria o impedimento do vereador Rafael Alves no processo de votação, sendo este indeferido pelo presidente da Casa que o julgou apto a votar. Ainda, houve a manifestação do ex-prefeito José Francisco Sanchotene Felice, foi lido o parecer do Tribunal e, por fim, discutido e votado pelos parlamentares.

A decisão da Câmara será imediatamente remetida, através de Decreto Legislativo, ao Ministério Público e aos Tribunais de Contas da União e do Estado para os devidos fins.

 

Inscrições para o Acampamento Farroupilha terminam nesta sexta

As inscriçãos para as entidades que participam com piquetes no Acampamento Farroupilha encerram-se nesta sexta-feira, 15. Em 2016, o evento está programado para começar no dia 7 de setembro e terminar no dia 20 de setembro. Conforme o coordenador de Tradição e Folclore da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, Giovani Tubino, as entidades previamente inscritas estão convocadas para comparecer à reunião geral, na segunda-feira, 25, às 20h, na Casa do Gaúcho (Parque Maurício Sirotsky Sobrinho - Estância da Harmonia). Na data, será feita a entrega para os inscritos do regulamento do Acampamento Farroupilha, do regulamento de prevenação contra incêndio do Corpo de Bombeiros e dos alvarás para os piquetes.

Inscrições:
Até sexta-feira, 15 de julho - Período de inscrições do Acampamento 2016
Local: Usina do Gasômetro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Requisitos para inscrição:
1- Alvará do ano anterior, assinado e sem penalidades;
2- Projeto cultural a ser desenvolvido no evento, com data e horário, impresso e em mídia;
3- Ata atual da patronagem;
4- Comprovação de filiação a uma associação (1ª RT, Acamparh, Aspergs, MTG) ou comprovação de CNPJ da entidade;
5- Comprovação de dois integrantes com curso de prevenção de incêndio com certificado válido;
6- Comprovação de depósito do valor correspondente ao pagamento da conta de energia elétrica.

Para as entidades novas que pretendem espaços no Acampamento Farroupilha 2016, além destes requisitos, devem acrescentar a ata de fundação da entidade.

Obs.: Não existem vagas para novas entidades, pois a comissão deverá determinar a quantidade de vagas a partir do término do período de inscrições.

Montagem e Desmontagem do Acampamento:
Período oficial do evento: de 7 a 20 de setembro.
Período de montagem: de 20 de agosto a 2 de setembro.
Vistoria dos Bombeiros: de 2 a 6 de setembro.
Período de desmontagem: de 21 a 30 de setembro.

 

Serra do Rio do Rastro é interditada após deslizamento de terra e rochas

Em virtude do escorregamento de terra e rolamento de rochas ocorrido por volta das 12h desta quinta-feira, 14, em um ponto da rodovia da Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, informamos que o Governo do Estado de Santa Catarina, através do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Regional, Deinfra e Polícia Rodoviária Militar, estão tomando todas as providências para limpeza e desobstrução da via e para garantir a segurança dos usuários da rodovia, bem como o atendimento ao motorista que teve o carro atingido por rochas.

A Superintendência Regional do Deinfra enviou, no começo da tarde, dois técnicos e dois engenheiros para o local do acidente, onde trabalham para a liberação do trecho o mais rápido possível. O Deinfra não deu prazo para a conclusão dos trabalhos, mas acredita que até esta sexta-feira, 15, os motoristas já poderão trafegar normalmente com segurança.

O coordenador regional da Defesa Civil de Tubarão, Anderson Cardoso, está na rodovia para avaliar as condições de segurança e observar se ainda persistem os riscos de deslocamento de rocha. A Polícia Militar organiza e orienta o trânsito no local.

O coordenador regional da Defesa Civil de Criciúma, Rosinei da Silveira, vem acompanhando a situação geológica no entorno da rodovia da Serra do Rio do Rastro há pelo menos três meses e já fez o alerta de possíveis deslizamentos junto à imprensa. A Agência de Desenvolvimento Regional de Criciúma também fez uma solicitação de melhorias junto ao Deinfra, que neste mês de julho, trabalhou em um levantamento dos pontos mais críticos da rodovia.

O presidente do Deinfra afirmou que deverá visitar a rodovia nos próximos dias e pediu celeridade do departamento nos trabalhos de melhorias, conservação, pintura, iluminação e segurança.

 

de Serafina

SERAFINA E FESTIPIZZA

ESTOU ,AJUDADO PELO COLEGA JULIO SORTICA, LEVANDO UM GRUPO DE COLEGAS A INAUGURAÇÃO NESTA NOITE DO FESTIPIZZA QUE NESTE ANO FAZ A 4 EDIÇÃO.

REINA GRANDE EXPECTATIVA ENTRE OS COLEGUINHAS PRA IR CONHECER NO CARRERO( O RIO É CARREIRO, MAS OS GRINGOS DIZEM EL CARRERO) A ESTAÇÃO DE FRIO QUE TORNOU SERAFINA MAIS FAMOSA DO QUE PELO TALIAN E PELA PIZZA E PELA PERDIGÃO E PELA CREDEAL. TODO MUNDO AGORA QUER IR A SERAFINA EXPERIMENTAR O FRIO...DE LÁ PORQUE A CIDADE FEZ UM CASE COM O FRIO.

E TAMBÉM ESTÁ TODO MUNDO LOUCO PRA PROVAR OS GROSTOLI( 'CUECA VIRADA') QUE A NOSSA ANFITRIÃ, ALINE CHIODELI, QUE OCUPA A ESTRATÉGICA POSIÇÃO DE TRABALHAR AO LADO DO PREFA BICO BRANCO - ALGUMAS LINGUAS MALDOSAS DIZEM QUE ELA É PODEROSA NO PEDAÇO - QUE A ALINE PROMETEU PRA TURMA QUE VAI CHEGAR ,SE DEUS QUISER E ELE HÁ DE QUERER, LÁ PELAS 4 DA TARDE.

ENTÃO, RIVEDERC, ROMA!!!!(oc)

IMAGEM DO LANÇAMENTO DA 1 EDIÇÃO DA FESTIPIZZA EM 2013. NO DIA DESTE LANÇAMENTO , DEU UM BAITA REBU EM PORTO ALEGRE E NOS GRANDES CENTROS. ESTÁVAMOS NO AUGE DOS PROTESTOS DAQUELE ANO.quando chegamos de volta a porto alegre, a cidade estava com AR DE ABANDONADA. LEMBRO QUE PEGUEI LÁ PELA UMA DA MADRUGA UM TAXI DE VIAMÃO QUE FAZIA TRABALHO EM PORTO ALEGRE PQ OS DAQUI TINHAM FUGIDO TODOS.

 

SERAFINA 56 ANOS


AMANTINO MONTANARI COMEMORA SUA ELEIÇÃO A PREFEITO


DIA DA POSSE DO PRIMEIRO MANDATO....

NOME LIGADO A HISTORIA DO MUNICIPIO, AMANTINO MONTANARI FOI VEREADOR EM GUAPORÉ, REPRESENTANDO SERAFINAL. DIZEM QUE ELE DESCOBRIU LÁ QUE GUAPORÉ ARRECADAVA 48% DOS SEUS TRIBUTOS EM SERAFINA. DAÍ NASCEU A IDÉIA DA EMANCIPAÇÃO. ELE LIDEROU O MOVIMENTO, MEIO POR BAIXO DO PANO.

- MEU PAI FOI MEIO UM GOLBERY DA EMANCIPAÇÃO,DIZ SEU FILHO LUIS CARLOS.

SIGNIFICA QUE ELE ' TRAMAVA ' POR BAIXO DO PANO.

montanari foi 2 x prefeito. Na primeira e na terceira gestão. Hj o centro municipal administrativo leva seu nome.

algumas pinguelas da cidade levam as 3 letras maiusculas ALM SÃO AS INICIAIS DE SEU NOME...todo.


14 de julho de 2016

SENHORA PASSA MAL, SAMU NÃO APARECE

?ALI NA ESQUINA DA 7 DE SETEMBRO COM URUGUAI, POUCO DEPOIS DO ALMOÇO, A SENHORA QUE VENDE RAPADURAS PASSOU MAL. POPULARES SOCORRERAM-NA. MAS CADE O SAMU???EM MEIA HORA NÃO PINTOU....

HJ DEPOIS DO ALMOÇO SENHORA PASSA MAL NO CENTRO NA 7 SET COM URUGUAI. POPULARES A SOCORREM MAS CADE O SAMU?????

 

Rock

É DURA A VIDA LONGE DA FAMA. ELES CANTAM STONES, BEATLES E AFINS. E JÁ VENDEM CDS DELES . AI A GALERA FOTOGRAFA, COMPRA ENFIM, TODO MUNDO DA UMA FORCINHA PROS GURIS....AINDA BEM QUE A SMIC NÃO PINTA PRA TORRAR.....

 

O 'ARRETO' DA HORA DO ALMOÇO

NAMORADOS APROVEITAM A LUZ DO DIA PRA FAZER ISTO TB....

 

CORREDOR,RÁDIO

DAVID COIMBRA ESTÁ PASSANDO UNS DIAS EM PORTO. MORA EM BOSTON, SEGUNDO A RÁDIO CORREDOR DE UM CAFÉ QUE OUVI HJ NUM APE DOS SIROTSKY.

ESTA MESMA RÁDIA DIZIA QUE TODOS ELES TEM APARTAMENTO NESTA CIDADE.

DAVID SERIA VIZINHO DE PRÉDIO DE OUTRA GAÚCHA, NÃO TÁO CELEBRE QUANTO ELE, A GISELE BüNCHEN....

 

ARI

O GOULART FICOU AMUADO POR CAUSA DO NEGOCIO DO ERICO VERISSIMO. MAS O CARA ME DISSE ISTO QUE QUE EU VOU FAZER???(oc)

Enviada: 2016/07/13 11:44:59

Olides:

Neste sábado (16), a partir das 10 da manhã, a ARI promove em sua sede um debate entre os dois candidatos à presidência do Sindicato dos Jornalistas. Deves assistir para se informar melhor e não ficar escrevendo bobagens sobre a nossa entidade...

Abraço, Goulart

 

conto

CHEGA UMA CARTA ANONIMA

o maridão vai atrás....

e contrata um detetive....

Em alguns ainda pode parecer bobagem, no tempo do feice e outras redes sociais. Mas uma carta anonima provoca estragos, ainda....

Num determinado municipio gaúcho, anos atrás, um jovem homem, dentista se a memória não me falha, recebeu uma carta anonima no seu consultório. Não muito aprazível de ser ler. Nela o missivista dizia apenas que a mulher o traía com determinado figurão da cidade, um médico muito conhecido...

O marido não teve dúvidas. Foi e contratou os serviços de um detetive. Não sei como mas o detetive instalou dentro do carro da adúltera um sistema de gravação. Quando ela ia se encontrar com o médico numa cidade vizinha, o papo dela com as acompanhantes que iam com ela era sempre gravado.

Com o trabalho na mão bem feitinho, o detetive pegou a grana dele e sumiu. O dentista aí aprontou em altos e bom termo. Convocou a todos prum grande jantar. Os familiares de sua esposa. Depois do jantar, ele pediu pra por numa fita as gravações que tinha. Claro que a esposa, sua irmã, cumplice dela, 'entenderam': lá vem merda ....Se prepararam....

Não deu outra. Tava tudo ali....Um dos irmãos da adúltera foi parar no Hospital, teve um piripaque, mas não passou disto.

Dito pelo não dito, a mulher do cara nem mais dormiu em casa naquela noite. Pegaram suas roupas, foi dormir em outro lugar.

O processo de divórcio correu e ela ficou com 50% do que tinham amealhados juntos.

Ele entrou com danos morais pela traição, mas até agora perdeu em todas as instâncias.

E assim segue a vida....Ele juntou-se novamente. Ela ninguém sabe o destino(OC)

 

do botecodoilgo.com.br

Grenalização de discurso na casamata da dupla

A volta de Falcão ao Inter é surpreendente.

Em princípio me parece uma contratação que só aconteceu por falta de alguém melhor disponível, e que não tenha conflito com o presidente do clube.

Mano Menezes, por exemplo, não quis nem conversa.

Tem ainda o fato de ser um contrato relativamente curto, um ano. Luxemburgo só aceita contrato de dois anos. A gestão anterior do Grêmio caiu nessa.

Agora, qual a vantagem que Falcão tem sobre Argel?

Os dois treinaram o Inter, os dois foram campeões gaúchos. Ambos foram demitidos pouco tempo depois desses títulos.

Nesse aspecto há empate. Claro, Falcão tem uma história mais rica, até porque tem passagem pela seleção brasileira, o que não dá atestado de competência a ninguém. Dunga está aí para não me deixar mentir.

Ah, os dois se vestem com esmero à beira do campo. Nada de abrigo esportivo ou algo parecido.

Nesse quesito Falcão é mais elegante, tem uma figura altiva. Ah, tem aquele sapato vermelho e branco. Aí é gol contra. Suprassumo da cafonice. Nem o pior cantor sertanejo ousaria calçar um sapato assim.

Mas nos pés do ‘Rei de Roma’ que um dia teve uma grife de vestuário masculino até que não parece tão desapropriado. Gosto é gosto.

O grande diferencial de Falcão em relação a Argel é outro, que, neste momento, foi decisivo para sua contratação.

Falcão não sonega os ‘ésses’ e não escorrega nas concordâncias.

Tem um discurso elegante, vocabulário moderno, com termos novos para descrever as ações do futebol dentro e fora de campo. Fala pausado, é didático muitas vezes, e paciente com os jornalistas, com os quais se relaciona bem de maneira geral.

A exceção, pelo que tenho lido e o blog cornetadorw destaca bem, seria o Guerrinha. Mas não demora os dois já estarão amigos de novo. Afinal, o clube deles é o mesmo.

Teremos, então, no vestiário colorado um técnico com discurso de frases bem compostas, que remete para Roger Machado, que entre outras coisas impressiona pela qualidade das entrevistas.

A crônica esportiva não cansa de enaltecer essa qualidade do técnico tricolor – o que deixava Argel um tanto despeitado e ele não escondia seu desconforto nesse aspecto e vivia fazendo comparações.

Conheço colorados que ficavam até constrangidos com as entrevistas de Argel.

Mas isso está superado.

O Inter tem agora um técnico à altura de Roger Machado. Ao menos em termos de educação, vocabulário e discurso.

Vem aí o duelo dos oradores.

Teremos a grenalização do discurso dos treinadores.

E assim vamos nós Abaixo do Mampituba.

MARCELO HERMES

Se o Grêmio oferecesse 50 mil mensais a Marcelo Hermes logo após a eliminação da Libertadores haveria protesto dos gremistas nas redes sociais. Onde já se viu? Hermes foi mal, assim como o time todo, ressalta-se.

Hoje, depois de dois gols e atuações de razoáveis para boas, Hermes se acha no direito de receber 110 mil mensais.

Cada um sabe ou deveria saber o seu valor. O de Marcelo Hermes não é esse, mas ele pensa que é.

Está aí alguém que precisa de melhor orientação. Da Família e de seu representante.

WC

Ah, interessante: WC dando uma de agente de jogador em sua coluna em ZH ao sugerir Marcelo Hermes ao Inter.

 

do mrionneto.com.br

Devolução de apartamentos preocupa as incorporadoras

Apesar da recessão brasileira repercutir em menor escala em Gramado, o mercado imobiliário sofre por tabela as consequências. Em geral, as vendas de novas unidades ou em construção estão fracas, mas as incorporadoras e imobiliárias usam da criatividade para efetivar as vendas. Mesmo assim, sofrem com as desistências de quem comprou e não está conseguindo pagar. Muitas vezes, as incorporadoras recebem imóveis em outros municípios para não perder o negócio, mas em outras não há a mesma possibilidade e são obrigadas a fazer uma devolução em dinheiro de 70% do que foi pago, o que diminui a liquidez.
Recentemente, uma incorporadora recebeu a notificação de quatro compradores de apartamentos pedindo a devolução de valores.

 

do Comunique-se

Abril Shopping: Editora lança e-commerce com curadoria de Casa Claudia

A Abril está oficialmente no mercado de e-commerce. Com a ideia de ampliar o leque de serviços, a editora tirou o ano de 2016 para investir e apostar, a começar pela contratação do presidente do grupo em março, Walter Longo, que tem liderado as recentes iniciativas. As mudanças já resultaram na criação do GoBox, na unificação das marcas de logística e, agora, no lançamento do Abril Shopping, em parceria com a Casa Claudia. O evento oficial de lançamento foi realizado na quarta-feira, 6.

abril-shopping-editora-entra-para-mercado-de-e-commerce-com-revista-casa-claudiaA loja online vai oferecer no início mais de cinco mil produtos de design e decoração, com parceiros como West Wing, Tânia Bulhões, Urban Arts, Muma, Codex Home, Artesian e Home it. O projeto começa com Casa Claudia, mas não vai demorar para que a editora envolva os demais títulos do grupo. Está em andamento, inclusive, parceria com a Cnova, empresa de varejo do Grupo Casino, que ficará responsável pela tecnologia do site e toda a logística da operação.

Tecnologia recém-lançada, o Mobile View será grande aliado do e-commerce. Nos próximos meses, será possível apontar o celular para o produto e ser levado direto à oferta, sendo que a compra poderá ser realizada em apenas alguns cliques.

Curadoria
Engana-se quem pensa que as equipes dos impressos não serão envolvidas nos novos projetos da Abril. No caso do e-commerce, por exemplo, os títulos vão oferecer curadoria, como explica a diretora de redação de Casa Claudia. “Apenas o que passa pelo crivo da redação é o que vai para a revista e para o site. Na loja será da mesma forma”.

O presidente Walter Longo também faz questão de sinalizar o papel dos jornalistas na nova fase e comenta que o marketplace com aval da Casa Claudia é apenas a primeira etapa de uma operação que deve ser complementada até o final do ano com o lançamento de lojas de produtos recomendados pelas outras marcas. "O Grupo Abril reúne os serviços essenciais para a venda de produtos de qualquer indústria, da mídia à conversão e entrega. Além de grande produtora de conteúdo, a empresa se consolida também como marketplace e empresa de serviços”.

 

Convite Alexandre Postal Posse TCE-RS

Prezados,

É com alegria que convidamos para a Sessão Especial do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul de posse do Senhor Alexandre Postal, no cargo de Conselheiro, a realizar-se às 11 horas do dia 18 de julho de 2016, no Auditório Romildo Bolzan do Tribunal de Contas, rua Sete de Setembro nº 388, Centro Histórico, em Porto Alegre.

R.S.V.P.: 51. 3214-9845 ou cerimonial@tce.rs.gov.br

 

Defensoria Pública garante atendimento judicial gratuito para população de baixa renda

A Defensoria Pública de Santa Catarina iniciou as atividades em maio de 2013 com uma equipe de 45 defensores. Hoje, pouco mais de três anos depois, conta com cem defensores atendendo em uma rede distribuída por 24 cidades. Neste período, mais de 200 mil pessoas passaram pelo serviço de triagem para atendimento.

Custeada pelo Estado, a Defensoria Pública é uma instituição permanente que tem a missão de garantir aos cidadãos de baixa renda o direito à defesa judicial gratuita. São atendidos aqueles com renda familiar de até 3,5 salários mínimo. Os defensores atuam como advogados dessas pessoas, representando-as judicialmente. “A defensoria é uma absoluta necessidade para fazer com que estas pessoas tenham acesso aos seus direitos”, destaca o defensor público geral de Santa Catarina, Ivan Ranzolin. Apenas em 2015, foram 31.891 atendimentos, um crescimento de 30% em relação aos 24.494 registrados em 2014.

Ranzolin explica que os atendimentos mais frequentes envolvem questões relacionadas ao direto da família, infância e juventude e direito civil. Antes de dar início ao processo judicial, no entanto, busca-se incialmente uma conciliação entre os envolvidos. Nestes três anos de operação, foram promovidas mais de 50 audiências e 25 mil casos foram resolvidos por meio de procedimentos extrajudiciais.

Ivan Ranzolin

Rosângela Elias Antunes Viganigo, de Florianópolis, já utilizou os serviços da Defensoria Pública mais de uma vez. Ela recorreu à defensoria para oficializar seu divórcio e, agora, está tratando da divisão de bens com o ex-marido. “O atendimento é ótimo, ocorreu tudo bem. E não tive qualquer gasto. Sempre que precisar de alguma questão judicial, vou procurar a defensoria”, avalia.

Atendimento

Para ser atendido é preciso comparecer à unidade levando documento de identidade, CPF, comprovante de renda (contracheque, carteira de trabalho, declaração do empregador), comprovante de residência (conta de água, luz, telefone, contrato de aluguel, certidão justiça eleitoral) e os documentos relativos ao caso a ser resolvido. O atendimento externo é realizado de segunda a quinta-feira, das 13h às 15h30 (com distribuição de senha a partir das 12h e limite diário de 60 senhas). As sextas-feiras são reservadas para entregas de documentos.

Hoje, a defensoria conta com unidades em 24 cidades: Florianópolis, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Campos Novos, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Mafra, Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São José, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste, Tubarão e Xanxerê.

Além dos cem defensores, a equipe profissional é composta por 96 analistas técnicos, 72 técnicos administrativos, 143 estagiários e nove cargos em comissão. A cidade que conta com maior número de defensores é Florianópolis, com 26, seguida por Joinville, com 14.

Ampliações

Para 2016, está programado um concurso público para contratar 20 novos defensores públicos que reforçarão o atendimento nas 24 comarcas já com unidades em operação. Mas Ranzolin lembra que, dentro da legislação que criou as defensorias, o compromisso do Governo do Estado é garantir presença em todas as 111 comarcas de Santa Catarina até 2022.

Para isso, o planejamento prevê estar em 40 comarcas, com 196 defensores, em 2017; passar para 59 comarcas, com 233 defensores, em 2018; e chegar ao total de 111 comarcas, com 286 defensores, já em 2019. Esse planejamento ainda está passando por ajustes e precisa ser aprovado pela Assembleia Legislativa.

 

Udesc oferece tratamento gratuito de rugas para mulheres entre 30 e 60 anos

Até sexta-feira, 15, mulheres que tenham entre 30 e 60 anos poderão realizar um tratamento gratuito de rugas da testa no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

O tratamento será oferecido pelo acadêmico do curso de Fisioterapia da unidade, Moisés de Oliveira Machado, sob orientação da professora Raquel Eleine Wolpe, como parte de seu trabalho de conclusão de curso, com o tema “Efeito da Corrente Galvânica nas Rugas”.

O acadêmico explica que o objetivo é verificar os efeitos da corrente galvânica em rugas na testa sob os aspectos da profundidade e da sensibilidade.

Machado é voluntário do Núcleo de Psicologia e bolsista do Programa de Saúde Feminina Integral: contextos, abordagens e tecnologias, que promove o conhecimento sobre Fisioterapia Dermatofuncional aos acadêmicos por meio de atendimentos à comunidade, ciclo de palestras e produção científica, ambos desenvolvidos na Udesc Cefid.

Como participar

Os interessados devem entrar em contato com Moisés de Oliveira Machado pelo WhatsApp ou telefone (48) 9677-3090 e pelo e-mail moisesmachado91@hotmail.com até a próxima sexta-feira, 15. O tratamento será realizado na Clínica Escola de Fisioterapia, no Bloco E da Udesc Cefid, que fica na Rua Pascoal Simone, 358, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

 

de Serafina

serafina 56 anos

A TRAIÇÃO QUE ACABOU EM MORTE.

CONSEGUI MAIS ALGUNS DADOS DO CASO DE TRAIÇÃO QUE HÁ 50 ANOS ABALOU A PEQUENA VILA DE SERAFINA.

O HOMEM TRAÍDO -CHAMADO DE NENE - ERA O EUCLIDES PAVAN, que era sobrinho da GIGHETA( Maria Luisa Marin Cervieri, esposa do FIORAVENTE) CERVIERI, PORQUE ELE TAMBÉM ERA MARIN.....

- o amante da ELSE IESBIK, NUNCA SOUBE-SE A IDENTIDADE. CORREU TUDO EM SEGREDO DE JUSTIÇA. ERA UM EMPREGADO QUE FAZIA OBRAS PRA CEEE. MORAVA DO LADO DA CASA DA ELSE, TEMPORARIAMENTE, JUNTO COM OUTROS DOIS TRABALHADORES. SUMIU DO MAPA, COMO SE DIZ.

- O PADRE FRANCISCO LOLLATTO REALMENTE NÃO QUIS ENTERRAR A MORTA. NÃO REZOU MISSA DE CORPO PRESENTE. O VELÓRIO FOI FEITO NA CASA DA MÃE DELA, QUE FICA EM FRENTE ONDE FICAVA A CANTINA GUAPORENSE, NO GRAMADINHO.

- FOI UM CRIME QUE CHOCOU A PEQUENA CIDADE, FIQUEI SABENDO QUE A PROFESSORA ENEDE IESBIK E SEU ESPOSO,O TURCO, VISITARAM O ASSASSINO NA CADEIA DE GUAPORÉ. VISITAR PRESOS PRA MIM SEMPRE É UM GESTO NOBRE.(oc)


13 de julho de 2016

DESPEDIDAS NA RODOVIÁRIA

sempre acontecem.....às vezes são demoradas, outras mais rápidas.....

 

OLIMPIADAS

ANITA, CAE E GIL....NA ABERTURA DIA 5 DE AGOSTO....

SEMPRE OS MESMOS.....NÃO É O QUE DIGO????

NÃO QUE ELES NÃO MEREÇAM....

AH E DEPOIS O CAE VAI ESTRILAR CLARO....

 

JG ESPIÃO???

POUCO PROVÁVEL COMO DIZIA MOACIR SCYAR...

ACHO POUCO PROVÁVEL QUE O ESCRITOR TENHA VISTO O ' TÃO AFAMADO OURO DE MOSCOU'.....

 

Janis Joplin no Brasil

Ah, JANIS JOPLLIN, TÃO ' FALADA' E TÃO POUCO AMADA.....(oc)

DOS LEITORES, ANDRE BARRIONUEVO, NOSSO LEITOR COM ORGULHO.

De: André Barrionuevo Rönnau
Data: 12/07/2016 01h22min11s UTC

Serguei (nome artístico do roqueiro Sérgio Augusto Bustamante) que transou com a Janis Joplin quando ela esteve no Rio de Janeiro - mas ele não estava afim dela não, ele queria mesmo era um tal de holandês que estava na praia, mas ela acabou ficando com os dois nessa orgia a beira do mar noturna.

 

JJOPLIN

BAH, ANDRE, ESTA HISTÓRIA DO SERGEI É MAIS VEIA DO QUE MIJAR EM POSTE. EU TE DIGO QUE NA VERDADE NENHUM PREGUIÇOSO SE DEU AO TRABALHO DE PESQUISAR A PASSAGEM DA JJ PELO BRASIL. NUMA BIOGRAFIA DELA QUE TENHO AQUI, TEM UMA FOTO DELA PARTINDO PRO BRASIL. ACHO QUE FOI EM 69, PORQUE ELA MORREU EM 70. 0U FOI NO CARNAVAL DE 70. ELA BEBEU AQUI TUDO O QUE TINHA DIREITO. E NO FILME ELA DÁ UMA ENTREVISTA SE GABANDO QUE TEVE NA AMAZONIA VIAJANDO ' COMO UMA BEATNIK', OLHA O QUE ERA PRA ELES BEAT, UMA FAÇANHA.

MAS ENFIM, NINGUEM FALOU SERIAMENTE SOBRE ELA NO BRASIL....PELO MENOS EU NÃO VI.(OLIDES)

 

leitores

qdo chega uma cartinha de um leitor me surpreendo....é como se fosse A JANIS JOPLIN que qdo começou a explodir era disputada pelos principais jornais de ny e ela preocupada se o jornalizinha de sua cidade natal tinha dado uma linha dela. sempre estamos a procura do afeto de casa, mas não existe volta possível, como diziA O BRUXO CARLOS CASTANHEDA..
ANTES DE MAIS NADA, NÃO SOU ESTRELA COMO O JANIS JOPLIN, SOU MAIS...KKKK(oc)

 

DOS LEITORES

DE ESTRELA PELA JULIANA....

De: Ju Iesbik
Data: 12/07/2016 00h59min50s UTC

Boa noite...meu nome é Juliana Iesbik, sou natural de Serafina e ha 35 anos moro em Estrela.
Lendo o seu blog, vi que vc fala de sua professora Enede.....minha mãe
O nome dela é Enede Maria Migliavacca Iesbik, dia 20/7/16 completa 70 anos, e tá com a mesma disposição de anossssssssssss atras.
Segue um foto dela, com minha filha Eduarda, e meu pai Antenor (TURCO)
Abraços
Juliana

 

Conto

O SAFADO E A ROLHA DE POÇO

por Valdir Fachini

Safado!era assim que ela se referia a ele quando queria lhe colocar os grilhões,quando fazia comentário com amigos e parentes que envolvesse a sua pessoa ,ou simplesmente quando queria te xingar e humilhar.,Na casa ,a prole e até o papagaio chamava ele assim e aqueles parentes (da parte dela ,é claro)que se achavam os donos da verdade também tiravam uma casquinha.
Rolha de poço!era assim que ele chamava ela ,mas só em pensamento e ainda assim pensava bem baixinho .
Tudo começou quando Epaminondas ,que era um homem de Deus,católico mas não muito frequente ,executivo de uma firma grande com um salário bem grande também ofereceu carona pra sua secretária numa tarde muito chuvosa .A danada era muito bonita com um belo par de coxas ,seu Nonô até que deu uma olhadinha ,mas ficou na sua.
Mas teve um espírito de porco que achou por bem contar pra dona Laudicéia Cristina (dona Cris ,também católica mais frequente que o marido,porém o diabo habitava aquele corpo balofo que com o tempo embalofou mais.
Ela passou a mão na cabeça e gritou ....é isso que eu mereço seu traste ,chifre?
Desse dia em diante sua mansão passou a ser a casa dos fundos junto com os ratos ,só entrava na casona pra fazer algum serviço que os pamonhas dos filhos não sabiam fazer.
Chegou janeiro ,férias calor,a galera toda foi pro nordeste ,menos seu Nonô e o papagaio.Lagosta, água de coco,camarão,brisa gostosa,massa adiposa bronzeando,mas na hora de pagar a conta ...danou-se,o cartão estava bloqueado.Ficaram os relógios e jóias pra pagar a conta,a filha mais nova teve até que dar um beijinho no gerente pra ter um desconto e voltaram pra casa no meio das férias.
Na garagem da casona tinha uma caminhonetona da hora OKM as portas da casa nem adiantava tentar abrir,seu Nonô trocou todas as fechaduras ,mas a casa dos fundos estava a inteira disposição,seu Nonô só pediu pra não machucar os ratos pois ele tinha pego amor nos bichinhos.
Mas agora está tudo bem,eles estão felizes na edícula,dona Cris os parasitas e o papagaio.
Na casona,de caminhonete mais nova ainda também está muito feliz o Pepezinho (apelido que ele ganhou da namoradinha trinta anos mais nova que ele arranjou) mas isso eu não posso afirmar ,me contaram.

valdirfachini53@gmail.com

 

do Comunique-se

Demissões na Veja: revista dispensa Vera Magalhães e redator-chefe

por Anderson Scardoelli

A semana começou com mudanças na Veja. Na segunda-feira, 11, deixaram a revista da Editora Abril a colunista Vera Magalhães e o redator-chefe Carlos Graieb. As baixas foram confirmadas à reportagem do Portal Comunique-se pela secretaria de redação do veículo semanal.

Ex-titular da coluna ‘Painel’, da Folha de S. Paulo, Vera foi contratada pela Veja em setembro de 2015 com a responsabilidade de substituir Lauro Jardim, então contratado por O Globo, no comando do ‘Radar’ – tanto a versão impressa quanto o blog alimentado diariamente. Além da coluna, ela ganhou espaço na ‘TVeja’, projeto audiovisual do site Veja.com.

Diferentemente de Vera, que não chegou a completar um ano de casa, Graieb era um dos profissionais com mais tempo na empresa. Ele estava Editora Abril desde 1998 e passou por cargos de liderança dentro da Veja, chegando a assinar como diretor de redação da versão online do título do fim de 2014 a março deste ano. No período, comandou a reformulação do site em abril de 2015.

A saída de Graieb chama a atenção, já que há três meses ele deixou a direção da Veja.com por ter sido promovido ao posto de redator-chefe da publicação impressa em março. Na ocasião, a reportagem do Portal Comunique-se destacou que a mudança envolvendo o jornalista era a primeira movimentação comandada por André Petry, que tinha acabado de assumir a condição de diretor de redação da Veja.


Vera Magalhães e Carlos Graieb deixam a Veja (Imagens: Divulgação)

Duas baixas. Uma contratação
Com as saídas de Vera Magalhães e Carlos Graieb, a Veja contratou um único profissional para ocupar as vagas deixadas pela dupla. Trata-se de Mauricio Lima, que já aparece como editor do ‘Radar On-line’, contanto com auxílio de Natália Viri e Severino Motta, que formavam o time da coluna ao lado da jornalista demitida. O nome do novo contratado também aparece na lista de redatores-chefes da revista, ao lado de Fábio Altman, Policarpo Junior e Thaís Oyama.

Mortes de motociclistas têm 61% de redução no trânsito da Capital

O primeiro semestre deste ano encerrou com uma redução de 37% em acidentes de trânsito, na comparação com o mesmo período de 2015. Foram registradas 6.765 ocorrências, contra 10.872 em 2015. O número de feridos reduziu em 18% (3.678 para 3.009) e o de vítimas fatais, em 32% (56 para 38). O resultado mais significativo envolveu os motociclistas, com redução de 61% nas mortes (26 para 10). Houve redução, também, em mortes por atropelamentos, 21 para 19 (menos 9%); menos 33% em acidentes com ciclistas (132 para 88). Um ciclista faleceu acidentado, o mesmo registro do ano passado. Os dados são da Coordenação de Informações de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Na comparação de junho deste ano com o mesmo mês de 2015, ocorreu uma redução de 42% em acidentes (1.985 para 1.139); menos 18% em feridos (596 para 483); menos 22% em vítimas fatais (9 para 7). “Os resultados demonstram um envolvimento coletivo, entre sociedade e poder público, na missão de buscar um trânsito mais qualificado nas relações da rotina da circulação", avalia o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, enfatizando que a EPTC prosseguirá com suas atividades permanentes de fiscalização e educação no trânsito.

 

FEPPS/Lacen isola cepa inédita de Meningite no RS, rara no País e América Latina

A Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), através do Laboratório Central do Estado (IPB-Lacen), isolou e identificou cepa inédita de Meningite no RS. Trata-se de uma variação da bactéria Neisseria meningitidis, que causa a maior parte dos casos de meningite diagnosticados no Estado e no país. A bactéria é classificada por grupos. As mais freqüentes são B, C, W e Y. O Grupo X tem pouca circulação, sendo a primeira detecção no Rio Grande do Sul. A novo tipo de Meningite bacteriana foi identificado em uma criança de três anos.

O trabalho de investigação foi realizado pelo corpo técnico da Seção de Bacteriologia, coordenada pela farmacêutica-bioquímica Loeci Natalina Timm, que atua na vigilância laboratorial de casos suspeitos de Meningite no Rio Grande do Sul. Os últimos relatos do Grupo X foram no ano 2000 em Minas Gerais, 2012 na Argentina, 2013 em São Paulo e Argentina novamente. Na confirmação dos resultados, ocorreu a colaboração do Laboratório de Referência Nacional (Instituto Adolfo Lutz IAL/SP). “Essa descoberta é muito importante para saúde pública, pois identificar uma nova cepa permite que a Vigilância Epidemiológica atue no monitoramento e acompanhamento de novos grupos circulantes”, explicou.

A chefe da Divisão de Biologia Médica, farmacêutica - bioquímica e sanitarista Maria de Fátima Tostes de Abreu, salienta que são utilizadas na investigação diversas metodologias diagnósticas, referenciadas pelo Ministério da Saúde. Conforme o diretor Fernando Kappke, o Lacen é o laboratório de referência estadual em saúde pública, sendo importante informar a todos os serviços de saúde que o fluxo de encaminhamento de amostras ocorre pela Vigilância em Saúde: estadual e municipais. Os resultados são disponibilizados no menor intervalo de tempo possível, através do Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial GAL, com acesso via WEB, 24 horas, nos setes dias da semana.

 

de Serafina

Serafina 56 anos

A TRAIÇÃO

Poucos anos depois de sua emancipação,seis, SERAFINA, aquela pequena vila, foi ABALADA por uma história de traição....adulterio....feminino....com morte.....

Era a noite de 1 de fevereiro de 1966, quando o pedreiro EUCLIDES PAVAN-chamado de NENE -já falecido - fazia sua ronda noturna em volta do FRIGORIFICO IDEAL que ainda era pequeno se comparado a hoje em dia...

Alguém foi dedar sua esposa, ELSE YESBIK, que morava ali na RUA APERTADA ( o nome oficial é outro) ao lado do frigorífico de que um funcionário do DAER que andava na região estava com ela.

O vigia andava desconfiado de que a esposa o traía com alguém....

Naquela noite, o amante recém tinha chegado....quando o marido chegou pro ajuste de contas....

Deu um tiro no rival que se jogou no chão fingindo-se de morto....

Em seguida matou a esposa com 14 facadas....(típico crime passional...)

Em seguida procurou a Polícia, o que tinha ali de POLICIA, porque deviam estar dormindo. nem sei se tinha delegado naquele ano de 66.

O amnate, cujo nome e identidade, nunca ficou conhecida na cidade, fugiu pela janela e sumiu....

dizem alguns maldosos que estaria correndo até hoje.....

Else e o marido tinham dois filhos.

O vigia que era pedreiro de profisão foi a júri popular.

Realizado no Salão PAULO VI dos católicos, encheu de gente. Nós do ginásio espreitavamos o salão lotadissimo....

O advogado do vigia aLEGOU legitima defesa da honra. mas o pedreiro foi condenado.

O pe FRANCISCO LOLLATO QUE NAQUELA SERAFINA MACHISTA E CATOLICA pregava na IGREJA CONTRA AS MULHERES EM GERAL, NEM QUIS ENTERRAR A MORTE DENTRO DO CEMITÉRIO E NEM FEZ AS ORAÇÕES. MUITOS SE REVOLTARAM CONTRA A DESCRIMINAÇÃO.

MUITOS ANOS DEPOIS, QUANDO FUI FAZER O LIVRO COSI LA ZE STATA, O IRMÃO DE ELSE, DELISE, ME DISSE QUE NAQUELES ANOS HAVIA ' MUITO BUROCRACIA' E QUE POR ISTO NÃO FOI REZADA MISSA DE CORPO PRESENTE.

Localizado na parte mais antiga do cemitério, o tumulo de ELSE é pouco visitado. Tem uma foto dela, que era muito bonita.

Está lá quase como uma testemunha daqueles anos rigorosos de Serafina....

Ah, em tempo: o vigia casou de novo, mas se entregou ao alcool e muitos anos depois faleceu(OC)

 

SERAFINA 56 ANOS

NÃO SEI BEM O ANO, MAS OUTRO LADO DA VISITA DO MENEGHETTI AS CASAS DO JARDIM ITALIA, ANTIGA ITAPUCA BRABA....

O PREFEITO ERA GUERINO MASSOLINI, E O VICE NELSON ASSONI(SEU SOBRINHO)

FALAM NO NELSON PRA VEREADOR DE NOVO. NÃO FAZ 30 VOTOS(oc)

NELSON ASSONI PODE SER VISTO NOS SABADOS PECHINCHANDO PREÇO NA FEIRINHA DE FRUTAS E VERDURAS AO LADO DA PREFA ....MAS JÁ FOI PRES DA CVSC E VICE PREFEITO. NÃO CHEGOU A PREFEITO PORQUE NÃO LHE DERAM O CAVALHO ENCILHADO....

HOJE O MEU PRIMO CALIXTO O CHAMA DE ' VECHIO ASSONI'.....É UM DOS POUCOS SOBREVIVENTES DA COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DA CIDADE.(oc)

MEIO ATRASAdo, MAS REGISTRO O PASSAMENTO DO EWALDO CARLOS CERVIERI. aos 86 anos.

*

foi vereador e sec municipal.

*

qdo a SOCIEDADE ESTRELA ERA PODEROSA, TEVE MUITO ' PODER'.

 

AMIGOS DE SERAFINA

O ENCONTRO DESTE ANO SE´RA DIA 23/7 QUEM ORGANIZA É UMA MODESCHI(DEVE SER FILHA DO VEIO JOSÉ MODESCHI, O TABELIÃO) E A ESPOSA DO SERGIO MASSOLINI.

E SERÁ NO CLUBE DOS MOTORISTAS.

MAS DIANTE DE TANTA GENTE QUE VAI, HÁ QUEM PENSE EM DESISTIR. PORQUE???

É OTIPO DE COISA QUE NASCE POR ACASO E QUE PEGA...ANOTEM...VAI SER O EVENTO DO ANO EM 5 ANOS. SE NÃO DEGRINGOLAR.

ESTE ENCONTRO AMIGOS DE SERAFINA NO DIA 23 VAI BOMBAR. TUDO POR CAUSA DO FEICE....

O BICO SE MATA FAZENDO OBRAS E OS CARAS SO QUEREM BADALAÇÃO DE FEICE....

POR ISTO NUNCA VOU SER PREFEITO DE SERAFINA.(oc)

UM SERAFINENSE JÁ TÁ PENSANDO EM DESISTIR DE IR NO ENCONTRO DOS AMIGOS DE SERAFINA.

ELE É MORADOR DE PORTO ALEGRE.

*

ACONTECE QUE EMBORA SUAS ORIGENS SEJAM HUMILDES, ELE NÃO GOSTOU DA TROCA DO LOCAL DA FESTA. DEIXARAM O CLUBE GAÚCHO, ELITISTA, E PASSARAM O ENCONTRO PRO CLUBE DOS MOTORISTAS, QUE COMO O NOME JÁ DIZ, É MEIO DOS BAGACEIRAS DE SERAFINA.

*

A UM AMIGO QUE QUIS SABER O VERDADEIRO MOTIVO, ESTE SERAFINENSE MEIO QUE FEZ UM COMENTÁRIO PEJORATIVO:

- POBRE A MI ME DA SQUIFO(NOJO)!!!!


12 de julho de 2016

VETO A LIVRO DE ERICO

UM DESIGNER GRAFICO AJUDOU A VETAR A PUBLICAÇÃO DO LIVRO DE ANTONIO GOULART SOBRE ERICO VERISSIMO JORNALISTA PELA JÁ EDITORES, COM PATROCINIIO DA CEEE OU DO BANRISUL. ERA PRA ARI....

O DESIGNER DISSE QUE ACHOU O LIVRO MUITO ' FRACO'....

 

SIMAS X VAZ

DEPOIS DE 30 ANOS CHAPA DE OPOSIÇÃO NO SINDIJORS....VAMOS VER QUEM GANHA....

 

ERRATA

POR FALTA DE ATENÇÃO MINHA, UMA LEGENDA DO PROGRAMA FATIMA BERNARDES SAIU ERRADA. VOU CORRIGIR. ....

 

Cinema

A DROGA COMO MEIO DE VIVER

por Eron Duarte Fagundes

No fim da sessão do documentário Janis: little girl blues (2015), de Amy Berg, ouvi a alguém dizer: “Por que estes artistas, que têm tudo, dinheiro e fama, se drogam?” Isto me faz contrapor a uma pergunta contrária, que talvez faça mais sentido diante do mundo de violência, injustiças, incompreensões e egoísmos em que vivemos por toda a parte. Retornando a um jantar nos anos 90, parece-me estar ouvindo de Juremir Machado da Silva dizer que a pergunta certa é outra: o espantoso é que, num mundo como este, a maioria das pessoas não se droga. Isto é: os motivos para se viver bem e plenamente são dois ou três, os motivos para se viver no desespero e na corda-bamba da morte são muitos; a maioria de nós se agarra aos dois ou três.

Janis Joplin foi uma cantora de rock que fez furor nos Estados Unidos dos anos 60. Agitou, provocou, cantou, fez sucesso, drogou-se, propagou o homossexualismo feminino numa sociedade de contradições moralistas como a americana. E morreu cedo: aos 27 anos, em 4 de outubro de 1970, foi encontrada morta em seu quarto, vítima do excesso de heroína.

Um documentário como Janis: little girl blues serve para evocar esta figura relâmpago e extraordinária da cultura americana. Feito de imagens de arquivo, em que Janis aparece em toda a sua força antropológica e musical, feito também de alguns depoimentos atuais de criaturas que sobreviveram aos ímpetos às vezes suicidas da contracultura dos anos 60, Janis: little girl blues emociona. Talvez o filme não tenha uma criatividade cinematográfica que corresponda ao talento demolidor de Janis: mas sempre é algo benfazejo nos tempos de retrocesso moral, social e ideológico que correm.

 

Conto

AS CARPIDEIRAS

por Valdir Fachini

Não se falava de outra coisa na cidade se não na morte do coronel Deoclécio, até gente da cidade vizinha veio pro velório, Conhecido feito ele só ,todo mundo queria dar o último adeus, jogar uma flor e um punhado de terra na sua derradeira morada.
Seu irmão Deocleciano viajou mais de quinhentos quilômetros pra assistir ao funeral e aproveitou pra ver se a cunhada ainda estava enxutona....tava não,ainda depois do passamento do marido, tava de dar dó.,Enquanto as empregadas serviam café com bolo pras visitas as carpideiras choravam.
A irmã mais nova do cadáver, a Deocleidiane se encarregava de contar as façanhas do morto (quando era vivo ) pra ela, ele era um herói, mentiroso feito o cão, mesmo assim ela o idolatrava, dizia que ele mereceu tudo de bom que ele teve enquanto vivia e com certeza la no céu, que é pra onde ele vai, irá encontrar o paraíso que ele tem direito e a contratação das carpideiras foi uma homenagem pra la de merecida e as carpideiras choravam.
O prefeito e sua comitiva não podiam faltar, cumprimentou todo mundo, pegou criança melequenta no colo, rezou um Pai Nosso e uma Ave Maria, tentou cantar o Hino Nacional mas se atrapalhou mais que a Vanusa e disse que foi a emoção, depois pediu votos pra próxima eleição que já era no ano vindouro.
O médico da família se desculpava dizendo que cansava de falar pro velado trabalhar menos e se cuidar mais, comer na hora certa, tomar menos conhaque, mas ele era teimoso igual uma mula, deu no que deu.
A viúva chorava, soluçava, lamentava e ficava pensando que precisava agradecer a quem tinha contratado as carpideiras, saber quanto elas cobraram pra depois reembolsar ...e as carpideiras choravam.
Rex, Maradona e Tarzan, os rottweilers do morto não puderam entrar na casa, por isso ficaram no quintal uivando, ninguém falou nada pra eles mas eles sabiam que algo de ruim tinha acontecido.
Então chegou a hora de ir pro campo santo, a procissão era enorme, da casa até lá a distância era grande, a caminhada era longa,mas ninguém se cansava, os homens revesavam pra levar o caixão, seis alças que iam passando de mão em mão, as mulheres cantando A-VE-A-VE-A-VE AVE MARIA,A-VE-A-VE -A-VE AVE MARIA e no meio delas, as carpideiras chorando.
Depois de um longo discurso o padre encomendou a alma do defunto e os coveiros desceram a esquife pra sua última morada.
Então as pessoas foram se despedindo dizendo palavras de conforto e consolo e indo cada um pra sua casa.
Ficando a viúva sozinha com as choronas, não resistiu e perguntou qual foi a alma bondosa que tinha contratado elas ,então uma das quatro falou ...nós não somos carpideiras, nós éramos manteúdas do falecido.
valdirfachini53@gmail.com

 

El hundimiento de Venezuela arrastra a Cuba a un nuevo periodo de crisis económica

Laurinho outrora tão prestimoso colaborador, agora só ' chpa' materia em castelhano....prefiro ele falando da MAGDA BEATRIZ do que isto(OC)

By Pablo de Llano, El País (Esp.), 11/07/2016

Cuando más expectativas económicas se habían despertado en Cuba, el hundimiento de Venezuela, su pulmón energético, ha marcado la entrada de la isla en una nueva fase de anemia. El presidente Raúl Castro lo reconoció el viernes ante la Asamblea del Poder Popular, el Parlamento. El dirigente mencionó la "contracción en los suministros de combustibles pactados con Venezuela, a pesar de la firme voluntad de Nicolás Maduroy su gobierno por cumplirnos".
Los acuerdos de Cuba con Venezuela para la importación de crudo a precios preferenciales vienen de principios de los 2000, cuando Hugo Chávez y Fidel Castro fraguaron una alianza con la que La Habana ganaba un mecenas energético y Caracas, fundamentalmente, médicos e inteligencia para el aparato de seguridad del Estado. La isla recibió durante años más de 100.000 barriles de petróleo diarios. Hoy, con su socio en una profunda crisis debido al desplome global de los precios del crudo y a su deterioro político-institucional, la entrada ha caído significativamente. De acuerdo con datos de la agencia Reuters, en el primer semestre de 2016 el bajón fue de al menos un 20%.
El Producto Interior Bruto cubano creció un 4,7% en el primer semestre de 2015, una cifra relevante aunque insuficiente para las necesidades de aceleración de la deteriorada economía de la isla. Un año más tarde, durante el mismo periodo de 2016, los resultados no sólo no han mejorado sino que se han debilitado hasta un crecimiento del 1%, la mitad de lo previsto, poniendo en alerta al Gobierno de Castro. Con todo, el mandatario ha hecho hincapié, frente al runrún de la inminencia de un nuevo Periodo Especial (la demoledora crisis de principios de los noventa tras la caída de la Unión Soviética), en que Cuba no se está asomando a una sima de esa profundidad: "No negamos que pueden presentarse afectaciones, incluso mayores que la actuales, pero estamos preparados y en mejores condiciones que entonces para revertirlas", afirmó ante la Asamblea.
Las primeras medidas ya se notan en el sobredimensionado sector público, con recortes en gasolina, menos uso de aire acondicionado y jornadas más cortas. Durante las sesiones parlamentarias, el ministro de Economía Marino Murillo informó de que para el segundo semestre del año se ha decidido una reducción general de gasto de combustible del 28%, tratando de dejar intacto el gasto residencial, es decir, el consumo en los hogares, y garantizando las necesidades de industrias clave como el turismo, el níquel y el azúcar. La exportación de estos dos últimos bienes, así como la de petróleo venezolano refinado en la propia isla, también ha caído, en línea con la crisis de los precios de las materias primas en América Latina. A ellos se suma la mengua de ingresos por servicios profesionales a socios exangües como Venezuela,
La falta de divisas, cruz de la economía socialista cubana, se ha recrudecido y la previsión de importaciones se ha corregido a la baja, de los 14.416 millones de dólares que había calculado Economía para 2016 a 11.973, un 15% menos, según los datos de Murillo. Un 17% de inversión pública se congela. Para el alumbrado de las calles se prevé un 50% menos.
Con Venezuela despeñándose y una nueva oleada de emigración de trabajadores cubanos a Estados Unidos, para Cuba resulta cada vez más urgente que el deshielo diplomático del último año y medio con su vecino y antiguo archienemigo del norte se concrete aprisa en movimiento económico. La llegada de turistas estadounidenses avanza y en el segundo semestre del año se reanudarán los vuelos comerciales, lo que seguramente disparará esos números, y el caudal de remesas ha aumentado, con un récord de 3.345 millones de dólares en 2015, según The Havana Consulting Group, pero el embargo sigue en pie, impidiendo los negocios entre empresas de Estados Unidos y Cuba.
La derogación del embargo depende del Congreso. El presidente Barack Obama ha pedido a los representantes legislativos que lo liquiden, pero prevalecen las resistencias del mayoritario sector republicano. Una victoria de la demócrata Hillary Clinton en las presidenciales de noviembre daría continuidad al impulso de Obama desde la Casa Blanca. Es difuso lo que pasaría si ganase el republicano Donald Trump: si su naturaleza de hombre de negocios lo llevaría a apoyar que el Congreso elimine el embargo o si, al menos en un principio, escurriría el bulto para no soliviantar al núcleo duro cubanoamericano de su partido.
Hoy La Habana mira preocupada a dos capitales. A Caracas, donde se cierra el horizonte, y a Washington, donde no termina de abrirse.

 

Artigo

A lógica financista não tirará o país da crise

Há sinais positivos, ainda que tímidos, em relação aos movimentos do governo interino na área econômica. De fato, o presidente Michel Temer blindou a equipe de pressões políticas e escolheu nomes técnicos, de reconhecida competência. Todavia, algumas visões parecem persistir. Não se pode imaginar que o Brasil voltará aos trilhos sem enfrentar a alta taxa de juros e o câmbio excessivamente valorizado. E, pelo que se viu até aqui, tais preocupações não estão entre as principais do Ministério da Fazenda e do Banco Central.

Esses dois fatos afetam diretamente a produção. E, quando um país não coloca em curso toda a sua capacidade produtiva, quaisquer medidas de estabilização ou crescimento tendem a ser insuficientes ou meramente temporárias. O reequilíbrio só se dará com o retorno da confiança e da força das empresas nacionais. Sem isso, não haverá retomada do crescimento, geração de emprego e aumento de arrecadação. Não se pode vislumbrar o mercado apenas por um prisma rentista, pois tal raciocínio beneficia apenas os setores financeiros, já bem fortalecidos nos últimos anos.

A nova onda de valorização do real frente ao dólar pode colocar em risco, ainda mais, a recuperação das exportações e, especialmente, da indústria. Desde o ano passado, o saldo da balança comercial estava positivo. Mas, com a valorização recente, a indústria já teme perder essa vantagem competitiva. Se o Banco Central continuar utilizando a taxa de câmbio para conter o avanço da inflação – que já está contida pela recessão – essa dimensão da crise se agravará. Isso porque se trata de um artifício que destrói a competitividade do país, o que se alia a outros fatores como a alta carga tributária, o custo do capital, a logística deficiente e aos entraves burocráticos – o chamado Custo Brasil. Tal contexto praticamente exclui os produtos brasileiros do mercado internacional.

A situação da economia e do consumo também não justifica os juros estratosféricos que seguem em curso, sem previsão de baixa. No cheque especial e no cartão de crédito, por exemplo, chegaram a recordes mundiais, próximos de 500% ao ano no primeiro caso e de 311% no segundo. O juro elevado está na raiz da atual recessão pela qual passa o país. Certamente não é o único motivo, vide o descontrole fiscal, mas sem dúvida um dos mais relevantes, pois afeta fortemente o setor produtivo. Isso sem falar no prejuízo que causa ao próprio governo, que também tem corrigida sua dívida junto aos bancos.

Portanto, forçar a valorização do real e manter o juro elevado é um grande erro. Tudo isso, repito, agrava a recessão. O governo deve seguir fazendo o ajuste fiscal, equilibrando o orçamento, cortando despesas supérfluas e controlando gastos. Mas não pode voltar suas atenções apenas à lógica financista, tão bem cuidada pelos setores que historicamente lucram com ela. A maior arma do país, em termos de desenvolvimento, é a nossa vocação produtiva. Enquanto quem trabalha e produz não estiver num ambiente apto para aumentar os resultados, menores serão as chances de superação desta ou de qualquer outra crise. Uma ação não inviabiliza a outra. E tudo começa por acertar nas políticas monetária e cambial.

Germano Rigotto - Ex-governador do Rio Grande do Sul e presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários.

 

Morre Ester Zuccalmaglio, ex-vereadora de Porto Alegre

O velório ocorrerá na Câmara, que cancelou a sessão plenária da tarde desta segunda-feira

A Câmara Municipal de Porto Alegre não realizará a sessão ordinária da tarde desta segunda-feira (11/7) por motivo de luto pela morte da ex-vereadora e advogada Ester Von Zuccalmaglio, que atuou na Casa pelo Partido Democrático Social (PDS) - hoje PP. O velório ocorrerá no Teatro Glênio Peres, no 2º piso da Câmara, a partir das 13h30min. A cerimônia de cremação será amanhã (12/7), entre 9h30min e 10h30min, no Cemitério João XXIII.

A morte de Ester, segundo a família, foi causada por uma infecção pulmonar. Ela estava internada havia 19 dias no Hospital São Lucas, da Pucrs, para tratar de uma diverticulite, no intestino. O problema se agravou e evoluiu para uma peritonite, o que afetou também os pulmões.

Jaci Ester Von Zuccalmaglio nasceu em 5 de julho de 1939, em Marcelino Ramos (RS), filha de Ermínio Antônio de Souza e Carolina Santa de Souza. Casada com Henrique Pedro Von Zuccalmaglio, teve três filhos: Henrique Pedro, Geraldo e Fernanda. Suplente do PDS entre 1977 e 1983, Ester exerceu a vereança, em substituição ao vereador Martim Aranha, em três períodos de 1980: de 20 de junho a 4 de julho, de 7 a 31 de julho e de 5 a 25 de agosto. Sua foto faz parte da galeria Mulheres no Poder Municipal, que fica no saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara.

 

Coreia do Sul decide importar carne suína de Santa Catarina

O Governo da Coreia do Sul já decidiu que irá importar carne suína de Santa Catarina. O diretor da Qia (Agência de Quarentena Animal e Vegetal), o órgão de controle sanitário do país, Bong-Kyun Park, ratificou a decisão sul-coreana em comunicado à comitiva catarinense liderada pelo governador Raimundo Colombo, na sede do órgão, em Gimcheon, na manhã desta segunda-feira, 11, horário local. Bong-Kyun disse que faltam apenas questões administrativas a serem tratadas entre os Ministérios da Agricultura da Coreia do Sul e do Brasil. A reunião começou pontualmente às 11h e terminou pouco depois das 12h.

À tarde, a partir das 16h, o encontro foi com o diretor-geral de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Kim Dukho, em Sejong. Dukho parabenizou Santa Catarina pelo status sanitário e destacou que é a primeira vez que a Coreia do Sul decide importar carne suína de uma região e não de um país. “Chegamos à conclusão que Santa Catarina tem êxito na área de sanidade animal, principalmente em relação aos controles de febre aftosa e da peste suína clássica”, afirmou Dukho. Os dois encontros na Coreia do Sul foram articulados e agendados pela Secretaria de Assuntos Internacionais.

Das oito etapas de negociações, seis delas já foram cumpridas. As duas últimas preveem a inspeção e habilitação dos frigoríficos catarinenses e a negociação comercial entre os dois países.

Participaram das reuniões, realizadas na sede da Qia e no Ministério da Agricultura, o embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luis Fernando Serra, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, os secretários da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, e de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, o diretor-executivo do Sindicato da Indústria de Carnes de SC, Ricardo de Gouveia, e o médico veterinário do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária, Diogo Ramôa Ramos.

Em sua exposição, Bong-Kyun, que está no cargo há cinco meses, ressaltou que a importação de carne suína de Santa Catarina foi discutida diversas vezes desde que assumiu a função. “A posição agora está na fase final das negociações”, afirmou. Bong-Kyun disse que os técnicos sul-coreanos deverão fazer as inspeções nos produtores e frigoríficos catarinenses em 2017.

O governador Raimundo Colombo mostrou, nos dois encontros, a força da agroindústria catarinense, com um rebanho de sete milhões de suínos e mais de 200 milhões de aves. “Santa Catarina abate 27,5% dos suínos do Brasil, conta com dez mil granjas de produção e é o único estado do país com zona livre de febre aftosa certificada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE)”, ressaltou Colombo, ao destacar que o estado também conta com o selo de área livre de peste suína clássica ao lado do Rio Grande do Sul.

O governador apresentou o mapa das 63 barreiras terrestres de controle sanitário que operam 24 horas nas divisas entre o Paraná e o Rio Grande do Sul como um dos diferenciais de Santa Catarina.

Coreia do Sul

O embaixador Luis Fernando Serra disse a Bong-Kyon e a Kim Dukho que o governador Raimundo Colombo veio para a Ásia especialmente para visitar os dirigentes do governo sul-coreano. Lembrou que a Coreia do Sul é o terceiro maior mercado do Brasil na Ásia e o sétimo no mundo. “Os negócios entre os dois países precisam ser ampliados e a exportação de carne suína contribuirá para isso”, observou e solicitou que a inspeção sul-coreana ocorra ainda em 2016, vencendo as etapas burocráticas.

O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira, convidou Bong-Kyon para fazer uma palestra sobre controle sanitário no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages. Bong-Kyon agradeceu pelo convite e prometeu estudar a participação. Depois da troca de lembranças com a comitiva catarinense, Bong-Kyon deixou a reunião, que prosseguiu com os veterinários Ahn, Yeong-Chang e Park, Jee-Yong. Os dois explicaram como serão os próximos passos das negociações.

Conquista

Após as duas reuniões, antes de retornar para Seul, o governador Raimundo Colombo comemorou a decisão da Coreia do Sul de importar carne suína de Santa Catarina. “Agora, temos uma última etapa a vencer que é a visita e a inspeção nos nossos frigoríficos e, a partir daí, ampliar a geração de empregos e desenvolver ainda mais o estado”, afirmou. “É o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos produtores, pelas agroindústrias, pelos técnicos e pelo Governo que investe no controle sanitário”, disse.

Para o secretario da Agricultura, Moacir Sopelsa, Santa Catarina deu um passo muito grande com a conquista do mercado sul-coreano, que deve ocorrer em breve. Disse que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deve visitar a Coreia do Sul em setembro para a concretização do acordo entre os dois países. “A vinda do governador Colombo à Coreia do Sul foi importante e mostrou o compromisso do estado de manter o status sanitário, garantindo assim as exigências sul-coreanas para a liberação final do certificado”, salientou Sopelsa.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio, também comemorou a decisão da Coreia do Sul de comprar a carne suína de SC, apesar de ainda faltarem etapas burocráticas para que o estado tenha um grande mercado aberto na Ásia. “É mais um mercado que se abre, o que garante estabilidade nos investimentos realizados pelos produtores de suínos, principalmente no Oeste”, disse. O deputado lembrou que são mais de 90 mil famílias de agricultores que somam toda a produção em pequenas propriedades e que serão muito beneficiadas com a abertura desse mercado.

O diretor-executivo do Sindicarnes, Ricardo de Gouveia, projeta que Santa Catarina venda pelo menos 30 mil toneladas por ano assim que forem liberadas as exportações de carne suína para a Coreia do Sul.

Também fazem parte da missão catarinense à Coreia do Sul o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Celesc, José Carlos Oneda; o diretor de Economia Internacional da Secretaria de Assuntos Internacionais, Guilherme Marques; o diretor de Imprensa da Secretaria de Comunicação, Claudio Thomas; e o Ajudante de Ordens do governador, tenente-coronel Rogério Vidal.

 

de Serafina

serafina 56 anos

Hámuita lenda sobre as idas de ildo menheghetti a serafina. uns dizem que ele se hospedava na casa do FIORAVANTE CERVIERI,ia a missa e depois voltava pra porto alegre.

Nunca tinha ouvido falar disto. Mas eu era criança e morava na SAN PIERO, longe naqueles anos de tudo. mas nunca ouvi meu pai falar disto e meu pai votava no MENEGA, como os colonos chamavam.
De qualquer modo a GAZETINHA REGISTRA A ENTREGA DE CHAVES NO LOTEAMENTO JARDIM ITALIA. NO MEU TEMPO DE CRIANÇA ISTO SE CHAMAVA ' ITAPUCA, OU ITAPUCA BRABA. É QUE LÁ MORAVAM OS NEGROS QUE TINHAM VINDO PRA TRABALHAR NO FRIGORIFICO DO MIGUEL SOCCOL....

 

CONVITE PROGRAMAÇÃO DOS 56 ANOS DE SERAFINA CORRÊA

Serafina Corrêa, 11 de Julho de 2016.

Serafina Corrêa - Cidade Simpatia - Capital Nacional do Talian - 56 Anos

A Administração Pública Municipal convida para a entrega oficial de
trecho asfáltico da Avenida Arthur Oscar que acontecerá hoje, a partir
das 14h, em frente à Câmara de Vereadores.

O Legislativo Serafinense realizará, nesta noite, a partir das 19h30,
no Distrito de Silva Jardim - Salão Comunitário- a Sessão
Descentralizada da Câmara Municipal de Vereadores.

 

PROGRAMAÇÃO OFICIAL - SERAFINA CORRÊA - 56 ANOS!

Serafina Corrêa, 11 de Julho de 2016.

Bongiorno!

É com imensa alegria que a Administração Pública Municipal
encaminha, em anexo, a Programação Oficial dos Festejos dos 56 Anos de
Serafina Corrêa.

Contamos com a participação de todos!

Gràssie.

--
Adriana Sabadin - Coordenadora de Comunicação Social e Imprensa
Jornalista MTE 15791
54 3444 1166
54 9134 6411
www.serafinacorrea.rs.gov.br


11 de julho de 2016

DAIANE

VI A DAIANE NA TOCHA OLIMPICA - AQUELA TOCHA QUE PRA FICAR COM ELA CUSTAVA 2 MIL PILAS -...BOM, PAGOU QUEM QUIS, ENFIM A DAIANE TÁ GORDA QUE VOU TE CONTAR. MAS QUEM SOU EU. LI UMA MATERIA NA ZH DE DOMINGO COM ELA. BOM PAPO. GOSTEI. TÁ EM SAMPA. A NEGUINHA É TALENTOSA E VAI COMENTAR NA GROBO A OLIMPIADA.....

 

Janis Joplin

pouco antes de morrer, JJOPLIN FEZ UM COMERCIAL DE CIGARROS EM SET DE 1970. MORRERIA EM 4 DE OUT de overdose de heroina, sozinha, num hotel.

VARIAS BIOGRAFIAS TENTAM DESVANDER O MITO JJOPLIN....ela esteve no Brasil e bebeu tudo o que tinha direito. andou pela amazonia,segundo o filme mostra.

TÁ DANDO UM FILME SOBRE ELA NACCMQ...VÃO VER.

 

Zé do Caixão

FUI VER UM FILME DO ZÉ DO CAIXÃO. NÃO GOSTEI. MEIO MALUCO DEMAIS. MAS TINHA BASTANTE GENTE NO SANTANDER NA SESSÃO DAS 5 DA TARDE NESTA SEXTA. PRA VER COMO TEM LOKO NO MUNDO....

 

Coleguinhas

JULIO RIBIERO, DA PRESS, ENTROU NESTA 6, NO JORNAL GENTE DA BAND. NÃO SEI SE É FIXO, O ANDRÉ NÃO DISSE. FICA MEIA BOCA,ENTÃO.

 

CAXIAS

PEPE VERGAS PELO PT, ANTONIO FELDMANN PELO PMDB E NESPOLO PELO PDT. ESTÁ AI A DISPUTA EM CAXIAS.

*

DIZEM QUE AINDA DÁ NESPOLO. VAMOS VER.PEPE É UM BOM NOME.ENFRENTA O DESGASTE DO PT.

 

AQUILES, O TERRIVEL, APAVORA A VÓ NAIRA

foto VO NAIRA SANES

Terrorista assaltando armário da cozinha!

Aquiles é o terceiro de uma família. Mas é um terremoto. Toda x que ele vai na casa da Vó Naira ela já vai tentando esconder tudo, porque tudo ele quer, e derruba pelos cantos. Quando chega uma visita e tá tudo mexido, Naira já explica:

- O ' bin laden"(como ela chama o netinho de ano e pouco ) andou por aqui.

Outro termo usado pela vó é o ' terrorista'. Pasmem,mas o guri é traquineiro que vou te contar.(OC)

 

Dos leitores,ou telespecatadores

Perguntei pra minha irmã Marinês sobre o que ela tinha achado do Encontro da Fátima sobre Serafina!

Aí vai:

"Gostei; matéria descontraída, boa maneira de aliviar a carga que se coloca sempre nas reportagens que falam, de alguma forma, da imigração. Pra mim, que sou e conheço a história de lá, foi como ver Serafina sob um novo olhar. interessa"

 

do mironneto.com.br

Gramado vive dia histórico com chegada da tocha olímpica

Gramado viveu um dia histórico na tarde de sexta-feira (8), com a passagem da Tocha Olímpica pela cidade. O símbolo das Olimpíadas do Rio chegou ao Lago Negro, sob um céu azul e ao som da banda da escola Senador Salgado Filho. O primeiro condutor foi o maratonista Gilberto Bocalon, que repassou a tocha para Gustavo Selbach, ex-atleta da canoagem Slalom que disputou os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992.
No trajeto até o Centro, a chama olímpica foi conduzida pela estudante Débora dos Reis, pelo empresário Antônio Romacho, pela advogada Gabriela Magnus, por Jéssica Grecco - uma das criadoras do site Indiretas do Bem, por Renato Moreira - criador de projeto que estimula a prática esportiva, Humberto Moura, o jornalista Rafael Zimmermann - entre outros, até chegar a Dirceu Da Ros, que foi o primeiro atleta gramadense a jogar futebol profissional em três Estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Da Ros foi o último condutor da chama olímpica, levando-a até a Rua Coberta, onde uma multidão ovacionou a chegada do símbolo.

Precisava haver ponto facultativo para ver a tocha?

Em plena crise, a Prefeitura de Canela decretou ponto facultativo na sexta-feira (8) para que os funcionários públicos pudessem assistir à passagem da tocha olímpica. Em Gramado, o funcionalismo trabalhou somente até às 11 horas, embora a chegada da tocha tenha atrasado quae duas horas.
É de se perguntar: com toda a crise, é uma medida razoável fazer feriado por um espetáculo de 1h30min?

 

Arquidiocese Porto Alegre

Morreu a mãe do bispo. mas já foi até enterrada.o mail chegou muito tarde.



Comunicamos com pesar o falecimento da senhora Lea Maria Spengler, mãe de Dom Jaime, ocorrido nesta quarta-feira, 06 de julho, em Gaspar (SC). A missa de exéquias será celebrada amanhã, quinta-feira, 07 de julho, às 15h, na capela Santa Clara, na mesma cidade. Dona Lea tinha 85 anos, dona de casa e mãe de quatro filhos: Leda, Jaime, Lúcia e Gerson
foto: Magnus Regis (2013)

As pessoas que desejarem participar da celebração podem deixar seu nome e RG até as 17h30min com a secretária Lélia (9606.4335). A lotação sairá em frente à Catedral, às 5h (da quinta-feira), retornando logo após o enterro.

"Ó pai de misericórdia, em vossas mãos entregamos a vida de nossa irmã Lea Maria, na firme esperança que ela ressuscitará no último dia com todos os que no Cristo adormeceram. Abri para ela as portas do paraíso; e a nós que ficamos, consolai-nos com a certeza de que um dia nos encontraremos todos em vossa casa. Amém"
Dai-lhe Senhor, o descanso eterno e a luz perpétua a ilumine.

 

Bancada Gaúcha levará demandas do Rio Grande do Sul à Michel Temer

Retomada das obras da segunda ponte do Guaíba e a da duplicação da BR-116, no trecho entre Guaíba e Pelotas, estará na pauta de reunião da Bancada Gaúcha com o presidente interino Michel Temer. A ideia dos parlamentares é sensibilizar Temer sobre estas obras que atualmente estão paradas por falta de recurso federal. A proposta da audiência surgiu durante reunião da banca nesta quarta-feira (6) e ainda não tem data definida.

As obras da segunda ponte do Guaíba começaram em 2014 e a previsão inicial de conclusão era para 2017, mas seguem em ritmo lento. A estrutura fará a ligação entre Porto Alegre e o Sul do Estado, desafogando o tráfego na ponte atual.

Na BR-116, a preocupação dos parlamentares se dá pelo aumento no número de acidentes com morte no trecho que está em obras. Segundo a PRF, os casos triplicaram.

— Já conversei com diversas lideranças da Zona Sul preocupadas com a gravidade do problema. A obra parada, além de ser mais cara, aumentou o número de acidentes e prejudica o escoamento da safra — defendeu a senadora Ana Amélia (PP-RS).

 

No Com a Palavra, o Governador, Eduardo Pinho Moreira destaca obras de Infraestrutura no Sul e investimentos da Casan

O programa Com a Palavra, o Governador dessa semana contou com a participação do governador em exercício, Eduardo Pinho Moreira. Os assuntos da entrevista foram investimentos da Casan na ampliação do sistema de saneamento básico e abastecimento de água e obras de Infraestrutura no Sul de Santa Catarina.

Ao citar as inaugurações das Estações de Tratamento de Água em Pinhalzinho e em Cunha Porã, o governador em exercício destacou o projeto de ampliação da Casan que está sendo executado em todo o estado com investimentos de R$ 1,5 bilhão. “Ao longo de muitos anos, Santa Catarina investiu pouco em saneamento e, agora, estamos revertendo essa realidade com a meta de chegarmos em 2018 como o quarto estado do país no índice de saneamento básico. Isso representa conforto e saúde pra população”, salientou Pinho Moreira.

O conjunto de obras de Infraestrutura no Sul do estado contempla a entrega do trecho entre Treviso e Lauro Müller, ligando a Serra ao Litoral Sul; o Anel de Contorno e a Via Rápida de Criciúma; e a obra do Acesso Norte ao município de Tubarão. Pinho Moreira disse que as obras representam novas e mais eficientes alternativas para os motoristas e vão trazer progresso para toda a região.

Para encerrar a entrevista, Eduardo Pinho Moreira falou do serviço aeropolicial que, em breve, deve entrar em operação para atender emergências e ocorrências policiais na região Sul. “Era a única região do estado ainda desguarnecida. Faltava isso para trazer mais tranquilidade e segurança para as pessoas. Agora está conquistado”, finalizou Pinho Moreira.

A entrevista completa está disponível nos canais oficiais do Governo do Estado no Vimeo e noYoutube. A versão em áudio pode ser acessada na Rádio Secom.

 

da Folha Popular de Teutônia

 

de Serafina

SERAFINA NO FATIMA BERNADES

ACABEI DE VER NO ANTONIO LANCHES O PROGRAMA DA FATIMA BERNARDES...OLHA, ACHEI QUE DEU DE NOVO SÓ DOIS CARAS QUE NOS ULTIMOS TEMPOS TEM ' MONOPOLITAZADO' A CULTURA DE SERAFINA. O MAROSTICA, QUE É UM ESPERTO E TÁ FAZENDO GRANA COM ESTE TROÇO DO TALIAN E O PROF. LUSATTO QUE NEM DE SERAFINA É. É DE PINTO BANDEIRA.

NADA PESSOAL, COMO DIZIA O MELCHIADES. MAS ENQUANTO VINHA PRA CÁ FIQUEI PENSANDO QUE NEM A MICHELLE COFECHWIZ, QUE FOI QUEM MANDOU UM MAIL PRA PRODUÇÃO DO PROGRAMA E QUE GEROU A MATERIA FOI OUVIDA, OU ENTREVISTADA.SERAFINA COMO SEMPRE COMO GRINGOS VIVOS QUE SÃO APROVEITOU PRA VENDER A FESTIPIZZA QUE COMEÇA DIA 15..

E PRA APROVEITAR UM TERMO DO TALIAN, BAUCCI SEMO NOANTRI QUE NO GAVEMO MIA VISTO QUE EL TALIAN NO EL ZERA MIA SOLQUE CULTURA, EL RENDE SOLDI ANCA....

POR FIM, QUERO EU PRESTAR UMA HOMENAGEM AQUELES QUE NOS ANOS 70,80,90 BATALHARAM PELO TALIAN COM FESTIVAIS DE MUSICA, DE CANTORIAS. LEMBRO DOS IRMÃOS ARROQUE, MEMEIA E ROBERTO E DA BI CERVIEIRI. ALIÁS QUANDO NINGUÉM FALAVA EM TALIAN- ANÃO SER OS COLONOS PRA SE COMULNICAR- FORAM ESTES PIONEIROS PELO RESGATE DAS ORIGENS QUE DERAM O NOME DO HOTELZINHO DO MAGON, CADEI MONTI...MAS NINGUÉM TÁ MUITO AÍ PRA ISTO.

AGORA É A HORA DA COLHEITA E COMO DIZIA ULISSES GUIMARAES QUANDO SARNEY VIROU PRESIDENTE PELA OBRA DO ACASO
' QUEM FAZ O MELHOR BOCADO NUNCA É QUEM O COME'...

O SERGIO MASSOLINI E SEU IRMÃO PAULO TAMBÉM TEM MUITO A VER COM ESTE TROÇO DO TALIAN. NOS ANOS 80, EU BOTEI NA RÁDIO GAÚCHA O FLÁVIO ALCARAZ GOMES ENTREVISTANDO A TELEFONISTA DA PREFEITURA QUE SOMENTE FALAVA O DIALETO, PORQUE O PREFEITO QUE ERA O SERGIO MASSOLINI TINHA INSTITUIDO A SEMANA QUE SOMENTE SE FALAVA DIALETO NA PREFEITURA. O BICO BRANCO PODERIA FAZER O MESMO AGORA NA SEMANA DO MUNICIPIO,EMBORA EU SAIBA QUE ELE TÁ MEIO DE SACO CHEIO DESTE NEGOCIO DO TALIAN....(oLIDES CANTON, QUE VIU TODO O PROGRAMA DA FATIMA BERNARDES, FOI UM ENORME ESFORÇO, MAS VI TODO PORQUE A PARTE DE SERAFINA SÓ ENTROU NO FINAL. UFA, QUE PROGRAMINHA RUIM ESTE, SÓ O LAURINHO DA VENANCIO QUE É FÃ DA COROA QUE ACHA BOM ESTE PROGRAMETE)

SABEM QUE IMAGINEI NA 6 VENDO AQUELAS IMAGENS TODAS NA GROBO....UM CAMINHEIRO SERAFINENSE PERDIDO NOS CONFINS DO BRASIL OLHANDO AQUILO PARADO NUM POSTO DE GASOLINA. OS CARAS DEVEM TER BABADO.....

A MINHA ' PAUTA ' ESPECIAL ERA TER IDO A SERAFINA E TER ASSISTIDO O PROGRAMA AO LADO DA MULHER -MICHELE COCHEVIZ - QUE MANDOU A SUGESTÃO PRO PROGRAMA. MAS NÃO TENHO GRANA PRA TUDO ISTO. POR ISTO QUE O AYRES CERUTTI SEMPRE DIZ.

- JORNALISMO CUSTA CARO....

 

CUIDADO COM A MÍDIA. AS PESSOAS ACREDITAM NO QUE VEEM EM TV....

Uma x eu tava no HOTEL CAI DEI MONTI qdo ia mais a Serafina. Era oito da manhã e chegaram de PELOTAS uns 6 ou 8 casais de moto. Eram uns loucos que saíam pelo RIO GRANDE ....a conhecer lugares. Naquele sábado tinham saído de PELOTAS PRA SERAFINA. Ficavam passeando pelo Estado. escolhiam um destino e iam curtindo. Achei a proposta uma delícia.

Mas eu quero contar o seguinte: ELES CHEGARAM EM SERAFINA CEDO, PASSARAM PELO PORTICO ATRÁS DE ALGUMA INFORMAÇÃO DO QUE LÁ FAZER...No pórtico, como até hoje, nem um FOLHETO, nada.....muito menos um funcionário(aí seria exigir demais né....)

Eles deram uma volta pela MIGUEL SOCCOL, a via principal, e tava tudo fechado, né.domingo de manhã. ERA PRIMAVERA....ACHO,OU AINDA INVERNO....Alguma alma caridosa disse a eles que havia um HOTEL FUNCIONANDO EM SERAFINA, SIM UM HOTEL.....(TEM 3 AO TODO, NÃO SE ENTUSIASMEM MUITO AGORA VAI TER UM ENCONTRO DE EX SERAFINENSES E TEM GENTE QUE RESERVOU HOTEL HÁ 6 MESES COMO O LALO RODRIGUES,SENÃO FICA NA BASE DO PARENTE....QUE EM SERAFINA NÃO GOSTAM MUITO DE RECEBER QUEM É DE FORA, NÃO SEI PORQUE....NÃO ME PERGUNTEM ONDE FICA O ALEGRETE!!!!!!)

aI VOLTANDO AOS VIAJANTES, EU FUI ME METER. ALGUNS JÁ TAVAM PUTOS DE TER ESCOLHIDO SERAFINA. EU OS ACALMEI( NÃO MUITO() E INDIQUEI O RIO CARREIRO PRA FAZER UM PASSEIO. DEPOIS QUE FOSSEM AO CRISTO( O CRISTO QUE A MONICA GUGLIANO UM DIA PASSOU POR LÁ E FICOU ME TORRANDO O SACO NA ZH DURANTE TEMPOS PELO CRISTO)...e como não tenho muita referencia de como indicar outras coisas. deixei por isto. Lembro que eram 10 e pouco e eles tavam de volta roncando as motos. Ah, sim agora me lembro....eram umas 10 motos.....pouco depois sem ter o que mais fazer em SERAFINA FORAM EMBORA....

Digo tudo isto porque este negócio de ' vender' um local, levando isto ou aquilo na Fatima Bernardes depois dá nisto. CRIA UMA GRANDE ILUSÃO NAS PESSOas...Depois quem chega nao tem nem um FOLHETO NO PORTICO DE ENTRADA PRA SABER OS LOCAIS TURISTICOS PRA SE VISITAR. ERA ISTO QUE EU QUERIA TESTEMUNHAR.(OLIDES CANTON)

AGORA TB CHAMAM SERAFINA DE ' CAPITAL NACIONAL DO TALIAN...'.

MAS CUIDADO MUITOS NA CITI NEM SABEM O QUE É ISTO.ou seja, o talian...tem muita midia nisto.marketing.

A GRAFIA CORRETA É SERAFINA CORRÊA..

os erros ais frequentes são SERAFINA CORREIA, OU SERAFINA CORREA SEM ACENTO. NA GLOBO SAIU CORRETO.

MUITAS PLACAS DO DAER CONTEM ERROS NO NOME. ATÉ NA ENTRADA DA CIDADE.

* OUTRA COISA. QUEM BOLOU O NOME CIDADE SIMPATIA FOI O LALO RODRIGUES. DURNATE UM TEMPO O FLAVIO SOCCOL PEGOU PRA SI ISTO. DIZENDO QUE ELE TINHA BOLADO ISTO. NÃO É VERDADE. O LALO TEM REGISTRO DE UM ARTIGO NO CORREIO DO POVO QUE ELE PUBLICOU EM 1970 CHAMANDO SERAFINA DE CIDADE SIMPATIA. O FLÁVIO CORREU PRA PEGAR PRA ELE.(oc)

O MARUCO NO ENCONTRO DA FATIMA BERNARDES. COMO GRANDE PARTE DE QUEM ESTÁ EM SERAFINA, NÃO NASCEU LÁ. NASCEU EMCAMARGO, NOS ARREDORES. SERAFINA É HJ UMA CIDADE DE FORASTEIROS. RESTAM POUCOS NASCIDOS NA LOCALIDADE. A GRANDE MAIORIA FOI EM BUSCA DE OPORTUNIDADES. UNS ENCONTRARAM,OUTROS NÃO. SERAFINA DARIA UMA BELA TESE SOBRE ISTO MAS A UPF QUE TEM ENTRE SEUS QUADROS UM CARA QUE MOROU LÁ ALGUNS ANOS E DIZ QUE ' AMA' A CIDADE NÃO SE MEXE PRA FAZER ISTO.

I ZE TUTTI POLTRONI(oc)

UM BOM E SÉRIO LIVRO SOBRE A HISTORIA DA CIDADE...DO PROF. DINO ZAMBENEDETTI E E DE GERALDO COFCEWICZ EDITADO PELA SAGRA LUZZATTO. MANDADO FAZER PELA PMSC. NO TEMPO DO SERGIO MASSOLINI.

AAV. MIGUEL SOCCOL. ASSIM SE CHAMA EM HOMENAGEM AO INDUSTRIAL QUE CONSTRUIU O FRIGORIFICO IDEAL. UMA DAS FAMILIAS MAIS TRADICIONAIS, HJ PRATICAMENTE DESAPARECIDAS DE SERAFINA....

PERDERAM TODO O PODER QUE TINHAM....

ASSIM É A VIDA. FICOU O NOME.....

MIGUEL SOCCOL FICOU NOME DA PRINCIPAL AVENIDA NO TEMPO DO PREFEITO SERGIO MASSOLINI. ANTES ERA JULIO CAMPOS, UM CARA DE GUAPORÉ. ALIAS TODAS AS RUAS DE SERAFINA TINHAM NOMES DE GENTE DE GUAPORÉ, OU DE FORA, DE LONGE. ISTO ERA PORQUE SERAFINA ERA UMA PEQUENA ' VILA' ATÉ OS ANOS 60 QUANDO SE DEU A EMANCIPAÇÃO...TEM UM BOM LIVRO SOBRE A HISTORIA DE SERAFINA. LANÇADO NA DECADA DE 80....O EDITOR FOI O PROFESSOR LUSSATTO, DE PINTO BANDEIRA, O MESMO QUE AGORA LANÇA O DICIIONÁRIO DO TALIAN....

O CRISTO CONSTRUIDO EM 1957 NO TEMPO DO PADRE FRANCISCO LOLLATO QUE AINDA VIVE EM SARANDI, RS.

OS COLONOS IAM TODAS AS 6 FEIRAS TRABALHAR LEVANDO MATERIAL PRA CIMA. AQUILO ERA O MORRO DO GENOVINO MIGLIAVACCA....E FIZERAM LÁ O CRISTO, QUE VIROU UM MONUMENTO...A VISTA LÁ DE CIMA É MUITO BONITA. VE-SE TODA A REGIÃO QUE É FEITA DE VALES E MONTES....

TODO O CHARME DA APRESENTADORA FATIMA BERNARDES

NA ABERTURA DO ENCONTRO DA 6 ULTIMA....

o reporter na frente do ' LATÃO', ou tb chamada de LA NAVE DEL IMIGRANTE....que compelta 30 anos este ano.....

O CLUBE PAROQUIAL, O PREDIO DA RADIO ROSARIO, DOS PADRES E A IGREJA...O CENTRO DE SERAFINA.

O REPORTER MOSTRA O DICIIONÁRIO DO PROFESSOR DE PINTO BANDEIRA. NÃO DE SERAFINA.

O repórter pergunta numa farmácia falando em talian. Duvido que alguém ainda chegue no dia a dia numa farmácia falando em talian em serafina.....

talvez na farmácia do hospital, algum colono e olhe lá.....o falar talian em serafina é uma fantasia muito bem ' vendida'....

O PRFESSOR LUSATTO NÃO É DE SERAFINA. É DE PINTO BANDEIRA.....NA MATERIA NG DISSE ISTO.nem contou como nasceu o dicionário. que é uma boa pesquisa.

boa sacada, apresentar no MAPA, pelo menos, onde fica a cidade....

encontro com Fatima Bernardes, na 6 ultima.

 

DIALOGO PROVÁVEL....

- MAROSTICA:

MI SON MAROSTICA, DE LA UNDEZE E TI SITO QUI,TI???

- SOU FATIMA BARNARDES, DA GLOBO.

MAROSTICA:

- e feto que coa???

- EU SOU A APRESENTADORA

MAROSTICA

- MI LAORO SOLQUE DOMENEGA IN TE LA ODISSEIA FM....PARLO TALINA, CONTO FROTOLE COM EL FIFO.....

 

CONSOLADA...

DEPOIS DE VER O ENCONTRO NA 6 ULTIMA, LIGUEI PRA ADRI SABADIN.

- PORCO DIO, ADRI( GHO TIRA ZO UNA BESTEMA) DE NOVO O MAROSTICA???

E ELA MAIS SÁBIA QUE EU:

- FAR GHEM QUE. SE É ELE QUE QUEREM!!!!!

O MAROSTICA MUITO ESPERTO APROVEITOU A BRECHA MISTURANDO FOLCLORE,TALIAN E MUSICALIDADE. AÍ PEGA JUNTO AO POVÃO. E TV É POVÃO. ONIVEL É ESTE, SENÃO VAI PRO MANNATHAN CONECTION....ALI TEM O LUCAS MENDES QUE É OUTRA ESTÓRIA.....

 

ACADEMIA NELAS

A COLEGUINHA ADRI SABADIN DA PMSCORREA - que agora virou nome nacional com talian, pizza e frio - ( o BBranco se mata trabalhando em fazer casas e asfalto mas o que dá midia é o MAROSTICA cantando em talian no programa ENCONTRO com o pia de alguns anos pra ver como é este negócio de midia -acorda cedo alguns dias da semana. Puxa uma cademiazinha....

- A concorrência tá grande, acrescentou um coleguinha maldoso ....

 

SERAFINA

PERDEU NO FRIO PRA VACARIA NA MANHA DE 6 PASSADA. VACARIA FEZ 1 GRAU.SERAFINA 5.

AGORA ALÉM DA TERRA DA PIZZA, A CIDADE SIMPATIA TB VIROU CONHECIDA PELO FRIO.

MA QUE ROBE, COMO SE DIZ EM TALIAN.

 

HISTORIAS DE SERAFINA

QUANDO Só SE FALAVA TALIAN EM CASA....( ou nem sempre o TALIAN foi chic....como agora....que dá mídia na FATIMA BERNARDES...)

POR ANA MARIA CANTON*( contadora e funcionária da CEF.Vive em Campinas(SP)

"Quando eramos crianças em Serafina, pelo menos na minha família,só se falava o dialeto vêneto(trazido da Itália pelos nossos avós e misturado com o português).Mas de qualquer forma a gente se entendia.Pelo menos em casa e com os vizinhos corria tudo bem.

Entre tantos medos que eu tinha antes de ir para a escola, lá pelo ano de 1967,o maior era de não aprender nada pois sabia que as aulas eram em português e eu sabia apenas algumas palavras neste idioma.Lembro que eu sentava numa pedra enorme pertinho de casa e ficava treinando as poucas palavras que sabia, pedindo à minha mãe que me corrigisse.Até hoje não sei se ela prestou atenção no que eu falava. Ela tinha mais, muito mais o que fazer.

Mas chegou o início do ano letivo e lá me fui junto com outras crianças da vizinhança. A escolinha ficava na capela São Pedro, a uns 2 kms de estrada de chão da nossa casa.Pra ir, de manhã cedo, tudo bem.Era só descida.Só tinha problemas no inverno.A geada deixava o chão lisinho e eu levava tombo todo dia.Sujava a roupa,chorava,mas não tinha jeito,era levantar,aguentar a gozação dos colegas e seguir andando porque a aula começava às 7h30 min e a professora botava no castigo quem chegasse atrasado.(como se precisasse...!!!)

Mesmo assim , eu gostava da professora Enedê( não lembro o sobrenome)

A volta era mortal.Uma fome de cão, 2 km de subida pela frente e normalmente um sol escaldante pra piorar as coisas.Às vezes passava um caminhão da Prefeitura e nos dava uma carona na caçamba.Quanta alegria!!!! No segundo semestre tiramos a sorte grande: a energia elétrica chegou para os moradores da Capela São pedro e o caminhão da prefeitura ia quase que diariamente levar os operários pra trabalhar e a gente literalmente pegava carona.

E fazer o 'tema de casa' à luz de velas???? Sim, porque depois de chegar da escola e almoçar a gente ia pra roça e depois ajudava a mãe a tirar leite das vacas,entre outras atividfades de quem vive na zona rural.Voltando ao tema de casa, só tinha tempo pra ele depois de jantar,rezar o terço e lavar a louça.Mas o pai ajudava.Sua tarefa era apontar o lápis com o canivete dele.Eu adorava porque ele caprichava e a ponta não quebrava tão fácil.Não sei qual a mágica que ele usava, só lembro que os lápis que ele apontava tinham uma ponta com longa duração.

E assim passou o primeiro ano e aprendi tudo,para surpresa minah! No primeiro ano fiquei em segundo lugar. Só perdi para o Francisco Bazzo. Mas no segundo ano dei o troco.Eu fiquei em primeiro lugar e ele em segundo. De qualquer forma fomos premiados pelo ótimo desempenho. O prêmio? Uma visita guiada ao Frigorífico Ideal S?A, a maior indústria do município naquela época."( esta parte da história será contada noutra ocasião....)

QUANDO SE COMPRAVA NO CADERNETA. e nizio assoni anotava lá!!!!!

Uma amiga costuma me chamar de I PARON DEI VINHAI (DONO DOS VINHEDOS) QUE SIGNIFCA metaforicamente ALGUÉM QUE TÁ COM A GUAIACA FORRADA....
Me ocorreu RESPONDER-LHE DIA DESTES:
- A MI ME OCORRE I soldi,( EU TB PRECISO DA GRANA). E acrescentei:
- son paron dei vinhai ma go el verdarame que me toca pagarle a Nisio Assoni..( dou dono dos vinhedos mas preciso pagar a NISIO ASSONI o sulfato que comprei lá..).E acrescentei:

- Tu nem sabes quem foi o Nisio Assoni.!!!!!!( ela tem trinta e poucos anos)

-Foi o pai do Nelson, Meu pai sempre nos mandava de pequenos naquele casarão que foi destruído e ficava em frente ali onde mora o prefeito hoje da cidade:

Va lá de Nisio Assioni e portate casa cuesto e cuesto. dile que mi vo dopo pagarle( sim ainda tinha esta relação de confiança, a gente pegava e depois o velho ia acertar). Seu nome era dionisio. a dona era a Madre Vergine. Era uma Massolini, tia do Paulo e cia....

A propósito do lançamento dos 56 anos de emancipação de Serafina, me lembrei deste pequeno episódio, quando os colonos iam comprar no casarão do NISIO ASSONI.Todos desaparecidos.(OC

8 de julho de 2016

POLENTA,RADICCI,TALIAN

DE SERAFINA NO ENCONTRO DE LA BERNARDES, NA GLOBO

Qua se parla la lèngua Talian

Serafina Corrêa parou na segunda-feira, 04 de Julho, por um motivo mais do que justo, esteve no município a equipe da Rede Globo de televisão, gravando matéria para o Programa Encontro com Fátima Bernardes.

Atendendo uma sugestão de pauta de uma telespectadora serafinense, a Direção entrou em contato com a Prefeitura, obtendo informações e organizando o cronograma de gravação que teve como assuntos principais: o Talian e a pizza.

Cedo, na segunda-feira, o Jornalista Piangers, acompanhado pelo Diretor Samuel Strappa visitaram os pontos turísticos, entrevistaram moradores, foram ao comércio, sempre com muita alegria e descontração.

Em seguida, a concentração aconteceu na Piazzetta San Marco, onde os estudantes apresentaram música, rezaram em Talian, houve apresentação do Coral La Nave e os Chefs Mirins mostraram como se faz a pizza.

A ACISCO organizou uma degustação de pizzas e divulgou o Festival que acontecerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de Julho.

O almoço típico foi carinhosamente preparado pela Família de Jerônimo Isotton, onde os visitantes sentiram toda a originalidade, hospitalidade e simpatia dos serafinenses.

Foi um dia cheio de orgulho e um momento histórico para Serafina Corrêa.

O Programa Encontro com Fátima Bernardes vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 10h50. a matéria gravada está prevista para ser veiculada,HOJE, sexta-feira, 08 de Julho, na Rede Globo, para todo o Brasil.

 

coleguinhas

REMEXENDO NOS MEUS ARQUIVOS ACHEI ESTA FOTO DOS ANOS 70. DO XUVISCO E DO DIABÃO, A DUPLA INSEPARÁVEL. O DIA´BÃO ER A PCBÃO E O XUVISCO MAIS INDEPENDENTE.

HOJE XUVISCO SE APOSENTOU E MORA EM PORTO ALEGRE, DEPOIS DE PASSAR ANOS EM BSB, NA POLITICA. DIABÃO FOI NOS ANOS DO SARNEY PRA FLORIPA GERIR A EBN - O PCBÃO TAVA NO PODER - E DEPOIS CRIOU UM BAR NO SANTINHO COM A ESPOSA A GORETTI.O BAR DO DIABÃO NO SANTINHO FICOU FAMOSO MAIS PELO QUE ROLAVA LÁ DO QUE PROPRIAMENTE PELA COMIDA. COMEÇAVAM AS ' CARREIRAS' LÁ PELAS ONZE DA MATINA E TERMINAVAM LONGE DA NOITE DO DIA SEGUINTE.DE PERMEIO AINDA ALGUM FILE DE PEIXE. ERA CHARMOSO O BAR DO DIABÃO E DA GORETTI. MAS ELA VIU QUE TUDO AQUILO IA TERMINARMAL E TIROU O MARIDO DE LÁ, VOLTANDO ATÉ ONDE SEI A SÃO JOSÉ DO NORTE.(oc)

QTO AS POSIÇÕES POLITICAS DE AMBOS, NÃO SEI ONDE ESTÃO HJ. NESTA FOTO DOS ANOS 70, ELES TÃO NUMA PASSEATA DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS, MAS O DIABÃO MAIS PARECE UM ATOR DA NOUVELLE VAGUE FRANCESA.ERAM CELEBRES AS RISADAS DO DIABÃO(FERNABNDO SAES) DEPOIS QUE CONTAVA UM APIADA....O XUVISCO DIGAMOS QUE ERA MAIS 'SÉRIO' DO QUE O AMIGO INSEPARÁVEL.

 

CINEMA ALEMÃO

MUITO BOM O CICLO ALEMÃO DE CINEMA NO SALA REDENÇÃO.

VALEU!

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 09/07/2016) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "Certo agora, errado antes" (Ji-geum-eun-mat-go-geu-ddae-neun-teul-li-da - 2015). Não recomendado para menores de 12 anos Por engano, Ham Cheon-soo (Jae-yeong Jeong) chega à cidade coreana de Suwon um dia antes do previsto. Para passar o tempo, ele vai até um antigo palácio, onde encontra uma artista chamada Yoon Hee-jeong (Kim Min-Hee). Juntos, eles vão até a loja de Yoon para admirar suas pinturas, comer sushi e se conhecerem. Em seguida, eles vão para um bar encontrar com amigos de Yoon. Ao ser perguntado se é casado, Cheon-soo admite que sim e decepciona a artista.

No próximo Domingo (dia 10/07/2016) as 10h15min na Sala Paulo Amorim assistiremos ao filme "Janis: Little girl blues" (2015). Não recomendado para menores de 14 anos
O documentário gira em torno de Janis Joplin, uma estrela do rock norte-americano. Porém, é abordado uma visão fora da música, revelando a mulher doce, sensível, confiável e poderosa que era por trás da lenda. Um relato de uma vida épica e turbulenta que mudou o mundo da música para sempre. Exibido no Festival do Rio 2015.

 

Conto

DE VALDIR FACHINI, DE CAMPINAS, SÃO PAULO

Ontem eu encontrei o Zé

Tem dias que você anda com a cabeça nas nuvens, pensando na morte da bezerra. E ai, de repente você vê alguém, e este alguém se parece com alguém que você conhece daí a pouco aquele alguém que você conhece aparece. Então você fica com receio de cumprimentar porque acha que esse alguém que você conhece pode ser aquele alguém que você não conhece. (Alguém entendeu alguma coisa?).

Bem, ontem à tarde me aconteceu este revertério, depois de tomar umas branquinhas e umas loiras num boteco imundo e cheio de moscas, lá perto do mercadão, já com o zoio meio lusco-fusco, eu tava tentado achar meu ponto de ônibus quando vi um cara que era a cara do Zé, se meu braço não tivesse pesado por causa da manguaça, eu teria levantado ele para cumprimentar o sujeito. Ainda bem, porque não era o Zé, mas não cheguei a dar nem 20 cambaleantes passos, olha só quem eu vejo. O Zé.

Ai meus braços ficaram leves e a gente se abraçou. Que saudades eu estava do Zé, fazia muito tempo que a gente não se via; amigão do peito.

- E então Sr. José Roberto, o que faz da vida? Você sumiu. E a Gloria, sua mulher, como vai? Continua bonitona. Sua filha já deve estar moça? Seu filho já te deu netos?

- Pois é Dida, (ele nunca me chamou de Valdir), a coisa descambou de vez, mas vamos ali no bar tomar uma que a gente conversa

- E ai? Me conta, desabafa, sou todo ouvidos.

- Ta bão, vamos começar pela Glória, minha EX. Você sabe que ela sempre foi manicure, alias uma ótima manicure. De uns tempo pra cá eu estava achando ela meio estranha, fria, nossas transas cheia de fogo foram se apagando, quase virando cinzas. Então um dia ela fez a mala pegou seus panos de bunda e falou: - Estou indo embora, encontrei um outro amor, este sim me faz feliz, me completa. Dois meses depois a gente estava divorciado.

- Minha filha está moça sim, nem empentelhou direito e já esta buchuda de um maconheiro.

- Meu filho que achei que seria um garanhão igual ao pai virou viado, e ainda teve o descaramento de levar o namorado em casa.

- Depois deste monte de desilusão, comecei a dar relaxo no serviço. O patrão me mandou embora faltando dois anos pra me aposentar.

- Poxa Zé, não falta acontecer mais nada, já aconteceu tudo.

- Ai é que ta Dida, aconteceu sim.

- Caramba, aconteceu mais o que?

- Aconteceu que eu ganhei uma bolada na Mega-Sena, to indo amanhã pra Europa sem data pra voltar. Eu quero que o resto se F......

 

do Comunique-se

Programa “papa-prêmios”, ‘Repórter Record Investigação’ é extinto da TV

por Anderson Scardoelli

Tim Lopes de Jornalismo Investigativo, ExxonMobil de Telejornalismo, Direitos Humanos de Jornalismo, Vladimir Herzog e Rei da Espanha. Essas foram algumas das premiações que o ‘Repórter Record Investigação’ conquistou ao longo dos dois anos e dois meses em que esteve no ar na TV aberta brasileira. Ao todo, o programa semanal que estreou em abril de 2014 se tornou um verdadeiro “papa-prêmios”, sendo contemplado em dez eventos voltados à comunicação, além de ser definido como um dos destaques da imprensa em 2015 em lista organizada pela edição do Portal Comunique-se. Apesar do reconhecimento, o jornalístico foi extinto pela emissora de Edir Macedo, com a última edição indo ao ar em 30 de junho, com o tema “Os Filhos da Zika”.

Durante o tempo em que esteve no ar, o ‘Repórter Record Investigação’ teve apresentação de Domingos Meirelles, que deixou a Rede Globo no começo de 2014, depois de 28 anos dedicados à emissora carioca, para se voltar ao projeto que estava a ser elaborado pela equipe do canal 7 de São Paulo. Quando foi contratado, o jornalista conversou exclusivamente com a reportagem do Portal Comunique-se. Na época, ele reforçou que se acertou com a Record ao perceber que o veículo de comunicação estava “indo no caminho certo”. Agora, o futuro dele na emissora está indefinido. Sem a definição sobre a continuação de vínculo profissional com a empresa, ele se dedica à presidência da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), cargo para o qual foi eleito em setembro de 2014.

Apesar da indefinição em relação ao futuro do apresentador na casa, a direção da Record informou, por meio da equipe de comunicação, que o núcleo de jornalismo investigativo seguirá ativo, sendo responsável pela produção de outros três produtos semanais do canal: o ‘Câmera Record’, transmitido nas noites de quinta-feira; o ‘Domingo Espetacular’, exibido, como o nome sugere, na faixa dominical noturna; e o ‘Repórter em Ação’, que vai ao ar logo após o ‘DE’. Internamente, o programa que ocupa a grade no meio da semana e é apresentado por Marcos Hummel é tido como o sucessor natural de pautas até então abordadas pelo ‘Repórter Record Investigação’. Com isso, o ‘Câmera Record’ deve alternar edições voltadas a temas mais leves com programas dedicados a assuntos mais densos, que eram característicos do extinto ‘RRI’.


O jornalista Domingos Meirelles, que durante dois anos comandou o 'RRI' (Imagem: Divulgação/Record)

Fora do ar, o ‘Repórter Record Investigação’ conquistou legado em premiações jornalísticas. Relembre os prêmios conquistados pelo programa:

2014
PromaxBDA América Latina - Prêmios de melhor chamada - Dois filmes criados para a estreia do Repórter Record Investigação venceram na categoria Promoção de Programas de Notícias. O vídeo institucional do programa ficou com o ouro; enquanto a chamada sobre a contratação do apresentador da atração, Domingos Meirelles, ganhou a prata.

Prêmio CNT de Jornalismo - com a reportagem “Fúria das Águas”.

31º Prêmio de Direitos Humanos – com a reportagem “Um brasileiro na guerra”

2015
Prêmio ExxonMobil de Telejornalismo (Prêmio Esso) – com a exibição da reportagem “As Eternas Escravas”

Prêmio Tim Lopes de Jornalismo Investigativo - com a reportagem “O Mistério do Matador de Mulheres”

Prêmio Vladimir Herzog – com a reportagem “A Estrada da Fome”

32º Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo - com a exibição da reportagem “As Eternas Escravas”

Prêmio CBIC de Jornalismo - com a reportagem “Os Escravos da Cidade”

[Menção Honrosa] - 32º Prêmio de Direitos Humanos – com a reportagem “A Estrada da Fome”

2016
Prêmio Rei da Espanha – categoria TV - com a reportagem “As Eternas Escravas”

Prêmio Petrobras – categoria Responsabilidade Socioambiental - com a reportagem “As Eternas Escravas”

 

Noturnos de Marcelo Bordignon

O estudante de artes visuais da UFRGS Marcelo Bordignon saiu de câmera na mão à noite e o que captou no cenário noturno da cidade transferiu para as telas. O resultado desse trabalho que ele generosamente nos permite conhecer está na exposição "A eternidade do instante", que pode ser vista até o dia 11 no Espaço 512 (rua João Alfredo, 512, Cidade Baixa), em Porto Alegre. Marcelo também integrou, com o Studio P, o Projeto Arte no Muro 2016 na semana de comemorações dos 244 anos de Porto Alegre (Muro da Mauá),

"A eternidade do instante" é uma mostra de pinturas a óleo e também acrílica, em pequenos, médios e grandes formatos. Partindo de fotografias de sua autoria, de cenas do cotidiano urbano noturno, o artista lança-se na aventura pictórica. A tensão entre escuridão e luminosidade, rastreada pelo fotógrafo, é enfatizada na dramaticidade da tinta e suas pinceladas aparentes. Salienta na viscosidade do material a concretude da pintura que, ao ser conduzida pela mão do artista, extrapola a limpeza da imagem fotográfica dada pela câmera. São camadas de tintas sobrepostas que repercutem em tons intensos o mistério mais profundo da escuridão formada pela densa matéria.

Os sinais luminosos não naturais, como lâmpadas, néon, semáforos e seus rastros, fascinam e estimulam o desafio pictórico da transformação da cena pelo artista. A pintura enfatiza, numa agonia perturbadoramente silenciosa, o paradoxo da solidão desses espaços repletos de signos e nos convida a um tempo eterno de uma luz imutável e invernal.

Curadoria: Adriane Hernandez

Serviço:

O quê: exposição "A eternidade do instante", de Marcelo Bordignon.

Onde: Espaço Cultural, 512. R. João Alfredo, 512 - Cidade Baixa, Porto Alegre.

Quando: Até 11 de julho.

Entrada gratuita.

 

Tocha Olímpica inaugura Espaço Selfie em escola da capital

Escola de Porto Alegre cria espaço para alunos, pais e professores compartilharem momentos escolares através de fotos. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, o primeiro tema do Espaço Selfie, que será inaugurado nesta sexta-feira, dia 08 de julho, às 17h30, será as Olimpíadas...

A participação mais esperada na foto de alunos, pais e professores na inauguração do Espaço Selfie da Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes é a tocha olímpica. Depois da visita de Paulão, ex-atleta olímpico medalha de ouro nas Olimpíadas de Barcelona de 1992, à Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes, o esporte não deixa mais a vida dos alunos. Eles produziram a sua própria tocha olímpica para, amanhã, sexta-feira, dia 08 de julho, inaugurarem o Espaço Selfie da Escola tirando fotos com os pais em clima de olimpíadas.

A ideia do Espaço Selfie é integrar a comunidade escolar às mídias sociais e estimular as crianças, através da inclusão digital, a divulgarem suas atividades na Escola para amigos e familiares.

A tocha olímpica das crianças, produzida com criatividade e materiais recicláveis é o resultado do estudo feito pelos alunos sobre as Olimpíadas. Segundo a psicopedagoga e diretora da Escola Cristã Reverendo Olavo Nunes, Raquel Liane, este projeto envolveu a turma do Jardim B que aprendeu sobre a origem da tocha olímpica, o mais importante símbolo das Olimpíadas. "As crianças acabam vendo, principalmente na televisão, a tocha e as notícias a seu respeito. Assim, é importante contextualizar o que ela significa e a tradição que a envolve durante os jogos. Mais importante ainda é transmitir o espírito de união entre os povos que os Jogos Olímpicos trazem", explica Raquel Liane.

 

Etapa da Gincana Cultural do Santa Inês vai acontecer de madrugada

Estudantes vão se reunir em QGs para resolver cerca de 60 tarefas tarefas propostas online nas madrugadas de sexta-feira sábado, dias 7 e 8 de julho...

Promover a ação solidária, socialização, interação e integração dos estudantes, docentes e comunidade escolar, com propostas de desafios que levem os participantes a estabelecer relações de respeito, harmonia e conhecimento estão entre os objetivos da Gincana Cultural do Colégio Santa Inês, que acontece anualmente. Nesta edição, o tema geral é os "70 anos do Colégio Santa Inês". Cada equipe irá representar uma década e deve se inspirar nos acontecimentos ocorridos no período sorteado para criar o uniforme, caracterizar seu QG, conhecer receitas, danças e a cultura em geral.

"A comissão organizadora busca propor aos estudantes desafios que os levem a perceber situações e problemas que, através do raciocínio, das atitudes e reações, possam estabelecer relações de sabedoria, respeito, amor e paz", ressaltam os integrantes da comissão organizadora da Gincana. No total, apenas na etapa noturna da Gincana, serão cerca de 60 tarefas. Até agora, os estudantes já realizaram tarefas diversas, inclusive, de cunho social como doação de sangue, de cabelo, arrecadação de livros para doação e a interpretação de esquetes teatrais e contação de histórias para crianças.

Na etapa noturna, os estudantes podem participar online em suas casas através do Skype, Google Talk, telefones e outros recursos, ou podem se reunir na casa de algum colega. As tarefas serão lançadas ao longo da noite, das 22h às 05h, e podem ser acompanhadas de qualquer local que tenha acesso à internet através do site oficial da Gincana Cultural que será divulgado no portal do Colégio.

 

Governador Colombo lidera missão internacional para Espanha e Coreia do Sul

O governador Raimundo Colombo lidera, a partir desta sexta-feira, 8, comitiva do Governo do Estado em viagem oficial à Espanha, para ampliação de parcerias comerciais, e à Coreia do Sul, para negociar a abertura do mercado sul-coreano para a carne suína catarinense. A missão internacional será realizada até o dia 13 de julho.

A programação tem início em Madri, na Espanha, no dia 8, onde os integrantes da comitiva participam de encontro na Câmara de Comércio Brasil-Espanha. Em seguida, viajam para a Coreia do Sul, onde participam de audiências em órgãos como Vigilância Sanitária e Ministério da Agricultura daquele país. O retorno a Florianópolis ocorre no dia 13.

“O aumento e a qualificação de nossas exportações fazem parte de um processo essencial para o enfrentamento à crise do mercado interno brasileiro. Precisamos exportar mais e alcançar os mercados que pagam melhor, como é o caso da Coreia do Sul em relação à carne suína. Já abrimos o mercado japonês em 2013 e, agora, estamos muito perto de consolidar mais essa conquista, que vai trazer importantes ganhos para os produtores catarinenses e para toda a cadeia produtiva da suinocultura”, explica o governador Colombo.

O Estado de Santa Catarina é o maior produtor e exportador nacional de carne suína do Brasil. São cerca de dez mil criadores integrados às agroindústrias e independentes, que produzem anualmente cerca de 850 mil toneladas de carne suína. Entre os atuais principais países de destinos da carne suína catarinense, estão Rússia, China, Angola, Cingapura, Chile, Japão, Uruguai e Argentina.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou que o Governo da Coreia do Sul autorizou a exportação para aquele país da carne suína in natura produzida em Santa Catarina. A autorização contempla exclusivamente Santa Catarina entre todos os estados brasileiros, nos mesmos moldes que a negociação feita com o Japão em 2013.

Diante do status diferenciado de Santa Catarina, os governos japonês e sul-coreano optaram por abrir seus mercados apenas para os produtos catarinenses. Santa Catarina é o único estado brasileiro livre de febre aftosa sem vacinação e também livre de peste suína clássica, com certificados da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Roteiro

Na missão deste mês, o governador Colombo lidera a comitiva catarinense para avançar com as negociações para dar início às exportações. O primeiro encontro será na próxima segunda-feira, 11, em Sejong, a três horas de Seul, na sede do órgão de controle sanitário da Coréia do Sul. Em seguida, a comitiva será recebida pelo diretor-geral do escritório de Cooperação Internacional do Ministério da Agricultura, Kim Duk-ho.

Paralelamente, empresas de Santa Catarina serão visitadas nas próximas semanas por equipes do governo sul-coreano. E em agosto, será a vez do Ministério da Agricultura promover uma missão brasileira até a Coreia do Sul para assinatura oficial do certificado sanitário que autoriza os embarques.

Aumento nas exportações

Segundo dados da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), em 2013, ano de abertura do mercado japonês, a exportação de carne suína catarinense somou 144 mil toneladas, o equivalente a US$ 400 milhões. Em 2014, foram 159 mil toneladas exportadas, que representaram US$ 548 milhões. Em 2015, a quantidade exportada voltou a subir, para 169 mil toneladas, mas o valor apresentou queda, para US$ 412,7 milhões. É para ajudar a aumentar novamente esse valor que ganha importância a abertura de novos mercados como a Coreia do Sul.

Santa Catarina vende em quantidade para a China, por exemplo, mas os chineses compram cortes mais populares. Já o Japão compra em menor quantidade, mas compra cortes nobres, mais caros. E a tendência é de que Coreia do Sul siga na mesma linha do Japão. “A Coreia do Sul é o terceiro maior mercado mundial, atrás apenas do Japão e da Rússia. Eles compram 400 mil toneladas por ano, cortes nobres, com alto valor agregado. E o pagamento em dólar ajudaria muito a aumentar o preço pago ao produtor catarinense”, explica o presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de SC (Cidasc), Enori Barbieri. A retração no mercado interno brasileiro tem afetado o preço pago aos produtores. Em 2013, a média era de R$ 2,59 o quilo pago ao produtor. Em, 2014, subiu para R$ 3,10 e, em 2105, para R$ 3,15. Neste ano, a média até maio está em R$ 2,82. Os dados também são da ACCS.

Viagens internacionais

Esta será a 13ª missão internacional liderada pelo governador Raimundo Colombo desde 2011, sendo a terceira no atual mandato. A comitiva é composta pelo governador Raimundo Colombo; presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio; secretário de Assuntos Internacionais (SAI), Carlos Adauto Virmond Vieira; diretor financeiro e de Relações com Investidores, José Carlos Oneda; diretor de Economia Internacional da SAI, Guilherme Marques; diretor de Imprensa, Claudio Thomas; e o ajudante de ordens, tenente-coronel Rogério Vidal.

Apenas da viagem à Coreia do Sul, também participam o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa; o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra; o diretor do Sindicato da Indústria de Carnes de Santa Catarina (Sindicarne), Ricardo Gouveia; e o médico veterinário do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Diogo Ramôa Ramos.

 

de Serafina

Fátima Bernardes

Hoje circula o programa da fatima bernardes com materia sobre a POLENTA FEITA EM SERAFINA. O TALIAN E O ALMOÇO TIPICO DA COLONIA.

MAS DIA 15 COMEÇA A FESTIPIZZA....VAI DE 1 A 23 SEMPRE NA 6 E NO SABADO.

E NO DIA 23 OS SERAFINENSES QUE MORAM FORA FARÃO UM GRANDE ENCONTRO NO GAUCHO. TUDO COMBINADO VIA FEICE.

JULIO SORTICA E EU ESTAMOS ORGANIZANDO UMA TURMA PRA LEVAR PRA FESTIPIZZA. JÁ É O TERCEIRO ANO QUE FIZEMOS ISTO.

SÃO JORNALISTAS E ALGUNS ' APENAS COMEDORES DE PIZZA MESMO'...

*

NA VEZ PASSADO, UM DOS GURIS QUE FOI VOLTOU ' APAIXONADO PELA LUANA, SECRETARIA DO BICO.

*

NA VOLTA O RAPAZ SO DIZIA:

- MAS ELA DEVE TER ALGUÉM COM CERTEZA, ELA DEVE TER ALGUÉM. NINGUÉM CONSEGUIA CONSOLAR O POBRE DO RAPAZ.

 

ADEMIR PRESOTO 'TREINANDO' PRA QUANDO FOR DEP FEDERAL.....

Presotto esteve em Brasília no dia 29 de Junho, em reunião com o Presidente Interino Michel Temer. Na oportunidade, esteve em contato com diversas autoridades do país, dentre elas o Governador do Distrito Federal Rodrigo Rollemberg.

 

SUCESSÃO

DA CONVERSA QUE TIVE HOJE COM UM PROTAGONISTA DA SUCESSÃO DE SERAFINA SAI COM UMA GRANDE CONVICÇÃO:

O CABEÇA DE CHAPA DA COLIGAÇÃO SITUACIONISTA DEVE SER OU DO PDT OU DO PCDOB.

ME COBREM.!!!!

 

PDT PODE ENCABEÇAR CHAPA DE SITUAÇÃO

É A POLITICA DÁ MESMO MUITAS VOLTAS. PODE SER FLÁVIO BREDA , HOJE NO PDT, O CANDIDATO DA SITUAÇÃO EM SERAFINA. ELE FOI VICE DO PREFEITO BICO BRANCO NA PRIMEIRA GESTÃO NO PT. DEPOIS FOI EXPULSTO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES E FOI PRO PDT.

*

MAS NÃO ESTÃO FORA DE PAREO NEM A VEREADORA NEGA CASTRO, DO PP, NEM O VEREADOR NELSON MEZZOMO, DO PP.

*

o prazo vai até meados de agosto pra apresentar CHAPA. EM PRINCIPIO, HOJE O VICE SERÁ CHICO MEZZOMO, QUE NÃO QUER CONCORRER A PREFEITO,SEGUNDO ME DISSERAM.

*

QTO. AOS NOMES EM GERAL, SÃO DADOS TODOS COMO ESPECULAÇÃO, BOATOS.

 

CONVITE ABERTURA DOS FESTEJOS DOS 56 ANOS DE SERAFINA CORRÊA

O Bico tá com um folego que parece que tá começando a primeira gestão. E já tá indo pro fim da segunda(OC)( Cuesto si el magnha sucerro!!!"

Serafina Corrêa, 07 de Julho de 2016.

Boa tarde!

A Administração Municipal tem a honra de convidar para a ABERTURA OFICIAL DOS FESTEJOS DOS 56 ANOS DO MUNICÍPIO DE SERAFINA CORRÊA que
acontecerá amanhã, dia 08 de Julho, às 18h30, na Escola Municipal Leonora Marchioro Bellenzier, Bairro Gramadinho.

Convidamos, ainda, para o LANÇAMENTO DA 2ª EDIÇÃO DO LIVRO DE RECEITAS DOS CHEFS MIRINS E FORMATURA que acontecerá no mesmo local, a partir
das 19h.

Contamos com a presença de todos.

Gràssie.

--
Adriana Sabadin - Coordenadora de Comunicação Social e Imprensa
Jornalista MTE 15791
54 3444 1166
54 9134 6411
www.serafinacorrea.rs.gov.br


7 de julho de 2016

CHEGOU O VEIO MINUANO.

...É DOS ANDES E VEM BEM SEQUINHO.

BOM PRA ABRIR ARMÁRIOS E DEIXA-LO ENTRAR PRA TIRAR O PO DAS ROUPAS. LIMPA TUDO.

NA FOTO HOJE DE MANHA NA PRAIA DE BELAS QUANDO DOBRAVA TUDO.

 

SANGUE

ALCINDO MARTHA DE FREITAS, EX CENTROAVANTE DO GREMIO, ESTÁ INTERNADO NO HOSP. DA PUC. PRECISANDO DE DOADORES DE SANGUE.....

O MAIOR CENTROAVANTE DA HISTÓRIA DO GREMIO , alcindo, ?TÁ NO HOSPITAL DA PUC. PRECISA DE SANGUE.

AQUI com o irmão FEFEU.

O ' BUGRE' NUMA DISPUTA COM O BAQUER CENTRAL DO INTER, LUIS CARLOS SCALA. UMA DAS MAIS FERRENHAS DISPUTAS DOS GRENAIS DOS ANOS 60.

?BUGRE ERA O APELIDO DE ALCINDO MARTHA DE FREITAS.

 

Televisão

Ora a Globo morta, falta muito ainda pra isto (OC)

Enviada: 2016/07/06 10:47:50

PARA QUEM TAVA MORTA... - Da coluna "Outro Canal" da FSP: "A Globo foi a emissora que mais cresceu em audiência no primeiro semestre de 2016. O maior crescimento foi registrado na faixa das 18h às 24h, com média de 25 pontos — aumento de 2 pontos (cada ponto equivale a 684,2 mil espectadores). As novelas “Eta Mundo Bom!” (18h) e “Totalmente Demais” (19h) impulsionaram o crescimento". Para quem "tava morto" até tá bom. Outra pesquisa q publicaram por estes dias diz q a crise tá fazendo as pessoas voltarem para frente da TV: sai + barato, bem mais, assistir a um filme na TV do q sair para ir ao cinema, que sempre foi o divertimento + barato de todos, desde que o inventaram (noves fora as reprises 'di grátis' que tem por aí). Sem falar no risco de vida q se corre qdo se sai de casa. (by Laurinho da Venâncio)

 

do mironneto.com.br

Pegadinha do Fala Cidadão: o pedido foi 100% atendido

Nunca ouvi alguém falar que teve um problema resolvido através do Fala Cidadão da Prefeitura de Gramado. Pode ser aquela história de que os brasileiros só registram na mente as coisas negativas. O que é positivo passa batido, segundo essa teoria. De qualquer forma, acredito pouco na eficiência do Fala Cidadão e, muitas vezes, a coluna acaba sendo o último recurso para reivindicar algum conserto ou melhoria.
Mas há exemplos nonsense - ou fora da casinha, em bom português. Um leitor que reside na estrada entre a Linha Nova e o Panelão relata que formalizou um pedido para a melhoria da via. Recebeu uma resposta protocolar de que seu pedido seria examinado com atenção. Poucos dias depois, recebeu outra mensagem, de que a sua reivindicação havia sido atendida em 100%, ou seja, a estrada havia sido revitalizada. O detalhe é que nada aconteceu no período mencionado. Nada de patrola, nada de retroescavadeira, nada de funcionários da Secretaria da Agricultura... Simplesmente nada.

 

Assinado acordo operacional para perfuração de poço artesiano no município de Santo Ângelo

Na tarde desta quarta-feira (06), foi firmado na secretaria Estadual de Obras, Saneamento e Habitação o acordo operacional entre o Governo do Estado e o município de Santo Ângelo para a perfuração de um poço artesiano no interior do município.

O programa de Perfuração de Poços Artesianos é desenvolvido em parceria com Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN), beneficiando as comunidades do interior do Estado que não possuem fornecimento de água. O acordo assinado prevê a perfuração de um poço artesiano na comunidade da Linha Sabiá.

Participaram do ato de assinatura do acordo operacional o secretário estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, o prefeito de Santo Ângelo, Luis Valdir Andrés e o diretor geral da SOP, Valmor Krysczun.

 

de Serafina

"MEMÉIA ARROQUE' LEMBRADA PRA PREFEITA

MARIA AMÉLIA ARROQUE, GHELLER, ao lado das 'princesas' Marina Cervieri e Inelda Enderle em 1985 no 25 ano da emancipação do municipio

Pode parecer estranho, mas alguém que nunca foi 'político' está neste momento sendo lembrado como candidato a prefeito de Serafina. Maria Amélia filha do conceituado serafinense JOÃO ARROQUE FILHO, que foi 2 vezes vice-prefeito( na primeira e na terceira gestão) es está entre os possíveis candidatos a prefeito pelo PMDB. ela foi secretária do turismo na gestão do POLACO, ou POLI, do PMDB.como cantora que é, na sua gestão foram implementadas as ' cantorias' italianas que trouxe muita gente de longe pra participar dos concursos.

É casada com o ex-prefeito Luís Antônio Gheller. São do grupo do deputado estaudal ALEXANDRE POSTAL, que agora vai pro TCE(OC)

foto arquivo municipal.

 

NOMINATA DOS CANDIDATOS A VEREADOR PELO PP E O QUE FAZEM

1. LIDIO OLDONI, JÁ É VEREADOR DO PP

2. SILMAR SANTIN É VEREADOR DO PP

3. LUCIMAR PACASSA IRMÃO DO EX-VEREADOR ARNALDO , DO PP

4. JHENIFER SCHAEFER, FILHA DE MANO SCHAEFER,NETA DO EX-VEREADOR RONI ANTONIO CAMARGO SCHAEFER (1973-1977).RONI FOI COLEGA DE BANCADA DA ARENA DO ATUAL PREFEITO BICO BRANCO.

5 BERIDIANE GUEDES FUNCIONÁRIA DA BRF

6. SIDNEI CANRON AGENTE AGROPECUÁRIO

7. NELSON ASSONI, COMERCIANTE, EX-VEREADOR. AINDA HÁ DÚVIDAS SE VAI CONCORRER....UNICO SOBREVIVENTE DA COMISSÃO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICIPIO.

8. MARCOS VIDIMAR MOTORISTA DA PREFEITURA

9 JOSÉ CARLOS BETINARDI MOTORISTA DE ONIBUS DA PREFEITURA.


6 de julho de 2016

OSPA HOMENAGEIRA OS 100 ANOS DO MÉDICO EDGAR DIEFENTHAELER

ESTOU SAINDO DO CONCERTO DA OSPA NA URGS ONDE HOMENAGEARAM O MÉDICO EDGAR DIEFENTHAELER GRANDE ONCOLOGISTA, FUNDADOR DO HOSPITAL STA RITA E BENEMERITO DA OSPA.

ESTAVA LOTADO O SALÃO DE ATOS. COM GENTE SENTADA PELOS CORREDORES. ENTREGARAM FLORES PRA SUA VIUVA, DONA HELENA, QUE COM 97 ANOS ESTAVA LÁ. FALOU PELA FAMILIA A BISNETA.

TODOS APLAUDIRAM QUANDO FOI PEDIDO QUE FINALMENTE A OSPA TENHA SUA CASA.

?NAS FOTOS O COLUNSITA GASPAROTTO E COMO SPEAKER DA CERIMONIA A ' ETERNA' BALALA CAMPOS....(oc)

 

NERVOSISMO

COM A PROXIMIDADE DA ELEIÇÃO NO SINDICATO DOS JORNALISTAS, AUMENTA O NERVOSISMO ENTRE AS CHAPAS.

*

DEPOIS DE 30 ANOS, HÁ UMA DE OPOSIÇÃO.

*

SAIU DA PRÓPRIA CHAPA OFICIAL A OPOSIÇÃO.

*

ACHO QUE GANHA O SIMAS, QUE FAZ UM BOM TRABALHO.

 

Coleguinhas

COM O ANDRÉ MACHADO APRESENTANDO NA BAND, ME MUDEI PRA LÁ. GOSTO MUITO DELE. ALIÁS VOTEI NELE.

 

RIGOTTO

VOLTOU AO JORNAL GENTE HJ TERÇA. E SE EMOCIONOU AO FALAR DA MORTE DA MÃE JULIETA.

É SEMPRE UMA CARTA NA MANGA DO PMDB PRO SENADO...

*

ELE QUER...

* PERDEU DUAS X A PREFEITURA DE CAXIAS E JÁ DISSE QUE NÃO MAIS DISPUTARÁ A PREFEITURA DE LÁ.

 

TOCHA CARA

QUEM CARREGA A TOCHA OLIMPICA E QUER FICAR COM ELA TEM QUE PAGAR QUASE 2 MIL REAIS.....

 

TRAIR E COÇAR É SÓ COMEÇAR...

bom tema, ou ruim tema este???!!!!!

Uma conhecida me propõe que faça um livro sobre contos que tratem entre outras coisas da vida, da traição. Sim, mas que seria traição???

Quem falava muito bem disto era o Paulo Santana....Ele tinha obsessão pelo tema.

A traição dói????Dói....que diga quem provou do fel.

Uma conhecida minha , uma guria de 30 e poucos anos,tem certeza de que o marido a traiu com outra - teria até deixado um filho por lá onde andou ..... ela até deu uma tranca no marido depois que teve certeza que ele ainda a procurava pela internet( os países são distantes) mas o fato dele a procurar provava que ele não a tinha esquecido. Ela se mandou pra praia levando os filhos pequenos junto( tem três, uma escadinha....)Ele foi atrás e se entenderam. Mas não é isto que quero dizer. o que quero dizer é que ela como enfermeira de CTI de um hospital, viu um agricultor que tomou veneno por causa da traição da mulher. Ela comentou com a mãe em casa:

- Mâe, a dor deste agricultor era maior pela traição do que a dor do veneno que ele tomou....

Mas porque a traição dói tanto??/Tá aí uma boa perguntinha.

Na literatura ela é muito explorada. em todos os sentidos.Tá aí um bom assunto. E quem nunca traiu???(OC)

 

de São Borja

o pre´dio onde morava a familia GOULART EM SÃO BORJA HJ TRANSFORMADO EM MUSEU DO JANGO....

ali muita gente tb larga coisas do brizola e o museu aceita. ainda não há um museu do brizola e os brizolistas de são borja não se mexem pra montar um museu pro seu lider maior.

 

"E assim nos tornamos brasileiros" - Cazuza

por Marcio de Almeida Bueno



Em algumas paradas de ônibus de Porto Alegre está instalado o painel do projeto Sementes do Bem, com papel-semente produzido por alunos de escolas. Há um recipiente com vários pedaços de papel, que aí o cidadão pega à vontade, e jogado na terra fará nascer alguma plantinha. Óbvio que na primeira parada que encontrei o projeto, em plena Bela Vista, alguém havia jogado uma bituca de cigarro na pilha dos papel-semente. Alguns chegaram a pegar fogo. Senhores fumantes...

 

recital flauta IN NOMINE no sabado no CCCEV

Foto: Marcio de Almeida Bueno

 

do Espaço Vital

Profissão: “esposa demitida”

Na ação trabalhista, a trabalhadora postula o vínculo empregatício de dez anos, com função inicial de secretária e final de técnica em saúde bucal. Reclama os direitos decorrentes do reconhecimento da relação de emprego: FGTS, férias, 13º, multas, diferenças salariais, etc.

Parece uma reclamatória comum. Mas, a contestação noticia fatos omitidos pela reclamante. É que o reclamado (pessoa física), argumenta que a reclamante é sua ex-esposa que nunca lhe prestou serviços, muito menos mediante relação de emprego. Claro, excetuando-se as “tarefas de cama e mesa”...

Detalha o reclamado que “manteve união estável com a reclamante, jamais havendo fatos caracterizadores de relação de emprego, pois nunca houve labor profissional, subordinação ou desigualdade entre as partes”.

Sutilmente também a contestação pontua que, nos melhores momentos do romance conjugal, a mulher gostava de – nos combates de Eros – às vezes apresentar-se como “a secretária que atendia o patrão”. O arremate contestatório é tristonho: “o fim da união estável lamentavelmente foi causado por adultério feminino”.

O juiz acolhe a tese masculina: “O reclamado comprova fartamente a união estável entre as partes, estando evidente que a reclamante busca locupletamento em contrapartida à complexa ação de dissolução de união estável que, em forte contenciosidade, tramita em vara de família e sucessões”.

O TRT confirma e complementa: “Mesmo que admitida a prestação de serviços pela reclamante no consultório do reclamado, tal terá ocorrido com o intuito de benefício do casal, pois o resultado econômico revertia em prol da família da qual a autora era participante”.

A ementa do acórdão traz um recado sutil: “As questões da natureza como a aqui narrada deverão ser resolvidas em outra esfera judiciária, não se prestando esta justiça especializada para resolver problemas conjugais”.

 

UNS E OUTROS

Faz algum tempo que pretendo escrever um texto com este título, permitindo-me o improviso de redação, mas nem tanto. Somos produtos da interação de nosso meio, logo, não há como deixar de firmar ideias. Por isso escrevo, para traduzir o que percebo. Estando alheios ao processo triturador de relações sólidas, jogados num mundo onde nada é construido para durar muito tempo, fechamos os olhos. Reforço diariamente a convicção de que justamente no ponto da “construção”, reside um equívoco de difícil reparação. Imediatismo, consumismo exacerbado, preconceitos (e depois transformados em conceitos distorcidos), podem agradar a tantos, como também desagradar a lógica do aproveitamento do tempo. Quando a destruição é regra, algo anda muito mal por aqui.
Nossa breve passagem, pensando no transcurso dos séculos pretéritos, torna-se singela considerando tudo o que podemos realizar para deixarmos uma marca. Viver para não ser lembrado é o destino natural de quem não se preocupa em contribuir efetivamente com o mundo. A intensidade dos momentos vividos com plena sinceridade, em acordo de consciência, soam mais efetivos do que a enganação permanentemente a nós submetida.
“Uns e outros” remete a uma reflexão necessária. Nossa qualificação permanente como seres humanos será o fato diferencial para uma sociedade mais harmônica. Nada me tira essa certeza. Amanhã devemos (e podemos) ser melhores do que hoje. Pense nisso! Em qualquer área de atuação, em qualquer esfera de dimensão humana. A superficialidade jamais será a solução, portanto, a procura incessante da essência das coisas será sempre mais responsável.
Precisamente voltado ao trato com a coisa pública, percebo que a crise moral não é meramente política, mas de formação de princípios que moldam o caráter dos homens e das mulheres. A expressão da cidadania é um exercício diário de aperfeiçoamento. Atrás da corrupção tipificada em código Penal, repudiada pela sociedade, existe antes uma deformação básica de conduta.
Julgamentos sumários, normalmente, seguem a saída indicada no pronto receituário da banalização dos sérios problemas brasileiros. A solução aponta noutra direção, oposta ao simplismo. Começa na nossa própria vontade de deixar uma marca, de refletirmos mais, de perpetuarmo-nos no tempo, de dignificarmos o nome para nossos filhos. Nós mesmos podemos ser “uns” ou “outros”. Só depende de quem queremos ser, depende de nossa infinita potencialidade de apenas fazer as coisas certas.

Christopher Goulart
Advogado, primeiro suplente de Senador (PDT-RS)

 

Secretário Gerson Burmann visita obras do Centro Clínico da Brigada Militar

O secretario Estadual de Obras, Saneamento e Habitação, Gerson Burmann, esteve na tarde desta terça-feira (05), visitando as obras de construção do Centro Clínico do Hospital da Brigada Militar, localizado no bairro Tristeza, em Porto Alegre.

A visita guiada pelo diretor administrativo do Hospital da Brigada Militar, Major Artur Arregui Zílio e pelo Major, José Antônio Aguiar da Silva, teve como objetivo conhecer as futuras dependências do Centro Clínico e os serviços que serão desenvolvidos na unidade.

O secretário Gerson Burmann avalia a importância da obra para os servidores públicos do estado. “A obra de construção do Centro Clínico do Hospital da Brigada Militar mereceu nos últimos meses uma atenção especial do Governo do Estado nessa antiga demanda da comunidade. Após a conclusão dessa importante obra será ampliado o número de atendimentos e consultas aos segurados do IPERGS, um investimento importante na área da saúde que vai contribuir para a qualidade dos serviços desenvolvidos pela instituição”, destacou o secretário.

A obra que está em sua fase de conclusão é uma antiga demanda dos servidores públicos do Estado. Uma história que começou em 1981, quando se iniciou a construção do prédio, três vezes interrompida. O Centro Clínico do HBMPA ocupa uma área de 7,5 mil metros, o atendimento do CCBM será triplicado com a criação de 24 consultórios que tratarão de múltiplas especialidades, investimento superior a R$ 2 milhões.

Participaram da visita o assessor jurídico da SOP, Capitão Diego Terra, a diretora do departamento de regularização fundiária, Lisiane Manassi Gomes e o 1º Tenente da RR, Duarte.

 

de Serafina

MAUS HUMORES DA SUCESSÃO

Embora tudo ande bem, alguns assessores mais próximos do BICO BRANCO deixaram pra despachar assuntos menos importantes para outro dia....e não o fizeram ontem.(5.7)

é que eles conhecem o humor do chefe. e nestes dias é melhor não levar problemas que senão já levam um ' não'....

dizem em Serafina que o prefeito que fez duas gestões profícuas - conversando e dialogando com a Oposição municipal,estadual e federal - já estão sentindo o cafezinho chegar mais frio. Isto é um indício de fim do poder....nada mais natural.

Uma amiga minha de Serafina fez uma aposta. Se o candidato do BICO BRANCO perder a eleição, ela desfila pelada pela MIGUEL SOCCOL.

então tá. vai ganhar de rebenque erguido como dizem na fronteira.

MATIELLO FUNDOU O PCDB E COM DOZE FILIADOS GANHOU A SECRETARIA DE CULTURA.

O PMDB TEM 4 VEREADORES

e o PMDB VAI DE QUEM???

FALAM DA MEIA MARIA AMELIA GUELHER MAS NÃO HÁ CERTEZA

NEGA CASTRO CONCORREU APENAS UMA VEZ A VEREADOR. FEZ QUASE 800 VOTOS.

 

BICO ' reforça' time no fim do mandato....

NOVO SEC MUNICIPAL DA CULTURA É O SUPLENTE DE VEREADOR CESAR MATIELO. ELE SAIU DO PMDB ONDE ANDAVA SENDO HOSTILIZADO POR OUTRO GRUPO DO PARTIDO E ASSINOU FICHA NO PCDO B. ATO CONTINUO PASSOU PRO TIME DO BICO BRANCO E ASSUMIU A SEC MUN DA CULTURA.

matielo é funcionário da EMATER. é natural de Vila oeste, antigo 'EL BORZE'.( nome era BORGES DE MEDEIROS e como os colonos não sabiam dizer correto em português BORGERS DE MEDEIROS,diziam EL BORZE. digo isto com muito orgulho porque muito ouvi meu falecido nono FREDERICO SGNAOLIN FALANDO COM MINHA MÃE E DIZENDO EL BORZE)

 

SERAFINA NO ENCONTRO DA BERNARDES

NA SEGUNDA, A PRAÇA PIO XII DE SERAFINA FOI TOMADA POR UMA MULTIDÃO. TODO MUNDO QUERIA SAIR NA GRAVAÇÃO DESTINADA AO ENCONTRO DA FATIMA BERNARDES QUE VAI AO AR NA SEXTA, DIA 8.

A GRAVAÇÃO COMEÇOU COM UM MAIL QUE A MORADORA DE SERAFINA, MICHELLE COCHEFVIZ- QUE TERM UMA PEQUENA FABRIQUETA DE XIMIAS,MARMELADAS, FIGADAS E OUTROS DOCES CASEIROS NA 12 - MANDOU A PRODUÇÃO DO PROGRAMA. DIZENDO QUE ALI ERA A CAPITAL NACIONAL DE UMA NOVA LINGUA CHAMADA DE TALIAN.

O PROGRAMA DESTACOU O INTEGRANTE DA RBS PIANGERS, QUE PARTICIPA DO PRETINHO BASICO DA ATLANTIDA, PRA GRAVAR O PROGRAMA O QUE FOI FEITO NA ULTIMA SEGUNDA.

ASSIM QUE SERAFINA AGORA ENTROU NA ROTA DA GLOBO...

DEPOIS DO JN, O ENCONTRO DA BERNARDES.


5 de julho de 2016

verão em porto em julho....

veranico que deve acabar breve, mas que encheu os olhos com paisagens bonitas, como esta do nosso delta do jacui esta manhã ensolarada em porto.....

 

MACHISMO A LA MULHER

NO GRENAL DE DOMINGO, ATRÁS DE MIM TINHAM UMAS GURIAS QUE XINGAVAM A BANDEIRINHA. NO MÍNIMO QUE A CHAMAVAM ERA DE VAGABUNDA E VADIA.

DEPOIS DIZEM QUE SÓ HOMEM É MACHISTA???PERA AÍ.....

 

CORPO MOLE

UM ENGENHEIRO FOI NO PROGRAMA DO ANDRE MACHADO NA BAND ESTA MANHÃ E DEIXOU MAIS OU MENOS SUBENTENDIDO QUE OS BOMBEIROS ESTARIAM FAZENDO CORPO MOLE PRA LIBERAR PRÉDIOS JÁ PRONTOS....ISTO COMO REPRESÁLIA QUE SOMENTE BOMBEIROS PAGARAM O PAGO NO CASO KISS DE SANTA MARIA.

bah, mas o dr. LAMACHIA presidente da OAB PIPOCOU NAS PERGUNTAS DO ANDRE MACHADO AGORA HÁ POUCO NA BAND. ASSUNTO?DENUNCIAS DE CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO.

BAH, COMO PIPOCOU O Cara...se borrou todo diante das perguntas corajosas do andré. e ali então a denuncia do jornal não tinha assim tanto valor. dois pesos e duas medidas.... ....

 

TV GLOBO

A DIVULGAÇÃO DA IMAGEM ' DO OLHO ROXO' DA BRUNET É MUITO RUIM PRO PARISOTO....

fazia anos que não via um BAFON do tamanho deste LA BRUNET X PARISOTTO.

É O TAMANHO DOS ENVOLVIDOS QUE IMPORTA PRA MIDIA EM GERAL....

tava comentando com meu irmão que na sauna que frequento no sab ultimo o herói era o Lírio Parizotto e não propriamente pq gosta da polenta brustolada da mãe (é de nova bassano,q ue os serafinenses chamam de ' el bassan')..meu irmão apenas disse:

- ali disseram o que pensam de verdade. fora dali, vale o politicamente correto...todo mundo é 'contra' o que o parisotto fez, ou teria feito.

interessante isto:

Existem então duas ' verdades'...a que eu externo em ambiente social, com medo da lei e a que eu penso na real.

 

Esquadrilha da Fumaça

o preconceito do laurinho da venancio chama quem fumou unzinho de ' esquadrilha da fumaça'....

na zh do seu tempo, começava pelo filho do editor chefe que era o maior ' esquadrilheiro'. tinha o ' cotia', o guto entre outros que eram chegados.

mas naqueles anos o motivo era outro. ser contra o sistema, anticapitalisma. fumar unzinho, ouvir jimi hendrix, janis joplin e fumar unzinho, ter poster de che,era o must...hoje nem sei mais o que é ser must no meio dos jovens....pelo menos nós tinhamos simbolos....(OC) bobos, mas simbolos.

 

do Comunique-se

“Vou contar detalhes para a Justiça”, divulga Jorge Kajuru ao reaparecer

ta na cara que é lance de marketing do kajuru(OC)

por Anderson Scardoelli

A notícia de que o jornalista Jorge Kajuru estava desaparecido agitou a imprensa no domingo, 3. Sites repercutiram o sumiço, divulgado no Twitter pela equipe do comunicador. Ao decorrer do dia, internautas demonstraram preocupação com o paradeiro desconhecido do apresentador que já comandou programas em rede nacional na Band, Rede TV, no SBT e Esporte Interativo. No início da madrugada desta segunda-feira, 4, mensagem postada aparentemente pelo profissional deu a entender que ele foi localizado.

“Vou contar detalhes para a Justiça e sem show”, informou o comunicador em tuíte. No microblog, ele não comentou o desaparecimento, apenas afirmou que iria “depor tudo” aos “doutores Krebs e Mário Lúcio”, aparente referência aos promotores Fernando Krebs (do Ministério Público do Estado de Goiás) e Mário Lúcio de Avelar (do Ministério Público Federal em Goiás). Nas mensagens pós-retorno, Kajuru agradeceu a Deus, a três policiais e citou os nomes de alguns colegas. Ele também reforçou o apoio recebido de “amigos da imprensa”.

Entre os amigos da imprensa, o apresentador do ‘Hoje em Dia’, Cesar Filhou usou a conta que mantém no Instagram para, no meio da tarde de domingo, alertar a situação enfrentada pelo jornalista esportivo. “Ele me confidenciou, há algum tempo, que vinha sofrendo ameaças... Qualquer informação, por favor, ligue para a Polícia!”, publicou. Horas depois o mesmo funcionário da TV Record questionou a razão de a própria equipe de Kajuru não ter recorrido às autoridades – já que o advogado dele afirmou ao UOL que não tinha contatado a polícia.

Notícia do sumiço (informações desencontradas)
“Sou produtor e redator do Kajuru. Socorro, ele está desaparecido desde as 14hs do sábado. Tudo muito estranho”. Foi dessa forma que às 2h12 de domingo, 3, o perfil @RealKajuru publicou que o jornalista estaria sumido. Apesar de se identificar primeiramente como alguém do gênero masculino, o administrador da conta afirmou, posteriormente em respostas a internautas, se chamar Aline Silva e que trabalha com o jornalista há 15 anos. Em mensagem trocada com a reportagem do Portal Comunique-se (via número de celular divulgado na rede social), a equipe do apresentador chegou a garantir que o jornalista teria ido ao Rio de Janeiro, estando desaparecido desde a última quarta-feira, 29 de junho – indo contra a mensagem no Twitter, que colocou o sábado como data do sumiço. Com a situação, perguntas foram enviadas na tarde de domingo e seguem sem respostas até o momento.

Kajuru morto? (Site chegou a dizer que corpo foi localizado)
Ainda quando a informação que corria entre veículos de comunicação online era a de que Jorge Kajuru seguia desaparecido, o site do jornal goiano O Hoje publicou nota garantindo que o jornalista tinha morrido e que inclusive o corpo dele havia sido localizado em Goianésia, município do interior de Goiás. “Barriga” (conforme o jargão jornalístico para informações erradas que são publicadas). Minutos depois, a equipe do portal tirou a matéria do ar e informou, na sequência, que a Polícia Militar esclareceu a situação. “Segundo a PM, foi encontrado um corpo na tarde deste domingo (3) em estado avançado de decomposição. No entanto, o corpo foi reconhecido como sendo de um idoso que morava na região”. Apesar do erro, a redação de O Hoje não se desculpou com os leitores.

SBT paga até R$ 10 mil por reportagens de freelancers

"Atenção, jornalistas!". É assim que começa o anúncio do SBT, que busca profissionais de rádio, jornal ou televisão para reportagens freelas. A ideia da emissora de Silvio Santos é que "casos jornalísticos" sejam veiculados pelo canal, sendo que o dono do material pode ser remunerado em até R$ 10 mil.

O regulamento informa que qualquer jornalista pode participar, sendo que o projeto não se trata de concurso. "O SBT está comprando qualquer assunto que possa ser apresentado em nossos programas de televisão. Não é concurso! É compra de casos jornalísticos", diz a campanha veiculada pelo canal.

Para oferecer a pauta, basta acessar http://www.sbt.com.br/inscricoes/casosjornalisticos/ e preencher o questionário com informações como nome, e-mail, telefone e sugestão de caso jornalístico - a descrição limita o texto em até 1000 caracteres com espaço.

O que jornalistas aprenderam com seus grandes erros?

Os erros cometidos pela imprensa marcam não só o público, como também as carreiras dos profissionais envolvidos. O jornalista Roberto Gazzi, do Estadão, e o repórter José Roberto Burnier, da TV Globo, falaram sobre as experiências malsucedidas que viveram no exercício da profissão. O tema foi abordado durante o último dia do 11º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado em São Paulo na última semana.

Para os dois profissionais tarimbados, deslizes e dificuldades estão sempre à espreita. Gazzi contou que, em sua trajetória, trabalhou em diversas redações de veículos impressos, onde o erro está sempre presente. O caso mais marcante de sua carreira foi o da Escola Base, exemplo utilizado, inclusive, como referência quando o assunto é responsabilidade da imprensa diante de fatos chocantes.

Em março de 1994, em São Paulo, duas mães denunciaram os donos de uma escola infantil, um motorista do transporte escolar e um casal de pais de um aluno por abuso sexual. A acusação foi aceita pelo delegado e noticiada como furo de reportagem pela TV Globo. A imprensa passou a cobrir o caso em que os protagonistas eram crianças de quatro anos - e o delegado passou do anonimato às manchetes dos jornais.

“Eu e a grande imprensa erramos neste caso. Na época, eu era editor de 'cidades'. Estávamos a uma hora do fechamento, quando soubemos da grave denúncia. A história parecia pouco provável, mas veio de um repórter que tinha credibilidade. A história não foi manchete do caderno, mas soubemos que o inquérito realmente existia e, por isso, publicamos”.

Com 37 anos de carreira, Gazzi aponta que quase toda a imprensa embarcou na história. Após o primeiro momento, o Estadão formou equipe para apurar o caso e deu manchete de entrevista com os acusados. “Pouco depois, todos viram o erro gravíssimo que tinham cometido. Mas já estava feito, e todos os jornais e emissoras foram condenados”, disse.

Burnier se declarou muito à vontade de falar sobre erros, pois – segundo ele – estes estão sempre ao seu lado e são seu guia no exercício do jornalismo. Na época da cobertura do caso da Escola Base, ele atuava como editor-chefe e apresentador do ‘Bom dia SP’, já na TV Globo. No congresso da Abraji, ele afirmou que, desde o primeiro momento em que soube da denúncia, a história lhe causava “frio na espinha”. Para o jornalista, o erro em questão “é uma cicatriz que todos os profissionais carregam”.

Após os erros, grandes lições
Após abordar o grande erro da imprensa com os donos da Escola Base, os jornalistas falaram sobre as lições que aprenderam. Gazzi afirmou que é fundamental, antes de publicar notícia tão chocante, ter esquema melhor de apuração e refletir o máximo possível sobre quais as possíveis consequências da publicação.

“Também é preciso aproximar a redação do jurídico. Sei que muitos jornalistas fogem disso, mas para falar de um assunto delicado como o noticiado em 1994, é preciso entender a legislação. Outro ponto importante é discutir a pauta com os colegas. Às vezes, um ponto de vista diferente pode salvar o veículo de um erro”, declarou o profissional do Estadão.

Burnier destacou que, apesar de evitar equívocos, os repórteres não devem temer o erro e, quando cometerem algum, admitir. Segundo ele, não adianta focar na busca por uma notícia exclusiva. É preciso, conforme avaliou, apurar muito bem antes de publicar qualquer notícia. “O furo é um êxito na carreira do jornalista. Mas não é o único. Se há uma coisa que atrapalha muito nossa profissão é a ansiedade. Ela não deixa você ver o que está acontecendo na sua frente”.

Para o representante da Globo, o repórter é a principal figura do jornalismo e todo profissional da imprensa tem que agir como tal. Ele acredita que o jornalismo de qualidade é feito com investigação séria e muito bom senso. “É saber que há hora certa para tudo, é olhar para onde ninguém está olhando. É ir passo a passo, aprendendo com que sabe, e nunca paralisar diante do erro. Mas sim, considera-lo estímulo para continuar na profissão”, finalizou Burnier.

 

verdes....

anos. fui rever. mas como era ' bonita' - ainda é - a Márcia do Canto.

Ela brilhava na peça Bailei da Curva.

não sei se é pq e de graça, mas tinha um bom publico na hora que vi o filme no domingo. vai até no meio da semana. se antenem...

 

R.CORREA ENTREGA RESIDENCIAL URBANO SÃO LUIZ

A R.Correa Engenharia realizou nesta segunda-feira (4) a entrega aos adquirentes do Residencial Urbano São Luiz, localizado no bairro Santana, em Porto Alegre. Em mais este empreendimento, a empresa mantém a tradição da entregar a obra dentro do prazo estipulado, e no caso antecipadamente.
O empreendimento tem duas torres residenciais, com entradas independentes – uma na Rua São Luis, 1112 e outra na Rua São Manoel, 2061.
São 223 unidades de 1, 2 e 3 dormitórios, com opção suíte e todos com churrasqueira.
O novo Residencial contempla ainda piscinas adulto e infantil, salão de festas, playground e deck com pergolado.
Um dos diferenciais é a sua localização privilegiada, junto à Ipiranga, Protásio Alves, Princesa Isabel e Bento Gonçalves e próximo aos principais parques, universidades e shoppings da cidade.
Com 37 anos de atuação, a R.Correa consolida-se como uma das principais incorporadoras/construtoras gaúchas, com mais de meio milhão de m² de obras edificadas e entregues no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

 

Facebook

A página da Maria da Graça Rodrigues é https://www.facebook.com/Gracinha1954.

 

BOMBACHA SÃO BORJENSE

OLHA O TCHAN DESTA BOMBACHA FEMININA QUE COMPREI NA LOJA 7 POVOS DE SÃO BORJA. ELA É FEITA EM PIRATINI, ME PARECE. OU SERIA URUGUAIANA??? OUTRA LOJA 7 POVOS TEM EM ITAQUI. NA LOJA TEM DE TUDO O QUE É CAMPEIRO E GAUDERIO....FICA NA PRAÇA XV DE NOVEMBRO.CENTRÃO DA TERRA DOS PRESIDENTES.

 

CAFEZINHO

o convite do amigo ramão aguillar. depois ele vai pra loja e eu irei a missa de 7 dia da mãe do rigottto, na cat metropolitana(OC)

De: ramaoaguilar
Enviada: Segunda-feira, 4 de Julho de 2016 21:09

Renomado Escritor Olides Canton:
Aguardo a Sua senhoria para um cafezinho no Hotel Savoy, dia 05/07/16, a partir das 17 horas. Da tempo de bater um papo.
Saudações tricolor,
Ramão Aguilar.

 

de Santa Maria

NO CORAÇÃO DO RIO GRANDE É LÁ QUE EU FUI ME EXIBIR(oc)

De: nairasanes
Enviada: Segunda-feira, 4 de Julho de 2016 11:27

Socepe ontem dia de verão !

 

 

do depfredericoantunes.blogspot.com.br, em 12 de março de 2012

Usina de Uruguaiana e PL dos Free Shop é tema de encontro entre Frederico Antunes e Paulo Ferreira

O petista Paulo Ferreira, anunciado neste final de semana como novo deputado federal pela bancada gaúcha, fez sua primeira aparição pública no Carnaval de Uruguaiana. Ferreira foi recebido na fronteira pelo deputado estadual Frederico Antunes (PP) e por dirigentes e integrantes de Escolas de Samba do município.

Paulo Ferreira prometeu ao deputado Frederico trabalhar pelo carnaval e projetos que envolvam a cultura popular em Brasília, bem como pela retomada dos trabalhos da Usina Termo AES Uruguaiana e pela aprovação do PL dos Free Shop em cidades gêmeas de fronteira.

 

olha a gozação do trator

 

da Folha Popular de Teutônia

 

Beltrame: "A Segurança precisa de mudança na Constituição"

O secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, participou da II Reunião do Comitê Permanente de Segurança Metropolitano nesta segunda-feira (4/7), no Auditório Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre. A convite do presidente do Legislativo, vereador Cassio Trogildo (PTB), Beltrame, gaúcho de Santa Maria e há 10 anos no cargo de secretário, disse que segurança é muitos mais do que polícia, ressaltou a necessidade de integração entre os poderes públicos e as comunidades para prevenir e combater a violência e defendeu mudança na Constituição Federal com o objetivo de garantir recursos da União específicos para a segurança.

Na Constituição Federal de 1988, segundo Beltrame, os legisladores cometeram “um grande erro” ao definirem a segurança pública como dever somente dos Estados, eximindo a União de responsabilidade nessa área. “Como o Brasil vinha dos anos de repressão, pensaram: ‘É polícia, deixa pra lá, não queremos”, afirmou. “Mas os Estados agiram da mesma forma, não dando a devida importância ao assunto.” Segundo ele, confundir segurança com polícia foi outro grande equívoco. “O capítulo sobre segurança na Constituição fala de polícia do início ao fim, mas a polícia é parte da segurança, não a solução”, lamentou. “Ela está esgotada, pelo menos no Rio. Precisaríamos de verdadeiros exércitos de policiais para garantir total segurança à população.”

Falta de repasses exclusivos

A falta de repasses do governo federal exclusivos para a segurança agrava mais ainda a situação, a seu ver. “Se educação e saúde têm percentual financeiro constitucional, por que a segurança não? Será que não está na hora de revermos o capítulo sobre segurança?”, indagou, lembrando que, passados 28 anos da Carta Magna, esse capítulo nem sequer foi regulamentado. Como atestou, a manutenção das instituições policiais é caríssima. “Não há condições de prestar o serviço que a sociedade quer.” De acordo com Beltrame, por ano pelo menos 500 policiais pedem aposentadoria no Rio, o que exigiria a realização de concursos para repor o efetivo. “O problema é que a conta nunca vai fechar porque os recursos que chegam acabam indo pra outras demandas”, disse.

Planejamento, organização, integração entre as esferas de poderes e engajamento das comunidades também são pontos-chave na luta por mais segurança urbana, conforme Beltrame. “Como será Porto Alegre em 2020? Vamos pensar nisso ou vamos deixar a bangu, como se diz. Vamos depender só de chamar a polícia?”, afirmou, criticando a falta de planejamento e de diálogo entre União, Estados e Municípios.

O secretário também criticou soluções urbanas consideradas eleitoreiras. “Na Rocinha, por exemplo, vivem 100 mil habitantes, mas tem só duas ruas; o resto são becos. Como é que se patrulha isso? O problema é que, à custa de voto, deixaram criar. Aí, na hora do problema, cadê a polícia?”, lamentou. “Não eximo as polícias de suas funções, mas precisamos pensar nisso antes de criar um plano de segurança. A questão era habitacional, mas daí homologaram a desordem e, em consequência, veio a insegurança.”

Revisão do regime de progressão

Na palestra, não faltaram críticas ao Judiciário e ao sistema penitenciário. Na opinião de Beltrame, é urgente rever o atual regime de progressão de pena para os presos. “Tem gente que já foi presa pelo menos três vezes nas UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), e o traficante Fat Family, por exemplo, já havia sido preso em 2014”, disse. Beltrame contou que mandou 120 presos para prisões federais, porque, na sua opinião, os presídios estaduais são verdadeiros seminários de bandidos. “O problema é também de legislação. Não quero encarcerar as pessoas, mas como está não dá mais. Temos de nos debruçar sobre isso. Não podemos deixar na rua”, declarou.

Sobre a profusão de adolescentes cometendo crimes, Beltrame disse: “Por lei ele tem que se recuperar no seio da sociedade, mas quem controla isso? Em 2015, apreendemos 10 mil menores, e quem está controlando esses jovens é a polícia, que não deveria controlar. Essa é uma tarefa dos municípios, da assistência social. E quanto se gastou na recuperação desses jovens?”, questionou, acrescentando que o rapaz que matou um ciclista na Lagoa Rodrigo de Freitas, por exemplo, já tinha 16 passagens pela polícia.

Assistência social

O secretário prosseguiu: “Então, segurança não é só viatura, colete, efetivo, mas também um bom serviço de assistência social, um bom sistema prisional, que recupere o preso, entre outros fatores. Nossas polícias estão enxugando gelo. O sistema faliu, e precisamos mexer nisso de maneira forte. Uma licitação para a compra de equipamentos leva 90 dias, mas os bandidos compram um fuzil com rapidez. Assim, eles vão continuar mais armados. Hoje existe pena de morte no Brasil, e a sentença é do bandido”.

Para Beltrame, a situação é muito difícil, mas é preciso agir. Segundo ele, a iniciativa da Câmara de Porto Alegre de criar o Comitê de Segurança é elogiável, por estar debatendo e buscando soluções. “Precisamos de propostas concretas, de pragmatismo forte, porque as provocações podem gerar soluções”, disse. “As UPPS, por exemplo, não saíram de nenhum manual, mas de discussões com instituições da sociedade”, afirmou. Beltrame disse que há iniciativas da própria comunidade, pequenas, mas que estão funcionando e poderiam ser replicadas. Sobre as UPPs, ainda informou que elas serviram para represar o crime, para “anestesiar um paciente que necessita de uma cirurgia, que ainda não foi feita”. Também enfatizou que União, Estados e Municípios precisam trabalhar juntos.

Ação integrada

O presidente da Câmara, Cassio Trogildo (PTB), agradeceu ao secretário do Rio por falar no Comitê de Segurança Metropolitano, frisando que este é um movimento que busca alternativas, cooperação e integração entre sociedade e poderes de forma a alcançar bons resultados. “O Município não pode assumir mais atribuições, mas pode trabalhar integrado”, disse. “Aqui várias comunidades estão fortemente mobilizadas.”

Antes da chegada de Beltrame ao evento, Trogildo lembrou que a segurança é hoje o principal problema da população. “Todo dia há crimes brutais”, lamentou, citando vários casos recentes de assassinato ocorridos na Capital. “E não podemos nos conformar, achar que é comum matar ou morrer”, afirmou. “Desde que foi criado, há três meses, o Comitê Permanente de Segurança Metropolitano tem como objetivo discutir o tema, traçar um diagnóstico e presentar um plano integrado para toda a região.”

Além de reunir o Parlamento Metropolitano da Grande Porto Alegre, prefeituras, Câmaras Municipais e universidades gaúchas, o Comitê congrega parceiros como o Fórum Latino-Americano de Defesa do Consumidor (FEDC), a Associação dos Juízes do RS (Ajuris), a Associação dos Delegados de Polícia do RS (Asdep), a Associação dos Comissários de Polícia (ACP), a Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (Abamf) e a Associação dos Sargentos, Subtenentes e Tenentes da Brigada Militar e Bombeiros do RS (ASSTBM).

Autoridades e entidades

Diversas autoridades participaram da reunião, como o prefeito José Fortunati, os secretários da Segurança do Estado e do Município, representantes de entidades ligadas à segurança, da Polícia Civil, da Brigada Militar, da Guarda Municipal, da Assembleia Legislativa, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Agergs, entre outras.

Também estiveram presentes os vereadores Mauro Pinheiro (Rede), Mendes Ribeiro (PMDB), Valter Nagelstein (PMDB), Lourdes Sprenger (PMDB), Sofia Cavedon (PT), Delegado Cleiton (PDT), Claudio Janta (SD), João Carlos Nedel (PP) e o ex-vereador Alberto Kopittke, hoje secretário de Segurança de Canoas.

Perfil do secretário

Nascido em 13 de maio de 1957 em Santa Maria (RS), José Mariano Benincá Beltrame é secretário de Segurança do Rio de Janeiro há 10 anos. É formado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Especializou-se em Inteligência Estratégica na Universidade Salgado de Oliveira e na Escola Superior de Guerra. Também concluiu curso de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública e de Análise de Dados de Inteligência Policial/Sistema Guardião.

Em 1981, Beltrame ingressou no Departamento de Polícia Federal como agente, principalmente, na área de repressão a entorpecentes. Exerceu funções no setor de inteligência, combatendo o crime organizado em vários Estados brasileiros. Também ministrou aulas e palestras no Curso de Pós-graduação em Inteligência e Segurança Pública da Universidade Federal de Mato Grosso. Na Superintendência da Polícia Federal no Rio, como delegado da PF, foi coordenador da Missão Suporte, chefe do Serviço de Inteligência e da Interpol.

Beltrame ajudou a idealizar o projeto de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), aplicadas no Rio. Em novembro de 2010, participou da articulação da operação de tomada das favelas da Vila Cruzeiro, no Rio, e, na sequência, da invasão do Complexo do Alemão, também na capital fluminense. Nesta operação, foi apreendida grande quantidade de maconha, cocaína, crack, armamentos pesados, munições, carros e motos roubados. Diversos chefes do narcotráfico foram presos.

 

de Serafina

ABRIMOS NOSSO APOIO INCONDICIONAL A CANDIDATURA DA VER NEGA CASTRO PELO PP.....

outros bons prefeitos de serafina foram os massolini( o pai) e o filho que fez a estrada até o carreiro.

eu acho uma pena pra cultura que tenham parado aquelas cantorias italianas que faziam. mas eu tou fora então é fácil falar.

a ' meméia', filha do joão arroque, ainda é lembrada como a ' cantora'....


4 de julho de 2016

Grenal

no t 7 pos grenal....o motora botou um boné azul pra provocar colorado.....torcida numa nice, sem lios.....até acho que as torcidas tão muito pouco belicosas pro meu gosto.afinal grenal é grenal.

o t-7 e o beira rio.....não lotou,não.

 

LUISA BRUNET

ERA SÓ O QUE O ' POVO' FALAVA NA BARBEARIA NESTA 6 NA BARBEARIA NA MARCILIO DIAS. BAH, AQUELAS VEIAS TAVAM FOFOQUEANDO QUE VOU TE CONTAR. TODAS TINHAM POSTO NO FEICE SUA OPINIÃO ABOUT O EVENTO.

 

Friboi

PEGARAM O FRIBOI, UÈ,MAS DEMOROU,HEIN.....

*

EM sb TEM UMA HISTÓRIA QUE TODOS CONTAM.UM PREFA COMPROU TERRENOS DE PARENTES PRA INSTALAR O FRIBOY...NUNCA CHEGOU LÁ. O EX FOI EMBORA

*

E O EX PREFA SEMPRE QUE PERGUNTAVAM PELO FRIBOY, ELE RESPONDIA,SOLENEMENTE.

- PRA SB TUDO É DIFICIL....

BINGO!!!!

 

da boca do monte



Os gaúchos aproveitaram o dom de sol pra ir pra rua, pescar e fazer atividades de verão.



aqui na socepe, pescaria de lambari....hoje de tarde.

o fim do dia na socepe.

 

ronha

DIZEM QUE O BATISTA, PRESIDENTE DA ARI E O SIMAS, DO SIND DOS JORN NÃO SE BICAM MUITO.

EPISÓDIO RECENTE DO GURI DO BICUDO QUE FOI PRESO NA OCUPAÇÃO DA FAZENDA MOSTRA ISTO. ENQUANTO SIMAS ' ABRAÇOU' A CAUSA, BATISTA NÃO MEXEU UM DEDO.

*

E A LIBERTAÇÃO DE JORNALSITAS PRESOS - SIM O GURI ACABOU NO XILINDRO DO PRESIDIO CENTRAL - SEMPRE FOI COISA DA ARI, NUNCA DO SINDICATO QUE É MAIS PRA CAUSAS TRABALHISTAS DO QUE PRA CRIMES DE OPINIÃO.

*

BATISTA SAI DA ARI, MAS SIMAS TEM CHANCE DE SE REELEGER.

 

coleguinhas

encontrei o NAJAR TUBINO tomando um xopi num boteco de xopi artesanal no mercado.

*

ele tá de varde. sem fazer nada.

*

vamos tentar um depoimento de um prócer da ditadura.

NAJAR TUBINO ME PERGUNTOU PELO MATICO. ATÉ ONDE SEI TAVA NA BENEFICIENCIA PORTUGUESA, POR SINAL ONDE NAJAR ME DISSE QUE NASCEU.

*

NAJAR TEM HORROR DO LUIS CLAUDIO CUNHA. TUDO COISA DOS TEMPOS DAS COBERTURAS DO CASO DOS URUGUAIOS EM 1978.

rosinha lopes tá demorando a ficar boa de uma cirurgia de um pé....

*

julio sortica chegou na 6 da Alemanha.

*

antonio goulart pagou uma torta na 6 pros amigos do irpapus no café chaves. tava de cumpleanos. não fiquei lá. tinha alguns malkas na mesa...não me misturo. isto contagia...

SAIU MAIS UMA PRESS

além da comum, tem a do agronegócio e em SC também

A Nelci lá trabalha muito. Dizem que o editor é meio molenga, não é muito chegado no basquete.

 

Esquadrilha da Fumaça

essa negona não tinha fumando unzinho ainda, credo..que veia defasada(OC) e fumar maconha nesta idade é meio demodee...

TUDO PELO MEME

a glória maria deveria pendurar o salame na orelha. ai viraria tb meme. estou achando esta gente ridicula pra dizer pouco.

 

SUICÍDIOS

Não é por hipocrisia que a mídia evita noticiar suicídios, é porque a divulgação induz outros suicídios. A divulgação provoca uma reação em cadeia. De um modo geral, suicídio só é mencionado qdo há dúvida, qdo ñ há certeza se é suicídio. No caso da miss, havia a possibilidade de ter ocorrido mal súbito. (Laurinho da Venâncio)

 

Escolhidos os jornalistas que receberão Prêmio Roberto Marinho

Os jornalistas Caco Barcelos, Eliane Cantanhêde e Ricardo Boechat foram os escolhidos para receber o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico, em 2016. A data da cerimônia de entrega ainda será marcada.

Criada em 2009, a premiação foi entregue pela primeira vez pelo Senado no ano passado. O objetivo é reconhecer os jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento da profissão no país. O conselho responsável pela escolha dos homenageados é presidido pelo senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e tem como vice-presidente a senadora Ana Amélia (PP-RS).

O jornalista e empresário Roberto Marinho, que dá nome ao prêmio, foi um dos brasileiros mais influentes do século 20. Em 1925, herdou do pai, Irineu Marinho, o jornal O Globo, e nas décadas seguintes ergueu o maior conglomerado de comunicação do país, com televisão, rádio, jornal impresso e serviços de informação e entretenimento na internet. Ele morreu em 2003, aos 98 anos.

Os agraciados

Caco Barcelos iniciou a carreira no jornal Folha da Manhã do grupo gaúcho Caldas Júnior. Estreou na TV em 1981, na equipe do Globo Repórter. Atualmente, é responsável pelo programa Profissão Repórter da TV Globo e é especialista em jornalismo investigativo.

Eliane Cantanhêde é formada em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Sua carreira jornalística teve início no Jornal do Brasil. Trabalhou também na revista Veja e atualmente é colunista da Globo News e do Estadão.

Ricardo Eugênio Boechat começou a trabalhar na década de 1970 como repórter do extinto jornal Diário de Notícias. Trabalhou também no jornal O Globo. Foi diretor de jornalismo da rede Bandeirantes e atualmente trabalha como âncora na rádio BandNews FM e em telejornais da emissora.

 

filme

indico PAULINA, filme argentino. trata do LIVRE ARBITRIO, como dizia um filosofo alemão, não lembro agora qual. li alguns no passado.quando filosofia me interessava depois vi que filosofia é ' punhetação' de elites. o povo quer é boia na panela. viva a dirma.....

 

filosofia di profundis....

 

Manu

sim e a esta altura do campeonato o que o apoio da manu traz pro vieirinha???(olides)

De: letier12
Enviada: Sexta-feira, 1 de Julho de 2016 10:50

Manuela apoiando Vieira??????

Coluna do Armando Burd de hj

* Surpreendente: o apoio do PC do B à candidatura de Vieira da Cunha gera desconforto na bancada municipal do PDT.

Letier Vivian
Sao Borja/RS

 

Westphalen será painelista em seminário sobre Infraestrutura de Transporte Rodoviário no RS

O secretário dos transportes, Pedro Westphalen, será um dos participantes do seminário “Infraestrutura do Transporte Rodoviário do Rio Grande do Sul”, que ocorre no próximo dia 5 de julho, das 8h às 18h, no auditório Romildo Bolzan, que fica na sede do Tribunal de Contas do Estado. O evento é promovido pelo TCE em parceria como Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e da Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional, além do Fórum de Infraestrutura das Entidades de Engenharia.

Westphalen participará do painel 'Cenários da infraestrutura de transporte rodoviário do RS', ao lado de Fernando Forte Melro Filho, representante do Ministério dos Transportes. Ao longo do dia o seminário abordará diversos assuntos, como as concessões de rodovias e as PPPs.

O evento é voltado para órgãos da Administração Pública encarregados de prover o Estado de infraestrutura de transporte; entidades da sociedade civil envolvidas com o tema; e instituições de controle. O objetivo é debater cenários, fontes de financiamento, formas de contratação e execução de obras de infraestrutura de transportes.

 

Governo do Estado de SC vai antecipar metade do 13º salário dos servidores

O governador Raimundo Colombo anunciou nesta sexta-feira, 1º, a autorização para o pagamento de 50% do 13º salário de 2016 para todos os servidores do Estado no dia 15 de julho. De acordo com cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda, com o pagamento do salário de junho no dia 30/06, mais a primeira parcela do 13º salário no dia 15/07, mais o salário de julho no dia 30/07, o Governo do Estado vai injetar na economia R$ 2,3 bilhões em apenas um mês. Será o 10º ano consecutivo em que o Estado antecipa o pagamento.

“É muito importante manter a normalidade do Governo, e antecipar a primeira parcela do 13º já é uma tradição em Santa Catarina. Obviamente que esse é um ano mais difícil, mas nós conseguimos manter essa segurança para os servidores. Isso é resultado de um esforço de todos e quero parabenizar nossa equipe que soube fazer economia para enfrentar a crise e permitir que essa conquista fosse possível”, destacou o governador Colombo.

“Enquanto muitos Estados precisam parcelar ou atrasar salários, essa antecipação reflete o diferencial de Santa Catarina em meio à crise”, acrescentou o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

Os valores contemplam os servidores ativos (89.250) e inativos (50.727) do Poder Executivo – incluindo as fundações e autarquias estaduais – e pensionistas (10.724) pagos pelo Iprev, num total de 150.701 servidores. Não entram na conta as folhas de pagamento das empresas estatais: Casan, Badesc e Celesc.

A projeção de gastos totais com a folha de pagamento dos servidores públicos estaduais de janeiro a julho é de R$ 6,7 bilhões, de acordo com a Diretoria do Tesouro Estadual.

Valores

Salário de junho
30/06/2016
R$ 969,9 milhões

Parcela 1 - 13º
15/07/2016
R$ 387,7 milhões

Salário de julho
30/07/2016
R$ 971,0 milhões

Total:
R$ 2,3 bilhões.

“Vencemos o 1º semestre com sucesso e temos que encarar os próximos desafios com ainda mais eficiência”, diz Colombo em reunião com servidores

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira apresentaram importantes conquistas de Santa Catarina ao fazer um balanço do primeiro semestre de 2016 em reunião com servidores públicos em Florianópolis, nesta sexta-feira, 1º. Colombo destacou o equilíbrio das contas de Santa Catarina mesmo diante do cenário de crise econômica nacional e aproveitou para anunciar que o Governo do Estado vai antecipar metade do 13º salário dos servidores, com pagamento no próximo dia 15.

“Vencemos o primeiro semestre com grande sucesso e temos que encarar os próximos desafios com ainda mais eficiência”, afirmou Colombo. Em relação ao controle das contas públicas, o governador reconheceu que o maior desafio está na área da saúde, que apresenta déficit diante do aumento dos custos influenciados pela alta do dólar e da maior procura pelos serviços diante da migração de clientes de planos privados para a rede pública. Mas a economia que Santa Catarina terá com arenegociação da dívida dos Estados com a União permitirá novos aportes no setor em busca do reequilíbrio, ressaltou.

Para o segundo semestre, com o desafio de manter as contas do ano equilibradas, Colombo voltou a cobrar economia e ainda mais eficiência na gestão de todas as secretarias. “Não sinto uma retomada do crescimento, então é fundamental manter o equilíbrio fiscal que é indispensável para proteger Santa Catarina. É preciso buscar ainda mais integração no compromisso de economizar, cortar desperdícios e ter uma gestão mais eficiente. Temos uma crise econômica profunda no país e é preciso estar consciente desta situação e dos desafios que teremos. Cada um pode fazer a sua parte para mantermos nosso compromisso na prestação de serviços de qualidade para proteger a sociedade”, destacou.

Colombo voltou a afirmar também que mesmo diante do cenário de queda da arrecadação, o Governo de Santa Catarina não vai aumentar impostos. “Muitos outros estados estão aumentando impostos. Mas seria uma catástrofe fazer isso. Não é por acaso que temos a menor taxa de desemprego do país e que novas empresas continuam procurando Santa Catarina para seus projetos. Esta estratégia de não aumentar impostos é o melhor para o futuro de Santa Catarina, não tenho dúvidas disso. A carga tributária já é muito alta no país”, explicou.

Transmissão de cargo

O governador Colombo encerrou o evento transmitindo o cargo ao vice Eduardo Pinho Moreira. Colombo lidera nos próximos dias comitiva do Governo do Estado em viagem oficial à Coreia do Sul para negociar a abertura do mercado sul-coreano para a carne suína catarinense. Nesse período, Eduardo Pinho Moreira assume o posto de governador em exercício.

“Vamos dar continuidade aos esforços do Governo do Estado em busca da economia, do controle de gastos e do combate aos desperdícios”, acrescentou Pinho Moreira. O governador em exercício também dará continuidade à agenda de inaugurações de obras pelo Estado. Manter os cronogramas das obras e os investimentos em andamento é outro compromisso do governo para girar a economia e contribuir para a geração de emprego, ao mesmo tempo em que melhora a infraestrutura do Estado.

 

de Serafina

eleições pro PP(situação)

Hj pode-se dizer que o certo é o CHICO MEZZOMO(PSB) como certo como vice na chapa.

a prefeito está em aberto.

o NELSON MEZZOMO é a última bala na cartucheira.

O filho do prefeito, o Lourenço, nem filiado é do PP.

então é carta fora da manga.

QUEM CONCORRE A VEREADOR PELO PP

LIDIO OLDONI
SILMAR SANTIN
LUCIMAR PACASSA
JHENIFER SCHEFFER
BERIDIANE GUEDES
SIDINEI CANRON
NELSON ASSONI
EDUARDO MARIN
MARCOS VIDIMAR
JOSÉ CARLOS BETINARDI


1º de julho de 2016

SUICIDIO

OUVI NO FELIPE O PSIQUIATRA RICARDO NOGUEIRA DO MAE DE DEUS FALAR NO SUICIDIO. O GANCHO? A GURIA QUE SE MATOU EM GRAMADO. BAH, MAS VÃO LÁ EM SERAFINA QUE SE MATAM TODO DIA...MEU PRIMO SE MATOU HÁ UM MES ATRAS....

QDO LARGUEI MEU LIVRO COSI LA ZE STATA ESTE FOI UM DOS ASSUNTOS QUE OS FAMILIARES MAIS DETESTARAM. O QUE VOU EU FAZER SE OS CARAS SEMATAM??

COM EL VELEN E TUTO. QUE DEUS OS GUARDE NA SUA SANTA GLORIA. MEU PAI SEMPRE ME CONTAVA UMA HISTÓRIA MUITO TRISTE. UMA VIZINHA TOMOU VENENO DEPOIS SE ARREPENDEU E AI NÃO TINHA O QUE FAZER. ACABOU MORRENDO.

UMA FILHA DE UMA AMIGA MINHA QUE TRABALHA NA CTI DE UM HOSPITAL CUIDOU DO CASO DE UM AGRICULTOR QUE TOMOU VENENO E FOI ACABAR NA CTI. O MOTIVO TRAIÇÃO DA ESPOSA. SÓ QUE ELA DEPOIS LEVOU GUAMPA DO MARIDON E DEPOIS DIZIA PRA MAE:

- A DOR DA TRAIÇÃO, MAE, É MAIOR DO QUE O VENENO QUE ELE TOMOU. EM TEMPO. NÃO SEI SE ESTE AGRICULTOR SOBREVIVEU OU NÃO.

POR UMA CONVENÇÃO BOBA, A IMPRENSA NÃO NOTICIA CASOS DE SUICIDO. É UMA HIPOCRISIA. PORQUE QUANDO UMA MISS SE MATA AI DÃO , NÉ, PORQUE VENDE, DA´IBOPE.(oc)

 

MEU PEQUENO GRANDE ESPAÇO

depois de anos de luta, conquistei meu pequeno grande espaço....onde vou, os caras me perguntam: como tá o blog??

bah, eu sei de onde vim, por isto valorizo muito isto.obrigado a todos.meu sentimento é de gratidão.

AS FAVAS A MODESTIA...

meus contos ' eróticos' são bem melhores dos que os do ernani só na coletiva.

 

Coleguinhas

FELIPE VIEIRA VOLTOU A GUAIBA. FEZ ACORDO???

TUDO PELA CAUSA

como disse a janice ramos o bicudo tá fazendo um negócio....sua marca tá na roda com o fato da ocupação da sec da fazenda.

A DANÇA DAS FERIAS

ROSANE APARECIDA DE OLIVEIRA VIAJOU PRO RIO, ONTEM. DANIEL SCOLA VOLTA NA SEMANA QUE VEM.

 

DP

Liguei hj pra 18 DP - do bairro Mário Quintana - atrás de dados porque me informaram que teria havia ali um depoimento do colega fotógrafo do CP João Ricardo Testa de Giusti diante de um BO de uma funcionária da Arena Gremio. A pessoa que me atendeu disse que a polícia não revela este tipo de depoimento em hipótese alguma. E se o fato teria ocorrido na Arena o inquérito seria feito pela 4 DP localizada na Benjamin Constant.

 

TV

O programa do Caco anteontem (quarta, 29/6) estava muito bom. Era sobre "puxadinhos", a solução da classe "c" para moradia. O Caco quase nem apareceu. O rapaz e as duas meninas q fizeram as reportagens tomaram conta do programa. Ñ deram chance para o teu amigo. Todos os 3 com boa presença visual e boa dicção. Um belo contraste com as vozes esganiçadas ou fanhosas q martelam nos ouvidos de quem se dispõe o assistir TV hoje em dia (o q ñ é o meu caso; ando usando a TV mais para ver o meu acervo de fotos). E como gritam na TV. O Boni já comentou q tem pena do telespectador de tanto q gritam com ele. Geralmente estes programas do Caco eu ñ assisto porque os assuntos são requentados, tudo "déjà vu". Mas esse assunto do "puxadinho" é um dos q me interessa particularmete e ao qual a mídia pouco dá atenção. Assisti enqto esperava os gols da rodada para ver o gol do Marcelo Hermes q aconteceu aos 88', qdo eu já ia descendo a rampa em + uma noite de nevoeiro na Arena. (Laurinho da Venâncio)

 

do Comunique-se

Caco Barcellos pede para que novos jornalistas não atuem como porta-vozes de autoridade

por Nathália Carvalho

O jornalista Caco Barcellos e os colegas de trabalho Caio Cavechini e Guilherme Belarmino conversaram com estudantes de jornalismo na última semana. O encontro aconteceu durante o 11° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), em São Paulo. Embora o tema do painel fosse os 10 anos do programa 'Profissão Repórter', Caco aproveitou a oportunidade para aconselhar os novos profissionais e alertou sobre os prejuízos do jornalismo declaratório. "Não atuem como porta-vozes de autoridades", pediu.

Para o profissional da Globo, em um mundo onde o jornalismo declaratório e opinativo é tão presente, a ausência de opinião é fundamental para o trabalho de reportagem. "No 'Profissão Repórter', conversamos com as autoridades e pedimos para que contem o seu lado da história, mas nem todos falam ou respondem aos nossos pedidos. O que estamos fazendo é não servir como 'porta-voz' dessas autoridades. Ou elas falam diretamente com a reportagem, ou vamos dizer que não quiseram se pronunciar", revelou o jornalista.

Outra dica de Caco é que os novatos não alimentem preconceitos. A título de exemplo, ele usou casos de assassinatos. "Quando um jovem da periferia é morto, os jornalistas fazem a notícia e dizem que a pessoa não tinha passagem pela polícia. Eu fico me perguntando o motivo de o repórter ter dado essa informação, ter buscado por ela. Se fosse um médico assassinado, o mesmo jornalista não iria buscar os antecedentes criminais da vítima. Concordam que a maneira como a notícia é feita pode alimentar e ressaltar preconceitos?", questionou.

'Profissão Repórter' - 10 anos
Além dos conselhos, a equipe do 'Profissão Repórter' apresentou algumas matérias marcantes ao longo da trajetória da atração, que já produziu cerca de 250 programas semanalmente exibidos pela TV Globo. Caco comenta que os princípios que criaram a exibição resistem e que a equipe procura ir aonde as outras mídias não vão, onde a imprensa é ausente. "O que mais caracteriza o 'Profissão Repórter' é a coisa mais antiga no jornalismo, que é estar perto dos acontecimentos. Infelizmente, isso está sendo abandonado, mesmo sendo tão básico", ressaltou o apresentador.

Cavechini, jornalista mais antigo do programa, foi elogiado por Caco e classificado como a "síntese de profissional pensado para a atração". Sobre o formato do jornalístico, Cavechini falou sobre os benefícios de usar microfone de lapela - que ajuda a naturalizar a reportagem e deixa a fonte mais à vontade - e pediu para que os estudantes não se esqueçam de cobrir as pequenas histórias. "Isso vem muito do que o Caco nos ensinou. Sabemos que o jornalismo não é feito só de grandes histórias".

O livro
Durante o Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji, o jornalista Caco Barcellos recebeu o público para sessão de autógrafos do livro Grandes aventura, Grande coberturas: Profissão Repórter 10 anos, que estava disponível para venda no local. A obra apresenta relato dos jornalistas que fizeram vinte das melhores reportagens exibidas pela atração. Além dos textos exclusivos, parte da tiragem do livro traz como bônus dois DVDs com o conteúdo completo desses vinte programas. O livro chega ao mercado por meio da Editora Planeta do Brasil e tem 384 páginas.

 

SERGS SUGERE MEDIDAS PARA AGILIZAR A APROVAÇÃO DE PROJETOS IMOBILIÁRIOS

Há necessidade de uma maior integração entre as secretarias e departamentos da Prefeitura que tratam da análise de obras e edificações, com a finalidade de agilizar a aprovação dos novos projetos imobiliários e a concessão do habite-se. A sugestão foi feita pelo presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS), Nelson Kalil Moussalle, no Bom Dia Engenharia promovido hoje (30) pela entidade para debater o tema, com a participação do secretário municipal do Urbanismo (SMURB), José Luiz Fernandes Cogo e do vice-presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior.
O dirigente da SERGS lembrou que a demora na liberação dos projetos é um complicador a mais frente à situação de queda dos investimentos decorrente da crise política e econômica nacional, impedindo que a atividade da indústria da construção civil mantenha um ritmo mais forte, com a consequente geração de empregos e renda à população.
Neste sentido, também sugeriu que projetos especiais de alto resultado coletivo deveriam ter tratamento diferenciado na análise do Executivo municipal, criando-se uma espécie de análise por “intensidade do impacto socioeconômico” desses empreendimentos.
Outra providência solicitada pela SERGS diz respeito à revisão do Código de Obras de Porto Alegre, que já não contempla as atuais necessidades da cidade. “Novos materiais e técnicas construtivas foram desenvolvidos com avanços na engenharia de Pesquisa e Desenvolvimento, especialmente em conforto térmico, materiais mais leves e sustentáveis, os quais não são contemplados no marco legal atual”, concluiu Moussalle.

 

ARENA NEVOEIRO

BAH, MAS FIZERAM O ESTÁDIO DA OAS,DIGO DO GREMIO, NUMA ZONA DE NEVOEIRO BRABO. PARECIA O ALFREDO JACONI....NÃOLEMBRO DE JOGO NO OLIMPICO COM NEBLINA ASSIM....

ARENA MONUMENTAL...não seria um bom nome???

 

CHIQUINHO E SEU FILHO RODRIGO NA HORA DO JANTAR NO BARRANCO

O BARRANCO É ALGO QUE NINGUÉM ESQUECE. FAÇA SOL, OU CHUVA, OS DEVOTOS ESTÃO LÁ. AQUI O DIRETOR CHIQUINHO TASCA E SEU FILHO RODRIGO JANTAM NA HORA DE FOLGA PRA SE PREPARAR PRA O QUE VIER NA NOITE.

GERALMENTE TEM UNS ROLOS. TEM O BARRANQUINHO DO LADO DE BAIXO PRA ATENDER TAMBÉM.

 

Chaminé

de umleitor.....

Em Qua 29/06/16 23:08

tems sorte, pq minha vizinha de baixo transfmrou TODA a areade serviço dela em uma gigantes churrasqueira, e a chiamine passa do lado de fora do meu apto. tem findi q meu apto vira um fumacê - e faz 21 anos q eu nao como carne....

 

Programação do Clube de Cinema para o próximo final de semana

No próximo Sábado (dia 02/07/2016) as 10h15min no Espaço Multiuso Santander assistiremos ao filme "Crooklyn" (1994). Na Nova York musicalmente efervescente dos anos 70 vivem a professora Carolyn Carmichael, uma mãe carinhosa e preocupada, seu marido Woody, músico de jazz, e seus cinco filhos, no agitado bairro do Brooklyn. Quando Woody, que já foi bem sucedido com a música, perde seu emprego, uma crise começa a envolver sua família e seu casamento. E agora todos terão de confiar uns nos outros - e também no senso de humor de cada um - para enfrentar as grandes alegrias e inevitáveis tristezas do dia-dia.

No próximo Domingo (dia 03/07/2016) as 10h15min na Sala Eduardo Hirtz assistiremos ao filme "Paulina" (La Patota - 2015). Paulina (Dolores Fonzi), 28 anos, largou uma promissora carreira na advocacia para ser professora em uma região problemática da Argentina. Sacrificando o namoro e a confiança do pai, um poderoso juiz (Oscar Martinez), ela sustenta as suas convicções de ensino e política. Entretanto, sua crença é colocada à prova ao ser estuprada por um grupo de alunos. La Patota é uma refilmagem da obra argentina de mesmo nome, exibida nos cinemas em 1961.

 

do mironneto.com

Miss Brasil 2004, Fabiane Niclotti é encontrada morta

A ex-Miss Brasil Fabiane Niclotti, de 31 anos, foi encontrada morta na casa onde morava no bairro Jardim Bela Vista, Gramado, na noite de terça-feira (28). O corpo foi encontrado de bruços, sem sinais aparentes de violência, depois que a Brigada Militar foi acionada pelo irmão de Fabiane, que tentava contato por telefone.
Fabiane Niclotti foi Miss Brasil em 2004, sendo a oitava gaúcha a conquistar o título. Atualmente, cursava os últimos semestres de Direito, tendo, inclusive, trabalhado no Fórum de Gramado. Em março, havia se filiado ao PMDB e era pré-candidata a vereadora pelo partido.

 

Inscrições abertas para seleção de estágio na Assembleia Legislativa

A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), por meio da Divisão de Concursos Públicos, e Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul comunicam a abertura de inscrições gratuita para Processo Seletivo Público de Estágio, por meio de prova seletiva, destinado ao preenchimento de 50 vagas de estágio, por estudantes do Ensino Médio, e formação de Cadastro Reserva, conforme Anexo I do Edital.

As inscrições seguem até o dia 13 de julho, exclusivamente pela Internet. O Processo Seletivo Público de Estágio é composto de prova objetiva com 20 questões com valores distribuídos entre conhecimentos da língua portuguesa e matemática.

O edital estabelece carga horária de estágio entre: quatro, cinco ou seis horas diárias; prevendo o valor respectivo de bolsa-auxílio, auxílio-lanche e auxílio-transporte. A data, o horário e o local da prova objetiva serão fixados em edital próprio, publicado conforme previsto em edital, no prazo mínimo de oito dias de antecedência da data da prova.

Mais informações no ambiente do aluno ou pelo e-mail estagios-alrs@fdrh.rs.gov.br, disponível até a homologação do Processo Seletivo Público de Estágio.

 

Capivari do Sul é beneficiado com programa estadual de apoio operacional

O Programa de Apoio Operacional desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Obras, Saneamento e Habitação, já beneficiou mais de cinqüenta municípios gaúchos, através do empréstimo de máquinas para a execução dos serviços de recuperação de estradas vicinais e o desassoreamento de rios e arroios.

Em Capivari do Sul através do programa foram executadas obras de Canalização Pluvial da Avenida Brasil numa extensão de 600 metros, assim como o desassoreamento e limpeza dos cursos de água às margens da ERS 040 e RSC 101, compreendendo um trecho de sete quilômetros. Os serviços realizados no município vão beneficiar diretamente mais de 500 famílias.

O secretário Estadual de Obras, Gerson Burmann avalia a importância dos serviços para a população do município. “Através dessa importante parceria entre o governo do estado e os municípios, estamos auxiliando as prefeituras com o empréstimo de máquinas para a execução dos serviços de desassoreamento de córregos e a recuperação de estradas vicinais. Em Capivari do Sul a canalização pluvial da Avenida Brasil vai garantir segurança e o bem-estar das famílias que residem no local, numa ação de prevenção contra enchentes e alagamentos” destacou o secretário.

 

IPVA de veículos com final 6 deve ser pago até esta quinta-feira

Proprietários de veículos com placa final 6, que não optaram pelo parcelamento do IPVA 2016, têm até esta quinta, 30 de junho, para quitar sua obrigação em cota única, sem multa. O prazo para parcelamento do imposto terminou no dia 10 de junho. Quem tiver veículo com placa final 7 já deve programar o pagamento do IPVA, cujos prazos começam a vencer no dia 10 de julho.

A SEF, responsável pelo recolhimento do imposto, lembra que os vencimentos dependem do final da placa do veículo, mas os contribuintes podem antecipar o pagamento a qualquer momento. A guia de pagamento, taxas, multas e seguro DPVAT podem ser emitidos na internet e paga nas agências bancárias conveniadas: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Sistema Bancoob/Sicoob, HSBC, Sicredi e Cecred.

A quitação é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento também implica em Notificação Fiscal, com multa de 50% do valor devido, mais juros Selic ao mês ou fração. Para saber qual o valor do IPVA do seu carro, acesse a tabela disponível no site da Secretaria da Fazenda. Para pagar, clique aqui.

Imposto está 4% menor em SC

O valor do IPVA 2016 está em média 4% menor para os proprietários de veículos em Santa Catarina. A base de cálculo do imposto é o valor de mercado do veículo aferido pela tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) ao Estado. A previsão da Fazenda é arrecadar R$ 1,56 bilhão com IPVA em 2016. O valor corresponde a quase 10% da arrecadação própria do Estado. Desse total, 50% serão repassados no ato do recolhimento ao município onde o veículo estiver emplacado.

A receita do imposto não é exclusiva para obras viárias. Em Santa Catarina, a inadimplência gira em torno de 3%, e as alíquotas do imposto variam entre 1% e 2% (veja abaixo). No Rio Grande do Sul, é 3%; no Paraná, 3,5%; e em São Paulo, 4%. Atualmente, o Estado conta com uma frota de aproximadamente 4,5 milhões de veículos. O total de veículos tributados é de 3,1 milhões. Os demais têm isenção (veículos antigos, táxis e portadores de deficiência).

Alíquotas vigentes

- 2% para veículos terrestres, de passeios e utilitários, e motor-casa (fabricação nacional ou estrangeira);
- 1% para veículos terrestres, de duas ou três rodas e os de transporte de carga ou passageiros (fabricação nacional ou estrangeira);
- 1% para veículos terrestres destinados à locação.

 

de Serafina

tudo a ver...o BICO, NOSSO PREFA MAIOR, FOI RECEBIDO PELO TEMER NO DIA DO NIVER DA CAPELA SAN PIERO....

DIZEM QUE TEMER NA FRENTE DO BICO QUIS SABER:

- ESTE É O PREFEITO DE ONDE MESMO??

AI O BICO LASCOU:

-PRESIDENTE, DA TERRA DA GEADA, DA PIZZA E DA PERDIGÃO....

E ALGUÉM, MALDOSO, AO LADO ACRESCENTOU:

- E DO CRISTO,TAMBÉM, PRESIDENTE.



ARQUIVO

2007
           
 Set
 Out
2008
2009
2010
2011
2012
2013
2014

Abr01
Abr02

2015
Mar01
Mar02
Dez01
Dez02
2016 Jan01
Jan02
Fev01
Fev02
Mar01
Mar02
Abr01
Abr02
Mai01
Mai02
Jun01
Jun02
Jul01
Jul02
         

 

 

 

 

 




OLIDES CANTON - JORNALISTA E ESCRITOR

Nascido em 16 de Janeiro de 1952 na cidade de Serafina Corrêa-RS, Olides Canton passou nesta cidade toda a sua infância. Mudando-se para Porto Alegre, cursou a Escola Julio de Castilhos, tornando-se Bacharel em Comunicação Social pela FABICO/UFRGS em 1982. Trabalha como Jornalista desde 1970. Trabalhou na Companhia Jornalística Caldas Júnior, Jornal Zero Hora. No Jornal do Brasil e Revista Carga e Transporte atuou como free-lancer. Editor do Jornal de Bordo e Revista Fitness. Possui 9 livros publicados. Ganhou quatro prêmios de Jornalismo, um do Badesul, dois do Setcergs e um da ARI. Registro no Sindicato dos Jornalistas RS: 2776 - Registro Jornalista - Mtb 4959.

Telefone: (51) 3330-6803
e-mail: contato@deolhoseouvidos.com.br

Autor de inúmeros livros, Olides Canton firmou-se como um
exímio contador de histórias contemporâneas.
Conheça agora as obras do autor
© "de Olhos e Ouvidos"  -  Todos os direitos reservados
Os textos e imagens publicados neste site são de inteira responsabilidade de Olides Canton.


EDIÇÕES DO FITNESS

Edição 187 - maio 2016
Edição 186 - abril 2016
Edição 185 - fevereiro 2016
Edição 184 - janeiro 2016
Edição 183 - outubro 2015
Edição 182 - setembro 2015
Edição 181 - agosto 2015
Edição 180 - julho 2015
Edição 179 - maio 2015
Edição 178 - março 2015
Edição 177 - feverero 2015
Edição 176 - janeiro 2015
Edição 175 - dezembro 2014
Edição 174 - novembro 2014

Edição 173 - outubro 2014

Edição 172 - agosto 2014

Edição 171 - junho 2014

Edição 170 - maio 2014

Edição 169 - março 2014
Edição 168 - janerio 2014
Edição 167
Edição 166
Edição 165
Edição 164
Edição 163
Edição 162

Edição 161
Edição 160
Edição 159
Edição 158
Edição 157
Edição 156
Edição 155
Edição 154
Edição 153
Edição 152
Edição 151
Edição 150
Edição 149
Edição148
Edição 147
Edição146
Edição145
Edição144
Edição143
Edição 142

Edição 141
Edição 140
Edição 139
Edição 138
Edição 137
Edição136
Edição135
Edição134
Edição 133
Edição132
Edição 131
Edição 130
Edição129
Edição128
Edição127
Edição 126
Edição125
Edição 124

Edição 123
Edição 122
Edição 121
Edição 120
Edição 119
Edição 118
Edição 117
Edição 116
Edição 115
Edição 114
Edição 113
Edição 112
Edição 111
Edição 110
Edição 109
Edição 108
Edição 107
Edição 106
Edição 105
Edição 104
Edição 103
Edição 102
Edição 101
Edição 100
Edição 99

ANUNCIE NO SITE

Entre em contato conosco

Edições Anteriores do Blog